quinta-feira, 1 de junho de 2017

PE recebe nota 10 na Escala Brasil Transparente

O Estado de Pernambuco é 1º lugar em transparência no Brasil, com nota 10. O ranking da Escala Brasil Transparente (EBT), que está em sua 3ª edição, é divulgado pelo Ministério da Transparência, Fiscalização e Controladoria-Geral da União, e avalia o cumprimento da Lei de Acesso à Informação (LAI) pelos estados e municípios. O resultado foi republicado ontem, no www.cgu.gov.br/assuntos/transparencia-publica/escala-brasil-transparente.
Pioneiro na aplicação da transparência, Pernambuco é referência no cenário nacional, se mantendo sempre em posição de destaque. O incremento da transparência e a manutenção das ferramentas de controle social são de competência da Secretaria da Controladoria-Geral do Estado (SCGE).
“O governo vem tratando com prioridade a questão da transparência, por trabalhar com o diálogo e compromisso social. Hoje, a aplicação da transparência é muito mais do que uma obrigação legal, é uma diretriz de governo. Uma gestão transparente é uma gestão fortalecida”, comemorou o Secretário da Controladoria-Geral do Estado e Ouvidor-Geral do estado, Ruy Bezerra.
Pernambuco atendeu a todos os critérios estabelecidos pela EBT, entre eles o prazo e a coerência da resposta para os pedidos de acesso à informação. A avaliação foi realizada entre junho e dezembro de 2016, com base no cumprimento da Lei de Acesso à informação (LAI). 

Nenhum comentário:

Postar um comentário