terça-feira, 30 de maio de 2017

Concurso Público de Calçado está anulado!


A Justiça acolheu os pedidos do Ministério Público de Pernambuco (MPPE) em ação civil pública e declarou a nulidade do concurso público de provas e títulos realizado pelo município de Calçado (Agreste Meridional) no ano de 2012, do ato de dispensa de licitação para contratação das entidades responsáveis pela organização do certame e dos demais atos decorrentes da seleção pública.

Ainda segundo a decisão, a Comissão de Desenvolvimento do Agreste Meridional (Codeam) e o Consórcio dos Municípios da Mata Norte e Agreste Setentrional de Pernambuco (Comanas) foram condenados a ressarcir os valores pagos pelos candidatos inscritos no concurso e fornecer à Prefeitura de Calçado, no prazo de 15 dias, toda a documentação e os dados pessoais dos candidatos, a fim de assegurar a devolução dos valores conforme estipula a decisão judicial.

O prefeito de Calçado, Francisco Nogueira, deverá comunicar à população todo o procedimento necessário para requisitar a devolução do que foi pago a título de inscrição no concurso público de 2012.

A promotora de Justiça de Calçados, Mariana Cândido Albuquerque, esclarece que a anulação do concurso não trouxe prejuízos à coletividade, já que nenhum aprovado chegou a ser nomeado. “Quando o concurso foi homologado, já havia decisão judicial bloqueando a convocação dos aprovados. Evitou-se, assim, que pessoas assumissem cargos, recebessem salários, gerando uma insegurança jurídica desnecessária”, avaliou. A ação inicial foi proposta pela promotora de Justiça Danielly Lopes, que era a titular da Promotoria de Calçados.

Por fim, Mariana Cândido Albuquerque destacou que o prefeito de Calçados já procurou o MPPE informando que está nos procedimentos iniciais para deflagrar novo concurso público a fim de suprir a demanda de pessoal.

Entenda o caso – para realizar concurso público, a Prefeitura de Calçado contratou, mediante dispensa de licitação, a Codeam, que, em seguida, subcontratou a Comanas. O Ministério Público identificou irregularidades no processo de contratação das entidades que, no entendimento da Instituição, justificam o pedido de anulação de toda a licitação, do processo de contratação e também do concurso subsequente. A ação foi ajuizada no ano de 2014.

O MPPE apresentou à Justiça informações dando conta de que a Codeam e a Comanas não possuíam, em seus atos constitutivos e Estatutos Sociais, a previsão de realização de concursos públicos. Para o MPPE, o fato de terem sido contratados para prestar um serviço que não consta na sua área de atuação apresenta indícios de desvio de finalidade das contratações, em violação aos princípios da legalidade e impessoalidade.

Durante a etapa de aplicação das provas, os candidatos informaram ao MPPE que as provas continham questões repetidas de outros concursos. Tal prática é vedada, já que o ineditismo das perguntas é crucial para assegurar a isonomia entre os candidatos.

segunda-feira, 29 de maio de 2017

Chuvas provocam danos, causam suspensão do abastecimento, mas aumentam níveis das barragens de Garanhuns

Garanhuns está com o abastecimento suspenso desde ontem, consequência do grande volume de chuvas registrados nos últimos três dias na região. O Sistema Cajueiro, responsável por 60% da cidade, está sem funcionar em virtude do rompimento de um trecho da adutora pertencente a essa unidade operacional. A expectativa é que o sistema volte a operar na próxima quarta-feira (31), porque ainda há muita dificuldade para a locomoção dos técnicos para realizar os serviços de reparos. Outro sistema de abastecimento de Garanhuns, o Sistema Inhumas, está inoperante em virtude de problemas elétricos, também provocados pelas chuvas. Já o terceiro sistema do município, o Mundaú, não está operando porque atua de forma integrada aos demais.

Segundo o gerente da Unidade de Negócios da Compesa, Igor Galindo, a expectativa é que o Sistema Inhumas volte a funcionar ainda hoje, quando será possível retomar a distribuição de água na cidade. Em virtude dessas intercorrências, haverá um atraso de dois no calendário vigente, ou seja, a área 2 que seria abastecida nos dias 28,29 e 30 passará para os dias 30, 31 e 01/06. Já a área 3 receberá agua nos dias 02,03 e 04/06.

As chuvas não trouxeram apenas transtornos para a cidade de Garanhuns. Todas as três barragens conseguiram acumular um bom volume de água. A Barragens de Mundaú, que tem a capacidade de acumular 1,2 milhão de metros cúbicos de água está hoje com 83% do total, o que representa um volume de 998,74 m3. Esse reservatório estava 40% há três dias. A Barragem de Inhumas está hoje com 4, 2 milhões de metros cúbicos, de um total de 6,9 milhões de metros cúbicos, que representa 62% da sua capacidade. Já a Barragem de Cajueiro está com 6, 6 milhões de metros cúbicos, ou seja, 53% da sua capacidade total que é de 14, 4 milhões de metros cúbicos. Apesar dos resultados extremamente positivos, a Compesa irá aguardar o mês de junho para estudar a possibilidade de alteração do calendário de abastecimento de Garanhuns, que hoje obedece ao regime de 3 dias com água e 6 sem, chegando em alguns locais a ficar até 8 dias sem água. “Precisamos ser cautelosos e esperar a evolução da chuvas para promover qualquer redução no rodizio da cidade. Precisamos ter segurança hídrica para enfrentar o próximo verão sem dificuldades após seis anos de seca intensa”, argumentou Igor Galindo.

As questões da suspensão do abastecimento em Garanhuns e das barragens que abastecem a cidade foi um dos assuntos discutidos durante a reunião do Gabinete de Crise, que aconteceu ontem (28), com o objetivo de definir as medidas do Governo do Estado para enfrentamento às fortes chuvas que caem em Pernambuco desde o dia 27.
(Do blog de Ronaldo Cesar)

Barragem Gurjão acumula água que daria para abastecer Capoeiras e Caetés por cinco meses


As chuvas caídas no município de Capoeiras nos últimos dias encheu cisternas e pequenos barreiros, mas não foi suficiente para acumular muita água as barragens que abastecem os moradores das cidades de Capoeiras e Caetés. Principal manancial, a barragem Gurjão acumulou cerca de 1,20m de água acima da comporta de captação, segundo informação do responsável pelo Escritório da Compesa, em Capoeiras, o senhor Valdivo Costa.

Ainda segundo Valdivo, a água acumulada na barragem Gurjão seria suficiente para abastecer as cidades de Capoeiras e Caetés por cerca de cinco meses em regime de racionamento; mas que a Compesa ainda não decidiu se voltará a abastecer as duas cidades.

Como estamos no período do inverno, a esperança é que as chuvas continuem a cair e a barragem acumule água suficiente para abastecer os moradores das duas cidades pelo menos até o inicio de janeiro de 2018, quando começa o período das trovoadas. 

A barragem aqui da cidade, que também é utilizada pela Compesa para o abastecimento, acumulou pouca água, suficiente apenas para a retiradas em pequenas quantidades.
Do Blog Capoeiras- Fotos: Barragem Gurjão/por Gilvan Costa

Governador sugere criação de "cartão reforma emergencial"


O governador Paulo Câmara reuniu novamente hoje os integrantes do Gabinete de Crise, criado ontem para unificar as medidas do Governo do Estado no atendimento aos municípios atingidos pelas fortes chuvas do final de semana. Durante a reunião, Paulo definiu uma sugestão que encaminhará ao presidente Michel Temer: a criação do "Cartão Reforma Emergencial" para atendimento da população vítima de enchentes como as que ocorreram em Pernambuco.

"Diferente de 2010, agora não houve a destruição de casas, por causa de todo o trabalho que fizemos com a Barragem de Serro Azul, a dragagem de rios e relocação de prédios públicos e residências. Mas houve a destruição do que estava dentro das casas, como móveis e eletrodomésticos. Será muito importante se a gente conseguir ajustar a legislação do Cartão Reforma para incluir também as vítimas de enchentes, como essa que atingiu o nosso Estado nas últimas 48 horas", explicou o governador de Pernambuco.
 De acordo com Paulo Câmara, o "cartão reforma emergência" poderia permitir um "olhar diferente" para as pessoas que tiveram prejuízos com as chuvas, na comparação com o que ocorreu em anos anteriores. "Vou levar essa sugestão ao presidente Temer", informou o governador, pouco antes de embarcar para um novo sobrevoo sobre municípios da Mata Sul do Estado. Paulo Câmara deve descer em três municípios da Região: Belém de Maria, Barreiros e Palmares.
Sobre as estradas, o secretário de Transportes, Sebastião Oliveira, relatou que os maiores problemas ocorrem na BR-101 e na PE-60, além dos acessos aos municípios de Belém de Maria e Barra de Guabiraba. Os trabalhos de recuperação serão iniciados logo que o nível da água baixe

Paulo Câmara visita cidades atingidas pelas chuvas

Para acompanhar de perto a situação das cidades da Mata Sul mais afetadas pelas fortes chuvas dos últimos dias, o governador Paulo Câmara visitou, hoje, os municípios de Barreiros, Belém de Maria e Palmares, onde conversou com a população e com os prefeitos para conhecer as demandas prioritárias de cada localidade. Nos três municípios - assim como os demais onze que estão em estado Calamidade – estão sendo instalados Gabinetes de Crise, unificando o trabalho do Governo do Estado no enfrentamento às fortes chuvas que caíram no último final de semana.
“A gente precisa estar em alerta máximo. Temos 14 escritórios disponibilizados nos municípios em estado de Calamidade, então, vai ter gente sempre de prontidão da Defesa Civil, do Corpo de Bombeiros, Saúde, Assistência Social e Habitação. Nesse momento, o que nós queremos e temos que fazer de imediato é reestabelecer os serviços de água e energia, e ajudar na limpeza das cidades e na remoção dos entulhos”, frisou Paulo Câmara.
O governador ressaltou ainda que as parcerias com os municípios também estão sendo reforçadas para oferecer toda a assistência necessária à população prejudicada. “Estamos também reforçando a questão humanitária. Está sendo enviado aos municípios um conjunto assistencial com colchões, água e alimentos de pronto consumo, medicamentos e tudo o que for necessário para minimizar os transtornos causados pelas enchentes”, salientou, completando: “Eu vi a situação complicada dos municípios. Vi a destruição, principalmente nas localidades mais próximas do rio. E o nosso esforço precisa ser redobrado a partir de agora”.
O prefeito de Palmares, Altair Junior, explicou sobre os trabalhos desenvolvidos no município. "Desde ontem, nós estamos com equipes da Defesa Civil acompanhando a situação, tirando as pessoas das áreas de risco, que são as partes mais baixas da cidade - os bairros Santo Onofre, Pedreiras e Cohab I -, além do centro comercial. Hoje, começamos a operação limpeza, e vamos continuar trabalhando", detalhou.


Até momento, o Governo de Pernambuco contabiliza dois óbitos, 2.279 desabrigados (abrigados em prédios públicos), e 33.625 (desalojados, abrigados em residências de parentes e amigos), após os dois de chuvas intensas na Mata Sul e parte do Agreste. 

Barragem do Prata chega a 30% da capacidade total

A barragem do Prata chegou a 30% da capacidade total após chuvas serem registradas no Agreste. A informação foi divulgada pela assessoria da Companhia Pernambucana de Saneamento (Compesa) nesta segunda-feira (29).

Antes das chuvas, o reservatório localizado em Bonito estava com 12,73% do volume, o que é considerada uma situação de colapso.
Com o aumento, o reservatório que abastece Caruaru, Agrestina, Santa Cruz do Capibaribe, Ibirajuba, Altinho e Cachoeirinha irá garantir o uso da água até agosto deste ano, conforme informou a Compesa.
"A melhoria do nível do Prata é uma boa notícia, pois ainda estamos no meio da quadra chuvosa, e a nossa expectativa é que a barragem acumule mais água no período das chuvas, assim como outros mananciais do estado", afirma o diretor Regional do Interior da Compesa, Marconi de Azevedo.
Cidades do Agreste e Mata Sul receberam um grande volume de chuvas, o que não ocorria desde 2010, quando houve a última grande cheia no Estado. No entanto, o grande volume deixou ao menos quatro mil desalojados, vários desabrigados, dois mortos e dois desaparecidos. O governador do estado, Paulo Câmara (PSB), decretou estado de calamidade em 15 municípios.
Outros reservatórios
Em Garanhuns, os três reservatórios que fornecem água para o município também elevaram o volume. A barragem do Cajueiro aumentou o nível de acumulação de 43% para 48% (6,9 milhões de m³ de água); Mundaú subiu de 23% para 35% (696 mil m³); enquanto Inhúmas, que estava em colapso, com 5% da capacidade total, agora subiu para 27% (1,8 milhão m³).
Barragens no Sertão também acumularam água. O manancial Jazigo, localizado em Serra Talhada, voltou a acumular água após seis anos. O reservatório está com 14,8 milhões de m³ de água, o que corresponde a 95,3% da capacidade total, segundo a Agência Pernambucana de Águas e Clima (Apac).
De acordo com os agricultores que moram nas proximidades da barragem, o local estava seco desde 2011. Com a chegada da água, a paisagem mudou e já tem até pasto para os animais se alimentarem.

Prefeito Douglas Duarte da exemplo de homem público

O prefeito Márcio Douglas Cavalcanti Duarte juntamente com o seu secretário de Infra Estrutura, Adalberto Rita Santos preocupados com as enchentes do riacho Poço do Coelho, para não causar danos para população que reside na rua do açude, convocou a Defesa Civil e o Corpo de Bombeiros de Garanhuns para avaliarem o estado  das casas de cada morador, e visitaram as áreas de risco, estiveram acompanhando e dando total apoio os vereadores Roberio Conrado e Oliveira Geógrafo.
O Gestor municipal irá decretar estado de emergência para se for preciso intervir para tirar uma boa parte dos moradores que ali reside, essa é a diferença do prefeito que reside na cidade e está sempre por perto acompanhado os seus munícipes dando o exemplo de homem público que se preocupa com o bem estar da população de sua cidade..

Irmã de Aécio pediu para JBS comprar imóvel

Do blog de magno martins
Em delação à Procuradoria Geral da República (PGR), o empresário Joesley Batista, dono da JBS, informou que Andrea Neves, irmã do senador afastado Aécio Neves, o procurou pedindo para que ele comprasse o imóvel onde mora a mãe deles, no bairro de São Conrado, no Rio. Segundo reportagem do “Fantástico”, Andrea ofereceu a cobertura duplex ao delator por R$ 40 milhões. O valor seria o dobro do que se estima no mercado.
“O dia que a Andrea me procurou, ele (Aécio) me pediu esses dois milhões e me pediu e falou que precisava de outros 40 milhões. E que os R$ 40 milhões a mãe dela tinha um apartamento no Rio de Janeiro, se eu não queria comprar esse apartamento... Pra poder... E parece que o apartamento existe. Eu não sei se vale os R$ 40 milhões. Mas aí eu nem fui lá, nem nada”, disse Joesley.
Um dos procuradores que tomou o depoimento de Joesley perguntou se ele sabia de quem era o imóvel. “Seria da mãe dela. Onde a mãe dela mora. Da mãe deles”. O procurador insiste no assunto: “E eles estavam precisando de R$ 40 milhões?”. O empresário responde: “Sugeriram que eu comprasse o apartamento da mãe com R$ 40 milhões”.
O “Fantástico” consultou 12 corretores de imóveis do Rio e nenhum deles considerou que o apartamento valeria mais que R$ 20 milhões. “Eu acho que não cabe R$ 40 milhões naquela região que a gente está falando. Eu acho absurdo”, disse o corretor Renato Moura ao programa da TV Globo. O imóvel, com piscina e vista para o mar, tem condomínio mensal de R$ 18 mil.
Nota confirma proposta
Em nota ao “Fantástico”, a assessoria do senador informou que o “imóvel é uma cobertura duplex de 1,2 mil metros quadrados avaliado entre R$ 35 milhões e R$ 40 milhões”. A assessoria diz ainda que o apartamento pertence a “uma pessoa jurídica de propriedade exclusiva da mãe do senador”. A nota confirma a proposta feita por Andrea a Joesley e diz que a propriedade é da família há mais de 30 anos, e foi avaliada por corretores autorizados.
A assessoria apresentou uma avaliação do imóvel por R$ 36 milhões feita por uma corretora de São Paulo. O site da secretaria municipal de Fazenda faz simulações dos valores de imóveis na cidade. A partir do endereço e o número de inscrição do IPTU, é possível estimar o valor de um imóvel. Para o apartamento, o site informou o valor de R$ 15 milhões, ainda segundo o “Fantástico”.
Num vídeo divulgado na semana passada, Aécio Neves se defendeu das acusações de que pretendia usar o apartamento como forma de receber propina. “Fiz isso porque não tinha dinheiro. Não fiz dinheiro na vida pública. E eu reafirmo aqui: não cometi qualquer crime”, diz o senador.
Prédio em Belo Horizonte
Um outro prédio também teria sido usado no esquema envolvendo o senador do PSDB. Ainda segundo delação de Joesley Batista, um imóvel em Belo Horizonte foi comprado pelo grupo JBS como parte de uma negociação para repassar dinheiro a Aécio. “Em 2015, ele (Aécio) seguiu precisando de dinheiro, e eu acabei, através da compra de um prédio, não sei como, lá em Belo Horizonte, por R$ 17 milhões. Esse dinheiro chegou nas mãos dele. E depois, no ano seguinte, em 2016, ele dizendo que esses R$ 17 milhões eram para pagar restos de campanha, e tal”, disse o empresário.
O prédio, onde funcionou a sede do jornal “Hoje em Dia”, ocupa dois terrenos com números diferentes, segundo a reportagem. Os registros apontam R$ 18 milhões como valor de compra. Assim como o apartamento no Rio, o valor do prédio em Belo Horizonte estaria superfaturado.
Em sua delação, o executivo da JBS Ricardo Saud disse que Aécio “virou uma sarna” em cima do Joesley. “Esse prédio (em Belo Horizonte) é o seguinte. O Aécio, desculpa a palavra, virou uma sarna em cima do Joesley. Ficava ligando ele, a irmã, o primo. Pra mim, pro Joesley, 24 horas, (dizendo) que ele saiu da campanha devendo demais, que precisava acertar a vida dele, que estava com dificuldade muito grande, que não tinha como não fazer e tal”, disse o delator.
O procurador quis saber, então, se Aécio pedia dinheiro. Saud foi direto: “Pedindo dinheiro, dinheiro, dinheiro, propina. Dinheiro não, propina, propina, propina”. Segundo o “Fantástico”, o grupo liderado por Joesley Batista não está usando o imóvel, que permanece fechado.
Documentos apresentados pelo programa mostram que o processo de compra e venda não seguiu os padrões que se espera de uma negociação envolvendo milhões de reais. “Antes da venda, o prédio era alvo de uma sequência de penhoras devido a pendências trabalhistas da Ediminas, dona do jornal “Hoje em Dia”.
“Se observa um imóvel de alto risco porque tem várias ações contra a empresa vendedora. Seria comum um pagamento com valor inferior a R$ 18 milhões”, disse ao “Fantástico” Kênio Pereira, presidente da comissão de Direito Imobiliário da seção mineira da Ordem dos Advogados do Brasil (OAB-MG).
Segundo Joesley, a compra foi feita a pedido de uma pessoa ligada ao senador tucano. Perguntado na PGR o que funcionaria neste prédio atualmente, Saud disse: “Nada, está lá tentando vender pela metade do preço, não vende.. Está à venda, nós não precisava (sic) dele nada. Foi única e exclusivamente para atender um pedido do senador Aécio”.
Em nota, Aécio disse desconhecer a compra ou venda do prédio, “e que são falsas as declarações dadas por Joesley Batista”. Na escritura de compra e venda, a empresa dona do prédio foi representada por Flávio Jacques Carneiro e Antonio Carlos Tardelli. Por e-mail, informaram ao programa que não houve superfaturamento nem repasses de valores a Aécio

Estradas de PE ainda têm pontos de alagamento

Do blog de Magno Martins
As estradas de Pernambuco ainda sofrem as consequências das chuvas ocorridas no fim de semana. Na manhã desta segunda-feira (29), a recomendação da Polícia Rodoviária Federal (PRF) era de que as pessoas evitassem as rodovias que levam à Zona da Mata Sul. 
A circulação está complicada no município de Palmares e no município de Ribeirão, ambos na Mata Sul do Estado. De acordo com a PRF, mesmo que a água esteja baixando em Ribeirão, ainda há areia na pista, decorrente de deslizamento de barreiras. 
Ainda há pontos de alagamento na BR 232 nos quilômetros 112, em Bezerros, 119 e 120 em Caruaru. A BR 104 não possui registro de interdição. O Batalhão da Policia Rodoviária informou sobre um alagamento que está interrompendo o trânsito nas rodovias estaduais e dificultando a passagem de carros grandes: PE- 60, PE - 46 ,PE - 73, PE- 96 e PE - 120. 
Capital
No Recife, apesar da água, a Companhia de Trânsito e Transporte (CTTU) informou que o trânsito está fluindo bem, sem grandes atrasos, somente um pouco mais lento na avenida Mascarenhas de Morais, próximo ao aeroporto, localizada no bairro da Imbiribeira, e na Avenida Dois Rios, no Recife.

domingo, 28 de maio de 2017

Aécio: De queridinho a motivo de decepção dos famosos

247 – O jornalista Stefano Miranda, do Jornal do Brasil, recolheu depoimentos de eleitores de Aécio, do mundo das celebridades, que hoje se dizem decepcionados com o político mineiro, radicado no Rio.
Ronaldo, ex-jogador de futebol - Em relação à vida política, o país vem sofrendo decepção atrás de decepção. O Brasil precisa de uma limpeza geral daqueles que não prestam. Estas pessoas deveriam deixar a vida pública.

Luciano Huck, apresentador: É evidente a minha enorme decepção e tristeza com tudo o que veio à tona em relação não só a um amigo, mas a alguém que foi governador, senador e que recebeu mais de 51 milhões de votos numa eleição presidencial recente. Que atire a primeira pedra quem nunca se surpreendeu negativamente ou se decepcionou com um amigo. Não vou renegar minha relação de amizade com ele, nem mesmo em um momento tão negativo da sua vida. Mas é importante que se diga que nunca misturei amizade com política ou negócios em nossa relação. Não faço a menor ideia da origem destas imagens. Todas as fotos que rodaram nas redes esta semana são muito antigas, não tem nada recente. Podem ter sido postadas nas redes do Aécio, por exemplo. O que posso te garantir com toda a sinceridade é que não apaguei foto alguma recentemente em função dos acontecimentos da semana passada. Acho igualmente importante registrar que considero gravíssimos os fatos recentemente divulgados sobre sua conduta. Se forem comprovados, devem ser punidos com rigor dentro do que determina a Justiça. São comportamentos que refletem de forma emblemática boa parte daquilo que queremos banir da nossa sociedade. À exceção de Aécio, nenhuma destas figuras é ou foi meu amigo. São, isto sim, pessoas com as quais em circunstâncias diversas estive junto por motivos também diversos.

Ana Paula, ex-jogadora de vôlei - Que a lei seja aplicada a absolutamente todos, sem exceção. Quem luta pelo Brasil de verdade, não protege político algum. Se Aécio fez, tem que pagar -- tanto quanto Lula! Temer também! O Brasil precisa caminhar para o império da lei, ou acaba como país. Votei em Aécio sim, mas mudo tran-qui-la-men-te de opinião em relação a qualquer político.

Marcelo Serrado, ator - Tínhamos que nos unir e tornar a corrupção crime hediondo. Eu votei no Lula duas vezes, e no Aécio também. Se eles fizeram coisas ilegais, que paguem por isso. Temos que parar de achar que há heróis na política. Eles não estão nem aí pra gente. Estive uma vez no Senado fazendo pesquisa para uma personagem e vi senadores da esquerda e da direita se abraçando rindo, marcando jantar. Sim, esses que se odeiam na frente das câmeras. Enquanto discutimos, eles riem da gente. Faça democracia no dia a dia na sua vida, já daremos um passo grande com isso. Não me arrependo de ter me posicionado, fui contra o governo anterior e sou contra esse que está aí. Eu sou contra o Michel Temer. É uma burrice achar que esse governo seria uma solução. Sou a favor das Diretas Já. Não tem como defender ninguém.

Márcio Garcia, ator e apresentador - Só agora a ficha caiu. E esta é a minha sensação: rasgaram o nosso país. Que vergonha pra todos nós. Acho que neste momento não há um único brasileiro orgulhoso, muito menos com orgulho do seu voto pra Presidente. Nenhum. Me incluo em primeiro lugar. Não existe um eleitor neste país que não esteja decepcionado com o seu "candidato". Fomos todos enganados, iludidos por falsos discursos, apertos de "mãos grandes", e promessas vazias. A única coisa que nos resta é clamar por justiça. Exigir justiça. Que ela faça sua parte e prenda todos os corruptos deste país. Sem exceção. Doa a quem doer. Eu quero um país decente pros meus filhos viver. Com ensino público de qualidade, com emprego, com segurança, com uma saúde pública com o mínimo de eficiência. Chega de roubalheira. Chega de esquema. Chega de jeitinho brasileiro.

Latino, cantor – Aécio é meu amigo pessoal. Se ele errou, vai ter que pagar. Nós vivemos em um país de hipocrisia, onde muitos sonegam. Quem nunca levou vantagem em alguma coisa? Sou contra a corrupção e torço para um país melhor. Porém, não posso julgar uma pessoa que ainda não fez valer o seu direito de resposta.

Alexandre Frota, ator – Sou mais um brasileiro que não suporta mais essa pilantragem. Esses constantes assaltos que fazem aos cofres públicos. Preteriram os brasileiros. Políticos vagabundos, charlatões. Não me importo com partidos, não me importo com político. Se errou, precisa ir preso.

Marcelo Madureira, humorista - Vocês não imaginam o tamanho da minha decepção, da minha desilusão política. Eu fui iludido, fui enganado, eu gostaria de estar completamente equivocado. Pra mim é chocante ver o candidato que eu apoiei estar envolvido nessas negociatas em plena vigência das investigações. Podem me criticar, mas eu jamais tirarei o corpo fora de participar da vida política do meu país. Participar da vida política, seja na direita ou na esquerda, é dever de qualquer cidadão

Wanessa Camargo, cantora – O Aécio foi padrinho do meu casamento. Ele e a esposa dele são meus amigos há muitos anos. Eu conheço a pessoa, e sobre a pessoa eu não tenho nada de ruim para dizer. Ele é um amigo incrível, um pai incrível e uma pessoa incrível. Eu nunca convivi com ele no exercício da profissão. Não convivi na vida política dele. Apenas acompanhei o trabalho que ele realizou em Minas Gerais, e foi muito bem avaliado. Durante a campanha para presidência, eu conheci as propostas dele e em cima das propostas dele e da relação de amizade que nós temos eu apoiei o Aécio e sim, votei nele. Sobre todas essas denúncias, acho que primeiro as coisas têm de ser investigadas. Se ficar provado que ele fez algo errado, ele terá que pagar por isso. Todos que estão envolvidos em escândalos precisam ser investigados.

PSDB: a senha para voltar ao poder

O Globo - Coluna do Moreno
Por Jorge Bastos Moreno
O PSDB assumiu a posição de pau de circo.
 



Por isso, ao simples anúncio do seu desligamento do governo, será decretado o fim da linha do mandato de Temer.
 
O que virá depois serão filigranas, políticas e jurídicas.
 
Calma, gente
 
De um velho cacique da política aos meninos assanhados do DEM:
 
— Vocês terão que ficar até o fim. Se saírem agora, estarão inviabilizando a única oportunidade que terão na vida de chegar ao poder, com Rodrigo Maia.

Fator Tasso: arestas na equipe econômica


O Globo - Lauro Jardim

Uma eventual candidatura Tasso Jereissati precisará trabalhar para contornar o mau humor de parte da equipe econômica em relação a ele.
 
A ojeriza surgiu no ano passado durante as negociações da lei de repatriação.
 
Tasso insistia na abertura de brecha para o irmão, o empresário Carlos Jereissati, enquanto a Receita era contra.
 
Henrique Meirelles jogou com a Receita e Tasso passou a falar mal do ministro dia sim, dia também.

Maiores bancadas rejeitam diretas

Maiores Maiores bancadas rejeitam proposta de eleições diretas
Folha de S. Paulo - 

Por Ranier Bragon e Talita Fernandes

 A maioria do Congresso é contra mudar a Constituição para convocar eleições diretas caso o presidente Michel Temer deixe o poder. Nessa eventualidade, deputados e senadores querem manter a exclusividade de escolher quem comandará o país até dezembro de 2018. 

A Folha ouviu líderes dos dez maiores partidos da Câmara e do Senado, que reúnem 72 senadores (89% do total) e 397 deputados (77%). 
Com exceção da esquerda, que é minoritária, todos se declararam abertamente contra as Diretas-Já. 
Os oposicionistas PT, PSB e PDT não representam nem 30% das dez maiores bancadas. Para alterar a Constituição, é necessário o apoio de pelo menos 60% dos parlamentares em cada Casa. 
"Neste momento acho casuísmo. [...] Não podemos ficar brincando de mudar a Constituição a cada crise, em função de um determinado caso, de um determinado momento", disse o senador Tasso Jereissati (CE), presidente interino do PSDB, partido que já definiu posição unificada contra às Diretas neste ano. 
"Diretas-Já só em 2018", reforça Romero Jucá (RR), líder do governo no Senado e presidente do PMDB. 
PSDB e PMDB são os maiores partidos da base de sustentação do governo. 
Desde a eclosão da crise que ameaça o cargo de Michel Temer, tomou corpo no Congresso e em setores da sociedade movimento para aprovar uma PEC (Proposta de Emenda à Constituição) que determine eleições diretas. 
Pelas regras atuais, a escolha do sucessor de Temer, caso ele venha a deixar o cargo, será feita pelos 594 parlamentares em eleição indireta a ser realizada 30 dias após a vacância do posto. 
Com vários integrantes sob a mira da Lava Jato, o Congresso tem hoje rejeição popular recorde –de acordo com o Datafolha, 58% da população avalia como ruim ou péssimo o desempenho do Legislativo. 
TRAMITAÇÃO 
Há em discussão duas PECs que tratam das diretas já, ambas em estágio inicial de tramitação. 
Na Câmara, a oposição não conseguiu sequer iniciar a discussão da proposta de autoria do deputado Miro Teixeira (Rede-RJ), que está na CCJ (Comissão de Constituição e Justiça). No Senado, também na CCJ, a PEC de autoria de Reguffe (sem partido-DF) também não foi votada, apenas lida. 
Além de precisar do voto de 60% dos parlamentares em plenário, uma emenda tem tramitação demorada no Congresso –não menos do que três meses, isso sem grandes divergências. 
Mesmo em um cenário de aprovação a jato (três meses), seria necessário um prazo extra para a organização da eleição direta. Ou seja, ela se daria em dezembro deste ano ou janeiro do próximo, na melhor das hipóteses –isso para cumprir um mandato que se encerra em dezembro de 2018. 
LULA 
"O país está em uma crise política e econômica. Você acha que o Brasil aguenta uma eleição para cumprir um mandato de pouco mais de um ano? Não tem sentido, não tem cabimento. Por mais que tenha que exercer a democracia, não tem como, tem que ser eleição indireta", diz o líder da bancada do PR, o deputado José Rocha (BA). 
"Nem o Lula quer Diretas agora. Tem que seguir a Constituição", afirma Arthur Lira (AL), líder da bancada do PP na Câmara. 
Nos bastidores, governistas tem chamado a proposta de "PEC do Lula". O raciocínio é o de que, fora uma onda a favor de alguém que se apresente "de fora da política", o petista larga na frente. Apesar de ser réu em cinco ações penais, Lula lidera a corrida com 30% das intenções de voto segundo a última pesquisa do Datafolha. 
"Nossa posição é de respeitar o mandato do presidente Michel Temer. Se ocorrer eleições, contudo, temos que recorrer à Constituição, que fala em eleições indiretas. Não tem viabilidade para eleição direta porque seria muito oneroso e demorado", afirma o senador Agripino Maia (RN), presidente do DEM. 
Apesar de todos os percalços, os partidos de esquerda dizem que vão insistir na aprovação da proposta e contam com mobilização nas ruas para mudar o cenário no Congresso. 
"Não é hora para uma elite se encontrar e, nos porões, resolver a solução para o Brasil. Queremos um presidente legítimo, eleito pelo povo brasileiro", disse o presidente do PDT, Carlos Lupi, em vídeo distribuído à sua militância. 

sábado, 27 de maio de 2017

Previsão climática para o trimestre de Junho a Agosto de 2017 em Pernambuco

Fonte:APAC
A reunião de previsão climática Sazonal foi realizada no SEMARH-AL no dia 25 de maio de 2017 e simultaneamente, através de vídeo conferência para todos os estados do Brasil. Na reunião foram analisados os campos globais dos oceanos e da atmosfera dos meses anteriores e atual, bem como, os resultados de modelos numéricos e estatísticos de previsão climática para o trimestre junho a agosto (JJA) de 2017. De acordo com os modelos e com a configuração da atmosfera e dos oceanos Atlântico e Pacífico, a previsão é de chuvas abaixo da normal climatológica em todo o estado de Pernambuco. Vale salientar que, mesmo com a previsão de precipitação no período ficar abaixo da média, podem ocorrer chuvas intensas e mal distribuídas tanto temporalmente (chuvas concentradas em poucos dias) como espacialmente (chuvas concentradas em pequenas áreas), principalmente nestes meses que fazem parte da quadra chuvosa da parte leste de Pernambuco.

Brizola, Aécio e a abominável traição dos Neves


Foto: Lula Marques/AGPT

Por Tadeu Porto no Cafezinho

Eu era apenas um adolescente de 17 anos quando Brizola faleceu.

Naquele tempo, graças a Lula, já tinha título de eleitor e estava a um passo de amar a política, mas não tinha noção da grandeza que Leonel Brizola representava (e representa) para a política brasileira.

Claro, a dinâmica e a quantidade de informações que o século XXI nos proporciona me ajudou a ter mais contato com a história e, nesse sentido, acabei conhecendo melhor o gaúcho a ponto de admirá-lo e, volta e meia, procurar palavras dele no Youtube para assistir e aprender mais de a política, o Brasil e o combate a desigualdade (como é o caso do Roda Viva com ele na campanha de 94). 

Além disso, tenho um ex-assessor do Brizola como ídolo – ídolo e exemplo, me inspiro nele para escrever – o jornalista e blogueiro Fernando Brito, do Tijolaço, que, justiça seja feita, escreveu um dos textos mais importantes da história do Brasil (sem eufemismo), o direito de resposta que Brizola ganhou no Jornal Nacional, no dia 15 de Março de 1994, lido por Cid Moreira.

Foi Através de Brito, também, que conheci uma frase de Brizola que, nesses tempos de golpe, não vai cansar de aparecer nas análises diárias de conjuntura:

“A política ama a traição e abomina o traidor”.

Não tem oração que possa descrever melhor o que se passa com o ex-governador mineiro, Aécio Neves, que, nas condições atuais, se encontra mais abandonado que chocolate Caribe na caixa de bombons sortidos da Garoto.

Quando leio informações de que Aécio inutiliza seus dias oscilando entre a ingestão de álcool e o derrame de lágrimas, não consigo deixar de visualizar o quão solitário está o senador mineiro, nesse cenário que devasta ,a vida e a história de sua família.

Jogado as traças por apoiadores que se dizem decepcionados, amigos que deletam fotospor vergonha e pela irmã Andréa que o quer na cadeia, Aécio é a melhor materialização da frase brizolista, se tornando o símbolo máximo de abominação que a história recente desse país proporcionou a um enganador.

Nem mesmo Cunha foi tão abandonado, diga-se de passagem. Afinal, existem figuras como o deputado Carlos Marun – presidente da comissão da Reforma da Previdência – que continuam defendendo o ex-deputado mesmo depois de sua prisão.

A traição de Aécio foi clara: enganou boa parte do seu eleitorado e o arrastou para um Golpe que afundou o Brasil. Desacreditou o pleito, usou e abusou da mídia para incendiar o país com um falso discurso de combate à corrupção e nomeou seus aliados mais fortes para derrubar Dilma e depois compor o governo ilegítimo de Michel Temer.

Como um bom farsante, daqui a um tempo não muito longínquo, Aécio, engolido pela trama que criou, entrará para a história representando uma das figuras políticas mais folclóricas que o país já viu: o abominável traidor dos neves.

Brizola não poderia ter mais razão

Governador entrega novas escolas na Mata Sul

Buscando reforçar ainda mais a estrutura da rede pública de Ensino pernambucana, o governador Paulo Câmara inaugurou, nesta sexta-feira (26.05), três unidades educacionais na região da Mata Sul. Em Palmares, foi entregue à população a nova sede da Escola Estadual Pedro Afonso de Medeiros. Já na cidade de Água Preta, o chefe do executivo estadual entregou também a Escola Municipal Padre Francisco Geraedts II e o Centro de Reabilitação Municipal Aristide Bezerra. Juntas, as estruturas vão atender mais de 1.500 alunos. Ao todo, foram investidos cerca de R$ 10,5 milhões nas três obras. 

"Viemos aqui para tratar da agenda do futuro. A educação é uma prioridade do nosso Governo e eu tenho certeza que esses equipamentos vão fazer a diferença na vida desses jovens e de suas famílias. O nosso esforço é diário para que a gente possa garantir o que há de mais precioso para o futuro das gerações de pernambucanos, que é um ensino de qualidade e que ofereça condições para que os alunos, com seu próprio empenho, atinja seus sonhos, cursando boas faculdades e conseguindo bons empregos”, destacou Paulo Câmara. 

A nova sede da Escola Estadual Pedro Afonso de Medeiros conta com 14 salas de aula, laboratórios de informática e ciências, biblioteca, pátio coberto, refeitório e quadra poliesportiva coberta, em área construída de mais de 2 mil metros quadrados. O equipamento, que recebeu um aporte de R$ 3,38 milhões, vai atender 416 estudantes de Palmares. 

"Essa unidade faz parte de um conjunto de seis escolas - quatro estaduais e duas municipais - construídas pelo Governo do Estado, dentro da Operação Mata Sul para o município de Palmares. Destas, quatro já foram entregues, com essa de hoje, e as outras duas serão inauguradas até o final do semestre. Agora, Palmares vai passar a ter o conjunto mais moderno de escolas públicas do Estado, proporcionalmente, explicou o secretário estadual de Educação, Frederico Amâncio. 

Para o aluno Davi Kened, de 17 anos, matriculado no 1 ano do Ensino Médio, a nova estrutura, além de bem construída e equipada, conta com uma localização de fácil acesso, tanto para os estudantes que moram no centro quanto para as populações mais afastadas. "Temos laboratórios maravilhosos, que antes não tínhamos acesso, e agora nos estimulam a desenvolver novas habilidades. Nossa biblioteca conta com livros de escritores e poetas conhecidos da região, e isso é muito legal. Sem falar que essa escola acolhe também o povo da Zona Rural pela facilidade de locomoção. Muitos ônibus passam próximo daqui, então não precisa andar muito para chegar na escola", afirmou. 

Após finalizar a agenda em Palmares, Paulo seguiu para Água Preta onde entregou a Escola Municipal Padre Francisco Geraedts II. Com um investimento de R$ 4,3 milhões, a unidade tem capacidade para atender 1.115 estudantes e contempla 15 salas de aula e uma quadra poliesportiva, cuja obra integra a Operação Mata Sul. Ainda no município, o governador inaugurou também o Centro de Reabilitação Municipal Aristides Bezerra – outro equipamento da rede municipal que foi reconstruído pelo Governo do Estado -, dentro da Operação Mata Sul. A unidade atende crianças, jovens e adultos com necessidades especiais, oferecendo serviços assistenciais, educacionais e culturais. Para a construção e aquisição dos equipamentos do centro, foram investidos 2,79 milhões.

Governo de Pernambuco entrega 32 novas viaturas para o Corpo de Bombeiros


Com objetivo de fortalecer as ações do Corpo de Bombeiros de Pernambuco, o governador Paulo Câmara entregou, em cerimônia realizada na manhã desta quinta-feira (25.05), no Palácio do Campo das Princesas, 32 novas viaturas à instituição. No total, são 20 carros de menor porte e 12 caminhonetes, que serão utilizadas nas unidades da Região Metropolitana do Recife (RMR) e do Interior. A ação faz parte do Plano de Segurança de Pernambuco, lançado em abril deste ano, que prevê investimentos de cerca de R$ 300 milhões na área. 

"Essa entrega faz parte do nosso plano, ao longo de 2017, de fortalecimento de toda a área operacional. Seja da Polícia Militar, dos Bombeiros Militares, ou da Polícia Civil. Estamos entregando hoje aos Bombeiros Militares 20 gols e 12 Hilux, que serão utilizados na área de fiscalização e resgate. São viaturas que irão para o interior, além de serem utilizados na RMR. O inverno está começando mais forte em nosso Estado, então os veículos irão ajudar muito em qualquer eventualidade que possa ocorrer", destacou o governador Paulo Câmara.

O chefe do Executivo estadual pontuou que a ação contribuem para a estratégia de fortalecer o Pacto Pela Vida. " É buscar dotar todas as unidades da Defesa Social de equipamentos condizentes com as respostas rápidas que precisam ocorrer sempre que houver algum tipo de distúrbio ou prejuízo à população", completou.

A nova frota irá atender as unidades da instituição localizadas nos municípios de Recife, Olinda, Vitória de Santo Antão, Carpina, Caruaru, Garanhuns, Surubim, Serra Talhada, Petrolina, Salgueiro, Arcoverde e Petrolândia. De acordo com o secretário de Defesa Social, Ângelo Gioia, a entrega das novas viaturas qualificará o trabalho dos batalhões. 

"Estamos, com esses investimentos do Governo, ampliando e qualificando a atuação do Corpo de Bombeiros em todo o Estado, do Litoral ao Sertão. Com mais fiscalização e apoio às prefeituras na padronização do funcionamento de estabelecimentos, prevenimos incêndios e acidentes. E, quando há ocorrências de emergência, temos melhor estrutura prestar o serviço de forma mais ágil e eficiente", assegurou.

O comandante geral do Corpo de Bombeiros Militar de Pernambuco, coronel Manoel Cunha, ressaltou o investimento na segurança e o fato de que todo o Estado de Pernambuco será contemplado com a utilização das viaturas.
"Com a ampliação, nós passamos para 11 polos de fiscalização no Interior do Estado. E nós estamos prestes a inaugurar também o Corpo de Bombeiros de Surubim, que era um desejo muito grande nosso. Fora isso, nós temos outros investimentos já sendo realizados, como a construção de carros pesados que serão utilizados no combate à incêndios, além de carros de salvamento e resgate. Um investimento de R$ 6 milhões, onde os carros estão sendo fabricados e transformados em viatura de incêndio para servir à população pernambucana", detalhou.

Os 20 veículos de menor porte (modelo Gol) auxiliarão os profissionais no trabalho de fiscalização de estabelecimentos comerciais, industriais, Operação Bar Seguro e na prevenção de incêndios. Já as 12 caminhonetes (modelo Hilux) serão utilizadas nas ações de salvamento, resgate e ocorrências de incêndios. As viaturas são locadas, o que prevê uma reposição imediata em caso de problemas mecânicos. No início do segundo semestre, os bombeiros receberão uma nova remessa de viaturas: estão em fabricação 10 veículos do tipo auto resgate e 7 Auto Bomba Tanques (ABT).

Concurso do Corpo de Bombeiros de Pernambuco



A Comissão de Concursos do Instituto de Apoio a Universidade de Pernambuco (Conupe/Iaupe) é a instituição organizadora do concurso público para o concurso público para o corpo de bombeiros militar de Pernambuco.

NÚMERO DE INSCRITOS: 29.099 (vinte e nove mil e noventa e nove)

185 (cento e oitenta e cinco) - deficientes 

VAGAS: 300 (trezentos) 

DIA DE PROVA: domingo (28/05/17)

LOCAIS DE PROVA: 59 prédios, distribuídos no Recife e Região Metropolitana, Caruaru, Arcoverde e Petrolina.

REGIÃO / POLO
QUANTIDADE DE PRÉDIOS
QUANTITATIVO DE INSCRITOS
RECIFE / REGIÃO METROPOLITANA
39
18.079
CARUARU
12
5.803
ARCOVERDE
04
2.070
PETROLINA
04
3.450


HORÁRIOS DAS PROVAS: Manhã: das 8h15 às 12h15. Tarde: das 14h15 às 18h15. Os portões serão fechados, impreterivelmente, às 8h pela manhã e às 14h a tarde, não sendo permitida a entrada após esse horário. O candidato só poderá sair da sala de prova após 3 (três) horas do seu início.

O candidato deverá comparecer ao local da prova com antecedência mínima de uma hora do horário fixado para o fechamento dos portões. Não será admitido ingresso de candidato aos locais de realização da prova após o horário fixado para o fechamento dos portões.

NOTA: Não serão permitidas, durante a realização das provas, consultas a anotações ou a livros bem como portar, no recinto, mochilas, bolsas, pochete, bagagem, boné, relógio, óculos escuros, qualquer espécie de equipamento eletrônico ou de aparelho de comunicação, aparelhos celulares, equipamentos auxiliares de memória ou outros de qualquer natureza, cujo porte excluirá o candidato do Concurso. Também não será permitido acesso de candidato às salas, portando qualquer tipo de arma, mesmo que o porte seja legal.

CARTÃO INFORMATIVO: podem ser emitidos até o dia do exame (28/05/17), no site:http://www.upenet.com.br, no link SDS Bombeiro Militar - 2017. Nesse caso, o candidato, assumirá, integralmente, os erros contidos no seu cartão. A Comissão não se responsabilizará pelo candidato que faltar à prova, por desconhecer o local de sua realização.

IDENTIFICAÇÃO DO CANDIDATO: para o acesso do candidato à sala de aplicação de provas será necessária a apresentação do Cartão Informativo e do Documento de Identidade Original ou de algum outro documento que possua foto e assinatura recentes e, ainda, de caneta esferográfica azul ou preta, fabricada em material transparente.

Documentação: carteiras expedidas pelo Ministério da Defesa, pela Secretaria de Defesa Social ou órgão equivalente, pelo Corpo de Bombeiros Militar e Polícias Militares de outras unidades da federação; carteiras expedidas pelos órgãos fiscalizadores de exercício profissional (ordens, conselhos); passaporte, carteiras funcionais do Ministério Público, carteiras funcionais expedidas por órgão público que, por lei federal, valham como identidade, carteira de trabalho, carteira nacional de habilitação (modelo com foto).

Não serão aceitos como documentos de identidade: certidões de nascimento, títulos eleitorais, carteiras de motorista (modelo sem foto), carteiras de estudante, carteiras ou crachás funcionais sem valor de identidade, nem documentos ilegíveis, não-identificáveis ou danificados, além dos documentos fora do prazo de validade.

PROVAS: DA PRIMEIRA FASE DO CONCURSO - EXAME DE HABILIDADES E CONHECIMENTOS: de caráter eliminatório e classificatório, esse exame consistirá de prova escrita que constará de 80 (oitenta) questões objetivas de múltipla escolha, cada uma com cinco alternativas de resposta, sendo apenas uma correta, e uma discursiva, em forma de redação dissertativa, distribuídas em quatro blocos temáticos.

O Exame será realizado em dois turnos, sendo o primeiro, o da manhã, dedicado aos blocos temáticos 2 e 3, totalizando 40 (quarenta) questões objetivas, e o segundo, o da tarde, destinado aos blocos temáticos 1 e 4, também com 40 (quarenta) questões, ambos com a redação dissertativa.

PROVA OBJETIVA – 80 Pontos
Bloco temático
Disciplinas
Número total de questões
(BLOCO 1) Linguagens, códigos e suas tecnologias
  
Língua Portuguesa
12
Conhecimentos de Informática
8

Total de questões do bloco
20
Acertos mínimos no bloco
6
(BLOCO 2) Matemática e suas tecnologias
   
 
 
Matemática
12
Raciocínio Lógico
8

Total de questões do bloco
20
Acertos mínimos no bloco
6
(BLOCO 3) Ciências da Natureza e suas tecnologias
   
 
 
Física
10
Biologia
10

Total de questões do bloco
20
Acertos mínimos no bloco
6

(BLOCO 4) Conhecimentos Jurídicos, Atualidades e Ciências Humanas
   
 
 
Direito Constitucional
10
Atualidades
5
História de Pernambuco
5

Total de questões do bloco
20
Acertos mínimos no bloco
6
Nota Mínima da Prova Objetiva
24 pontos
REDAÇÃO DISSERTATIVA - 20 Pontos
Nota mínima da Redação Dissertativa
10 pontos
Nota Mínima Geral
34 pontos

Cada questão objetiva terá o valor de um ponto. A redação dissertativa valerá 20 pontos. A prova será realizada em 4h.

GABARITO: O gabarito preliminar das provas será divulgado na Internet, no endereço eletrônicowww.upenet.com.br, após a conclusão da aplicação das provas.

RECURSOS: deverão se encaminhados para o e-mail: conupe.bombeiros2017@gmail.com, em até 03 (três) dias úteis, a contar do primeiro dia útil após a sua divulgação, prevista no Anexo II.

CLASSIFICAÇÃO: A classificação dos candidatos na primeira etapa dar-se-á na ordem decrescente das notas obtidas no Exame de Habilidades e Conhecimentos dos candidatos nele aprovados.

DAS ETAPAS DO CONCURSO:

DA PRIMEIRA ETAPA: Destinada à seleção de candidatos ao Curso de Formação e Habilitação de Praças, a Primeira Etapa constará das seguintes fases:

a) 1ª FASE: Exame de Habilidades e Conhecimentos, aferido por meio de aplicação de prova objetiva, de caráter eliminatório e classificatório;

b) 2ª FASE: Exame de Aptidão Física, de caráter eliminatório;

c) 3ª FASE: Avaliação psicológica, de caráter eliminatório;

d) 4ª FASE: Exames Médicos, de caráter eliminatório; e

e) 5ª FASE: Investigação social, de caráter eliminatório, que ocorrerá durante todas as Etapas e Fases do concurso, até o prazo de 120 (cento e vinte) dias contados a partir da data da matrícula dos candidatos no Curso de Formação.

DA SEGUNDA ETAPA: A Segunda Etapa do Concurso consistirá do Curso de Formação e Habilitação de Praças Bombeiro Militar (CFHP BM), de caráter eliminatório e classificatório, a cargo da Secretaria de Defesa Social, para o qual serão convocados apenas os 300 (trezentos) candidatos melhor classificados na primeira fase e considerados aptos em todas as demais fases da primeira etapa.

RESULTADO: O resultado final do Concurso será homologado através de Portaria Conjunta dos Secretários de Administração e de Defesa Social, publicada no Diário Oficial do Estado por ordem decrescente de pontuação, a qual informará o nome do candidato, a sua pontuação e classificação. Os candidatos deverão acessar o Diário Oficial do Estado pelo site www.cepe.com.br.

Os candidatos que, no ato da inscrição, se declararem com deficiência, se aprovados no concurso terão seus nomes publicados em lista à parte e figurarão também na lista de classificação geral.

VALIDADE: Este Concurso será valido por dois anos, a partir da sua primeira homologação, podendo ser prorrogado uma única vez por igual período.

DAS INSCRIÇÕES: aconteceram de 31/01 a 26/03/2017, via Internet, no endereço eletrônicowww.upenet.com.br, mediante o pagamento no valor de R$ 129,60 (cento e vinte e nove reais e sessenta centavos).

A Comissão lembra que será terminantemente proibido conduzir telefone celular ou qualquer outro tipo de aparelho eletrônico aos prédios dos locais de provas, sob a pena de ser excluído do processo de seleção.