sábado, 28 de junho de 2014

Proprietário de barraca que possuía ligação clandestina na Caxangá vai à delegacia

Homem confessou que possuía em seu estabelecimento ligações irregulares

Da Folha de Pernambuco

Bruno Campos/Folha de Pernambuco
Mulher morreu quando teria se apoiado em uma barra metálica e recebido à descarga elétrica
O dono da barraca, localizada próxima ao viaduto da Avenida Caxangá, zona Oeste do Recife, foi até a delegacia de plantão da Várzea, confessar que, realmente, possuía em seu estabelecimento ligações clandestinas de energia elétrica, que podem ter ocasionado a morte de Maria da Conceição Liberato da Silva, de 33 anos, na última quarta-feira. Testemunhas informaram aos oficiais responsáveis que a mulher tentou atravessar a rua Professor Moraes Rêgo, quando foi surpreendida por um caminhão que provocou uma espécie de onda na pista alagada em direção à vítima. Com o susto, Maria teria se apoiado na barra e recebido à descarga elétrica, caindo no chão logo em seguida.
De acordo com o agente Cícero Marques o inquérito já foi instaurado e a polícia espera apenas o resultado da perícia para comprovar se a culpa foi, realmente, do dono da barraca ou se o choque foi ocasionado por um poste próximo. “Depois que chegar à perícia, alguém vai responder pelo crime de homicídio, seja ele doloso ou culposo”, informou o agente. Esse tipo de situação tende a acontecer porque as pessoas não tomam os cuidados necessários para a prevenção de acidentes.
Por conta do aumento das chuvas na Região Metropolitana do Recife (RMR), um dos principais cuidados que a população deve ter está relacionado à energia elétrica. Muitos acidentes ocorrem devido a quedas no abastecimento elétrico, que podem ocasionar curtos-circuitos, principalmente em redes com alguma ligação irregular. Além disso, quem tem crianças deve ter atenção redobrada na hora de lidar com os equipamentos elétricos e eletrônicos para evitar que situações mais graves cheguem a acontecer.
Manter instalações elétricas em bom estado, não usar fios emendados, velhos ou danificados e jamais fazer ligações clandestinas de energia estão no topo dessa lista. No caso da famosa “gambiarra”, que está entre possíveis motivos para a morte de Maria da Conceição, a prática é a prova que, além de ilegal, coloca em risco a vida de pessoas. Nesses meses de chuva intensa, a população precisa lembrar que água e eletricidade não combinam. É de suma importância manter os aparelhos elétricos longe de água e, caso haja necessidade de utilizar qualquer equipamento condutor de energia elétrica, estar sempre calçado e com as mãos enxutas.

Nenhum comentário:

Postar um comentário