sábado, 11 de março de 2017

Banco do Brasil vai reabrir agência em Palmeirina




O prefeito de Palmeirina, Marcelo Neves, esteve em Caruaru, nesta terça-feira (07) na sede da Superintendência Regional do Banco do Brasil, em uma reunião com o Superintendente de Varejo, Hugo Tailor Domingues, onde foi tratada a reabertura da agência bancária no município, que se encontra fechada há mais de dois anos.
"O município tem perdido muito com a agência fechada. As pessoas se deslocam para outros municípios, e lá deixam os recursos que poderiam estar circulando em nosso comércio, zona rural, e todos os segmentos econômicos locais, além da população ter o desconforto do deslocamento, inclusive idosos e doentes." - registrou no encontro o prefeito Marcelo Neves. 
O resultado da reunião foi comemorado, e o Banco do Brasil já estuda para breve, muito breve, a reabertura da agência, para satisfação da população. "Estaremos atuando como parceiros, pois queremos colocar Palmeirina novamente no caminho do desenvolvimento" - finalizou o prefeito Marcelo Neves. 




















Mudanças anunciadas na aplicação do exame atendem ao resultado da consulta pública


Instituto Nacional de Estudos e Pesquisas Educacionais Anísio Teixeira (Inep) anunciaram, na manhã desta quinta-feira, 9, em coletiva de imprensa, as mudanças previstas para a realização do Exame Nacional do Ensino Médio (Enem) 2017. As medidas são resultado do amplo debate do MEC com a sociedade, por meio da consulta pública promovida pelo Inep no começo deste ano.
O ministro da Educação, Mendonça Filho, destacou a importância do debate e das mudanças para o aprimoramento do exame. “Com essas medidas, nós estamos buscando um aperfeiçoamento operacional do exame e deixaremos prontas todas as adequações futuras pelas quais o Enem terá que passar em decorrência da Base Nacional Comum Curricular (BNCC), que nós esperamos que esteja pronta este ano”, destacou.
Já em relação à consulta pública, o ministro destacou a inciativa da gestão. “Foi uma atitude corajosa do MEC porque, uma vez feita a consulta, você tem que contemplar a opinião pública. E nós sentimos que ela está plenamente contemplada com as medidas que o ministério tomou.”
A presidente do Inep, Maria Inês Fini, revelou que um dos pontos fortes da mudança é o reforço na segurança do candidato e do resultado do Enem. “Agora, o participante vai se sentir extremamente confortável por poder realizar a prova identificada. Ele vai realizar a prova com o nome dele e o cartão de resposta também terá sua própria identificação. Isso aumenta muito a segurança de cada participante.”
Confira as mudanças:

Datas – A partir de agora, o Enem – que continuará sendo realizando em dois dias e no formato de provas impressas – passa a ser aplicado em dois domingos seguidos, e não mais em um único fim de semana. 
Redação ­– Também atendendo a milhares de solicitações, a redação passa a ser realizada no primeiro domingo, juntamente com as provas de linguagem, código e suas tecnologias e ciências humanas e suas tecnologias, com duração de 5 horas e 30 minutos. No segundo domingo serão realizadas as provas de matemática e ciências da natureza e suas tecnologias, com 4 horas e 30 minutos de duração. 
Certificação – O Enem deixa de certificar o ensino médio, o que volta a ser feito pelo Exame Nacional de Certificação de Jovens e Adultos (Encceja), que é o exame adequado para esse fim, em uma parceria com estados e municípios. 
Essas e outras mudanças, apresentadas na coletiva, são parte do resultado do amplo debate promovido pelo MEC, que promoveu uma Consulta Pública por meio do Inep entre 18 de janeiro e 17 de fevereiro deste ano. O resultado da consulta orientou parte dos avanços no exame que passam a valer já nesta edição, a ser realizada nos dias 5 e 12 de novembro de 2017. 
A portaria que regulamenta todas as mudanças será publicada em 24 de março. Até 10 de abril está prevista a publicação do Edital. As inscrições para o Enem 2017 serão de 8 a 19 de maio. 
Segurança – Os participantes receberão cadernos de questões personalizados (identificado com seu nome e número de inscrição), juntamente com os cartões de resposta encartados na prova, com seu nome e número de inscrição. Até 2016, os participantes recebiam o cartão de resposta separado da prova e faziam a identificação com a cor de sua prova. A novidade dos cadernos personalizados reforça a segurança dos quatro cadernos diferentes e identificados por cores. 
O Enem 2017 terá seu resultado divulgado em 19 de janeiro de 2018 e continuará oferecendo resultados por área de conhecimento, individual de cada participante e da base consolidada para uso nos programas governamentais Sistema de Seleção Unificada (Sisu), Financiamento Estudantil (Fies) e Universidade para Todos (ProUni), entre outros. Mas não haverá mais resultado do Enem por escola. O Sistema de Avaliação da Educação Básica (Saeb) do ensino médio passará a ser universal e não mais amostral para escolas públicas e privadas. Isso permitirá o cálculo do Índice de Desenvolvimento da Educação Básica (Ideb) por escola.
Atendimento – A aplicação em dois domingos soluciona a situação dos sabatistas, que acessavam o local de prova no mesmo horário dos demais, mas só começavam a responder as questões às 19h. Os participantes que guardam o sábado por questões religiosas, e representaram 76 mil inscrições em 2016, não ficarão mais submetidos ao confinamento de 5 horas. 
Outra mudança é em relação ao atendimento especializado. A solicitação de tempo adicional deverá ser feita no ato da inscrição e não mais na hora da prova. As pessoas com deficiência e que, por esse motivo, precisam de tempo extra, terão que inserir um documento comprobatório que motive a solicitação desse atendimento. 
Isenção – O Ministério da Educação seguirá concedendo a gratuidade para concluintes do ensino médio de escolas públicas e pessoas contempladas pela Lei 12.799/2013, que dispõe sobre a isenção de pagamento de taxas para inscrição em processos seletivos de ingresso nos cursos das instituições federais de educação superior. Passam a ser beneficiados os cadastrados no CadUnico junto ao Ministério de Desenvolvimento Social e Reforma Agrária. 
A comprovação, a partir do Enem 2017, será mais completa. O participante deverá informar, no ato da inscrição, seu número de Identificação Social (NIS). O sistema de inscrição permitirá busca automática. Em situação excepcional, o participante poderá declarar que atende às condições do decreto e da lei que permitem a gratuidade, mas se for verificado que a declaração é inverídica o candidato pode ser eliminado em qualquer etapa do processo. Até 2016, o benefício era concedido mediante autodeclaração e não havia nenhuma verificação da conformidade da informação. 
Na edição de 2016, com 8.627.195 inscritos, 1,1 milhão deles (13%) sequer acessou o cartão de confirmação de inscrição. Além disso, 2,5 milhões (30%) faltaram ao exame. A partir de 2017, o participante que obtiver a isenção do pagamento da taxa de inscrição e não comparecer para a realização das provas perderá o benefício da gratuidade para o Enem 2018, caso queira usá-lo. A não ser que justifique ausência por meio de atestado médico ou documento oficial que comprove a impossibilidade de comparecimento. Não haverá mais justificativa por autodeclaração. 
Em 2016, os pagantes representaram 23% (2 milhões) do total de inscritos e 77% dos inscritos não pagaram a taxa. Desses, 59% tiveram a carência deferida por comprovarem baixa renda e 18% por estudarem em escola pública.

Pernambuco será o primeiro Estado do País a levar nova rede de banda larga ao Interior


O governador Paulo Câmara e o ministro da Ciência, Tecnologia, Inovações e Comunicações, Gilberto Kassab, assinaram nesta quarta-feira (08.03) um Acordo de Cooperação Técnica para consolidar e expandir as redes digitais avançadas para Ensino e Pesquisa em Pernambuco. A parceria vai possibilitar, ao menor custo possível, levar banda larga de alta qualidade, de 1 a 10 Gigabytes, às instituições de ensino e pesquisa da Região Metropolitana do Recife e Interior do Estado, conectando-as à Rede Nacional de Ensino e Pesquisa (RNP).
“Pernambuco é o primeiro Estado da Federação a fazer essa parceria com o Ministério, mais uma vez sendo pioneiro nessa área de Ciência, Tecnologia e Inovação. É muito importante porque vai possibilitar a expansão da rede, chegando a cantos que precisam de comunicação, da agilidade da Internet”, avaliou Paulo Câmara.
Para o governador, o acordo assinado hoje permitirá uma melhoria expressiva na área educacional, de Ciência e Tecnologia e nos arranjos produtivos do Estado. “É uma grande parceria em favor do Brasil, em favor do futuro. O Ministério da Ciência, Tecnologia, Inovações e Comunicações dá um expressiva contribuição a Pernambuco, ao nos escolher como o primeiro Estado a implantar essa nova rede de banda larga”, disse Paulo Câmara.
Já a secretária estadual de Ciência, Tecnologia e Inovação, Lúcia Melo, afirmou que o acordo de cooperação técnica é fundamental, como projeto estratégico, é estruturante de um futuro sobre o qual as tecnologias da informação são dominantes.
“Trata-se de Pernambuco participar, num momento muito decisivo, desse projeto-piloto, que vai avançar nesse novo modelo do backbone (rede principal, a espinha dorsal’, pela qual passam todos os dados da Internet) da RNP, em parcerias com o setor privado, com o sistema elétrico, permitindo disseminar a banda larga em todo o interior do Estado de Pernambuco”, explicou Lúcia.
RNP – A RNP é uma Organização Social (OS) desde 2002, mantida pelo Ministério da Ciência, Tecnologia, Inovação e Comunicação (MCTIC), por meio de um Contrato de Gestão, em conjunto com os ministérios da Educação (MEC), Cultura (MinC), Saúde (MS) e Defesa (MD). Opera um backbone com pontos de presença (PoPs) nas 27 unidades da federação, formando a espinha dorsal da rede acadêmica nacional - a Rede IPÊ.
Em Pernambuco, a RNP é operada pela Secretaria de Ciência, Tecnologia e Inovação (Secti-PE), por meio do Instituto de Tecnologia de Pernambuco (ITEP) e atende várias instituições de ensino e pesquisa da RMR.
A parceria entre o Governo do Estado e o MCTIC permitirá, em convênios futuros com empresas do setor elétrico e entidades públicas, a expansão da RNP em Pernambuco, consolidando a Rede Pernambucana de Pesquisa e Ensino (RePEPE).
Por meio de uma rede digital óptica avançada, com velocidade de 1 a 10 Gb/s, integrada à RNP, a RePEPE pretende conectar diversas unidades de ensino e pesquisa de Pernambuco, beneficiando com banda larga de alta qualidade instituições como o Armazém da Criatividade, em Caruaru, centros tecnológicos, universidades e faculdades do interior do estado, com destaque para a interligação das Escolas Estaduais de Ensino através do Projeto Giga Léguas da Secretaria Estadual e Educação e Secti-PE
.

Padilha distribui a propina do PMDB e deu parte a Yunes, diz delator

247 – O melhor amigo de Michel Temer, José Yunes, não foi "mula" de Eliseu Padilha.
É isso que demonstra o depoimento do executivo José Carvalho Filho, executivo da Odebrecht, que depôs ao Tribunal Superior Eleitoral, no processo que pode cassar Temer.
Segundo Carvalho Filho, o ministro licenciado da Casa Civil, Eliseu Padilha, o orientou a distribuir os R$ 5 milhões da propina destinada ao PMDB – parte de um valor de R$ 10 milhões acertado no Palácio do Jaburu, num jantar com a presença de Michel Temer.
Desse montante, R$ 500 mil teriam sido destinados ao então deputado federal Eduardo Cunha (PMDB-RJ). Outros R$ 500 mil foram entregues no escritório de José Yunes. Ou seja: Yunes não foi "mula" de Padilha – e sim um dos beneficiários da propina ou "mula" de uma outra pessoa.
Padilha usou sua licença médica para não comentar o novo depoimento.

Paulo Rubem se filiará ao PSOL na próxima segunda


O ex-deputado Paulo Rubem confirmou nesta sexta-feira (10) que sua filiação ao Partido Socialismo e Liberdade (PSOL) ocorrerá no plenário da Câmara Municipal do Recife, na próxima segunda-feira (13), às 18h, com a presença das principais lideranças políticas da agremiação.
Confirmaram presença, entre outros, os deputados federais Chico Alencar (RJ), Ivan Valente (SP) e Edmilson Rodrigues (PA).
Na ocasião, Severino Alves assumirá a presidência do PSOL Recife, em substituição ao deputado estadual Edilson Silva.
“O Brasil vive uma grave crise e a militância político-partidária comprometida com as transformações sociais pela base é uma necessidade ética e fundamental para que vençamos o golpe e sua agenda ultraconservadora. Nesse contexto, Pernambuco se vê tomado pelo desgoverno do PSB e seus aliados, cada dia mais incapazes de promover segurança e justiça social para os pernambucanos”, disse o ex-deputado Paulo Rubem, que já passou pelo PT e o PDT e atualmente está sem partido.
Para ele, o PSOL tem demonstrado em sua história de mais de uma década uma posição de “coerência, capacidade de mobilização e compromisso com as causas essenciais da classe trabalhadora, dos direitos humanos e da juventude”.
“Por isso decidi estar com suas bases e sua militância para construirmos dias melhores para o povo de Pernambuco e uma nação soberana, livre e justa para os brasileiros de todas as regiões, do campo e da cidade”, acrescentou.

Foi Lula quem tirou transposição do papel

Disputa por paternidade tem a ver com dividendos políticos de obra
Blog do Kennedy
A briga pela paternidade da transposição das águas do rio São Francisco acontece porque essa obra tem sido muito bem recebida por populações carentes de regiões que sofrem há séculos com a seca. Todos os políticos querem ser o pai da criança.

Essa obra é imaginada desde o império, no século 19. Mas foi o então presidente Lula quem tirou a ideia do papel em 2007, dez anos atrás. A maior parte da transposição aconteceu na gestão Dilma. E, com baixa popularidade, o presidente Michel Temer está inaugurando os trechos finais.
Para Lula, que luta para ser candidato à Presidência em 2018, lembrar que deu início à obra é importante e incomoda o atual governo. Quando a água já tiver chegado às torneiras, daqui a alguns dias, o petista fará uma visita aos mesmos locais em que Temer esteve nesta sexta.

sexta-feira, 10 de março de 2017

Governador da Paraíba destacou na frente de Temer, papel de Lula\Dilma na transposição


O governador da Paraíba, Ricardo Coutinho, destacou o papel dos ex-presidentes Lula e Dilma Rousseff na realização da obra da transposição do rio São Francisco em cerimônia nesta sexta-feira 10, que teve a participação de Michel Temer.

Temer foi ao Estado para inaugurar a chegada das águas através do Eixo Leste do projeto. Ele foi recebido com protestos de 'Fora, Temer' no local.
Segundo Coutinho, do PSB, partido que integra a base do governo Temer no Congresso, Dilma pagou 70% das obras. Ele também lembrou que a transposição começou a sair do papel por iniciativa do governo Lula e foi ovacionado pelo público.
"Essa obra é o mais duro golpe no coronelismo do semiárido", disse o governador, para quem a transposição, que já leva água a pelo menos 33 mil paraibanos, "é para matar sede de quem tem sede, proteger os pequenos rebanhos e acabar com o colapso".

Lula: Moro sabe muito de propaganda política



Do Facebook do Presidente Lula:


Hoje, o juiz Sergio Moro acusou a defesa de Lula de fazer "propaganda política" durante audiência em Curitiba. Tudo porque os advogados do ex-presidente perguntaram às testemunhas se Lula agia em nome dos interesses do Brasil durante seu mandato. Mas as perguntas fazem todo sentido, afinal, o Ministério Público, usando sua grande habilidade em fazer Power Points, acusou o ex-presidente de se aproveitar do cargo para obter benefícios pessoais.

Mas talvez o mais curioso seja o fato de que uma acusação dessas tenha vindo de Moro. Afinal, o juiz parece ser muito entendido em se tratando "propaganda política". As imagens não deixam dúvidas.
A imagem pode conter: 2 pessoas, pessoas sorrindo, terno
Com a secretária de Estado de Mato Grosso, Adriana Vandoni (PSDB)
A imagem pode conter: 7 pessoas, pessoas em pé, casamento, multidão, terno e área interna
Com o governador de Mato Grosso, Pedro Taques (PSDB)
A imagem pode conter: 3 pessoas, pessoas sorrindo, pessoas em pé e terno
Com os tucanos paulistas João Dória e Fernando Capez
A imagem pode conter: 2 pessoas, pessoas sentadas, bebida e área interna
Com o senador mineiro Aécio Neves (PSDB)
A imagem pode conter: 3 pessoas, pessoas sentadas e texto
Com Aécio Neves (PSDB), Geraldo Alckmin (PSDB) e Michel Temes (PMDB)
A imagem pode conter: 2 pessoas, pessoas sorrindo, pessoas em pé e terno
Com o governador Pedro Taques (PSDB), de Mato Grosso
A imagem pode conter: 4 pessoas, pessoas em pé e terno
Com o deputado estadual paulista Fernando Capez (PSDB)
A imagem pode conter: 4 pessoas, pessoas sorrindo, terno
Com o diretor do jornal O Globo, Ascânio Seleme (dir)

Ato de apoio a Moro reúne multidão de 15 pessoas em Curitiba

 do Blog do Esmael:
Cerca de 15 pessoas pagaram mico na tarde desta quinta (9) numa manifestação pró-Sérgio Moro no centro de Curitiba.
Transeuntes e motoristas colocaram os “fascistas” para correr quando eles fecharam as esquinas das avenidas Marechal Deodoro e Marechal Floriano.
Por óbvio, a TV Globo e os jornalões da velha mídia não mostraram que Curitiba ‘deixou só’ o juiz Sérgio Moro.
Se a manifestação verde-amarela de ontem foi um fiasco, a mesma coisa não se pode dizer do protesto de quarta-feira, 8 de março, quando cinco mil mulheres marcharam pelas ruas da capital paranaense.
Os coxinhas vêm colecionando fiascos na “República de Curitiba”, pois no começo de fevereiro apenas 20 almas penadas saíram nas ruas em defesa do magistrado.
O diabo é que o fracasso da passeata de ontem, pró-Moro, ocorre bem nas vésperas do #OcupaCuritiba em que o juiz já sente o bafo na nuca dos apoiadores de Lula.

Trabalho sem justiça?


Bernardo Mello Franco - Folha de S.Paulo
O presidente da Câmara, Rodrigo Maia, costuma se dizer um político pró-mercado. Nesta semana, ele radicalizou. Defendeu a extinção da Justiça do Trabalho, sem explicar o que ficaria no lugar.
O deputado do DEM acusou os juízes da área de atuarem de forma "irresponsável". Ele alegou que decisões favoráveis aos trabalhadores teriam provocado a falência de bares e restaurantes no Rio de Janeiro.
"Foi quebrando todo mundo pela irresponsabilidade da Justiça brasileira, da Justiça do Trabalho, que não deveria nem existir", atacou.
A ofensiva não parou por aí. Maia culpou as leis trabalhistas pelo aumento do desemprego: "O excesso de regras no mercado de trabalho gerou 14 milhões de desempregados".
Não é preciso simpatizar com sindicalistas para perceber que o deputado exagerou. A velha CLT tem problemas, mas está longe de ser a maior culpada pelo desemprego.
As vagas sumiram porque o país entrou em colapso, com um tombo recorde de 9% no PIB desde 2014. Maia não concluiu a faculdade de economia, mas sabe que as causas da recessão foram outras, como a intensa crise fiscal no governo Dilma.
"A ideia de que as empresas estão em dificuldade por culpa da Justiça do Trabalho é uma mentira, uma bravata. A CLT era a mesma quando a economia brasileira estava crescendo", lembra o presidente da Associação dos Magistrados da Justiça do Trabalho, Germano Siqueira.
Ele afirma que os juízes podem errar, mas são necessários para arbitrar os conflitos entre capital e trabalho. "O Congresso também comete equívocos, e ninguém defende a sua extinção por causa disso", argumenta.
O ministro Marco Aurélio Mello, do STF, também discorda de Maia. Ele diz que a crise reforçou a importância da mediação entre patrões e empregados. "Temos um mercado desequilibrado, com excesso de oferta de mão de obra e escassez de vagas. Mais do que nunca, a Justiça do Trabalho é indispensável", sustenta.

quinta-feira, 9 de março de 2017

Divulgada a programação da festa de São José em Angelim "ano 101º"

Foi divulgado agora a pouco a grade de programação com as b atrações musicais que animarão a festa de São José Padroeiro da cidade de Angelim.
A grade divulgada pela prefeitura municipal é eclética com atrações para todos os gostos e idades.
A programação que se estenderá por 03 dias do dia 17 ao dia 19 contará com artistas consagrados como Almir Rouche que foi homenageado pela prefeitura do Recife no carnaval deste ano, além de Adilson Ramos e a famosa banda de forró Cavaleiros do forró.
Veja a progração:

Moro desrespeita a Constituição ao condenar Dirceu à prisão perpétua



O preso político José Dirceu foi condenado nesta quarta (8) à prisão perpétua pelo juiz Sérgio Moro, da Lava Jato, ao impor nova pena de 11 anos e três meses de reclusão em regime fechado por corrupção passiva e lavagem de dinheiro. Na prática, o magistrado rasga a Constituição Cidadão de 1988, como se verá logo abaixo.
O ex-ministro já havia sido condenado por Sérgio Moro a 20 anos e 10 meses de reclusão. Somadas, as penas chegam a 31 anos de prisão, um a mais do que o tempo máximo permitido pela legislação penal brasileira.
Moro violou o art. 5º, inciso XLVII, alínea "b" da Constituição que tem a seguinte dicção:
"Art. 5º (...)
XLVII – não haverá penas:
a) de morte, salvo em caso de guerra declarada, nos termos do art. 84, XIX;
b) de caráter perpétuo;"
O juiz também torceu o nariz para Código Penal que, em seu artigo 75, diz expressamente:
"o tempo de cumprimento das penas privativas de liberdade não pode ser superior a 30 anos. § 1º – Quando o agente for condenado a penas privativas de liberdade cuja soma seja superior a 30 anos, devem elas ser unificadas para atender ao limite máximo deste artigo".
José Dirceu completará 71 anos de idade no próximo dia 16 de março. Dificilmente ele viverá até 102 anos, portanto é possível afirmar que Sérgio Moro o condenou à pena "capital". Aliás é o primeiro preso político submetido à "sentença de morte" pelo Estado brasileiro.
No Brasil, o direito à vida contrapõe-se à pena de morte. Ela [a pena capital] só é admitida em caso de guerra externa declarada, prevista art. 84, XIX (art. 5º, XLVII, a).
Portanto, pela dignidade da pessoa humana, liberdade para José Dirceu já!
(Do blog do Smael Morais)

Prefeitura e Compesa realizam trabalho de troca de tubulação antiga na rua Miguel calado

Após muitos anos de transtornos causados a moradores da artéria pública, conhecida por rua da Câmara de Vereadores, Rua Miguel Calado, e ter passado por várias administrações municipais em Angelim, sem que o problema tivesse solução, foi necessário que o governo da mudança, administrado pelo prefeito Douglas Duarte, tomasse as providências na substituição de toda a tubulação antiga que sempre estourava, pequenos reparos eram feitos e vazamento d água voltava com frequência num abre e tapa buraco sem fim, causando mal estar em pedestres e a motoristas, sem falar na falta do precioso líquido constantemente.


Para realizar a obra,a prefeitura municipal através da Secretaria de Serviços Urbano, tendo a frente o secretário Adalberto Santos que numa grande operação de emergência mobilizou máquinas da prefeitura para a escavação e Compesa mobilizou técnicos que elaboraram todos os estudos para por fim ao problema além dos novos tubos para substituir aos antigos totalmente desgastados. 
Este foi um pleito do Prefeito Douglas Duarte junto ao presidente da Compesa Roberto Tavares, que se mostrou solícito em atender o pedido da Prefeitura Municipal.(Fonte e foto do Blog do Sr Cariri)

Governo Municipal realiza capacitação com Agentes de Saúde para a triagem do Tratamento de Glaucoma

O secretário Marcos Siqueira e agentes de saúde em capacitação

O governo municipal realizou por intermédio da Secretaria de Saúde de Angelim em parceria com a Oftalmo PE a primeira capacitação com Agentes de Saúde para a triagem do Tratamento de Glaucoma. 

Esta ação do governo do prefeito Douglas Duarte(PSB) em parceria com a Oftalmo PE, trará benefícios para a população angelinense que têm problemas de visão e que terão em breve o tratamento adequado para voltar a enxergar e ter uma melhor qualidade de vida.

A secretaria de Saúde sob o comando do secretário Marcos Siqueira esta a frente dos trabalhos com toda a sua equipe.

Em breve a Oftalmo PE estará em Angelim com uma equipe realizando consultas e exames com especialista nas pessoas que forem triadas com problemas de glaucoma feitos pelos agentes de saúde municipais que foram capacitados hoje.
As promessas feitas na campanha estão sendo cumpridas no governo.

Perdido no tempo



Presidente Michel Temer beija a mulher, Marcela, em cerimônia de comemoração ao Dia da Mulher
Bernardo Mello Franco - Folha de S.Paulo
Em mais um esforço para tentar melhorar a imagem presidencial, o governo organizou uma solenidade em homenagem ao Dia Internacional da Mulher. O palácio ficou cheio, mas a ideia se revelou um desastre. E desta vez não há como jogar a culpa no marqueteiro.
Diante de uma plateia majoritariamente feminina, Michel Temer cometeu deslizes em série. "Tenho absoluta convicção, até por formação familiar e por estar ao lado da Marcela, do quanto a mulher faz pela casa, do quanto faz pelo lar", disse.
"Na economia, também, a mulher tem uma grande participação. Ninguém mais é capaz de indicar os desajustes, por exemplo, de preços em supermercados", acrescentou.
O discurso constrangeu parlamentares e servidoras convidadas para a cerimônia. Nas redes sociais, a repercussão foi ainda pior.
A secretária de Políticas para as Mulheres, Fátima Pelaes, tentou defender o chefe. "O presidente Michel é muito mais do que palavras", disse. Fora dos microfones, aliados reconheceram a bola fora. Não foi a primeira neste campo.
Ao suceder a primeira presidente mulher, Temer montou um ministério só de homens, num retrocesso à era Geisel. Completou a obra ao rebaixar a Secretaria das Mulheres ao segundo escalão do governo.
Em outro trecho do discurso desta quarta (8), Temer reforçou a impressão de não ter entendido que estamos em 2017. Ele exaltou o fato de que as brasileiras passaram a votar. "A mulher representa, e representava no passado, 50% da população brasileira. E, sem embargo, o fato é que 50% estava excluído", disse.
O voto feminino foi instituído em 1932. Oitenta e cinco anos depois, a exclusão persiste de outras formas. Apesar de serem maioria no eleitorado, as mulheres não ocupam nem 12% das vagas no Congresso. No mercado de trabalho, a discriminação também continua. É o que mostram os dados oficiais sobre renda e emprego, que Temer deveria conhecer

Morre Marcos Freitas. O Mago da sétima arte

Morreu ontem, por volta das quinze horas, o professor e teatrólogo, Marcos Antônio Freitas, ou nosso amado Marcos Gago.

             Seu corpo seguirá, amanhã cedo para o IML de Caruaru de onde voltará para ser velado no Centro Cultural de Garanhuns em horário ainda a ser divulgado. Sua família agradece o apoio e carinho de todos que se fizeram presentes no Hospital Dom Moura durante a tarde e ainda permanecem no local.



“...E a Terra Chorou!!!''

    O teatro silenciou. A cortina se fechOU para  o artista em seu ultimo espetáculo...

           Em seus escritos, palavras de referência à morte e ao descanso eterno eram constantes. Sua gagueira nervosa era sua marca registrada e seu talento, único.

           Nunca, em sua jornada, o criador fez uma cria tão perfeita quanto o foi  e nem tão imensa como  sua paixão pelo teatro agigantada pelos  aplausos; Aplausos esses que o alimentava e realizava.

          Viver como um pássaro encantado levando a sétima arte para o povo foi sua grande inspiração...

       Seu último suspiro, certamente, foi imaginando como seria fazer um grande espetáculo lá no andar superior.

        Foi o maior de todos os mestres e incentivador de grandes estrelas que faziam o grupo de teatro do SESC em idos anos dourados.

            Fecharam a cortina e eu aplaudo, e aplaudo e não paro de aplaudir. Seu show, sua dedicação jamais serão esquecidos...

          Morre Marcos Freitas deixando o teatro em luto, a plateia chorando e as cortinas fechadas e o palhaço triste.

           No picadeiro da vida, apenas a saudade que ficará em nossas lembranças para sempre, como tatuagem de uma época dourada. E na tua partida, mestre amigo, A Terra chorou, e nós  choramos com ela...

Até um dia.
Do Jornal Sináculo

quarta-feira, 8 de março de 2017

Mensagem de parabéns do blog a todas as mulheres pelo seu dia


Câmara de Vereadores de Angelim aprova projeto que reajusta salários dos professores municipais

Com dados do Blog do Sr.Cariri


Na primeira sessão ordinária do ano, o prefeito de Angelim-PE, Douglas Duarte (PSB) Cumprindo mais um compromisso de sua campanha, enviou projeto de Lei ao Poder Legislativo, dispondo sobre aumento salarial para os professores da rede municipal de ensino.
O referido projeto tramitou pela comissão competente e noite de ontem foi colocado em discussão e aprovação pelos vereadores angelinenses em mais uma sessão ordinária, quando por unanimidade foi aprovado.
O aumento que foi fixado pelo Ministério da Educação garantindo o Piso Nacional do Magistério.
O reajuste concedido aos professores municipais no montante de 7,64 % garante aos profissionais em inicio de carreira um valor de R$ 2.298,00.
Esse percentual e valor foram calculados de acordo com a lei 11.738/2008, e também com base no que vem sendo aplicado desde que o piso do magistério foi instituído, ou seja, 2008.
Quando candidato Douglas Duarte (PSB) e Rosa Cavalcanti(PT) apregoavam que os profissionais da educação municipal seriam respeitados em seus direitos e que isso seria um dos diferenciais para que o Município alcança-se um melhor patamar no ranking educacional dentro do Estado.
Além de antecipar os salários deste mês Douglas garantiu aos profissionais que o próximo pagamento será feito já com a correção.
O prefeito ficou feliz com o resultado obtido na Câmara, o que foi feito justiça, e em pleno dia Internacional da Mulher, em especial as professoras, comemoram recebendo este reconhecimento.

Segue abaixo a tabela com os novos valores de vencimentos:

A força de Lula

DEIXA COMIGO.jpg
Artigo de Marcos Coimbra na Carta Capital:

O fato novo recente na política brasileira é um fato velho: a constatação de que Lula está bem nas pesquisas. Que é elevada sua liderança nas intenções de voto para as próximas eleições presidenciais e que ela se amplia.

Trata-se de um fato com certeza relevante, mas sem novidade. Faz tempo que é isso que as pesquisas revelam, como CartaCapital vem mostrando nos últimos meses. A tendência é visível até nos levantamentos encomendados pela mídia corporativa, ainda que os divulgue de maneira enviesada.
As intenções de voto em Lula mudaram no terceiro trimestre de 2016. Elas haviam caído entre abril e maio, depois de permanecerem estáveis ao longo de boa parte de 2015 e no início do ano. De setembro para a frente, subiram e continuam ascendentes.
É isso que indicam as pesquisas feitas por todos os institutos, como a mais recente, de responsabilidade do MDA para a CNT. Conduzida em fevereiro, ela identificou um crescimento de 5 pontos porcentuais para Lula, que o levou de 25%, em dezembro, para 30%.
O mesmo vê-se na série de pesquisas do Vox Populi, que mostra que, entre outubro e dezembro de 2016, Lula subiu de 34% para 37%, e do Datafolha, que aponta que, entre julho e dezembro, o petista foi de 22% para 25%.
As pesquisas concordam que Lula melhorou e na intensidade do processo. Discordam, no entanto, quanto ao tamanho de suas atuais intenções de voto, que variam significativamente entre os institutos. Há um aspecto técnico que, provavelmente, explica as diferenças: o lugar que as perguntas eleitorais ocupam no questionário. Alguns institutos as situam no começo, outros mais adiante.
Existe um consenso entre os especialistas de que elas devem estar no início quando a eleição se avizinha, para evitar que as respostas dos entrevistados sejam afetadas por perguntas potencialmente indutivas. Quando, porém, a eleição está distante, o inverso é recomendável.
Abordar uma pessoa na rua e forçá-la a dizer de chofre em quem votaria “se a eleição fosse hoje”, quando faltam mais de 20 meses para a hora da escolha, parece despropositado. O que isso faz é levar a maioria a responder “não sei”.
Por essa razão, o Vox Populi, na distância em que estamos da eleição presidencial, opta por começar o questionário com perguntas de contextualização: como o entrevistado percebe a situação do País, que expectativa tem a respeito de questões como inflação e desemprego, qual sua avaliação do governo federal, além de uma pergunta “aberta”, sem menção a qualquer nome, sobre “o melhor presidente que o Brasil já teve”.
Essa metodologia não afeta os resultados fundamentais, como se vê na semelhança entre os institutos. O que ela provoca é a redução da indecisão induzida presente em outras pesquisas, que decorre da intempestiva sujeição dos entrevistados a perguntas descontextualizadas.
Adotá-la não modifica o desempenho dos demais candidatos, mas faz com que Lula tenda a aparecer melhor. O que quer dizer que somente ele cresce quando a entrevista é contextualizada, ou seja, que, quando os entrevistados pensam um pouco mais na eleição, quem avança é Lula.
Em dezembro, em lista com Aécio Neves, ele tinha 37% no Vox Populi, 12 pontos a mais que no Datafolha, enquanto o tucano estava do mesmo tamanho nas duas pesquisas (11% e 13%, respectivamente).
Como se percebe pela linha do tempo, independentemente do tamanho que têm, as intenções de voto no ex-presidente aumentaram depois da derrubada de Dilma Rousseff. A deposição beneficiou-o, pois libertou sua imagem (e a de seu governo) da crise vivida por ela. Sem Dilma no poder, ele cresceu.
É claro que o fracasso administrativo e moral de Michel Temer o ajudou, assim como o desgaste dos adversários. As qualidades que a população enxerga em Lula, somadas aos defeitos dos outros, é que explicam seu favoritismo.
Não se pense que decorre da ignorância do cidadão comum a respeito das acusações que contra ele fazem os inimigos. Nessa mesma pesquisa em que alcança 37% quando enfrenta Aécio, 38% quando o nome é Alckmin e na qual obtém 43% e 45% no segundo turno contra eles (que têm idênticos 20%), o conhecimento de que foi indiciado pelos procuradores da Lava Jato chega a 96%.
É patético que o Brasil esteja a discutir se uma liderança como Lula poderá ou não ser candidato, a depender da decisão monocrática de um juiz. Seus superiores não ousam contrariá-lo, mas ele tudo faz para contrariar o desejo de dezenas de milhões de cidadãos. Fomos longe na subversão da democracia.

Danilo: PSB lutará pela aposentadoria das mulheres

Pela passagem do Dia Internacional da Mulher, na Câmara dos Deputados, Danilo Cabral (PSB-PE) criticou o estabelecimento de um critério único para a aposentadoria entre mulheres e homens, como está na proposta de Reforma da Previdência encaminhada pelo Governo Federal para o Congresso Nacional. Segundo ele, para condições diferentes de trabalho, devem ser adotadas condições diferentes de acesso às aposentadorias.

“A PEC da Reforma da Previdência trata de forma desigual a relação entre homens e mulheres na medida em que todos passarão a ter o mesmo critério de aposentadoria. Esse modelo não reconhece a desigualdade que temos nas relações de trabalho entre homens e mulheres”, afirmou Danilo Cabral. Ele destacou que as mulheres ainda encontram dificuldade no acesso ao mercado de trabalho, têm remuneração desigual e enfrentam uma carga maior de trabalho, com a jornada dupla.
O deputado destacou que a bancada do PSB na Câmara dos Deputados, composta por 34 integrantes, tem manifestado preocupação e luta para pela manutenção dos critérios atuais de aposentadoria. Hoje, as mulheres precisam contribuir por 30 anos ou terem 60 anos de idade contra os 35 anos de contribuição ou 65 de idade dos homens. O texto que está em discussão na Câmara dos Deputados estabelece um mínimo de 65 anos de idade e 25 anos de contribuição para ambos os sexos.


“O 8 de março é uma data que celebra as conquistas na luta das relações de gênero, mas também um dia de afirmação de luta. Ainda temos muito o que avançar, por isso, é importante darmos consequência à caminhada de luta das mulheres. E o debate da Reforma da Previdência diz respeito à questão da luta pela igualdade de gêneros”, frisou.

TSE: sem elementos para inelegibilidade de Dilma

Do blog de Magno Martins 
Ministros do TSE (Tribunal Superior Eleitoral) têm dado sinais de que os dados disponíveis até agora no processo que investiga abuso de poder pela chapa de Dilma Rousseff e Michel Temer, em 2014, não obrigam a corte a declarar a inelegibilidade da ex-presidente. Já a situação de Temer seria mais delicada. A informação é de Mônica Bergamo, na sua coluna da Folha de S.Paulo desta quarta-feira. E diz mas a colunista:
Por esse raciocínio, basta a comprovação da existência de caixa dois em uma campanha para o eleito ser cassado do mandato que ocupa. Como Dilma já foi afastada, só Temer poderia sofrer a pena. Daí a defesa que os apoiadores do presidente fazem de que as contas da campanha eram separadas e assim devem ser julgadas.
Já a condenação à inelegibilidade, que pode afetar Dilma, só poderia ocorrer caso se comprovasse que ela tinha conhecimento do caixa dois na época da campanha. Nenhum delator afirmou até agora que Dilma participou de tratativas de contribuições ilegais à campanha.
Essa tese, à qual o ministro Herman Benjamin, relator do processo, dá sinais de que pode se associar, não é unânime no tribunal.

terça-feira, 7 de março de 2017

Supremo rejeita recursos e mantém ação contra Bolsonaro por apologia ao estupro


Brasília – Por decisão unânime, os ministros da 1ª Turma do Supremo Tribunal (STF) rejeitaram recursos do deputado federal Jair Bolsonaro (PSC-RJ) nesta terça-feira, 7, e ratificaram a abertura de ação penal contra o parlamentar, que vai responder como réu pelos delitos de incitação ao crime de estupro e injúria, por ter declarado que "não estupraria a deputada federal Maria do Rosário (PT/RS) porque ela não mereceria".

No recurso, Bolsonaro afirmava que havia irregularidades na decisão e voltou a alegar que deveria ser reconhecida a incidência da prerrogativa constitucional da imunidade parlamentar, segundo a qual “os Deputados e Senadores são invioláveis, civil e penalmente, por quaisquer de suas opiniões, palavras e votos”. Argumentos rejeitados pelos ministro.

“O embargante visa, pela via imprópria, rediscutir os temas que já foram objeto de análise quando da apreciação da matéria defensiva no momento do recebimento da denúncia pela Primeira Turma”, disse o relator dos processos, Luiz Fux.

No julgamento das denúncias, os ministros já haviam afirmado que a imunidade parlamentar não deveria ser considerada. “Não acho que ninguém possa se escudar na imunidade para chamar alguém de negro safado ou de gay pervertido. A imunidade não permite essa violação à dignidade das pessoas”, disse o ministro Luís Roberto Barroso. O relator do caso, ministro Luiz Fux, afirmou que as declarações do deputado sobre Maria do Rosário são “reprováveis” e “geram indignação”.

Os fatos apontados pela PGR como crime datam de dezembro de 2014, quando o deputado, durante discurso no Plenário da Câmara dos Deputados, teria dito que a deputada “não merecia ser estuprada”. No dia seguinte, em entrevista ao jornal Zero Hora, Bolsonaro teria reafirmado as declarações, dizendo que Maria do Rosário “é muito feia, não faz meu gênero, jamais a estupraria”. Em junho de 2016, por maioria dos votos, a Primeira Turma recebeu denúncia contra o deputado Jair Bolsonaro por incitação ao crime de estupro.

Com a rejeição dos embargos declaratórios, serão convertidas em ação penal a denúncia oferecida no Inquérito 3932, de autoria da Procuradoria-Geral da República, referente à incitação ao crime de estupro, e a queixa-crime oferecida na Petição 5243, quanto ao crime de injúria, apresentada pela deputada federal Maria do Rosário (PT-RS).

“Marca desse Governo é a incapacidade de estabelecer diálogo com a sociedade”, afirma Danilo


Para o deputado federal Danilo Cabral (PSB-PE), a pauta mais sensível desta Legislatura no Congresso Nacional neste ano, a Reforma da Previdência, passa por um rito mais duro do que a da PEC do Teto dos Gastos. O parlamentar considera que há pouco espaço para o debate na Câmara e com a sociedade. “A marca desse Governo é a incapacidade de estabelecer o diálogo com a sociedade ”, afirmou durante o primeiro Prosa Política do PSB, realizado na noite desta segunda-feira (6).
Danilo Cabral disse que o Palácio do Planalto tenta acelerar ao máximo a tramitação da PEC 287/16, deixando pouca margem para discussões e melhorias na proposta. “Com a PEC do Teto dos Gastos, o prazo para apresentação de emendas se encerrou na semana da eleição de 2016, período em que o Congresso estava esvaziado. O Governo tentou fazer o mesmo com a Reforma da Previdência, com o prazo para emendas se encerrando no carnaval”, comparou o deputado.
Ele explicou que o prazo só foi estendido a partir de um acordo do presidente da Câmara, Rodrigo Maia (DEM-RJ), com os partidos para que não fossem abertas sessões na Casa. “Além disso, com a ação do Governo nos bastidores, os deputados estão enfrentando dificuldades para coletar as assinaturas necessárias para a apresentação de emendas”, acrescentou. Como a proposta pretende promover uma mudança na Constituição, cada a apresentação de emendas só é possível com a assinatura de 171 deputados.
“Sem falar que as cinco audiências públicas programadas para ocorrer nas regiões do País praticamente não surtirão efeito, porque ocorrerão após o prazo das emendas”, completou Danilo Cabral. O parlamentar ressalta que as contribuições da população, oriundas dessas audiências, só poderão ser aproveitadas na proposta se o relator fizer mudanças no texto. “Por isso, a mobilização da sociedade é fundamental para aperfeiçoar a reforma”, disse o deputado.
Para um público composto por militantes do PSB, Danilo Cabral também falou sobre a necessidade de a bancada do partido na Câmara, formada por 34 parlamentares, definir um conteúdo único de trabalho. “Mesmo os deputados próximos ao Governo têm manifestado preocupação com o texto”, comentou. A deputada federal Creuza Pereira (PSB-PE), também presente na reunião, falou sobre a repercussão das audiências públicas que promoveu sobre a Reforma no Sertão do Estado. “O texto tem perversidades e precisa ser combatido”, declarou.