sábado, 1 de dezembro de 2012

DIRCEU DEFENDE O LEGADO DE LULA DOS ATAQUES DE FHC

O Ex-Ministro do governo Lula José Dirceu, condenado sem provas pelo Ministro Barbosa para atender a elite conservadora deste país e a mídia golpista, rebateu hoje ao Ex-Presidente FHC em seu blog:

FHC não devia falar de relações privadas


O ex-presidente Fernando Henrique Cardoso (PSDB), que não devia falar de relações privadas e de confusão entre público e privado. Fazê-lo é falar em corda em casa de enforcado.

FHC devia ter o recato e a humildade de se calar, e não usar essa questão para fazer crítica a gestão do ex-presidente Lula. Pior é comparar sua administração na área social - e mesmo econômica - com a do presidente que o sucedeu. Aí já é desonestidade intelectual dele e do tucanato.

Os fatos históricos não mentem e nada, nenhuma tentativa tucana e da grande mídia de reescrever a historia recente do Brasil apagará a revolução social e econômica que fizemos no país - que fizemos Lula, o PT e aqueles que conosco construíram o projeto politico que agora o novo udenismo, com o sempre presente apoio da grande imprensa, tenta negar.

Um novo udenismo que age como no passado, de novo a serviço do conservadorismo e dos privilégios de certa elite que não se conforma e não aceita as mudanças empreendidas no país pelos governos do PT, porque teme perder seu poder e riqueza, acumulada a sombra e as custas do Estado.

Não se conforma e não aceita as mudanças que o Brasil vive e continuará a vive
Blog do Dirceu 

sexta-feira, 30 de novembro de 2012

FERNANDO FERRO DEFENDE APOIO DE EDUARDO A DILMA EM 2014




Foto: reprodução
Em entrevista à Ciro Bezerra, na Rádio Olinda, na manhã desta sexta-feira (30), o deputado federal Fernando Ferro (PT) afirmou que o suposto desgaste entre a presidente da República, Dilma Rousseff (PT) e o governador de Pernambuco e presidente nacional do PSB, Eduardo Campos, seria uma "paranóia" estrategicamente criada pela oposição.

O motivo seria a insatisfação - por parte de setores conservadores da sociedade - com os avanços sociais promovidos pelas administrações petistas. Para Ferro, porém, não acredita que haja um real desgaste entre os partidos.


"Tem setores que nunca aturaram o Brasil que cresceu com Lula e Dilma, e agora querem provocar um racha ou uma cisão do PT com o PSB. Isso é paranoico. As coisas acontecem no seu tempo, e, muito honestamente, acredito que estaremos juntos em 2014 defendendo a reeleição da presidenta Dilma".


OU LULA
- Provocado pelo entrevistador, Ferro lembrou que caso haja algum imprevisto e Dilma não se viabilizar, "temos um ótimo nome no banco de reservas: Lula", respondeu usando as metáforas futebolísticas do ex-presidente.

Fonte: jamildo

JUIZ DA COMARCA DE BREJÃO SUSPENDE REALIZAÇÃO DE CONCURSO PÚBLICO

O juiz Francisco Tojal, da Comarca de Brejão, suspendeu o concurso público da Prefeitura com 145 vagas para os níveis médio, técnico e superior. A medida cautelar foi concedida, nessa quinta-feira (29), por suspeita de irregularidades envolvendo o processo licitatório do certame. A ação popular foi movida contra o Consórcio dos Municípios da Mata Norte (Comanas), a Prefeitura Municipal de Brejão e o Consórcio dos Municípios do Agreste Meridional (Codeam).
De acordo com os autos do processo, a Prefeitura dispensou licitação para a contratação do Codeam para a realização do concurso. Contudo, no estatuto social do Consórcio, que consta no protocolo de intenções aprovado pela Câmara Municipal, não se encontra a realização de certames públicos.
O Codeam, por sua vez, firmou convênio de cooperação técnico administrativa com o Comanas para que a instituição ficasse responsável pelo certame. Mas, o mesmo documento atesta que não está incluída dentre as finalidades descritas no Estatuto Social do Consórcio dos Municípios da Mata Norte, a realização de concursos públicos.
“À luz dos já mencionados fundamentos, se percebe que a Codeam/Consócio e a Comanas/Consórcio não foram criadas com a finalidade específica de realização de concursos públicos, motivo pelo qual não me aprece estar de acordo com a legislação administrativista o ato ora impugnado, ainda que em uma análise perfunctória, tornando-se, portanto, imperiosa a suspensão do Concurso Público de Provas e Títulos para o Município de Brejão”, destaca o juiz Francisco Tojal em sua decisão. O magistrado ainda registra que, analisando o estatuto social do Comanas, ainda é possível notar que a criação do Consórcio visa à prestação de serviços de assistência pré-hospitalar por meio de Samu e de serviços de urgência à Saúde.
“Atente-se ainda que a Codeam/Consórcio não pode ser enquadrada como entidade que possui inquestionável reputação ético e profissional, afinal, a referida pessoa jurídica foi contratada para a realização de outros concursos no Estado de Pernambuco, a exemplo do de Palmeirina, que se encontra suspenso administrativamente pelo TCE, em razão da suspeita de irregularidades no procedimento licitatório”, explicou o magistrado.
A Prefeitura e os Consórcios foram intimados a determinar a quantidade de inscritos e a quantia arrecadada com o valor das inscrições, para que fosse depositada em juízo. Caso haja descumprimento da decisão judicial, será cobrada uma multa diária no valor de R$ 5 mil.

ACOMPANHE AQUÍ OS REPASSES DO FUNDEB ANGELIM : NOVEMBRO

Demonstrativo de Distribuição da Arrecadação  
  30/11/2012    SISBB - Sistema de Informações Banco do Brasil    17:32:40
ANGELIM - PE


 
FUNDEB - FNDO MANUT DES EDUC BASICA E VLRIZ PROF EDUC
DATA PARCELA VALOR DISTRIBUIDO


 
06.11.2012 COMPLEM. UNIAO 41.983,89 C

ORIGEM IPVA 406,57 C

ORIGEM ICMS EST 34.954,03 C

TOTAL: 77.344,49 C


 
09.11.2012 ORIGEM ITR 59,72 C

ORIGEM IPI-EXP 226,75 C

ORIGEM FPE 46.671,25 C

ORIGEM FPM 35.501,24 C

TOTAL: 82.458,96 C


 
13.11.2012 ORIGEM IPVA 344,08 C

ORIGEM ICMS EST 16.937,70 C

TOTAL: 17.281,78 C


 
20.11.2012 ORIGEM ITR 2,03 C

ORIGEM IPVA 236,65 C

ORIGEM IPI-EXP 77,49 C

ORIGEM ICMS EST 56.110,20 C

ORIGEM FPE 7.731,54 C

ORIGEM FPM 5.881,12 C

TOTAL: 70.039,03 C


 
27.11.2012 ORIGEM IPVA 272,01 C

ORIGEM ITCMD 919,53 C

ORIGEM ICMS EST 60.868,04 C

TOTAL: 62.059,58 C


 
30.11.2012 ORIGEM ITR 8,40 C

ORIGEM IPI-EXP 38,41 C

ORIGEM FPE 21.313,49 C

ORIGEM FPM 16.212,45 C

ORIGEM LEI87/96 476,59 C

TOTAL: 38.049,34 C


 
TOTAIS COMPLEM. UNIAO 41.983,89 C

ORIGEM ITR 70,15 C

ORIGEM IPVA 1.259,31 C

ORIGEM ITCMD 919,53 C

ORIGEM IPI-EXP 342,65 C

ORIGEM ICMS EST 168.869,97 C

ORIGEM FPE 75.716,28 C

ORIGEM FPM 57.594,81 C

ORIGEM LEI87/96 476,59 C


 

DEBITO FUNDO 0,00 D

CREDITO FUNDO 347.233,18 C


 
TOTAL DOS REPASSES NO PERIODO


 

DEBITO BENEF. 0,00 D

CREDITO BENEF. 347.233,18 C


JUIZ ANULA ELEIÇÃO EM AGUA PRETA



O juiz eleitoral de Água Preta, Carlos Eugênio, decidiu, no fim da noite de ontem (29), anular as eleições do último dia sete de outubro no município. A sentença foi proferida mas ainda não consta publicação no Diário Oficial do Estado.
Eufórico, o candidato com maior número de votos na eleição agora anulada, Armando Souto (PDT) comemorou a decisão do juiz, e já adiantou que agora é o momento de buscar o auxílio da imprensa para que o Tribunal Regional Eleitoral de Pernambuco organize uma nova disputa ainda esse ano. A intenção do pedetista é a de agilizar o processo eleitoral para que o vencedor tome posse no dia 1º de janeiro de 2013, evitando que a cidade seja administrada pelo presidente da Câmara de Vereadores.
Souto afirmou estar “de bem” com seu partido, reiterando que as desavenças que teve com o presidente estadual da sigla, José Queiroz, foram resolvidas e arquivadas. “Neste momento, o crucial é evitar qualquer tipo de briga, com quem quer que seja. Fiz as pazes com o meu partido. Meus direitos foram respeitados pelas executivas nacional e estadual. Agora é tocar para frente e vencer a eleição”, explicou.
Procurado para comentar o assunto, o juiz disse, por meio da técnica do Judiciário, Liviane Lopes, que o que tem para falar sobre a sentença será publicado no Diário Oficial. Já o atual prefeito de Água Preta e candidato à reeleição, Eduardo Coutinho (PSB), não foi encontrado pela reportagem. A assessoria de imprensa do TRE-PE aguarda comunicado oficial para se manifestar sobre o assunto.

Fonte: blog do magno martins

A LONGA AGONIA DO HOSPITAL DOM MOURA


O governador Eduardo Campos sabia há muito tempo que havia algo errado no Hospital Dom Moura. É possível, porém, que o socialista desconfiasse que parte das denúncias contra a unidade de saúde tivessem motivação política. O ex-presidente do PSB de Garanhuns, Ivan Rodrigues, uma vez lamentou que a imprensa da cidade estava sendo pautada por Altamir Pinheiro (Blog Chumbo Grosso), como se as acusações feitas regularmente pelo guerrilheiro contra diretores do HRDM não merecessem crédito. O advogado chegou a dizer a este repórter que a investida contra Emília tinha o objetivo de lhe atingir, dada a amizade dos dois.

Outro grupo, vinculado aos gestores do Hospital, atribuía as críticas e denúncias ao Capital Hudson ou defensores dele, considerado até hoje o melhor diretor que passou pelo Dom Moura, apesar de inúmeras tentativas de acabar com sua imagem.

Na verdade o Altamir tinha e tem razão em muitas coisas, os funcionários que fizeram denúncias anônimas merecem credibilidade e nunca percebi a menor movimentação do Capitão no sentido de desestabilizar os diretores do Hospital.

Eduardo Campos não deu o devido peso às informações da imprensa do interior (os jornalistas da capital se omitiram dessa questão esses anos todos, à exceção de uma ou outra nota do Magno), talvez preferindo dar um crédito de confiança às pessoas que sempre foram fieis politicamente a Miguel Arraes e ele próprio. Assim, sem fatos concretos, com denúncias feitas por funcionários anônimos e com as campanhas políticas no meio das crises (2010 e 2012), o governador protelou o quanto pôde a questão do Dom Moura.

Apenas um dos seus fieis seguidores na cidade, filiado ao PSB de Garanhuns, aconselhou ao governante mudanças na direção da unidade de saúde, diante da gravidade dos fatos que por lá aconteciam. Foi no entanto uma voz isolada na base do Governo e nenhuma decisão foi tomada.

Foi preciso então que  uma empresa prestadora de serviços  do Hospital levasse uma denúncia à Secretaria de Saúde do Estado, para enfim se começar um processo de investigação sério sobre possíveis irregularidades no Dom Moura.

A essa altura muita coisa já se sabe, reveladas pelo próprio delegado encarregado do caso, e outras ainda podem vir à tona, pois por todos os lados pipocam histórias escabrosas envolvendo gente que trabalha na unidade de saúde regional.

O titular deste blog conversou ontem à tarde com uma moça que atuou no Dom Moura durante um tempo. Saiu por não aguentar conviver com "tanta coisa errada". Segundo ela, Emília Pessoa está pagando um preço alto por ter confiado em seus assessores. Na opinião dessa servidora pública a ex-diretora nunca apresentou nem apresenta nenhum sinal de riqueza nessa sua passagem pelo complicado cargo.

Outros, revela a ex-funcionária do Hospital, ostentavam mesmo o enriquecimento rápido e fácil. Iam trabalhar com roupas e sapatos caríssimos, faziam viagens até o exterior, construíram mansões e compraram carros de luxo e nunca procuraram esconder sua rápida ascensão social.

"Muitas dessas pessoas davam ordens e perseguiam humildes funcionários usando o nome da diretora. Chegaram a fazer comunicados antipáticos e falsificar a assinatura", revelou. Ela não isenta Dra. Emília, acredita que ela atraiu a ira dos servidores por sua postura autoritária e arrogante, mas está convencida de que a mesma não se beneficiou de esquemas fraudulentos dentro do hospital na mesma proporção que seus subordinados.

"Tinha casos gritantes. Um dos seus auxiliares tinha esposa fora e quatro amantes trabalhando no hospital. Como ele bancava tudo isso se não fosse com muito dinheiro, já que não é nenhum galã"?, questiona.

Minha fonte reconhece que é difícil para qualquer pessoa administrar o Dom Moura. São quase 600 funcionários e segundo ela poucos deles realmente têm compromisso com o serviço público. A safadeza vai da faxina às enfermarias, começa nos vigilantes e chega nos médicos. Um exemplo: são escalados dois plantonistas por dia. Cada um deve trabalhar 24 horas seguida para então ter um dia todo (ou dois) de descanso. Eles combinam, cada um dá 12 horas de serviços, o que pega a parte da noite aproveita mais para dormir, e recebem como se tivessem trabalhado o dia todo. Existem profissionais que chegam a usar o Hospital Público para descansar da trabalheira que têm em suas clínicas particulares.

Diante de um comportamento desses de médicos, enfermeiros, auxiliares de enfermagem, dentistas, auxiliares administrativos, maqueiros, vigilantes, copeiras, serventes,  atendentes em geral... Só mesmo um tenente ou capitão da Polícia Militar pra dá jeito, não é mesmo? É o que muita gente pensa.

Particularmente, imagino que o Dom Moura precisa mesmo é de um bom gestor. Alguém que seja da área médica, com capacidade administrativa e sem vínculos políticos. Nesse sentido, me parece que o governador Eduardo Campos e o seu secretário de Saúde, Antônio Carlos Figueira, escolheram a dedo a pessoa que vem substituir Emília. Karla Freitas, a diretora nomeada hoje, tem curso superior de enfermagem, especialização em trabalhos com o SUS e experiência em dirigir um Hospital com o porte desse de Garanhuns. Vem como técnica competente com aval do Governo, não de um deputado que queria solucionar a crise dando um "presente de grego" a Sandoval Cadengue.

Esse argumento de que Eduardo Campos afrontou Garanhuns porque está trazendo alguém de fora é de uma pobreza total. Coisa de mente pequena mesmo. Nosso município tem mais de 130 mil habitantes, é uma cidade cosmopolita, com universidades que atraem professores e estudantes de todas as regiões do país. Pelo nosso comércio mesmo passam diariamente consumidores de centenas de cidades da região e do Nordeste. Chega de provincianismo. De que adianta indicar um gestor de Garanhuns para ficar enrolado em problemas políticos e administrativos? É melhor alguém neutro, com capacidade de gestão e que tenha condições de pôr ordem na casa.

Quem sabe após essa longa e lenta agonia o Hospital Dom Moura entra num novo ritmo. Vai depender muito da nova diretora, mas não só dela. Todos deviam se conscientizar da importância dessa unidade de saúde para a cidade, o Agreste e Pernambuco e esquecer pelo menos por um segundo seus interesses pessoais.

Médicos, enfermeiros, auxiliares, dentistas, serventes, funcionários do HRDM em Geral, por que não se unirem todos por uma causa maior? Por Garanhuns, para tirar o Dom Moura das páginas policiais e transformá-lo numa referência em Pernambuco na área de saúde. Sabemos que existem problemas estruturais, que os salários são baixos, o ambiente é pesado... Sim, tudo isso é verdade. Mas qualquer um escolhido para gestor vai trabalhar com isso. E o líder, o bom administrador, é exatamente aquele em condições de superar condições difíceis. 

Assim, é precipitado julgar quem ainda não assumiu. Formar opinião sobre quem não se conhece. Se Karla Freitas se preparou para trabalhar como gestora de saúde, se tem currículo, se o governador e o secretário confiam nela, vamos também dar-lhe um crédito. Se ela errar será mais uma a sofrer nas mãos do Dom Moura, caso acerte será bom para o Hospital e para a cidade.

Começa uma nova história a partir de hoje. O que passou, é página virada, embora a polícia continue trabalhando e um dos promotores públicos já tenha até admitido pedir a prisão de algum dos indiciados pela irregularidades cometidas.

TRÊS ASSALTANTES DE BANCOS SÃO PRESOS EM IATI


Banco do Brasil de Iatí-PE
Foi uma verdadeira madrugada de terror na cidade de Iatí de ontem para hoje. As informações que temos é de que vários bandidos oriundos do estado de Alagoas tentaram explodir os caixas eletrônicos da agência do Banco do Brasil naquela cidade, causando um grande alvorosso, tiros e carros de polícia para cima e para baixo.
Ainda segundo as informações que temos, durante o assalto os bandidos foram surpreendidos pelos policiais do GATI, NIA-PM (Núcleo de Inteligência do Agreste), CIOSAC, TIGRE (Polícia Civil de Alagoas) e outras equipes que se deslocaram para Iatí durante a madrugada.
Os bandidos estavam munidos de várias bananas de dinamites e outros tipos de explosivos. O tiroteio foi grande nas ruas e na zona rural daquele município e durante uma dessas perseguições foram presos três meliantes, sendo dois carros abandonados no povoado de Santa Rosa. A qualquer momento mais informações sobre este assunto. 

GARANHUNS:DESVIO E LAVAGEM DE DINHEIRO NO DOM MOURA



A Polícia Civil concluiu, nesta quinta-feira (29), um inquérito que investigava, há pouco mais de quatro meses, denúncias de lavagem de dinheiro no Hospital Dom Moura, em Garanhuns, no Agreste Pernambucano. Entre os suspeitos estão quatro funcionários do hospital, além do marido de uma das servidoras. Os funcionários da unidade de saúde estão sendo indiciados por peculato, que é o desvio de verba praticado por servidor público. Além disso, os cinco estão sendo acusados de formação de quadrilha, lavagem de dinheiro, falsidade ideológica e ameaça.
A investigação diz respeito a um pagamento não realizado no valor de R$ 49 mil, em contrato assinado em novembro de 2011 entre o Hospital e uma empresa de produtos hortifrutigranjeiros. Segundo denúncia realizada pelo próprio dono da empresa de alimentos à Secretaria Estadual de Saúde, a quantia em questão nunca chegou a ser paga.
A conclusão do inquérito será relatada e enviada ao Ministério Público de Pernambuco (MPPE). no início da próxima semana. Sendo aceita pelo MPPE, o próximo passo da investigação é fazer a denúncia ao Judiciário através do promotor responsável Guilherme Vieira.(Informação do portal G1 Pernambuco)

MUDA A DIREÇÃO DO HOSPITAL DOM MOURA


O Hospital Regional Dom Moura de Garanhuns terá nova direção a partir de hoje. A odontóloga Emília Pessoa foi exonerada, a pedido, em ato publicado no Diário Oficial do Estado. No seu lugar assume Karla Freitas Nogueira, enfermeira com especialização no SUS pela Fiocruz, que há 14 meses dirigia o Hospital Emília Câmara, em Afogados da Ingazeira, no Sertão.

A Secretaria de Saúde e o Governo do Estado resolveram não esperar mais a conclusão do inquérito policial, como pregavam numa nota curta divulgada ontem com a imprensa, optando por agir rápido para estancar a crise e a repercussão negativa dos fatos em todo o interior e na capital. No texto divulgado hoje, os representantes do Governo elogiam o trabalho da polícia e lembram que a iniciativa das investigações partiu da própria Secretaria de Defesa Social do Estado.

Embora o governador Eduardo Campos (PSB) nunca tenha se pronunciado nessa história do Dom Moura - que não começou ontem - é lógico que a decisão final de agir rápido e mudar a direção geral da unidade de saúde foi do socialista. (Na foto o governador quando inaugurou a UTI do Hospital Regional de Garanhuns).

Confira na íntegra a Nota do Governo de Pernambuco:

A Secretaria Estadual de Saúde enaltece o trabalho de investigação realizado no Hospital Regional Dom Moura, em Garanhuns, pela Polícia Civil de Pernambuco. O inquérito foi iniciado a partir de denúncia feita pelo secretário de saúde, Antonio Carlos Figueira, ao secretário de Defesa Social, Wilson Damásio, por meio do ofício 591/2012, protocolado na SDS em 4 de julho de 2012.

A suspeita de possíveis irregularidades surgiu a partir do envio à SES, por parte de uma empresa prestadora de serviços ao Dom Moura, de um ofício cobrando o pagamento de R$ 10 mil reais, distribuídos em duas notas fiscais.  A SES, no entanto, constatou que esse pagamento já havia sido efetivado. E que os cheques apresentados pela prestação de contas do hospital divergiam dos cheques sacados no banco. Todo o volume de documentos foi entregue à SDS, assim como eventuais esclarecimentos foram feitos ao delegado responsável pelo inquérito, que correu em segredo para que as investigações não fossem atrapalhadas.
Sobre os envolvidos no caso, a SES esclarece que adotou todas as providências dentro da legalidade: A diretora da unidade, Maria Emília Pessoa, será exonerada do cargo, a pedido, com publicação do ato na edição de amanhã do Diario oficial do Estado; Lucio Ferreira Duarte Neto, que atuava como assistente administrativo, já havia sido exonerado desde 26 de outubro de 2012; Maria Lúcia Cordeiro de Lima, que era uma funcionária terceirizada, atuando no apoio administrativo, já foi desligada do hospital; e Maria Veridiana Albuquerque da Silva Araújo, que é servidora concursada do hospital, foi dispensada da função gratificada de apoio administrativo no dia 30/10/2012. Por se tratar de uma servidora, a SES já solicitou a abertura de processo administrativo disciplinar contra Maria Veridiana. Já Marcone Souto de Araújo, também indiciado no inquérito, não possui qualquer vínculo com o hospital.
A partir de amanhã, com publicação da nomeação no Diário Oficial, o Dom Moura terá nova direção. Responderá pela direção-geral Karla Freitas Nogueira, enfermeira com especialização em gestão do SUS pela Fiocruz, e que há 14 meses vinha comandando o Hospital Regional Emília Câmara, em Afogados da Ingazeira, depois de ter atuado na Gerência-Geral de Assistência à Saúde da SES, no Recife.
Por fim, a SES vem a público esclarecer que o caso não prejudicou a assistência prestada pelo hospital à população e que os serviços oferecidos pela unidade, referência para 21 municípios do Agreste, com mais de 13 mil pessoas atendidas por mês, permanecem em pleno funcionamento. E ainda que as irregularidades não representam o corpo de 580 funcionários do Hospital, tampouco a gestão estadual, pautados pela responsabilidade, legalidade, transparência na administração dos recursos públicos e compromisso com os usuários do SUS.

Fonte: roberto almeida

quinta-feira, 29 de novembro de 2012

SENAI GARANHUNS OFERECE 120 NOVAS VAGAS GRATUITAS NA REGIÃO

O SENAI Garanhuns oferece, até a próxima sexta-feira (30), mais 120 novas vagas para os cursos gratuitos de qualificação em Auxiliar Administrativo e Costureiro. As vagas são para a cidade e para os municípios de Buíque e Jupi. As ofertas são do Programa Novos Talentos, uma parceria do Governo do Estado, através da Secretaria de Trabalho, Qualificação e Empreendedorismo (STQE), com o Sistema S, e é destinado às ações de formação profissional com foco nos novos empreendimentos estruturadores que estão chegando em todas as regiões do Estado.
Serão 20 vagas para o curso de Auxiliar Administrativo, de 160 horas/aula, no período da noite e outras 40 vagas para Costureiro nos turnos da manhã e tarde, que acontecerão na Escola Técnica SENAI de Garanhuns. A Unidade vai ministrar uma turma de Auxiliar Administrativo, para 20 estudantes, no Centro de Referência da Assistência Social (Cras) do município de Jupi, no período da tarde, e mais outras duas turmas de Costureiro (40 vagas), que acontecerão na Escola Engenheiro Kleisson de Araújo, no centro de Buique, nos períodos da tarde e noite.

As inscrições estão sendo realizadas no site da Secretaria, www.stqe.pe.gov.br. Podem se candidatar maiores de 18 anos, com ensino fundamental completo e em situação de baixa renda (será exigida declaração a ser redigida e assinada de próprio punho no momento da matrícula).

Fonte: Assessoria do SENAI


GOVERNO ENVIA NOTA SOBRE OS ACONTECIMENTOS NO HOSPITAL DOM MOURA

Com a repercussão tomada pela entrevista do Delegado Altemar Mamedes Leite, na Rádio Jornal, responsavel pelo inquerito policial abeto para investigar denuncias de atos praticados pela equipe que administra o Hospital Regional Dom Moura, o Governo Estadual através da secretaria de Saúde enviou uma nota a imprensa.
LEIA A NOTA NA ÍNTEGRA:
A Secretaria Estadual de Saúde informa que aguarda a conclusão do inquérito sobre possíveis irregularidades cometidas por alguns funcionários do Hospital Dom Moura para só então adotar as providências cabíveis. A SES se coloca, ainda, à disposição da Polícia Civil, assim como das demais autoridades competentes, para colaborar com a investigação. De antemão, a Secretaria ressalta que não compactua com qualquer irregularidade administrativa e se pauta pela responsabilidade, legalidade e transparência na gestão dos recursos públicos.  

Secretaria de Saúde - Governo do Estado de Pernambuco

FUNDEB: PERNAMBUCO É UM DOS ESTADOS EM QUE ARRECARDAÇÃO NÃO ATINGE O VALOR MÍNIMO POR ALUNO

06:11:24

O Ministério da Educação (MEC) divulgou os parâmetros de operacionalização do Fundo de Manutenção e Desenvolvimento da Educação Básica e de Valorização dos Profissionais da Educação (Fundeb) para o exercício de 2012. Entre as definições está o novo valor anual mínimo nacional por aluno de R$ R$ 2.091,37 ainda para este ano.

Houve uma queda de R$ 5 no valor anteriormente previsto pela pasta (R$ 2.096,68). Segundo portaria publicada nessa terça-feira (27) no Diário Oficial da União, o valor considera a reintegração ao Fundeb dos alunos da pré-escola, atendidos em instituições conveniadas, como as filantrópicas, sem fins lucrativos.

De acordo com Fundo Nacional de Desenvolvimento da Educação (FNDE), esse valor mínimo é fixado, anualmente, por portaria interministerial dos ministérios da Educação e da Fazenda e pode ser ajustado, no decorrer do ano, em razão de mudanças no comportamento das receitas do Fundeb, provenientes das contribuições dos estados, do Distrito Federal e dos municípios. O governo federal complementa o Fundeb sempre que a arrecadação de um determinado estado não for suficiente para garantir o valor mínimo nacional por aluno matriculado na rede pública.

O dinheiro do fundo é transferido de forma automática e periódica para cada governo estadual e municipal, com base no número de alunos registrados no Censo Escolar mais recente. Na última transferência, em novembro, a União depositou R$ 755,2 milhões nas contas dos estados que não alcançam com sua própria arrecadação o valor mínimo nacional por aluno. Neste ano estão no grupo Alagoas, o Amazonas, a Bahia, o Ceará, Maranhão, Pará, a Paraíba, Pernambuco e o Piauí.

O valor previsto em complementação para os nove estados este ano e em janeiro de 2013 soma R$ 10,4 bilhões. A próxima transferência, no mês de dezembro, terá o mesmo valor de novembro. Em janeiro do ano que vem, o investimento da União alcança R$ 1,4 bilhão, referente a 15% de todo valor anual. A previsão do valor anual mínimo nacional para o próximo ano ainda será divulgada pelo MEC em nova portaria até o final do ano.

Constituído em 2007, o Fundeb engloba 27 fundos específicos, um para cada estado da Federação e um para o Distrito Federal. Seus recursos devem ser destinados necessariamente ao financiamento de ações de manutenção e desenvolvimento da educação básica, isto é, educação infantil, ensino fundamental, ensino médio e educação de jovens e adultos. O Fundeb funciona como um fundo contábil, composto por uma cesta de impostos e transferências estaduais e municipais, e sua vigência se estende até 2020.

Por lei, pelo menos 60% dos recursos do Fundeb devem ser usados para remunerar o magistério e os gestores educacionais. Nesse cálculo, incluem-se professores e profissionais da área de suporte pedagógico, como direção e administração escolar, planejamento, inspeção, supervisão, coordenação e orientação educacional. O restante do dinheiro vai para outras despesas de manutenção e desenvolvimento da educação básica pública, como aperfeiçoamento de professores e compra de equipamentos necessários ao ensino.
Fonte: Agência Brasil

FIFA DOA INGRESSOS DA COPA PARA INDÍGENAS BRASILEIROS


Valcke fez a entrega dos ingressos, simbolicamente, para Aldo Rebelo (Foto: Divulgação)

AE – O secretário-geral da Fifa, Jérôme Valcke, anunciou nesta quarta-feira a doação de 50 mil ingressos da Copa do Mundo de 2014 para indígenas do Brasil e beneficiários do programa Bolsa Família. A entrega simbólica dos bilhetes ao governo federal foi feita para o ministro do Esporte, Aldo Rebelo, após a reunião do Comitê Organizador Local (COL) realizada em São Paulo. “Resolvemos pensar em todos que não têm facilidade em assistir aos jogos da Copa”, discursou Valcke, dizendo ter “um presente para o Aldo Rebelo” quando fez a entrega simbólica dos ingressos Segundo o dirigente da Fifa, a responsabilidade de distribuir os bilhetes será do governo brasileiro.
Revelando surpresa pela iniciativa da Fifa, Aldo Rebelo não explicou como serão distribuídos os 50 mil ingressos doados nesta quarta. Ele admitiu, porém, que a prioridade será dar os bilhetes para as crianças das famílias que fazem parte do programa Bolsa Família. “Agradeço a Fifa pelo gesto de elevado significado para o nosso País e nosso povo. É um gesto de homenagem ao país do futebol, principalmente aos mais pobres, que têm dificuldade até para comprar a meia-entrada. O povo brasileiro ama o futebol. Para o Brasil, o futebol tem uma expressão além de uma modalidade esportiva. É um elemento da nossa identidade, nossa cultura, nosso imaginário e nossa formação social”, disse Aldo Rebelo. “Vamos procurar que chegue às crianças”.

COMBATE A SECA: GOVERNADOR ENTREGA CISTERNAS


Governador Eduardo Campos em Sanharó/ foto de Lula Correia/sara
A primeira cisterna do Projeto Pernambuco Mais Produtivo chegou ao Agreste do Estado. O governador Eduardo Campos (PSB) fez a entrega do equipamento no distrito de Cajueiro II, em Sanharó, nesta quarta-feira (28), em solenidade realizada com a presença de quase 400 agricultores. A iniciativa está orçada em R$ 165 milhões – um convênio com o Ministério do Desenvolvimento Social – e prevê a construção de 15,5 mil reservatórios, com capacidade de 52 mil litros. Desses, 150 são para o município que abrigou a solenidade.
“Estamos vivendo um tempo de estiagem muito duro, a pior dos últimos 70 anos, e precisamos legar as próximas gerações ações que pensem o futuro. Em 2007, tínhamos 30 mil cisternas no mundo rural. Em quase seis anos de governo, chegamos a 60 mil”, destacou o governador. Sanharó vai receber também 1.061 cisternas de 16 mil litros, previstas no novo convênio entre Ministério do Desenvolvimento Social e ProRural. O programa visa ampliar o acesso à água para melhorar a capacidade produtiva de 17.080 sistemas familiares, atendendo aproximadamente 85.400 pessoas.
O programa contempla ainda a construção de mil terreiros de secagem, 150 tanques de pedra, 40 cisternas telhadão, 40 barreiros lonados, a realização de nove seminários regionais, 50 visitas de intercâmbio, além da capacitação de 17 mil pessoas, em todo o Semiárido pernambucano. “Essa é uma ação integrada com foco em dois eixos fundamentais, a inclusão dos serviços de acesso à água e a inclusão produtiva. É um esforço na busca da universalização do serviço no mundo rural”, afirmou Ranilson Ramos. 
Fonte: blog da folha

DIRCEU ACUSA MÍDIA DE ENVOLVE-LO "DE FORMA IRRESPONSAVEL" EM ESQUEMA





Por várias vezes em anos recentes, a imprensa vinculou-me a escândalos que, depois de concluídas as investigações, denunciados os responsáveis e finalizados os inquéritos, comprovou-se que eu nada tinha a ver com tais episódios. Meu nome nem sequer figurou como testemunha nestes processos.

Foi assim pelo menos seis vezes: nos casos Celso Daniel; MSI-Corinthians; Eletronet; Operação Satiagraha; Carlos Alberto Bejani, ex-prefeito de Juiz de Fora (MG), do PTB; e Alberto Mourão, ex-prefeito de Praia Grande (SP), do PSDB.

Em alguns desses casos – como Bejani, Eletronet e Satiagraha –, meu nome foi parar no noticiário das TVs. Repito: encerradas as investigações, denunciados os responsáveis e finalizados os inquéritos, comprovou-se que eu nunca tive ligações com nada disso.

Agora, a história se repete

A partir de declarações de Cyonil Borges, ex-auditor do TCU sob investigação da Polícia Federal na Operação Porto Seguro, que apura denúncias relacionadas a Paulo Vieira (ex-diretor da Agência Nacional de Águas-ANA), de novo sou envolvido. Gratuitamente. Irresponsavelmente, como das outras vezes. As investigações ainda estão em curso e meu nome já é escandalosamente noticiado como relacionado ao caso.

Não custa recordar que Francisco Daniel, irmão do ex-prefeito assassinado de Santo André, Celso Daniel, fez o mesmo: acusou-me de beneficiário de esquema de corrupção que teria havido em Santo André. Quando o processei por calúnia, ele afirmou em juízo que ouvira de terceiros que eu era o destinatário de recursos financeiros ilegais para campanhas eleitorais do PT.

Francisco Daniel retratou-se, de forma cabal e indiscutível na Justiça. Mas isso praticamente não foi noticiado pela imprensa. E continua sem ser noticiado quando a mídia com frequência volta ao caso Celso Daniel. Ela repete a acusação que me foi feita por Francisco, sem registrar – ou fazendo-o sem o menor destaque – que ele se retratou.

Assim foi em todos os demais casos que lembrei. Envolvem meu nome no noticiário com o maior estardalhaço, mas encerrados a "temporada" e o sucesso midiático do escândalo, silenciam quanto ao fato de nada ter se provado contra mim – pelo contrário, as investigações terem concluído que eu não tive o menor envolvimento com o caso em pauta.