sábado, 29 de dezembro de 2012

CRESCIMENTO ZERO. E DAÍ ?

 Por que a presidente Dilma Rousseff goza de altos índices de popularidade e os empresários andam tão pessimistas? Estatisticamente falando, a resposta é simples: porque os níveis de emprego e de renda mantiveram-se em alta em 2012, mas as taxas de crescimento e de lucro não acompanharam essa curva, muito pelo contrário. Diante disso, qual a expectativa para 2013? É mais ou menos como aquela imagem do copo pela metade: a maioria da população está otimista, mas a elite econômica do país ligou o pisca-alerta.

O PIB de 2012 de fato frustrou até os mais pessimistas, depois de muitas mexidas no tabuleiro econômico e nas regras do jogo pelo
governo, além da catilinária da equipe econômica para domar o “instinto animal” dos empresários e levantar no grito os índices de crescimento. Em termos de comparação com a renda nacional per capita, pode-se dizer que o crescimento foi zero. E daí? Nada! O brasileiro, como diria o poeta russo Vladimir Maiakovski, é um homem feliz.(Do blog de Luiz Carlos Azedo)

Nenhum comentário:

Postar um comentário