quinta-feira, 2 de maio de 2013

GOVERNADOR ANUNCIA NOVOS INVESTIMENTOS EM ÁGUA

Exiba photo.jpg na apresentação de slides

Depois de cumprir agenda em Caruaru, o governador Eduardo Campos deu início, nesta quarta-feira (01/05), a obras de armazenamento e distribuição de água em duas pequenas comunidades – uma indígena e outra quilombola - do município de Pesqueira, Agreste do Estado. Na Aldeia Xucuru, foram anunciadas 260 novas cisternas e a implantação de dois projetos de irrigação comunitária. Por sua vez, a Comunidade Nego do Osso recebeu 11 cisternas, que vão universalizar o acesso à água no local. Ao todo, foi investido cerca de 1,8 milhão nas ações.   
Além das cisternas, os descendentes de quilombolas vão ganhar computadores e rede sem fio de internet, do Programa PE Digital. Os equipamentos chegarão dentro de 30 dias. “Estamos há dois anos trabalhando na comunidade quilombola de maneira articulada com o Banco do Brasil para fazer casas, e agora chegam as cisternas para cada uma dessas moradias. Estamos também fazendo parcerias junto com a prefeitura para ter uma escola para as crianças, que hoje estudam precariamente numa sala. Com a chegada das chuvas, traremos as sementes para que todos possam plantar e ter uma renda”, enumerou Eduardo.  
Formada por 65 famílias, a Comunidade Nego do Osso nunca havia recebido um governador. Identificada através do mapeamento feito pelo Programa Mãe Coruja há cerca de dois anos, seus moradores já colhem os frutos da “descoberta”. “Essa é uma comunidade símbolo, entre tantas outras que viviam totalmente à margem das políticas públicas. Com muitas pessoas que sequer existiam perante a lei, porque não tinham documentos. É importante que o Estado e suas políticas cheguem não como um favor, mas como um dever da cidadania pernambucana”, observou Eduardo. “É nova realidade”, testemunhou o líder comunitário de Nego do Osso, Devarlião Ferreira.  

Antes de visitar Nego do Osso, Eduardo participou de uma conversa com os moradores da Aldeia Xucurus, onde anunciou o Programa Irrigação para Todos, com a instalação de dois projetos de irrigação comunitária e construção de 28 cisternas (calçadão) e 232 cisternas (placas). Com a irrigação da terra, serão atendidas 36 famílias. A capacidade de irrigação é de 72 hectares destinados à produção das culturas do tomate, repolho, pimentão e cultivo de pastagens. O prazo previsto para conclusão dos projetos é de 150 dias. A meta para 2013 do programa prevê o atendimento de mil famílias de agricultores familiares com a implantação de 2.000 hectares.

Nenhum comentário:

Postar um comentário