segunda-feira, 2 de dezembro de 2019

Trump restaura tarifa sobre aço e alumínio do Brasil

O presidente dos Estados Unidos, Donald Trump, voltou atrás em uma decisão tomada em agosto de 2018 e decidiu restaurar tarifas na importação de aço e alumínio que são comprados do Brasil e da Argentina. Hoje, pelo Twitter, Trump justificou a decisão por conta da “desvalorização maciça” do real e do peso argentino.
“Brasil e Argentina têm presidido uma desvalorização maciça de suas moedas. o que não é bom para os nossos agricultores. Portanto, com efeito imediato, restaurarei as Tarifas em todo Aço e Alumínio enviado para os EUA a partir desses países”, escreveu o republicano.
A medida é prejudicial ao Brasil, que vive uma aproximação com a China, que está em guerra comercial com os EUA. O movimento de Trump, de caráter protecionista, ocorre em meio ao processo de impeachment sofrido por ele. Segundo o presidente dos Estados Unidos, a medida visa proteger os fabricantes e agricultores do país.
O Federal Reserve (banco central dos EUA) deveria agir da mesma forma, para que países, que são muitos, não se aproveitem mais nosso dólar forte, desvalorizando ainda mais suas moedas. Isso torna muito difícil para nossos fabricantes e agricultores exportarem seus produtos de maneira justa”, disse ele.

Nenhum comentário:

Postar um comentário