sexta-feira, 18 de outubro de 2013

Horário de verão começa domingo, veja alguns truques para economizar enérgia


Do UOL, em São Paulo
Ainda que o ONS (Operador Nacional do Sistema) preveja uma economia de cerca de R$ 400 milhões com o horário de verão 2013/2014, previsto para começar a partir da 0h deste domingo (20) nas regiões Sul, Sudeste e Centro-Oeste, a medida não deve ter efeitos significativos no bolso do consumidor. É o que afirma Reinaldo Castro Souza, professor do Departamento de Engenharia Elétrica do Centro Técnico Científico da PUC-Rio (Pontifícia Universidade Católica do Rio de Janeiro).

Estados participantes

  • Arte UOL
Quando há ganhos para o consumidor, segundo ele, não passa de 1% do valor da conta de energia elétrica. "As reduções no consumo são mínimas, já que, mesmo que um pouco mais tarde, as lâmpadas vão continuar sendo acendidas. O uso do chuveiro geralmente passa para a posição verão que consome menos energia. Ainda assim usa-se mais o ar condicionado", explica o especialista.
A AES Eletropaulo, concessionária de energia elétrica de 24 municípios de São Paulo, afirma ser possível ter reduções mais significativas mediante algumas precauções. A recomendação inclui fechar o chuveiro enquanto ensaboa o corpo, trocar as lâmpadas incandescentes por fluorescentes, que gastam 60% menos energia que uma incandescente, trocar o monitor do computador por modelos LCD e não deixar aparelhos eletrônicos em stand-by [função que utiliza cerca de 15% a 40% de energia].
Os consumidores devem ainda, segundo a Eletropaulo, evitar colocar geladeiras ou freezers próximos ao fogão, já que acabam utilizando mais energia elétrica para compensar o ganho de temperatura. Roupas ou tênis também não devem ser colocados para secar atrás dos refrigeradores.

Nenhum comentário:

Postar um comentário