quarta-feira, 28 de março de 2012

O QUE É UMA BOA ADMINISTRAÇÃO?






    O que é uma boa administração? Diariamente tomamos decisões, porém uma escolha errada pode afetar a vida de todos os que estão ao nosso redor. Por exemplo, um pai de família que administra mal seu salário certamente não poderá oferecer a esposa e aos filhos uma vida de qualidade. Assim, se ele for um bom administrador, toda a sua família será beneficiada. Para o contabilista José Wilson Rosa, se não houver competência para transformar as idéias em produtos aceitos pelo mercado, com certeza, a empresa não terá sucesso. Ele compara a idéia a uma boa semente, que para dar frutos precisa ser plantada e cultivada, ou seja, além de se ter uma boa idéia, é preciso avaliar e conhecer o mercado (cenários econômicos e políticos, concorrência, fornecedores, público-alvo e outros); ter uma boa equipe de trabalho e, principalmente, saber gerenciar o negócio, componentes básicos de uma boa administração. Então, para administrar bem um negócio é preciso haver dois componentes: a liderança e o gerenciamento. O primeiro tem a ver com direção, ou seja, propósitos, valores, futuro imaginado, estratégia e pessoas. Segundo Élcio Zanatta, são os componentes do crescimento, das receitas das vendas. Já o gerenciamento está ligado a métodos, sistemas e processos. "É o componente da produtividade, da eficiência, dos custos" explica. E para uma boa administração, os dois fatores são importantes.
    Nos municípios brasileiros, o que se tem visto? As lideranças geralmente fortes, ofuscando as poucas pessoas da equipe que ousam pensar, uma equipe de trabalho sempre medíocre, pois não está alí para pensar e, sim, para executar as vontades do "líder". Com isso o gerenciamento sempre voltado para os interesses de certos grupos, quando não pessoal,  mas é dito para o "povo". Quais são os propósitos desse gerenciamento? Dar emprego sem concurso público, ou quando os fazem são de maneira dirigida para os seus eleitores. Receber veículos e equipamentos das esferas Estaduais e Federais, propalando para os incautos que são frutos de sua "boa administração"? Ao invés de, com transparência, mostrar para a população que os veículos e equipamentos que vieram para o Município, viriam para qualquer "bom administrador" que estivesse no poder, pois são provenientes de projetos daquelas esfera de poder, não seus. Usar recursos na compra de ambulâncias e/ou aluguéis de outros veículos, para transportar os seus pacientes para Hospitais das  cidades visinhas ou os Hospitais Estaduais, levando-os ao caos. Ao invés de investir na contratação de bons médicos e adquirir equipamentos,  para prestarem atendimentos nos postos e hospitais municipais. Inchar a máquina pública com contratações, a título precário, pessoas pagando o voto deles na última eleição, com os recursos públicos; recursos esses que deveriam ser usados para oferecer cursos de preparação para que pudessem enfrentar o mercado de trabalho, recebendo uma remuneração digna e não um sálario mínimo dividido para duas pessoas; prover uma melhor educação para as nossas crianças e jovens, além de uma saúde de qualidade para todos.
    Reflexão: As eleições estão batendo à nossa porta e nós podemos mudar essa realidade. Escolham as propostas diferentes desses que se dizem "Bons Administradores".  Esse texto continua num próximo post.

    Nenhum comentário:

    Postar um comentário