sábado, 20 de agosto de 2016

Urnas no horizonte. De Meirelles

Ricardo Boechat - ISTOÉ
O Palácio do Planalto quer abafar o tititi de que há rusgas na relação Michel Temer/Henrique Meirelles (foto). A par disso, ninguém na Presidência da República duvida de que o czar da economia, com o seu protagonismo, ensaia disputar um cargo público em 2018 – mesmo com cintura dura na política. Um ministro de Temer lembra quando Meirelles saiu do BankBoston: buscou o governador Marconi Perillo (PSDB) para se eleger,pela primeira vez, deputado federal por Goiás, em 2002. Nem assumiu. Preferiu ser presidente do BC. Mas segundo esse ministro, Meirelles, desde então, mantém um pé cá, outro lá – na política.
Em duas tentativas na semana passada, a Coluna tentou obter explicações sobre uma estranha licitação aberta pela Caixa Econômica Federal. O banco público vai gastar dinheiro na compra de 17.400 kits para churrasco. Não bastasse a exótica encomenda, causa ainda mais surpresa a sua finalidade. Segundo o edital, os brindes serão destinados a membros do “nicho do Judiciário”.

PF conclui inquérito do triplex e não indicia Lula

Do site Consultor Jurídico
A Polícia Federal encerrou o inquérito sobre o tríplex no Guarujá, em São Paulo, do qual o ex-presidente Luiz Inácio Lula da Silva é acusado de ser dono, mas não indiciou o líder petista. Relatório da Polícia Federal sobre o famoso apartamentos 163-B do edifício no litoral sul paulista afirma que ainda há provas a serem analisadas em relação ao caso.
No documento, divulgado pelo jornalista Fernando Rodrigues, do UOL, o nome de Lula aparece em três ocasiões: nos depoimentos da dona do imóvel, Nelci Warken, que foi indiciada pela PF, e de sua comadre Eliana Pinheiro de Freitas — que afirmaram terem ouvido boatos de que uma das unidades do prédio pertenceria ao ex-presidente, além de uma citação a Marisa Letícia.
Nome de Lula só aparece no relatório da PF em citações feitas em depoimentos e quando sua mulher, Marisa Letícia, é citada por ter vendido sua cota no empreendimento imobiliário.
Nelci já havia contado que era dona do tríplex em janeiro deste ano, quando foi presa preventivamente pela PF. Em entrevista à ConJur, em fevereiro deste ano, um dos advogados de Lula, Cristiano Zanin Martins ressaltou: "Essa história do triplex é uma afronta até mesmo jurídica. Porque significa desprezar ou desconhecer como é que funciona o regime de cooperativa. O ex-presidente Lula nunca foi proprietário do triplex no Guarujá."

Tucanos 2018: Lava Jato no meio do caminho



Do blog de Magno Martins 
Não será fácil o PSDB chegar a um consenso sobre o candidato do partido à Presidência em 2018. Hoje, o partido têm três principais opções: Aécio Neves, senador e presidente da legenda, José Serra, senador e ministro das Relações Exteriores, e Geraldo Alckmin, governador de São Paulo.
Na formação do governo Temer, Aécio e Alckmin não deram apoio a Serra, que queria ser ministro da Fazenda e teve de se contentar com o Itamaraty. A sugestão de Aécio para a Fazenda, Armínio Fraga, foi descartada por Temer porque o PSDB não fechou em torno do nome do ex-presidente do Banco Central. Temer, então, optou por uma escolha sua, Henrique Meirelles, que agora tira o sono do PSDB.
Além dessa tradição tucana de divisionismo, ainda há a Lava Jato. Aécio foi citado em diversas delações. Há informação de investigadores de que a Odebrecht revelará caixa 2 de R$ 23 milhões para a campanha de 2010 de Serra. Ou seja, caciques tucanos poderão ser inviabilizados por revelações da Lava Jato.
Alckmin enfrenta dificuldades no governo paulista e não é unanimidade no PSDB. Fez um aposta na candidatura de João Doria em São Paulo contrariando Serra, Aécio e FHC. Se tiver sucesso, Alckmin se fortalecerá para 2018. Se fracassar, perderá cacife para essa empreitada e poderá migrar para o PSB.
Apesar de terem capitaneado a campanha pela queda de Dilma, os candidatos tucanos perderam intenção de voto nas últimas pesquisas. Diante disso, deveriam procurar entender onde erraram para não terem sido beneficiados diretamente pela maior crise do PT, o adversário histórico do PSDB.

Saúde: MP acusa firma do ministro de lesar torcedores

Acusação diz que empresa de Ricardo Barros (PP) é uma das responsáveis por vender ingressos a mais para partida e ter lucro 'indevido' de R$ 177.000
Veja - Hugo Marques
Em uma ação civil pública que tramita na 2ª Vara Cível de Maringá, no Paraná, desde o dia 12, o Ministério Público acusa a empresa do ministro da Saúde, Ricardo Barros (PP-PR), de dar um prejuízo a milhares de torcedores que não conseguiram entrar no estádio da cidade para acompanhar a decisão do Campeonato Paranaense, em abril de 2014. A empresa BB Corretora, uma das responsáveis pela organização, pertence ao ministro da Saúde e à sua filha, Maria Victória Borghetti Barros, que é candidata a prefeita de Curitiba neste ano.
Segundo a denúncia, foram vendidos 4.000 ingressos além da capacidade máxima permitida para a área coberta do estádio. “Milhares de torcedores que adquiriram os ingressos para assistir à partida na área coberta foram impedidos de entrar no estádio”, diz o MP, o que “colocou em risco a vida e a saúde de todos os presentes no local”.
Na ação, o MP pede indenização por danos individuais, materiais e morais para todos os consumidores que não conseguiram entrar no estádio. Os responsáveis pela organização da partida são a Sociedade Esportiva Alvorada Club, a Federação Paranaense de Futebol e a BB Corretora Ltda. O jogo aconteceu no dia 13 de abril de 2014, em Maringá, quando os torcedores não conseguiram ver a final entre o Maringá Futebol Clube e do Londrina Esporte Clube.

sexta-feira, 19 de agosto de 2016

Delação: Veja envolve ministro Dias Toffolli



Do blog de magno martins
A crise política pode mudar de patamar neste fim de semana.
A revista Veja, da Editora Abril, já divulgou nas redes sociais sua capa deste fim de semana, que aborda um dos capítulos da delação premiada de Léo Pinheiro, ex-presidente da OAS.
Pela primeira vez, o alvo é um ministro do Supremo Tribunal Federal: José Antônio Dias Toffoli.
Embora não tenha sido homologada, a delação de Pinheiro já teve alguns de seus capítulos vazados.
O primeiro deles atingia o senador Aécio Neves (PSDB-MG) e informava que o atual presidente nacional do PSDB cobrava propina de 3% nas obras da Cidade Administrativa, em Minas Gerais.
Toffoli ainda não divulgou nota sobre a capa de Veja deste fim de semana.

GRE do Agreste Meridional promove integração com Secretarias Municipais de Educação

Em mais uma ação de integração entre as redes estadual e municipais de ensino, a Gerência Regional de Educação (GRE) do Agreste Meridional realizou hoje (18) o II Encontro de Secretários Municipais de Educação, voltado para os 22 dirigentes que integram a área de abrangência da instituição. O evento aconteceu na sede da Gerência, durante o período da manhã, e teve como objetivo discutir as ações pertinentes ao Regime de Colaboração entre Estado e Municípios realizadas no primeiro semestre de 2016, com vistas aos ajustes para o segundo semestre. 

Para cumprir a este objetivo, estiveram na pauta assuntos em comum para as duas redes de ensino, tais como Normatização do Sistema de Ensino; programas de acompanhamento à Alfabetização, Ensino Fundamental e Educação do Campo; e Avaliações Externas, como instrumento diagnóstico para aferir resultados em educação. 

Uma das novidades trazidas no encontro foi a proposta de formação integrada, na qual estão garantidas vagas para multiplicadores das redes municipais nas formações bimestrais de Língua Portuguesa e Matemática oferecidas para os educadores das escolas estaduais. Ao apresentar a proposta, a gerente da GRE do Agreste Meridional, professora Adelma Elias, deu ênfase à importância do apoio mútuo entre Estado e Municípios na garantia de uma oferta de educação com qualidade em todas as etapas de ensino, focada nos resultados e na melhoria da qualidade de vida na região. 

No que diz respeito aos aspectos estruturais, a pauta também contemplou alinhamentos com relação ao Transporte Escolar, cumprimento do Calendário, Matrícula para 2017 e Censo Escolar. 

Os Encontros de Secretários Municipais de Educação correspondem uma das atividades de Gestão Integrada previstas no Plano de Gestão da GRE do Agreste Meridional para o biênio 2015-2017. Ainda em 2016, mais um encontro com os dirigentes municipais está programado para dezembro.

Globo, Moro, Folha: quem vai indenizar Lula por tanta infâmia no caso do apartamento do Guarujá?

Caçada
Caçada
Paulo Moreira Leite no DCM
Globo, Moro, Veja, Folha, Estadão.
Moro, Lava Jato.
Quem vai indenizar Lula pela tortura imposta a ele no caso do apartamento do Guarujá?
Quanto?
Tem preço?
Tanta difamação, tanta perseguição, tanta informação falsa — para afinal a PF concluir que o apartamento não é de Lula?
É um caso icônico dentro do golpe.
Antes, e acima de tudo: o fim da história deveria ter sido o prólogo. Antes de massacrar Lula e família, antes de vazar maldades para manchetes canalhas, a PF tinha que investigar direito o caso.
Quantos recursos teriam sido poupados, para falar em dinheiro público?
Num mundo menos imperfeito, até os leitores seriam indenizados por terem sido tão manipulados e malinformados.
Mas este nosso mundo moldado por uma plutocracia abjeta é muito, muito imperfeito.
Nesta história, a medalha de ouro vai para a Globo. Foi o Globo que começou a campanha. Lembro a primeira vez que li uma “reportagem” no Globo.
Deus, transeuntes eram citados. “Vi Lula um dia aqui”, coisas do gênero. As evidências eram patéticas.
E em meio a esse descalabro jornalístico, capas de revistas, manchetes de jornais, minutos intermináveis no Jornal Nacional, aulas de moral por comentaristas em todas as mídias.
A isso se dá o nome de jornalismo de guerra.
O fim da farsa mostra também quanto Lula acertou em recorrer à ONU. É caça. Vale tudo contra ele, sob os olhares complacentes, ou até cúmplices, dos magistrados do STF.
Um pedido de desculpas é o mínimo que Globo, Moro, Folha etc deveriam fazer.
Mas isso não acontecerá. A imprensa vai esconder em espaços nanicos a notícia. Vai fingir que nada ocorreu. Que tudo foi rotineiro, banal, dentro das regras elementares do jornalismo. Os fatos é que erraram, para usar a grande expressão de Nelson Rodrigues.
E assim vai se encerrar um capítulo exemplar da infame campanha movida pela mídia e por Moro contra Lula.

Dilma: "Se me hostilizarem não será problema meu"

Folha de S.Paulo – Marina Dias
Dilma Rousseff estava mais bem humorada do que no último encontro. Essa foi a impressão quase unânime de quem esteve nesta quinta-feira (18) no Palácio da Alvorada para tratar do discurso que a presidente afastada fará no Senado  na próxima segunda-feira (29).
Será uma espécie de interrogatório em que a petista vai se defender da acusação de ter cometido crime de responsabilidade fiscal. E Dilma se dizia tranquila.
"Se me hostilizarem, não será problema meu", afirmou a aliados. "Se o Senado quiser repetir a sessão da Câmara, é um problema do Senado", completou em referência à votação de 17 de abril, em que deputados autorizaram a abertura do processo de impeachment com saudações, inclusive, ao torturador de Dilma, o coronel Carlos Brilhante Ustra.
Não foi um trabalho fácil convencer a presidente afastada a comparecer ao plenário do Senado. Ela estava reticente e ouviu todas as argumentações de auxiliares antes de bater o martelo no início desta semana.
Agora, afirmam pessoas próximas, "Dilma volta a ser Dilma" e dedica quase que a totalidade de seu dia na preparação do discurso. Seu advogado, José Eduardo Cardozo, vai começar a trabalhar na produção do texto neste fim de semana.
Há apenas uma linha geral definida, nada de muito diferente do que a defesa vem apresentando durante todo o processo. Dilma se diz inocente, afirma que não cometeu crime de responsabilidade e que seu impeachment, da forma como está colocado, é "golpe".
A petista deve também dar um tom autoral e emocional ao discurso. Mas aliados afirmam que isso é bastante pessoal dela e que pode, inclusive, sair de improvido durante alguma resposta.
Nesta quinta (18), três senadores do PT estiveram no Alvorada e prometeram mapear o Senado para Dilma e evitar surpresas: Humberto Costa (CE), Paulo Rocha (PA) e José Pimentel (CE) conversaram com a presidente afastada sobre o rito do julgamento final e marcaram nova reunião na próxima semana para dar conselhos sobre o perfil dos senadores que farão discursos e perguntas a ela.
Dilma poderá fazer um pronunciamento de 30 minutos, prorrogáveis pelo presidente do STF (Supremo Tribunal Federal), Ricardo Lewandowski, que estará à frente da sessão. Em seguida, acusação, defesa e os senadores poderão fazer perguntas, contando com cinco minutos cada um.

Humberto diz que Temer recriou o coronelismo no Nordeste

A decisão do governo interino Michel Temer (PMDB) de entregar ao seu partido, via Departamento Nacional de Obras contra as Secas (Dnocs), a execução de obras destinadas ao combate à estiagem gerou reação de diversos setores. No Senado, o líder do PT, Humberto Costa (PE), criticou a medida e disse que a ação "recria no Brasil as figuras dos coronéis". Antes da mudança realizada por Temer, os governadores do Nordeste eram os responsáveis pelo controle da execução deste tipo de obra.
"Na semana em que damos início à campanha eleitoral para as prefeituras municipais, esse governo nefasto, retrógrado e fisiológico tomou dos governadores nordestinos o controle sobre a execução de obras destinadas ao combate à seca. Vejam bem: os gestores estaduais perderam, por um golpe do Palácio do Planalto, o direito de comandar as ações de enfrentamento aos efeitos da estiagem dentro dos seus próprios Estados", disse o senador.
Para o líder, após cinco anos consecutivos de seca, a medida descaracteriza as ações de combate à estiagem, que eram definidas pelos Estados, e transfere a prerrogativa para "um órgão de apaniguados do PMDB pendurados nos cargos de direção".
"É a institucionalização da falta de vergonha na cara, marca característica desse governo golpista e fisiológico, que vende até a miséria humana em troca de apoio político, que rifa o futuro inteiro de um povo para o agrado de aliados políticos. E faz isso aos olhos de ministros nordestinos, quatro deles pernambucanos", disparou o senador.
Segundo o senador, as ações de Temer contra o Nordeste são também uma retaliação a toda a região, onde o presidente interino tem os maiores índices de rejeição do país. "Essa é mais uma prova cabal da visão que esse governo golpista tem do Brasil e, especialmente, do Nordeste: nenhuma responsabilidade social, nenhum respeito ao equilíbrio federado, nenhuma atenção ao crescimento justo do país, nenhuma atenção ao povo mais pobre, que ele enxerga como boi para gerar voto", afirmou. 
*Com nformações da Assessoria de Imprensa

PSDB vê trama pro Temer-Meirelles em 2018; vem troco

A cúpula do PSDB por ora preserva o presidente Michel Temer, para não dar tiro no escuro, então começou a 'bater' no ministro Henrique Meirelles, da Fazenda, porque descobriu um plano esboçado por palacianos temeristas.
No mapa do Poder, o atual presidente Temer (PMDB) vai à reeleição em 2018 com Meirelles (PSD) de vice – dois partidos fortes no Congresso Nacional.
No plano B, Temer sai de cena e o nome é o chanceler José Serra, que deve trocar o ninho tucano pelo PMDB. Com Meirelles também de vice.
Já o deputado afastado e ex-presidente da Câmara Eduardo Cunha tem conversado com o presidente da República, Michel Temer, através de um deputado aliado, que visita o Palácio do Planalto pelo menos uma vez por semana.
Segundo conta o porta-voz, não há ameaça entre eles, só “conversas''.
JTemer tem admitido aos muito próximos que, se não fosse Eduardo Cunha, Dilma estaria no cargo, e o País no buraco da credibilidade política e econômica.  (Leandro  Mazzini)

quinta-feira, 18 de agosto de 2016

Caravana da Inovação reúne empresas e universidades do Sertão do Pajeú

Auditório lotado na terceira etapa da Caravana da Inovação em Serra Talhada. Mais de 110 pessoas participaram do Seminário da Secti para debater a Estratégia de Ciência, Tecnologia e Inovação do Estado no Centro Tecnológico do Pajeú, nesta quinta-feira, 18 de agosto. A Secretária Lúcia Melo Abriu o evento que reuniu representantes de diversas entidades e instituições da região do Sertão do Pajeú.
"Com a realização da Caravana da Inovação estamos estabelecendo novos horizontes, olhando para o futuro e criando as condições que irão ajudar nas transformações que as diversas regiões de Pernambuco tanto precisam", afirmou a Secretária Lúcia Melo na abertura do seminário.

Participaram da mesa de abertura, além de Lúcia Melo, a diretora da unidade da Universidade Federal Rural de Pernambuco em Serra Talhada, Kátia Maria de Souza; o diretor regional do SEBRAE, Pedro Lira; a gerente regional do Centro Tecnológico do Pajeú - TEP, Mabel Nogueira e José Cláudio, representando a Agência de Fomento de Pernambuco - Agefepe.

Para o empresário do setor de calçados e diretor da CDL, Everaldo de Melo Lima, a Caravana da Inovação em Serra Talhada é uma oportunidade para identificar as oportunidades em inovação para a região do Pajeú. "Não dá mais para trabalhar sem tecnologia, seja no comércio ou na indústria. Precisamos usar todas as ferramentas necessárias", disse. 

Já o empresário Francisco Mourato, presidente do sindicato lojista de Serra Talhada, destaca que a iniciativa do Governo do Estado, em trazer a Caravana da Inovação para o Pajeú, vai possibilitar "fazer um raio-x da realidade da região no quesito inovação. Precisamos rever nossa estratégia e a única alternativa que temos é através da inovação", afirmou.

A Caravana da Inovação, que já esteve presente em Petrolina e Araripina, tem como principal objetivo colher as contribuições das diversas regiões do estado para formulação da Estratégia de Ciência, tecnologia e Inovação do Governo do Estado. 

No Workshop da Inovação, que acontece no período da tarde, as agências de fomento à pesquisa e inovação, apresentaram suas linhas de financiamento, entre elas a Fundação de Amparo à Ciência e Tecnologia de Pernambuco (Facepe), Agência de Fomento do Estado de Pernambuco (Agefepe), FIEPE, IEL e SEBRAE.

A Caravana da Inovação visitará, na próxima semana, os municípios de Garanhuns, na quinta, 25/8; e Caruaru, na sexta 26/8.  A consolidação de todo o processo de contribuições ao Plano Estadual de Ciência, tecnologia e Inovação será no Recife, no dia 02 de setembro, no auditório do ITEP. 

Iniciativa da Secretaria Estadual de Ciência, Tecnologia e Inovação (Secti), A Caravana conta com a parceria da Secretaria de Desenvolvimento Econômico do Estado, AD-Diper, FINEP, BID, SEBRAE, Fiepe, IEL, Facepe, Porto Digital e ITEP.

Paulo anuncia estruturação dos aeroportos de Serra Talhada e Garanhuns para receber voos da Azul

A ampliação da malha aérea estadual como instrumento para a aceleração do desenvolvimento regional. Foi com esse objetivo que o governador Paulo Câmara assegurou, nesta quinta-feira (18.08), a estruturação dos aeroportos de Garanhuns, no Agreste, e de Serra Talhada, no Sertão. Os equipamentos estão sendo preparados para receber novos voos da Azul Linhas Aéreas, a partir do Recife. O anúncio da futura ativação das novas conexões foi feito durante o batismo da aeronave da companhia com a inscrição "Pernambuco, Coração do Nordeste", no Aeroporto Internacional dos Guararapes/Gilberto Freire. Na oportunidade, o chefe do Executivo estadual ainda confirmou o início de uma nova operação que vai ligar Recife a Orlando, no Estados Unidos, a partir de dezembro deste ano.

"Garanhuns e Serra Talhada são uma realidade. Agora, nós temos uma tarefa de garantir a infraestrutura necessária para receber esses voos da Azul", destacou Paulo Câmara. O governador adiantou que serão investidos R$ 5 milhões para a adequação da pista de Serra Talhada às normas exigidas pela Infraero e que o projeto de recuperação do equipamento de Garanhuns está em fase de conclusão. "Estamos investindo para que as pessoas que moram nessas duas cidades tenham mais facilidade de se deslocar", pontuou, lembrando que o início dessa operação depende de uma série de procedimentos que precisarão ser realizados pela empresa privada. 
 
Com relação aos investimentos feitos pela companhia aérea no Estado, Paulo voltou a salientar a importância das parcerias com diferentes agentes públicos e privados para o crescimento. "Os desafios devem provocar a busca por novas oportunidades. E foi isso que nós fizemos aqui no Estado", assegurou Câmara. O chefe do Executivo estadual destacou a confiança da empresa na estabilidade econômica e administrativa do Estado. "A Azul está centralizando suas operações em Pernambuco, e nós temos que incentivar esse tipo de iniciativa", frisou.
 
A empresa Azul Linhas Áreas escolheu Pernambuco para se estabelecer. Além do anúncio das conexões com Garanhuns e Serra, a companhia implantou uma central que liga o Recife a 24 destinos dentro no Nordeste. O hub representa uma injeção anual de R$ 503 milhões na economia local. Para o presidente da companhia aérea, Antonoaldo Alves, a transparência do Estado foi fundamental para a consolidação do empreendimento e para os avanços no projeto local. "É gratificante trabalhar com um governo que cumpre o que faz. E nosso otimismo nos faz crescer. A gente acredita na conectividade", ponderou o executivo.
 
Para o voo que vai ligar Recife a Orlando, nos Estados Unidos, a Azul Linhas Aéreas destinou um Airbus 330-20. Um avião moderno e confortável, com capacidade para 250 pessoas. Esse voo terá uma frequência semanal, a partir da segunda quinzena de dezembro. Com essa conexão, a Azul passará a ter 25 destinos saindo da Capital. Desde o início da operação desse hub, a companhia aérea registrou um incremento de 50% no número de passageiros. 
 
PERNAMBUCO, CORAÇÃO DO NORDESTE - Além de celebrar o batismo do novo jato Embraer 195 adquirido pela companhia, a cerimônia desta quinta-feira consolidou mais uma parceria entre o Governo e Azul Linhas Aéreas. Trata-se do início de uma campanha criada para divulgar o Estado como destino turístico. Além de cravar o slogan "Pernambuco, Coração do Nordeste" na aeronave, o Estado realiza ações em dez cidades brasileiras. Para ampliar o alcance da campanha, um caminhão vai rodar o País capacitando profissionais do setor, promovendo rodadas de negócios e divulgando Pernambuco.
 
O secretário de Turismo, Esportes e Lazer, Felipe Carreras, afirmou que Pernambuco vai na contramão do resto do País, que registra uma queda no número de passageiros de avião. "O Estado está ampliando a sua conectividade, através dos últimos investimentos no setor, e segue se consolidando como um atrativo turístico", disse o auxiliar do governador Paulo Câmara. Também participaram da solenidade o secretário da Fazenda, Marcelo Barros; o secretário de Turismo, Esportes e Lazer do Recife, Camilo Simões; o gerente de aeroportos da Infraero, Leandro Magalhães; além de membros do trade turístico do Estado.

“Ministério Púbico não é feito de anjos”

* Por Silvio Costa
A ditadura militar de 1964 deixou sequelas até hoje não superadas pela sociedade brasileira. Familiares de mortos, vítimas que sobreviveram, presos, torturados, exilados e desaparecidos não enterraram esse passado. Uma página que não foi virada na história do Brasil. 
Cinquenta e dois anos depois, um novo golpe está para se materializar no país. Agora, não mais pelas armas, mas, pelo Parlamento. Um golpe parlamentar contra uma presidente legitimamente eleita por 54 milhões de brasileiros. Um golpe parlamentarista sobre o nosso presidencialismo.
Se em 64 a direita utilizou a força, em 2016 é a política menor que frauda a Constituição, utilizando-se de uma maioria forjada no Congresso exclusivamente para destituir uma presidente, ao manipular a Carta Magna para respaldar a interpretação inverídica sobre crime de responsabilidade. Uma interpretação espúria.
A presidente Dilma Rousseff vai ao Senado Federal, dia 29 deste mês, para se defender. O que tem feito desde a aceitação da farsa intitulada de pedido de impeachment pelo inominável Eduardo Cunha, um dos líderes do bando multidenunciado do PMDB.
 
Dilma dá mais uma prova da sua valentia e da sua inocência. Irá se expor - como presidente da República e como mulher - ao escracho, deboche e zombaria para os quais estão se preparando grande parte dos opositores e detentores do ódio.
Nada se provou contra a presidente. Dilma é inocente, não cometeu nenhum crime. Os senadores estão sendo cruéis, estão consolidando um golpe parlamentar contra Dilma e contra 54 milhões de votos. Os senadores irão tomar o mandato e tornar a presidente Dilma inelegível por oito anos.
O mais vergonhoso é que alguns desses senadores que executarão o golpe estiveram com a presidente em seu governo, eram ministros e são testemunhas de que ela nunca aceitaria uma conversa não-republicana. São traidores. Entrarão para a história como um Rubião e um Silvério dos Reis.
"Mais uma vez, as forças e os interesses contra o povo coordenaram-se novamente...", denunciou Getúlio Vargas, em 1954, em sua carta-testamento. "A história se repete, a primeira vez como tragédia e a segunda como farsa", interpretou Karl Marx no século 19.
É um grande golpe que está em seu curso final. Políticos que não venceram ou não se elegeram pelo voto, em 2014, juntam-se a outros que nunca chegariam ao poder pelo voto - porque não têm voto, como Michel Temer -, e mais a um punhado de outros que não tiveram seus desejos atendidos pelo governo.
O povo vai às ruas. Não vamos permitir o massacre final de uma mulher inocente. Não vamos deixar se consolidar esse golpe parlamentar contra a presidente Dilma. Não se pode tirar presidente da República do seu cargo em razão de crise econômica ou vindita política no Congresso.
Passaram um ano e meio boicotando a economia, conspirando contra o governo, obstruindo propostas de reforma e medidas para recuperar a economia, sem se importarem com os danos de seus gestos sobre o povo trabalhador e sobre a vida das empresas. Quatro meses depois do afastamento, os dados econômicos pioraram. E ainda querem se postar como salvadores da pátria.
São traidores. A história não os perdoará. Estarão nos livros como Rubião e Silvério dos Reis.
* Deputado federal

DETRAN-PE realiza ação no Dia do Ciclista

Em registro ao Dia Nacional do Ciclista, comemorado nesta sexta-feira, 19, a Secretaria Estadual das Cidades - SECID, por meio do Departamento Estadual de Trânsito de Pernambuco – DETRAN-PE irá realizar ações educativas em vários pontos do Recife, ambas desenvolvidas pela Coordenadoria de Educação para o Trânsito.

A primeira dela acontece ainda na sexta, onde será fixada uma “tag” comemorativa amarrada com fita de cetim em bicicletas estacionadas em bicicletários dos shoppings centers, universidades (UFPE e UFRPE), Parque da Jaqueira e na loja Ferreira Costa.

Já no domingo, 21, o DETRAN-PE estará com um espaço destinado a recepcionar os ciclistas na Avenida Rio Branco, próximo ao Marco Zero, das 09h às 12h. Nesse local, artistas educadores da Turma do Fom-Fom vão distribuir materiais educativos e também distribuir a “Tag” comemorativa.

“Essa é mais uma data que não poderíamos deixar de registrar. Nossas campanhas de educação acontecem em conjunto e envolvem motoristas, ciclistas e pedestres. Assim, poderemos ter mais forças e conseguir nosso maior objetivo, que é ter um trânsito mais seguro, coletivo e preventivo”, destacou Charles Ribeiro, diretor presidente do DETRAN-PE.  

TCE retira nomes de Prefeito e Ex-prefeito de Angelim da lista de ficha suja

Após reunir-se com conselheiros, conselheiros substitutos e procuradores de contas, o presidente do TCE, Carlos Porto, expôs na sessão do Pleno desta quarta-feira (17) o posicionamento oficial do TCE-PE sobre a decisão do Supremo Tribunal Federal, do último dia 10, segundo a qual a competência para julgar contas de gestão e de governo dos prefeitos é da respectiva Câmara Municipal e não do Tribunal de Contas. 
Da referida lista publicada anteriormente constavam os nomes do atual prefeito Marco Calado
bem como do ex Samuel Salgado.
Aqui veja todos os nomes excluidos das outras cidadeshttp://www.tce.pe.gov.br/internet/docs/tce/Lista.pdf

Sindicatos culparão Moro pelo desemprego recorde

247 – Assim que os Jogos Olímpicos do Rio de Janeiro chegarem ao fim, o juiz Sergio Moro dará sequência à Operação Lava Jato, preparando um de seus últimos capítulos: a eventual condenação do ex-presidente Luiz Inácio Lula da Silva como o "chefe do petrolão", que teria sido favorecido pelas empreiteiras com reformas num sítio e num imóvel no litoral paulista.
Para isso, terá que, antes, superar questionamentos feitos pelo ex-presidente no Brasil e no exterior sobre a competência de Moro para julgar fatos ocorridos fora de sua jurisdição. Embora tenha se declarado competente para decidir sobre eventuais benefícios concedidos a Lula em Atibaia (SP) e no Guarujá (SP), novos recursos podem retardar uma eventual condenação por parte do juiz paranaense.
No entanto, também depois das Olimpíadas, essa disputa irá além do campo jurídico. Diversos sindicatos pretendem encorpar um novo discurso: o de que Moro seria o principal responsável pelo desemprego recorde no Brasil, que, no mês passado, superou a barreira de 11,4% – antes da crise política, o País chegou a viver, com Dilma, o "pleno emprego", com uma taxa de 5,5%.
Esse movimento começou com os petroleiros, que acusam Moro de exterminar 1,5 milhão de empregos na economia, a partir do efeito em cadeia da crise nos setores naval, de petróleo e de construção pesada (leia aqui). Nos próximos dias, esse movimento será também encorpado por outras categorias, como a dos metalúrgicos.
A senha para esse discurso foi dada pelo próprio ex-presidente Lula, que disse que seria possível combater a corrupção sem quebrar as empresas. Desde o início da Lava Jato, grandes grupos de engenharia, como OAS, Alusa e Galvão Engenharia, entraram em recuperação judicial. Só a Odebrecht demitiu mais de 70 mil pessoas.

PSB de Angelim realiza 1º grande evento de campanha

    O candidato do PSB de Angelim realizará seu primeiro grande evento de campanha na rua.
Douglas Duarte e sua candidata a vice Rosa, realizará no próximo sábado na rua Dr José Mariano um comício à partir das 18 horas que contará com todos os candidatos a vereador de sua coligação formada pelo PSB, PT, PCdo B, PTB e PR.
Com o slogan "Unidos Somos Mais Fortes" Douglas espera dá uma forte largada visando conquistar o poder municipal.
Douglas Duarte se apresenta para a população como o novo nesta eleição.

Candidato da Situação inicia sua campanha

O Atual vice-prefeito Josemir Miranda e candidato do PSD a prefeito de Angelim e que tem como seu candidato a vice o Vereador do PMDB Geraldo Amorim, iniciou sua campanha a prefeitura de maneira ainda tímida, com visitas a correligionários, e tendo como companhia candidatos da sua coligação a vereadores.
O candidato do PSD que tem como lema " juntos Somos Mais" trabalha para manter o seu grupo político a frente do poder municipal.
Josemir que já foi prefeito e é o atual vice prega a continuidade da atual administração.

Dilma e Lula não tentaram obstruir Lava Jato

Jânio de Freitas - Folha de S.Paulo
O juiz Sergio Moro proclamou sua competência –no sentido de poder, direito– para julgar Lula e outros por obstrução à Justiça, em especial à sua Lava Jato, na pretendida e frustrada nomeação do ex-presidente para o ministério de Dilma. Ninguém duvida, Deus nos livre, da competência reconhecida ao jovem juiz para mandar prender, engaiolar pelo tempo que quiser, acusar do que queira, julgar, condenar, dar liberdade a criminosos delatores, seja quem for o seu alvo. Competência a que o Supremo Tribunal Federal se curva mais uma vez, autorizando o inquérito contra Lula e Dilma.
Já que seria fútil lembrar outros respeitos devidos, talvez se possa ao menos mencionar um respeito modesto e, ainda por cima, desvalorizado. É o respeito à palavra, a essa pecinha generosa da linguagem em que nos desentendemos.
Dilma e Lula não fizeram e não tentaram fazer obstrução à Justiça, nem sequer à Lava Jato. Obstruir, aplicada ao caso, seria obstar impedimentos, totais ou parciais, efêmeros ou definitivos, à efetivação de procedimentos judiciais. Mas ministros não desfrutam de imunidade. Por lei, bem entendido, que não faltam outros caminhos –estes, fora do alcance de Lula, Dilma e qualquer petista.
Se nomeado ministro, inquéritos e possíveis julgamentos de Lula não seriam evitados nem sustados em seu decorrer. Apenas subiriam de instância no Judiciário, passando a tramitar no Supremo Tribunal Federal. Não mais na mesa, nas gavetas e nas celas do juiz Sergio Moro em sua primeira instância.
Para cima ou, como no mensalão do PSDB mineiro, para baixo, a mudança de instância é um direito das defesas, muito comum. E procedimento previsto nas normas dos processos em geral. Atribuir obstrução a Dilma e Lula por ato que mudaria a instância de eventual processo é, para dizer o mínimo, alegação sem fundamento. Inverídica.
A menos que as palavras e seu sentido também já estejam na competência do juiz Sergio Moro

quarta-feira, 17 de agosto de 2016

Paulo batiza Aeronave personalizada em homenagem a Pernambuco

O governador Paulo Câmara participa, nesta quinta-feira (18.08), do batismo da aeronave da Azul Linhas Aéreas Brasileiras que recebe o nome Pernambuco é Azul. O tradicional batismo do jato Embraer 195 - matrícula PR-AYN - será feito sob jatos d’água. O avião conta com uma pintura especial – chamada de logojet – com a inscrição Pernambuco, Coração do Nordeste. A iniciativa da companhia faz parte dos investimentos no Estado, que tiveram início com o incremento de voos no Aeroporto Internacional dos Guararapes/Gilberto Freyre, ao longo do primeiro trimestre deste ano.

PT lança documento com defesa de Lula em 4 idiomas

O PT lançou um documento em quatro idiomas (português, inglês, espanhol e francês) defendendo o ex-presidente Luiz Inácio Lula da Silva das acusações contra ele na Justiça brasileira e afirmando que há uma "caçada judicial" do político no País. O documento reproduz o conteúdo de uma postagem divulgada pelo Instituto Lula no dia 20 de julho em seu site.
Segundo a assessoria de imprensa do PT, o partido bancou a impressão de 5 mil exemplares do documento, que tem oito páginas, e está enviando para alguns veículos de imprensa e parlamentares. A assessoria não informou os destinatários do que chamou de "cartilha". A íntegra também está na página do PT na internet.
A publicação faz acusações às investigações do Ministério Público e Polícia Federal e reitera que não foi encontrado "rigorosamente nada capaz de associar Lula aos desvios na Petrobras, investigados na Operação Lava Jato, ou a qualquer outra ilegalidade". Logo na abertura, o texto diz que adversários promovem um julgamento pela mídia, "na mais violenta difamação contra um homem público em toda a história do País".
Segundo o texto, foram violados os direitos à presunção da inocência, ao sigilo das comunicações telefônicas, à preservação de dados pessoais, ao direito de resposta, ao exercício de função pública e até "o direito de ir e vir", em referência à condução coercitiva de Lula no dia 4 de março.
A publicação cita o ministro Gilmar Mendes, o Procurador-Geral da República, Rodrigo Janot, e o juiz Sergio Moro nos apontamentos. "Agentes partidarizados do Estado, no Ministério Público, na Polícia Federal e no Poder Judiciário, mobilizaram-se com o objetivo de encontrar um crime - qualquer um - para acusar Lula e levá-lo aos tribunais", diz o texto.
Apresentando uma lista de inquéritos abertos na Justiça, o documento também traz quais foram as investidas de Lula com recursos e defesas na Justiça.
A publicação divide as principais acusações em tópicos e traz uma versão de defesa para cada caso: o apartamento no Guarujá, o sítio em Atibaia, as palestras do ex-presidente, as doações ao Instituto Lula e as alegações de obstrução da Justiça. Por fim, o documento termina trazendo um link com a íntegra do depoimento de Lula aos delegados e procuradores da Operação Lava Jato, quando houve a condução coercitiva do político até o aeroporto de Congonhas.(Do blog de magno martins)

Cachaça pernambucana vai para as olimpíadas

Os produtores de aguardente, cana e rapadura de Pernambuco vão apresentar até o próximo 21 de agosto, nas Olimpíadas Rio 2016, a cachaça produzida em nosso Estado. A ação ocorre na Casa da Alemanha, local em que, ao longo do evento olímpico, ocorrerão diversos eventos e recepções aos atletas alemães e turistas daquele país. A ação é fruto de uma parceria entre a Agência de Desenvolvimento Econômico de Pernambuco (AD Diper) e a Associação Pernambucana de Produtores de Aguardente, Cana e Rapadura (Apar).

“Com essa ação pretendemos divulgar a produção de cachaça pernambucana estimulando, ainda, a formação de parcerias para incrementar a comercialização do produto e apoiar o desenvolvimento desse segmento produtivo, colocando-o como um importante gerador de empregos, renda e riqueza para Pernambuco”, disse o diretor-presidente da AD Diper, Jenner Guimarães. Além dos atletas, a cachaça pernambucana será degustada por autoridades como o presidente da Alemanha, Joachim Gauck, o ministro das relações exteriores, Frank Walter, o governador do estado da Renânia do Norte-Westfalia e o prefeito de Düsseldorf, além dos patrocinadores e organizadores das ações nas Olimpíadas. Pernambuco será o único estado brasileiro a participar do evento com degustação de cachaça.

Atualmente, são produzidos cerca de 100 milhões de litros de cachaça ao ano por produtores formais em PE. A mão de obra direta ligada à produção de cachaça gera, por ano, cerca de 4 mil empregos em todo o Estado. “Estamos quebrando com o paradigma de que a cachaça é uma bebida discriminada e sem sofisticação. A cachaça é, atualmente, uma das bebidas destiladas mais consumidas no mundo e, no Brasil, Pernambuco ocupa o segundo lugar no ranking. A presença da cachaça pernambucana na Casa da Alemanha nas Olimpíadas será uma grande oportunidade de consolidar o produto produzido no estado, dentro e fora do país.”, afirma a presidente da Apar, Margareth Rezende.

Durante o evento, oito marcas estarão disponíveis para degustação do blend: Pitú, Carvalheira, Engenho Água Doce, Triunfo, Sanhaçu, Serra Nova e Quilombo. “O apoio ao ciclo produtivo da cachaça é de extrema importância, pois beneficia do grande ao pequeno produtor de cachaça. A bebida representa 78% do mercado de destilados em volume e tem mantido a quantidade de comercialização com a retração de apenas 3% diante da crise”, completou Guimarães.

Paulo anuncia a criação de uma Gerência Especial e do 1º Plano Estadual de Políticas para a Comunidade Indígena

Disposto a encontrar alternativas que minimizem os efeitos gerados por anos de desigualdade social, o governador Paulo Câmara determinou, nesta quarta-feira (17.08), a criação de uma Gerência Especial voltada às questões das comunidades indígenas em Pernambuco. O anúncio ocorreu durante encontro do chefe do Executivo estadual com representantes de 11 tribos pernambucanas, no Palácio do Campo das Princesas, no Recife. Na oportunidade, Paulo também assegurou a construção do primeiro Plano Estadual de Políticas para a Comunidade Indígena. As duas ferramentas ampliarão o diálogo e o número de ações voltadas ao segmento.

Vinculada à Secretaria de Desenvolvimento Social, Criança e Juventude, a Gerência Especial terá a função de dialogar com os demais setores do Governo de Pernambuco. O cargo será ocupado por um representante da comunidade indígena, e a estrutura dessa coordenação também será definida de acordo com as principais demandas auscultadas. A Secretaria Estadual de Educação já conta com uma superintendência para a educação indígena.

Com relação à implantação do primeiro Plano Estadual de Políticas Públicas para a Comunidade Indígena, o mecanismo funcionará como uma orientação para a atualização das prioridades e para a consolidação de propostas voltadas ao segmento, no âmbito da administração estadual. A sua elaboração se dará em parceria com os demandantes, com o objetivo de atacar as principais necessidades observadas pelos índios pernambucanos. 

O secretário de Desenvolvimento Social, Criança e Juventude, Isaltino Nascimento, destacou que a reunião desta quarta-feira contribuiu para o avanço da discussão sobre questões importantes para a população indígena do Estado. "As lideranças vão se reunir para elaboração das propostas, muitas experiências já apresentadas por eles devem ser aproveitadas", completou. Isaltino disse ainda que o melhor método para a elaboração do novo plano estadual também será apresentado pelo segmento. "Eles é que vão nos dizer qual é o melhor processo", pontuou.

EDUCAÇÃO - Na oportunidade, o secretário de Educação, Frederico Amâncio, ainda recebeu uma pauta de ações para a sua pasta. Alguns pontos abordados pelos integrantes da comissão tratam da contratação de professores, de auxiliares e a abertura de novas escolas no Estado. "São demandas que devem ser tratadas de forma detalhada. A gente vai solucionar, já nesse primeiro momento, as  mais emergenciais. Após esse entendimento, nós vamos avançar em novos pontos", garantiu. Frederico salientou que será necessário um diagnóstico detalhado da situação das unidades localizadas em comunidades indígenas. "O nosso canal de comunicação está 100% aberto. E nós vamos trabalhar para concluir cada reivindicação", afirmou o secretário.

A professora Sueli, representante do povo Pankararu Entre Serras, aprovou a postura do Governo de Pernambuco. "Eu penso que o governador conseguiu sistematizar uma forma de encaminhar essas questões. Foi uma reunião produtiva", ressaltou a professora, destacando a capacidade de ouvir de Paulo. "Acho que o diálogo constante é essencial para que essas sejam solucionadas",completou. 

Também participaram da reunião o secretário de Transportes, Sebastião Oliveira, o secretário de Agricultura, Nilton Mota, e o secretário-executivo da Casa Civil, Marcelo Canuto.

Premiados na OBMEP, estudantes recebem medalhas de prata e bronze na GRE do Agreste Meridional


40 estudantes do Agreste e Sertão receberam ontem (16) as medalhas de prata e bronze pelo desempenho na Olimpíada Brasileira de Matemática das Escolas Públicas (OBMEP), referente ao ano de 2015. A cerimônia, que aconteceu no auditório da Gerência Regional de Educação (GRE) do Agreste Meridional, premiou alunos dos municípios vinculados à instituição, assim como os que estão sob a jurisdição das GREs do Sertão do Moxotó (Arcoverde) e Sertão do Alto Pajeú (Afogados da Ingazeira).

Entre os estudantes premiados, foram entregues 31 medalhas de bronze. Neste grupo, estiveram alunos das redes municipais de Águas Belas, Caetés e Garanhuns. Da rede estadual, Marcelo Ferreira da Silva Oliveira, da Escola Mestra Beatriz, em Bom Conselho, recebeu o reconhecimento pelo desempenho na OBMEP pelo terceiro ano consecutivo e voltou para casa com a medalha de bronze. Pelo seu desempenho em anos anteriores, Marcelo é bolsista do Programa de Iniciação Científica Júnior da Unidade Acadêmica de Garanhuns da Universidade Federal Rural de Pernambuco (UAG-UFRPE), no qual amplia seus conhecimentos científicos em Matemática.

O Agreste Meridional teve, também, dois medalhistas de prata. João Victor Siqueira Plentz, do Instituto Federal de Pernambuco (IFPE) e Igor Barros Nonato, da Escola de Referência em Ensino Médio (EREM) Deolinda Amaral, de Lajedo, estiveram entre os 9 premiados nesta colocação. Os demais são dos municípios de Afogados da Ingazeira, Carnaíba e Quixaba. Além dos medalhistas, 34 estudantes de escolas estaduais do Agreste Meridional obtiveram Menções Honrosas na competição. 

A Olimpíada Brasileira de Matemática das Escolas Públicas (OBMEP) é uma realização do Instituto Nacional de Matemática Pura e Aplicada - IMPA - e tem como objetivo estimular o estudo da matemática e revelar talentos na área. Anualmente, as escolas estaduais do Agreste Meridional participam da competição como forma de estimular o estudo da Matemática e outras áreas afins.