terça-feira, 22 de janeiro de 2019

Começa a disputa por 235 mil vagas do Sisu

Publicado por Margarida Azevedo no Blog do Fera



                                   
Aluna do pré-universitário do IJCPM, Hana sonha com uma vaga em medicina. Vai concorrer pelas cotas. Foto: Bobby Fabisak / JC Imagem

Começa nesta terça-feira (21) a disputa por 235.476 vagas em graduações de 129 instituições públicas do Brasil. Até 22h59 de sexta-feira (25), no horário de Pernambuco, qualquer pessoa que fez o Exame Nacional do Ensino Médio (Enem) ano passado e não zerou a redação pode se inscrever no Sistema de Seleção Unificada (Sisu), plataforma online coordenada pelo Ministério da Educação (MEC) que substitui os vestibulares. No Estado há 14.284 vagas em quatro universidades (UFPE, UFRPE, UPE e Univasf) e dois institutos (IFPE e IF do Sertão).

Os candidatos devem se inscrever pelo site do programa e podem indicar até duas opções de curso. É permitido alterar a escolha quantas vezes quiser durante as inscrições. É importante ficar atento à mudança em uma das regras.

Até o ano passado, quem fosse aprovado na segunda opção poderia se matricular e aguardar os remanejamentos. Caso conseguisse classificação para a primeira opção ele trocaria de graduação. A partir de agora isso não será mais permitido. Por isso o fera deve selecionar os cursos que realmente deseja e não o que a nota dá pra passar.

“Se o estudante for chamado para a segunda opção ele não vai mais concorrer na lista de espera da primeira opção”, ressalta o coordenador do ensino médio do Colégio Santa Maria, Rodrigo Martins.

Caso o vestibulando não seja convocado para nenhuma das suas escolhas terá que informar, entre 28 de janeiro e 4 de fevereiro, qual dos dois cursos vai querer concorrer no remanejamento.

COTAS

A lei federal nº 12.711/2012 determina que 50% das vagas nas universidades federais sejam destinadas a quem cursou o ensino médio em escola pública. Em Pernambuco serão 6.656 vagas para essas pessoas. “Vale destacar que só tem direito à cota o candidato que estudou os três anos, integralmente, na rede pública. Não pode, por exemplo, quem fez uma parte na rede privada, mesmo que na condição de bolsista”, alerta o pró-reitor de graduação da UFPE, Paulo Goes.

Do universo de 50% das vagas destinadas aos egressos do ensino público, 25% vão para feras com renda familiar igual ou maior que 1,5 salário mínimo e os outros 25% para aqueles cuja renda for maior que 1,5 salário mínimo. Há, então, dentro de cada parcela desses 25%, frações de cotas para raça (pretos, pardos e índios) e para pessoas com deficiência. Esse percentual é definido conforme a quantidade de habitantes do Estado com esses perfis.

Na UPE, que não integra a rede federal, é diferente. As cotas representam 20% do total e são destinadas aos feras que cursaram do 6º ano do ensino fundamental até o 3º ano do ensino médio em escola municipal ou estadual.

PROGRAME-SE

De terça (22) até sexta-feira (25) – Inscrições no www.sisu.mec.gov.br
Segunda-feira (dia 18) – Divulgação dos aprovados
De 28 de janeiro a 4 de fevereiro – Inscrição na lista de espera
30 de janeiro a 4 de fevereiro – Matrículas nas universidades
7 de fevereiro – Listão dos primeiros convocados na lista de espera

Vagas
235.476 no Brasil
14.284 em Pernambuco
6.972 na UFPE
3.980 da UFRPE
1.740 da UPE
800 da Univasf (apenas para os câmpus de Pernambuco, ou seja, nas cidades de Petrolina e Salgueiro)
442 no IF do Sertão
350 no IFPE

Novidade deste ano
* O candidato selecionado na chamada regular – na primeira ou na segunda opção – não poderá participar da lista de espera
* O candidato não selecionado na chamada regular poderá escolher, para a lista de espera, a primeira ou a segunda opção informada no período de inscrição

Cotas
– Na UPE: 20% das vagas para quem cursou integralmente do 6º ano do ensino fundamental ao 3º ano do ensino médio em escola estadual ou municipal
– Nas instituições federais
50% das vagas – Para ampla concorrência (escola privada)
50% das vagas – Cursou integralmente o ensino médio em escola pública

* Dos 50% das vagas para egressos da rede pública:
25% – para renda familiar de até um salário mínimo e meio
25% – para renda familiar de mais de um salário mínimo e meio

* Dos 25%, há um percentual para pretos, pardos e indígenas e outro para candidatos com deficiência. O valor do percentual é definido conforme a população do Estado com esses perfis.

Nenhum comentário:

Postar um comentário