sábado, 16 de agosto de 2014

Pasadena dá lucro e pode virar o caso no TCU

247 A refinaria Pesadena, do Texas, registou um lucro de US$ 130 milhões no 1° semestre. O bom desempenho é visto por ex-dirigentes da Petrobras como prova favorável contra uma decisão do Tribunal de Contas da União.
Baseado em relatório do ministro José Jorge, o órgão responsabilizou os executivos que estavam no cargo em 2006, durante a compra da refinaria americana pela estatal, por um prejuízo calculado em US$ 792,3 milhões
Entre eles, estão os ex-diretores da área internacional Nestor Cerveró e de abastecimento Paulo Roberto Costa, preso em uma operação da Polícia Federal sob a suspeita de esquema de lavagem de dinheiro com o doleiro Alberto Youssef.
Os ex-diretores querem usar o argumento de que o negócio não foi ruim e que os prejuízos decorrem do não cumprimento da arbitragem da Corte Americana, que repercutiu no pagamento de multas em uma segunda fase do processo de aquisição.

IML conclui identificação de corpos de vítimas

Agência Brasil (São Paulo) – A identificação dos corpos do presidenciável Eduardo Campos (PSB) e de mais seis pessoas, vítimas de um acidente aéreo ocorrido na última quarta-feira (13), em Santos, foi concluída, segundo o deputado federal Julio Delgado (PSB-MG). O parlamentar esteve no Instituto Médico Legal (IML) da capital paulista.
A liberação dos corpos depende agora de um atestado de óbito que será emitido em Santos. O documento será levado à capital paulista de helicóptero.
Com a chegada da documentação, o IML poderá liberar os corpos para o velório e o enterro. A expectativa é que os trâmites burocráticos se encerrem no final da tarde de hoje.

Datafolha: Lula fez mais em PE

O Datafolha que realizou recente pesquisa em PE, também perguntou qual dos três políticos (lula, Dilma e Eduardo) fez mais pelos pobres em Pernambuco. Lula foi o mais citado, com 82%.
Eduardo Campos ficou em segundo lugar, com 11% das citações e Dilma em último com 7% das lembranças.
A pesquisa do Datafolha foi encomendada pelo jornal Folha de S. Paulo e pela TV Globo, e ouviu 1.198 eleitores entre os dias 12 e 13 de agosto. A margem de erro é de 3%.

Chegada dos restos mortais só à noite

Segundo informações que estão sendo repassadas por pessoas próximas ao ex-governador é que a previsão da chegada dos restos mortais do ex-governador Eduardo Campos e das demais vítimas do acidente aéreo em São Paulo ao Recife, hoje, está avaliada em entre 20 e 21 horas, e não as 17 horas como inicialmente chegou a ser divulgado.
Isso porque, haverá, depois da liberação do IML, uma longa burocracia a ser cumprida no cartório de óbitos em Santos e nos preparativos para o embarque, além disso, segundo familiares, o traslado será feito em um avião Hercules da FAB que é muito mais lento do que os aviões de carreira, devendo fazer o percurso de Santos para o Recife em 5 horas.

Os limites de Marina na visão dos marqueteiros

  Mesmo que Marina Silva tenha crescimento imediato nas pesquisas, marqueteiros (de todos os lados) não acreditam que sua candidatura adquira uma força avassaladora. Para os tucanos, os votos de Marina vêm de um nicho. Além disso, avaliam, ela não representa mais uma novidade, pois já é velha conhecida da eleição de 2010. Nem PT nem PSDB farão movimentos hostis contra Marina. Eles estão de olho no segundo turno. A avaliação é de Ilimar Franco, na sua coluna do jornal O Globo.

PT espera que Marina cole em Aécio

247 A expectativa do PT em torno da primeira pesquisa com Marina Silva na disputa à Presidência após a morte precoce de Eduardo Campos (PSB) é que ela cole em Aécio Neves, candidato do PSDB.
Reunidos no Alvorada nessa sexta-feira para avaliar o novo cenário eleitoral, ministros e lideranças petistas apostam que a ex-senadora subirá por causa da comoção nacional provocada pela tragédia.
Na última sondagem Datafolha, divulgada em julho, a presidente Dilma Rousseff (PT) cresceu de 34% para 38% em um mês. No mesmo intervalo, o tucano oscilou de 19% para 20%. Já o então candidato do PSB variou de 7% para 9%, deixando assim a posição de empate técnico com o candidato Pastor Everaldo Pereira (PSC), estacionado em 4%.

sexta-feira, 15 de agosto de 2014

Viúva de Reginado Rossi morre aos 67 anos no Recife



A esposa do cantor Reginaldo Rossi, Celeide Pessoa Neves faleceu aos 67 anos no final da manhã de hoje, no Hospital Memorial São José, no Recife, após um infarto.
A viúva do rei do brega estava internada na UTI coronária da unidade de saúde desde a última quarta-feira, com complicações no coração. Ela foi atendida pela médica Fátima Maia. O seu esposo, Rossi, morreu em dezembro do ano passado, aos 69 anos, por decorrência de um câncer de pulmão.

PSB pode lançar Luiza Erundina



A colunista Mônica Bergamo, publicou, nesta tarde, uma informação que pode alterar os rumos da sucessão presidencial. Segundo ela, uma ala do PSB estaria inclinada a lançar Luiza Erundina, ex-prefeita de São Paulo, ao Palácio do Planalto.
É uma indicação clara de que não há consenso no PSB em torno do nome de Marina Silva, que enfrenta resistência do próprio presidente da legenda e sucessor de Eduardo Campos no cargo, Roberto Amaral.
Nacionalista e defensor de teses contrárias às de Marina, como a energia nuclear, Amaral é aliado do ex-presidente Lula e, no passado, foi contrário à candidatura do próprio Eduardo Campos. Ele defendia o apoio à reeleição de Dilma.
Amaral também foi contrário à aliança entre o PSB e a Rede, de Marina Silva. O lançamento de Luiza Erundina seria uma saída para evitar a candidatura da ex-senadora

Divulgado trajeto do cortejo fúnebre de Eduardo



O governo de Pernambuco divulgou o percurso do traslado dos restos mortais do acidente aéreo que vitimou o ex-governador e candidato à Presidência da República Eduardo Campos (PSB), além de parte de sua assessoria.
Os corpos chegarão ao Recife pela Base Aérea, no bairro da Imbiribeira. De lá, seguem para o Palácio do Campo das Princesas, onde será realizada uma missa campal na Praça da República.
Até chegar ao palácio, a viatura do Corpo de Bombeiros, que levará os corpos, passa pela Rua Maria Irene e segue pela Av. Mascarenhas de Moraes. Logo em seguida, passa pelo Viaduto Tancredo Neves, pela Rua Ernesto de Paula Santos e Av. Boa Viagem.
 De lá, segue pela Av. Antônio de Góes, Ponte Paulo Guerra, Cais José Estelita, Viaduto das Cinco Pontas, Cais de Santa Rita, Ponte Giratória, Rua Alfredo Lisboa, Rua Marquês de Olinda, Rua Martins de Barros e finalmente chega à Praça da República.
O deslocamento ao Palácio do Campo das Princesas ao Cemitério de Santo Amaro passará pela Ponte Princesa Isabel, Rua da Aurora, Av. Mário Melo, Rua Treze de Maio, até chegar na entrada principal do Cemitério de Santo Amaro.

Dentista de Campos: "Corpos foram pulverizados"



Agência Brasil – O dentista Fernando Cavalcanti, que atendia Eduardo Campos há 25 anos, disse hoje (15) que não foi possível fazer o reconhecimento do corpo do ex-governador de Pernambuco pela arcada dentária. Segundo ele, as vítimas do acidente aéreo de quarta-feira (13) em Santos, no litoral paulista, só serão identificadas com exames de DNA.
“Vão ter que armar um quebra-cabeças e vão ter que montar. Os corpos foram pulverizados. É um trabalho difícil de quebra-cabeças. Infelizmente não encontraram corpos, encontraram partes de corpos. Foi impossível identificar, porque não temos sequer a arcada, pelo estrago em que estava [o local]. Levei a documentação, radiográfica completa, mas, infelizmente a explosão foi muito grande”, explicou o dentista, que é casado com uma prima de Renata Campos, viúva do ex-governador e candidato à Presidência da República pelo PSB.
Cavalcanti esteve hoje na casa da família de Eduardo Campos. Desde o acidente, Renata e os cinco filhos têm recebido visitas de parentes e amigos, além de políticos, na casa da família, que fica no bairro Dois Irmãos, no Recife.

A direita quer que Marina seja sua tábua de salvação

Emir  Sader
EMIR SADER
Já vão aparecer pesquisas, que correm para aproveitar o clima de consternação, para não perder esse clima e pressionar a Marina e o PSB com intenções de voto mirabolantes. É ela, tem que ser ela, senão, ao contrário, a Dilma ganha e no primeiro turno
(originalmente publicado na Carta Maior)
A campanha eleitoral transcorria modorrenta, com resignação por parte da oposição. Tinha esgotado os graus de manipulação dos resultados de pesquisa, conseguindo, no máximo, passar a ideia de que os escândalos não tinham feito baixar o apoio ao Aécio.

As acusações ao governo ja chegavam ao nível patético do caso da Wikipedia, não sobrava muito, nem para as perguntas à Dilma no JN. Tinham conseguido subir o máximo possível ao pastor. Aécio e Eduardo Campos ficavam nos seus patamares consolidados, as entrevistas dos dois no JN não entusiasmavam a ninguém.

Quando de repente veio o trágico acidente e a morte de Eduardo Campos. Os restos nem havia chegado a Recife a os ventríloquos da direita já se assanhavam com a possibilidade de Marina ser a candidata no lugar dele.

Especulações e esperanças, aqui e lá fora, já projetavam uma reviravolta no quadro sucessório. O segundo turno estaria garantido, os riscos todos iam pra cima da Dilma. Marina partiria com  os tais 20 milhões de votos - que  parece que ela teria o poder de ter guardado na bolsa, intactos -  para disputar com Dilma. Os institutos de pesquisa corriam formular suas desinteressadas perguntas, tipo: Voce estaria disposto a mudar seu voto para Marina, se ela for candidata a presidente? Quem você prefere: Dilma ou Marina?

Mas de repente começam a surgir as dúvidas: Não é possível que a Marina não se aproveite dessa oportunidade de ouro de tirar o PT do governo? Será que o PSB vai querer lançar um candidato do próprio partido? Onde está a consciência cívica da oposição, que pode perder a possibilidade que o destino lhe deu de ganhar as eleições? De derrotar o PT?

Plenamente dispostos a enterrar definitivamente ao debilitado Aecio, as vozes da direita se excitam, entre frenesi e angustia de perder essa oportunidade. Não importa se Marina não é uma pessoa confiável. Que pode assustar os empresários do agronegocio. Que tenha suas manias ecológicas. O que importa é tirar o PT do governo. Depois a gente vê. Se ela  chegar a ganhar, vai precisar do apoio parlamentar e dos governadores tucanos, vai precisar da mídia. Se dá uns apertões e ela vai ceder, até porque não tem apoio próprio.

A direita quer que Marina os tire do aperto em que se meteram, com dois candidatos que, no máximo, poderiam levar a disputa para o segundo turno. Quer que Marina seja a sua tabua de salvação para derrotar o PT. Livrar-se da reeleição da Dilma e, quem sabe, até de um retorno do Lula!

Numa hora boa, quando tinham esgotado seu arsenal de futricas, quando o horário eleitoral vai começar e as condições da Dilma ganhar no primeiro turno aumentariam, acontece o acidente e recoloca a possibilidade da Marina mobilizar os votos do desinteressados nos candidatos apresentados. Justo quando a direita se preocupava em mobilizar os do voto nulo, do voto em branco, da abstenção, dos indecisos, mas não conseguia entusiasmá-los com Aecio e Eduardo Cunha, aparece quem pode servir para resgatá-los.

Já vão aparecer pesquisas, que correm para aproveitar o clima de consternação, para não perder esse clima e pressionar a Marina e o PSB com intenções de voto mirabolantes a favor dela e decepcionantes para qualquer outro candidato do PSB. A cena está montada. É ela, tem que ser ela, senão, ao contrário, a Dilma ganha e no primeiro turno.

Todos menos a Dilma – essa a candidatura da oposição, que agora olha para a Marina como sua bala de prata.

Fragmentação dos corpos retarda identificação


Josias de Souza (Blog)
A comitiva enviada de Pernambuco para acompanhar a identificação das vítimas do acidente aéreo que resultou na morte de Eduardo Campos e outras seis pessoas ficou impressionada com o que viu no Instituto Médico Legal de São Paulo. Não há propriamente cadáveres, mas fragmentos de corpos. Daí a demora na liberação dos restos mortais.
A pedido da viúva de Campos, Renata, viajaram para a capital paulista seis pessoas – políticos, servidores do governo pernambucano e um dentista. Foram ao IML pela primeira vez na quarta-feira (13). O médico legista que os recepcionou desaconselhou que vissem o que restara das vítimas. Para dar uma pálida ideia do que sucedera, exibiu fotos que trazia no celular.
As imagens injetaram drama na tragédia. Exibiam pedaços de corpos, acondicionados em sacos plásticos. Alguns são indistinguíveis. São partes pequenas, contou ao repórter um dos presentes. Fomos informados de que há pés e mãos, mas não há rostos nem troncos. Os exames de DNA servirão para separar os fragmentos. Não há como reconstituir integralmente os corpos.
A coleta do material no local do acidente, que prosseguiu nesta quinta-feira (14), não é algo trivial. Parte dos restos das vítimas foi lançada a longas distâncias. Recolheram-se fragmentos até no alto de um edifício. Uma profissional que acompanhou o trabalho disse que a hipótese mais provável é de que a fuselagem do jato tenha se rompido antes do impacto no solo.
Estão em São Paulo: Paulo Câmara (PSB), Raul Henry (PMDB) e Fernando Bezerra (PSB), candidatos a governador, a vice-governador e a senador, respectivamente; Francisco Sarmento Filho, da Polícia Científica de Pernambuco; Mário Cavalcanti, chefe da Casa Militar; e Fernando Cavalcanti, dentista de Campos.
Na quarta-feira, o governador tucano de São Paulo, Geraldo Alckmin, esteve com o grupo no IML. Disse ter tomado todas as providências para apressar a liberação dos restos mortais, abreviando o sofrimento das famílias. Nesta quinta (14), autorizou a viagem de um perito à cidade mineira de Governador Valadares, para recolher material genético da mãe de um dos pilotos mortos, o único que faltava.
Estima-se que a liberação ocorrerá no sábado. Mas o IML informou à comitiva de Pernambuco que se trata apenas de uma previsão, a ser confirmada —ou não— nesta sexta-feira (14). Renata, a viúva de Campos, mandou dizer que não deseja a liberação dos restos mortais do seu marido senão junto com os fragmentos das outras seis vítimas. Será atendida.(Do blog de magno martins)

PSB teme perder bancada pós eduardo


Depois de colher os melhores resultados eleitorais de sua história em 2010 e 2012, o PSB chega às vésperas da eleição deste ano sob risco de colapso, potencializado pela morte de Eduardo Campos. Pesquisas mostram que há tendência de derrota em todos os seis Estados onde o partido elegeu governadores há quatro anos, e o cenário para crescimento da bancada de deputados fica mais incerto.
O projeto de poder do PSB se sustentava em torno do candidato ao Planalto e presidente nacional do partido. A única alternativa dos dirigentes é apostar em Marina Silva como cabeça da chapa nacional – apesar de ela só estar no PSB de passagem, após ter negado o registro da Rede Sustentabilidade como partido. O agravante é que Marina tende a ser mais personalista como candidata do que seria Campos, desde 2005 no comando do PSB. Em 2010, a ex-ministra do Meio Ambiente chegou aos 19 milhões de votos no primeiro turno, mas o PV, partido pelo qual entrou na disputa, não viu crescer sua bancada na Câmara.
Nas disputas estaduais, os sinais já vinham sendo desanimadores. Em Pernambuco, principal reduto de Campos, o candidato do PSB, Paulo Câmara, aparecia com mais de 30 pontos porcentuais de desvantagem em relação a Armando Monteiro (PTB). Em 2010, quando Campos se candidatou à reeleição como governador, a vitória foi consagradora: 82% dos votos válidos.
O Ceará foi o segundo Estado mais importante no qual o PSB venceu há quatro anos. Cid Gomes foi reeleito com 61% dos votos – mas deixou o partido com o irmão, Ciro, após se desentender com Campos. Eliane Novais é a representante do PSB na atual disputa pelo governo cearense – ela tem 7% das intenções de voto em pesquisa Datafolha divulgada ontem (registro BR-00356/2014).
REELEIÇÃO AMEAÇADA – Também estão sob risco três governadores do PSB que se elegeram para o primeiro mandato há quatro anos: Renato Casagrande (ES), Camilo Capiberibe (AP) e Ricardo Coutinho (PB). Os dois primeiros se manifestaram contra a candidatura presidencial de Campos em 2013, por temer o esvaziamento de seus palanques estaduais.
No Espírito Santo, pesquisa do instituto Futura (13 de julho, registro ES-00011/2014) indica favoritismo de Paulo Hartung (PMDB), que governou o Estado por dois mandatos.
No Amapá, Capiberibe tem chances mínimas de vencer: ele tem 12% das intenções de voto, e sua gestão é considerada ruim ou péssima por 65% dos eleitores, segundo o Ibope (10 de agosto, registro BR-00348/2014).
Na Paraíba, Ricardo Coutinho tem 29%, contra 46% de Cassio Cunha Lima (PSDB), segundo o instituto Souza Lopes (22 de julho, registro PB-00013/2014). No Piauí, sexto Estado onde o PSB venceu em 2010, o partido preferiu apoiar o peemedebista Zé Filho. O favorito para vencer no primeiro turno é o ex-governador Wellington Dias (PT), segundo o instituto Vox Populi (3 de agosto, registro PI-00079/2014).
O PSB não lidera pesquisas em nenhum outro Estado. Com um desempenho ruim nas disputas para governador, o partido corre o risco de interromper o crescimento de sua bancada na Câmara dos Deputados, que é contínuo desde 1994.

Eleições 2014: João Paulo seria eleito diz Datafolha


Foto: Montagem do Blog  
Foto: Montagem do Blog
O Instituto Datafolha divulgou os resultados da pesquisa com as intenções de voto para senador em Pernambuco.
De acordo com o levantamento da pesquisa o resultado é o seguinte:
João Paulo tem 43% das intenções de voto
FBC com  16%. 
Simone Fontana (PSTU) tem 3% 
Albanise Pires (PSOL) 1%. 
Brancos e nulos somam 14%, 
não sabem ou não opinaram 23%.
A margem de erro é de 3% para mais ou para menos e o nível de confiança é de 95%.

A pesquisa está registrada no Tribunal Regional Eleitoral de Pernambuco (TRE-PE) sob o número00017/2014, e no Tribunal Superior Eleitoral (TSE) sob o número00360/2014.

Eleições em Pernambuco: Armando venceria com 47 %

Em uma nova rodada de pesquisas elaborada pelo DATAFOLHA, sobre as eleições dos estados. Em Pernambuco o resultado seria o seguinte Para governador:

Armando Monteiro teria 47 %
Paulo Câmara teria 13 %
Ze gomes 2%
Jair Pedro 1%
Pantaleão 1%
Miguel Anacleto 1%
Branco/nulo 15 %
Não sabe/ 19 %
O Datafolha ouviu nos dias 12 e 13 1198 eleitores, em 42 cidades a margem de erro é de 3 % para mais ou para menos.

Câmara: “Vamos avaliar o reinício da campanha”

Candidato disse que ainda vai analisar o reinício da campanha (Arthur Mota/Folha de Pernambuco)
O candidato ao Governo do Estado Paulo Câmara (PSB) relatou que ainda vai avaliar o recomeço da campanha após a morte do ex-governador Eduardo Campos (PSB). O socialista está em São Paulo, aguardando notícias sobre a liberação do corpo do presidenciável que faleceu na última quarta-feira (13), vítima de um acidente aéreo. Eduardo era o principal fiador do ex-secretário.
“Está tudo parado agora. Vamos sentar e avaliar o reinício da campanha. Agora o quadro todo mudou. Mas vamos em frente”, disse o postulante.
Câmara está em São Paulo junto com o candidato a vice-governador, Raul Henry (PMDB), e o postulante ao Senado, Fernando Bezerra Coelho (PSB). Os três só sairão da capital paulista após a liberação do corpo de Eduardo Campos.
Da Folha de Pernambuco

Dilma vai manter programas já prontos de TV e rádio



 Na avaliação de coordenadores da campanha petista, mesmo com a morte do socialista Eduardo Campos e a possível candidatura de Marina Silva, o melhor neste momento é seguir com o plano original e investir no balanço da gestão. A campanha da presidente Dilma Rousseff não deve mexer nos primeiros programas previstos para a estreia do horário eleitoral gratuito.
O marqueteiro João Santana vem mantendo a sete chaves o programa de estreia. Mas já ficou acertado que, na largada na TV, o eixo central será o de balanço da gestão, mesclado a um tom emocional. De acordo com um integrante da cúpula da campanha, emprego e renda entrarão no roteiro. Outra ideia é exaltar grandes obras do governo. (Do Blog Poder Online - Clarissa Oliveira)

Aécio desafiado a vencer governismo e comoção

quinta-feira, 14 de agosto de 2014

PSB contém irmão de Campos: momento de luto

247 – Uma nota divulgada nesta tarde pelo PSB já dá sinais de disputa interna no partido. Por meio de carta, o irmão de Eduardo Campos, Antônio, defendeu hoje a candidatura de Marina Silva no lugar do ex-governador de Pernambuco, que sofreu ontem uma morte trágica. Antônio ressalta ser "filiado ao PSB, membro do diretório nacional com direito a voto" e defende que Marina "deve encabeçar a chapa da coligação Unidos pelo Brasil liderada pelo PSB".
A nota do partido intitulada "luto" saiu pouco tempo depois e manda um recado para o irmão de Campos: que se mantenha a calma. "[O partido] recolhe-se, neste momento, irmanado com os sentimentos dos seus militantes e da sociedade brasileira, cuidando tão somente das homenagens devidas ao líder que partiu", diz trecho do texto, assinado por Roberto Amaral, dirigente nacional do partido.
"A direção do PSB tomará, quando julgar oportuno, e ao seu exclusivo critério, as decisões pertinentes à condução do processo político-eleitoral", diz ainda o comunicado. Caciques do PSB se reuniram nesta manhã para discutir os rumos do partido na campanha presidencial e decidiram, antes de tudo, que qualquer anúncio oficial só deverá ser feito após o sepultamento de Campos, que pode acontecer no fim de semana.
Leia abaixo a íntegra da nota do PSB:
Luto - 14/08/2014
O Partido Socialista Brasileiro (PSB) está de luto pela trágica morte de seu Presidente Nacional, Eduardo Henrique Accioly Campos, ocorrida em 13 de agosto de 2014. Recolhe-se, neste momento, irmanado com os sentimentos dos seus militantes e da sociedade brasileira, cuidando tão somente das homenagens devidas ao líder que partiu.
A direção do PSB tomará, quando julgar oportuno, e ao seu exclusivo critério, as decisões pertinentes à condução do processo político-eleitoral.
Roberto Amaral
São Paulo, 14 de agosto de 2014
Partido Socialista Brasileiro
Estiveram na reunião da capital paulista o presidente Roberto Amaral, o senador Rodrigo Rollemberg, candidato pelo PSB ao governo do Distrito Federal, o líder do PSB na Câmara, deputado Beto Albuquerque (RS), além do deputado Roberto Freire, presidente do PPS, que compõe a chapa do PSB nas eleições.
Na avaliação do deputado Júlio Delgado, presidente do PSB em Minas, se Eduardo Campos estivesse vivo, escolheria Marina para disputar o Planalto em seu lugar. "É um sentimento que tenho, pela relação que eles construíram ao longo dos últimos meses", disse ao jornal O Globo.
Beto Albuquerque disse achar "natural" a candidatura de Marina, mas ressaltou que não houve diálogo ainda com a ex-senadora. "Não sei se Marina, que é a nossa grande companheira, aceita ou não. Não a consultamos", afirmou o líder.

José Múcio e o triste voo Brasília-Recife

O ministro do Tribunal de Contas da União (TCU) José Múcio Monteiro afirmou que o voo que o trouxe ao Recife, na tarde desta quarta-feira (13), foi muito triste. Ele saiu de Brasília e chegou à casa do ex-governador Eduardo Campos à noite acompanhado a colega de tribunal Ana Arraes, mãe do socialista. Ambos chegaram ao Recife em um avião cedido pela presidente Dilma Rousseff, que ligou para o ministro oferecendo todo apoio à família de Eduardo Campos.
“Diante de uma dor tamanha não existem adversários políticos”, disse a presidente a José Múcio. Segundo ele, Dilma estava muito emocionada ao telefone.
Múcio contou que soube do acidente por meio do ex-presidente Lula, que o ligou logo após a posse do ministro Bruno Dantas no TCU. “O ex-presidente disse que havia ocorrido um acidente e que as informações eram de que Eduardo Campos estaria presente. Dez minutos depois ele voltou a ligar confirmando que Eduardo estava entre os passageiros”, disse Múcio.(do blog da folha)

Madrugada: bombeiros tentam localizar cabine do avião



Capitão Marcos Palumbo, do Corpo de Bombeiros, espera encontrar a cabina do avião que caiu em Santos, SP (Foto: Rodrigo Martins/G1)
Capitão Marcos Palumbo espera encontrar a cabine da aeronave (Foto: Rodrigo Martins/G1)
Do Portal G1
O trabalho de busca por restos mortais e destroços do acidente que matou o candidato à Presidência da República Eduardo Campos (PSB), em Santos, no litoral de São Paulo, seguem na madrugada desta quarta-feira (14). O Corpo de Bombeiros concentra as atividades na tentativa de localizar a cabine da aeronave. Segundo o capitão Marcos Palumbo, o Cessna 560 XL caiu de bico e afundou três metros, ficando embaixo da laje de uma das casas atingidas no acidente.
"A princípio, nós imaginávamos que outras partes do avião estivessem em edificações ao redor do local da queda, só que nós não encontramos a cabine, os bancos e os comandos da aeronave, que devem estar em algum lugar, possivelmente, enterrados. Acreditamos que, na hora que ela for removida, podemos ter surpresas em relação aos corpos das vítimas", explicou Palumbo.
A área onde os bombeiros realizam o trabalho é a única que ainda não foi explorada pelas equipes de busca. De acordo com o prefeito de Santos, Paulo Alexandre Barbosa, os trabalhos prosseguirão ininterruptamente até que a área seja liberada para os moradores. Cerca de 50 pessoas tiveram imóveis interditados para a realização das atividades. A expectativa é que elas possam retornar para casa na manhã desta quinta-feira (14).

Datafolha e Ibope adiam pesquisa após morte de Eduardo



 O Instituto Datafolha e o Ibope anunciaram, nesta quarta-feira, que vão redefinir as datas das próximas pesquisas eleitorais, devido à morte do candidato a presidente pelo PSB, Eduardo Campos, em um acidente aéreo, na cidade de Santos. As informações são da CBN.
Segundo a rádio, o próximo levantamento do Datafolha estava marcado para acontecer nos dias 18 e 19 de agosto. Em nota, o Ibope informou que "não é possível fazer qualquer projeção e que vai marcar uma nova pesquisa depois de um posicionamento do PSB".

quarta-feira, 13 de agosto de 2014

Lula divulga nota e lamenta morte de Campos

O ex-presidente Luiz Inácio Lula da Silva (PT) divulgou uma nota, nas redes sociais, lamentando a morte do candidato à Presidência da República, Eduardo Campos (PSB). O socialista era ministro de Ciência e Tecnologia no primeiro mandato do líder mor petista no Governo Federal.
Eduardo Campos faleceu nesta quarta-feira (13), vítima de um acidente aéreo no município de Santos, em São Paulo.
 (do blog da folha)


Leia a nota na íntegra:
“Como todos os brasileiros, estou profundamente entristecido com a trágica morte de Eduardo Campos. Um grande amigo e companheiro. 
Conheci Eduardo através de seu avô, Miguel Arraes, um memorável líder das causas populares de Pernambuco e do Brasil.
O país perde um homem público de rara e extraordinária qualidade. Tive a alegria de contar com sua inteligência e dedicação nos anos em que foi nosso ministro de Ciência e Tecnologia. Ao longo de toda sua vida, Eduardo lutou para tornar o Brasil um país mais justo e digno.
O carinho, o respeito e a admiração mútua sempre estiveram presentes em nossa convivência.
Nesse momento de dor, eu e Marisa nos solidarizamos com sua mãe, Ana Arraes, sua esposa, Renata, seus filhos e toda a sua família, amigos e companheiros.
Também prestamos solidariedade às famílias dos integrantes da sua equipe e dos tripulantes que faleceram nesse terrível acidente”

Campos será enterrado no mesmo túmulo de Arraes

Irmão do candidato à Presidência da República, Eduardo Campos (PSB), Antônio Campos afirmou que o corpo do líder do PSB, será enterrado junto com o do seu avô, Miguel Arraes, e do seu tio Carlos Augusto. Segundo ele, Campos morreu “lutando pelo que acreditava”.
“Perdi um irmão muito amado, que foi um grande amigo, falei com eles às 06:59 da manhã. Eduardo morreu no mesmo dia que o meu avô (Miguel Arraes) morreu. Ele morreu lutando pelo que acreditava, para melhorar o brasil. Eduardo deixa esse legado de luta”, lamentou Antônio Campos.
Eduardo Campos faleceu nesta quarta-feira (13) vítima de um acidente aéreo na cidade de Santos, em São Paulo.(Do blog da folha)

Armando deve receber novas adesões de prefeitos

Segundo informações publicados pelo jornalista Roberto Almeida em seu blog, existe  uma relação de 11 prefeitos Pernambucanos que nos próximos dias devem abandonar o barco de Paulo Câmara (PSB) e anunciar apoio à candidatura de Armando Monteiro ao governo do Estado. Ainda segundo o jornalista a  lista incluem gestores  de vairias regiões do Estado. serão prefeitos do Sertão, da Região Metropolitana do Recife e pelo menos um é do Agreste Meridional, de um município próximo a Garanhuns. Ainda esta semana as adesões podem começar a ser anunciadas.
Vamos esperar para vê.

Nota oficial de pesar do Governo de Pernambuco



Ainda chocado com a tragédia, em nome do povo de Pernambuco, lamento  profundamente a morte do ex-governador do Estado, Eduardo Campos, político que deixa um legado de serviços prestados, principalmente aos mais pobres. Sinto neste momento uma enorme dor, e a vejo compartilhada com todos os que conheceram Eduardo Campos e passaram a admirá-lo, nestes anos de dedicação à vida pública.
Nossos profundos sentimentos à família de Eduardo Campos. Peço a Deus que conforte sua esposa, Renata, e seus filhos Maria Eduarda, João, Pedro, José e Miguel, além do seu irmão, o advogado Antônio Campos, e sua mãe, a ministra Ana Arraes.  Sei como este momento está sendo difícil, mas consola saber o exemplo de filho, irmão, esposo,  pai  e homem público que deixou para sua família. Também minhas condolências aos familiares das demais vítimas do acidente: Carlos Augusto Ramos Leal Filho (Percol), Pedro Almeida Valadares Neto, Alexandre Severo Gomes, Marcelo de Oliveira Lyra, Geraldo da Cunha e Marcos Martins.
Eduardo conseguiu dar dimensão nacional e internacional  a Pernambuco com sua forma inovadora de governar, colocando o estado na  agenda da política nacional. Como líder do Partido Socialista Brasileiro (PSB) conseguiu unir diversas lideranças em torno de um projeto de mudança para o Brasil.
Herdou do seu avô Miguel Arraes os compromissos históricos de liberdade, igualdade social e democracia, da mais pura tradição das heroicas lutas pernambucanas. Como homem público, ocupante de diversos cargos no Legislativo e no Executivo, tanto em nível estadual como federal, obteve o respeito e a confiança do povo brasileiro.
Na sua gestão como governador de Pernambuco, imprimiu um trabalho sério e inovador. Honrou seus compromissos, empenhando neles todas as suas forças, para dotar o Estado de uma máquina pública eficiente. Seu governo, do qual fiz parte com muita honra, deixou aos pernambucanos um Estado melhor para se viver, através de um modelo de gestão reconhecido nacional e internacionalmente e premiado pelas Nações Unidas.
Com a dor dessa grande perda, consola saber o grande homem público que foi Eduardo Campos, que deixa um exemplo de luta em favor dos mais necessitados. Precisamos dar continuidade a esse trabalho, honrando seus compromissos de um Pernambuco cada vez mais consolidado no seu desenvolvimento econômico com  justiça social. Que o legado da vida política de Eduardo permaneça como sinal de esperança para o povo de Pernambuco.

João Lyra Neto
Governador de Pernambuco

Câmara: “Perdi um irmão”



Hoje Pernambuco perdeu seu maior líder. Eu perdi um amigo, um irmão. Durante 20 anos, fui testemunha da dedicação de Eduardo à vida pública e àqueles que mais precisam. Com ele, aprendi que a política é o caminho por onde se transforma a vida das pessoas. Com ele, aprendi que é sempre possível fazer mais, quando se bota inteligência e amor no que se faz. Nada pode ser dito agora que diminua nossa dor. Resta-nos apenas orar e pedir conforto a Deus. Eduardo, seus sonhos e seus ensinamentos serão eternos nos nossos corações. Pernambuco está unido em sua memória.
*Por Paulo Câmara, candidato ao Governo do Estado

“Pernambuco perde um grande homem”, diz Armando



Nesse momento de grande tristeza que se abateu no coração de todos os pernambucanos, o meu sentimento mais profundo se volta para a família de Eduardo Campos.  A perda para Renata, sua esposa, e para seus filhos Maria Eduarda, João, Pedro, José e do pequenino Miguel, é inestimável. Guerreira como ele, certamente ela saberá encontrar forças para superar tamanha dor e sofrimento. Dirijo especialmente a eles a minha solidariedade, de Mônica e da minha família nesse momento tão triste.
Ao longo da minha vida pública, o meu caminhar em vários momentos se cruzou com o de Eduardo e, em que pese divergências ocasionais, naturais da política, eu sempre tive a compreensão dos seus atributos e qualidades indiscutíveis como homem público.  Pernambuco perde um grande líder, de caráter combativo e obstinadamente dedicado ao trabalho. Ele deixa um legado, como político e como administrador, sobretudo pela maneira competente com que governou o nosso Estado por oito anos, inquestionavelmente um marco na nossa história. E foi exatamente esse conjunto de qualidades que o fez se destacar como uma nova e natural liderança no cenário nacional.
Pernambuco reverencia a memória de Eduardo Campos, independente de circunstâncias políticas ou partidárias, que nesse momento ficam muito pequenas diante da dimensão dessa grande perda.
Também gostaria de externar o meu profundo sentimento de pesar aos familiares de Carlos Percol, Geraldo da Cunha, Marcos Martins, Alexandre Severo Gomes, Marcelo Lyra e Pedro Valadares Neto, nesse momento tão doloroso e difícil.
*Por Armando Monteiro Neto (PTB), candidato ao Governo do Estado

Lewandowski é eleito presidente do Supremo



Em votação simbólica, o plenário do Supremo Tribunal Federal (STF) elegeu hoje (13) o ministro Ricardo Lewandowski para a presidência da Corte. Lewandowski ocupava a vice-presidência do Supremo desde o início deste mês, devido à aposentadoria do ministro Joaquim Barbosa.
Em rápido discurso, o novo presidente comprometeu-se a "honrar as tradições mais que seculares do STF e também a cumprir a consagrada liturgia desta casa de Justiça".
Nasceu do Rio de Janeiro, Lewandowski tem 66 anos e foi nomeado para o STF pelo ex-presidente Luiz Inácio Lula da Silva, em 2006. Ele terá mandato de dois anos.
Lewandowski formou-se em direito pela Universidade de São Paulo (USP). No Supremo, o ministro foi o revisor da Ação Penal 470, o processo do mensalão, e relatou processos sobre a proibição do nepotismo no serviço público e das cotas raciais nas universidades federais.
A ministra Cármen Lúcia ocupará a vice-presidência da Corte nos próximos dois anos.
(Da Agência Brasil)

Lista de mortos no acidente de avião que matou Campos


O Comando da Aeronáutica informou, por nota, que o avião, modelo Cessna 560XL, prefixo PR-AFA, caiu às 10h. “A aeronave decolou do Aeroporto Santos Dumont, no Rio de Janeiro, com destino ao aeroporto de Guarujá (SP). Quando se preparava para pouso, o avião arremeteu devido ao mau tempo. Em seguida, o controle de tráfego aéreo perdeu contato com a aeronave”, diz nota da Aeronáutica.

A lista oficial é:
Eduardo Henrique Accioly Campos
Alexandre da Silva, fotógrafo
Carlos Augusto Leal Filho (Percol), assessor
Geraldo da Cunha, piloto
Marcos Martins, piloto
Pedro Valadares Neto
Marcelo Lira

Confirmado: Morreu o candidato a presidente Eduardo Campos

O candidato à Presidência, Eduardo Campos (PSB), morreu na manhã de hoje. Eduardo estava a bordo de um jatinho que caiu na cidade de Santos, em São Paulo. No avião também estavam  assessores e jornalista da campanha  de Campos. O avô de Eduardo e principal referência política para ele, Miguel Arraes, morreu em 2005, também no dia 13/08.

terça-feira, 12 de agosto de 2014

E se o caso Wikipédia for armação contra Dilma?

Do blog da cidadania

No mínimo, é passível de grande desconfiança a hipótese de que tenha partido do governo Dilma ou do comando da campanha da presidente à reeleição a decisão de inserir críticas nos perfis que os jornalistas Miriam Leitão e Carlos Alberto Sardemberg têm na Wikipédia.
Essa insinuação – quase uma afirmação –, porém, está sendo feita por entidades como Associação Brasileira de Imprensa, Associação Nacional de Jornais, Associação Brasileira de Emissoras de Rádio e Televisão e Federação Nacional dos Jornalistas.
E, claro, pela costumeira horda de colunistas, comentaristas, editorialistas e blogueiros tucanos – assumidos ou dissimulados – que fazem oposição cerrada ao governo federal e ao Partido dos Trabalhadores.
As entidades supracitadas manifestaram “preocupação” com o episódio, colunistas etc. já acusam diretamente o governo e, por tabela, a presidente da República. É inaceitável. Dilma, seu governo e seu partido estão sendo tratados como criminosos, estão sendo condenados sem direito a defesa e sem que a investigação sequer tenha começado.
Alguém acredita que se o alvo da inserção de críticas na enciclopédia eletrônica fosse um petista ou um jornalista simpático ao PT – assim como Leitão e Sardemberg são simpáticos ao PSDB – esse caso seria tratado como está sendo?
No mínimo, se o presidente da República fosse tucano e um jornalista simpático a ele fosse alvo de ataque igual, Globos, Folhas, Vejas e Estadões diriam que aquele governo foi alvo de armação do PT.
Em primeiro lugar, é preciso lembrar que a iniciativa de inserir as críticas contra os jornalistas nos perfis deles na Wikipédia é tão estúpida e tão inútil que jamais poderia partir de alguém com um mínimo discernimento.
Como qualquer um pode modificar a Wikipédia, se o autor das alterações fosse alguém com um mínimo de inteligência ele se daria conta de que o que estava fazendo pode ser feito contra qualquer um, inclusive contra os políticos que eventualmente estivessem por trás dessa ação destrambelhada.
Imaginem só uma guerra de adulteração de perfis na Wikipédia. Um faz contra Lula, outro faz contra Fernando Henrique Cardoso e, ao fim e ao cabo, a mesma Wikipédia acabaria deletando tudo, pois as modificações são submetidas a comitês que avaliam sua veracidade.
Em segundo lugar, portanto, se quem promoveu a alteração na enciclopédia eletrônica tivesse o mínimo de conhecimento de como ela funciona saberia que aquela alteração seria rapidamente desfeita.
Em terceiro lugar, está o alcance político-eleitoral da Wikipédia. Ainda que fosse um site muito consultado por eleitores, as críticas inseridas não foram contra políticos. Quantos consultam os perfis de jornalistas – mesmo de renome – naquele site? Por que alguém iria consultar os verbetes sobre Leitão e Sardemberg?
Bastará verificar a quantidade de acessos que os perfis dos dois jornalistas receberam desde maio do ano passado – quando foi feita a adulteração – para constatar que muito pouca gente deve ter visto as críticas a eles.
Só alguém muito estúpido acharia “eficiente” fazer um ataque político como esse. Não falta gente estúpida, por aí. Mas afirmar que essa seria uma estratégia de um partido ou de um governo é uma completa palhaçada, para dizer o mínimo.
Não existe uma lógica em o governo ou o PT promoverem uma fraude contra esses dois jornalistas. Mas essa não é a maior evidência lógica a desmontar as acusações explícitas e veladas contra a própria presidente da República, seu governo e seu partido.
Será que alguém tem coragem de afirmar que um partido como o PT ou o governo do país ou a própria presidente da República seriam tão estúpidos de praticar um ato desses usando o sinal de internet do Palácio do Planalto? Se fossem fazer algo assim, por certo fariam de outro local.
Devido à ilação irresponsável da Globo e de seus bate-paus de acusarem, velada ou explicitamente, a própria Dilma por um ato de absoluta insensatez que mal dá para acreditar que alguém tenha cometido com a intenção que insinuam, o caso se torna suspeito.
Assim como a mídia tucana já está “testando hipóteses” sobre a culpabilidade da presidente ou de seu partido, pode-se testar outras hipóteses…
Este blogueiro mesmo já usou a rede de internet sem fio do Palácio do Planalto. Em novembro de 2010, participei de entrevista que o então presidente Lula concedeu a blogueiros e conectei meu notebook à rede palaciana.
A rede de internet sem fio do Planalto ou de qualquer outra sede do Executivo, seja federal, estadual, municipal ou mesmo do Legislativo ou do Judiciário, pode ser acessada sem problemas por visitantes.
Em 2012, estive no gabinete do ministro do STF Ricardo Lewandowski e usei a rede sem fio da sede do Judiciário em Brasília.
Nas empresas privadas, nos shoppings, nos aeroportos, enfim, em qualquer local, público ou privado, há redes de internet sem fio franqueadas a visitantes. Desse modo, seria fácil a algum adversário político de Dilma, de Lula ou do PT fazer essa modificação na Wikipédia usando a rede do Planalto.
Para que? Para incriminar a presidente, seu governo, seu partido ou a campanha dela à reeleição.
O Palácio do Planalto é um local público. Ainda que tenha entrada controlada, não são apenas aliados que o visitam. É impossível, é injusto, é irresponsável, enfim, é virtualmente criminoso, portanto, acusar diretamente a presidente ou seu governo ou seu partido pelo episódio.
Tudo isso soa a mais um dos costumeiros factoides que a Globo produz em períodos eleitorais contra o candidato petista a presidente. Soa a mais uma “bolinha de papel” da Globo, previsível como o alvorecer em anos eleitorais.
Começou a campanha eleitoral e as notórias armações que Globo e companhia fazem contra o candidato petista a presidente da vez.
Pode, sim, ter sido algum bajulador do PT ou de Dilma que tenha cometido a insensatez de promover alterações nos perfis dos jornalistas, mas a hipótese de que a presidente possa ter sido alvo de uma armação é até melhor do que a de que ela está por trás desse caso.

Termina greve dos trabalhadores de Suape


Foto: Igo Bione/JC Imagem
Foto: Igo Bione/JC Imagem
Do NE10
Em assembleia realizada na manhã desta terça-feira (12), os trabalhadores da Refinaria Abreu e Lima e da Petroquímica Suape, em greve desde a última quinta-feira (7), decidiram pelo fim da greve. Eles voltam ao trabalho nesta quarta e terão os dias abonados.
Os funcionários conseguiram 9% de reajuste salarial, aumento da cesta básica de R$ 310 para R$ 350 e adicional de 30% de periculosidade.
A reivindicação inicial era de reajuste salarial de 13%, aumento do valor da cesta básica para R$ 408, inclusão do auxílio cultura mensal de R$ 50 e adicional de 30% de periculosidade.

PML: desculpas de Israel ridicularizam vira-latas

247 - E agora? Depois que o presidente de Israel, Reuven Rivllin, pediu desculpas ao Brasil pela grosseria de um porta-voz, Yigal Palmor, que rotulou o País como "anão diplomático", o que dirão colunistas neoconservadores que, naquele momento, saíram em defesa de Israel (leia aqui as posições de Reinaldo Azevedo e Rodrigo Constantino e aqui a de Demétrio Magnoli)?
Para Paulo Moreira Leite, diretor do 247 em Brasília, o episódio ridiculariza os nossos vira-latas. Leia abaixo:
DESCULPAS DE ISRAEL RIDICULARIZAM VIRA-LATAS BRASILEIROS
Depois que o próprio Reuven Riulin, o novo presidente de Israel, telefonou para Dilma Rousseff para pedir desculpas, não custa recordar a reação dos adversários do governo brasileiro, que há duas semanas se alinharam com o porta-voz da chancelaria israelense que definiu o Brasil como “anão diplomático.”
Em poucas horas o Brasil foi inundado por vídeos, artigos e comentários de ar grave, palavras duras e retórica pedante, de grande utilidade para encobrir uma postura típica de vira-latas.
Falou-se que era uma definição com “incrível precisão” de nossa diplomacia. Mesmo quem admitiu que a postura do governo brasileiro diante dos ataques do Exército Israelense a Gaza podia estar certa, justificou o “anão diplomático” porque o Itamaraty carece “de credibilidade mesmo quando faz declarações corretas.”
O telefonema de Riulin mostra com precisão realmente incrível o ridículo dessa reação. Para azar de quem levou o “anão diplomático” a sério, a atitude do presidente de Israel deixa claro que era uma definição menor, de um funcionário sem qualificação para emitir conceitos em nome do governo, alguma coisa que se poderia chamar de “gafe” — o que torna ainda mais curioso que tenha sido aceita e divulgada com tanta facilidade.
Riulin deixou claro pelo gesto que o Brasil está longe de desempenhar um papel desprezível na diplomacia do século XXI, para infelicidade daqueles que enxergam o mundo pelo olhar da inferioridade e da submissão.
Continue lendo no blog de Paulo Moreira Leite

Pesquisa inédita em Pernambuco aponta envelhecimento do corpo docente da rede pública de ensino

O corpo docente das escolas municipais e estaduais de Pernambuco está envelhecendo.
Um levantamento realizado pelo Grupo de Estudos sobre Política Educacional e Trabalho Docente (Gestrado) da Universidade Federal de Minas Gerais, em parceria com o Sindicato dos Trabalhadores em Educação de Pernambuco, confirma um dado preocupante e que influência diretamente o desenvolvimento educacional do estado.
O estudo denominado “Trabalho na Educação Básica em Pernambuco” aponta que 46% dos professores das redes municipais e estadual têm mais de 20 anos de carreira.
Apenas 15% dos entrevistados possuem menos de 10 anos dentro na rede pública.
Entre os funcionários de escolas, 51% dos entrevistados apresentaram tempo de atuação na educação acima de 20 anos. No outro extremo, 32% têm até nove anos de trabalho na educação.
Para os pesquisadores o dado é preocupante devido à iminência do período de aposentadoria para grande parte da categoria e a falta de concursos públicos que promovam o ingresso de jovens na carreira.
O perfil sociodemográfico traçado pelos pesquisadores mostra ainda que a categoria de trabalhadores em educação é composta em sua maioria por mulheres, sendo 82% entre os docentes e 75% funcionários, sobretudo nos estabelecimentos que ofertam a educação infantil, onde esse percentual sobe para 94% e 80%, respectivamente. A pesquisa revela, também, que somente 29% dos docentes e 21% de funcionários se autodeclaram brancos. O estudo mostra que a idade média dos docentes é de 40 anos e dos funcionários de escola 41 anos e seis meses.
No tocante a realidade socioeconômica dos docentes, 78% das mulheres entrevistas são as principais provedoras de renda do grupo familiar. No caso dos homens ouvidos pela pesquisa, esse número chega a 87%. Em relação à formação profissional dos docentes, a pesquisa aponta que 94% dos professores ouvidos informaram ser habilitados em Pedagogia e/ou cursos de licenciatura. Além disso, 56% dos docentes alegaram possuir pós-graduação, concentrando-se em sua maioria nos cursos de especialização.
O estudo “Trabalho na Educação Básica em Pernambuco” tem o objetivo de traçar um panorama da educação básica no estado. A pesquisa apresenta conclusões em quatro aspectos: o perfil do trabalhador em educação; os docentes e as políticas de avaliação educacional de Pernambuco; a saúde do trabalhador em educação e; a visão dos trabalhadores em educação sobre a representação sindical.
O perfil do trabalhador (as características demográficas e socioeconômicas) é o primeiro resultado apresentado pelo levantamento que avaliou 60 unidades educacionais em 17 municípios do estado, incluindo o Recife. O estudo foi realizado em escolas estaduais, municipais e creches. Foram ouvidas 1591 pessoas, entre professores e funcionários de escolas.
O Grupo de Estudos sobre Política Educacional e Trabalho Docente da Universidade Federal de Minas Gerais é o responsável pela coordenação da pesquisa “O Trabalho Docente na Educação Básica no Brasil”, que entre os anos de 2009 e 2010 percorreu sete estados do Brasil – MG, PA, RN, GO, ES, PR e SC – com intuito de traçar o perfil da educação no país.
O trabalho, feito em parceria com oito grupos de pesquisa de universidades públicas do país, contou com o apoio financeiro da Secretaria de Educação Básica do MEC e procurou responder às seguintes questões: Quem são os docentes brasileiros que atuam na educação básica? O que fazem? Em que condições realizam seu trabalho? Com o objetivo de coletar essas respostas, a pesquisa se desenvolveu por meio de questionários, aplicados em 428 escolas localizadas nas capitais e em outros quatro municípios dos sete estados. Ao todo, foram entrevistados 8.770 docentes.
Em Pernambuco, diferentemente dos outros estados, a pesquisa contou com o apoio financeiro e logístico do Sindicato dos Trabalhadores em Educação (Sintepe).
Com um diferencial de abordar as questões relativas ao perfil dos funcionários da educação e também a relação dos trabalhadores com Sindicato. O levantamento realizado em Pernambuco será incorporado ao conjunto dos estudos realizados nos outros sete estados.

Justiça de SP afasta Robson Marinho do TCE

247 - A Justiça de São Paulo determinou o afastamento de Robson Marinho do cargo de conselheiro do TCE-SP (Tribunal de Contas do Estado de São Paulo), suspeito de receber propina da Alstom.
O Ministério Público apontou que ele ajudou a multinacional francesa a fechar contratos sem licitação com estatais do setor de energia de São Paulo em 1998, no governo de Mário Covas (PSDB).
Segundo a juíza Maria Gabriella Pavlópoulos Spaolonzi, da 13ª Vara da Fazenda Pública da capital, liminar determina a saída imediata de Marinho do cargo.
Provas vindas da Suíça e da França indicam que ele recebeu como suborno da empresa, em contas de paraísos fiscais, US$ 2,7 milhões (o equivalente a R$ 6 milhões) entre 1998 e 2005.

segunda-feira, 11 de agosto de 2014

Índice Band: 51% dos válidos dão Dilma no 1º turno














O Índice Band, que faz uma média ponderada das pesquisas de intenção de voto dos principais institutos brasileiros, indica estabilidade na corrida eleitoral, com oscilação positiva de um ponto a favor da presidente Dilma Rousseff (PT).
Segundo o Índice Band, Dilma passou de 50% para 51% dos votos válidos. Os outros candidatos somados têm 49% dos votos válidos. Se essa vantagem for mantida, Dilma seria eleita no primeiro turno.

Aécio Neves (PSDB) manteve 29% e Eduardo Campos (PSB) segue com 11%. O quarto colocado, Pastor Everaldo (PSC), mantém os 4% dos votos válidos.

Os demais candidatos somam 5%. José Maria (PSTU), Eduardo Jorge (PV), Luciana Genro (PSOL), Eymael (PSDC) e Rui Costa Pimenta (PCO) têm 1% cada.

Mauro Iasi, do PCB, e Levy Fidelix, do PRTB, não pontuaram.

Segundo turno
Num eventual segundo turno, Dilma teria 53% dos votos válidos e Aécio 47%. Em outra simulação, Dilma teria 56%, contra 44% de Campos.

A avaliação do Governo Federal se manteve estável em relação ao final de julho. O Índice ótimo e bom se manteve em 32%, regular 37% e ruim e péssimo com 30%. (Do Portal da Band)(Do blog de magno martins)

Estão abertas as inscrições para cursos de línguas do Programa Ganhe o Mundo




O Governo do Estado vai capacitar o estudante da rede estadual no aprendizado de uma segunda língua. A Secretaria de Educação e Esportes do Estado abriu seleção para o ingresso nos cursos de línguas inglesa e espanhola, no âmbito do Programa Ganhe o Mundo.
Podem participar estudantes da rede estadual que estão cursando o primeiro ano do ensino médio em 2014, regularmente matriculados e enturmados no SIEPE em escolas do ensino médio regular, semi-integral, integral ou médio integral integrado à educação profissional, indígena, Colégio da Polícia Militar e Escola de Aplicação do Recife. O estudante só poderá se inscrever em um único curso, optando por língua inglesa ou língua espanhola.
As inscrições seguem até o dia 17 de agosto. Não serão aceitas inscrições por outra via não prevista no edital da seleção, excetuando os alunos matriculados no Colégio da Polícia Militar, na Escola de Aplicação do Recife e escolas indígenas. Estudantes dessas unidades de ensino preenchem formulário de inscrição, que deve ser entregue pessoalmente pelo gestor escolar, no primeiro dia após o fim das inscrições, à Coordenação dos Cursos de Línguas do PGM, localizado na sede da Secretaria de Educação e Esportes, Avenida Afonso 1513, bloco D, Recife.
Todos os candidatos serão classificados em ordem decrescente, de acordo com a média de rendimento em língua portuguesa e em matemática do primeiro semestre de 2014. O resultado da seleção será publicado no site da SEE e do Siepe no dia 26 de agosto e as aulas iniciam no dia 1° de setembro deste ano.
Curso - A secretaria está ofertando 25 mil vagas, sendo 18.250 vagas para o curso de Língua Inglesa e 6.750 vagas para o curso de Língua Espanhola. As aulas serão realizadas nas escolas da rede estadual, cuja relação está disponível no Edital da seleção. Cada unidade escolar ofertará no máximo três turmas com mínimo 25 e no máximo 30 estudantes para os cursos de língua inglesa, e no mínimo 15 e no máximo 30 estudantes para os cursos de língua espanhola. Caso não haja formação de turma na escola escolhida pelo candidato, as vagas direcionadas àquela escola poderão ser relocadas para outra unidade de ensino jurisdicionada à mesma Gerência Regional de Educação (GRE).
Fonte: Secretaria de Educação e Esportes de Pernambuco