sábado, 25 de abril de 2020

Crise ‘salva’ Embraer da Boeing. Mas vai precisar do Estado para não fechar



FERNANDO BRITO · No Tijolaço

Igor Gielow, na Folha, diz que a Boeing comunicou oficialmente que desistiu de comprar a Embraer, negócio fechado no governo Temer, mas com prazos de confirmação que terminavam hoje.

A Boeing fala em a Embraer “não teria cumprido todas as suas obrigações contratuais para executar a separação da sua linha de aviões regionais”.

Todos sabem, porém, é que a questão real é a falta de dinheiro da empresa, que vem de antes da crise global da aviação com a pandemia do Covid-19, com os defeitos de fabricação que derrubaram seu novo modelo 737 Max, após dois acidentes, estacionando no solo centenas de aviões.

Agora, com a queda imensa – em alguns países, de 90% – do tráfego de passageiros, não só não se fará, por um longo tempo, novas encomendas de aeronaves como devem ser rompidos ou renegociadas as comprar que já estavam em carteira pelos fabricantes.

É óbvio que o governo norte-americano não deixará desaparecer sua maior empresa aeronáutica e de aviação militar (entre muitos, os F-18, os F-15 e os helicópteros Apache, são de sua construção) e importante fabricante de sistemas espaciais.

Por isso mesmo, terá de ser pressionado para que a Boeing pague à Embraer as indenizações pela desistência do negócio, porque a brasileira fez pesadas despesas na separação das linhas militar e comercial de produção, porque a primeira ficaria ainda sob controle brasileiro, ainda que meramente formal.

O governo brasileiro, já na gestão Bolsonaro, abriu mão de usar o poder de sua “golden share”, que lhe dava o poder de barrar a venda da empresa.

Alguém, porém, imagina que, sabujo como é a Donald Trump, este governo defenderá a empresa, mesmo com os apelos dos militares?

O recuo da Boeing em comprar a Embraer tem suas especificidades, mas também retrata o cenário geral de retração do capital estrangeiro com que sonham para reagir à recessão.

Teremos de depender de nós mesmos, mas temos uma elite que nunca descobriu isso.

Carla Zambelli tentou convencer Moro a aceitar troca na PF

O Jornal Nacional, da TV Globo, cobrou provas das acusações feitas pelo ex-ministro da Justiça Sergio Moro e ele vazou conversas de uma troca de mensagens com Bolsonaro, Moro também mostrou uma conversa com a deputada federal Carla Zambelli (PSL-SP), em que a parlamentar implora para Moro aceitar a indicação de Bolsonaro para o comando da PF em troca da vaga no STF. 

Zambelli diz para Moro aceitar o nome indicado por Bolsonaro e "vá em setembro para o STF". "Eu me comprometo a ajudar. A fazer o JB [Jair Bolsonaro] prometer", garante a parlamentar.


Moro respondeu: "Prezada, não estou à venda".

Moro foi o pior Ministro da Justiça do Brasil

Moro foi responsável direto pela eleição do psicopata. Fez o serviço, aceitou ser ministro daquele beneficiado diretamente por suas manobras, todas muito bem reveladas e documentadas pela Vaza-Jato. Durante um ano e meio, protegeu a família Bolsonaro de tudo o que apareceu, dos cheques da Michelle às falcatruas do Flávio. Esquivou-se do Queiroz, do caso Marielle e do miliciano Adriano. Quando sentiu que ia respingar lama no patrão, foi atrás do porteiro do condomínio. Calou-se quando surgiram menções ao AI-5, diante do massacre de lideranças indígenas e da farra dos garimpeiros. Tergiversou sobre os ataques diários à liberdade de imprensa e diretamente a jornalistas. 

Ele fechou os olhos para o laranjal, para a devastação da Amazônia e as maracutaias na Secom. Abriu inquérito contra festival punk e fingiu que não viu manifestações pela volta da ditadura. Sumiu durante a pandemia.

Achou uma brecha para sair, quando percebeu a barca furada do governo Bolsonaro, afundando a olhos vistos. Aposta na falta de memória da população, que o tratará como o herói traído e que merecerá a presidência em 2022.

Pior ministro da justiça de todos os tempos, jamais compreendeu a dimensão do que é ser um Ministro da Justiça (com maiúsculas).

Não deixará saudades.

Texto Maurício Gomyde e publicado no Blog de Roberto Almeida

Boeing desiste de comprar Embraer

Entre as causas da desistência do negócio de US$ 4,2 bilhões está a crise econômica advinda da pandemia do novo coronavírus. A negociação envolvia a fusão entre as duas empresas, que teria 80% da nova companhia comandada pela Boeing
(Foto: Reuters)


247 - A empresa estadunidense Boeing desistiu do acordo bilionário firmado para comprar a brasileira Embraer. 

Entre as causas da desistência do negócio de US$ 4,2 bilhões, está a crise econômica advinda da pandemia do novo coronavírus. A negociação envolvia a fusão entre as duas empresas, que teria 80% da nova companhia comandada pela Boeing. 

Além disso, a pressão do presidente dos EUA, Donald Trump, em meio ao auxílio destinado pelo governo dos Estados Unidos para manter a empresa viva com as dificuldades amargadas pelo setor aéreo graças à pandemia inviabilizaram o acordo.


Em entrevista a Veja, Richard Aboulafia, vice-presidente de análise do Teal Group, consultoria de aviação norte-americana, afirmou que a não consolidação do acordo não causa impactos relevantes à situação da Embraer. “A Embraer era uma fonte importante para os engenheiros para viabilizar a montagem de um novo Boeing de tamanho médio, mas não parece que esse projeto sairá do papel tão cedo. O único problema mais sério para eles é que eles não terão uma aeronave para concorrer com a Airbus, que tem o modelo A220, mas isso não é uma prioridade para a companhia”, afirma ele. 

Segundo ele, a Boeing terá de pagar entre 75 milhões de dólares e 100 milhões de dólares pela quebra do acordo. As negociações também dependiam do aval da União Europeia já que, em setembro, o bloco anunciou que abriria investigação sobre a compra da divisão comercial da Embraer.

Ministros Paulo Guedes e Rogério Marinho trocam desaforos no Palácio do Planalto

“Só converso com você na frente de outros ministros, porque você é desleal”, disse Paulo Guedes para Rogério Marinho, acrescentando que o ministro do Desenvolvimento Regional “é despreparado”
Deputado Rogério Marinho é convidado por Guedes para assumir 
Secretaria de Previdência

247 - Os ministros de Estado estavam reunidos no Palácio do Planalto nesta sexta-feira (24) antes do pronunciamento de Jair Bolsonaro, quando Paulo Guedes (Economia) entrou em conflito com Rogério Marinho (Desenvolvimento Regional). A informação é do portal Poder360

Marinho – Nós precisamos conversar.

Guedes – Eu não converso com você privadamente. Só converso com você na frente de outros ministros, porque você é desleal.

Marinho – Você acha que só você entende de economia.

Guedes – Entendo mais do que você. Você é despreparado.

O ministro Paulo Guedes é um dos poucos restantes com destaque no governo Bolsonaro. Sergio Moro e Mandetta pediram demissã. O general Santos Cruz foi demitido. Onyx Lorenzoni perdeu a Casa Civil e teve seus poderes reduzidos agora na pasta da Cidadania.   

Moro tem áudios de conversas com Bolsonaro

Valor Econômico
O ex-ministro da Justiça e Segurança Pública Sergio Moro dispõe de uma série de mensagens de áudio e de texto trocadas com o presidente Jair Bolsonaro ao longo dos quase 14 meses em que participou do governo, desde que largou a toga e os processos penais da Lava-Jato.
Boa parte das acusações feitas por Moro contra Bolsonaro, que em seu discurso de despedida deixou margem para entendimento de que o presidente cometeu crimes de responsabilidade, está amparada em material que, no limite, pode ser usado como prova documental avaliações de criminalistas ouvidos pela reportagem.

Morre empresário Ricardo Brennand

Do Blog de Magno Martins

Morreu, na madrugada de hoje, aos 93 anos, vítima do coronavírus, o empresário pernambucano Ricardo Brennand, um dos mais importantes do PIB nordestino..Filho de Dulce Padilha Coimbra e de Antônio Luiz de Almeida Brennand, aos 12 anos de idade ganhou um canivete do tio homônimo e, desde então, passou a colecionar armas e obras de arte. Formou-se em engenharia pela Universidade Federal de Pernambuco (1949).

Durante muitos anos, Ricardo Brennand dedicou-se aos negócios da sua família – fabricação de vidro, aço, cerâmica, cimento, porcelana e açúcar. Em 1999, o empresário vendeu as fábricas de cimento, utilizando parte dos recursos para fundar o Instituto Ricardo Brennand, inaugurado no segundo semestre de 2002. 
O acervo do Instituto inclui objetos históricos e artísticos de diversas procedências, abrangendo o período que vai da Baixa Idade Média ao século XXI, destacando-se a documentação histórica e iconográfica relacionada ao período colonial e ao Brasil Holandês, que inclui uma importante coleção de pinturas do artista neerlandês Frans Post (1612 – 1680), um dos artistas integrantes da comitiva do conde Maurício de Nassau – fundador da colônia de Nova Holanda, em Pernambuco.


É casado com Graça Monteiro Brennand, com ela teve 8 filhos. É seu primo ceramista Francisco Brennand, também já falecido.

sexta-feira, 24 de abril de 2020

Prefeitura entrega sexto hospital de campanha e Recife chega a 947 novos leitos para Covid-19


Foto: Andréa Rêgo Barros/PCR.


A Prefeitura do Recife entregou, na manhã desta sexta-feira (24), mais uma Unidade Provisória de Isolamento. Este é o sexto hospital de campanha construído pelo município e foi instalado na área externa do Hospital da Mulher do Recife, localizado na BR-101, no bairro do Curado, na Zona Oeste da capital. A unidade tem 120 leitos. Desses, 30 começam a funcionar hoje. O Recife tem 947 novos leitos prontos, que são exclusivos para o atendimento de pacientes da Covid-19.

Em funcionamento estão atualmente 70 leitos de UTI. O secretário municipal de saúde, Jailson Correia, explicou que a medida em que essas unidades são abertas, apenas uma parcela é disponibilizada. Um dos motivos é a falta de respiradores, que ainda não foram entregues pelos fornecedores.

"A meta do município é concluir 370 aquisições de respiradores. Desses, 122 já estão disponíveis nos hospitais de campanha. Encomendamos mais de 500, mas muitas vezes essas compras são canceladas e há risco de entrega. Os fornecedores do mundo inteiro não estão cumprindo os prazos", justifica.

Outra dificuldade é mobilizar e treinar equipes médicas. A rede municipal de saúde tem 1.346 profissionais de saúde atuando na linha de frente no combate à pandemia. Até esta sexta, 640 foram afastados do trabalho por causa da suspeita ou confirmação da Covid-19 e 1.500 foram testados pelo Governo do Estado, que concentra esses dados.

"Existe a necessidade de contratação de pessoas, formação de equipes de trabalho e do seu mínimo treinamento para que se possa encarar o enfrentamento à Covid-19. Então, o que tem acontecido é que a medida em que nós abrimos um hospital de campanha, disponibilizamos um quantitativo inicial de leitos. Aquilo que levaria meses para progredir para a ocupação total, tem levado poucos dias. Esses 70 leitos já trazem vitória. Pessoas que já ficaram internadas e tiveram suas vidas salvas pela existência de leitos que a pouca semanas atrás não existiam", aponta o secretário.

Militares abandonam Bolsonaro e se dizem traídos

Pegos de surpresa com a exoneração de Mauricio Valeixo e com as denúncias de crimes de Jair Bolsonaro feitas por Sérgio Moro, militares avaliam retirar o apoio ao capitão, convidando-o na prática à renúncia
Jair Bolsonaro recebe Honras Militares ao desembarcar 
na Academia Militar das Agulhas Negras (Foto: Marcos Corrêa/PR)


247 - A saída de Sérgio Moro do governo provocou uma crise que pode levar ao fim do governo de Jair Bolsonaro. A ala militar, que dá sustentação a Bolsonaro, se vê traída e avalia retirar o apoio ao presidente, hipótese que, se concretizada, pode levar a uma renúncia.

Segundo o jornalista Igor Gielow, da Folha de S. Paulo, os generais integrantes do governo se viram traídos por Bolsonaro com a publicação no Diário Oficial da exoneração do diretor da Polícia Federal, Maurício Valeixo, sem consulta aos fardados. Em seguida, a acusação explícita de interferência na Polícia Federal deixou os militares chocados. 

"Como diz esse oficial-general, não se trata de achar que Bolsonaro não desejaria fazer isso, dado seu histórico de proteção aos interesses de sua família. Mesmo a mudança de Valeixo estava no preço. Mas o pedido explícito e, claro, a exposição pública da situação, foram vistos como injustificáveis", diz o jornalista. 


"Na avaliação dos militares, o presidente isolou-se de vez com os fatos desta sexta. Nas conversas sobre tentativas de manter a governabilidade, os militares defenderam que o próximo ministro da Justiça fosse um jurista de reputação ilibada, sem conexões políticas. Inicialmente, Bolsonaro rejeita a hipótese", acrescenta. 

De acordo com um político com trânsito livre entre os militares, citado pelo jornalista Igor Gielow, a situação é irreversível para Bolsonaro. "O presidente só tem hoje a família, os fardados palacianos e alguns poucos nomes no Congresso para se apoiar. Como os filhos atrapalham, mas não ajudam a governar, e o Congresso está majoritariamente contrário ao Planalto, resta a ala militar. Ameaçando sair, convida Bolsonaro a renunciar na prática", afirma.

Moro emitiu uma sentença contra Bolsonaro


Por Josias de Souza
Dizer que Sergio Moro pediu demissão do cargo de ministro da Justiça é muito pouco para traduzir o que aconteceu em Brasília no final da manhã desta sexta-feira, 24 de abril de 2020. Moro não se demitiu, ele se reinvestiu na condição de juiz para emitir uma sentença contra Jair Bolsonaro. Condenou o presidente pelo crime de tramar o uso político da Polícia Federal para abafar investigações, inclusive inquéritos que correm no Supremo Tribunal Federal.
Desde o início da crise do coronavírus, quando Bolsonaro começou a conspirar contra si mesmo de forma mais intensa, o país receava que surgisse uma encrenca terminal, capaz de empurrar a conjuntura para o caos. Temia-se o aparecimento de um fato que justificasse o uso do ponto de exclamação que se escuta quando as pessoas dizem "não é possível!" Pois bem, o sinal foi dado.
A saída de Moro, chutando a porta, ficará gravada no enredo da tragicomédia em que Bolsonaro transformou a sua Presidência como um marco da derrocada. De agora em diante, tudo é epílogo para o capitão. Na prática, Moro cancelou a primeira posse de Bolsonaro. Sua despedida marca a reinauguração do governo. O presidente é o mesmo, só que virado do avesso.
Ao esmiuçar as conversas antirrepublicanas em que Bolsonaro lhe disse que desejava aparelhar a Polícia Federal para anestesiar os inquéritos que rondam o clã presidencial, Moro arrancou da cena o cordeiro antissistema que prevaleceu na campanha de 2018. Materializou-se na sentença do agora ex-ministro um lobo sistêmico que aparelha a PF e negocia com a alcateia corrupta do centrão uma a blindagem política contra o derretimento do seu mandato.
Moro como que retirou do baralho de Bolsonaro a carta da reeleição. Acomodou no lugar o curinga do impeachment. Içado ao primeiro escalão do governo como símbolo do combate à corrupção, Moro ofereceu no seu último ato no ministério farto material para o enquadramento de Bolsonaro no crime de responsabilidade. Deu a Bolsonaro uma aparência de sub-Lula ao realçar que nem mesmo os governos do PT ousaram converter a PF num órgão companheiro.
Ao informar que vai ao mercado à procura de emprego, Sergio Moro declarou que continuará à disposição do país. Com a popularidade na casa dos 50%, contra cerca de 30% atribuídos ao agora ex-chefe, Moro deixou no ar o aroma de um flerte com as urnas de 2022. Bolsonaro criou um pesadelo do qual terá dificuldade para despertar.

Moro tem provas documentais para derrubar Bolsonaro

Interlocutores do ex-ministro da Justiça relataram que Sérgio Moro e Jair Bolsonaro tiveram inúmeras conversas pessoais e de governo pelo WhatsApp, que podem comprovar as acusações feitas pelo ex-juiz
Sérgio Moro e Jair Bolsonaro (Foto: Anderson Riedel/PR | Marcos Corrêa/PR)


247 - As acusações de Sérgio Moro contra Jair Bolsonaro estão respaldadas em provas documentais. 

Segundo os jornalistas Andreza Matais e Fausto Macedo, do Estado de S. Paulo, interlocutores do ex-ministro relataram ao Estado que Moro e Bolsonaro tiveram inúmeras conversas, pessoais e de governo, especialmente pelo WhatsApp, canal usado pelo presidente para dar ordens aos subordinados.

"Essas fontes observaram que Moro tem uma experiência de 22 anos na função de juiz criminal e sabe, como poucos, que não se acusa alguém sem provas concretas. Pelo menos sete crimes que Bolsonaro teria cometido foram apontados pelo ex-ministro no pronunciamento que fez nesta sexta-feira. Moro surpreendeu até sua equipe ao revelar com detalhes que o presidente manifestou interesse em interferir na autonomia da Polícia Federal. Ordens que ele nunca repassou. Bolsonaro nunca teve uma conversa a sós com o diretor-geral da PF, Maurício Valeixo", afirmam os jornalistas.

Futuro de Bolsonaro está nas mãos de Rodrigo Maia


A Associação Brasileira de Imprensa (ABI) e a oposição ao governo no Congresso já deixaram claro que entrarão com pedido de impeachment contra o presidente Jair Bolsonaro.

Nas primeiras conversas entre os parlamentares oposicionistas foram elencadas pelo menos três acusações:
1 – Deu ordem ao ministro da Justiça (que não aceitou cumprir) de designar dirigentes da Polícia Federal que permitissem se acesso do Planalto a relatórios de inteligência e investigações;
2 – Cometeu falsidade ideológica ao expedir ato de exoneração "a pedido" do diretor-geral da Polícia Federal, sem que este houvesse pedido;
3 – Ameaçou a saúde pública ao promover desobediência publica as recomendações de isolamento do Ministério da Saúde e da Organização Mundial de Saúde em relação à pandemia do novo coronavírus.
Outras ainda podem aparecer.
Mas a ironia da história é que caberá a decisão sobre o prosseguimento do processo ao presidente da Câmara, Rodrigo Maia (DEM). Foi contra Maia que Bolsonaro, há poucos dias, lançou sua ira, convocando um achincalhe público da claque bolsonarista em manifestações de rua. Clique aqui e confira a matéria do jornalista Tales Faria na íntegra.

quinta-feira, 23 de abril de 2020

Merval: Bolsonaro quer demitir Valeixo porque investigações sobre fake news se aproximam de Carlos Bolsonaro

Por conta da iminente demissão do diretor-geral da Polícia Federal, Maurício Valeixo, o ministro da Justiça, Sérgio Moro, ameaça se retirar do cargo "por sentir que perderá o poder que tem, e sobretudo o poder que acham que tem", segundo Merval Pereira
Jair Bolsonaro, Carlos Bolsonaro e Maurício Valeixo (Foto: Divulgação | ABr)


247 - Jair Bolsonaro "chegou ao máximo da irritação" com o diretor-geral da Polícia Federal, Maurício Valeixo, de acordo com o colunista Merval Pereira, do Globo.

A "irritação" se deve ao fato de que Valeixo manteve no novo inquérito aberto pelo Procurador-Geral da República, Augusto Aras, para investigar atos contra a democracia no último domingo (19), a mesma equipe que investiga fake news que atacam membros do STF. Esta última investigação aponta para o envolvimento do "gabinete do ódio” e de Carlos Bolsonaro no caso.

Para Merval, o ministro da Justiça, Sérgio Moro, ameaça se demitir "por sentir que perderá o poder que tem, e sobretudo o poder que acham que tem". Ele ainda diz que Moro, se sair, só tem uma única opção: "sair atirando, para manter sua popularidade".

Lava Jato bloqueia 10% do salário de FBC


Estadão

O juiz Friedmann Anderson Wendpap, da 1ª Vara Federal Civil de Curitiba, determinou o bloqueio de 10% dos salários de Fernando Bezerra Coelho (MDB), líder do governo Jair Bolsonaro no Senado, e dos deputados federais Luiz Fernando Faria (Progressistas/MG), Arthur Lira (Progressistas/AL) e Eduardo da Fonte (Progressistas/PE). Eles são alvo de ações de improbidade movidas pela força-tarefa da Operação Lava Jato em razão de supostos esquemas de propinas na Petrobrás.
“Nesse cenário, considerando a necessidade de garantir a efetividade da tutela provisória, a dificuldade em encontrar bens suficientes e o alto valor da remuneração, reputo adequado proceder ao bloqueio de 10% de seu subsídio mensal, deduzidos os descontos legais, o que não comprometeria o seu sustento ou de sua família, possibilitando, em outra ponta, o aumento gradual da garantia da reparação do dano”, anotou o magistrado.
Após a publicação das decisões, foram encaminhados ao Senado Federal e à Câmara dos Deputados ofícios judiciais para o cumprimento da medida. No caso de Bezerra Coelho, a medida atinge R$ 2.247,28 de seus vencimentos.
“Passados mais de seis anos desde o início da Operação Lava Jato, a experiência mostra a grande dificuldade de se encontrar bens e valores disponíveis para bloqueio no patrimônio de réus que exercem ou já exerceram cargos no Congresso Nacional. Com a nova medida de bloqueio de 10% do subsídio de parlamentares federais, garante-se o ressarcimento de parte dos valores requeridos em ações de improbidade”, ressalta a procuradora da República Luciana Bogo.
Em relação a Fernando Bezerra, o Ministério Público Federal e a Petrobrás pedem que sejam condenados: ao ressarcimento ao erário no valor total de R$ 258.707.112,76, equivalente à propina paga e às irregularidades presentes em contratos referentes à Refinaria do Nordeste ou Refinaria Abreu e Lima; ao pagamento de multa civil (exceto Eduardo Campos por ser falecido) de três vezes o valor da propina e duas vezes o valor das irregularidades contratuais; e ao pagamento de danos morais coletivos e individuais em montante não inferior a R$ 258.707.112,76 cada um. O valor pedido totaliza R$ 1.334.260.436,27.
Na esfera criminal, Coelho foi denunciado por corrupção na Refinaria Abreu e Lima, mas a acusação foi rejeitada, em dezembro de 2018, pela 2ª turma do Supremo Tribunal Federal. Votaram contra a denúncia Dias Toffoli, Ricardo Lewandowski e Gilmar Mendes, e ficaram vencidos os ministros Edson Fachin e Celso de Mello.
Bezerra Coelho foi alvo de buscas e apreensões no dia 19 de setembro de 2019, na Operação Desintegração, autorizada pelo ministro Luís Roberto Barroso, do STF, que mira supostas propinas de R$ 5,5 milhões de empreiteiras à época em que ele foi ministro da Integração do governo Dilma Rousseff.
A ação repasses aos parlamentares no âmbito de obras do Canal do Sertão e a Transposição do Rio São Francisco.
Debruçada sobre o material, a PF afirma ter encontrado diversos indícios de crimes, como o ‘Doadores ocultos’, pagamentos fracionados, bens transferidos a terceiros, e documentos que reforçam elos entre supostas propinas de empreiteiras.
A Polícia Federal afirma que o senador é o verdadeiro dono de uma concessionária da Jeep apontada por delatores como destinatária de propinas ao parlamentar, que também teria atuado pela concessão de benefícios fiscais à marca até 2025 no Nordeste do País.
E também investiga negócios do senador em um paraíso fiscal norte-americano com um dos empreiteiros suspeitos de pagamentos de propina

Em caso de golpe militar, Bolsonaro acha que será ele o ditador?

Intervenção militar no Brasil requer apoio dos generais do Alto-Comando das Forças ArmadasPor
 Itamar Garcez no Blog Os Divergentes
Em frente ao Quartel-General do Exército, no Setor Militar Urbano, em Brasília, o presidente da República, Jair Bolsonaro, fala ao grupo de manifestantes após carreata em seu apoio pregando o fechamento do Congresso e do Supremo e a volta do AI-5 - Foto: Orlando Brito

A sanha golpista do capitão-mor está escancarada. Nenhuma surpresa para quem conhece a trajetória de Jair Bolsonaro durante seus 27 anos como deputado federal.
Publicidade

Ele sempre defendeu a ditadura militar que, ao longo de 21 anos (1964-1985), ditou os rumos políticos e econômicos no Brasil. Mostrou-se admirador desabrido de ditadores latino-americanos como o general Augusto Pinochet, do Chile.

Caso o presidente da República e sua turba de sequazes subjuguem a democracia por meio da intervenção militar, uma pergunta elementar precisa ser respondida. Como não há golpe no Brasil sem apoio do Alto-Comando das Forças Armadas, será o capitão Bolsonaro o ditador escolhido pelos generais?

Metalúrgicos da Volks e da Mercedes fecham acordos com redução da jornada e ‘lay-off’



Do Blog de Esmael 

Votações virtuais definiram a aprovação, pelos metalúrgicos, de acordos de redução de jornada na Mercedes-Benz e na Volkswagen em São Bernardo, no ABC paulista, com base na Medida Provisória (MP) 936. O Sindicato dos Metalúrgicos já tem 17 acordos desse tipo, alguns com redução salarial. Essas 17 votações remotas tiveram 14.228 participantes, sendo 13.768 a favor (97%) e 460 contra (3%).

No caso da Volks, os aproximadamente 9 mil funcionários terão jornada reduzida em 30% pelos próximos 90 dias. De acordo com o sindicato, o valor líquido dos salários será preservado.

A empresa pagará em maio a participação nos lucros ou resultados (PLR) referente aos meses já trabalhados. Está previsto ainda lay-off (suspensão de contratos) no retorno das atividades, em 18 de maio.

A mudança envolve ainda os empregados das fábricas de Taubaté e São Carlos, no interior paulista, e de São José dos Pinhais, no Paraná. No total, são 18 mil trabalhadores.

Já a Mercedes terá suspensão de contratos para horistas por dois meses. Trabalhadores que recebem até R$ 4 mil terão 100% do salário líquido preservado, de acordo com o Sindicato dos Metalúrgicos. Acima de R$ 10 mil, 80%. Há ainda faixas de 85%, 90% e 95%.

Metade dos funcionários para em maio e junho e outra metade, em julho e agosto. Para mensalistas, redução de 25% da jornada durante três meses, com a mesma tabela em relação aos salários.

A empresa suspendeu atividades desde 23 de março, nas unidades de São Bernardo, Campinas, Iracemápolis (estas duas no interior paulista) e Juiz de Força (MG). O retorno ocorreria hoje, mas foi postergado para 4 de maio.

Embraer, Fiat, GM

Até agora, na base do sindicato do ABC participaram de votações virtuais trabalhadores na Mercedes, Volksw, Toyota, Arteb, Mahle, Kostal, Delga, Dura Automotive, Rassini, SM, IGP, Finestamp, Asbrasil, R. Castro, Insrighausen, Alsysten e Movent. Nesta quarta-feira (22), os metalúrgicos da Scania decidem sobre proposta de acordo de PLR. Eles devem retornar à fábrica na próxima segunda-feira (27).

A Fiat Chrysler Automóveis (FCA) também terá redução de salário e jornada, nas fábricas de Betim (MG), Campo Largo (PR) e Goiana (PE), a partir de hoje, no retorno das férias coletivas. O objetivo é retomar a produção gradualmente em maio, conforme a situação da pandemia e do mercado. Funcionários administrativos permanecerão em home office.


Em Betim, a redução salarial varia de 5% a 20%, conforme a faixa. Haverá estabilidade no emprego por seis meses e meio.

Empresas como a General Motors e a Embraer também fizeram redução. O acordo foi definido por votação remota.

'Plano Marshall' de Braga Netto enterra a era Paulo Guedes na economia

General determina investimentos públicos de R$ 300 bilhões em infraestrutura. Derrotado, Guedes fala que é a volta do 'modelo Dilma Rousseff'


Walter Braga Netto e Paulo Guedes 
(Foto: Carolina Antunes/PR | REUTERS/Adriano Machado)


247 - O governo federal decidiu retomar o Programa de Aceleração do Crescimento, que marcou a gestão da ex-presidente Dilma Rousseff, renomeando o mesmo de 'Pró-Brasil'. Este novo 'Plano Marshall' representa uma derrota decisiva para o modelo neoliberal de Paulo Guedes, que é incapaz de oferecer saídas para a crise econômica. O novo PAC será conduzido pelo general Braga Netto, que assume o papel de homem forte da economia. O programa Pró-Brasil, que o governo anuncia como a panaceia para a recuperação econômica do país após a pandemia do coronavírus, foi lançado nesta quarta-feira (22) pelo ministro da Casa Civil, general Braga Netto. O ministro da Economia, Paulo Guedes não participou do anúncio. Ele e sua equipe divergem do plano por implicar o aumento do gasto público.

Reportagem de O Estado de São Paulo informa que Braga Netto falou sobre a aceitação unânime do programa em todos os ministérios, mas a ausência de Paulo Guedes é um sinal das divergências. Além disso, não houve anúncio do volume de recursos públicos que pode ser desembolsado.

A primeira reunião de trabalho será na próxima sexta-feira, 24, quando cada ministro vai levar as suas propostas. A fase de estruturação será feita entre maio a julho. Os detalhes dos projetos serão feitos em setembro para a implantação a partir de outubro

Planalto estuda dar pasta do Trabalho a Roberto Jeferson

Os generais que cercam o presidente Jair Bolsonaro no Palácio do Planalto convenceram o chefe do Executivo de que o único meio de melhorar seu relacionamento com o Congresso será através de uma reforma ministerial.

Nessa reforma, há duas peças a serem jogadas.
A primeira, um aceno aos partidos de que o Planalto quer participar da sucessão de Rodrigo Maia (DEM-RJ) como presidente da Câmara. O relacionamento de Maia e Bolsonaro é considerado insustentável.
Bolsonaro está disposto a distribuir cargos no governo. O presidente começou, inclusive, uma rodada de encontros com presidentes de partidos. Hoje ele se reúne com o presidente do MDB, deputado Baleia Rossi (SP). Amanhã, com o presidente do DEM e prefeito de Salvador, ACM Neto.
A segunda peça a ser jogada na reforma ministerial é o esvaziamento da pasta da Economia, comanda pelo Posto Ipiranga Paulo Guedes, cuja política recessiva já não vinha dando certo, segundo os militares, e pode ser desastrosa em tempos de pandemia do coronavírus.
O primeiro passo está sendo obrigar Guedes a engolir um grande plano de investimentos com incentivo estatal, apelidado de "Plano Marshal".
O plano terá forte influência do ministro-chefe da Casa Civil, general Braga Neto, e do Ministério da Infraestrutura, Tarcisio Gomes de Freitas.
A seguir, a ideia é esvaziar a pasta de Guedes de outras atribuições, inclusive com a divisão de seu Ministério. Há duas ideias em jogo.
A tese que tem mais força, no momento, é a de recriar o Ministério do Trabalho e oferecer o comando ao PTB, presidido por Roberto Jefferson (RJ). Clique aqui e confira a matéria completa no blog do Tales Faria.

Governo do Estado contrata 84 novos leitos para tratamento de pacientes com Covid-19

Foto: Helia Scheppa

Na tarde de hoje (22.04), o governador Paulo Câmara e o secretário de saúde do Estado, André Longo, visitaram as instalações do Hospital Armindo Moura, localizado no município de Moreno, na região Metropolitana. Nessa unidade de saúde, o Governo contratou 84 leitos, sendo 20 UTIs e 64 enfermarias.

As 10 primeiras vagas de UTIs e 20 de enfermaria já estarão disponíveis a partir da sexta-feira (24 de abril), com equipamentos e pessoal treinado para receber os pacientes da Covid-19. No mês de maio, a unidade ainda deve abrir outros 54 leitos, sendo 10 de UTI, para a rede estadual de Saúde.

“Vamos continuar na busca dos equipamentos, tanto no Brasil como no exterior, sobretudo os respiradores para abrir mais vagas e atender a demanda crescente por cuidados médicos intensivos causados por essa pandemia. O trabalho é incansável, nossa meta é chegar até o inicio de maio com 400 novos leitos de UTI e 600 de enfermaria”, destacou o governador.

O Armindo Moura se junta a outras unidades de saúde privadas incorporadas pela Secretaria Estadual de Saúde como a Maternidade Brites de Albuquerque em Olinda, e o antigo hospital Alfa, em Boa Viagem. Até agora, em uma grande operação que envolveu recursos financeiros e logísticos, o Governo de Pernambuco já abriu mais de 600 leitos, sendo 327 de UTIs para atender aos pacientes com síndromes respiratórias agudas graves.

Empresa prioriza ministério e não entrega respiradores

O secretário de Saúde de Pernambuco, André Longo, afirmou, hoje, que 30 respiradores comprados pelo estado e que deveriam ter chegado até ontem ainda não foram entregues. Segundo o gestor, a empresa é a mesma que fornece os equipamentos ao Ministério da Saúde e alegou que a prioridade é entregar ao governo federal.

O contrato do estado com a empresa prevê a compra de um total de 100 respiradores para ajudar na criação de novos leitos de UTI (Unidade de Terapia Intensiva) e dar conta da demanda de pacientes em estado grave. Hoje, dos 319 leitos destinados à covid-19, 99% estão ocupados, o que faz com que exista uma fila de espera por vaga.
"Era para hoje estarmos instalando esses equipamentos, o que infelizmente não se concretizou", disse Longo. "Estamos em contato com o ministro da Saúde [Nelson Teich], porque a empresa diz que não nos entrega porque tem que dar prioridade às entregas do Ministério da Saúde. Entendemos que esse nosso esforço [em criar mais vagas] pode ser reconhecido com a liberação desses 100 respiradores para Pernambuco, que podem fazer uma diferença muito grande em salvar vidas aqui”.

quarta-feira, 22 de abril de 2020

Número de vagas do Enem Digital é ampliado em Pernambuco

NE10 INTERIOR
Por Ana Maria Miranda

Período de inscrição do Enem 2020 será de 11 a 22 de maio (Marcello Casal Jr/Agência Brasil)

O Instituto Nacional de Estudos e Pesquisas Educacionais Anísio Teixeira (Inep) divulgou nesta quarta-feira (22) uma retificação no número de vagas para o Enem Digital, que será realizado pela primeira vez em 2020.

O número de cidades atendidas também foi ampliado. Em Pernambuco, Recife terá 2 mil vagas; antes eram 840. Além disto, Caruaru, no Agreste, e Petrolina, no Sertão, também serão contempladas, cada uma com 500 vagas. Nenhuma cidade do interior do estado estava prevista no edital divulgado em março.

As pessoas que optarem primeiro pelo formato digital no momento da inscrição irão garantir a vaga para fazer o exame pela internet. As inscrições serão realizadas de 11 a 22 de maio.

STF rebate Bolsonaro e permite a entrega de 68 respiradores ao governo do Maranhão

A liminar, emitida pelo ministro do STF Celso de Mello, foi dada em resposta a uma ação da gestão Flávio Dino (PCdoB) contra o governo Bolsonaro, que tinha bloqueado a transação dos 68 respiradores no mês passado
Jair Bolsonaro e Flávio Dino (Foto: PR | LULA MARQUES)


247 - O ministro Celso de Mello, do Supremo Tribunal Federal, determinou que uma empresa de Santa Catarina entregue ao Maranhão 68 respiradores no prazo de 48 horas. A informação é da coluna Painel, do jornal Folha de S.Paulo. 


A liminar, informa a coluna, foi dada em uma ação da gestão Flávio Dino (PCdoB) contra o governo federal, que tinha bloqueado a transação no mês passado.

A compra dos equipamentos foi realizada em 19 de março. Cinco dias depois, em 24 de março, o Ministério da Saúde enviou um ofício para a empresa requisitando os respiradores produzidos para poder distribuir segundo seus critérios.


No domingo (20), Dino ressaltou em suas redes sociais que "ameaças" do governo "não vão afastar desse compromisso" de salvar vidas, referindo- se ao fato de o governo alegar que Dino adquiriu os respiradores de forma ilegal.

Coreia do Sul nega que Kim Jong-un esteja doente e desmonta fake news

Twitter
Do Blog de Esmael
Autoridades governamentais da Coreia do Sul foram obrigadas a negar que o líder da Coreia do Norte Kim Jong-un esteja gravemente enfermo após a realização de uma cirurgia cardíaca
O dirigente norte-coreano, de 36 anos, não compareceu a uma série de eventos significativos e emblemáticos para o regime, o que gerou especulações sobre sua saúde.
A especulação ganhou força com a sua ausência no aniversário do fundador Kim Il-sung, que faria 108 anos em 15 de abril.
O porta-voz do presidente sul-coreano negou a informação de que Kim Jong-un estaria correndo risco de morrer após a realização de uma cirurgia. A notícia foi veiculada na noite desta segunda-feira (20) pela imprensa norte-americana e por sites sul-coreanos.
O líder coreano foi visto pela última vez pela mídia estatal em 11 de abril, presidindo uma reunião no governo sobre o combate ao coronavírus, informou a Forbes.

Central estadual de regulação de leitos duplica capacidade de atendimento

Foto: Helia Scheppa

A Central de Regulação de Leitos de Pernambuco, responsável por definir o encaminhamento de pacientes aos estabelecimentos de saúde vinculados ao Sistema Único de Saúde (SUS), começa a funcionar em um novo espaço, a partir desta quinta-feira (23.04). O serviço, que até então mantinha instalações na Praça Oswaldo Cruz, no bairro da Boa Vista, passará a ocupar os auditórios do Centro de Convenções de Pernambuco (Cecon-PE), em Olinda. Com a abertura de novas unidades e ampliação de leitos para tratamento de pacientes com a Covid-19 em Pernambuco, a central de regulação de leitos registrou, nos últimos 30 dias, um aumento de 316% nas solicitações de internamento em todo o Estado.

“Com o aumento da demanda, causado pela pandemia do novo coronavírus, precisávamos dar mais condições de trabalho aos profissionais da regulação para que fizessem seu trabalho de maneira rápida, coordenada e segura. Por isso, estamos dobrando a capacidade de atendimento da central de regulação de leitos”, afirmou o governador Paulo Câmara, lembrando que, mesmo com a dificuldade de encontrar equipamentos no mercado mundial, e diante da lentidão do Governo Federal em atender os pleitos do Estado, em menos de 40 dias o Governo do Estado entregou à população 319 novos leitos de UTI, que serão administrados pela central de regulação.

De acordo com o secretário de Saúde, André Longo, o Estado saiu de 146 para 361 requerimentos de novos leitos de UTI, e a projeção é de que nesta semana a demanda seja ainda mais intensa, com cerca de 460 solicitações. Exatamente para atender esse volume de trabalho foi necessário ampliar o espaço físico da central de regulação, bem como a contratação de 141 novos profissionais, sendo 64 enfermeiras, 63 médicos e 14 teleatendentes para realizar o cadastramento de informações básicas. “Tudo isso foi feito no intuito de acelerar a assistência aos doentes e dar uma resposta rápida à situação”, acrescentou, lembrando ainda que os 127 novos médicos e enfermeiros que passarão a atuar no processo regulatório na central a partir desta semana foram contratados por seleção pública simplificada.

A central de regulação de leitos, que é acessada pelos médicos por meio de sistema online ou por ligação telefônica, recebe demandas de todas as unidades de saúde do Estado que lidam com casos de urgência/emergência, UTI e obstetrícia, sejam estaduais, municipais, federais ou particulares que prestam serviço ao SUS, com a função de avaliar os casos encaminhados e, a partir daí, indicar o serviço mais adequado ao perfil clínico do paciente.

“Essa ampliação reforça o atendimento aos pacientes suspeitos e confirmados da Covid-19, ao mesmo tempo em que também beneficia toda a rede estadual, já que a central dá continuidade ao atendimento em todas as linhas de cuidado”, pontou o secretário-executivo de Regulação da SES-PE, Giliate Coelho Neto. Com o reforço, a central totaliza uma equipe de 230 profissionais.

REDE – De acordo com os dados da Central Regulação de Leitos de Pernambuco, a rede estadual atingiu, na terça-feira passada (21.04), a marca de 646 leitos abertos para assistência aos pacientes com Síndrome Respiratória Aguda Grave (Srag), suspeitos e confirmados para a Covid-19. Os leitos registram uma ocupação média de 89% e estão divididos em 319 de UTI (99% de ocupação) e 327 de enfermaria (80% de ocupação).

Em acordo com governo Bolsonaro, senadores aceitam arrochar salários do funcionalismo público

Governo e membros do Senado articulam novo projeto para socorrer estados, substituindo o da Câmara. Acerto inclui congelar por dois anos salários dos servidores




Jair Bolsonaro e Davi Alcolumbre (Foto: Marcelo Camargo/Ag.Brasil)


247 - Governo e Senado articulam um novo projeto de lei para socorrer os estados e municípios durante a crise do coronavírus. O acordo anula projeto de lei aprovado na Câmara, congela salários de servidores por dois anos e suspende concursos públicos pelo mesmo período. 

As negociações são encabeçadas pelo ministro Paulo Guedes (Economia) e pelo presidente do Senado, Davi Alcolumbre (DEM-AP). 

O acerto é uma revanche do governo contra a Câmara dos Deputados. A ideia do governo é engavetar o texto aprovado pelos deputados, que foi articulado pelo presidente da Câmara, Rodrigo Maia (DEM-RJ), depois de entendimentos com governadores, informam os jornalistas Iara Lemos, Julia Chaib e Thiago Resende, na Folha de S.Paulo.

Drones na guerra

Do Blog de Magno Martins

Os pesquisadores do Laboratório de Imunopatologia da UFPE (Lika) são pioneiros no uso de drones para monitorar aglomerações e a temperatura da população, segundo reportagem de Beatriz Castro, ontem, na TV-Globo. Agora, com a tecnologia, é possível mapear a entrada do novo coronavírus em Pernambuco. E também a forma como ele se espalhou a ponto de chegar ao interior do Estado. O Aeroporto Internacional do Recife/Guararapes - Gilberto Freyre está sendo a porta de entrada, com os moradores que chegaram do exterior. Depois, o novo coronavírus atingiu os bairros da periferia. A disseminação seguiu para o interior pela principal rodovia: a BR-232, que corta todo o Estado, do litoral ao sertão.

terça-feira, 21 de abril de 2020

Maia quer Braga Neto como interlocutor

Em meio aos ataques do presidente Bolsonaro ao presidente da Câmara, Rodrigo Maia, a ala militar do Palácio do Planalto - que cuida da articulação política - procurou, hoje, o deputado federal para acalmar os ânimos. A ala militar teme uma ruptura institucional em meio à pandemia do coronavírus e trabalha para recompor pontes com o chefe da Câmara, responsável pela pauta da Casa.
O ministro Luiz Eduardo Ramos, da Secretaria de Governo, tenta um encontro com Maia para esta semana. Procurado, o presidente da Câmara sugeriu a Ramos que o ministro da Casa Civil, Braga Netto, esteja presente na conversa. O Planalto quer a conversa ainda nesta semana com o presidente da Câmara.
Maia disse a Ramos que “seria bom” Braga Neto estar junto. O deputado gosta do ministro da Casa Civil e tem relação com Braga Neto desde que o general foi nomeado interventor federal da segurança no Rio, durante o governo Temer.
O encontro, se confirmado, ocorrerá no pior momento da relação de Maia e Bolsonaro.
O presidente acusa o deputado de conspirar para prejudicar o seu governo, e o presidente da Câmara tem repetido que o presidente estimula as redes sociais contra o Congresso. Maia desistiu de pontes com o presidente e também está distante do ministro da Economia, Paulo Guedes.

Eduardo Bolsonaro ataca Joice Hasselmann e pede fim da CPI das Fake News

O deputado Eduardo Bolsonaro (PSL-SP), o Zero Três, entrou com uma ação no Supremo Tribunal Federal (STF) nesta segunda-feira (20) contra a prorrogação da CPI das Fake News no Congresso Nacional.

No pedido de liminar, Eduardo afirma que está tendo os direitos políticos ameaçados e pediu a anulação da sessão em que a colega de partido Joice Hasselmann (PSL-SP) depôs. Na oportunidade, a ex-líder do governo denunciou que havia um “Gabinete do Ódio” dentro do Palácio do Planalto responsável pela disseminação de fake news contra adversários políticos do clã.

“Necessária a medida liminar uma vez ameaçados os direitos políticos do Impetrante, cujos danos, se concretizados, poderão ser irreversíveis, às custas da manutenção dos direitos fundamentais do Impetrante, bem como daqueles que ele representa”, requereu a defesa do parlamentar.

A CPI foi instalada em 4 de setembro de 2019, com validade até o último dia 13. Em 2 de abril, no entanto, o requerimento de prorrogação foi lido e enviado à publicação. Com isso, segundo o sistema virtual, a comissão pode funcionar até 24 de outubro vindouro.

O filho do presidente Jair Bolsonaro também usou as redes sociais para atacar a colega Joice Hasselmann, a quem ele chamou de “Surfistinha” numa postagem no Twitter.

“Repudio a participação de um Presidente da República em ato que pede a volta do AI-5: “não queremos negociar nada”. Depois diz que o Congresso é que provoca o caos. Jair Bolsonaro não respeita a democracia, as instituições e as liberdades. Você é a favor da democracia ou do AI-5?”, questionou a deputada.

Kim Jong-un está em estado grave após cirurgia

Do Blog de Magno Martins
O ditador da Coreia do Norte, Kim Jong-un, está em tratamento após passar por "procedimento cardiovascular" no início do mês, disseram fontes à imprensa sul-coreana, ontem.

Um oficial da Casa Branca informou à rede de TV norte-americana CNN que Kim está em "grave perigo" após passar por cirurgia. O regime norte-coreano não se manifestou oficialmente.
Saúde de Kim Jong-Un, ditador da Coreia do Norte, é alvo de especulações
Uma fonte do governo sul-coreano, porém, disse à agência Yonhap que "não viu nenhum sinal" de que algo tenha ocorrido com Kim. Ainda assim, as autoridades da Coreia do Sul observam os relatos sobre o estado de saúde do ditador do país vizinho.
Fontes do Partido Comunista da China — país com o qual a Coreia do Norte tem relações mais próximas — também disseram à Reuters "acreditar que Kim não esteja gravemente doente".
A notícia vem em meio a especulações sobre o estado de saúde do norte-coreano após ele não participar das festividades de 15 de abril — aniversário do avô dele, Kim Il-sung, fundador da Coreia do Norte morto em 1994.
À época, chegou-se a especular que Kim tomava medidas de precaução contra o novo coronavírus. O regime norte-coreano não divulga se há ou não casos de Covid-19 no país.
Não há detalhes sobre o que teria sido esse tratamento nem quais os possíveis problemas cardiovasculares de Kim Jong-un. Informações do tipo são difíceis de serem obtidas oficialmente, dado o caráter fechado da ditadura.
O site Daily NK, mantido por desertores do regime norte-coreano, diz que Kim se recupera em um resort na costa leste da Coreia do Norte. Segundo o site, a saúde do ditador vem se deteriorando devido ao fumo, obesidade e "sobrecarga de trabalho"

Ministro do STJ nega recurso de Flávio Bolsonaro e crava: ‘fortes indícios de materialidade e autoria de crimes'

O ministro Felix Fischer, do Superior Tribunal de Justiça (STJ) afirmou que a quebra de sigilo fiscal e bancário de Flávio Bolsonaro (Republicanos-RJ) foi autorizada “em decisões judiciais devidamente fundamentadas”. Ele negou o recurso do senador, filho do presidente.
Flávio Bolsonaro (Foto: Alessandro Dantas)


247 - O ministro Felix Fischer, do Superior Tribunal de Justiça (STJ) negou o recurso do senador Flávio Bolsonaro para arquivar o inquérito que corre contra ele na Justiça. Fischer destacou que a investigação contra senador se dá “no amparo de fortes indícios de materialidade e autoria de crimes”. 

Felix Fischer ainda relata: “ao contrário do que o recorrente informa, que a investigação tenha acontecido em face de pessoa politicamente exposta, com vazamento de seus dados fiscais e bancários por cerca de 10 anos, fato é que, conforme consignado nos presentes autos, a quebra de sigilo foi autorizada em duas decisões judiciais devidamente fundamentadas (no amparo em fortes indícios de materialidade e autoria de crimes; na suposta formação de grande associação criminosa, com alto grau de permanência e estabilidade na Alerj; e, como se não bastasse, na imprescindibilidade da medida).”

A reportagem do jornal O Globo destaca que “o pedido da defesa do senador Flávio Bolsonaro foi feito no início de março deste ano. Os advogados do senador tinham feito um recurso à Corte depois que seus pedidos junto a 3ª Câmara Criminal do Tribunal de Justiça do Rio tinham sido negados.”


A matéria ainda informa que “o recurso na Corte representava a 9ª vez que a defesa de Flávio tentou paralisar as investigações, que apuram peculato e lavagem de dinheiro em seu gabinete na Alerj, desde janeiro do ano passado. O senador argumenta que ocorreu quebra de sigilo fiscal e bancário na comunicação feita pelo Conselho de Controle de Atividades Financeiras (Coaf) sobre suas movimentações atípicas.”

segunda-feira, 20 de abril de 2020

Dino nega ilegalidade na compra de respiradores: “não aceitamos ameaças nem perseguições”

Governador do Maranhão respondeu à ação do governo Bolsonaro, que por meio da Receita Federal, vai processar o estado pela compra de respiradores da China via Etiópia
Flávio Dino e Jair Bolsonaro (Foto: 247 | PR)

247 - O governador do Maranhão, Flávio Dino (PCdoB), reagiu à ação que será representada contra o estado por conta da aquisição de 107 respiradores da China via Etiópia. 

O processo será apresentado pela Receita Federal, que em nota diz que a operação foi “realizada sem o prévio licenciamento da Anvisa e sem autorização da Inspetoria Receita Federal em São Luís, órgão legalmente responsável por fiscalizar a importação das mercadorias”. 

Pelo Twitter, Dino negou ilegalidade na compra dos equipamentos, essenciais para o tratamento de pacientes com Covid-19, e chamou a ação de “perseguição sem sentido”.


“Maranhão não praticou nenhuma ilegalidade na compra de respiradores. Mercadorias são legais, existem, estão salvando vidas. A Receita pode abrir o procedimento que quiser e atenderemos às suas exigências. Só não aceitamos ameaças nem perseguições sem sentido”, publicou.

Bolsonaro baixou o tom de críticas após ser alertado por militares sobre risco de radicalização

Por Valdo Cruz no G1

Após ser alertado por ministros militares sobre o risco de radicalização em um momento delicado para o país, o presidente Jair Bolsonaro decidiu baixar o tom nesta segunda-feira (20) e defendeu Congresso e Supremo Tribunal Federal abertos e criticou um apoiador que defendia o fechamento do tribunal superior.

No final de domingo (19), depois de o presidente participar de uma manifestação antidemocrática, na qual havia faixas e gritos defendendo intervenção militar e fechamento do Congresso e Supremo, militares avaliaram que Bolsonaro errou ao participar do ato, principalmente porque ele acontecia na frente do Quartel General do Exército.

Na avaliação de ministros militares e de militares da ativa, à frente de postos de comando das Forças Armadas, Bolsonaro acaba estimulando uma radicalização do ambiente político no país, mesmo ele não tendo, no seu discurso, falado em fechamento do Legislativo e do Judiciário.

Nas palavras de um militar, vale mais a simbologia da decisão presidencial de ir até o ato com mensagens antidemocráticas do que o fato de ele não ter repetido o que seus apoiadores defendiam na manifestação. E ainda mais pelo fato de tudo ter acontecido na frente do QG do Exército.

Militares da ativa foram claros, em conversas reservadas no domingo à noite, que as Forças Armadas não apoiam nenhuma solução fora da Constituição e que não irão participar de nenhuma aventura.

Prefeitura de Recife entrega maior hospital de campanha


Para dar continuidade a ampliação da capacidade de atendimento a pacientes com covid-19 diante do número crescente de casos, o prefeito Geraldo Julio entregou, hoje, o maior hospital de campanha para enfrentamento da pandemia no Recife, com 420 leitos, sendo 100 de Unidade de Terapia Intensiva (UTI). Erguido em 27 dias, no bairro dos Coelhos, o Hospital Provisório Recife 2 ultrapassa a capacidade do Hospital da Mulher do Recife (HMR), no Curado, e do Hospital Provisório Recife 1, na Rua da Aurora, em Santo Amaro juntos.

Em menos de um mês, este é o quinto hospital de campanha entregue pela Prefeitura do Recife para enfrentamento à pandemia. O Plano Municipal de Contingência Covid-19 prevê um total de sete hospitais de campanha municipais, com mais de mil leitos para pacientes infectados pelo novo coronavírus, sendo mais de 300 leitos de UTI com respirador.
“Hoje entregamos o Hospital Provisório Recife 2, uma unidade de 420 leitos, sendo 100 de UTI e 320 de enfermaria, que ficou pronto em 27 dias. É o hospital é o resultado do esforço, do trabalho, da dedicação de muita gente. o quinto já entregue. Aqui vão poder ser realizadas mais de oito mil internações nos próximos meses e muitas vidas serão salvas. É resultado deste trabalho que a gente vem fazendo, com todo mundo querendo ver isso pronto, preparado para receber os pacientes que precisam de atendimento hospitalar. Por isso é tão importante manter o isolamento social, para permitir que ações como essa sejam concluídas”, disse o prefeito Geraldo Julio.
Os 320 leitos de enfermaria e 100 de UTIs do Hospital Provisório Recife 2 serão administrados pelo Fundação Martiniano Fernandes, ligada ao Instituto de Medicina Integral Professor Fernando Figueira (Imip).
A abertura dos leitos para os pacientes está prevista para a próxima segunda-feira (27) e será de forma gradual, até atingir o pleno funcionamento. No local, serão atendidos apenas os pacientes encaminhados pela Central de Regulação, contribuindo para desafogar a rede de leitos de todo o Estado durante esta pandemia.
A unidade estruturada pela Secretaria de Saúde (Sesau) do Recife em antigos galpões na Rua Largo dos Coelhos tem uma área construída de mais de 8.000 m².  Entre os equipamentos instalados na unidade estão respiradores pulmonares, raio-x, camas hospitalares, monitores de sinais vitais, desfibriladores cardíacos e outros que integram a aquisição de mais de dez mil equipamentos médico-hospitalares anunciada pelo prefeito Geraldo Julio, neste mês.
O hospital ainda conta com área segura para que os profissionais coloquem e tirem os Equipamentos de Proteção Individual (EPIs), além de dormitório e refeitório para a equipe. As paredes internas do hospital de campanha dos Coelhos receberam adesivação com fotos de paisagens e intervenções gráficas, para levar um pouco de vida e de colorido às tradicionais paredes brancas dos hospitais.