segunda-feira, 31 de agosto de 2020

Direção da Folha faz autocrítica por "Jair Rousseff", mas ataca Janio de Freitas



Dilma Rousseff (Foto: Brasil 247)


247 - Depois de um dos editoriais que já passou à história como um dos mais infames escritos no país, comparando Dilma Roussef, uma mulher honrada e lutadora pela democracia, com Jair Bolsonaro, defensor de torturadores e golpes de Estado, a direção da Folha de S. Paulo recuou nesta segunda-feira (31). Sob o título “Uma escolha infeliz”, o diretor de Redação do jornal, Sérgio Dávila fez autocrítica do título “Jair Roussef” usado no editorial de 21 de agosto e que levou a uma onda de protestos de pessoas e entidades vinculadas à luta pela democracia.

Escreveu Dávila no texto que que o jornal marcou seu recuo:”O texto era intitulado ‘Jair Rousseff’, uma escolha infeliz que tentava resumir a pertinente comparação econômica sem levar em conta que colocava na mesma expressão o sobrenome de uma democrata que foi torturada pela ditadura militar e o prenome de um político apologista da tortura, que defende não só aquele regime como suas práticas vis e sanguinolentas”.

Sob o pretexto do recuo de seu editorial, o diretor de Redação do jornal usou a maior parte de seu artigo, entretanto, para atacar o jornalista Janio de Freitas, funcionário da Folha, que havia criticado o “Jair Roussef”. Leia a reportagem do Brasil 247 sobre o artigo de Janio de Freitas: “Janio de Freitas condena editorial ‘Jair Rousseff’ e diz que Folha nunca explicou seu apoio à ditadura”. Enquanto 5 parágrafos foram usados para a autocrítica, nada menos que 14 voltaram-se a atacar Janio de Freitas. 

Dávila tentou defender o jornal da acusação do uso de veículos de distribuição do jornal que foram colocados a serviço do DOI-Codi e Operação Bandeirantes na ditadura militar, para prender e levar opositores do regime para o cárcere e sessões de tortura. O diretor do jornal tentou esquivar a empresa do fato, mas no próprio texto indica que Otavio Frias Filho, em 2011, reconheceu que “se a cessão de veículos ocorreu, foi de forma episódica e sem conhecimento nem autorização de sua direção”.

Nenhum comentário:

Postar um comentário