sexta-feira, 1 de julho de 2016

Lucas Ramos discute implantação de adutora em Santa Maria da Boa Vista

A implantação da Adutora da Redenção, em Santa Maria da Boa Vista, ganha novo fôlego. O deputado estadual Lucas Ramos (PSB), acompanhado pela prefeita do município, Eliane Costa (PSL), e pelo ex-prefeito Rogério Júnior, participou de uma reunião nesta quinta-feira (30) com o gerente de Obras para o Interior da Compesa, Bruno Florêncio, para avaliar a conclusão do trabalho que garantirá água tratada para famílias da região de sequeiro do município.

Quando estiver concluída, a adutora, idealizada pelo ex-prefeito Rogério, levará água encanada para aproximadamente cinco mil pessoas dos distritos de Badajó, Icó, São José, Pato, Mandacaru, Lagoa do Barro, Acoã, entre outros. “Queremos livrar as famílias da zona rural de Santa Maria da Boa Vista da dependência dos carros-pipa, garantindo o abastecimento com água de qualidade”, comentou Lucas Ramos.

O parlamentar destacou a sintonia entre Estado e Prefeitura, fundamental para retomada da obra. “A entrega da adutora será a coroação de um trabalho que é fruto da parceria entre Governo, através da Compesa e Secretaria de Agricultura, Prefeitura de Santa Maria e nossa atuação, que destinou emenda parlamentar para garantir o término do serviço”, salientou.

Paulo garante o início de novas obras de infraestrutura em Brejinho


BREJINHO - Após cumprir agenda administrativa no Recife, nesta quinta-feira (30.06), o governador Paulo Câmara seguiu para o município de Brejinho, no Sertão do Pajeú, onde autorizou o início de novas obras. No evento, que aconteceu no Pátio da Feira, o chefe do Executivo estadual destinou cerca de R$ 740 mil para a construção de sistemas de abastecimento de água em comunidades rurais da localidade. Além disso, também foram investidos R$ 463 mil do Fundo Estadual de Apoio ao Desenvolvimento Municipal (FEM) para a construção da Praça Central da cidade.


Acompanhado do prefeito José Vanderlei e de auxiliares, o chefe do Executivo pernambucano reforçou a importância do investimento para os moradores da cidade. "Em tempos de restrições orçamentárias, nós temos que ser cuidadosos e aplicar bem os recursos. Além disso, é necessário fazer parcerias bem feitas em favor do povo. É juntar o dinheiro da prefeitura, do Estado e da União para transformar a vida das pessoas", defendeu.


Ao ressaltar os desafios de normalizar o abastecimento de água na região, Paulo reiterou a disposição do Governo de Pernambuco em reduzir os problemas. "Diante do atraso nas obras federais que resolveriam essa questão de maneira permanente, nós temos que trabalhar para minimizar os transtornos da seca. Com relação à necessidade de Brejinho, nós vamos avançar em outros projetos", assegurou Câmara.


A implantação dos sistemas de abastecimento será concluída em 90 dias. O investimento vai beneficiar 164 famílias dos Sítios Ladeira, Serrinha e Xavier, todos na Zona Rual de Brejinho. O secretário de Agricultura e Reforma Agrária, Nilton Mota, destacou a realização do investimento para a população. "A nossa intenção é minimizar os efeitos da crise hídrica. É importante destacar que esse é um trabalho realizado em parceria", disse Nilton, referindo-se à prefeitura, que fez os projetos, e ao Governo Federal, que cedeu os recursos, através do programa Água para Todos.


QUALIDADE DE VIDA -  Além de contribuir para a urbanização da cidade, o novo equipamento será mais uma opção de saúde e lazer para a população. O projeto da prefeitura contempla a instalação de bancos, pista de cooper e novas áreas de convivência. Para o prefeito José Vanderlei, as parcerias com o Governo de Permambuco são fundamentais para a administração municipal. "A construção dessa praça era um pedido antigo e importante para a população", salientou o gestor, que foi o primeiro do Estado a iniciar o trabalho com recursos da terceira edição do FEM.


O Fundo Estadual de Apoio ao Desenvolvimento Municipal (FEM) foi criado, em 2013, pelo ex-governador Eduardo Campos. O mecanismo foi implantado para minimizar os efeitos da crise e manter a economia aquecida nos municípios pernambucanos. Os repasses são feitos pelo Governo do Estado, a partir da apresentação de um plano de trabalho produzido pela pela prefeitura. Participaram deste ato o deputado federal Gonzaga Patriota; os deputados estaduais Angelo Ferreira e Ricardo Costa; além de vereadores e prefeitos da região.

PSB defende celeridade para votação de cassação de Cunha


Formada por 33 deputados, a bancada do PSB na Câmara Federal defende que não haja recesso parlamentar entre os dias 18 e 31 de julho para que haja continuidade nos processos de votação nas comissões e no Plenário da Casa. Os parlamentares manifestam compromisso com o estrito cumprimento dos prazos regimentais no processo de cassação do deputado afastado Eduardo Cunha (PMDB-RJ). Para os socialistas, é fundamental se votar a cassação dele antes do início das campanhas municipais.

O deputado federal Danilo Cabral explica que a bancada está atenta a eventuais manobras e interferências no sentido de evitar o cumprimento dos prazos para que a questão seja apreciada pelo Plenário. “Superar esta questão para que se destrave a pauta que a sociedade deseja que seja discutida e, com isso, o Legislativo recupere sua autoridade e legitimidade enquanto Poder”, afirma.

Os parlamentares do PSB pedem, então, que o presidente da Comissão de Constituição e Justiça e de Cidadania, deputado Osmar Serraglio (PMDB-PR), convoque reunião extraordinária, a ser realizada na segunda-feira (4) para deliberar a matéria em questão. Na próxima semana, devido ao período junino, o presidente da Câmara, Waldir Maranhão (PP-MA), afirmou que a Casa fará um esforço concentrado para de votações.
Segue a nota oficial do PSB:
“A Bancada do Partido Socialista Brasileiro (PSB) na Câmara dos Deputados manifesta publicamente o seu compromisso com o estrito cumprimento dos prazos regimentais no processo de cassação (Rec nº 144/16) do deputado afastado Eduardo Cunha (PMDB-RJ), em atenção aos deveres fundamentais dos parlamentares de respeitar e cumprir a Constituição Federal e as normas internas dessa Casa, de defender o interesse público e de exercer o mandato com dignidade e respeito à vontade popular.
Portanto, pedimos ao presidente da Comissão de Constituição e Justiça e de Cidadania, deputado Osmar Serraglio (PMDB-PR), que CONVOQUE reunião extraordinária, a ser realizada na segunda-feira (4), em horário compatível com os demais trabalhos legislativos convocados para essa data, destinada à deliberação da matéria em questão.
Em tempo, solicitamos que seja comunicado ao relator designado, deputado Ronaldo Fonseca (PROS-DF), para que ofereça o parecer no prazo de cinco dias úteis previsto no Código de Ética e Decoro Parlamentar, a fim de que se viabilize a sua apreciação na Reunião extraordinária a ser convocada.
Considerando a proximidade dos Jogos Olímpicos e das eleições municipais, eventos que podem contribuir com o retardo do processo, seguimos atentos a eventuais manobras e interferências no sentido de evitar o cumprimento dos prazos para que a questão seja devidamente apreciada.”

Prisão de Cavendish atinge Cunha e Cabral

247-A prisão do empresário Fernando Cavendish, dono da construtora Delta, pode trazer implicações para Eduardo Cunha e Sérgio Cabral, caso opte pela delação premiada. A informação é do jornalista Andrei Meireles (aqui). 
"Quem acompanhou os bastidores da CPMI do Carlinhos Cachoeira, em 2012, sabe do empenho de Eduardo Cunha para transformar as apurações em pizza. Como Cachoeira e Cavendish mantinham esquemas suprapartidários, apesar de todo o escândalo, Cunha e outros parceiros não tiveram maiores dificuldades na empreitada. Para salvar Cavendish, Eduardo Cunha fez de um tudo: negociou apoios de parlamentares, procurou jornalistas para repassar munição sobre escândalos paralelos e tirar o foco de Cavendish, e usou esses novos casos para influenciar a comissão de inquérito. Deu certo. Ninguém foi punido", informa Andrei Meireles.
Segundo ele, o emprenho de Cunha fez ele conquistar apoios decisivos como o do então governador Sérgio Cabral e se elegeu líder do PMDB em fevereiro de 2013.  

Elias anuncia Heraldo como candidato ainda hoje

Chegou ao fim a novela mexicana da escolha do candidato a prefeito de Jaboatão dos Guararapes, indicado pelo atual prefeito Elias Gomes (PSDB). Ainda hoje, o tucano anuncia a candidatura do vice Heraldo Selva, filiado ao PSB, tendo na vice Conceição Nascimento (PSDB).
Com isso, fica muito claro que houve uma interferência direta do governador Paulo Câmara e da cúpula do PSB Pernambucano, porque Heraldo, além de ser socialista, tem relação histórica com a família do ex-governador Eduardo Campos. Resta saber se isso terá implicações no Cabo de Santo Agostinho, onde Elias quer eleger o filho Betinho Gomes (PSDB) prefeito numa disputa que envolve também o PSB, cujo candidato é o deputado estadual Lula Cabral.(Do blog de magno martins)

quarta-feira, 29 de junho de 2016

Por que o MP rejeita a delação de Cunha?

247Integrantes do Ministério Público Federal mandaram um recado pelo colunista Lauro Jardim, do Globo. Em uma nota publicada nesta quarta-feira 29, o jornalista afirma que são grandes as chances de uma possível delação premiada de Eduardo Cunha (PMDB-RJ) não ser aceita.
Entre os motivos estaria o de que o deputado afastado pode ser um troféu para os procuradores na Operação Lava Jato, e com a delação, ele poderia se livrar da prisão. Outra razão, de acordo com o colunista, é de que, a essa altura, Cunha teria capacidade reduzida de entregar peixes grandes.
"De que adianta ele delatar 80 deputados do baixo claro?", teriam questionado membros do MP. Outra nota sobre o tema, publicada na coluna Painel, da Folha, diz que Cunha concluiu que o procurador-geral da República, Rodrigo Janot, dificilmente aceitaria uma proposta sua de delação premiada.
O jornalista Fernando Brito, do Tijolaço, questiona: "Estranha lógica a dos 'fiscais da lei': 'só' oitenta cidadãos que têm o direito de decidir, com seu voto, como serão as leis do país, os direitos do povo e o destino dos dinheiros públicos? Ou será que suas excelências se preocupam que Cunha, delatando, fale dos peixes grandes com os quais conversava como chefe do cardume?" Leia mais aqui.

Aumento do bolsa familia: Com Dilma, era eleitoreiro; com Temer, pode

247 - A ex-ministra do Desenvolvimento Social e Combate à Fome no governo Dilma Rousseff, Tereza Campello, criticou nesta quarta-feira 29 a contradição dos críticos do governo do PT e do Bolsa Família depois que o governo interino de Michel Temer anunciou um reajuste de 12,5% para o programa a partir de julho.
"Diziam que a autorização dada por Dilma era ilegal, que era irresponsabilidade fiscal e era eleitoreira. Agora pode?", questionou Tereza, sobre o aumento de 9% anunciado por Dilma no dia 1º de maio desse ano. Na ocasião, o anúncio foi duramente criticado por Moreira Franco, forte aliado de Temer, que disse que a presidente fazia "pacote de bondades" em plena crise.
Para a ex-ministra, o reajuste anunciado hoje foi um recuo do governo interino, que achou que "iria ficar impune" ao "não conceder o reajuste anunciado pela Presidenta Dilma".

Toffoli revoga prisão do ex-ministro Paulo Bernardo

Do G1
O ministro Dias Toffoli, do Supremo Tribunal Federal, atendeu um pedido do ex-ministro Paulo Bernardo Silva e revogou a prisão dele, determinando que a Justiça de São Paulo fixe medidas cautelares. Ex ministro dos governos de Luiz Inácio Lula da Silva e Dilma Rousseff, Paulo Bernardo foi preso na última quinta-feira (23) pela Operação Custo Brasil, da Polícia Federal (PF), um desdobramento da Lava Jato.
A defesa do petista alegava que a prisão dele era ilegal e que o ex-ministro não tinha envolvimento com as eventuais irregularidades identificadas no Ministério do Planejamento. Apesar do apelo dos advogados, a Justiça Federal de São Paulo havia mantido na segunda-feira (27) a prisão preventiva (sem prazo determinado) de Paulo Bernardo.
Segundo o Ministério Público Federal (MPF), o ex-ministro foi um dos principais beneficiados do esquema de propina que teria desviado R$ 100 milhões dos funcionários públicos federais que fizeram empréstimos consignados.
A Grupo Consist – empresa contratada pelo Ministério do Planejamento na gestão de Paulo Bernardo para operar os empréstimos consignados a funcionários públicos – cobrava mais do que deveria e repassava 70% do seu faturamento para o PT e para políticos. A propina paga entre 2009 e 2015 teria chegado a cerca de R$ 100 milhões.
No despacho no qual determinou a soltura de Paulo Bernardo, Toffoli afirmou que houve um "flagrante constrangimento ilegal" na prisão do ex-ministro. Na visão do magistrado, a decisão do juiz federal de primeira instância de mandar prender o petista se baseia, "de modo frágil", na conclusão pessoal de que, em razão de ser ex-ministro e ter ligação com outros investigados e com a empresa suspeita de ter cometido as irregularidades, Paulo Bernardo "poderia interferir na produção de provas".
Toffoli ressaltou na decisão que o magistrado da Justiça Federal de São Paulo não indicou no mandado de prisão "um único elemento fático concreto que pudesse amparar essa ilação".
"Vislumbro, na espécie, flagrante constrangimento ilegal passível de ser reparado mediante a concessão de habeas corpus de ofício", destacou o ministro do STF em trecho da decisão.
"A prisão preventiva para garantia da ordem pública seria cabível, em tese, caso houvesse demonstração de que o reclamante estaria transferindo recursos para o exterior, conduta que implicaria em risco concreto da prática de novos crimes de lavagem de ativos. Disso, todavia, por ora, não há notícia", complementou Toffoli.

ARPE autoriza reajuste das passagens intermunicipais

A Agência de Regulação dos Serviços Públicos Delegados do Estado de Pernambuco – ARPE, por meio da Resolução ARPE nº 110, autorizou a recomposição dos efeitos da inflação pela variação acumulada do IPCA/IBGE, no percentual equivalente complementar de 16,5035%, para os coeficientes tarifários aos Serviços Rodoviários Intermunicipais de Transportes de Passageiros do Estado. O reajuste passa a valer a partir de amanhã.
Com o aumento, o preço de cada bilhete poderá sofrer acréscimo máximo que variam de R$ 0,04 a R$ 0,14 por quilômetro percorrido, conforme o tipo de serviço oferecido pela empresa. A recomposição dos coeficientes tarifários visa manter o equilíbrio econômico-financeiro dos serviços prestados pelo Sistema de Transporte Coletivo Intermunicipal de Passageiros do Estado de Pernambuco - STCIP/PE.
Confira os valores da recomposição por trecho e tipo de serviço:
I – Serviços regulares de características rodoviárias
K1 = de R$ 0,16 para R$ 0,20
K2 = de R$ 0,18 para R$ 0,24
II – Serviços regulares de características rodoviárias dotados de sanitários
K3 = de R$0,17 para R$ 0,21
K4 = de R$ 0,19 para R$ 0,25
III – Serviços complementares de características rodoviárias
K5 – de R$ 0,20 para R$ 0,25 – serviço executivo
K6 – de R$ 0,32 para R$ 0,42 – serviço tipo leito
K7 – de R$ 0,45 para R$ 0,59 – serviço leito-cama
IV – Serviços complementares de características urbanas
K8 – de R$ 0,14 para R$ 0,16 – estradas pavimentadas
K9 – de R$ 0,15 para R$ 0,20 – estradas não pavimentadas
A resolução foi publicada no Diário Oficial do Estado e divulgada no site da Arpe (www.arpe.pe.gov.br) nesta quarta-feira.

Humberto cobra Temer por retrocessos em área social

(Foto: Jefferson Rudy / Agência Senado)
O senador Humberto Costa (PT) questionou, nesta terça-feira (28), o anúncio de novos cortes de programas sociais feito pelo governo do presidente interino, Michel Temer (PMDB) e as mudança proposta pelo peemedebista para aumentar para 70 a idade mínima para a aposentadoria. Segundo ele, as medidas são consideradas como “retrocessos” na área social.
“Estamos diante de um governo marcha a ré, de um governo que ataca conquistas e suprime direitos, de um governo ilegítimo, rechaçado pela população brasileira com altos índices de rejeição, um governo que vive nas cordas, manobrando para não ser lavado a jato”, avaliou o senador.
Entre os novos cortes anunciados pela equipe de Temer está a suspensão de todas as ações na área de direitos humanos pelos próximos três meses, como as que tratam de pessoas com deficiência, das crianças e dos adolescentes e da proteção a ameaçados de morte. Além disso, o governo interino também revogou a nomeação e a recondução de metade dos 24 conselheiros do Conselho Nacional de Educação (CNE).
“O CNE é um dos principais foros de discussão das políticas nacionais de educação e, agora, foi completamente esvaziado por Temer, que investe contra mais esse espaço privilegiado de diálogo e de ideias de uma área extremamente sensível”, disse o parlamentar.
Humberto também criticou Temer por adiar a votação de medidas anticorrupção, propostas pelo Ministério Público Federal. “Depois de acabar com a Controladoria-Geral da União e ter gente muito próxima flagrada tramando contra a Operação Lava-Jato, esse governo ilegítimo dá outro duro golpe no combate à corrupção”, afirmou.

Marco Aurélio critica prisões para se obter delações

247 - O ministro do Supremo Tribunal Federal, Marco Aurélio Mello, criticou, nesta terça-feira (28) a forma como as delações premiadas estão sendo feitas no Brasil. Segundo ele, é um retrocesso prender preventivamente uma pessoa para fragilizá-la e conseguir que colabore com a Justiça, numa referência clara a Operação Lava-Jato.
"Não sei onde vamos parar, porque hoje prender-se para depois apurar-se é a tônica. Prende-se até mesmo para fragilizar o homem e se lograr a delação premiada. Enquanto não delata, não é libertado, se recorre sucessivamente e fica por isso mesmo. Avança-se culturalmente assim? Não, é retrocesso. É retrocesso quanto a garantias e franquias constitucionais. Adentra-se um campo muito perigoso quando se coloca até mesmo em segundo plano o princípio da não culpabilidade" disse ele durante sessão da Primeira Turma do STF.

Cunha entregou a fatura

Carlos Chagas
O deputado Eduardo Cunha confirmou o encontro, domingo, com o presidente Michel Temer, cuja assessoria de imprensa negou. Pelo jeito, conversaram no palácio da Alvorada. Terá sido um acerto de contas entre os dois. Porque Temer não chegaria à presidência da República, mesmo interina, sem a colaboração de Cunha. A ele coube aceitar e dar andamento ao pedido de impeachment contra Dilma Rousseff, bem como colaborar para a maciça votação dos deputados em favor do afastamento da presidenta.
O problema é que Madame deu o troco. Desencavou dos meandros da espionagem oficial informações variadas a respeito do comportamento do deputado no capítulo do aproveitamento de dinheiros públicos.
O resultado foi Dilma afastada do palácio do Planalto,por 180 dias, e Cunha impedido de exercer a presidência da Câmara.
Como Temer só chegou à presidência da República, mesmo como interino, graças às manobras de Cunha, a conta ficou em aberto, diante da possibilidade de sua cassação, para acontecer ainda esta semana, conforme as previsões. Resultado: o deputado entregou a fatura. Ou conta com o apoio do presidente para mobilizar as bancadas governistas e evitar sua degola, ou revela episódios ainda desconhecidos envolvendo Michel, hipótese capaz de devolver o poder a Dilma, ainda dentro do prazo de 180 dias.
Nessa intrincada equação, ainda inconclusa, papel fundamental cabe ao ministro Teori Zavaski, do Supremo Tribunal Federal. Depende dele acionar a lâmina da guilhotina capaz de fulminar Eduardo Cunha, ainda esta semana, ou aguardar o tempo necessário para que se faça sentir a influência de Michel Temer, se ele aceitar pagar o que deve.
Folha de S.Paulo - Mariana Haubert
Parte dos senadores que participaram do jantar com o ministro da Fazenda, Henrique Meirelles, nesta terça (28), classificou o encontro como "frustrante" porque o ministro não deu indicações claras sobre quais são as prioridades para a área econômica no Congresso e "lavou as mãos" do governo em relação aos reajustes para diversas categorias do funcionalismo público.
Os senadores esperavam que o ministro fosse mais claro em relação ao aumento de salários, já que a previsão é de que eles terão um impacto de R$ 67,7 bilhões até 2019. Os parlamentares questionaram Meirelles se o pacote de reajuste seria prioridade ou se o governo teria outra posição.
"Ao não termos uma resposta muito objetiva, realmente fica essa posição, já que a pauta da população brasileira é exatamente conter despesas. Ele disse que o Parlamento vai avaliar. Não vamos a esse nível de apoiar todos esses aumentos, mas também tem que ter uma posição do governo e não só a posição do Parlamento. Ele é o comandante da política monetária do país", reclamou o líder do DEM, Ronaldo Caiado (GO), ao deixar o encontro.
O jantar foi organizado pelo presidente do Senado, Renan Calheiros (PMDB-AL), na residência oficial. Compareceram 45 senadores, além do anfitrião.
Nenhum senador de oposição foi ao evento. O boicote foi anunciado pelo senador Lindbergh Farias (PT-RJ) na tarde desta terça.
De acordo com ele, a decisão foi tomada porque os partidos que defendem a presidente afastada Dilma Rousseff não reconhecem a legitimidade do presidente interino, Michel Temer.
Após o jantar, outros senadores aliados apontaram uma contradição do governo ao não se posicionar claramente em relação aos reajustes salariais e ao mesmo tempo defender propostas de austeridade econômica para recuperar a situação fiscal do país.

A volta dos que não foram

A Comissão de Assuntos Econômicos do Senado discutia o projeto de reajuste para os servidores do Judiciário.
A bancada do PSDB criticava a medida, apontando a contradição entre a criação de novas despesas e a necessidade de cortes para o equilíbrio das contas públicas.
O senador Romero Jucá (PMDB-RR), ex-ministro do Planejamento de Michel Temer, pediu a palavra e fez uma defesa contundente do governo interino e da necessidade do aumento salarial.
Ao que se viu o senador Armando Monteiro (PTB-PE), ex-ministro da Indústria de Dilma, comentar:
— Esperávamos o ministro de direito, mas apareceu o ministro de fato… (Natuza Nery - Painel - Folha de S.Paulo)

terça-feira, 28 de junho de 2016

Explosões e tiros provocam mortes em aeroporto de Istambul

Ao menos 36 pessoas morreram e mais de 90 ficaram feridas após explosões e disparos de tiros nesta terça-feira no aeroporto de Ataturk, o principal de Istambul - e um dos mais movimentados de toda a Europa.
Segundo os relatos, pelo menos três pessoas estariam envolvidas no atentado - uma delas teria usado um fuzil Kalashnikov para abrir fogo em uma das entradas do aeroporto.
O prefeito de Istambul, Vasip Sahin, afirmou a jornalistas que três homens-bomba fizeram um ataque. A polícia teria aberto fogo para "neutralizar os suspeitos". Os voos foram suspensos.
Os turistas sul-africanos Paul e Susie Roos, que se prepararam para voltar a seu país, contaram à Associated Press que ouviram os disparos quando estavam chegavam à área de embarque.
"Havia um homem andando de um lado para o outro. Ele estava vestido de preto e tinha uma arma", afirmou ele.

Pernambuco aposta na integração para fortalecer Ensino Fundamental e Educação Infantil nos municípios

Com o objetivo de contribuir para a melhoria do desempenho do Ensino Fundamental no Estado, o Governo de Pernambuco lançou, nesta terça-feira (28.06), o Programa Educação Integrada. A ferramenta possibilitará a ampliação da parceria e da colaboração entre a administração estadual e os municípios, com o apoio de cinco instituições. A ação pavimentará a elevação dos índices educacionais, garantindo a continuidade da evolução dos resultados da educação pública alcançados no Estado. Pernambuco é hoje o Estado com o menor índice de evasão escolar e ocupa a 4ª posição no ranking nacional do Índice de Desenvolvimento da Educação Básica (Ideb). Antes da implantação do Pacto pela Educação, em 2008, o estado ocupava a 22ª posição.


“A Educação é o alicerce de qualquer política pública e sociedade mais justa. Qualquer avanço que queiramos dar no nosso Estado tem que ter a educação como pilar necessário. Entendemos que chegou o momento, junto com diversas organizações que pensam a educação, de levarmos também essa nossa experiência aos municípios. Vamos trocar experiências, ver o que está dando certo e que pode ser replicado e vamos trazer as experiências dos municípios que estão dando certo também para o Estado”, defendeu Paulo Câmara. 


Com o programa, os municípios passam a aplicar o modelo de gestão por resultados do Pacto pela Educação - uma parceria entre as Secretaria de Educação (SEE) e Planejamento e Gestão (Seplag) -, com as metas a serem alcançadas. O programa seguirá quatro grandes eixos: qualificação da Educação Infantil, fortalecimento das ações de alfabetização, implantação de uma escola de tempo integral em cada um dos municípios, além do apoio aos municípios no âmbito da gestão. O Governo do Estado também destinará cerca de R$ 10 milhões em investimentos para realização de melhorias na infraestrutura nas unidades de ensino que receberão o ensino integral. As escolas já estão sendo avaliadas e a previsão de implantação é o ano de 2017. 


Para esta primeira fase (projeto piloto), foram selecionados 15 municípios das 12 Regiões de Desenvolvimento do Estado. No futuro, outras cidades pernambucanas serão contempladas pela iniciativa. Ao destacar que a melhoria na educação é um trabalho permanente e contínuo, o chefe do Executivo estadual também ressaltou a contribuição do ensino em tempo integral. “Também vamos levar esse modelo das escolas em tempo integral, que no nosso entender faz a diferença para que os municípios também tenham condições de, no Ensino Fundamental, oferecer uma educação integral que possa melhorar a qualidade do ensino de Pernambuco”, frisou.


A abrangência desta primeira fase do programa envolve 447 escolas e cinco mil professores, beneficiando mais de 93 mil estudantes nas redes municipais, desse conjunto de 15 municípios. O processo de implantação do projeto piloto será realizado nos próximos dois anos, seguindo até 2018. A previsão é expandir o número de cidades beneficiadas após esse período. 


O secretário estadual de Educação, Fred Amâncio, explicou que a dinâmica de implantação dos eixos que norteiam o programa será realizada simultaneamente. “Não vamos começar com uma etapa e depois ir para outra. Já começamos esse trabalho. Nosso primeiro projeto, que é focado na leitura para as crianças, envolve pré-escola e alfabetização. Já começamos a fazer visitas em todas as escolas municipais para identificar qual será transformada em escola em tempo integral e devemos, até o final de julho, anunciar qual será. E vamos trabalhar nos próximos meses para construção da estratégia e implantá-la para 2017”, detalhou. 


Representando os prefeitos dos municípios contemplados, José Patriota, gestor de Afogados da Ingazeira, elogiou a “visão" do Governo do Estado para a área de Educação. “Isso é uma partida. Não adianta jogar toda a carga no Ensino Médio se o Ensino Fundamental não der a resposta nos primeiros anos escolares. Acho que isso é fundamental e estratégico porque, a partir daí, a criança e o adolescente vão evoluir e nós vamos gastando menos e reduzindo os desperdícios”, avaliou.


A realização deste projeto piloto conta com o apoio operacional, técnico e financeiro das seguintes instituições: Unicef, Neoenergia, Instituto Natura, Instituto de Co-Responsabilidade pela Educação (ICE) e Instituto Sonho Grande. Presidente do Instituto Natura, David Saad, parabenizou a iniciativa do Governo de Pernambuco e justificou a participação da instituição. “Essa é uma iniciativa muito importante. É muito raro ter Estados pelo Brasil que tenham essa preocupação de colaborar com os municípios. Essa é mais uma das várias parcerias que a gente tem aqui com o Estado de Pernambuco e isso acontece porque a gente percebe a seriedade com que esse assunto da educação é tratado”, elogiou.


Escolhidos com base em indicadores de desenvolvimento educacional e social, os 15 municípios contemplados com a ação são: Camaragibe (Metropolitana), Itapissuma (Metropolitana), Timbaúba (Mata Norte), Tamandaré (Mata Sul), Santa Cruz do Capibaribe (Agreste Setentrional), Bonito (Agreste Central), São Bento do Uma (Agreste Central), Bom Conselho (Agreste Meridional), Arcoverde (Sertão do Moxotó), Afogados da Ingazeira (Sertão do Pajeú), Flores (Sertão do Pajeú), Floresta (Sertão de Itaparica), Salgueiro (Sertão Central), Cabrobó (Sertão do São Francisco) e Trindade (Sertão do Araripe).


Participaram da solenidade os representantes das instituições: Romeu Donizete Rufino, diretor geral da Agência Nacional  de Energia Elétrica (Annel);  Antônio Carlos Sanches, presidente da Celpe; David Saad, diretor presidente do Instituto Natura; Win Desmedt, diretor de Parcerias da Unicef; Jane Santos, chefe do Escritório da Unicef em Recife; Marcos  Antônio Magalhães, presidente do Conselho de Administração do Instituto de Co-Responsabilidade pela Educação (ICE Brasil); Igor Xavier Correia Lima,  diretor presidente do Instituto Sonho Grande.


Acusado da Lei Rouanet pedia morte de Lula e Dilma

Do blog de magno martins-Júlio Plácido, sócio diretor da J2A Eventos, empresa acusada pela Policia Federal de desviar verbas da Lei Rouanet para bancar casamentos e festas privadas posta com frequência xingamentos e ofensas a Dilma, Lula, ao prefeito de São Paulo Fernando Haddad e frequenta passeatas contra a corrupção.
É provável que ele esteja entre as pessoas que foram presas nesta terça-feira (28) na Operação Boca Livre. Em alguns posts Júlio Plácido pede para que Lula seja assassinado e xinga a presidenta afastada de "vaca".
A operação deflagrada hoje diz que produtores culturais, dentre eles a empresa J2A Eventos, integram um grupo ligado a eventos e são responsáveis pelo desvio de cerca de R$ 180 milhões de recursos da Lei Rouanet, do governo federal. Foram cumpridos 14 mandados de prisão temporária de integrantes desse grupo, que atua desde 2001 em São Paulo.
Um dos episódios que mais chamou a atenção da PF foi o casamento de Felipe Amorim e Caroline Monteiro, organizado pela empresa de Plácido, que aconteceu na luxuosa praia em Florianópolis chamada de Jurerê Internacional no dia 22 de abril deste ano na boate 300 Beach Club. O evento contou com a atração musical do sertanejo Leo Rodriguez, que interpreta hits como "Vai No Cavalinho", "Bara Bará Bere Berê" e "Gordinho da Saveiro".

segunda-feira, 27 de junho de 2016

Governo de Pernambuco lança programa para elevar a qualidade da educação básica no Estado


O governador Paulo Câmara apresenta, nesta terça-feira (28.06), o Programa Educação Integrada de Pernambuco. A iniciativa vai fortalecer a educação básica no Estado, através de parcerias com os municípios. Na prática, a ação vai aperfeiçoar a gestão escolar, a qualificação dos profissionais e ampliar o apoio pedagógico nas unidades públicas contempladas pela força tarefa. Além disso, o planejamento incluiu ainda a implantação de uma escola em tempo integral em cada uma das 15 cidades selecionadas pelo projeto.


A partir deste trabalho integrado, o Estado espera elevar os índices educacionais dos alunos da rede pública. Para aperfeiçoamento do gerenciamento, os selecionados serão contemplados com o modelo de gestão por resultados do Pacto pela Educação. O programa estadual conta com apoio do Fundo das Nações Unidas para a Infância (Unicef), o Grupo Neoenergia, o Instituto Natura, o Instituto de Co-Responsabilidade pela Educação (ICE) e o Instituto Sonho Grande.

Temer teve encontro secreto com Cunha

247 – Quatro dias depois de o Supremo Tribunal Federal ter tornado o presidente afastado da Câmara, Eduardo Cunha (PMDB-RJ), réu na corte pela segunda vez, por unanimidade, o presidente interino, Michel Temer, teve um encontro secreto com o peemedebista no Palácio do Jaburu neste domingo.
O tema do encontro: "avaliar o quadro político atual". Cunha não confirmou a visita à residência oficial da vice-presidência – "não estive com ele ontem", disse –, que acabou sendo confirmada por assessores de Temer. Segundo reportagem de Carla Araújo e Erich Decat, a reunião teria sido uma iniciativa de Cunha.
Com a filha e a esposa nas mãos do juiz Sergio Moro e prestes a ser cassado na Câmara dos Deputados, além dos dois inquéritos contra ele que correm no Supremo, Cunha, que foi o responsável principal pelo impeachment sem crime de responsabilidade da presidente Dilma Rousseff, apela a Temer para tentar sobreviver.
Recentemente, houve rumores de que integrantes do Palácio do Planalto tentar dissuadir Cunha a renunciar ao cargo, a fim de salvar o mandato e também para livrar o caminho para a eleição de um sucessor, que tiraria o interino Waldir Maranhão (PP-MA), alvo de críticas de todos os lados. O governo teme um racha na base aliada da Câmara durante a escolha de um novo nome.
Alvo da Lava Jato, o deputado já anunciou que, se cair, levará consigo 150 parlamentares que estariam comprometidos com o esquema de corrupção, outro temor do Palácio do Planalto comandado pelo PMDB. Em entrevista na sexta-feira, Temer fez elogios a Eduardo Cunha, ao dizer que ele não lhe atrapalha em "absolutamente nada" e que era "claro" que os dois conversavam.

Paulo Câmara e Ana Luiza recebem membros da comunidade Católica do Estado


O governador Paulo Câmara e a primeira-dama Ana Luiza Câmara ofereceram um jantar, neste domingo (27.06), a integrantes da comunidade Católica do Estado. No encontro, que ocorreu no Palácio do Campo das Princesas, no Recife, o gestor se inteirou das ações promovidas pela Igreja e aproveitou para reiterar o seu apoio às obras tocadas pela congregação. Paulo também destacou a contribuição da instituição para a cultura de paz em Pernambuco.

"A Igreja tem um papel fundamental na sociedade. Está à frente de obras importantes, sendo um agente de destaque na promoção de diversas ações que semeiam a solidariedade e o amor ao próximo. Essa atuação tem nos ajudado na construção de um Estado mais harmonioso para os pernambucanos", ressaltou. 

Durante o jantar, Paulo Câmara e Ana Luiza receberam das mãos do bispo de Caruaru, Dom Dino, uma imagem de Nossa Senhora Aparecida. Também estiveram presentes o arcebispo das cidades de Olinda e Recife, Dom Fernando Saburido; o bispo-emérito da Diocese de Palmares, Dom Genival; Dom Antônio Tourinho; Dom Severino, Dom Giovanni D´aniello, Dom Edivaldo Amaral, Padre Erandir Torres e Gilberto Barbosa, fundador da Comunidade Obra de Maria.

Universidade de Pernambuco inaugura Núcleo de Práticas Jurídicas em Arcoverde

Fotos: Amannda Oliveira
O Reitor da Universidade de Pernambuco, Profº Pedro Falcão, esteve em Arcoverde na última quarta-feira (22), onde inaugurou o Núcleo de Práticas Jurídicas, que servirá de campo de estágio para os estudantes do curso de Direito existente neste Campus. A solenidade foi bastante prestigiada, e marca mais um investimento necessário para a consolidação do curso e do Campus no município.

Várias autoridades públicas, políticas e acadêmicas, estiveram presentes, a exemplo do vice-prefeito Wellington Araújo representando a prefeita Madalena Britto, o diretor da MultiCampi Garanhuns, que coordena os campus Arcoverde, Salgueiro, Serra Talhada e Caruaru, Cloves Gomes e a Secretária de Assistência Social do Município, Patrícia Padilha, parceira da instalação do NPJ.

“No Núcleo será oferecido atendimento jurídico gratuito, mediação de conflitos e auxilio à população carente, que precisar tirar dúvidas sobre processos judiciais.”, esclareceu o administrador da UPE em Arcoverde, Hericson Gueiros.

Segundo o Reitor da UPE, Pedro Falcão, o curso de Direito em Arcoverde, tem superado expectativas. "Tanto no vestibular, sendo um dos mais concorridos da Universidade, quanto nas prévias de exames como a OAB, mesmo sem termos ainda concluído a primeira turma, estamos obtendo resultados impressionantes, com altas aprovações. Isto nos deixa ainda mais tranquilos e dispostos a investir no desenvolvimento dos cursos no Campus. No próximo exame vestibular, o curso de Bacharelado em Direito do Campus de Arcoverde vai oferecer mais 10 vagas, totalizando 40 oportunidades para os estudantes, principalmente da região, ingressarem na Universidade Pública dos Pernambucanos" - Finaliza o reitor.  

O Núcleo de Práticas Jurídicas fica localizado na Rua Arcelino de Britto, na Boa Vista, Arcoverde-PE. 

Cunha a Temer: "Pense 2 vezes antes de me abandonar"

Aliados do presidente afastado da Câmara Eduardo Cunha dizem que ele já enviou mais de um recado ao Palácio do Planalto para que Michel Temer pense duas vezes antes de abandoná-lo, informa Natuza Nery, na coluna Painel da Folha de S.Paulo.
Segundo a colunista, um ministro de Temer diz que o governo está fazendo de tudo — mandinga, oração, três pulinhos — para não ser atingido por uma eventual delação premiada de Cunha.
"Apesar disso, palacianos comemoram o resultado das últimas votações. Dizem que caiu por terra o mito de que, sem Cunha, a pauta de Temer não avançaria.
O grupo próximo ao ex-tesoureiro João Vaccari Neto, que vem sendo pressionado pela família a fechar delação, ficou furioso com a decisão do PT de rechaçar a ideia de leniência partidária"
A sigla sustenta que, se reconhecer que obteve dinheiro de maneira ilícita, colocará sob suspeita todos que receberam repasses do diretório nacional.(Blog de magno martins)

Senadores mostram "fatura" do impeachment

Estado de S.Paulo - Pedro Venceslau e Valmar Hupsel
Do apoio do Planalto em disputas locais a indicações para cargos em estatais e até para o comando do BNDES – o maior financiador de empresas do País –, o presidente em exercício Michel Temer está sendo pressionado por senadores em troca de apoio no julgamento do processo de impeachment da presidente afastada Dilma Rousseff. A votação final está prevista para acontecer até o fim de agosto.
Por causa do assédio, Temer tem recebido parlamentares no Palácio do Jaburu para almoços, jantares e reuniões, marcados muitas vezes fora da agenda oficial. Nos encontros, escuta mais do que fala. “O Temer está comprando a bancada. É uma compra explícita de apoio”, disse o senador Roberto Requião (PMDB-PR), peemedebista contrário à saída de Dilma.
Para interlocutores do governo no Senado, o “movimento” nada mais é do que uma lista de demandas. O caso mais pitoresco, segundo relatos de três senadores próximos a Temer, é o de Hélio José (PMDB-DF). Ele pediu 34 cargos, entre os quais a presidência de Itaipu, Correios, Fundo Nacional de Desenvolvimento da Educação (FNDE) e até o comando do BNDES.

Reforma de Temer prevê aposentadoria aos 70

247 – O governo de Michel Temer pretende elevar a idade mínima para aposentadoria aos 70 anos no caso da futura geração. A medida só seria aplicada daqui a 20 anos, mas já constaria da proposta de reforma da Previdência a ser enviada ao Congresso, segundo reportagem de Simone Iglesias.
A ideia seria estabelecer a primeira faixa com idade mínima de 65 anos a partir da aprovação do texto, e a segunda, de 70 anos, para ser aplicada só daqui a 20 anos. Hoje, a idade média das pessoas ao se aposentarem é de 54 anos.
Os que entrarem no mercado de trabalho a partir da sanção da nova regra se enquadrarão integralmente na faixa de 65 anos. As regras de transição ainda estão sendo analisadas, mas devem levar em conta o tempo de contribuição dos trabalhadores e o período que falta para a aposentadoria.
Diante da resistência dos movimentos sindicais contra a mudança, a expectativa do governo interino é receber algumas ideias na reunião prevista para amanhã. Os sindicatos querem a manutenção da regra 85/95 (soma entre idade e tempo de contribuição para mulheres e homens, respectivamente) e pedem, em vez de mudanças estruturais no sistema, que o governo faça uma fiscalização rigorosa nos gastos com os recursos previdenciários.
“Queremos que o governo abra a caixa-preta da Previdência. O trabalhador não é o responsável pelo deficit que existe no sistema”, disse ontem o vice-presidente da Força Sindical, Miguel Torres.

domingo, 26 de junho de 2016

Curso de Medicina da UPE Garanhuns recebe investimento superior a R$ 2 milhões‏‏

A Comunidade Acadêmica que faz parte do Campus Garanhuns da Universidade de Pernambuco, celebrou na última quarta-feira (22/06), a presença do reitor da Universidade de Pernambuco (UPE), Prof. Pedro Falcão, que assinou o contrato para construção do prédio que será destinado à instalação de laboratórios no campus da universidade em Garanhuns. A solenidade contou com o representante da Construtora Paulista Ltda, o sócio-gerente Jairo de Souza Gonçalves. A mesa foi composta ainda pelo diretor da UPE MultiCampi Garanhuns, profº Cloves Gomes, Secretário de Governo da Prefeitura de Garanhuns, Méwiton Araújo, gerente da CDL Garanhuns, Anselmo Batista e pelo vice-diretor da UPE Garanhuns, Henrique Carneiro.

Em sua fala, Pedro Falcão registrou a importância do investimento para a consolidação do curso de Medicina no Campus Garanhuns, através de verbas de emendas do ex-deputado federal Fernando Ferro, com contrapartida do Governo do Estado.

"O Governo do Estado tem sido sensível à UPE, e em breve estaremos com o Governador Paulo Câmara inaugurando o novo Auditório e a Clínica de Psicologia, além do prédio já terminado que conta com 16 salas de aula" - Afirmou o reitor da Universidade Pública Estadual. O novo auditório também contou com recursos de emendas do ex-deputado Fernando Ferro e o mobiliário foi adquirido através de emendas da deputada Luciana Santos.

Meios de comunicação do município, a exemplo de rádios, jornais e blogs, entrevistaram o reitor ao final do evento.

INVESTIMENTO NO CURSO DE MEDICINA DA UPE GARANHUNS

O prédio contará com um bloco padrão da UPE, tipo “B”, sem pilotis, com três pavimentos, que abrigará seis laboratórios para o curso de medicina (Morfofuncional, Bioquímica, BTCA, Habilidades Clinicas, Morfologia Integrada e Microparasito). Além de uma sala de vídeoconferência, dois anfiteatros e 16 salas de tutoria em pequenos grupos, numa área total de 1.624,80 m2.

Serão investidos R$ 2.013.619,57 no empreendimento, oriundos de convênio com o Fundo Nacional de Desenvolvimento da Educação (FNDE), Ministério da Educação (MEC) e UPE. O prazo de execução da obra é de 18 meses.

Banda Fulô de Mandacaru vence a terceira temporada do "SuperStar"

Do UOL-A banda Fulô de Mandacaru bateu a rival Plutão já Foi Planeta e venceu a terceira temporada do "SuperStar", em final realizada neste domingo (26). O grupo de forró, que leva R$ 500 mil e um contrato com a Som Livre, conquistou 70% dos votos, contra 48% do grupo de rock. 

O vocalista Armando Dantas, o Armandinho, se emocionou ao comemorar a vitória. "Eu queria agradecer ao Brasil, agradecer ao povo do nordeste, meu estado do Pernambuco, minha cidade de Caruaru. A voz do povo é a voz de Deus", exclamou ele, que ainda lembrou o pi no discurso: "Meu pai, você sabe o sentimento da nossa vitória".

Única banda de forró em um quarteto de finalistas dominado pelo rock, a Fulô quase deixou a disputa em seu início. Por um erro de Daniela Mercury, que votou "não" quando queria votar "sim", o grupo foi eliminado. Dias depois, a Globo voltou atrás e decidiu mantê-lo na repescagem do programa. Quando a repescagem de fato ocorreu, no início de maio, a Fulô foi a banda mais votada, com 80%, e se salvou. 

Formada em 2001 por Pingo Barros, Armandinho e o ex-integrante Diego César, a Fulô de Mandacaru já acumula sete álbuns e dois DVDs lançados. Na última sexta, os músicos se apresentaram na tradicional festa de São João de Caruaru, em Pernambuco.

A final teve início com quatro grupos: OutroEu, Bellamore, Fulô e Plutão. A Bellamore foi eliminada na rodada inicial do programa, após obter apenas 52% dos votos e ser a menos votada. A banda foi a primeira a se apresentar e recebeu os elogios do jurado Paulo Ricardo, que apostou que a competição seria difícil: "Se fosse um MMA, ia ter sangue para todo lado". 

Na segunda rodada, quem deu adeus à disputa foi a OutroEu. Apesar de a música autoral escolhida pela banda ter sido elogiada por Paulo Ricardo, Sandy e Daniela Mercury, ela obteve só 52% dos votos. 

A Fulô foi a banda mais bem avaliada nas duas primeiras anteriores da final, obtendo 67% na primeira e 66% na segunda. Ela também havia liderado a disputa na semifinal do reality

Para marcar a final, o "SuperStar" trouxe duas bandas comandadas por famosos. Uma delas foi a Romance, comandada por Marisa Orth e convidada a voltar ao programa por ter obtido 91% de aprovação do público

Já Lúcio Mauro Filho foi a estrela da vez na Superbanda. O ator mostrou seus dotes musicais ao apresentar com seu grupo a música "Palco", de Gilberto Gil.

Folha elimina Aécio. Quem sobra no PSDB?

247 – Em outubro de 2014, o senador Aécio Neves (PSDB-MG) era dono de um imenso capital político. Havia conquistado 48,5% dos votos e por muito pouco não chegou à presidência da República. Depois de tal desempenho, o melhor entre todos os candidatos tucanos nas quatro derrotas presidenciais sofridas pelo PSDB desde 2002, Aécio tinha tudo para se preparar com calma para 2018.
O parlamentar mineiro, no entanto, decidiu ser menos Tancredo Neves e mais Carlos Lacerda. Assumiu um discurso moralista e apostou no 'quanto pior, melhor', quando até as montanhas de Minas sabiam que esse não seria um caminho apropriado para seu sucesso na política.
Resultado: ainda que a presidente Dilma Rousseff tenha sido provisoriamente afastada do seu cargo, graças à aliança entre Aécio e Eduardo Cunha (PMDB-RJ), poucos políticos sofreram tantos danos nos últimos anos quanto o presidente nacional do PSDB.
Aécio já foi citado por diversos réus da Lava Jato como chefe de um mensalão em Furnas, por Delcídio Amaral como responsável por maquiar dados da CPI dos Correios (o que será confirmado por Marcos Valério) e agora será citado por Léo Pinheiro, da OAS, como cobrador de uma propina de 3% nas obras da Cidade Administrativa de Minas Gerais (leia aqui).
Léo Pinheiro diz ter provas e documentos para provar como os recursos ilícitos eram pagos, por meio de Oswaldo Borges da Costa, tesoureiro informal de Aécio e dono do avião utilizado pelo parlamentar.
Alckmin, Marconi e Serra
Com isso, o presidente nacional do PSDB fica praticamente excluído da próxima disputa presidencial, abrindo espaço para três nomes no PSDB: os governadores Geraldo Alckmin, de São Paulo, e Marconi Perillo, de Goiás, assim como o chanceler José Serra. Contra Alckmin, pesa o fato de ser o político mais rejeitado pela juventude brasileira, por seu perfil extremamente conservador. Contra Serra, há a sua associação com o governo ilegítimo de Michel Temer e também o fator da idade já avançada.
Aécio seria o candidato natural do PSDB. Mas depois de quase chegar ao poder em 2014, ele apostou no 'quanto pior, melhor', incentivou o golpe parlamentar contra a presidente Dilma e acabou se dando mal.

Inversões

Jânio de Freitas - Folha de S.Paulo
Numerosos senadores, inclusive do anti-PT, reagiram à batida da Polícia Federal, em busca do ex-ministro Paulo Bernardo na residência da senadora Gleisi Hoffmann, em imóvel do Senado. A PF agiu sem a autorização da única instância autorizada a dá-la -- o Supremo Tribunal Federal. Admitir que a direção e delegados da PF não soubessem dessa exigência seria depreciá-los por muito pouco. O mesmo se pode dizer do juiz que, sem competência para tanto, emitiu a autorização.
O que talvez se torne explicável pela relação de Paulo Bueno de Azevedo, da 6ª Vara Federal Criminal de SP, com sua orientadora Janaína Paschoal -- a coreográfica advogada que recebeu dinheiro do PSDB para fazer um parecer sobre o impeachment de Dilma (Em tempo: que se saiba, não é em coreografia política que o juiz se faz orientar).
De fato, há erros demais para um só episódio. Mas se o Senado ainda não percebeu, na atual inversão de autoridade e de preceitos os senadores estão ultrapassados no status institucional. Têm situação ainda muito melhor que a dos deputados, mas inferior à da Polícia Federal, de parte do Ministério Público e de parte do Judiciário. Na semana passada, até o Supremo precisou reagir, por intermédio do ministro Teori Zavascki, à apropriação de atribuições judiciais suas pela Polícia Federal.
É a sério essa observação. Estamos a caminho, já entrados nele, de muitas inversões radicais, para um novo regime. Seria melhor começar a observá-lo.

Safadão diz que vai doar dinheiro em Caruaru

Do G1 -
Após a Justiça questionar o cachê de R$ 575 mil no São João 2016 de Caruaru, no Agreste de Pernambuco, o cantor Wesley Safadão disse que vai doar o dinheiro para instituições de caridade do município. Ele falou neste sábado (25) que "o dinheiro de Caruaru voltará para Caruaru" e que tocaria na cidade "até de graça". Uma ação popular impetrada por advogados pediu o cancelamento do show, alegando suspeita de superfaturamento no cachê do artista.
No dia 22 de junho, o juiz José Fernando Santos de Souza deferiu uma liminar para suspender o show de Wesley Safadão. A decisão foi tomada após três advogados do município entrarem com uma ação popular para pedir o cancelamento do show. No mesmo dia, o desembargador José Viana Ulisses acatou o pedido da Prefeitura de Caruaru e decidiu que a apresentação deveria ser realizada.
Durante a apresentação deste sábado no Pátio de Eventos Luiz Gonzaga, Wesley Safadão disse que foi questionado nas redes sociais sobre o valor cobrado no cachê e afirmou que vai doar o dinheiro  para instituições carentes do município. O anúncio foi feito quase no final do show - que durou duas horas. "Se o problema é dinheiro, pode espalhar aí que o meu cachê está voltando para Caruaru para ajudar a quem realmente precisa. Em Caruaru eu toco até de graça. O que eu não quero é ficar de fora desta festa", afirmou o artista.

Uma pessoa morre e duas feridas em quadrilha junina

Do Diário de Pernambuco
Com informações da repórter Jaqueline Bandeira, da TV Clube/Record


Duas pessoas ficaram feridas e uma morreu durante apresentação da quadrilha junina Forró Baião Nordestino em Lagoa de Itaenga, Zona da Mata Norte de Pernambuco, na noite deste sábado (25). O grupo, natural de Paudalho, estava na cidade para participar dos festejos de São João. Um atirador chegou ao local e disparou contra os brincantes, causando tumulto na multidão.
Os três feridos foram socorridos e levados ao Hospital da Restauração, na área central do Recife. Orlando José dos Santos, 17 anos, morreu no centro médico. As outras vítimas, uma adolescente de 16 anos, baleada nas costas, e Rodrigo Silva de Souza, 18 anos, ferido no rosto, seguem em observação. Segundo a polícia, Orlando seria usuário de drogas e alvo do atirador. Este último conseguiu fugir do local em meio à confusão provocada pelo tiroteio.