quarta-feira, 3 de agosto de 2016

Temer perde recato no epílogo do impeachment

Do blog do Josias
Michel Temer perdeu na reta final do impeachment algo que parecia prezar nas suas maquinações: o recato. Combinando dois elementos que costumam ser tóxicos na política —pressa e autoconfiança— investiu-se de um desembaraço que produziu, em poucas horas, dois desastres:
1. Sem sopesar os custos e os benefícios, Temer estrelou uma coreografia para apressar a descida da lâmina que aguarda Dilma Rousseff no plenário do Senado. Na noite de segunda-feira, num jantar na casa do ministro Gilmar Mendes (TSE e STF), Temer manifestou a senadores presentes seu desconforto com a hipótese de o julgamento de Dilma escorregar para os primeiros dias de setembro. Disse que recorreria aos bons préstimos do mandachuva do Senado, Renan Calheiros, para se certificar de que a guilhotina seria acionada até o final de agosto. Com isso, produziu o primeiro desastre: amarrou seu interesse pessoal à ficha corrida de Renan, dono de impoluta biografia.
2. No almoço de terça-feira, Temer dividiu a mesa com Renan e outros quatro pajés do PMDB: Jucá, Eunício, Padilha e Geddel. Mal terminou o repasto, Renan tocou o telefone para o presidente do STF, Ricardo Lewandowski. Na sequência, o senador trombeteou que o juízo final de Dilma começaria em 25 ou 26 de agosto, não no dia 29, como informara o STF no último sábado. Ao justificar-se, Renan soou como porta-voz do Brasil limpinho: “Há uma impaciência da sociedade com essa demora, inclusive a própria presidente Dilma. Ela me falou que não aguenta mais…” O empenho de Renan para fechar a conta do impeachment em agosto faz dele um credor de Temer. O pagamento será publicado no Diário Oficial. Segundo desastre: Temer nomeará para o posto de ministro do Turismo um apadrinhado de Renan. Por ora, está na fila o deputado alagoano Marx Beltrão, réu no STF.
Na noite de terça, em conversa com o senador Raimundo Lira, presidente da Comissão do Impeachment, Lewandowski disse que o julgamento de Dilma pode até começar no dia 25, como reivindicou Renan. Mas não autorizará sessões no final de semana. Para sorte de Temer, o presidente do Supremo limitou o número de testemunhas a serem ouvidas no plenário a dez —cinco de cada lado. Assim, a pressa talvez resulte num encurtamento do processo em dois ou três dias. Parece pouco. Sobretudo levando-se em conta o déficit estético do enredo. Na Câmara, Temer prevaleceu abraçado a Eduardo Cunha. No Senado, acaba de atracar-se voluntariamente a Renan Calheiros. Quem olha de longe fica com a impressão de que o novo governo é apenas um cadáver do velho.

Nenhum comentário:

Postar um comentário