terça-feira, 3 de novembro de 2015

BNDES divulga nota desmentindo reportagem da Folha de São Paulo

O BNDES desmentiu matéria publicada pela Folha no final de semana, onde o Jornal tenta incriminar o ex-presidente Lula. Veja a nota


Em relação a reportagem “BNDES suavizou exigências para socorrer amigo de Lula”, o Banco reafirma que não deu qualquer tipo de tratamento privilegiado a empresa São Fernando ou ao empresário José Carlos Bumlai.

O jornal insinua que a concessão do crédito para a São Fernando teria sido efetuada graças ao suposto vínculo entre o ex-presidente Lula e o empresário Bumlai, mas a ilação é claramente uma forma de “esquentar” sua manchete principal. A reportagem não apresenta nada que confirme ligação entre este vinculo e o empréstimo.

Os procedimentos de análise do ‪#‎BNDES‬ são técnicos e impessoais e, neste caso específico, diferentemente do que insinua o texto da “Folha”, não houve violação de norma do Banco para favorecer a empresa. A operação da São Fernando Energia era um financiamento indireto. Desta forma, a análise da operação e o risco de crédito foram assumidos pelos agentes financeiros, tanto público quanto privado.

No caso da São Fernando, o Banco está perseguindo com o rigor usual a recuperação dos recursos emprestados. Prova disso é que foi o BNDES que entrou com o pedido de falência da empresa, após esta não ter cumprido o acordo de recuperação judicial. A estruturação rigorosa de garantias exigida pelo BNDES para realizar a operação torna exequível que o Banco recupere seu crédito.

O rigor aplicado na análise de operações e na estruturação de garantias faz com que o BNDES tenha inadimplência de apenas 0,05%, a menor de todo o Sistema Financeiro Nacional, público ou privado.

Nenhum comentário:

Postar um comentário