quinta-feira, 11 de agosto de 2016

PF pede arquivamento de inquérito contra Humberto


Folha de S.Paulo - Aguirre Talento e Gabriel Mascarenhas
A Polícia Federal pediu o arquivamento do inquérito aberto para apurar as suspeitas de que o líder do PT no Senado, Humberto Costa (PE), recebeu R$ 1 milhão do esquema de corrupção da Petrobras.A investigação havia sido aberta com base nos depoimentos prestados pelo ex-diretor de Abastecimento da estatal Paulo Roberto Costa. Segundo ele, a solicitação de dinheiro foi feita por um amigo do parlamentar, o empresário Mario Barbosa Beltrão.
O pedido, de acordo com o delator, era para abastecer a campanha do petista ao Senado, em 2010. O recurso, disse, sairia cota da propina que cabia aos parlamentares do PP.
Em despacho enviado ao STF (Supremo Tribunal Federal) na sexta-feira (5), a delegada da PF Graziela Machado da Costa e Silva afirma que o pedido de arquivamento se deu por falta de provas que comprovem "configuração de solicitação e/ou recebimento de vantagem indevida".
"Sendo assim, esgotadas as diligências vislumbradas por esta autoridade policial, não foi possível apontar os indícios suficientes de autoria e materialidade a corroborar as assertivas do colaborador Paulo Roberto Costa", justificou.
O ministro relator da Lava Jato no Supremo, Teori Zavascki, deverá enviar o material à PGR (Procuradoria-Geral da República) para que os procuradores se pronunciem a respeito do pedido da PF. Depois, caberá ao próprio Teori decidir se arquiva ou devolve o inquérito para a PF realizar novas diligências.

Nenhum comentário:

Postar um comentário