quarta-feira, 23 de outubro de 2019

Doriel Barros é eleito presidente do PT com 70% dos votos dos delegados em Pernambuco.

Do Blog Agreste Mix
O 7º Congresso Estadual do PT aprovou, neste domingo, 20, por ampla maioria (70% dos votos), o nome do deputado estadual e ex-presidente da Fetape, Doriel Barros, para a presidência do partido em Pernambuco. O evento também aprovou um conjunto de orientações para a caminhada do PT nos próximos quatro anos, na perspectiva de fortalecimento do partido.


O nome de Doriel contou com o apoio de importantes lideranças, como o senador Humberto Costa, o deputado federal Carlos Veras, a deputada estadual Dulcicleide Amorim, o secretário de Desenvolvimento Agrário de Pernambuco, Dilson Peixoto, o secretário de Saneamento da Prefeitura do Recife, Oscar Barreto, o vereador do Recife João da Costa, e o ex-vereador Osmar Ricardo. Além do presidente, foi escolhido o Diretório Estadual, que é composto por 60 integrantes. 


Ao todo, 309 delegados e delegadas de todas as regiões do Estado participaram da votação. O Congresso teve uma das mais expressivas participações dos últimos tempos. Resultado semelhante ao do Processo de Eleições Diretas (PED), ocorrido em setembro, que envolveu 130 municípios pernambucanos e contou com 19.703 votantes. Doriel afirmou que assumirá o partido, em 2020, consciente dos desafios apresentados pela conjuntura, mas também das oportunidades existentes.


“Temos que trabalhar a partir de grandes questões, como a liberdade do ex-presidente Lula, a firme oposição à política excludente do Governo Bolsonaro, a necessidade de aproximar ainda mais o partido da base e a valorização de suas lideranças”, exemplificou, complementando:


“Nesse sentido, 2020 será um momento fundamental para o fortalecimento do nosso partido em todo o Estado. Faremos um grande debate, ouvindo as diferentes instâncias do PT, sobre candidaturas nos municípios que respondam aos anseios da sociedade. Dialogaremos tambem, conforme foi aprovado em nosso Congresso, com partidos aliados do nosso campo de luta”. 


O presidente eleito destacou, ainda, a importância do Congresso Estadual e do Congresso Nacional, que acontecerá de 22 a 24 de novembro, para o fortalecimento da democracia interna do partido. “Um partido grande como o PT sempre terá que administrar divergências.


No entanto, essas precisam contribuir para que o ele cumpra a sua missão, que é promover mudanças na vida de trabalhadores e trabalhadoras do campo e da cidade. E os nossos congressos fazem justamente o aprofundamento desse debate.


O nosso povo quer voltar a ter esperança, quer viver com dignidade e, isso, as gestões do PT sabem fazer muito bem”. A posse da nova Diretoria do Partido ocorrerá em janeiro de 2020.

Nenhum comentário:

Postar um comentário