quinta-feira, 28 de março de 2013

APENAS 6 OBRAS DE MOBILIDADE PARA A COPA FORAM ENTREGUES

Do NE 10


Ramal Cidade da Copa, que dá acesso à Arena Pernambuco, ainda não foi concluído. Fotos: Rafael Bandeira - Secopa -PE


Não só de arenas vive a Copa das Confederações de 2013 e a Copa do Mundo de 2014. A mobilidade também é importante para a realização dos eventos. No caso do Recife, apenas seis das 14 obras previstas para o torneio deste ano estão prontas: a duplicação da BR-408, os conectores do Aeroporto do Recife, o terminal integrado aeroporto, o viaduto da Panordestina, a requalificação da Estrada da Batalha e o viaduto dos Bultrins. Outras seis intervenções de mobilidade são previstas para a Copa do Mundo, totalizando 20 no total.
Entre as obras que ainda não estão concluídas está o Ramal Cidade da Copa, que será o principal acesso para a Arena Pernambuco durante os dois torneios. A estrada está 83% pronta (percentual referente ao mês de fevereiro). A previsão de entrega do ramal, orçado em R$ 131 milhões, é para maio deste ano, às vésperas da Copa das Confederações, que começa no dia 15 de junho, sendo o primeiro jogo em Pernambuco no dia 16.


Ponte do Ramal Cidade da Copa

Duas obras estão previstas para serem entregues em março: o viaduto da BR-408 - que também dá acesso à arena - e o terminal integrado do Terminal Integrado de Passageiros. Já a estação de metrô Cosme e Damião e o terminal marítimo de passageiros estão previstos para abril. Todas as construções estão com mais 90% de conclusão segundo dados da secretaria extraordinária da Copa em Pernambuco.
Para maio e junho há outras três intervenções além do Ramal Cidade da Copa: o terminal integrado Cosme e Damião, o viaduto de Ouro Preto e a operação dos seis novos trens do metrô. Destes, a obra mais atrás é do terminal Cosme e Damião, que está com apenas 32%.


Terminal Cosme e Damião é a obra mais atrás no cronograma em termos de percentual

A partir de setembro deste ano começam a ser entregues as obras do programa da Copa do Mundo. Com 47% de conclusão, a Via Mangue está nesse programa. Além desta construção há a passarela do aeroporto do Recife (25%), o corredor Norte/Sul (48%), o corredor Leste/Oeste (24%), o centro de comando e controle integrado (que ainda não começou a ser construído) e a nova torre de controle do aeroporto (que ainda terá a licitação lançada). A torcida fica para que todas sejam entregues antes da Copa e que não sejam construídas depois do Mundial conforme permissão dada pelo Senado Federal nessa terça-feira.

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