quinta-feira, 22 de outubro de 2020

Anvisa deu certificado de boas práticas à Sinovac, farmacêutica chinesa da vacina CoronaVac



(Foto: ANVISA | Reuters)


247 - A Agência Nacional de Vigilância Sanitária (Anvisa) emitiu duas certificações à farmacèutica chinesa Sinovac atestando "Boas Práticas de Fabricação de Medicamentos". A está à frente da produção de uma das possíveis vacinas contra o coronavírus em fase de testes no território brasileiro e é a que está em etapa mais avançada no mundo. 

Em publicação no Diário Oficial da União do dia 1º de julho, o laboratório ganhou da agência o certificado por conta dos "insumos farmacêuticos de ativos biológicos para a vacina adsorvida Hepatite A (inativada)". Oito dias depois, o segundo foi concedido pelas soluções parenterais de pequeno volume com preparação asséptica.

A informação foi publicada pelo site Metrópoles (DF) um dia depois de Jair Bolsonaro ter atacado a empresa e decidido que o governo não comprará as 46 milhões de doses da CoronaVac, vacina contra o coronavírus desenvolvida pela Sinovac Biotech em parceria com o Instituto Butantan, de São Paulo. 

De acordo com o site da Anvisa, o Certificado de Boas Práticas de Fabricação (CBPF) é um documento que atesta a qualidade do processo de produção e o cumprimento da legislação em vigor no Brasil. A agência verifica se as condições de fabricação seguem as normas em todas as suas etapas. 

Em nota, a agência disse que a certificação é um pré-requisito para fabricantes que almejam submeter processos de registro no Brasil. "A CBPF trata das condições de uma linha específica de produção para atender os requisitos necessários para fabricar um produto. Os certificados publicados referem-se a outros locais de fabricação e não estão relacionados à produção de vacina da Covid-19. O processo de certificação da Sinovac com foco na linha de produção de vacina da Covid-19 ainda está em andamento", afirmou.

Nenhum comentário:

Postar um comentário