sábado, 15 de junho de 2013

SUAPE EMITE NOTA DESMENTINDO A "VEJA"



NOTA DE ESCLARECIMENTO

Em relação à reportagem da Veja, Edição 2.326 de 19 de junho de 2013, intitulada “Quatro agentes da Abin são presos por espionar Eduardo Campos”, o Complexo Industrial Portuário de Suape esclarece:

1. A Polícia Militar de Pernambuco não efetuou qualquer prisão de agentes da Agência Brasileira de Inteligência (Abin) no Complexo Industrial Portuário de Suape na manhã de 11 de abril de 2013. A Segurança Patrimonial do Porto apenas impediu a entrada dos agentes no porto organizado, considerado como área de segurança máxima, porque eles queriam ter acesso ao local sem identificação. O procedimento seria tomado com qualquer cidadão que desejasse fazer o mesmo.

2. Após revelarem que eram da Abin, os agentes insistiram em ter acesso à área sem identificação, o que não foi permitido devido ao ISPS Code cumprido rigidamente por Suape. Trata-se de um código internacional para a proteção de navios e instalações portuárias, criado pela Organização Marítima Internacional (IMO), entidade vinculada à Organização das Nações Unidas (ONU). O código foi instituído em 2002, após os atentados terroristas de 11 de setembro de 2001, nos Estados Unidos.

3. Mediante a negativa de liberação de permanência no local sem a devida identificação, os agentes da Abin deixaram o local.
 

BRASIL ESTREIA BEM E VENCE JAPÃO

O nervosismo da estreia do Brasil somado à pressão pelo jejum de Neymar, que não marcava havia nove jogos, foram derrubados com o golaço aos três minutos. Ao marcar na abertura da Copa das Confederações, o atacante ajudou a construir a vitória sobre o Japão, por 3 a 0, e entrou para a história da seleção com o gol mais rápido em estreias do time num torneio da Fifa. Paulinho e Jô ampliaram o placar no segundo tempo. A seleção volta a jogar nesta quarta-feira, contra o México, em Fortaleza.
O início da partida não poderia ter sido melhor para o Brasil. Toda a pressão por um bom resultado na estreia começou a ser diluída logo aos 3min. Marcelo fez um lançamento longo da esquerda, Fred escorou a bola com o peito e Neymar chutou forte com o pé direito para marcar o primeiro gol do Brasil.
Até hoje, nenhum brasileiro tinha ido às redes tão rápido no primeiro jogo de um torneio chancelado pela entidade dona da Copa do Mundo.  Até então, o gol mais rápido do Brasil em um torneio da Fifa havia saído aos 5 minutos do primeiro tempo, em duas ocasiões. Em 1998, na Copa do Mundo disputada na França, César Sampaio marcou de cabeça contra a Escócia. Em 2009, na Copa das Confederações, Kaká fez o dele contra o Egito, garantindo um início tranquilo à equipe. 
Neymar não é o mais rápido quando se considera todas as partidas do Brasil em competições desse porte. Em 1958, por exemplo, Vavá abriu o placar na semifinal contra a França logo aos 2 minutos.
Mais leve com a vantagem no placar, o time manteve a formação tática testada por Felipão nos amistosos contra Inglaterra e França. Neymar jogava mais centralizado. Oscar começou o jogo posicionado na direita e Hulk na esquerda. Os dois, porém, invertiam de posição com frequência.

Mesmo dominando a partida e com uma defesa sólida, com boas atuações de Thiago Silva e David Luiz, o Brasil era assustado pelo Japão com chutes de fora da área.
Aos cinco minutos de jogo, Honda cobrou falta da esquerda, longe da área, e Júlio César espalmou uma bola perigosa. O meia japonês assustou o goleiro brasileiro outra vez, aos 18 minutos, também com um chute forte de fora da área.
O time de Felipão dominava o jogo, tinha mais posse de bola e quase ampliou o placar ainda no primeiro tempo, nos minutos finais, após uma tabela de Neymar e Fred. O centroavante venceu a marcação do zagueiro japonês e tocou para o gol. Kawashima, porém, defendeu.
O Brasil voltou para o segundo tempo com a mesma formação. Aos dois minutos, ampliou o placar e decretou a vitória no estádio Mané
Garrincha. Após cruzamento de Daniel Alves, a bola sobrou para Paulinho, que dominou e chutou forte para o gol.

Com a vantagem de dois gols, o Brasil tinha tranquilidade em campo, maior posse de bola e levava apenas sustos isolados dos japoneses. Felipão, então, resolveu testar uma formação de meio campo diferente, usada nos amistosos contra Inglaterra e França, com três volantes em campo: Luiz Gustavo, Paulinho e Hernanes, que entrou no lugar de Hulk.

Com o trio, o time fechou o meio-campo e impediu avanços perigosos dos japoneses. O Brasil conseguia ainda avançar quando tinha a bola em contra-ataques. Foi assim, já nos acréscimos em jogada rápida de Oscar que tocou para Jô ampliar o placar para 3 a 0. A vitória na estreia já estava garantida.(UOL)

ALDO AMARAL É ELEITO PRESIDENTE DA FORÇA SINDICAL(PE)

Com cerca de 250 votos de dirigentes sindicais, Aldo Amaral foi eleito com unanimidade para comandar a Força Sindical em Pernambuco pelos próximos quatro anos (2013/2017). O pleito foi realizado na manhã deste sábado (15/06), durante o 3º Congresso Estadual da Central Sindical, num hotel no bairro de Boa Viagem, Zona Sul do Recife. Aldo já estava à frente da Força desde 2011, quando foi indicado pela Executiva Estadual para um mandato “tampão”, uma vez que o então presidente, Marcos Sérgio, renunciou ao cargo.
Aldo Amaral comanda uma Central Sindical que reúne atualmente 123 sindicatos e representa cerca de um milhão de trabalhadores no estado de Pernambuco. Junto com ele,  foi eleito vice-presidente, Rinaldo Júnior. A nova diretoria da Força Sindical é composta por 53 integrantes, sendo 15 representantes na Executiva, seis no Conselho Fiscal, cinco Suplentes, além de 27 dirigentes que vão comandar nove Secretarias.
Para os próximos quatro anos, Aldo garante que vai lutar por mais espaço e pelo cumprimento dos direitos do trabalhador. “Vamos estar de olho nas novas vagas do setor de infraestrutura, que estão vindo para Pernambuco e para o Nordeste. Queremos o crescimento de nossa região, porém, com qualidade e ganho para o trabalhador”, arrematou.
O crescimento da Força Sindical em Pernambuco em dois anos é bastante significativo, quase 1500% em número de sindicatos filiados. Em 2011, ao assumir o comando da Central, Aldo encontrou apenas seis sindicatos filiados à Força. Hoje, são 89 com carta sindical. Soma-se ainda a este número, as Colônias de Pescadores, os trabalhadores da Agricultura Familiar e os sindicatos ainda sem carta, totalizando cerca de 140 sindicatos e entidades. “Politicamente nós crescemos muito. Tanto que o congresso aqui que elegeu a nova diretoria foi coroado de êxito, pois tivemos representação de todo o estado”, afirmou Aldo.
Além da nova diretoria, também foram eleitos 120 delegados sindicais, que vão representar a Central Estadual no 7º Congresso da Força Nacional. A representação pernambucana é a segunda maior do país, ficando atrás apenas da delegação de São Paulo. O congresso nacional acontece nos próximos dias 23, 24 e 25 de julho deste ano, em Praia Grande, em São Paulo.
O congresso contou com a presença de representantes da Força Nacional, políticos pernambucanos e representantes sindicais de outros estados da federação. Da Central Nacional estiveram presentes Geraldino dos Santos, secretário de Relações Sindicais; o ex-ministro do Trabalho Rogério Magri, atual assessor político da Força; além de Valclécia Trindade, 2ª secretária geral e Milton Batista (Cavalo), secretário nacional de Cultura e Memória Sindical. Também marcaram presença Hugo Peres, assessor político da Executiva Nacional; o consultor sindical, João Guilherme Vargas Neto; o deputado federal Paulo Rubens Santiago (PDT) e o deputado estadual Daniel Coelho (PSDB).

COIMBRA : DECÁLOGO DO IDIOTA DE DIREITA

Do idiota: “o Bolsa Família estimula a vagabundagem”. Pura inveja do Lula

  •  
  •  

Com a ajuda do Esquerdopata, o Conversa Afiada chegou a esse primoroso artigo do Marcos Coimbra, na Carta Capital:

O decálogo do perfeito idiota da direita



Quais são as ideias típicas dos conservadores brasileiros na atualidade? Algumas são permanentes, outras conjunturais. Amanhã serão substituídas por novas idiotices. O estoque é imenso.

por Marcos Coimbra

Entre assombrações, equívocos e estereótipos, o pensamento conservador brasileiro anda atulhado de idiotices. Alguns nada mais fazem que repeti-las. Outros contribuem para aumentá-las. O título desta coluna alude àquele de uma obra que teve certa voga há quase 20 anos e hoje parece antediluviana. Publicado em 1996, o Manual do Perfeito Idiota Latino-Americano era um ataque contra a esquerda e expressava o neoliberalismo triunfante que se espalhava pelo continente. Quem discordasse de seus axiomas era idiota.

Passou o tempo e a história mostrou o inverso. Nenhuma das experiências de governo inspiradas no Manual deu certo. Os povos sul-americanos escolheram caminhos diferentes, de mais realizações. Quem zombava dos outros, com a agressividade verbal característica dos autoritários, é que se revelou um tolo.

Quais são as ideias típicas dos conservadores brasileiros na atualidade? Algumas são permanentes, outras conjunturais. Amanhã serão substituídas por novas idiotices. O estoque é imenso. Vamos às dez mais comuns:

O Brasil está à beira do abismo

Ainda que os cidadãos normais tenham dificuldade de entender quem diz isso, os genuínos idiotas da direita estão convencidos: vivemos o caos e estamos a caminho do buraco. Há exemplo mais patético que a “inflação do tomate”?

O Bolsa Família é esmola usada para manipular os pobres

Marca distintiva desses idiotas, a ideia mistura velharias, como a noção de que os pobres são constitutivamente preguiçosos, com a pura inveja de ter sido Lula o criador do programa. No fundo, o conservador despreza os mais humildes.

O Brasil tem um governo inchado

Mundo afora, depois de a crise internacional sepultar a tese de que Estado bom é Estado mínimo, ninguém mais tem coragem de revivê-la. A não ser no Brasil. Fernando Henrique Cardoso deixou 34 ministérios quando saiu do governo. Esse seria o tamanho ótimo? Cinco a mais se constitui uma catástrofe?

O Brasil tem municípios demais

Exemplo de idiotice conjuntural, é prima da anterior. Que sentido haveria em considerar imutável a organização administrativa de um país em que a população se movimenta pelo território, fixando-se em novas regiões?

O Judiciário é nosso deus e Joaquim Barbosa, nosso pastor

Como seus parentes no resto do mundo, os conservadores brasileiros desconfiam da política e têm ojeriza a políticos. Quem mais senão o presidente do Supremo Tribunal Federal encarnaria os “anseios da sociedade contra os políticos corruptos”? Transformado em ferrabrás dos petistas, Barbosa virou herói da direita.

O “mensalão” foi o maior escândalo de nossa história

Conversa para boi dormir entre os conhecedores da política brasileira, o “mensalão” não passa de um exemplo do modo como as campanhas eleitorais são financiadas. Só os desinformados acreditam ser ele um caso excepcional.

A liberdade de imprensa está ameaçada

Na vida real, ninguém leva isso a sério. Volta e meia, a ideia é, no entanto, usada pela imprensa conservadora para defender os interesses de um pequeno grupo de corporações de mídia. De carona, alguns políticos da oposição a endossam para preservar as relações privilegiadas que mantêm com os proprietários dos meios de comunicação.

Dilma antecipou a eleição

Desde ao menos o início do ano, a oposição de direita repete, em tom queixoso, o mantra. O que imaginava? Que uma presidenta tão bem avaliada não fosse candidata? Que fingisse não sê-lo? Qualquer idiota sabe que os governantes pensam na reeleição. Assim que tomam posse, entram no páreo.

O Brasil virou as costas para seus parceiros internacionais e se aliou aos radicais

A fantasia desconhece a realidade da política externa e o modo como funciona a diplomacia brasileira. É montada em duas etapas: primeiro, desconstrói-se a imagem de um país ou liderança. Depois, afirma-se que o governo a apoia. De qual país o Brasil se afastou, de fato, nos últimos anos?

O Brasil moderno está na oposição, o arcaico é governo

Trata-se de um erro factual, somado a muita pretensão. Ao contrário, como mostram as pesquisas, o governo é mais bem avaliado (e Dilma tem mais votos) entre, por exemplo, jovens e aqueles conectados à internet que na média da população. A oposição possui, é claro, sua base na sociedade. Em nada, no entanto, esta é “melhor” que aquela apoiadora do governo.

SICSÚ : "SE VOCÊ QUER VER UM BRASIL EM CRISE, LEIA OS GRANDES JORNAIS"

Do Viomundo -


por Luiz Carlos Azenha

Um ping-pong com João Sicsú, autor dos Dez Anos que Abalaram o Brasil. O livro será lançado no mês de julho. O autor é professor de economia da UFRJ, não é filiado a partido político e é colunista da CartaCapital.

Viomundo: Abalaram como?

JS. A história brasileira foi sempre construída e escrita pelas elites. Nos dez anos de governos de Lula e Dilma o povo entrou em cena. Encontrou emprego, renda e ganhos sociais. Mostro nolivro com números quanto o Brasil de hoje está diferente e melhor do que aquele país sem esperança dos anos 1990.

Viomundo: Abalaram só para o bem? 

JS. Não. O livro não é “chapa branca”. Eu penso que os governos do PT acertaram muito, muito mesmo, mas erraram também. Mostro, por exemplo, que não contribuíram para desconcentrar os meios de comunicação. Apresento números: somente os canais da TV Globo receberam ano passado mais que meio bilhão de reais do governo federal em verbas de publicidade.

Viomundo: E o abalo de agora, pelo menos o que aparece nos jornais?

JS. As notícias reais são boas: a inflação está em queda, há sinais fortes de recuperação da produção industrial, o investimento voltou a crescer e até o câmbio se desvalorizou para ajudar a competitividade dos produtos brasileiros. Se você quer ver um Brasil em crise, leia os grandes jornais. Se você quer conhecer o Brasil real, vá aos números do IBGE e saia às ruas para conversar com o povo trabalhador.

DESCONTROLE DA INFLAÇÃO É CONTO DO VIGARIO, DIZ DILMA

Agência Brasil (Rio de Janeiro) – A presidenta Dilma Rousseff disse hoje (14), em visita a uma comunidade da zona sul do Rio de Janeiro, que a inflação está e continuará sob controle. Segundo a presidenta, é conto do vigário a ideia de que a inflação está descontrolada, inventado por quem deseja que o governo diminua os gastos sociais.
“Não deem ouvidos aqueles que dizem quanto pior melhor. Críticas são bem-vindas, mas terrorismo informativo, não”, declarou a presidenta. “O Brasil é hoje um dos países mais sólidos do mundo, que mesmo com uma das crises mais graves, talvez, desde a crise de 1929, temos uma das menores taxas de desempregados do mundo, quase uma situação de pleno emprego”, disse.
A presidenta citou alguns países da Europa em que o desemprego entre os jovens está alto, como em Portugal com taxa de 20%.
“Temos recursos suficientes para investir e gastar com recursos sociais e ainda manter a inflação sob controle. O bolo só cresce se for bem”, acrescentou.

DER INAUGURA A SUA CENTRAL DE MONITORAMENTO

isaltino_nascimento_foto__divulgacao_
Com a presença do secretário estadual dos Transportes, Isaltino Nascimento e de representantes do Batalhão de Trânsito Estadual e da Polícia Rodoviária Federal, o Departamento de Estradas de Rodagem (DER) inaugurou nesta sexta-feira (14 de junho) a sua Central de Monitoramento.
A finalidade desta Central é fiscalizar eletronicamente as rodovias pernambucanas. A sala funciona no prédio do próprio DER, localizado na Avenida Cruz Cabugá, em Santo Amaro.
Segundo o secretário de Transportes, o Governo do Estado investiu R$ 14,9 milhões em todo o sistema, que é equipado com monitores que transmitem e gravam 24 horas por dia imagens captadas por câmeras instaladas em pontos estratégicos das estradas.
Inicialmente serão geradas imagens de sete câmeras instaladas nas PE-60, PE-05, PE-15, PE-22 e BR-232. Os equipamentos poderão detectar acidentes, obstruções nas rodovias, localizar veículos roubados, com documentação atrasada e monitorar o fluxo de pedestres, entre outros.


  Por: Inaldo Sampaio


PREFEITO FAZ O CORRETO E QUITA DÍVIDA COM OS SERVIDORES DEIXADA PELO SEU ANTECESSOR

joão fernando coutinho - foto-rinaldo marques-alepe
O novo prefeito de Palmares, João Bezerra (PSB), anunciou neste sexta-feira que em cinco meses de governo conseguiu quitar todas as dívidas dos funcionários da prefeitura que ficaram sem receber salário no mês de dezembro.
A dívida foi deixada pelo ex-prefeito José Bartolomeu de Almeida Melo (PDT), o Beto da Usina.
Na manhã desta sexta-feira, os professores receberam o salário do mês de dezembro de 2012, num valor total de R$ 1 milhão e 45 mil. Também foi efetuado o pagamento da quantia de R$ 230 mil para os consignados. Os professores também receberam aumento de 8% no salário, sendo retroativo a partir de janeiro de 2013.
O novo prefeito é aliado político do deputado estadual João Fernando Coutinho (PSB).
Ao todo, a gestão do prefeito João Bezerra quitou uma dívida de R$ 2 milhões e 200 mil, entre funcionários efetivos e inativos.


 Por: Inaldo Sampaio


DILMA E A ABERTURA DA COPA



 O cerimonial do Palácio do Planalto ainda está analisando como será a participação da presidente Dilma Rousseff na cerimônia de abertura da Copa das Confederações.
Ela tem presença garantida na Tribuna de Honra do Estádio Nacional Mané Garrincha e, a princípio, deverá fazer uma saudação para celebrar o início do torneio. Interlocutores do Planalto negociam o protocolo com a Fifa, organizadora do evento de 2013 e de 2014.

sexta-feira, 14 de junho de 2013

LULA CONDENA CRÍTICA DO PSDB À INFLAÇÃO

Ex-presidente mandou recado para os tucanos (Foto: Ricardo Stuckert-Instituto Lula)

O ex-presidente Lula (PT) considerou “engraçado” as críticas que os “responsáveis” pela inflação de 80% ao mês, décadas atrás, fazem da atual situação econômica do Brasil – em 2012, a taxa de inflação fechou em 5,84%. A reportagem foi publicada na Folha de São Paulo.
O recado tinha endereço certo – o PSDB – que durante oito anos governou o Brasil. Recentemente, os tucanos, capitaneado pelo presidenciável Aécio Neves e pelo ex-presidente Fernando Henrique Cardoso, não pouparam críticas à política econômica da presidente Dilma Rousseff (PT).
“Não faz muito tempo, [havia] inflação em 80% ao mês. Hoje temos 5,8% ao ano e aqueles que foram responsáveis pela inflação de 80% ao mês estão incomodados com inflação de 5,8%. É lógico que, para quem vive de salário, quanto menor a inflação, melhor. Só quem perde com inflação é aquele que vive de salário”, disse o ex-presidente garantindo que Dilma “jamais” permitiria a volta da inflação.(BLOG DA FOLHA)

FALA DO GOVERNADOR INTERRONPIDAS POR GRITOS DE MAIS OBRAS



 O governador Eduardo Campos (PSB) passou por uma saia justa durante a inspeção das obras de uma Unidade de Pronto Atendimento (UPA) em Campina do Barreto, zona norte do Recife.
Acompanhado pelo prefeito do município, Geraldo Julio (PSB), Campos teve seu discurso interrompido por gritos de protestos de moradores do bairro que pediam a realização de ações como a desobstrução de canais da região e a presença de médicos na Policlínica Amauri Coutinho, local onde foi feito o discurso do governador.

Representantes da Prefeitura do Recife tentaram acalmar os ânimos dos manifestantes. Ao final da cerimônia, Eduardo Campos conversou com os moradores e explicou que as ações eram de competência do município e que o responsável pelas pendências teria sido o antigo gestor da cidade. Curiosamente, não houve cobranças diretas a Geraldo Julio durante seu discurso
.(Informações do Diario de Pernambuco)

GILMAR MENDES PERDE E GANHA A DEMOCRACIA BRASILEIRA

247 – O ministro Gilmar Mendes, por pouco, não perdeu a linha. Nem mesmo durante a Ação Penal 470, no julgamento de mais longa duração do Supremo Tribunal Federal, se viu Mendes tão enfático – e até mesmo rude e ruidoso – como nesta quinta-feira 13. Depois de proferir na véspera um voto de quase três horas, que tomou toda a primeira parte da sessão do STF, ele não se furtou a interromper votos de colegas para fazer valer seu ponto de vista. Deu espetáculo.
Gilmar Mendes bateu na mesa, elevou a voz, apontou o dedo para os colegas, apelou a Jesus Cristo e, indiretamente, comparou os que divergiram a "Hitler, que não precisou de lei nenhuma, fez tudo por decreto". Ele insistiu, quando ainda não havia maioria contra a sua liminar, que barrou no Senado a tramitação do projeto de lei que regula a criação de novos partidos, no caráter "casuístico" de seu conteúdo. "Essa é uma lei 'anti-Marina Silva', vamos chamar as coisas pelos seus devidos nomes", clamou Gilmar. Mas logo ouviu de colegas que não é dado, ao Poder Judiciário, entrar no mérito de um projeto em tramitação.
"O Judiciário pode muito, mas não pode tudo", observou Ricardo Lewandowski. Antes, abrindo a divergência, Teori Zavaski foi claro, sem alterar a própria voz: "As decisões políticas, no plano da formação da lei, pertencem ao Legislativo, não ao Judiciário", disse.
Ficou claro à maioria dos ministros que a liminar de Gilmar abria o perigoso precedente de determinar o que o Congresso pode e o que não pode votar, antes mesmo de isso acontecer. Foram feitas ressalvas de que, uma vez votado o projeto, os que se considerarem prejudicados poderão recorrer à Corte. Mas que seria "perigoso", como registrou a ministra Rosa Weber, o STF, por antecipação, julgar previamente um projeto. "Esse papel é do Legislativo", confirmou ela.
Durante todo o tempo dos debates, Gilmar Mendes procurou entrar no mérito do projeto de lei, mas sua tese não convenceu. "Não há jurisprudência no Supremo para controle prévio de projeto de lei", lembrou o ministro Marco Aurélio Mello. Até mesmo o presidente Joaquim Barbosa, considerado um defensor do ativismo do Judiciário, marcou posição, antes mesmo de dar seu voto, ao entendimento de Gilmar: "Vivemos num sistema presidencialista com separação de poderes. Num sistema como esse é bizarra a interferência de uma corte numa deliberação do Congresso", disse Barbosa.
Nesse contexto, Gilmar ficou em minoria O Supremo mostrou que é, sim, um risco para a democracia interferir numa tramitação do Legislativo, seja qual for o conteúdo discutido. Abrir esse precedente, agora, seria deixar a porta aberta para novas interferências do Judiciário sobre o Legislativo, provocando um desequilíbrio nefasto para o regime democrático. O STF se tornaria, na direção apontada pela liminar de Gilmar, um poder mais forte que os outros dois. De saída, tiraria do Senado o poder de casa revisora da Câmara dos Deputados. Preliminarmente, ainda, enfraqueceria o Executivo, cuja hora de ser submetido ao mesmo preceito da "intervenção preventiva e repressiva" defendida por Gilmar Mendes fatalmente chegaria.
A partida que o STF jogou, provocado pela liminar de Gilmar Mendes, terá efeitos de longo prazo. Ficou garantida, nitidamente, a separação dos três poderes, um conceito basal da democracia que entrou em risco a partir de um caso específico. Entre tapas na mesa e alteração de voz, democraticamente, "pela beleza do colegiado", com suas divergências, como frisou o ministro Marco Aurélio, Gilmar Mendes perdeu. Quem ganhou foi a democracia brasileira.

EM 7 ANOS, AUMENTO DE HOMICÍDIOS NO NORDESTE CHEGA A 68 %

Agência Brasil (Rio de Janeiro) – Dados estatísticos do Ministério da Saúde mostram que, em sete anos, o número de assassinatos na Região Nordeste aumentou 68%. Se em 2004 a região teve 11.546 homicídios, em 2011, após sete anos de aumento contínuo da violência, esse número passou para 19.405. O crescimento do indicador entre 2010 e 2011 foi 2,8%.
Os números levantados pela Agência Brasil no Sistema de Informação sobre Mortalidade (SIM) do Ministério da Saúde mostram ainda que, em 2011, oito dos nove estados da região tiveram aumento no número de homicídios, enquanto o total no país caiu, ainda que somente em 0,12%. Apenas a Bahia fugiu à tendência regional, apresentando queda de 5,4%.
Com 1.042 homicídios, o Rio Grande do Norte foi o estado brasileiro onde a violência mais se acentuou entre 2010 e 2011, com um aumento de 27,9% nos casos de assassinato. Ali, como na Região Nordeste, os registros de morte violenta por agressão vêm crescendo nessa unidade há sete anos.
Entre 2004 e 2011, os assassinatos no Rio Grande do Norte triplicaram. Em 2011, pela primeira vez, a região ultrapassou a marca de mil homicídios.

quinta-feira, 13 de junho de 2013

ARTIGO DE OPINIÃO: QUEM GANHA COM O DESMONTE DA ELETROBRÁS


 Heitor Scalambrini Costa
Professor da Universidade Federal de Pernambuco
Ao divulgar o plano diretor da companhia 2013-2017, o presidente da Eletrobrás anunciou que no período, a previsão de redução no orçamento de custeio será da ordem de 30%. Um dos itens da contenção de despesas é o programa de incentivo ao desligamento voluntário (PIDV), cuja projeção inicial é que alcance entre 20 e 25% do total dos 27 mil empregados da holding.
Quando se fala de desligamento de pessoal, o discurso oficial é sempre o mesmo. De que todo cuidado será tomado para que não haja descontinuidade técnica e nem perda da qualidade dos serviços oferecidos à população. No caso do fornecimento elétrico, este já vem há tempos, sofrendo com as interrupções (também chamado de apagão) frequentes.
O agravante para o país com a dispensa de pessoal em uma empresa com alto conteúdo técnico, caso da maior empresa estatal (como bem diz o nome – pertence ao Estado, e não ao governo, partidos, bancadas ou políticos individuais) na geração de energia elétrica, é o tratamento dispensado ao seu potencial humano. Formado ao longo de vários anos de estudos, e com prática na própria empresa, essa competência técnica em menos de 2 anos será dissolvida.
O programa de demissão voluntária é a forma adotada para o “enxugamento” do quadro de funcionários da Eletrobrás, motivado pela reestruturação depois da catastrófica perda financeira imposta pela lei 12.783/2013.
Além das verbas rescisórias já previstas na legislação trabalhista oriunda da demissão sem justa causa, os funcionários receberam vantagens como pagamento de salários, assistência médica ao empregado e dependentes por um determinado período após o desligamento, complementação do plano de previdência privada e auxílio de consultorias para transição de carreira ou para abertura de um empreendimento. Tudo isto está no “script”.
Obviamente a empresa não pode obrigar o funcionário a aderir ao plano de desligamento em nenhuma hipótese. E é bom lembrar que geralmente esses tais planos de demissão voluntária são precedidos de uma onda de boatos, fofocas, assédio moral, muita pressão, terrorismo e intimidação, o que faz com muito(a)s não tenham "cabeça" para avaliar adequadamente o que é melhor individualmente para ele(a).

Infelizmente, neste que é um dos momentos mais importantes da vida da pessoa, em que ele precisa ter condições de avaliar, o mais friamente possível, as consequências que podem advir da sua decisão, é precedido de toda sorte de sentimentos que lhe deixa inseguro, quando ele deveria estar o mais tranqüilo possível.
Neste processo todo, em que o objetivo é o desligamento de milhares de pessoas, merece uma reflexão o papel dos dirigentes do grupo Eletrobrás e de suas empresas. Estes indicados, e muito deles “sem passado” na empresa que dirige, mas que na partilha dos cargos pelos partidos políticos, que compõem a base do governo de plantão, foram alçados aos cargos de chefia, terão grande responsabilidade no “enxugamento” das empresas.
Para estimular os dirigentes/diretores bem cumprirem as ordens, e conseguirem maior o número de demissões de funcionários eles terão garantidos honorários extras. Ou seja, segundo informação amplamente difundida pela imprensa, em um oficio dirigido pelo Ministério do Planejamento, Orçamento e Gestão, através do Departamento de Coordenação e Governança das Empresas Estatais ao Secretário Executivo do Ministério de Minas e Energia ficou definido que “a participação nos lucros e resultados (PLR) dos dirigentes está condicionada ao alcance de metas do plano de redução de pessoal, material, serviços e outras despesas (PMSO)”.
Ainda de acordo com este documento encaminhado ao MME o dirigente que conseguir uma redução de 30% ou mais na quantidade de funcionários terá dois honorários de PLR. Quem reduzir de 20% a 30% terá 1,5 PLR. E aqueles menos “eficientes” que diminuírem o quadro de pessoal de sua empresa em até 20% receberão um honorário apenas. A titulo de quantificar o PLR a ser pago aos diretores das 19 empresas do grupo Eletrobrás, em 2012 o valor médio foi de R$ 72.500,00.
Assim fica mais claro e cristalino, saber quem vai ganhar, e muito lucrar, com o desmonte da Eletrobrás e suas empresas, inclusive a Chesf.

FORÇA SINDICAL PE ELEGE NOVA DIRETORIA DURANTE SEU CONGRESSO ESTADUAL



Detentora uma base sindical formada por cerca de 120 sindicatos filiados e um milhão de trabalhadores, a Força Sindical em Pernambuco vai eleger nova diretoria durante o 3º Congresso Estadual, que acontece nos dias 14 e 15 de junho, no Recife Monte Hotel, em Boa Viagem, Zona Sul do Recife. A eleição caminha para o consenso. A única chapa formalizada é encabeçada pelo atual presidente da Força Pernambuco, Aldo Amaral, que segue para seu segundo mandato.
           A eleição vai acontecer no sábado (15), a partir das 11h. Logo em seguida, será dada posse aos eleitos. São esperados cerca de 280 pessoas, entre representantes das federações, sindicatos e colônias de pescadores filiados à Força Sindical PE nas mais diversas categorias, como Construção Civil, Aposentados, Comércio, Agricultura Familiar, Reforma Agrária, Cultura, Juventude e Igualdade Racial. O Congresso, entretanto, já tem início na sexta-feira (14/06), a partir das 9h. Na programação, balanço da gestão e palestras.
 A diretoria eleita, que vai ficar à frente da Força nos próximos quatro anos (2013/2017), será composta por 53 integrantes, sendo 15 representantes da executiva, cinco suplentes, seis representantes do conselho fiscal, além dos 27 integrantes que vão compor as nove secretarias que integram o organograma da Força Sindical em Pernambuco. O secretário de Relações Sindicais da Força Sindical Nacional, Geraldino dos Santos, virá a capital pernambucana para acompanhar o congresso e a eleição.
 Além da nova diretoria, o congresso também vai eleger os 120 delegados que vão representar a Estadual no 7º Congresso Nacional da central sindical, que acontece nos dias 23, 24 e 25 de julho deste ano, em Praia Grande, em São Paulo. 
            PALESTRAS - O Congresso Estadual da Força Sindical em Pernambuco também vai discutir a agenda programática, as diretrizes políticas e organizacionais da Central para os próximos quatro anos.Também está na pauta de discussão, as políticas de incentivo ao crescimento da economia e ao desenvolvimento do país, a reforma da legislação trabalhista e da organização sindical. Outros temas importantes que vão ser debatidos no encontro são a política internacional da Força Sindical e a qualificação dos sindicalistas para as negociações coletivas com os patrões.
 O congresso também contará com três palestras. A primeira na sexta (14), às 14h, será com representantes do Dieese São Paulo e Pernambuco. O sindicalismo será o tema da apresentação de Hugo Peres, que também acontece na sexta (14), às 16h.  Encerrando o ciclo de debates, João Guilherme faz apresentação sobre a Estrutura Política Nacional.

SERVIÇO
3º Congresso Estadual da Força Sindical em Pernambuco
Local: Recife Monte Hotel, Boa Viagem
Dias: 14 e 15 de junho
Horário: A partir das 9h 

PROGRAMAÇÃO
Dia 14 de Junho
08:00 - Cooffe Break.
09:00 - Composição da Mesa.
09:30 - Abertura do 3º Congresso da Força Sindical Pernambuco
Aldo Amaral - Presidente da Força Sindical Pernambuco.
09:40 - Aldo Amaral Passa a palavra para Secretário de Relações Sindicais da Força Sindical
Sindical Nacional, Geraldino dos Santos, para coordenar os trabalhos de apresentações
11:00 - Intervalo.
11:30 - Exibição do Vídeo referente ao trabalho realizado na gestão Aldo Amaral, na Força Sindical e
Sintepav-PE.
12:00 - Almoço.
14:00 - Palestra: Dieese
Palestrante: Ailton dos Santos - DIEESE / SP e Jaqueline Natal - DIEESE / PE
15:30 - Intervalo
16:00 - Palestra: Sindicalismo
Palestrante: Hugo Peres.
17:30 - Encerramento.
Dia 15 de Junho
08:00 - Cooffe Break.
09:00 - Palestra: Estrutura Política Nacional
Palestra: João Guilherme
10:30 - Intervalo
11:00 - Eleição da Nova Diretoria da Força Sindical de Pernambuco - Gestão 2013/2017
11:20 - Posse da Nova Diretoria da Força Sindical de Pernambuco - Gestão 2013/2017
11:30 - Eleição dos Delegados para o 7º Congresso da Força Sindical Nacional, nos dias 24, 25
e 26 de Julho em Praia Grande / SP.
12:00 - Encerramento.

PROCON DIVULGA RANKING DAS EMPRESAS MAIS RECLAMADAS

Foram registradas 389 queixas contra 16 empresas de diversos segmentos (Foto: Marcelo Ferreira/Divulgação)
O Procon de Jaboatão dos Guararapes divulgou nesta quinta-feira (13), o ranking das empresas mais reclamadas no mês de maio na sede do órgão. Foram registradas 389 queixas contra 16 empresas de diversos segmentos, a exemplo dos de telefonia móvel, companhia energética, instituição financeira e lojas de informática. Entre as principais reclamações dos consumidores, cobranças indevidas e abusivas, demora na entrega do produto, não cumprimento de oferta, desbloqueio de linha, parcelamento de débito, assistência técnica, garantia estendida, dentre outras.
De acordo com a secretária executiva de Defesa do Consumidor de Jaboatão, Débora Albuquerque, a divulgação mensal da lista das empresas mais reclamadas tem o objetivo de orientar a população na procura por locais que respeitem as normas do Código de Defesa do Consumidor (CDC).
Para solicitar o serviço do Procon municipal, as pessoas devem entrar em contato pelo número 0800-281-6970. O órgão fica na Rua Emiliano Ribeiro, nº 389, em Piedade, e realiza atendimento de segunda a sexta-feira, das 8h às 17h.
Segue, abaixo, a lista das dez empresas mais reclamadas:
1º. Celpe
2º. Telemar Norte Leste S/A (Oi Fixo)
3º. Eletroshopping
4º. Hipercard
5º. Claro
6º. Lojas Insinuante
7º. Refrigeração Massaranduba
8º. Banco Itaucard S/A
9º. Digibras Informática – CCE
10º. Sky Brasil Serviços Ltda

BEBÊ PESANDO 5 QUILOS E 300 NASCE EM GARANHUNS

Dedé Seixas informa em seu blog que nasceu em Garanhuns, no Hospital Infantil Palmira Sales, na Boa Vista, uma menina com 53 centímetros e pesando 5 quilos e 300 gramas. O bebê recebeu o nome de Sara, que em hebraico significa soberana, princesa. Seus pais são Ana Paula Gomes e Alexsandro Viana, que moram na Rua Arlindo Vieira de Melo, na COHAB II. “Eles estão muito felizes com a chegada de Sara”, garante Dedé. Segundo o blogueiro, quem quiser visitar o bebê, que ele chama de "gigante", será bem recebido na residência do Conjunto Francisco Figueira.(BLOG DE ROBERTO ALMEIDA)

DILMA CRIA CRÉDITO POPULAR COM JUROS BAIXOS PARA MOBILIAR A CASA PRÓPRIA. A GLOBO É CONTRA






O DITADOR ROBERTO GURGEL



Por Altamiro Borges
Antes de concluir o seu sinistro mandato na Procuradoria-Geral da República, Roberto Gurgel aprontou mais uma das suas. Pela primeira vez na história do órgão, ele afastou uma titular por discordância de opinião – o que só confirma a sua postura autoritária. A subprocuradora Deborah Duprat, que ocupava o segundo cargo mais importante na hierarquia do Ministério Público Federal e é candidata à sua sucessão no PGR, foi dispensada nesta terça-feira. Na semana passada, ela divergiu publicamente de Gurgel no debate sobre o projeto em tramitação no Supremo Tribunal Federal (STF) que inibe a criação de novos partidos. Como resposta, ela foi simplesmente defenestrada!
O procurador-geral, que termina seu mandato em agosto, justificou a truculenta medida afirmando que o “relacionamento institucional se evidenciou insuficiente”. Defensor do parecer do ministro Gilmar Mendes, que garante aos novos partidos acesso ao fundo partidário e ao tempo de tevê, Roberto Gurgel ficou irritado com a posição divergente da subprocuradora. “Além de afastá-la do cargo, Gurgel protocolou petição no STF ontem para que os ministros desconsiderem a manifestação de sua substituta e que seja esquecido ‘qualquer pronunciamento em sentido diverso’ ao dele”, descreve a Folha de hoje.
O afastamento sumário confirma o grau de partidarização a que chegou o PGR no triste reinado de Roberto Gurgel. Para bancar suas posições políticas, sempre próximas às das forças de oposição ao governo Dilma, o procurador-geral nem vacila em manchar mais uma vez a sua já degradada biografia. No julgamento do chamado “mensalão do PT”, ele virou um dos heróis dos demotucanos e da sua mídia. Não comprovou nenhuma das suas acusações, mas ganhou os holofotes da imprensa oposicionista. Agora, ele deixa o cargo com mais esta atitude truculenta e antidemocrática.

FACULDADE DE MEDICINA DE SERRA TALHADA COMEÇA A FUNCIONAR EM AGOSTO

sebastiao_oliveira_foto_alepe
O prefeito Luciano Duque (PT) acertou hoje (12) com representantes da Universidade de Pernambuco o início do funcionamento da Faculdade de Medicina de Serra Talhada no próximo mês de agosto.
A prefeitura se comprometeu a liberar para a UPE as instalações da Faculdade de Formação de Professores, bem como toda estrutura municipal na área de saúde como os postos do PSF e os laboratórios municipais.
O prefeito contou na ocasião que quando de sua visita ao ministro da Saúde, Alexandre Padilha, em Brasília, pediu a ele e ao senador Humberto Costa (PT) para apresentarem emendas ao OGU destinadas à construção da futura sede própria da Faculdade.
Moram ou trabalham em Serra Talhada cerca de 200 médicos, o que é uma mão de obra razoável para tocar a primeira Faculdade de Medicina do Sertão do Pajeú.
O deputado Sebastião Oliveira (PR), que é médico, filho da cidade e professor de Endocrinologia da UFE, vai compor o corpo docente da nova Faculdade.


Por: Inaldo Sampaio

HUMBERTO COSTA ELOGIA O PROGRAMA "MINHA CASA MELHOR"

humberto costa - foto geraldo magela - agência senado
O senador Humberto Costa (PT-PE) após Dilma lançar em Brasília um programa de financiamento de móveis e eletrodomésticos para pessoas de baixa renda, foi à tribuna do Senado para elogiar a presidente.
“Eu quero parabenizar a presidenta Dilma e o seu governo por mais essa ação relevante para a população do nosso país, especialmente aquela população mais carente, que conseguiu ao longo desses últimos anos ascender socialmente e viver em uma condição de vida melhor”, disse o senador pernambucano.
Ao todo, o programa terá R$ 18,7 bilhões oriundos do Tesouro Nacional. Cada família, segundo o senador, poderá usar até R$ 5 mil para comprar eletrodomésticos, que serão pagos em até 48 meses com juros de 5% ao ano.
“A presidente deixou absolutamente claro que, da parte do nosso governo, em nenhum momento seremos lenientes com o crescimento da inflação, em nenhum momento seremos omissos em relação a essa possibilidade e em nenhum momento deixaremos de dizer ao Brasil que o que se quer, neste instante, é criar um clima artificial de crise, de descontrole, de volta da inflação”, enfatizou o petista.
O programa é mais uma tentativa da presidente da República no sentido de reanimar a economia, que praticamente estagnou durante o seu governo.(Por: Inaldo Sampaio)


 

APAC PREVÊ CHUVAS FORTES HOJE EM RECIFE. RECOMENDA BUSCA DE ABRIGO SEGURO



 
Foto: Bobby Fabisak/JC Imagem
Devido ao acumulado de 51,7 mm de chuva nas últimas 24 horas e a previsão da Agência Pernambucana de Águas e Clima (Apac) de continuidade destas chuvas até esta quinta-feira (12), a Secretaria-Executiva de Defesa Civil do Recife divulgou uma nota nesta quarta (12), na qual recomenda às pessoas que moram em áreas de risco a procurem locais seguros para passar a noite.
Um balanço divulgado nesta tarde diz que a Prefeitura do Recife, por meio da Secretaria-Executiva de Defesa Civil, realizou um total de 43 vistorias de monitoramentos dentro da Operação Inverno 2013. Foram colocados aproximadamente 10.000 metros quadrados de lonas de plástico em torno de 70 pontos de risco da cidade. Entre as localidades, estão Alto do Pascoal, Nova Descoberta, Guabiraba e UR-3.
Até as 17h, foram registrados quatro deslizamentos de barreira de pequeno porte: um na localidade de Jardim Teresópolis, outro no Ibura de Baixo, e dois no Jordão Baixo. Até esse horário não houve feridos e nenhuma família precisou ser removida em decorrência de deslizamento de barreira, alagamento, transbordamento de canais ou desabamentos.(NE 10)

quarta-feira, 12 de junho de 2013

GOVERNO DECRETA PONTO FACULTATIVO NO PRÓXIMO DIA 19



Além do jogo do Brasil, Arena Pernambuco (foto) receberá Japão x Itália (Foto: Maurício Júnior)
Os servidores estaduais de Pernambuco poderão acompanhar o jogo do Brasil pela Copa das Confederações, próxima quarta-feira (19), na tranquilidade de suas casas. Será publicado no Diário Oficial desta quinta-feira (13), ponto facultativo em todas as repartições públicas e entidades da administração direta e indireta do estado.
É importante lembrar que a concessão será dada a partir das 13h, ou seja, pela manhã o expediente em todas as repartições será normal. Brasil x México se enfrentam às 16h, na Arena Castelão, em Fortaleza.
Além do Brasil, nesta mesma data, a Arena Pernambuco receberá a sua segunda partida pela Copa das Confederações. Às 19h, Japão x Itália duelam pela segunda rodada do grupo A, o mesmo de Brasil e México.

HOSPITAL DOM MOURA GANHARÁ REFORÇO DE 26 NOVOS MÉDICOS




O Hospital Dom Moura que nos últimos dias vem sofrendo um turbilhão de criticas de cidads de todo o Agreste Meridional, onde é o nosso Hospital de referência.
Esse Hospital receberá um reforço substancial no seu quadro de médicos, pois o Governador Eduardo Campos nomeou em ato assinado hoje, 26 novos médicos que irão reforçar os plantões do referido Hospital Regional.
Eles foram aprovados no concurso público realizado este ano. O ato de nomeação ocorreu às 15h.

Dos 350 médicos aprovados, 168 vão para as unidades do Interior.

O concurso de 2013 foi o segundo aberto na gestão do governador Eduardo Campos para seleção de médicos, e terá validade de dois anos, podendo ser prorrogado pelo mesmo período. O último concurso estadual para esta categoria, aberto em 2009, resultou na convocação de 1.580 profissionais aprovados.
Distribuição
Os médicos aprovados que atuarão no interior estão distribuídos da seguinte forma: Regional do Agreste (Caruaru) – 43; Dom Moura (Garanhuns) – 26; Jesus Nazareno (Caruaru) – 23; Inácio de Sá (Salgueiro) – 18; José Fernandes Salsa (Limoeiro) – 16; Belarmino Correia (Goiana) – 12; Emília Câmara (Afogados da Ingazeira) – 11; Ruy de Barros Correia (Arcoverde) 10; Professor Agamenon Magalhães (Serra Talhada) – 6; e Vicente Gomes de Matos (Barreiros) – 3.
Já na Região Metropolitana do Recife, a divisão ocorre desta maneira: Hospital Barão de Lucena – 44; Restauração – 42; Otávio de Freitas – 33; Getúlio Vargas – 29; Agamenon Magalhães – 21; Jaboatão Prazeres – 4; Alcides Codeceira – 3; Ulysses Pernambucano – 3; Correia Picanço – 2; e Geral da Mirueira –1.

GOVERNADOR SERÁ PAI PELA QUINTA VEZ

 












Aos 47 anos, o governador Eduardo Campos (PSB) será pai pela quinta vez. Sua esposa, Renata Campos, recebeu a confirmação da gravidez esta semana e anda radiante. A previsão da chegada do bebê é para fim de janeiro ou início de fevereiro. Se Eduardo for de fato candidato ao Planalto, fará a campanha presidencial com choro de bebê em casa. 
(blog do magno martins)

HUMOR : VAMOS RIR