sábado, 1 de abril de 2017

Detran-PE: greve é encerrada após 47 dias


 (Foto: Marlon Costa/ Pernambuco Press
 Do Portal G1 - PE
A greve dos servidores do Departamento Estadual de Trânsito de Pernambuco (Detran-PE) foi encerrada após 47 dias. Os trabalhadores do órgão voltam às atividades na segunda-feira (3), de acordo com o presidente do Sindicato dos Servidores do Detran (Sindetran-PE), Alexandre Bulhões.
A decisão do fim da paralisação, iniciada em 13 de fevereiro deste ano, foi motivada após uma decisão do desembargador Eduardo Augusto de Paurá Peres, do Tribunal de Justiça de Pernambuco (TJPE), para que os servidores voltem imediatamente ao trabalho. A decisão, divulgada no fim da tarde da sexta-feira (31), prevê pena de abertura de processo administrativo em caso de descumprimento.
Entre as reivindicações da categoria, estão a licitação regular da empresa responsável pelo plano de saúde dos servidores, o pagamento de gratificação ao examinador das provas práticas e de insalubridade para quem faz vistoria do motor de veículos. Outra solicitação é o pagamento de gratificação de produtividade paga aos servidores que trabalham nos shoppings e seria estendida aos trabalhadores de todas as Circunscrições Regionais de Trânsito do interior (Ciretrans).
O presidente do sindicato garante que a luta pelo atendimento a essas reivindicações vai continuar. “Estamos retomando as atividades, mas vamos apelar da decisão do desembargador e, se ele continuar negando, vamos até o Supremo Tribunal Federal", afirmou Alexandre Bulhões.
Procurada pelo G1 pelo telefone, a assessoria de imprensa do Detran-PE informou que o órgão irá se manifestar sobre o assunto apenas na segunda-feira (3).

IPSOS: Aprovação de Dilma é o dobro de Aécio e empata com FHC


Por Miguel do Rosário, O Cafezinho - O Instituto Ipsos acaba de publicar a íntegra de sua mais recente pesquisa sobre as lideranças políticas. 

Lula ainda é o político número 1 em aprovação. Sua rejeição caiu muito nos últimos meses, para 59%, um índice alto, porém muito inferior a de seus adversários, como Michel Temer (rejeição de 78%), Aécio Neves (74%) e FHC (67%).

A aprovação de Lula por 38% da população está quinze pontos à frente dos números de FHC, que tem apoio de apenas 23% da população, apesar de viver uma velhice tranquila, serena, sem ser incomodado pelos meganhas da Polícia Federal e seu juíz.

É curioso que FHC, passado tanto tempo de seu governo, e paparicado de maneira tão intensa pela grande mídia, ainda permaneça tão rejeitado pela população. Sua aprovação é a mesma de Dilma, que sofreu a mais abjeta e brutal campanha midiática da história mundial.

Observe que Dlma Rosseff, apesar da alta rejeição (74%), possui mais que o dobro da aprovação que Aécio Neves, o candidato que ela derrotou nas urnas. Dilma tem 23% e aprovação, contra 11% de Aécio e 17% de Michel Temer. Aécio tem rejeição igual a de Dilma: 74%. A rejeição de Temer está quatro pontos à frente: 78%.

Renan Calheiros faz bem em se afastar de Temer: seus dados de aprovação são dramáticos. Ele se tornou o segundo político mais impopular do país, com 83% de rejeição, só superada por Eduardo Cunha, e isso deve estar afetando a imagem de seu filho, governador de Alagoas.

Para Lula, nota-se ainda a tendência de “boca de jacaré” se fechando, com rejeição caindo e aprovação subindo, a um ritmo bastante acelerado.

Para Temer é o oposto: a boca do jacaré está se abrindo, com rejeição crescendo e aprovação caindo.

Sergio Moro: apenas um detalhe


Carlos Chagas

“Onde foi que eu errei?” - deve estar se perguntando o ex-presidente da Câmara, Eduardo Cunha, agora que foi condenado a quinze anos e quatro meses de prisão. Receber propinas da Petrobras e muitas empreiteiras não terá sido motivo, tais e tamanhos tem sido os assaltos aos cofres públicos por ele e sua quadrilha, praticados ao longo das últimas décadas. Distribuição de percentuais aos deputados que votaram nele para presidente da Câmara, também não. Afinal, não precisou oferecer: a maioria agiu como quem cobrava dívidas antigas. Aceitar um de múltiplos pedidos de impeachment contra Dilma Rousseff? Já estava tudo acertado para a defenestração da então presidente da República.
Sobra, então, um tiro que acabou saindo pela culatra: Eduardo Cunha foi para as profundezas por ter tentado dar um passo maior do que suas pernas. Sua estratégia era conhecida de todos e ele não percebeu onde sua ambição poderia levá-lo. No caso, perdeu tudo porque pretendia subir mais um degrau na escada que o levaria de imediato ao poder maior. Precipitou-se. Como presidente da Câmara, ocupava posição privilegiada para chegar ao palácio do Planalto. Não escondia de ninguém que se Dilma fosse cassada, havendo ou não motivos para isso, Michel Temer não assumiria. Faltavam votos para o vice-presidente tornar-se presidente, enquanto Eduardo Cunha tinha tudo arrumadinho: Michel Temer também seria garfado. Ou não estava garantida a eleição indireta do presidente da Câmara, tendo em vista os favores e as benesses por ele concedidos à quadrilha que acabava de compor?
Esqueceu-se Eduardo Cunha de que Michel Temer também tinha suas malandragens. Era o primeiro da fila, na hipótese de Dilma ser posta para fora, ainda que lhe faltasse apoio para assumir. Na mesma hora começaram as defecções na maioria que o presidente da Câmara tinha certeza de possuir. Logo armou-se a teia de aranha para capturar o grupo dos amigos do Cunha e entregar a Temer a cadeira presidencial. Isso porque ele ofereceu mais, ainda que trabalhando na moita. Cunha logo perdeu a metade mais um dos deputados, ou seja, estava garantida a eleição do vice, na base do “quem dá mais”, muito acima da Constituição.
A posse de Temer serviu para comprovar a loteria que o favoreceu. Bastou verificar o loteamento do ministério e do governo, que permanecem até hoje. Cunha tinha sua ascensão garantida. Perdeu na jogada final. Para completá-la, a Câmara foi reunindo acusações e armando o sacrifício, para que não surgissem duvidas. Em suma, o grande estrategista foi mergulhando cada vez mais fundo, perdeu a presidência da República, a cadeira de deputado e a própria liberdade, por açodamento. Sérgio Moro tem sido apenas um detalhe, na degola de Eduardo Cunha...

Temer tem pouco tempo para segurar estouro da boiada


Helena Chagas - Blog Os Divergentes
Falta um ano e meio para as eleições gerais de 2018 e o tempo vai se encurtando. A esta altura, os políticos só pensam nisso, inclusive os aliados de Michel Temer. Aquela esperança de tudo se ajeitar – o governo do peemedebista consertar a economia e ter forte influência na própria sucessão -, pode esquecer, conforme ficou claro hoje em duas más notícias para o Planalto: o desemprego recorde na casa dos 13% e a última rodada da pesquisa CNI/Ibope.
Os números já ruins da popularidade presidencial cresceram de forma consistente dezembro para cá, numa variação negativa de cerca de seis pontos, acima portanto de oscilações de margem de erro. A avaliação negativa do governo passou de 46% para 55%, a desaprovação à maneira de Temer governar subiu de 64% para 73% e o percentual dos que não confiam no presidente subiu de 72% para 79%.
A esta altura, o maior risco para o Planalto é a deserção de aliados que, já de olho na eleição do ano que vem, podem começar a achar que não será vantajoso chegar lá ao lado do atual governo. Ainda é cedo para se falar em debandada, e um ano e meio de caneta e Diário Oficial na mão podem retardar esse processo a favor do Planalto. Mas, se até meio do ano as coisas não melhorarem, nem na economia e nem na popularidade presidencial, vai ficar difícil segurar o estouro da boiada.
É por isso que, ou o Planalto corre e usa todos os seus recursos, favores, cargos e emendas para aprovar logo a reforma da Previdência, ou as coisas vão ficar muito complicadas.
Não por acaso, o ex-presidente e atual líder do PMDB no Senado, Renan Calheiros, um alagoano pragmático e com faro certeiro para as mudanças de rumo nos ventos políticos, anda costeando o alambrado. Até por causa da Lava Jato, precisa da reeleição para sobreviver. E talvez tenha percebido que Temer pode não ser boa companhia em 2018.

Dinamite: Cabral quer delatar 97 do Judiciário

VEJA - Reinaldo Azevedo
A Lista de Janot vem causando movimentos sísmicos na política? Pois esperem para ver a “Lista de Cabral”!!! A terra pode tremer de verdade

Segundo quem está por dentro do assunto e não costuma errar, Sérgio Cabral, ex-governador do Rio, está fazendo o primeiro depoimento de sua delação premiada.
A julgar pelo procedimento adotado pela moral profunda da Lava Jato, o prêmio de Cabral será gigantesco, né?, já que o Paradigma Sérgio Machado prova que, quanto mais bandido, mais benefícios se recebem.
Conhecem aquela piada do tenor que, coitado, arrancava as últimas reservas de ar de pulmões já cansados, sob uma intensa vaia da plateia?
O homem se cansou da humilhação e dos tomates e disse, no palco do Scala de Milão: “Aspetta il baritono!!!”. Em tradução livre: “Ah, tão me achando ruim, né? Esperem o barítono”.
A Lista de Janot vem causando movimentos sísmicos desagradáveis na política? Pois esperem para ver a “Lista de Cabral”!!! A terra pode tremer de verdade. Escombros à vista!
Quem tem acesso à coisa assegura que ela inclui 97 nomes — 97!!! — de juízes, desembargadores e membros do Ministério Público.
A coisa vai ser feia. Como já resta claro a esta altura, existiu o petrolão, sob o comando de uma verdadeira organização criminosa, com a sua devida hierarquia, e havia o “esquema do Rio”. Ali, Cabral conseguiu, vamos dizer, a sua independência. Ele chefiava uma espécie de enclave dentro do esquema geral.

Delator: Odebrecht depositou propina para Aécio em NY

Ex-presidente de infraestrutura da Odebrecht afirma em delação que a empreiteira pagou propina ao tucano por meio de conta no exterior operada por sua irmã Andrea Neves.
VEJA – Renato Onofre
O senador Aécio Neves é o terceiro grão-tucano a cair na teia de delações da Odebrecht — e em relação aos seus antecessores, José Serra e Geraldo Alckmin, é seguro dizer que sua situação é um pouco pior. E pode se complicar ainda mais. VEJA teve acesso com exclusividade ao conteúdo da delação do ex-­pre­sidente da Odebrecht Infraestrutura, Benedicto Junior, um dos 78 executivos da empreiteira a firmar acordo de delação com a Justiça. Em seu depoimento, BJ, como é conhecido, afirmou que a construtora baiana fez depósitos para Aécio em conta sediada em Nova York operada por sua irmã e braço-direito, a jornalista Andrea Neves.

De acordo com BJ, os valores foram pagos como “contrapartida” — essa é a expressão usada na delação — ao atendimento de interesses da construtora em empreendimentos como a obra da Cidade Administrativa do governo mineiro, realizada entre 2007 e 2010, e a construção da usina hidrelétrica de Santo Antônio, no Estado de Rondônia, de cujo consórcio participa a Cemig, a estatal mineira de energia elétrica.
VEJA confirmou a denúncia de BJ com três fontes distintas, todas elas ligadas ao processo de delação organizado pela Odebrecht.
As fontes pediram o anonimato porque não estão autorizadas a fazer revelações sobre as delações e temem algum tipo de represália ou censura.
Os três depoimentos colhidos por VEJA confirmam a natureza da denúncia: depósitos de “contrapartida” feitos em conta bancária em Nova York operada por Andrea.
A jornalista Andrea Neves, 58 anos, é irmã do senador e uma das principais conselheiras de Aécio desde as primeiras incursões do mineiro na política, nos anos 1980.
Andrea cuida pessoalmente da imagem do irmão e assumiu a área de comunicação do governo de Minas e a interlocução com empresários nas duas gestões do tucano.
Sua atuação a fez temida e respeitada por aliados, e também a colocou em rota de colisão com os opositores de Aécio, que a acusavam de praticar censura ao pressionar veículos de comunicação críticos à gestão do então governador.
FALA O ADVOGADO DE AÉCIO
O advogado criminalista Alberto Toron, que defende o senador Aécio Neves, disse a VEJA que entrou em contato com Alexandre Wunderlich, defensor do delator e ex-executivo da Odebrecht, Benedicto Júnior, e que ele negou que seu cliente tenha declarado em sua delação que o senador Aécio Neves recebeu recursos da empreiteira em uma conta em Nova York operada por sua irmã, Andrea Neves.
VEJA tentou sem sucesso contatar Wunderlich, que não fala com a imprensa sobre o teor dos depoimentos de seus clientes.

sexta-feira, 31 de março de 2017

.NE é região com maior reprovação ao governo Temer

Pesquisa Ibope sobre a aprovação ao governo do presidente Michel Temer, divulgada hoje, aponta o Nordeste como a região do país onde o presidente tem os piores índices de popularidade.

No Nordeste, 67% dos entrevistados disseram avaliar o governo como ruim ou péssimo. A média nacional é de 55%, pior índice de Temer entre as quatro pesquisas sobre seu governo desde junho.
A reprovação ao governo foi de 52% de respostas ruim/péssimo no Sudeste, 49% nas regiões Norte e Centro­Oeste (agrupadas na pesquisa) e de 48% na região Sul.
O índice de reprovação teve um aumento de 10 pontos nas regiões Nordeste e Norte/Centro-Oeste, 8 pontos no Sul e 6 pontos no Sudeste, em relação à última pesquisa, de dezembro.
O maior índice de aprovação ao governo está na região Sul, com 17% de respostas ótimo ou bom sobre a avaliação do governo Temer. A aprovação foi de 13% nas regiões Norte/Centro­Oeste, 10% na região Sudeste e de 6% no Nordeste.
Na média nacional, a aprovação ao governo ficou em 10%, uma oscilação negativa, dentro da margem de erro de dois pontos a mais ou a menos, em relação à pesquisa de dezembro, quando o índice foi de 13%.
A baixa popularidade no Nordeste foi apontada pela pesquisa mesmo depois da visita do presidente à região, no dia 10 de março, quando inaugurou um trecho das obras de transposição do rio São Francisco. A pesquisa Ibope foi realizada entre os dias 16 e 19 de março.
Em dezembro, numa visita a Maceió, Temer afirmou que gostaria de ser lembrado, apesar de ser paulista, como o "melhor presidente nordestino" que o país já teve.
A pesquisa divulgada hoje foi realizada entre os dias 16 e 19 de março e ouviu com 2.000 pessoas em 126 municípios. A margem de erro é de dois pontos percentuais.

Senador Humberto Costa proferirar palestra sobre as reformas de "Temer" em Angelim

O Senador Humberto Costa(PT) estará proferindo palestra sobre as reformas enviadas pelo governo Temer, da Previdência Social, Terceirização e a Trabalhista. O senador pernambucano virá acompanhado do presidente da FETAPE, Doriel Barros.


o Ato Público será realizado no Clube ARA, a partir das 14 horas, tendo em vista a repercussão positiva e de interesse coletivo que esta despertando na comunidade regional para prestigiar o evento. 

Humberto que vem a cidade de Angelim, aproveita a oportunidade e deverá anunciar a liberação de recursos para o município na ocasião será também recepcionado pelo prefeito Douglas Duarte (PSB) e sua vice-prefeita Rosa Cavalcanti (PT) que veem no senador uma liderança em defesa do povo angelinense.


O líder da Oposição no Senado, Humberto Costa (PT-PE), fez um empolgado discurso na tribuna da Casa, sobre terceirização e o retrocesso que está sendo patrocinado pelo governo golpista de Michel Temer na área trabalhista.


O Vereador Oliveira (PT) Presidente do Partido em Angelim convida a comunidade de Angelim e região para prestigiarem este evento e diz que "num momento em que precisamos nos unir para combater o projeto lesa pátria do governo golpista de Temer conhecendo os males das propostas apresentadas no Congresso"

De 1961 a 2017


Hely Ferreira *

O mestre Maquiavel em sua obra mais popular (O Príncipe), faz um relato histórico da política, procurando fundamentar que o governante deve aprender com o passado. Se possível, repetir o que deu certo com outros governantes, e criar mecanismo para evitar os erros que levaram grandes nomes à ruína.

Há quem defenda que o secretário de Florença, ao escrever O Príncipe, visava ensinar ao povo. Mas esses debates devemos deixá-los para o mundo acadêmico, onde muitos deles se tornam desnecessários, mas servem para alimentar o ego de alguns. O fato é que as ideias maquiavelianas continuam sendo relevantes para entender o comportamento de alguns quadros que buscam espaço no cenário nacional.

Quando Jânio Quadros despontou de maneira meteórica, foi eleito vereador na cidade de São Paulo no ano de 1947. Já em 1950 foi eleito deputado estadual, prefeito, em 1953, e governador, no ano de 1954.

Entretanto, nunca esboçou ser um político partidário, mas sempre deixou claro que suas atitudes causavam frenesi no povo, e, por trás delas, se escondia a fragilidade das suas “propostas”. Nem por isso devemos desconsiderar que ele foi o primeiro político a perceber a importância do uso dos meios de comunicação de massa.

Em 1989, o Brasil elegeu o ex-governador do Estado das Alagoas o Senhor Fernando Collor de Mello.

Semelhantemente à carreira de Jânio, em pouco tempo Collor conseguiu chegar até o Planalto Central. Sua passagem relâmpago como presidente ficou marcada pela maneira mediática que se comportava.

Guardada as devidas proporções, o atual chefe do poder Executivo da maior cidade brasileira traz, em sua curta histórica política, atitudes que se assemelham ao dos dois ex-presidentes, ou seja, utiliza os meios de comunicação, mas não sei se isso será suficiente, caso esteja sonhando com voos mais altos.
Hely Ferreira é cientista político e escreve no Blog da Folha às quintas-feiras.

Cabral vai delatar: negocia com o MP Federal

O Globo - Jailton de Carvalho
O ex-governador do Rio de Janeiro Sérgio Cabral (PMDB) está negociando acordo de delação premiada com o Ministério Público Federal. Cabral teria se comprometido a falar sobre pelo menos 97 casos de corrupção e outros crimes no governo local, na Assembleia Legislativa, no Tribunal de Justiça, no Ministério Público e até mesmo no Superior Tribunal Justiça (STJ). Cabral está preso desde novembro do ano passado. Ele é acusado de chefiar uma organização criminosa acusada de desviar mais de R$ 300 milhões dos cofres públicos numa série de crimes, especialmente no período em que governou o Rio.

As informações sobre as tratativas de Cabral com o Ministério Público no Rio de Janeiro com vistas a um acordo de delação foram divulgadas pelo jornal Valor na edição de ontem. Duas fontes próximas ao caso confirmaram ao GLOBO o andamento das negociações. Não está claro, no entanto, se a repentina concessão de prisão domiciliar de Adriana Anselmo, mulher do ex-governador, estaria vinculada a uma eventual colaboração dele com a Justiça Federal. Adriana foi autorizada a retornar para casa com o argumento de que é mãe de dois menores e que, por isso, precisaria cuidar dos filhos.

No Supremo, Moraes já faz a diferença. Pró Temer

Folha de S.Paulo - Letícia Casado
Em dois julgamentos que preocupavam o Palácio do Planalto, o ministro Alexandre de Moraes, do STF (Supremo Tribunal Federal), se mostrou alinhado às teses defendidas no tribunal pelo governo federal.
Recém-empossado ministro da corte, Moraes foi decisivo nesta quinta (30) nas ações do Funrural (Fundo de Assistência ao Trabalhador Rural) e da responsabilidade da administração pública por inadimplemento de empresa terceirizada.
No caso do Funrural, Moraes abriu a divergência e sua tese venceu.
Na ação das terceirizadas, Moraes deu o voto de desempate.
Nos dois casos, foram seis votos a favor da União contra cinco a favor do contribuinte.

quinta-feira, 30 de março de 2017

Temer tenta subornar Renan Calheiros à luz do dia: terceirização em troca de ministério


                                                          (Foto: Geraldo Magela / Agência Senado)


POR FERNANDO BRITO, no Tijolaço 

A Globonews noticiou, agora há pouco, que Eliseu Padilha foi, ontem à noite, ao gabinete de Renan Calheiros, oferecer a ele, em nome de Michel Temer, a criação do Ministério dos Portos, cuja indicação caberia ao ex-presidente do Senado, e mais verbas federais ao governador de Alagoas, Renan Filho – o nome dispensa explicações.

Ontem, Renan reuniu os senadores do PMDB e, além dele, oito outros assinaram um pedido para que Temer não sancionasse o projeto de terceirização indiscriminada que a Câmara, o que teria sido recusado pelo ocupante da Presidência.

Temer está interessado em sancionar logo o projeto de terceirização, que está vulnerado porque sua tramitação, como mostra Marcelo Auler, em seu blog, deveria ter sido suspensa pela mensagem presidencial enviada por Lula, em 2003, retirando o projeto, que havia sido enviado em 1998, por Fernando Henrique Cardoso.

A confirmar-se a criação do Ministério dos Portos, Temer chegará a 29 ministérios, seis a mais do que a redução para 23 pastas que apresentou com sua grande obra administrativa, ao subir ao poder com o golpe do impeachment.

Desta vez, se não há outros dos costumeiros motivos de Renan para ocupar espaços no governo, apenas por uma questão paroquial. É que Maurício Quintella Lessa, ministro dos Transportes aos quais os portos estão subordinados, é adversário alagoano do ex-presidente do Senado.

É a República, ao menos, a de Alagoas, de triste memória. Até para mim, neto de alagoano…
Priorizando a contínua expansão e melhoria da infraestrutura das escolas da Rede Estadual de Ensino, ampliando o acesso ao ensino público, o governador Paulo Câmara inaugurou, nesta quinta-feira (30.03), a Escola Técnica Estadual (ETE) Ministro Fernando Lyra. O novo equipamento possui uma estrutura moderna e equipada para atender 1,3 mil estudantes. Ao todo, foram investidos R$ 10,5 milhões com recursos do Fundo Nacional do Desenvolvimento da Educação (FNDE) e do Tesouro Estadual. Esta é a 36° ETE entregue em Pernambuco e a quarta da Região.

"A inauguração dessa ETE é a luta por um Pernambuco melhor, para que essas novas gerações tenham oportunidade de fazer mais pelo futuro. A agenda do futuro está na educação. É com educação que podemos garantir um Pernambuco diferente e transformar o mundo", ressaltou o chefe do Executivo estadual, que, após descerrar a placa de inauguração, visitou as salas de aula e os laboratórios dos cursos técnicos da unidade.
Paulo destacou ainda que a educação vai continuar sendo uma prioridade de sua gestão. "Quero fazer com que Pernambuco continue com a melhor educação pública do Brasil. E essa escola técnica vai ao encontro do que queremos: oferecer condições aos alunos de de ter um aprendizado que os faça conseguir alcançar todos os sonhos", afirmou.
A nova estrutura contempla 12 salas de aula, secretaria, arquivo, almoxarifado, hall de acesso, diretoria, coordenação, banheiros, biblioteca, sala dos professores, laboratórios de informática, ciências, física/matemática, cozinha, despensa, recreio coberto/refeitório, quadra coberta com vestiário, além dos laboratórios especiais de Marketing e desenvolvimento de Sistemas de Informação, que são os dois cursos técnicos oferecidos na unidade.
Além de Caruaru, a população do Agreste conta com outras três ETEs, instaladas nos municípios de Belo Jardim, São Bento do Una e Santa Cruz do Capibaribe. O secretário estadual de Educação, Frederico Amâncio afirmou que, somente na gestão Paulo Câmara, dez ETEs já foram inauguradas. "Até o final de abril, será inaugurada nova escola técnica no Cabo de Santo Agostinho e até o fim de 2017 concluiremos a ETE de Igarassu", assegurou. Para o gestor, o momento de inauguração de uma escola é sempre emocionante. "É um projeto de expansão. Não somente da infraestrutura das escolas da Rede Estadual, mas de acesso a um ensino público de qualidade", avaliou.

A aluna Isabel Gomes, de 15 anos, está no 1° ano do Ensino Médio e cursando o técnico em Marketing. Para a estudante, a oportunidade de juntar as duas modalidades vai oferecer novas perspectivas de carreira para ela e seus colegas. “Além de estarmos estudando as matérias regulares, temos um diferencial. O curso nos proporciona aprender sobre comunicação, que é fundamental para a vida profissional. Então, acredito que vai abrir muitas portas para o mercado de trabalho”, avaliou a estudante. "A estrutura é muito boa e os professores são bastante competentes", concluiu. Assim como Isabel, outros 168 estudantes já começaram as aulas em fevereiro deste ano.


GESTÃO – Desde 2015, a rede de Escolas Técnicas Estaduais (ETE) só cresceu. Nesse período, foram inauguradas dez novas ETEs nos municípios de São José do Belmonte, São Bento do Una, Santa Cruz do Capibaribe, Jordão/Ibura, Paudalho, Belo Jardim, Arcoverde e São Lourenço da Mata, Buíque e Caruaru. A expectativa é de que, até o final de 2018, Pernambuco possua 40 unidades desse modelo.

Inscrições para o Prevupe estão abertas


A partir desta quinta-feira (30/03) estão abertas as inscrições para o curso Pré-vestibular da Universidade de Pernambuco (UPE), o Prevupe, destinado aos estudantes da rede pública de ensino. Ao todo, são oferecidas 11.040 vagas para 39 municípios do Estado. As inscrições devem ser feitas no endereço eletrônico www.upenet.com.br.

O curso, gratuito, tem o objetivo de reforçar e ampliar os conhecimentos dos alunos das escolas da rede pública de ensino e egressos que pretendem concorrer às vagas dos programas de graduação, cursos técnicos e tecnológicos, através do Exame Nacional do Ensino Médio (ENEM), vestibulares ou de outros processos seletivos.

As inscrições seguem até o dia 10 de abril e a taxa, que custa R$ 35,00, deverá ser paga até o dia 10/04, em horário bancário. Os candidatos inscritos em programas sociais do Governo Federal poderão solicitar a isenção da taxa de inscrição até o dia 02/04, no site. O resultado com os nomes dos contemplados com a isenção será divulgado no dia 04 de abril no mesmo endereço eletrônico. Para concorrer, é necessário ter concluído ou estar cursando o 3º ano do Ensino Médio em Escola Pública ou ser concluinte do programa de Educação de Jovens e Adultos (Eja) ou o Travessia.

Para todos os candidatos inscritos, será aplicada uma prova eliminatória e classificatória, que constará de 50 questões objetivas de múltipla escolha, abrangendo conteúdos de língua portuguesa, matemática, física, química, história, geografia e biologia. O teste será aplicado no dia 23 de abril, no horário das 8h15 às 12h15, em locais estabelecidos no cartão informativo do candidato.

De acordo com o edital, os estudantes devem comparecer ao local designado para a prova com uma hora de antecedência, munido do cartão informativo, documento oficial de identificação com foto e caneta esferográfica azul ou preta. A coordenação informa que não será permitido o uso de aparelhos de comunicação ou de máquina de calcular. O candidato só poderá sair da sala duas horas após o início dos exames, podendo levar o caderno de provas. O resultado do processo seletivo será divulgado no site, até o dia 05 de maio do corrente ano.

As matrículas serão realizadas nos dias 06 e 07 de maio, das 8h às 10h, na unidade em que o aluno fará o curso. Os dias 13 e 14/05 serão reservados para a matrícula dos retardatários, no mesmo local e horário. Na hipótese de remanejamento de candidatos, a primeira listagem será divulgada no dia 19/05, a partir das 14h, no site. A segunda lista será divulgada no dia 02/06/2017.

As aulas serão ministradas de abril a novembro, aos sábados em horário integral (das 8h às 17h) e aos domingos em turno parcial, das 8h às 12h ou das 13h às 17h. Outras informações através do telefone: (81) 3033-7387. Confira, em anexo, o edital na íntegra.

PREVUPE - Projeto de extensão da UPE que também se configura como uma estratégia de iniciação à docência para estudantes das licenciaturas da Universidade, e de outras IES públicas, pois, preferencialmente, são esses licenciados que atuam nas aulas do projeto, o que lhes garante uma mínima experiência profissional, essencial para sua formação como profissional.

Em suas últimas versões, o Prevupe conta com o fundamental apoio do Governo do Estado de Pernambuco, que, através da Secretaria de Educação, firma uma grande parceira, uma vez que além de financiar o projeto, o direciona ao seu público, pois se destina aos estudantes e egressos da rede pública.

Dessa forma, pode-se afirmar que o Prevupe enquanto projeto político/pedagógico se torna uma política pública pernambucana de inclusão, uma vez que, promove ações que potencializam uma educação básica de qualidade, permitindo que alcance todas as camadas sociais nas mais diversas mesos e microrregiões do estado de Pernambuco. Uma proposta construída com base na experiência e resultados dos anos anteriores, pautada sobretudo, nos instrumentos necessários para o desenvolvimento coletivo das lutas contra a apropriação privada da riqueza e do saber, situando a educação como política social do estado de Pernambuco.

Moralidade a qualquer custo?



Nada é mais simples do que transformar a moral em um sistema de regras absolutas sobre as quais não há qualquer possibilidade de compromisso.

Muitos adotam a retórica da moralidade, da moralidade perfeita, a qualquer custo. O farisaísmo é sempre um tranquilizador perfeito da consciência.

Será razoável o que fazemos com o Brasil ao adotar essa "filosofia"?

Primeiro, temos os abusos da Lava Jato. A operação começou moralizando o país, mas em seguida desrespeitou direitos básicos. Está destruindo nossas grandes empresas de construção.

Houve corrupção na Petrobras? As práticas corruptas são antigas nas obras públicas? Valeu a pena encontrar os culpados e puni-los? Sem dúvida. Mas faz sentido usar da coerção para extrair delações e "vazar" imediatamente seu conteúdo para a imprensa?

Faz sentido não distinguir o caixa dois, já parte dos usos e costumes do financiamento de campanhas no Brasil, das propinas (oferecer obras ou emendas legislativas em troca de dinheiro)? Vale a pena desmoralizar todos os políticos brasileiros? Vale a pena realizar uma cruzada contra as empresas, ao invés de apressar e simplificar os acordos de leniência?

Definitivamente, não vale.

E agora tivemos a Operação Carne Fraca. Faz sentido a publicidade que a Polícia Federal deu a ela? Faz sentido anunciar ao mundo que a produção de carne do Brasil não está sendo devidamente fiscalizada?

É provável que de fato ocorram problemas na fiscalização. A ação escandalosa da Polícia Federal, no entanto, vendeu a ideia de que as grandes empresas exportadoras de carne -patrimônios da sociedade brasileira, assim como as construtoras- são todas corruptas. Isso também não faz o menor sentido.

Pode fazer, contudo, para os defensores da moralidade absoluta. 

Sim, precisamos de moralidade. Sim, precisamos punir a corrupção. Mas de maneira razoável, pragmática, sem violência. Na vida social -e, mais ainda, na política-, os valores são fundamentais.

A Operação Lava Jato representou uma conquista enquanto processava e punia políticos, lobistas e funcionários envolvidos diretamente em propinas. Transformou-se depois em ameaça quando assumiu caráter partidário. Tornou-se ameaça ainda maior quando revelou que as propinas não eram relacionadas apenas ao PT. 

Quando a Constituição de 1988 deu independência e poder ao Ministério Público, encarei como uma vitória. Quando a Polícia Federal foi reformada e prestigiada no governo Lula, igualmente comemorei.

Vejo agora, todavia, que o Poder Judiciário e a Polícia Federal estão saindo do controle da sociedade. Transformaram-se em poder perigoso para os destinos da democracia e do desenvolvimento brasileiro.

Sim, queremos mais honestidade na condução da vida empresarial e da vida pública, mas os padrões éticos são uma construção social, como também o são a construção da nação e do Estado.

Uma construção que está hoje ameaçada pelo ressentimento, pelo radicalismo e pelo ódio.

Não destruamos o Brasil. A moralidade é um valor maior, mas não o único, e não pode ser assegurada a qualquer custo.(Folha de São Paulo)

LUIZ CARLOS BRESSER-PEREIRA é professor emérito da Fundação Getúlio Vargas. Foi ministro da Fazenda (governo Sarney), da Administração e Reforma do Estado e da Ciência e Tecnologia (governo FHC)

Centrais pedem a Temer veto total ao PL 4302

Do blog da folha

O texto é assinado por CSB, CTB, CUT, Força Sindical, NCST e UGT


Seis centrais sindicais do País assinam uma nota conjunta que demandam ao presidente Michel Temer (PMDB) o veto integral ao Projeto de Lei 4302, que trata do trabalho temporário e da prestação de serviços de terceiros. O documento foi enviado ao peemedebista nesta quarta-feira (29).

O texto é assinado por CSB, CTB, CUT, Força Sindical, NCST e UGT. No documento, as centrais destacam que o tema já foi objeto de debate na Câmara dos Deputados e se encontra atualmente no Senado (PLC 30) "para que o devido tratamento legislativo naquela Casa aperfeiçoe aspectos fundamentais, tornando-a uma legislação efetivamente moderna e protetora".

Confira a íntegra da nota:

Ao Exmo. Presidente da República
Sr. Michel Temer

As Centrais Sindicais vêm manifestar ao Exmo. Sr. Presidente da República Michel Temer sua contrariedade com o conteúdo do Projeto de Lei 4302, recentemente aprovado pela Câmara dos Deputados, que regula o trabalho temporário e a prestação de serviço de terceiros.

A complexa matéria da terceirização já foi objeto de profundo debate na Câmara dos Deputados e se encontra hoje no Senado Federal (PLC 30), para que o devido tratamento legislativo naquela Casa aperfeiçoe aspectos fundamentais, tornando-a uma legislação efetivamente moderna e protetora.

Ao mesmo tempo, a regulamentação do trabalho temporário já é tratada no Projeto de Lei encaminhado pelo Executivo ao Congresso Nacional (6787) e que deve ter o tratamento adequado no processo legislativo já em curso.

Por isso, as Centrais Sindicais demandam do Exmo. Sr. Presidente o veto integral ao Projeto de Lei 4302.

Atenciosamente,

Brasília, 29 de março de 2017
CSB, CTB, CUT, Força Sindical, NCST, UGT.

Temer sofre segunda derrota na Câmara em dois dias

O Globo - Andreza Matais

A base do governo sofreu nesta quarta-feira sua segunda derrota seguida em dois dias em votações na Câmara dos Deputados. Na terça-feira, os governistas viram uma emenda apresentada pelo PT ser aprovada contra sua vontade. A medida obriga a destinação de 20% do valor total do programa Cartão Reforma para a área rural. O projeto original previa 10%.
Hoje, outra derrota. Por quatro votos, foi rejeitada Proposta de Emenda Constitucional que autoriza universidades públicas e institutos federais a cobrar por cursos de extensão e pós-graduação lato sensu (especializações). Foram 304 votos favoráveis e 139 contrários, mas eram necessários 308 votos “sim” para aprovar a proposta, que agora será arquivada.
As derrotas consecutivas ocorrem no momento em que o governo chamou ministros para cobrar deles os votos de seus partidos no Congresso na Reforma da Previdência e em outros projetos de interesse do Planalto. O governo Temer se gaba de ter uma base de mais de 400 deputados.

Rio, capitania do PMDB



Sérgio Cabral, Eduardo Paes e Jorge Picciani durante inauguração de estacão de metrô no Rio
Bernardo Mello Franco - Folha de S.Paulo
A Polícia Federal deu mais um golpe na quadrilha que saqueou o Rio de Janeiro. O ex-governador Sérgio Cabral já estava preso desde novembro, acusado de comandar um gigantesco esquema de corrupção. Agora chegou a vez do Tribunal de Contas do Estado, que nada fez para impedir a pilhagem.
Em vez de proteger os cofres públicos, a corte ajudou a esvaziá-los. Cinco dos sete conselheiros foram levados para o xadrez, sob suspeita de cobrar propina de empreiteiras. Um sexto só está solto porque delatou os colegas. Com o plenário vazio, a sessão desta quinta (30) foi suspensa. Aparentemente, ninguém teve a ideia de transferi-la para a cadeia.
A PF também amanheceu na porta do presidente da Assembleia Legislativa, Jorge Picciani, o poderoso chefão do PMDB do Rio. Ele mora ao lado de Eduardo Cunha num condomínio de luxo na Barra da Tijuca. Não é a única semelhança entre os dois.
Picciani fez sua primeira campanha a bordo de um Corcel velho. Hoje passeia de Porsche e divide com os herdeiros um patrimônio declarado de quase R$ 30 milhões. O deputado atribui a fortuna a negócios como pecuarista, que lhe renderam o apelido de rei do gado. Enquanto os bois engordavam, ele se eternizou no comando do Legislativo estadual.
Nas últimas três décadas, o peemedebista se aliou a todos os governos do Rio. Com Cabral, ganhou peso nacional e foi alçado a conselheiro de Dilma. Depois mudou de lado e apoiou o impeachment. Ao assumir a Presidência, Temer presenteou seu filho mais velho com um ministério.
A PF batizou a nova operação de Quinto do Ouro, em referência ao imposto cobrado na época da Colônia. O PMDB transformou o Rio numa grande capitania hereditária. Cabral só deixou de explorá-la ao ser recolhido a Bangu. Pezão continua no Palácio Guanabara, e Picciani ainda se julga em condições de chefiar a Assembleia. Depois da condução coercitiva, só a bancada do PSOL ousou defender seu afastamento do trono

MP de olho em propaganda de Doria em jogos do Brasil

O Ministério Público de São Paulo pediu informações à prefeitura da capital sobre a propaganda do programa Cidade Linda, de João Doria, em jogos da seleção brasileira. A resposta deve ser dada em até 30 dias.

A prefeitura recebeu o pedido nesta quarta (29). Doria consultou sua equipe jurídica antes de aceitar a publicidade, que foi doada pelo empresário Sidney Oliveira, dono da rede de farmácias Ultrafarma.
Ao quitar nesta quarta (29) uma dívida de R$ 90 mil de IPTU que questionava na Justiça, João Doria contabilizou, só este ano, um gasto total de R$ 614 mil com o imposto, somados os valores pagos por todos os imóveis que possui na capital. (Painel - Folha de .Paulo)

quarta-feira, 29 de março de 2017

Setor que sofreu na carne quer processo e demissões na PF

Helena chagas do blog os divergentes

Empresários e entidades ligadas ao setor da carne e de alimentos começam a respirar com o recuo de alguns países que haviam suspendido as importações do produto brasileiro. Mas consideram que o estrago da Carne Fraca foi tão grande que serāo necessários cinco anos para que o setor volte aos patamares em que estava. Nesse período, a carne brasileira deve continuar sendo vendida com deságio.

Embora nesse caso o pior pareça já ter passado, é enorme, nos setores produtivos, o temor de que, do dia para a noite, algum outro setor seja atingido por operações pirotécnicas que acabam transformando a corrupção setorial e pontual em crise sistêmica. Essa é também a preocupação de investidores estrangeiros, que vem abordando empresários brasileiros com perguntas sobre a segurança de investir numa área que pode acabar sofrendo esse efeito.

Não são poucos os representantes de entidades e empresas do setor alimentício que estāo pedindo ao Planalto providências mais duras em relação à Policia Federal, sugerindo que cabeças deveriam rolar, e se articulando até para entrar na Justiça contra a União pelos danos que sofreram na carne – sem trocadilhos.

Governador entregará obras em Caruaru amanhã

O governador Paulo Câmara irá até o município de Caruaru, no Agreste, nesta quinta-feira (30.03), para inaugurar, oficialmente, a Escola Técnica Estadual (ETE) Ministro Fernando Lyra. Com um investimento na ordem de R$ 10,5 milhões, com recursos do Fundo Nacional do Desenvolvimento da Educação (FNDE) e do Tesouro Estadual, a nova unidade já atende 169 estudantes da cidade desde fevereiro de 2017, mas tem capacidade total para receber até 1.300 estudantes. Esta é a 36ª unidade a ser entregue em todo o Estado.


À tarde, Paulo Câmara inaugura o Sistema Adutor de Pirangi, também no município de Caruaru. A ação vai melhorar o abastecimento de água da Região, beneficiando 800 mil moradores de nove cidades. A iniciativa ainda preservará a Barragem do Prata, localizada no município de Bonito, que está com apenas 15% da sua capacidade e é responsável pelo abastecimento de água de cidades do Agreste, entre elas, Caruaru. Fruto de uma parceria entre o Governo do Estado, a Companhia Pernambucana de Saneamento (Compesa) e o Banco Mundial, a obra recebeu um investimento de R$ 60 milhões

Na Comissão de Educação, Danilo Cabral aprova moção de apoio à aposentadoria especial dos professores


Por iniciativa do deputado federal Danilo Cabral (PSB-PE), a Comissão de Educação da Câmara dos Deputados aprovou por unanimidade uma moção de apoio pela manutenção da aposentadoria especial dos professores nos termos da lei vigente. Dessa forma, o colegiado se manifesta favorável à manutenção da idade mínima de 55 anos de idade para homens e 50 anos para mulheres, além de 30 e 25 anos de tempo de contribuição para homens e mulheres respectivamente. Essa regra é válida para quem contribui pelo regime geral da Previdência.
O requerimento 55/2017, de Danilo Cabral, foi apresentado extrapauta durante a reunião da Comissão de Educação realizada na manhã desta quarta-feira (29). Como foi aprovado por unanimidade, foi subscrito por todos os integrantes do colegiado. “Diante do avanço na tramitação da Reforma da Previdência na Casa, essa moção é uma forma de chegar ao relator da matéria e ao Governo nossa preocupação com a situação dos educadores”, justifica Danilo Cabral.
Segundo o parlamentar, diante da pressão da sociedade, o Governo Federal já sinaliza que poderá flexibilizar alguns itens do projeto, como as regras para os trabalhadores rurais e em relação ao Benefício de Prestação Continuada (BPC). “No entanto, não aponta para a preservação dos direitos dos educadores, por isso, devemos deixar clara nossa posição”, afirma Danilo Cabral.
O deputado também é autor de uma emenda à proposta do Governo Federal solicitando a preservação das regras atuais para a aposentadoria dos docentes. “A Reforma da Previdência altera substancialmente às condições de aposentadoria dos professores, desconsiderando as peculiaridades da atividade docente e as condições de trabalho na área educacional”, afirma Danilo Cabral.
Danilo Cabral destaca que a atividade de ensino tem características próprias, altamente geradoras de estresse e de alterações do comportamento dos que trabalham na área. “No Brasil, ainda temos salas superlotadas, estrutura precária nas escolas e jornada excessiva, além das atividades que são exercidas fora do período de trabalho. Nas atuais condições, não há como um docente conseguir ficar mais de 25 anos em sala de aula”, avalia.

Terezinha Nunes repudia o preconceito sofrido por criança com Síndrome de Down na Alepe


A deputada Terezinha Nunes (PSDB) defendeu o enquadramento da blogueira que agrediu Fernandinho, um bebê de 11 meses com síndrome de Down, na LBI - Lei Brasileira de Inclusão, durante a Reunião Plenária desta segunda (27). O episódio ocorreu no dia em que foi celebrado o Dia Internacional da Síndrome de Down.
Terezinha que ocupa a presidência da Frente Parlamentar em Defesa da Pessoa com Deficiência, comentou que permanecerá defendendo os direitos de todos que sofrem preconceito por serem diferentes. “Nós nos solidarizamos à família de Fernandinho e repudiamos qualquer ato discriminatório contra qualquer pessoa com deficiência. Com a instalação da Frente Parlamentar em Defesa da Pessoa com Deficiência, esperamos que a manifestação a favor delas faça com que a discriminação decresça cada vez mais”, afirmou.
O caso foi registrado em uma delegacia para que a blogueira responda criminalmente pelo conteúdo veiculado.

Governadores elaboram “Carta de Fortaleza”

Pelo crescimento econômico e emprego no Nordeste

Reunidos na cidade de Fortaleza (CE), no dia 29 de março de 2017, os governadores do Nordeste debateram a situação fiscal, previdenciária e social que aflige as populações dos estados nordestinos. A partir de uma análise sobre os números do chamado “déficit da previdência”, ficou evidenciado a necessidade de discutir e propor uma solução para o problema que não penalize os mais pobres e as mulheres.
O sistema previdenciário brasileiro envolve uma parte significativa de seguridade social, que é responsável por garantir uma vida mais digna a milhões de brasileiros. Portanto, existe concordância com a necessidade de implantar medidas para reformar a previdência brasileira, mas preservando a cidadania, o bem-estar social, protegendo especialmente os trabalhadores rurais, as mulheres e o acesso aos Benefícios de Prestação Continuada (BPC).
No encontro, foi apresentada uma proposta que consegue equilibrar a previdência dos Estados e, ao mesmo tempo, minimizar o grave problema fiscal do pacto federativo brasileiro. Todos os Governadores presentes firmaram um pacto em defesa da redistribuição das “contribuições sociais” - PIS, Cofins, CSLL -  com estados e municípios. É uma saída plenamente possível e responsável que reequilibra as contas públicas dos estados nordestinos e possibilitará a retomada imediata de investimentos públicos. Nos últimos 50 anos houve uma redução de 40% na participação dos estados do chamado “bolo tributário”. A Constituição de 1988 descentralizou despesas – saúde, segurança e educação, principalmente –, porém manteve a concentração da receita na União. O processo de aumento de impostos no Brasil – tão criticado por vários setores da sociedade – se deu nas chamadas contribuições sociais, que não são repartidas com estados e municípios. Agora, é o momento oportuno para construir uma proposta que promova o desenvolvimento sustentável e inclusivo.
Além destes dois pontos centrais, foram elencados como matéria importante para o Governo Federal deliberar imediatamente:
a) A obtenção imediata do alongamento das dívidas do BNDES sem diferenciação de fontes, incorporando todas as linhas de financiamento;
b) Liberação dos empréstimos já autorizados em 2016;
c) a convalidação dos incentivos fiscais, fazendo a transição para um sistema que acelere o crescimento econômico das regiões Norte-Nordeste;
d) Apoio à Emenda Constitucional que autoriza a securitização da Dívida Ativa do setor público brasileiro;
e) O não contingenciamento das obras hídricas no orçamento do Governo Federal;
f) Ampliar as fontes de financiamento à saúde, assegurando aos menos favorecidos o direito garantido pela Constituição Federal;
g) Liberação da bolsa estiagem e também a suspensão dos pagamentos das dívidas dos agricultores afetados pela seca;
h) Garantir a imediata realização dos leilões de energia solar e eólica suspensos em dezembro de 2016, e apoio a projeto para partilha das receitas de Energias Renováveis beneficiando estado e município da origem da energia;
Os Governadores entendem que estas medidas são essenciais para a retomada rápida do processo de geração de emprego e redução das desigualdades no Nordeste.
Camilo Santana
Governador do Estado do Ceará
Paulo Câmara
Governador do Estado de Pernambuco
Robinson Faria
Governador do Estado do Rio Grande do Norte
Ricardo Coutinho
Governador do Estado da Paraíba
Wellington Dias
Governador do Estado do Piauí
Renan Filho
Governador do Estado de Alagoas
Belivaldo Chagas
Vice-Governador do Estado do Sergipe

Governadores do NE se reúnem em Fortaleza

Blog da Folha
Governadores do Nordeste estão reunidos, hoje, em Fortaleza (CE), no Palácio da Abolição. Como de praxe, os chefes do Executivo devem elaborar a "Carta Fortaleza", que será endereçada ao Palácio do Planalto com as principais demandas da região. Entre elas, deverão ser incluídas as mudanças no sistema previdenciário. O governador Paulo Câmara (PSB) participa do fórum regional.
De acordo com publicação no Facebook do governador do Ceará, Camilo Santana (PT), estão em debate pautas como Previdência e a retomada do crescimento da economia da Região Nordeste.
Participam ainda Belivaldo Chagas (PSB), vice-governador de Sergipe; Wellington Dias (PT), governador do Piauí; Camilo Santana, governador do Ceará; Robinson Faria (PSD), governador do Rio Grande do Norte; Renan Filho (PMDB), governador de Alagoas; e Ricardo Coutinho (PSB), governador da Paraíba.