quinta-feira, 17 de outubro de 2013

Dilma perde em Minas, para Aécio por pequena margem

Minas 247 – Um levantamento publicado hoje revela que se as eleições ocorressem neste momento e dependessem dos mineiros, o senador Aécio Neves (PSDB-MG) seria eleito presidente da República. O tucano vence a presidente Dilma Rousseff, porém, com diferença de dez pontos percentuais em dois cenários no Estado, menos do que ele gostaria de ter. Os dados são de mostra do Instituto MDA, feita em parceria com a Universidade Federal de Lavras e o EM Data, do jornal Estado de Minas.
No primeiro cenário, Aécio registra 46,6% das intenções de voto, contra 35,4% de Dilma, se o candidato do PSB for o governador de Pernambuco, Eduardo Campos, que aparece em terceiro (6,6%). Caso o nome de Campos seja substituído por sua nova aliada, Marina Silva, o tucano continua na liderança, com 43,8%, e a presidente, 33,8%. A ex-senadora, líder da Rede, registra 13,2% dos votos.
Segundo turno
A pesquisa considerou cinco cenários de segundo turno. De todos, a presidente da República só perde para Aécio Neves. Se os dois forem para a segunda etapa da disputa, o parlamentar do PSDB teria aprovação de 50,1%, contra 37,5% da petista. Nos três cenários em que Aécio aparece, ele vence seu adversário – Marina Silva ou Eduardo Campos, sendo o governador de Pernambuco a vitória mais fácil.
Se disputar o segundo turno com a ex-ministra, Aécio venceria com 62,1% em Minas Gerais, contra 22,4% de Marina Silva. Se a disputa for contra Eduardo Campos, o resultado é de 67,5% x 11,7, com vantagem para o senador. Se o parlamentar sai de cena, Dilma vence Campos por 50,8% a 24,1% e Marina por 47,9% a 32,2%.
Dilma faz ofensiva no Estado
A presidente tem intensificado suas visitas a Minas Gerais, onde recentemente lançou programas, como o PAC Cidades Históricas, e inaugurou uma fábrica nesta semana. A ofensiva ao reduto eleitoral do adversário nas eleições de 2014 tem gerado críticas de Aécio e do PSDB. O tucano afirma que Dilma "se afastou" de Minas e "não responde" hoje às necessidades do Estado.
Sobre o PAC Cidades Históricas, os tucanos chegaram a divulgar nota afirmando que o programa estava sendo lançado pela quinta vez pelo governo do PT. Na ocasião, Dilma chegou a relembrar Tancredo Neves em seu discurso, feito em São João del Rei, berço político da família Neves. Para o presidente do PSDB-MG, deputado Marcus Pestana, a referência a Tancredo foi "oportunismo" (leia aqui).
A última visita de Dilma aos mineiros, no município de Itabubá, sul do Estado, gerou nova crítica do PSDB. "Se não tivesse se afastado por tantos anos de Minas, a presidente, e não a candidata, talvez estivesse apresentando respostas a essas demandas. Ainda assim, cada visita é uma oportunidade para que ela conheça melhor os desafios e as conquistas dos mineiros", rebateu Aécio Neves, por meio de nota.

Nenhum comentário:

Postar um comentário