quarta-feira, 9 de janeiro de 2013

APESAR DA GLOBO NÃO TEREMOS RACIONAMENTO DE ENÉRGIA ÉLETRICA

Apesar do noticiario derrotista dos meios de comunicação brasileiros e em especial ao Jornal Nacional da Rede Globo, que dedica todos os dias grande espaço para tentar provar que iremos ter um racionamento de enérgia a qualquer momento igual ao que o pais foi submetido em 2001 no governo dos Tucanos (FHC). 
O noticiário mostra todo dia um especialista diferente em enérgia èletrica que procura mostrar o desastre em que se encontram as nossas barragens, que não irá chover mais e que por isso teremos o racionamento. è assim que a nossa imprensa golpista trabalha dia e noite para tentar derrotar o país pois para eles o importante é os Demos/tucanos voltarem ao governo, mesmo que isso custe a miséria de muitos brasileiros, eles estão pouco se lixando.

Acompanhe agora o que diz um especialista de verdade sobre o assunto: Do UOL

A situação do sistema elétrico brasileiro hoje é "estruturalmente diferente" daquela observada em 2001, no período pré-racionamento de energia, disse o presidente da EPE (Empresa de Pesquisa Energética), Maurício Tolmasquim, nesta terça-feira (8).
Tolmasquim disse que atualmente o país conta com capacidade instalada de termelétricas e linhas de transmissão que garantem o atendimento do sistema, mesmo em cenário de reservatórios hidrelétricos baixos.
Ele disse que a reunião do Comitê de Monitoramento do Setor Elétrico (CMSE) marcada, estava prevista anteriormente e não será um evento emergencial. O nível baixo dos reservatórios será debatido na reunião, diz o executivo, mas que não será discutida a possibilidade de racionamento.
"O período úmido atrasou. Os reservatórios estão realmente abaixo do normal, mas é um fato que sabemos que pode ocorrer", disse o presidente da EPE. Sabemos que a hidroelétrica é uma fonte que depende da hidrologia, e a hidrologia é algo que varia. Para sanar isso introduzimos mais térmicas no sistema. Isso nos permite ter certa tranquilidade".
 
2001 VS. 2012
 
Ele diz que, no racionamento em 2001, não havia quantidade significativa de oferta e de linha e, entre 2001 a 2012, a capacidade instalada de geração cresceu 75%, a capacidade de transmissão de energia entre as regiões subiu 68% e a capacidade das termelétricas aumentou 150%.
"Um dos problemas que tínhamos em 2001 era porque no Sul estava sobrando energia e não tínhamos linhas para transmitir para outras regiões. De 2001 para 2012 aumentou em 80% a capacidade de o Sul transportar energia para o resto do país", disse Tolmasquim.
O presidente da EPE também afirmou que o governo não discutiu em nenhum momento a possibilidade de racionamento nem o chamado "racionamento branco", em que as indústrias reduziriam sua carga, motivadas por alguma compensação financeira, para evitar desabastecimento. "Estou muito confiante e tranquilo."

Nenhum comentário:

Postar um comentário