sábado, 18 de agosto de 2012

PERNAMBUCO NA SÉRIE A 2012 : SPORT PERDE MAIS UMA E NAÚTICO DERROTA O BAHIA

SPORT 

O giro do Sport pelo Rio de Janeiro acabou em fiasco. Depois de perder para o Botafogo no meio da semana, o Leão caiu frente ao Fluminense, em Volta Redonda, por 1x0, o gol foi marcado pelo atacante Samuel, em jogo com pouquíssima produção ofensiva do time pernambucano. O resultado pode fazer os rubro-negros (14 pontos) caírem na classificação, já que o Atlético-GO, com 12 pontos, enfrenta o Palmeiras neste domingo. Os cariocas agora têm os mesmos 39 pontos do líder Atlético Mineiro, que recebe o Botafogo.

Ficha do jogo:

Fluminense: Diego Cavalieri; Wallace (Diguinho), Gum, Leandro Euzébio e Carlinhos; Valencia (Higor), Jean, Wagner e Thiago Neves; Rafael Sobis (Michael) e Samuel. Técnico: Abel Braga.

Sport: Magrão; Cicinho, Ailson (Bruno Aguiar), Diego Ivo e William Rocha; Tobi, Naldinho (Renan Teixeira), Rithely e Hugo; Felipe Azevedo e Magno Alves. Técnico: Gustavo Bueno (interino).

Local: Estádio Raulino de Oliveira, em Volta Redonda (RJ). Árbitro: Leandro Pedro Vuaden (Fifa-RS). Assistentes: Tatiana de Freitas (Fifa-RS) e Rafael Alves (RS). Gol: Samuel, aos 37 do segundo tempo. Cartões amarelos: Leandro Euzébio, Bruno Aguiar e Ailson. Expulsão: Tobi.


NAÚTICO




Para quem estava esperando um zero a zero nos Aflitos teve que esperar até aos 42 minutos do segundo tempo para soltar o grito de gol e comemorar a vitória. Méritos para o Náutico, que com a vitória por 1 a 0 sobre o Bahia, garante a segunda vitória seguida.
Martinez, que foi para o intervalo com dores nas costas e quase nem voltou para a segunda etapa, marcou o gol no fim da partida e foi o destaque do jogo.
Já o Bahia, com a derrota, volta para a zona de rebaixamento e mantém o desespero para não cair para a Série B.
Com os três pontos garantidos, o Náutico chega aos 23 pontos e fica provisoriamente na 10ª posição. O Bahia estaciona no 17ª lugar, com 16 pontos. O próximo compromisso alvirrubro é contra o Sport, na última rodada do turno do Brasileirão. A partida está marcada para o próximo domingo, às 18h30, na Ilha do Retiro. O Bahia encara o Atlético-GO no Pituaçu, também no domingo às 18h30.
 
Ficha do jogo

Náutico
Gideão; Alessandro, Marlon, Jean Rolt, Douglas Santos (João P; Dadá, Martinez, Rogerinho (Lúcio) e Rhayner; Kim (Rico) e Araújo. Técnico: Alexandre Gallo.

Bahia

Marcelo Lomba; Neto, Titi, Danny Moraes e Hélder (Lulinha); Fabinho (Diones), Fahel, Mancini (Ciro) e  Victor; Gabriel e Souza. Técnico: Caio Júnior.

Local: Aflitos. Horário: 18h30. Árbitro: Ricardo Marques Ribeiro (MG). Assistentes: Janette Mara Arcanjo e Marcus Vinícius Gomes (ambos de MG). Cartão amarelo: Hélder, Gabriel, Diones, Mancini (Bahia) Kim, Marlon, Dadá e Martinez (Náutico) Gol: Martinez, aos 42"/2T (Náutico)
 

EDUCAÇÃO : ENSINO MÉDIO PODERÁ TER CURRÍCULO DIFERENTE

Enem pode ser base do ensino médioO Ministério da Educação (MEC) planeja uma modernização do currículo do ensino médio, propondo a integração das diversas disciplinas em grandes áreas. O motivo da mudança seria por conta dos resultados insuficientes, divulgados nesta semana, das escolas na última edição do Índice de Desenvolvimento da Educação Básica (Ideb).
A inspiração da modernização deverá vir do Exame Nacional do Ensino Médio (Enem), que organiza as matrizes curriculares em quatro grandes grupos: linguagens, matemática, ciências humanas e da natureza. Essa é a divisão que segue a prova, diferentemente do modelo tradicional por disciplinas como química, português, matemática e biologia.
Discussões
O debate sobre tal questão não é pontual. Em 2011, o Conselho Nacional de Educação (CNE) aprovou as novas diretrizes curriculares do ensino médio que propõem uma flexibilização do formato atual. O diagnóstico é que o currículo é muito inchado – em média são 13 disciplinas – o que, na avaliação do secretário de Educação Básica do MEC, César Callegari, prejudica a aprendizagem. “O Enem é uma referência importante, mas não é o currículo, ele avalia o currículo. Mas ele traz novidades que têm sido bem assimiladas pelas escolas”, diz o secretário.
De acordo com Callegari, a ideia é propor uma complementação às diretrizes aprovadas pelo CNE, organizando as diferentes disciplinas em grandes áreas. “O que tem que ficar claro é que não estamos propondo a eliminação de disciplinas, mas a integração articulada dos componentes curriculares do ensino médio nas quatro áreas do conhecimento em vez do fracionamento que ocorre hoje”, explica.
O ministro Aloizio Mercadante, na próxima semana, se reunirá com os secretários de Educação com o objetivo de discutir os caminhos para articular a mudança. Segundo Callegari, a próxima compra de livros didáticos para o ensino médio dará prioridade a obras que estejam organizadas nesse formato. O edital já está sendo preparado. O MEC tem um programa que distribui os livros para todas as escolas e a próxima remessa será para o ano letivo de 2015 – as obras são renovadas a cada três anos.
Tempo integral
Para que a escola possa abranger essa formação diversificada – que inclua a aprendizagem dos componentes curriculares, a articulação com o mundo do trabalho e a formação cidadã –, Callegari defende que é indispensável a ampliação do número de horas que o estudante permanece na escola, caminhando para o modelo de tempo integral.
“Temos consciência de que os conteúdos e as habilidades que os estudantes precisam desenvolver não cabem mais em um formato estreito de três ou quatro horas de aula por dia. É assim [com ensino em tempo integral] que os países com um bom nível de qualidade do ensino fazem”, diz.
*Com informações da Agência Brasil

sexta-feira, 17 de agosto de 2012

ARTIGO DE OPINIÃO :UMA GRANDE CRISE DIPLOMÁTICA




UMA GRANDE CRISE DIPLOMÁTICA


Em outubro de 1962, o mundo viveu uma crise que poderia ter levado ao fim do planeta Terra. O episódio, conhecido como a crise dos mísseis, foi um dos momentos de maior tensão da chamada “Guerra Fria”. Durante 13 dias, o mundo ficou tenso diante da possibilidade de uma guerra nuclear entre as duas superpotências da época: Estados Unidos e antiga União Soviética. Hoje talvez, vivamos uma crise tão grave como aquela. A Inglaterra ameaça invadir a embaixada do Equador para prender Julian Assange, o fundado do site Wilileaks. O Equador garantiu asilo político a Assange, mas a Inglaterra não aceita esse asilo e diz que vai invadir a embaixada.
Isso, caro leitor, seria uma crise sem pretendente na diplomacia internacional, o que acabaria abrindo uma caixa de pandora nas relações internacionais; acabando, assim, com qualquer soberania das nações. A convenção de Viena, criada em 1962, proibi claramente invasão dos locais diplomáticos, conforme seu artigo 22. Nos cinqüenta anos de vigência dessa convenção, nunca houve uma invasão de embaixadas. Se a Inglaterra vier fazer isso, será uma afronta a todos os países civilizados e acabará de vez com qualquer direito dos países, a sua soberania.
Você pode perguntar - o que eu tenho a ver com isso? Ora, não só você, mas todo o mundo, pois isso pode representar uma violação à soberania do Brasil também. Durante a ditadura, muitas vidas foram salvas porque conseguiram asilo políticos em outras nações. Já imaginou se não houvesse esse acordo entre as nações? Muito companheiros poderiam ter sido presos. Bastaria os militares invadirem o território desses países e prenderem os “subversivos do regime”. Se essa atitude que a Inglaterra quer tomar vigorasse naquela época, não teríamos tido três governo de Miguel Arraes, de Leonel Brizola e tantos outros exilados, que tanto contribuíram para restauração da democracia em nosso país.
Esse tipo de atitude inglesa é próprio de impérios arrogantes que não respeitam convenções internacionais e que se acham os donos do mundo. Esquecem esses poderosos que a geopolítica do mundo mudou nesse século XXI. A informação também está mais acessiva, o que tem contribuído para inibir certos tipos de arbitrariedade.
Para quem acha que não devemos nos importar com a repugnante atitude inglesa, deixo aqui o poema de Bertolt Brecht:

“Primeiro levaram os negros.
Mas eu não me importei com isso.
Eu não era negro.
Em seguida levaram alguns operários.
Mas eu não me importei com isso.
Eu também não era operário.
Depois prenderam os miseráveis.
Mas eu não me importei com isso.
Porque eu não sou miserável.
Depois agarraram uns desempregados.
Mas como tenho emprego, também não me importei.
Agora estão me levando, Mas já é tarde.
Como não me importei com ninguém,
Ninguém se importa comigo.”

Texto escrito pelo colaborador do blog: Professor José Fernando da Silva, Graduado em História pela UPE: Garanhuns-PE. 















RESPEITE O VOTO, NÃO VENDA O SEU E DENUNCIE QUEM QUISER COMPRAR



O JULGAMENTO DO "SÉCULO" FABRICADO PELA MÍDIA : UM FIASCO




A tentativa da mídia brasileira de transformar em espetáculo do século - 'em um século que mal se inicia' - o julgamento do processo do mensalão, está sendo ridicularizada, de forma bastante elegante, pelo ex-procurador-geral da República, Claudio Fonteles, 'Fez-se a tentativa de espetáculo midiático. Tentativa em vão. Os jogos olímpicos sobrepujaram, em muito, na audiência televisiva o chamado “julgamento do século”, expõem Fonteles no seu blog. Ele aponta: 'as cadeiras, no plenário da Corte suprema, estão vazias, vazio está o enorme espaço defronte ao prédio, inutilmente cercado, onde se notam presenças esparsas de seguranças ociosos'.
Em seguida, alfineta o Judiciário ao definir que ele 'ressente-se – isso é manifesto – de conhecimento público, mormente nos estamentos superiores de sua estruturação. O linguajar hermético; os pronunciamentos longos, volteados de erudição, afastam os jurisdicionados'.
Com a inspiração franciscana que lhe é peculiar, Fonteles ensina: 'O ato de julgar, para mim, é antes de tudo ato de ensinar. Não pode ser visto como ato excelso de impor o que decidido foi. E, para ensinar, devemos nos colocar na mesma perspectiva de quem busca o  ensinamento,  para que o aprendizado aconteça'. (Informe JB)

quinta-feira, 16 de agosto de 2012

ELEIÇÕES EM RECIFE : HUMBERTO LIDERA E GERALDO EMPATA COM MENDONÇA



Na pesquisa Ibope sobre a sucessão no Recife, divulgada há pouco no NE-TV, o candidato do PT, Humberto continua na frente, mas caiu três pontos em relação a sondagem da semana passada, de 35% para 32%. O candidato do PSB, Geraldo Júlio, que estava em terceiro, agora está em segundo junto com Mendonça Filho, do DEM, ambos com 16%.
Daniel Coelho, do PSDB, cresceu três pontos, indo de 7% para 10%. Dos entrevistados, 15% se apresentaram indecisos e 8% não responderam. Em relação a pesquisa anterior, Geraldo cresceu mais quatro pontos, de 12% para 16%.

EXAMES DA OAB APROVAM SÓ 15 % DOS BACHARÉS EM DIREITO

Apenas 14,97% dos bacharéis em Direito que prestaram exame para a Ordem dos Advogados do Brasil (OAB) conseguiram ser aprovados. Em números globais inscreveram-se para prestar as provas 111.927 candidatos, dos quais 109.649 compareceram. Destes, somente 16.419 obtiveram a carteira de advogado.
O estado que percentualmente mais aprovou candidatos foi Santa Catarina, onde 20,46% dos concorrentes obtiveram a média necessária.
No exame da OAB deste ano apenas 15% dos inscritos foram aprovados.
Em números absolutos, a maior quantidade de aprovações ocorreu em São Paulo, onde também foi registrado o maior numero de concorrentes. Lá, dos 24.454 inscritos, somente 3.109 passaram, o que correspondeu a 12,71%.
O Rio Grande do Sul teve a segunda maior aprovação percentual, 18,79%, Em Sergipe, no Rio de Janeiro e Paraná o percentual de aprovados foi semelhante, em torno de 17,5%.
O índice mais baixo de aprovação ocorreu em Roraima onde, dos 330 candidatos que compareceram, apenas 27 - 8,8% - conseguiram aprovação. Tocantins, Amazonas e Amapá aprovaram em torno de 10% dos bacharéis que se submeteram ao exame.
Fonte: JB

DILMA DIZ : 133 BILHÕES EM INVESTIMENTOS NÃO É PRIVATIZAÇÃO




Programa prevê investimentos de R$ 133 bilhões para a modernização e ampliação da malha rodoviária e ferroviária.

O governo federal anunciou nesta quarta-feira investimentos na parte de ferrovias e rodovias do Programa de Investimentos em Logística com projeção de valor total de R$ 133 bilhões para serem aplicados até 2037. Desse total, R$ 79,5 bilhões deverão ser investidos já nos próximos cinco anos. O bilionário Eike Batista classificou o plano de “kit felicidade” para empresários. Do valor total, R$ 42 bilhões serão investidos em rodovias e R$ 91 bilhões em ferrovias, nos próximos 25 anos. Serão, no total, 7,5 mil quilômetros de rodovias concedidas e 10 mil km de ferrovias. As rodovias serão concedidas a empresas que oferecerem o menor pedágio.
A presidente Dilma Roussef disse que a melhora da infraestrutura visa reduzir o chamadao custo Brasil. Entre as rodovias que serão concedidas, estão na lista a estrada que liga Distrito Federal, Goiás e Minas Gerais (BR - 040), a BR-101 no litoral da Bahia, a rodovia de Goiás a Minas Gerais (BR-153), além das BRs 040 e 116 em Minas Gerais, que já estão em processo de audiência pública.
Fazem parte do pacote de Parceria Público Privada (PPPs) 12 ferrovias, entre elas a Transoceânica - que liga Uruaçu, onde cruza com a Norte-Sul, a Campos dos Goytacazes, conforme antecipado hoje pelo GLOBO. No território fluminense, está ainda a ligação do Rio a Vitória, passando também por Campos. Há previsão, ainda para concessões de trechos do Ferroanel de São Paulo, e ampliação da ferrovia Norte Sul até o porto de Vila do Conde, em Barcarena (PA).   (O Globo)

PADRE É PRESO ACUSADO DE PEDOFILIA



 Policiais civis e militares efetuaram, nesta manhã, na zona rural do município de Floresta, a prisão do padre Evandro Bezerra dos Santos, 41anos, natural de Sanharó. Ele foi preso por força de mandado de prisão preventiva expedido pelo juiz Marcos Sarmento Gadelha, da comarca de Cabrobó, onde o acusado responde ao processo pela prática do crime de pedofilia.
De acordo com o delegado Moary Drumond Pimenta, o padre Evandro é ex-pároco de Cabrobó, onde é acusado de ter abusado sexualmente de várias vítimas. O religioso vinha sendo investigado desde 2008. 

Fonte: blog de magno martins

quarta-feira, 15 de agosto de 2012

GOVERNO FEDERAL DIVULGA RESULTADOS DO IDEB 2011 : VEJA OS RESULTADOS DE ANGELIM

O MEC divulgou ontem a noite os resultados do índice que mede a qualidade das escolas públicas do Brasil o "IDEB", os resultados foram de uma forma geral bem animadores nos níveis do EnsinoFundamental nas séries iniciais e finais, mas no Ensino Médio as metas foram atingidas no limite.
O município de Angelim, atingiu as metas previstas para as suas redes de ensino:

Nas séries inicais do Ensino Fundamental que tinham como meta prevista o índice de 3,6 atingiu o índice de 4,1.
acesse o link abaixo para conferir esse resultado. 
http://www.portalideb.com.br/#{%22municipio_id%22:%222601003%22,%22rede%22:%22publica%22}

Nas séries finais do Ensino Fundamental que tinham como meta o índice de 2,7 atingiu o índice de 3,7.

acesse o link abaixo para conferir esse resultado.   
http://www.portalideb.com.br/#{%22municipio_id%22:%222601003%22,%22rede%22:%22publica%22,%22serie%22:%228%22}

Já o Municipio, com suas redes individualmente, atingiram suas metas e obtiveram os seguintes resultados:

Na Rede Municipal séries inicais do Ensino Fundamental,que tinha como meta o índice de 3,6,  atingiu  3,6.

acesse o link abaixo para conferir esse resultado. 
http://www.portalideb.com.br/#{%22municipio_id%22:%222601003%22}

Já na Rede Estadual que tinha como meta prevista  5,2 atingiu o índice 5,3.

acesse o link abaixo para conferir esse resultado.
http://www.portalideb.com.br/#{%22municipio_id%22:%222601003%22,%22rede%22:%22estadual%22}

Nas séries finais do Ensino Fundamental ( 5ª à 8ª ) as metas projetadas pelo MEC também foram atingidas pelas escolas:

Na Rede Municpal que tinha como meta atingir 2,9 atingiu 3,9.

acesse o link abaixo para conferir esse resultado.
http://www.portalideb.com.br/#{%22municipio_id%22:%222601003%22,%22serie%22:%228%22}

Na Rede Estadual que tinha uma meta de 2,6 atingiu 3,5.

acesse o link abaixo para conferir esse resultado. 
http://www.portalideb.com.br/#{%22municipio_id%22:%222601003%22,%22serie%22:%228%22,%22rede%22:%22estadual%22}

TERMINOU A ENQUETE DO BLOG : EM QUEM VOCE VOTA PARA PREFEITO DE ANGELIM ?

O blog angelim.com, com o intuito de mobilizar a militancia das candidaturas a prefeito de Angelim, realizou uma enquete sobre a opinião dos internautas que acessam e lêem o blog.
Esta enquete não tem o rigor cientifico de uma pesquisa.
Apresentamos o resultado para que as assessorias dos candidatos se acharem conveniente a utilizarem do seu modo, agradecemos a todos que acessaram e deram o seu voto opinativo.
Eis ai o resultado:
NOME DO CANDIDATO
QUANTIDADE DE VOTOS
PERCENTUAIS DE VOTOS
OLIVEIRA( 13 )
17
10 %
DOUGLAS ( 40 )
89
50 %
MARCO   ( 55 )
62
35 %
NULOS
01
00 %
BRANCOS
08
05 %

terça-feira, 14 de agosto de 2012

MORREU AOS 91 ANOS O EX DEPUTADO AIRON RIOS


airon rios - foto divulgação
Add caption
Morreu ontem à noite no Memorial São José, no Recife, aos 91 anos de idade, vítima de infecção pulmonar, o ex-deputado estadual e federal Airon Carlos da Silva Rios (Airon Rios).
Ele se elegeu duas vezes deputado estadual pela UDN (União Democrática Nacional) e quatro vezes deputado federal pela Arena (que depois virou PSD, PFL e DEM).
O seu último mandato de federal foi conquistado em 1982, ano em que Roberto Magalhães derrotou Marcos Freire na disputa pelo Governo do Estado. Ele exerceu por alguns meses a Secretaria de Desburocratização do governo estadual mas depois retornou à Câmara para concluir o seu mandato.
O corpo está sendo velado na Assembleia Legislativa e será sepultado na tarde desta terça-feira no cemitério Morada da Paz.
Airon Rios, representou  Angelim na Camâra Federal e trouxe algumas obras para a nossa cidade, entre elas as Escolas Municipais Professora Alba Rios localizada no sítio Serra dos Bois e José Ricardo no Sitio Saquinho entre outras. Que tenha o repouso dos bons.

Fonte: blog do inaldo sampaio

MAIS ALUNOS DAS ESCOLAS PUBLICAS VIAJAM PARA O EXTERIOR


eduardo_campos_ganhe_o_mundo_foto_raul_buarque
Mais 40 estudantes de escolas públicas viajaram para os Estados Unidos, nesta segunda-feira, para fazer intercâmbio, como parte do programa “Ganhe o Mundo”.
O governador Eduardo Campos foi ao Aeroporto dos Guararapes despedir-se dos estudantes, que durante os seis meses em que ficarão fora do país irão receber do Governo do Estado uma bolsa no valor de 300 dólares, além de um notebook e material escolar.
Esta foi a segunda turma que viajou ao exterior para fazer intercâmbio. Os alunos vão ficar hospedados em casas de família nos Estados da Califórnia, Arizona e Colorado.
Fonte: blog do inaldo sampaio

segunda-feira, 13 de agosto de 2012

VAMOS RIR : POIS RIR É O MANO

EM ANGELIM CONHEÇA A HOT PIZZARIA


 

CONHEÇA EM NOSSA CIDADE A PIZZARIA HOT, UM LOCAL QUE FAZ A ALEGRIA DOS APRECIADORES DE UMA BOA MASSA. VENHA SABOREAR A MELHOR PIZZA DA REGIÃO. TEMOS VÁRIOS SABORES DE PIZZA, DA TRADICIONAL A MAIS ESPECIAL. A PIZZARIA ESTÁ LOCALIZADA NA RUA MARIO MELO, N. 08, EM FRENTE AO CLUBE ARA, NO CENTRO DE ANGELIM. ATENDEMOS DE SEXTA A DOMINGO. O FONE É (87) 9163 1309. LIGUE AGORA E EXPERIMENTE A NOSSA PIZZA, TEREMOS O MAIOR PRAZER EM ENTREGAR EM QUALQUER PARTE DA CIDADE. LIGUE AGORA E APROVEITE OS NOSSOS PREÇOS PROMOCIONAIS.

domingo, 12 de agosto de 2012

ACOMPANHE AQUÍ OS REPASSES DO FUNDEB : ANGELIM AGOSTO 2012

12/08/2012    SISBB - Sistema de Informações Banco do Brasil    18:47:50
ANGELIM - PE


 
FUNDEB - FNDO MANUT DES EDUC BASICA E VLRIZ PROF EDUC
DATA PARCELA VALOR DISTRIBUIDO


 
03.08.2012 COMPLEM. UNIAO 33.737,05 C


 
07.08.2012 ORIGEM IPVA 835,00 C

ORIGEM ICMS EST 32.302,05 C

TOTAL: 33.137,05 C


 
10.08.2012 ORIGEM ITR 9,06 C

ORIGEM IPI-EXP 227,97 C

ORIGEM FPE 35.351,79 C

ORIGEM FPM 26.890,92 C

TOTAL: 62.479,74 C


 
TOTAIS COMPLEM. UNIAO 33.737,05 C

ORIGEM ITR 9,06 C

ORIGEM IPVA 835,00 C

ORIGEM IPI-EXP 227,97 C

ORIGEM ICMS EST 32.302,05 C

ORIGEM FPE 35.351,79 C

ORIGEM FPM 26.890,92 C


 

DEBITO FUNDO 0,00 D

CREDITO FUNDO 129.353,84 C


 
TOTAL DOS REPASSES NO PERIODO


 

DEBITO BENEF. 0,00 D

CREDITO BENEF. 129.353,84 C


POESIA ENGAJADA : MALDITA TRADIÇÃO



MALDITA TRADIÇÃO

Vivemos numa ilha
De pedra e concreto
Apenas nós podemos nos salvar
E fazer nascerem flores nesse deserto

Temos que perder os medos
E o silêncio como nossa opção
Queremos o que é nosso por direito
Que se dane essa maldita tradição

Viramos vítimas
De uma podre herança
Que nos condena ao trabalho
E mata nossa esperança

Somos as mãos que trabalham
E cavam a própria sepultura
Mas eles temem o inimigo
Que conhece o perigo da literatura

Destruir esses costumes
Que viram leis e imposição
Democracia disfarçada à ditadura
Essa maldita tradição.

Texto escrito pelo colaborador do blog Luís Ferreira Jr., da cidade de Cachoeirinha-PE, Graduado em História pela UPE - Garanhuns.

HOJE É DIA DOS PAIS : HOMENAGEM DO BLOG A TODOS OS PAPAIS


homenagem ao dia dos pais

TRAGICO ACIDENTE NO PARANÁ DEIXA 12 MORTOS E 50 FERIDOS

Dois ônibus bateram de frente no km 174 da PR-323 por volta das 17h30 deste sábado, entre as cidades de Paiçandu e Doutor Camargo, no Paraná. Segundo a Polícia Rodoviária Estadual, até as 21h havia a informação de que 12 pessoas morreram e pelo menos 50 ficaram feridas.
A polícia afirmou que o acidente ocorreu após um carro bater na lateral de um ônibus em uma curva leve. O motorista do coletivo perdeu o controle, invadiu a pista contrária e atingiu outro ônibus e uma caminhonete. O carro também atingiu uma moto.
Segundo os policiais, um dos ônibus era circular e saiu de Tuneiras do Oeste com destino a Maringá. O outro, com mais vítimas, era de turismo, mas ainda não teve o itinerário identificado.
A pista foi interditada e o trânsito foi desviado. Segundo a polícia, não há congestionamento no local, apenas aglomeração de pessoas. A estrada é de pista simples e tem como principais destinos o Paraguai e a cidade de Guaíra.
Segundo o subtenente da Polícia Rodoviária Estadual do Paraná Landolfo José Moreira, os feridos foram encaminhados a hospitais de Maringá.
O IML (Instituto Médico Legal) foi ao local para remover os corpos. A perícia também está no local. 
Do uol

APÓS DERROTA DO SPORT, MANCINE É DEMITIDO


Vágner Mancini (E) cumprimentando Hélio dos Anjos


Como era esperado, a  diretoria de futebol do Sport anunciou a demissão do técnico Vágner Mancini. O treinador não resistiu à sequência de sete jogos sem vitórias no Brasileirão. A gota d"agua foi a derrota para o Figueirense, então lanterna da competição, por 1x0, na noite deste sábado, em plena Ilha do Retiro.
Mancini foi anunciado como treinador do Sport às vésperas da estreia da equipe no Brasileirão. Como não teve trempo para treinar, assistiu à partida no camarote da Ilha do Retiro. A sua estreia só aconteceu na segunda rodada, quando o Leão empatou em 0x0, diante do Santos, na Vila Belmiro.

Do NE  10