terça-feira, 5 de setembro de 2023

Em entrevista à TV Globo, Raquel confirma privatização da Compesa



Do G1/PE


A criação de um auxílio mensal para mães em situação de vulnerabilidade social, concursos para policiais e a situação da saúde pública do estado estão entre os assuntos abordados pela governadora de Pernambuco, Raquel Lyra (PSDB), em entrevista à TV Globo na manhã de hoje.Ao ser entrevistada, ela também falou sobre investimentos do Governo Federal em obras contempladas pelo Programa de Aceleração do Crescimento (PAC) e os problemas no transporte público da Região Metropolitana do Recife, como ônibus e metrô.


Raquel afirmou que vai encaminhar novas leis orçamentárias para a Assembleia Legislativa até amanhã, com indicações de investimentos em todas as regiões de desenvolvimento de Pernambuco, como hospitais, creches e estradas. “São pessoas que, por muito tempo, se sentiram esquecidas pelo poder público por sequer serem ouvidas. [..] Agora estamos presencialmente conversando com a população e ouvindo suas dores, levamos todo o secretariado do governo, presidentes de instituições, para poder sentir na pele a dor da nossa gente”, disse a governadora.

O governo vai acatar uma das sugestões mais frequentes da campanha, a criação da Secretaria do Sistema Penitenciário, que teve mais de 6 mil menções no “Ouvir para mudar”. A previsão é que o novo concurso, ainda sem data divulgada pelo governo, garanta a contratação de 3,4 mil policiais militares, civis e bombeiros.

Para lidar com a quantidade de delegacias sem delegados titulares no estado, o governo investiu em delegacias virtuais, onde há um delegado de plantão e não precisa do deslocamento policial até o local do crime.

Até o momento, quatro cidades estão com o serviço ativo: Igarassu e Ipojuca, no Grande Recife, Toritama, no Agreste, e Ouricuri, no Sertão. “A gente perdeu muitos policiais ao longo do tempo. Como não havia concursos permanentes, a gente perdeu força de trabalho. Enquanto não complementamos, conseguimos criar o programa Pernambuco Seguro, colocando 30% do efetivo a mais nas ruas, e é assim que a gente vai agir enquanto não contratamos novos profissionais”, declarou Raquel Lyra. Clique aqui e confira a entrevista na íntegra.

Nenhum comentário:

Postar um comentário