sábado, 18 de janeiro de 2014

ProUni atinge recorde ao ultrapassar 1,2 mi de inscrições

Agência Brasil (Brasília) – A primeira edição de 2014 do Programa Universidade para Todos (ProUni), do Ministério da Educação (MEC), registrou 1.259.285 inscritos para concorrer a bolsas de estudos em instituições particulares de ensino superior. De acordo com o ministério, o número é o maior desde a criação do programa, em 2004. O recorde anterior havia acontecido em 2012, com 1.208.398 inscritos. Em 2013, o programa registrou 1.032.873 candidatos interessados.
O número de inscrições, superior ao de candidatos pelo fato de cada um poder fazer até duas opções de instituição e curso, chegou a 2.424.354. O balanço final foi divulgado hoje (18) pelo MEC. Na segunda-feira (20), o órgão disponibilizará o resultado da primeira chamada. No dia 3 de fevereiro, quem não foi contemplado terá nova chance de acesso às bolsas, em uma segunda chamada. Ambas serão publicadas no site do programa.
Candidatos que não forem contemplados em nenhuma das duas chamadas poderão ficar em uma lista de espera. Este ano, no entanto, houve mudança no procedimento para manter o nome na lista. Agora, o estudante que quiser ser incluído terá de manifestar interesse pela internet e, em seguida, nas datas previstas em edital, levar a documentação à instituição de ensino na qual pretende estudar.
Para o primeiro semestre de 2014, o ProUni oferece 191,6 mil bolsas, sendo 131.636 integrais e 59.989 parciais, em 25,9 mil cursos. Segundo o Ministério da Educação, a oferta cresceu 18% em relação ao primeiro semestre do ano passado.
Para concorrer à bolsa integral, o estudante deve comprovar renda familiar por pessoa de até um salário mínimo e meio. Para as bolsas parciais, a renda familiar deve ser de até três salários mínimos por pessoa. Professores da rede pública da educação básica estão dispensados da comprovação de renda, mas concorrem exclusivamente a bolsas para cursos de licenciatura. Eles também devem estar no exercício efetivo da função e fazer parte do quadro permanente das escolas.
Além disso, os concorrentes a bolsas parciais têm acesso ainda aos benefícios do Fundo de Financiamento Estudantil (Fies). O candidato pode custear os outros 50% da mensalidade, sem a necessidade de apresentação de fiador. Para isso, é necessário que a instituição para a qual foi selecionado tenha firmado termo de adesão ao Fies e ao Fundo de Garantia de Operações de Crédito Educativo (Fgeduc).

Ônibus da banda Aviões do Forró se envolve em acidente em Alagoas

Colisão foi com Honda Civic, na BR 243, em Delmiro Correia

Da FolhaPE
No final da manhã deste sábado (18), o ônibus da banda Aviões do Forró colidiu com um  Honda Civic, na rodovia BR 423, no km 101, em Delmiro Correia, em Alagoas. Segundo informações da Polícia Rodoviária Federal (PRF-AL), houve apenas danos materiais, sem pessoas feridas.
Ainda segundo o órgão, acredita-se que o acidente ocorreu apenas por falta de atenção, pois, não foram constatados sintomas de embriaguez ao volante.
Segundo informações do portal de notícias Alagoas na Net, a banda seguia para um show em Pernambuco, quando bateu na traseira de um Honda Civic. Em razão da batida, a banda teria oferecido um acordo, contudo, o proprietário do outro veículo não aceitou.

PT escolhe em consenso a Executiva Estadual

Foto: Guga Matos/JC Imagem
Foto: Guga Matos/JC Imagem
Após um dia marcado por diálogos, discussões e possíveis alianças, o diretório estadual do Partido dos Trabalhadores (PT) encerrou o encontro deste sábado de forma tranquila, como há muito tempo não se via. A almejada unidade no partido parece que, aos poucos, começou a se desenhar. O objetivo é evitar que a derrota nas urnas em 2012 se repita nas eleições deste ano. Liderada pela presidente da legenda, a deputada estadual Teresa Leitão, a reunião foi uma espécie de esboço das diretrizes que a sigla vai adotar nos próximos meses.
Os temas discutidos foram diversos, mas de resolutivo está, apenas, a certeza da união em torno do fortalecimento da candidatura da presidente Dilma Rousseff e a vitória da presidente no Estado.(blog do jamildo)

PSB diz a Alckmin que vai lançar candidato em SP

O governador de São Paulo, Geraldo Alckmin, recebeu um recado do PSB, nesta sexta-feira (17): o partido comandado pelo governador de Pernambuco e provável candidato a presidente da República, Eduardo Campos, não irá apoiar sua candidatura à reeleição em 2014 e ainda deve lançar candidato próprio no estado, segundo o portal BR247. A informação, de acordo com a publicação, chegou por meio de um aliado de Campos.
A decisão pode evidenciar a influência da ex-senadora Marina Silva (PSB-AC) dentro do partido, já que ela era contra subir no mesmo palanque de Alckmin nas eleições. Ela considerava o apoio do PSB ao governador tucano contraditório. Marina também defende que o partido tenha postulação própria em estados considerados prioritários pela legenda.
A publicação afirma que a escolha de um nome agora deverá abrir uma disputa interna no PSB. Quem deve entrar na disputa é o presidente do diretório paulista, deputado Márcio França.
A princípio, Marina defendeu o nome da deputada federal Luiz Erundina, que já descartou qualquer hipótese de candidatura. Também devem fazer parte da lista de preferência da ex-senadora o deputado Walter Feldman, da Rede Sustentabilidade, e o vereador do PPS Ricardo Young.(blog da folha)

Santa estréia na Copa do Nordeste com uma boa vitória

O Santa Cruz estréia na Copa do Nordeste em sua versão 2014, jogando em Caruaru, já que perdeu 3 mandos de campo por problemas da torcida no ano passado, o tricolor fez uma boa partida e venceu a boa equipe baiana do Vitória da Conquista da cidade de mesmo nome por 3 X 2.
Os gols pernambucanos foram marcados por Natan e Raul no primeiro tempo e Renan Fonseca no segundo tempo, enquanto Tatu de penalte e Catê marcaram para os baianos.

FICHA DA PARTIDA - SANTA CRUZ 3X2 VITÓRIA DA CONQUISTA

Santa Cruz: Tiago Cardoso, Oziel, Renan Fonseca, Éverton Sena e Tiago Costa, Sandro Manoel, Luciano Sorriso, Raul (Jefferson Maranhão), Natan e Renatinho (Memo); Caça-Rato (Pingo). Técnico: Vica.

Vitória da Conquista: Alex; Júnior Gaúcho, Éverton, Silvio e Thiaguinho (Paulo Vitor); Edmar (Catte), Ramires, Carlinhos e Rafael Granja; Tatu e Candinho (Moisés). Técnico: Evandro Guimarães.

Copa do Nordeste. Local: Luiz Lacerda, em Caruaru (PE). Árbitro: Leandro Oliveira (RN). Assistentes: Vinícius Lima e Alex da Silva (RN). Gols: Natan (SC) aos 2, Raul (SC) aos 24 e Tatu (VC) aos 35 minutos do primeiro tempo; Renan (SC) aos 25 e Catte (VC) aos 42 do segundo. Amarelos: Candinho (VC), Edmar (VC), Sílvio (VC) e Tiago Cardoso (SC).

Mensalão mineiro será julgado paralelo à campanha



RENATO RIELLA
 Como se previa, o julgamento do chamado Mensalão Mineiro vai acontecer no Supremo Tribunal Federal em paralelo à campanha eleitoral deste ano, podendo causar graves problemas ao candidato do PSDB à Presidência, senador Aécio Neves.

O ministro Luis Roberto Barroso, do STF, determinou que a
Procuradoria-Geral da República (PGR) apresente as alegações finais na Ação Penal 536. Esta é a última fase antes de o processo ficar pronto para julgamento.
Toda a parte de instrução do processo, como depoimentos de testemunhas de defesa e de acusação, foi concluída. A expectativa é que ação seja julgada pelo plenário da Corte neste ano.

São apurados supostos desvios de dinheiro público durante a campanha de reeleição do hoje deputado Eduardo Azeredo (PSDB-MG) ao governo de Minas Gerais, em 1998. Após as conclusões da procuradoria, o processo seguirá para as alegações finais da defesa.

De acordo com denúncia da PGR, aceita pelo Supremo em 2009, o
ex-governador é acusado dos crimes de peculato e lavagem de dinheiro. Segundo a procuradoria, o então candidato teria se beneficiado de recursos oriundos do suposto esquema que envolveu a empresa de publicidade SMP&B, de propriedade do publicitário Marcos Valério, condenado na Ação Penal 470, que comprometeu o PT.

Caciques apostam em herdeiros políticos



 Políticos tradicionais envolvidos em escândalos recentes trabalham para lançar os filhos na corrida eleitoral de olho na manutenção da hegemonia no controle dos palácios estaduais. Depois de passarem por um purgatório político, Jader Barbalho (PMDB-PA) e Renan Calheiros (PMDB-AL) têm preferido continuar no Legislativo — escaldados com uma possível rejeição eleitoral e os possíveis ataques devido ao histórico político.
A decisão da dupla é “investir” nos herdeiros, com imagem menos desgastada, Helder Barbalho e Renan Filho. Ambos devem ser candidatos aos governos do Pará e de Alagoas, em outubro.
Na dinastia Sarney, a aposta para manter a influência política da família será a eleição de Roseana Sarney (PMDB-MA) para o Senado. (Do Correio Braziliense)

Reforma ministerial é crime: Dá bom dia será crime para o PSDB?

247 – Depois de uma ação que pede a inelegibilidade da presidente Dilma Rousseff por oito anos, por propaganda antecipada, o PSDB decidiu agora entrar com uma representação no Tribunal Superior Eleitoral (TSE) que questiona o uso político da reforma ministerial do governo, que deve começar a ser colocada em prática ainda em janeiro.
Na interpretação dos tucanos, Dilma tem como objetivo, com a reforma, ampliar seu tempo na tevê durante sua campanha à reeleição. De acordo com o partido, beneficiar legendas como o PTB, o PSD e o Pros, hoje fora da base, com cargos na Esplanada dos Ministérios, se configuraria crime eleitoral, informa o jornalista Gerson Camarotti, do G1.
Segundo ele, os tucanos argumentarão que, numa eleição, as candidaturas precisam ter condições iguais. E que o PSDB não dispõe dos mesmos instrumentos do que Dilma para atrair novas alianças, aumentando assim o tempo de propaganda eleitoral gratuita. Os tucanos irão lembrar, ainda, que Dilma argumentou com o PMDB que não poderia dar mais cargos para o partido porque precisava incluir novas siglas em seu governo.
"Em qualquer período, o uso de cargos no primeiro escalão para ampliar a base governista consolida a prática do toma-lá-dá-cá", afirmou um cacique tucano ao Blog do Camarotti. Diante de tais argumentos, vale a pergunta: como o PSDB conquista maiorias nos estados em que governa? E ainda a lembrança de que, na semana passada, o governador de São Paulo, Geraldo Alckmin (PSDB), ofereceu a vice de sua chapa ao PSB para conseguir apoio à sua campanha.
Nessa semana, a ministra Helena Chagas, da Comunicação, reagiu à representação proposta pelo deputado Carlos Sampaio (PSDB-SP), que, em razão do pronunciamento de fim de ano da presidente Dilma Rousseff, propôs sua inelegibilidade até 2022. "Todos os presidentes convocam rede de TV para desejar um feliz Ano Novo aos brasileiros", disse ela. "Daqui a pouco, até dar bom dia ao porteiro vai virar crime".

JOAQUIM BARBOSA RECEBE DIÁRIAS DURANTE AS FÉRIAS NA EUROPA - R$ 14.142,60 PARA PROFERIR PALESTRA DE 30 MINUTOS



Mas não é ele o ARAUTO da moralidade ? O SUPER HERÓI que defende a honestidade e probidade ? Sendo assim não deve mesmo haver nada de ILEGAL em estar de férias, interromper EM DOIS OU TRÊS DIAS, por algumas horas apenas estas férias, viajar com passagem paga pelas Instituições que fizeram o convite, unindo o "ÚTIL AO AGRADÁVEL" (para ele) e ainda embolsar, digo, receber ONZE DIÁRIAS. Agenda de autoridade com participação em ATO OFICIAL tem de ser divulgada ANTECIPADAMENTE. Ninguém tem nada a ver com o local onde Barbosa passa suas férias, mas, se no meio delas ele assume como presidente do STF e recebe diárias por isso, aí, o povo brasileiro que paga o salário de Barbosa, e paga também as suas DIÁRIAS, tem de ser devidamente e previamente informado.(blog do saraiva)

Cartel: para Janot, há “forte indício” de propina

247 – Em sua primeira manifestação sobre o caso do cartel tucano em São Paulo, o procurador-geral da República, Rodrigo Janot, afirma acreditar que há "forte indício" de pagamento de propina da multinacional Siemens a agentes públicos que atuaram no Metrô e na CPTM durante governos do PSDB.
A declaração está em um ofício enviado por Janot ao ministro relator da ação no Supremo Tribunal Federal (STF), Marco Aurélio Mello, segundo a coluna Painel, da Folha de S.Paulo. De acordo com Janot, "há, sim, fortes indícios de existência do esquema de pagamento de propina da Siemens a agentes públicos vinculados ao Metrô de São Paulo".
O procurador-geral pediu ao STF acesso aos depoimentos sigilosos da investigação, que está sob segredo de Justiça, alegando que só poderia apresentar um parecer sobre o caso depois de lê-los. O ministro Marco Aurélio, que informou ter recebido os documentos da Justiça Federal de São Paulo em duas remessas, enviou a parte sigilosa a Janot no último dia 13.
Além da Siemens – que é ré confessa, admitindo ter participado de um cartel no setor de transporte após acordo de leniência – as denúncias apontam que outras empresas também participaram do esquema, como a Alstom. Em seu ofício, Janot também cita a companhia. Segundo ele, também há indícios de que as empresas Constech e Procint, ligadas ao lobista Arthur Teixeira, receberam mais de oito milhões da Siemens e da Alstom.
Janot menciona ainda o trecho de um depoimento sigiloso do ex-executivo da Siemens Everton Rheinheimer em que cita que "o repasse aos políticos seria de 5%, ficando o restante com os consultores". E diz que entrou no caso por causa da "suposta participação" de parlamentares.
A denúncia foi feita primeiramente à Justiça Federal de São Paulo, mas devido ao envolvimento de nomes de políticos, foi parar no STF. No último dia 8, o ministro Marco Aurélio Mello decidiu desmembrar a ação, julgando na corte suprema apenas os envolvidos que têm direito a foro privilegiado. Os citados no processo são Edson Aparecido (PSDB), Rodrigo Garcia (DEM) e José Aníbal (PSDB), secretários do governador Geraldo Alckmin (PSDB), os três deputados licenciados, e o deputado Arnaldo Jardim (PPS).

Garotinho: brigar com a Globo dá mais ibope que a paz

 Ao que tudo indica, Anthony Garotinho não seguirá os conselhos do publicitário Elsinho Mouco – responsável pelas suas inserções em rede nacional no ano passado, informa Lauro Jardim, na sua coluna da Veja. Diz ele que Elsinho, que não trabalhará com Garotinho em 2014, queria criar a imagem de um candidato ‘paz e amor’. Justamente o oposto do estilo adotado em seu blog, onde desce a borduna nos adversários.

''Pesquisas feitas pela agência LabPop, responsável pela sua campanha, revelam que é positiva a reação de internautas quando Garotinho critica a Globo. Com isso, além de atacar Sérgio Cabral, Lindbergh Farias e cia, Garotinho deverá fazer uma campanha batendo forte na empresa da família Marinho.''(blog do magno martins)

Doações para Genoino chegam a R$ 628 mil

A página na internet criada com o objetivo de receber doações para pagar a multa de R$ 667,5 mil imposta ao ex-deputado José Genoino (PT), condenado no processo do mensalão, arrecadou R$ 628 mil até esta sexta-feira (17). De acordo com a Folha de S. Paulo, a informação foi confirmada pelo coordenador do setorial jurídico do PT, Marco Aurélio Carvalho.
Ele afirmou que certamente o dinheiro necessário será arrecadado até a próxima segunda-feira (20), quando chega ao fim o prazo para pagar a multa.
No entanto, a defesa do ex-deputado pediu à Justiça para suspender o pagamento do valor enquanto o Judiciário não explicar como foi feita a atualização da quantia. A multa, inicialmente, havia sido fixada em R$ 468 mil.
Ainda segundo Carvalho, assim que o valor necessário for arrecadado, a conta será encerrada.

FGV vê sinais de melhoras na economia do País

Agência Brasil (São Paulo)- O Indicador Antecedente Composto da Economia (Iace) para o Brasil cresceu 0,9%, em dezembro, ao atingir 127,4 pontos, ante uma queda de 0,2% em novembro e variação positiva de 0,1% em outubro. O cálculo é feito em conjunto pelo Instituto Brasileiro de Economia (Ibre) da Fundação Getulio Vargas (FGV) e pela instituição independente norte-americana The Conference Board.
Cinco dos oito componentes influenciaram nesse resultado. Em nota, o economista da FGV Paulo Picchetti atribuiu essa evolução à projeção de maior dinamismo no mercado internacional. “O fortalecimento das expectativas nos setores de manufatura e serviços, associado à moderada melhoria da economia global, contribuíram para o avanço do Iace de dezembro”, disse o economista.
Para este primeiro semestre do ano, no entanto, a retomada do crescimento econômico ainda será pequena, conforme prevê Picchetti. Ele justificou que o mercado de ações tem apresentado crescimento lento. Além disso, observou que a demanda interna segue em ritmo moderado e com poucas chances de mudança no curto prazo, em razão do aperto monetário adotado como estratégia de controle inflacionário.
Para o economista do The Conference Board, Ataman Ozyildirim, o resultado do índice mostra que o pior momento da economia já está passando. ”Projetamos crescimento econômico estável e até um ligeiro avanço no início deste ano”, acrescentou.

Inelegível? Romário está fora sim, diz procurador

  A situação de Romário se complica cada vez mais perante a Justiça
Eleitoral. O procurador eleitoral do Rio de Janeiro, Maurício da Rocha
Ribeiro, é categórico quanto à situação do ex-jogador, que no momento não aparece filiado ao PSB:

- Pelo visto, ele está, sim, inelegível. Romário tinha que estar filiado ao partido um ano antes das eleições. Agora o PSB e Romário vão falar um monte de coisa, mas não adianta.(Lauro Jardim)

Desemprego no Nordeste chega a 10%; no Sul, 4,3%



 A taxa média de desemprego nacional de 7,4% no segundo trimestre de 2013 esconde fortes desigualdades regionais. O Nordeste ostenta uma taxa de dois dígitos, a 10%, enquanto o Sul tem apenas 4,3%. O desemprego chega a 7,2% no Sudeste, 8,3% no Norte e 6% no Centro-Oeste.
E essas diferenças vão muito além da taxa de desemprego. O percentual de pessoas em idade de trabalhar sem nenhuma instrução era de 9,4% no Brasil no segundo trimestre de 2013. Quando se olha por regiões, a taxa era de 16,7% no Nordeste, quase o triplo dos 5,8% de Sudeste e Sul. No Norte, o percentual era de 11,1%.  (De O GLOBO )

sexta-feira, 17 de janeiro de 2014

Quem deveria estar na Papuda é Joaquim Barbosa

MIGUEL DO ROSÁRIO
No tribunal da minha consciência, que é a instância judicial que mais valorizo, quem deveria estar na Papuda é Joaquim Barbosa. José Genoíno deveria estar em liberdade, trabalhando em prol da sociedade, para o bem do Brasil

(originalmente publicado no Cafezinho)
Acabo de ver a seguinte notícia no site do Estadão:
(…) Sete dias após sua criação, o site feito para obter doações ao ex-deputado José Genoino, condenado no processo do mensalão, já arrecadou, até a manhã desta quinta-feira, 16, mais de R$ 450 mil. As informações são do coordenador do Núcleo Jurídico do PT, Marco Aurélio Carvalho. O valor corresponde a mais de 67% do total da multa imposta ao petista pela, no valor de R$ 667,5 mil. O ex-presidente tem até o próximo dia 20 para pagar a multa.
A notícia tem vários significados. O principal deles nem é se Genoíno terá tempo de juntar o montante necessário para pagar a dívida em dia. Possivelmente, terá. Mas o principal é que há um número crescente de pessoas que acreditam na inocência de Genoíno e, por tabela, consideram que o Judiciário cometeu um erro gravíssimo ao condená-lo.
Essas pessoas estão dispostas a lutar pela verdade. Não ganham nada ao defender Genoíno ao não ser insultos. São ridicularizadas, insultadas, sabotadas. É cruel se posicionar na contramão de um linchamento midiático. É assim mesmo. É muito fácil defender uma pessoa que o senso comun defende. Tipo a Princesa Diana. Difícil mesmo é nadar contra a corrente.
Entretanto, há gente inclusive querendo se candidatar este ano a vaga de deputado federal tendo como bandeiras os erros do Supremo Tribunal Federal no julgamento da Ação Penal 470, e este novo conservadorismo midiático do judiciário. Eu mesmo conheço um quadro importante, de um partido grande, uma figura respeitada no meio jurídico, que vem levantando essas bandeiras e está disposto a levá-las à luta política.
Com a solidariedade de seus admiradores, eleitores, amigos, Genoíno vai conseguir pagar a sua multa. Mas a maior luta será limpar seu nome. A anulação da Ação Penal 470 será uma das batalhas políticas mais importantes da década, ou mesmo do século. Mais importante ainda porque não deverá contar com ajuda do governo, que é constrangido, pelas circunstâncias, a aceitar as decisões do Judiciário.
Os cidadãos, não. Numa democracia, os cidadãos são livres para contestar tudo, inclusive uma decisão judicial. São obrigados a cumpri-la, mas não são obrigados a se resignar ao que consideram injusto. A liberdade é um valor democrático que não se ajoelha diante de nenhum magistrado de capa preta. A própria ideia de justiça, enquanto uma utopia humana, não deve ser confundida com a justiça burocrática do Estado.
Pascal, em seus Pensamentos, nos lembra que “nada é tão falível como essas leis que reparam as faltas: quem lhes obedece, porque são justas, obedece à justiça que imagina, mas não à essência da lei, que está encerrada em si: é lei e nada mais”.
Ou seja, quando obedecemos a uma decisão judicial, sequer estamos nos curvando à lei em si, quanto mais à justiça; estamos tão somente nos submetendo a uma interpretação empírica e circunstancial da lei, feita por um magistrado propenso, como qualquer ser humano, ao erro. Nenhum juiz detêm a verdade sobre a lei, e nada é mais absurdo do que a pretensão napoleônica de alguns ministros do STF de acharem que detêm a verdade última sobre a Constituição.
Genoíno é inocente, e tem uma longa história de luta em prol da justiça social. Joaquim Barbosa não é inocente, e está escrevendo uma história de parceria espúria com os setores mais reacionários da sociedade.
No tribunal da minha consciência, que é a instância judicial que mais valorizo, quem deveria estar na Papuda é Joaquim Barbosa. José Genoíno deveria estar em liberdade, trabalhando em prol da sociedade, para o bem do Brasil.

Dirceu nega uso de celular

Brasília 247 O ex-ministro José Dirceu estuda entrar com um processo contra o jornal Folha de S.Paulo pela acusação de que Dirceu usou um telefone celular de dentro da penitenciária da Papuda, onde está preso, em Brasília, para conversar com o secretário da Indústria, Comércio e Mineração do governo da Bahia, James Correia. A denúncia foi publicada nesta sexta-feira 17 na coluna Painel.  
Segundo a Folha, Correia afirmou que teve um diálogo com o petista no último dia 6 pelo celular de um amigo em comum que visitava Dirceu na Papuda, onde a entrada do aparelho é proibida. Em nota, porém, tanto Dirceu quanto o secretário negaram o ocorrido. Correia esclareceu que conversava com um amigo, mas que o repórter de um jornal baiano que estava próximo a ele entendeu errado.
Leia abaixo a nota divulgada pelo advogado de Dirceu, José Luis de Oliveira Lima:
 
NOTA À IMPRENSA
Em resposta às notas publicadas pela coluna Painel, da Folha de S. Paulo, desta sexta-feira (17.01), o ex-ministro José Dirceu nega enfaticamente que tenha conversado por telefone celular na semana passada com James Correia, secretário da Indústria, Comércio e Mineração do governo da Bahia. Meu cliente afirma também que tampouco recebeu qualquer visita que tenha usado o telefone celular em sua presença no interior da Papuda, o que violaria as regras para visitas no presídio, e que estuda tomar medidas judiciais cabíveis para reparação da verdade no caso. José Luis Oliveira Lima

E a nota do secretário da Bahia, divulgada nesta tarde pela assessoria de imprensa:
 
NOTA OFICIAL
O secretário da Indústria, Comércio e Mineração da Bahia, James Correia, esclarece que não manteve nenhum contato telefônico, via celular, com o ex-ministro José Dirceu. No último dia 6 de janeiro, James estava em um evento público quando falou ao telefone com um amigo comum que iria visitar Dirceu. A confusão começou quando um repórter de um jornal baiano presenciou parte da ligação e entendeu, erroneamente, que a conversa era diretamente com o ex-chefe da Casa Civil. No dia seguinte, 7 de janeiro, James Correia já havia desmentido a conversa.
16.01.2014
Ascom/SICM - 71 3115-7816 
 
Denúncia será apurada
A Secretaria de Segurança Pública do Distrito Federal (SSP-DF) investigará a denúncia do uso de celular. De acordo com a assessoria de imprensa do Tribunal de Justiça do DF, quem visitou o presídio na manhã desta sexta e determinou a abertura da investigação foi o juiz Bruno Ribeiro, filho de Raimundo Ribeiro, ex-dirigente do PSDB no Distrito Federal.
Em nota, a SSP-DF disse que todas as informações veiculadas por meio da matéria da Folha "serão alvo de um processo administrativo disciplinar aberto na manhã de hoje". Segundo o texto, as investigações ocorrerão ao longo deste mês, com prazo de até 30 dias para ser concluído. O resultado das apurações será encaminhado para a Vara de Execuções Penais do Distrito Federal.
A secretaria informou, ainda, que se for comprovado que Dirceu conversou por telefone quando estava na prisão, o petista será punido. Porém, a pasta não disse que tipo de punição será aplicada ao ex-ministro.
O juiz Bruno Ribeiro foi nomeado pelo ministro-presidente do Supremo Tribunal Federal (STF), Joaquim Barbosa, em novembro passado, para assumir a Vara de Execuções Penais (VEP) no lugar de Ademar Silva Vasconcelos, acusado por Barbosa de ter sido benevolente com os condenados da Ação Penal 470. Outro motivo que ocasionou o impasse com o ministro foi o decreto da prisão do núcleo político sem a emissão das cartas de sentenças, o que levou a classe jurídica a manifestar repúdio a Barbosa (leia aqui).
À coluna Painel, James Correia, que é empresário na área de gás e petróleo, afirmou que Dirceu não foi privilegiado. "Ele é uma das pessoas mais vigiadas na questão de não ter regalias. Não houve nenhuma irregularidade", disse. "Em breve, ele poderá falar o dia inteiro ao telefone, porque estará trabalhando", acrescentou.

Miruna encara Barbosa: "Não fui para a Europa com dinheiro público"

Brasília 247 - A filha do deputado José Genoino, Miruna, decidiu confrontar o presidente do Supremo Tribunal Federal, Joaquim Barbosa, que está recebendo 11 diárias, no valor de R$ 14 mil, durante suas férias na Europa. "Eu não fui para a Europa com o dinheiro público, como o presidente do STF", disse ela, numa mensagem enviada a alguns jornalistas.
A revelação sobre as mordomias do presidente do Supremo Tribunal Federal foi feita pelo jornalista Felipe Recondo, do jornal Estado de S. Paulo (leia aqui), o mesmo jornal que, ontem, informou que José Genoino paga um aluguel de R$ 4 mil em Brasília, onde está em prisão domiciliar. O aluguel é fruto de uma decisão surreal de Joaquim Barbosa: ele determinou que Genoino cumpra sua prisão domiciliar fora de seu domicílio, em Brasília, e não em São Paulo. Daí a necessidade do aluguel.
Leia, abaixo, a íntegra do email de Miruna:
"Sim, alugamos uma casa em Brasília. Por quê? Porque meu pai está em prisão domiciliar FORA DE SEU DOMICÍLIO. Esse aluguel está sendo pago com muito sacrifício, entre eles, eu, meu marido e dois filhos nos mudarmos para a casa dos meus pais para podermos ajustar nossa vida financeira graças a essa injustiça que está acontecendo. Agora, eu não fui para a Europa com o dinheiro público, como o presidente do STF. Não. E ainda assim, o escândalo que a mídia quer criar é ESTARMOS PAGANDO PARA MEU PAI CUMPRIR PRISÃO DOMICILIAR FORA DE SEU DOMICÍLIO. Francamente…"
Recentemente, o chefe do Legislativo, Renan Calheiros, decidiu devolver gastos indevidos decorrentes do uso de um avião da FAB. Barbosa preferiu divulgar uma agenda com compromissos de pouca relevância para preservar suas diárias (leia aqui).
Nesse embate, quem tem maior força moral: Miruna Genoino ou Joaquim Barbosa?

Prefeitura atende solicitação de Vereador

A prefeitura Municipal de Garanhuns atendeu a solicitação do vereador
Audálio Ramos Filho (PSDC), feita através do requerimento Nº 086/13,
protocolado na Câmara Municipal no dia 25 de Fevereiro de 2013, que
sugeriu ao Governo Municipal a reforma e revitalização da Praça São
Sebastião, no bairro da Boa Vista.
 
Audálio Ramos Filho lembra a relevância dessa praça para o bairro da
Boa Vista e para Garanhuns, por sua posição geográfica privilegiada e
sua importância histórica a destacam como um ponto turístico da nossa
cidade, nela se encontra a Igreja de São Sebastião que sempre recebe
um grande público em suas atividades religiosas e sociais, ainda
pontos comerciais, além de dezenas de residências.
 

Governo do Estado anuncia investimentos para jovens agricultores

O governador Eduardo Campos participou, na tarde desta sexta-feira (17/01), do 3º Congresso Nacional da Juventude Camponesa. Durante o evento, o chefe do Executivo estadual assinou Ordem de Serviço para obras de irrigação, abastecimento de água e assistência técnica de cultivos orgânicos para o Sertão e Agreste. As intervenções fazem parte do Projeto de Desenvolvimento da Agricultura Familiar para Jovens Agricultores. Serão beneficiados os municípios de Iguaraci, Santa Terezinha, Tuparatema e São José do Egito, no Sertão do Pajeú; e Tupanatinga, Caetés e Garanhuns, no Agreste Meridional. Os investimentos são da ordem de R$ 707,6 mil. "Essa é mais uma ação em favor de quem vive no campo, da juventude, ajudando na recuperação desse duro período de estiagem e do futuro dessa região", destacou o governador.

Eduardo agradeceu a escolha de Pernambuco como sede do encontro e ressaltou que o futuro do Brasil passa pelo diálogo com a juventude de todas as regiões. "A construção de um futuro melhor não há de ser feita sem ouvir a juventude das periferias, os jovens do campo. Por isso, é muito bom ver jovens de todos os recantos do País reunidos aqui em Pernambuco, com um olhar para o futuro, querendo construir uma sociedade que possa falar de outros valores além do consumismo habitual. Valores como a educação, o respeito às diferenças”, afirmou o governador.

O 3º Congresso Nacional da Juventude Camponesa segue vai até o domingo (19/01), no Parque de Exposições do Cordeiro. Quase 1.500 jovens estiveram presentes, incluindo Índios de tribos pernambucanas e paraibanas. O evento foi organizado pela Pastoral da Juventude Rural, ligada à Igreja Católica.

Vereadores de Caruaru presos por corrupção ganham direito de retornar ao trabalho

O desembargador Fausto Campos determinou, nesta sexta-feira (17), que os dez vereadores de Caruaru, presos por corrupção, retornem imediatamente ao exercício dos cargos, suspendendo a medida cautelar do Juízo da 4ª Vara Criminal de Caruaru que afastou temporariamente os parlamentares dos cargos na Câmara do município.
O desembargador se recusou a conceder entrevista à imprensa.
Os advogados dos vereadores entraram no dia 10 deste mês com um mandado de segurança com pedido de liminar para tentar fazer com que os parlamentares voltassem a exercer as funções, das quais foram afastadas pelo juiz da Vara da Fazenda Pública, José Fernando, por 180 dias. A defesa também apresentou um pedido de habeas corpus em favor do parlamentar Evandro Silva (PMDB), cuja prisão preventiva foi decretada esta semana sob a acusação de ameaçar testemunhas.(blog do jamildo)

STF pede que Janot libere acusação do mensalão tucano



 O ministro Luís Roberto Barroso, relator do mensalão tucano no Supremo Tribunal Federal, determinou que o procurador-geral Rodrigo Janot envie no prazo de 15 dias sua peça final de acusação.
A defesa terá outros 15 dias para se manifestar, e Barroso poderá escrever seu voto sobre o caso. Em seguida o processo irá para o revisor, Celso de Mello, e poderá ir à pauta ainda neste semestre.
No processo, o deputado Eduardo Azeredo (PSDB-MG) é acusado de peculato e lavagem de dinheiro. Ele nega.(Da Folha de S.Paulo)

Diretor é demitido após confirmar propina em SP

: 247-Benedito Dantas Chiaradia, que passou pelo comando de várias estatais dos governos tucanos em São Paulo, foi exonerado da direção no Departamento de Águas e Energia Elétrica (DAEE) . Em depoimento à Polícia Federal, ele confirmou a existência de esquema de pagamento de propina a agentes públicos no cartel de trem e metrô montado em governos tucanos desde Mario Covas (1998)
Segundo o (leia aqui)  Estado de S. Paulo, ele afirma ter ouvido relatos do pagamento de propina para o hoje conselheiro do Tribunal de Contas do Estado Robson Marinho, chefe da Casa Civil do governo Mário Covas nos anos 1990, e para servidores da CPTM e do Metrô.
Relatos de Chiaradia confirma depoimento do ex-diretor da empresa alemã Siemens Everton Rheinheimer, que cita pagamento de propina a três atuais secretários do governador Geraldo Alckmin (PSDB): Edson Aparecido (PSDB), Rodrigo Garcia (DEM) e José Aníbal (PSDB)  

Acordo PT-PTB: voluntário, não imposição, diz Armando



DO DIARIO DE PERNAMBUCO
 Apesar da preferência das principais lideranças nacionais do PT por uma composição do partido com o PTB do senador Armando Monteiro já no primeiro turno da disputa pela sucessão estadual, o petebista não pretende costurar a aliança por cima. Segundo Armando, ele quer “construir uma solução que ao final possa propiciar o engajamento voluntário e não uma imposição”.

A observação do petebista ocorre na mesma semana em que o presidente nacional do PT, Rui Falcão, manifestou o desejo de que a sigla se alie ao PTB ainda no primeiro turno para enfrentar o candidato que terá o apoio do governador Eduardo Campos (PSB). O recado foi dado ao deputado federal João Paulo e repete o discurso já manifestado pelo ex-presidente Lula e pela presidente Dilma Rousseff, que tenta a reeleição.

As posições nacionais deixaram o senador empolgado com a disputa. Apesar disso, ele é cauteloso ao tratar do assunto. “Tem que ser fruto de um convencimento. Aí os companheiros aqui de Pernambuco, em última instância, precisam decidir. Eu tenho mantido contato em todas as instâncias com as lideranças do partido e confio muito que ao final nós vamos construir esse entendimento”, disse Armando.

Por que Barbosa não segue o exemplo de Renan?

247 – Quando o presidente do Congresso, Renan Calheiros, voou em uma aeronave da FAB com objetivos que não tinham relação com sua atividade parlamentar – um tratamento de implante capilar –, o pedido de desculpas dele pelo erro se deu na forma da devolução, no final do ano passado, da quantia de R$ 27.390,25 aos cofres da União.
Na ocasião do voo, em 18 de dezembro, a ida a Recife, partindo de Brasília, não constava na agenda de Renan. Nos registros da FAB, a viagem foi justificada como "serviço". A assessoria de imprensa do Senado informou, então, que caso a Força Aérea Brasileira considerasse o uso do jato irregular, o senador arcaria com os gastos correspondentes, com base em cálculo feito pela própria FAB. Foi o que ocorreu.
Na quarta-feira 15, uma denúncia do jornalista Felipe Recondo, de O Estado de S.Paulo, envolvendo o presidente do Supremo Tribunal Federal, Joaquim Barbosa, ressaltou a diferença de comportamento entre dois chefes de poderes da República.
Para viajar à Europa em seu período de férias, Barbosa terá 11 diárias pagas pelo STF, que somam R$ 14.142,60. Flagrado, nem se desculpou muito menos fez menção de ressarcir os cofres públicos. Apenas divulgou sua agenda, três dias depois, com compromissos que parecem ter sido montados para justificar as diárias obtidas nas férias (leia mais aqui).
A assessoria de imprensa do Supremo sustenta que Barbosa terá compromissos oficiais, com duas palestras em Paris e em Londres, e encontros com ministros europeus entre os dias das apresentações – marcadas para 24 e 29 de janeiro. Nos outros dias, foram divulgados compromissos de menor relevância, como, por exemplo, a visita a uma biblioteca.
No caso de Renan, o não registro de um compromisso em sua agenda oficial levou todos os principais jornais e portais de notícias brasileiros a apontarem a irregularidade. A verba foi devolvida.
No tour europeu de Barbosa, a falta de transparência, antes, e a persistência no erro, agora, merecem um espaço incomparavelmente menor na mídia tradicional. Mas a atitude de buscar recursos públicos em plenas férias não combina em nada com a pose de paladino da ética que o presidente do STF, potencial presidenciável, gosta de ostentar.

Delúbio autorizado a trabalhar na CUT por R$ 4,5 mil

  A Vara de Execuções Penais do Distrito Federal autorizou na noite desta quinta-feira (16) que o ex-tesoureiro do PT Delúbio Soares trabalhe durante o dia. No pedido de emprego encaminhado à Justiça em 28 de novembro, Delúbio informou que trabalhará na assessoria da direção nacional da CUT, em Brasília. A entidade ofereceu a ele um salário de R$4,5 mil.

Preso no Complexo Penitenciário da Papuda, em Brasília, ele cumpre pena de seis anos e oito meses de prisão em regime semiaberto. Para trabalhar, ele será transferido para o Centro de Progressão Penitenciária, que fica em outra região da capital.

A VEP também determinou que Delúbio pague a multa que recebeu no processo, de R$ 466,8 mil. Assim que receber a intimação, ele terá dez dias para quitar a dívida. (Da Folha de S.Paulo)


Daniel Coelho não descarta candidatura ao governo do Estado

Foto: reprodução
Foto: reprodução
A repercussão da disputa entre o PSDB e o PSB/Rede, em São Paulo, pode resvalar na sucessão estadual em Pernambuco. Apesar da recente aliança firmada entre as legendas, a nível estadual, os tucanos não descartam uma possível candidatura ao governo do Estado. Na coluna desta quinta-feira (16), de Cláudio Humberto, o jornalista afirma que o PSDB ameaça retaliar Eduardo Campos caso o PSB/Rede lance candidato ao governo de São Paulo. Como resposta, o partido lançaria o deputado estadual Daniel Coelho ao governo do Estado. Procurado pelo Blog, o tucano não descartou a possibilidade e afirmou que a definição se dará “mais à frente”.
O deputado estadual Daniel Coelho (PSDB), que assumiu uma postura independente desde a aproximação entre as legendas, é o mais cotado para a tarefa. Com boa votação para prefeito e opositor declarado de Campos, o tucano é o mais indicado, caso o partido queira lançar candidatura própria.
“Não há nada descartado no partido. Mas não estou me articulando para isso, meu foco está na candidatura para deputado federal”, explicou o deputado. Segundo Daniel Coelho, ele conversou com o presidente nacional do PSDB, o senador Aécio Neves, e com o presidente estadual da sigla, Sérgio Guerra, e  eles definiram que a decisão será tomada de forma conjunta.
“Existem variáveis nacionais e locais que vão definir a escolha”, disse Coelho. A indicação do governador Eduardo Campos à sucessão estadual também vai nortear a decisão. As convenções do partido estão planejadas para março.(do blog de jamildo)

'Minha candidatura está consolidada', diz Kassab

  O ex-prefeito de São Paulo e presidente do PSD, Gilberto Kassab, admitiu nesta quinta-feira ao site de VEJA que será candidato ao governo paulista nas eleições de outubro. Kassab afirmou que pretende montar uma chapa pura, com a ex-vice-prefeita da capital, Alda Marco Antonio, como sua candidata a vice.
"Terminamos a fase de consulta e o partido decidiu ter candidato próprio, com a Alda na vice, o Meirelles ao Senado e o [Ricardo] Pattah como suplente [de senador]. Entendo que, se a vontade é essa, a [minha] candidatura está consolidada", disse Kassab. Segundo ele, o anúncio só não foi formalizado ainda em respeito à legislação eleitoral. "Só não formalizamos por questões jurídicas, para não ter problema."  (Veja)

quinta-feira, 16 de janeiro de 2014

Artigo de opinião :Energia solar e a falta de interesse do poder público


                          Heitor Scalambrini Costa é professor da Universidade Federal de Pernambuco.

Nesse ano que passou havia muita esperança de que a energia solar fotovoltaica de uso residencial pudesse deslanchar no Brasil, após a edição da Resolução Normativa (RN) no 482/2011, da Agencia Nacional de Energia Elétrica (ANEEL). Eu mesmo cheguei a escrever um artigo, em 19/12/2012, intitulado “A hora e a vez da geração distribuída”.
Ledo engano. Em 2013, segundo o estudo “Os brasileiros diante da microgeração de energia renovável”, realizado pelo Greenpeace, em parceria com a Market Analysis, os resultados decorrentes da Resolução foram pífios. De onde se conclui que a RN 482, que deveria reduzir as barreiras e estimular a instalação de geração distribuída de pequeno porte conectada à rede elétrica, principalmente nas residências, se tornou um grande fiasco.
Ainda segundo o estudo citado, somente 131 sistemas domiciliares de geração fotovoltaica foram instalados em todo o Brasil. Foi em São Paulo onde se concentrou o maior numero de instalações, 22; vindo a seguir o Ceará, com 14. Em Pernambuco, apenas 4 instalações foram realizadas.
Esses números são irrisórios diante das possibilidades que o país possui, principalmente devido à alta incidência de radiação solar em praticamente todo o seu território. Em contraste, a Alemanha, líder no mercado global de geração de energia solar, em 2012, contava com cerca de 1,5 milhão de produtores individuais de energia, a partir de painéis solares fotovoltaicos.
Então, se temos Sol em abundância porque não aproveitá-lo mais para gerar eletricidade?
Identificamos como a causa principal a falta de interesse dos gestores da área energética em relação a esta importante fonte de energia. Em países que hoje utilizam consideravelmente o potencial solar, o Estado teve uma participação fundamental, alavancando a cadeia produtiva fotovoltaica. Os incentivos foram para os dois extremos da cadeia: para quem produz os equipamentos e para quem os compra. Quer reduzindo impostos, dando subsídios, criando linhas de crédito, informando a população acerca dos benefícios, quer comprando grandes quantidades para instalar em equipamentos públicos (escolas, hospitais, escritórios dos órgãos públicos, etc.). Estas ações resultaram no desenvolvimento do mercado, e na consequente redução dos preços, tornando os equipamentos mais acessíveis.
Outros aspectos interessantes apontados pelo estudo do Greenpeace/Market Analysis foram o baixo nível de conhecimento que a população possui sobre a Resolução da ANEEL (75% dos entrevistados não sabem nada ou pouco sabem). Mesmo com o desconhecimento, 90% dos entrevistados mostraram interesse em saber mais e, caso houvesse linhas de crédito com juros baixos, optariam por produzir sua própria energia, adotando os sistemas fotovoltaicos em suas residências. Fica claro, portanto, que o governo federal e as distribuidoras responsáveis pelas instalações nada fizeram para divulgar a Resolução e as enormes possibilidades que tem a energia solar em nosso país.
Sem dúvida a eletrificação de residências com sistemas fotovoltaicos tem se mostrado como uma opção tecnológica de grande importância em vários países do mundo, com programas federais e locais que incentivam e oferecem condições financeiras adequadas para que tais sistemas contribuam efetivamente para a diversificação da matriz elétrica.
No Brasil, estamos distantes de aproveitar nosso enorme potencial, principalmente na região nordeste, onde ao longo do ano o Sol brilha por mais de 3 mil horas. Verificam-se atualmente iniciativas pontuais de geração centralizada de energia fotovoltaica, como as instalações nas recém construídas arenas para a Copa de 2014, e a experiência bem sucedida do governo de Pernambuco, que realizou um leilão exclusivo para esta fonte energética e selecionou 6 projetos, totalizando 122,8 MWh de potencia instalada, a um preço médio de R$ 228,00/MWh. No entanto, estes são projetos de geração industrial e não de micro geração descentralizada.
Resumindo: no Brasil, a contribuição da eletricidade solar na matriz elétrica é desprezível, pois a falta de interesse do governo federal dificulta uma maior disseminação dessa tecnologia – madura e promissora. Entendemos ser completamente sem cabimento a falta de apoio à eletricidade solar. E a justificativa de ela ser mais cara esbarra com a experiência mundial que mostra ser o apoio do Estado necessário para desenvolver o mercado.

Enquanto Barbosa passeia, 60 cruzes marcam arbítrio

247 - Na noite de ontem, foi pregada mais uma cruz diante do Supremo Tribunal Federal. É a de número 60 e simboliza os dois meses de prisão dos réus da Ação Penal 470. O protesto silencioso é também um grito diante das ilegalidades cometidas na execução das penas. Entre elas, o encarceramento em regime fechado de réus condenados ao semiaberto e o show aéreo feito para transferir a Brasília presos que deveriam ter sido mantidos em seus estados. Afora isso, é também um protesto contra o critério político adotado no caso – réus não petistas já foram autorizados a trabalhar e Roberto Jefferson continua livre, leve e solto.
Abaixo, o texto postado sobre o protesto das 60 cruzes pelo Movimento Solidariedade e Justiça:
Por Movimento Solidariedade e Justiça
Há dois meses o Brasil assistiu a mais um perigoso passo de ameaça ao Estado Democrático de Direito, numa série de violações que se somam desde o início do julgamento da Ação Penal 470 e reforçam o caráter de um Judiciário pop star.
Na tarde de 15 de novembro de 2013, o presidente do Supremo Tribunal Federal, Joaquim Barbosa, mandou prender 11 réus sem expedir cartas de sentença e com claro objetivo de transformar as prisões em um show midiático em pleno feriado da República. Na manhã seguinte, com flashs ao vivo pelas TVs, todos foram transferidos até Brasília em um desfile aéreo com avião da Polícia Federal, tudo custeado com dinheiro público, onde passaram a cumprir pena em regime fechado – mesmo aqueles condenados ao semiaberto. A espetacularização fere o inciso VIII do artigo 41 da Lei de Execução Penal, que estabelece como direito dos presos “proteção contra qualquer forma de sensacionalismo”.
As violações aos artigos 40 e 41 da LEP são inúmeras e foram apontadas pelos mais renomados juristas e advogados brasileiros em artigos e entrevistas e também causam desconforto até mesmo entre ministros do próprio Supremo Tribunal Federal. Sem qualquer justificativa, Joaquim Barbosa também mandou substituir o juíz de execução penal responsável pelo caso no Distrito Federal e que ousou criticar o açodamento das prisões.
Dois meses depois, o quadro é ainda mais grave: vê-se uma indisfarçável política de dois pesos e duas medidas. Dos réus que foram presos no feriado da República com direito a cumprir pena no semiaberto, todos – com exceção de Genoino – ainda aguardam a transição de regime. No entanto,  os ex-deputados Pedro Henry e Romeu Queiroz que foram presos em meados de dezembro, também com direito ao semiaberto, já foram autorizados a trabalhar. Qual a razão para tamanho descompasso?
O açodamento e série de violações nas prisões desencadeou um movimento na sociedade civil cobrando correção da Justiça e denunciando o efeito nocivo do episódio para a democracia brasileira. O “Manifesto de Repúdio às Prisões Ilegais” lançado no dia 19 de novembro com mais de 150 assinaturas de juristas, intelectuais, artistas, lideranças políticas e sindicais, já recebeu a adesão de quase 10 mil pessoas na internet. O texto encerra em sinal de alerta: “Não escrevemos em nome dos réus, mas de uma significativa parcela da sociedade que está perplexa com a exploração midiática das prisões e temem não só pelo destino dos réus, mas também pelo futuro do Estado Democrático de Direito no Brasil.”
Corajosos e conscientes, um grupo de jovens montou o acampamento Trincheira da Resistência em frente ao presídio da Papuda em sinal de solidariedade e em protesto contra as prisões. Nestes sessenta dias, permanecem em vigília, acampados, agora na porta do Supremo Tribunal Federal, de onde só sairão após a reparação dos erros cometidos. São guerreiros que entendem com perfeição o Brasil de hoje. Simbolicamente, ficam à porta do STF uma cruz para cada dia de prisão ilegal na Papuda. São 60 dias e 60 cruzes. No balanço de dois meses, uma questão segue sem resposta: até quando seguirá o silêncio – e as injustiças – mesmo diante de tamanha manifestação pública de juristas, intelectuais, políticos e jovens que estão em vigília em defesa da democracia? A sociedade e todos os acampados em frente ao Supremo esperam uma resposta.

Silvio Costa rebate lider do Governo

O debate a respeito da sucessão estadual começa a se acirrar entre as principais correntes que irão para a disputa no próximo ano.
O deputado Federal do PTB que tem como pré-candidato o Senador Armando Monteiro emitiu uma nota onde rebate o Deputado socialista e líder do governo na Assembleia.
Segue a nota assinada por Silvio Costa:
Resposta do deputado federal Silvio Costa às declarações do deputado estadual Waldemar Borges.
1) Na verdade, não entendi por que o deputado Waldemar Borges ficou tão incomodado. Todo mundo sabe que o PSB não quer escolher o melhor para Pernambuco, quer escolher o mais obediente;
2) Realmente o senador Armando Monteiro não concorda com este projeto de partido único que estão querendo criar em Pernambuco, por meio do qual, a toda hora, tenta-se abafar o contraditório, na maioria da vezes, usando de todo tipo de tática política;
3) O projeto que o senador representa é de um Pernambuco altivo, que respeita a pluralidade de opiniões do nosso povo;
4) O senador continua no mesmo lugar, junto com o ex-presidente Lula e com a presidente Dilma, porque, como bom pernambucano, só se curva para agradecer e o senador é muito grato a ambos por tudo o que fizeram e estão fazendo pelo nosso Estado;
5) Por isso, incomoda tanto a possibilidade de o ex-presidente Lula e da presidente Dilma apoiarem a candidatura do senador Armando Monteiro ao governo de Pernambuco.
Silvio Costa
Deputado federal

Boa notícia. Empetur comemora 5 milhões de visitantes, enquanto concorrentes perderam turistas

Fernando de Noronha PE
O presidente da Empresa de Turismo de Pernambuco, Andre Correia, comemorou, em balanço no ano 2013 e as ações previstas para 2014, o fato de Pernambuco ter recebido em 2013 mais de cinco milhões de visitantes.
“Os resultados refletem o trabalho realizado na estruturação e promoção turística efetuado pela Empetur”.
Em 2013, segundo a Infraero, o Estado apresentou um crescimento de 3,5% no desembarque de passageiros nacionais e internacionais.
O aumento é mais significativo quando comparado aos demais destinos da Região Nordeste, que registraram queda na movimentação, como Salvador (-11,80%), Fortaleza (-1,76%) e Natal (-14,27%).(blog do jamildo)

MST afirma que governo do Estado descumpriu acordo e expulsou famílias de área na Mata Sul

Cerca de 160 famílias de trabalhadores rurais do Movimento Sem Terra (MST) foram despejados do Engenho Brasileiro, em Água Preta, na Mata Sul do Estado, na última terça-feira (14). As famílias estavam na área desde 2011.

O Engenho Brasileiro pertence a Lucí Tenório de Castro e Gabriel Ribeiro de Castro. Segundo o MST, Pernambuco vivencia o retrocesso no processo de reforma agrária.
De acordo com o Movimento, o governador-presidenciável, Eduardo Campos (PSB), firmou um acordo com o MST e outros movimentos sociais do campo em 2013, quando disse que iria desapropriar aproximadamente 40 áreas, incluindo Engenhos, que fossem consideradas áreas de conflito agrário. “Até então, o acordo foi descumprido por parte do governador”, afiram as famílias.

Para efetuar o despejo foram acionadas quatro viaturas da Polícia Militar e um micro-ônibus com policiais armados.
A dirigente estadual do MST, Vilma Silva, contou que os policiais não esperaram a constatação do acordo firmado pelo governador, por meio de ligação telefônica, para efetuar o despejo.

O MST defende que antes da ocupação o engenho só produzia cana-de-açúcar, mas hoje existem lavouras cultivadas pelos trabalhadores. Existem aproximadamente 40 hectares de terras cultivadas.(blog do jamildo)

Dilma anuncia investimento de R$ 1 bilhão no semiárido


A presidente Dilma Rousseff (PT) disse nesta quinta-feira (16), em sua conta pessoal no Twitter, que o Governo Federal vai investir R$ 1 bilhão no acesso à água na região do semiárido e prometeu cumprir a meta estabelecida para a entrega de cisternas. "Investiremos R$ 1 bi no acesso à água na região do semiárido", escreveu a petista.

De acordo com a presidente, o programa de cisternas é um "enfrentamento direto dos efeitos da seca". "Com as cisternas, a chuva é armazenada em um reservatório capaz de garantir água para atender uma família de 5 pessoas em um período de estiagem de aproximadamente 8 meses", afirmou.

Dilma disse ainda que o governo entregou 88 mil cisternas em 2011, 150 mil em 2012 e 238 mil em 2013. "Esta evolução me dá a segurança que vamos chegar a 269 mil cisternas, cumprindo a meta do governo", pontuou.
Exame.

O candidato de Eduardo é Tadeu


Este blogueiro sempre afirmou que o candidato do governador Eduardo Campos seria  o secretário da Casa Civil, Tadeu Alencar.
O blog de Magno Martins informa que a partir de hoje, ao voltar dos Estados Unidos, o governador vai fazer todo um jogo de cena, conversando com João Lyra, Sérgio Guerra e Jarbas Vasconcelos sobre as alternativas de candidatos, mas já está tudo decidido.
Todos serão levados a aceitar a vontade de Eduardo, segundo diversas fontes palacianas ouvidas pelo blog. Mas a escolha é esta, mesmo todos sabendo que existem as mais duras e contundentes resistências ao nome de Tadeu.
A resistência é, sobretudo, dos eduardistas históricos que acham que Tadeu representa um extremo risco para as eleições. Argumentam que devem surgir duras acusações contra ele. 
Alguns dizem que em Pernambuco Eduardo está conseguindo a façanha de unir os seus opositores e desunir seus apoiadores, sobretudo afastando os que historicamente sempre estiveram com ele nos momentos mais difíceis.

Doações para ajudar Genoino chegam a quase 60%

A página na internet criada por familiares e amigos do ex-deputado José Genoino (PT) com o objetivo de receber doações para pagar a multa de R$ 667,5 mil imposta por sua participação no esquema do mensalão arrecadou R$ 398.762,94 até essa quarta-feira (15).
Seis dias após a publicação da página, a quantia arrecadada equivale a 59,7% do valor total da multa. Genoino foi condenado a 6 anos e 11 meses de prisão por corrupção ativa e formação de quadrilha, além de multa de R$ 667,5 mil.
O valor devido pelo petista deve ser pago até a próxima segunda-feira (20). Se Genoino descumprir o prazo, o débito será inscrito no cadastro da Dívida Ativa da União, de acordo com a decisão da Vara de Execuções Penais do Distrito Federal, e a União passa a cobrar a dívida judicialmente.
Quem quiser doar, pode contribuir com qualquer quantia. Após o depósito, deve enviar à família do petista um e-mail com nome completo, RG, CPF e cópia do comprovante de depósito.
Na última sexta-feira (10), o presidente nacional do PT, Rui Falcão, conclamou a militância do partido a contribuir com doações para ajudar Genoino.

Lider do Governo:Armando não tem projeto político

O líder do Governo na Assembleia Legislativa, Waldemar Borges (PSB), rebateu as declarações do deputado federal Silvio Costa (PSC) de que a disputa no PSB pela indicação para disputar o Governo do Estado tem como base a lealdade ao governador Eduardo Campos (PSB) e não qual é o melhor projeto para o Estado. Em resposta, o socialista afirmou que a postulação do senador Armando Monteiro Neto (PTB), defendida pelo social-cristão, é uma candidatura que “há dez anos está à procura de um projeto”. O deputado estadual rechaçou ainda a provocação de Silvio de que o escolhido de Campos irá “despachar em Dois Irmãos”, referindo-se ao bairro onde reside o chefe do Executivo.
“Nós temos projeto com várias possibilidades de candidaturas a altura, e ele (Silvio) está dentro do contexto de uma candidatura que há mais de dez anos procura um projeto. Ele é muito rápido para apontar o dedo para os outros, mas lento para apontar o dedo para o próprio umbigo”, disparou Borges. O socialista ainda provocou que Armando Monteiro Neto tentou se colocar como candidato de Eduardo, inclusive, “em Dois Irmãos”.
Waldemar Borges avaliou que encontra incoerência no projeto petebista, justamente por ter tentado se viabilizar na Frente Popular, porém acabou se tornando uma candidatura de oposição ao projeto de Eduardo Campos junto com o PT. Outra incoerência apontada pelo deputado é a parceria com o PT, pois os petebistas romperam com a gestão do então prefeito recifense João da Costa, em 2011, e foi o então presidente nacional da legenda, Roberto Jefferson, que denunciou o caso do mensalão, pondo o Governo Lula na berlinda. O líder governista considera que a “incoerência” da aliança deve ser o motivo de o senador ter “empacado” nas pesquisas de intenção de votos.
“Essa nova tentativa de procura de projeto está enfrentando dificuldades porque todos sabem que o partido dele (Armando Neto) deixou o PT na última gestão dos petistas no Recife, logo no primeiro minuto do começo do jogo. E, no plano nacional, todo mundo sabe que, na hora em que as coisas começaram a apertar, quem ficou do lado de Lula e quem não ficou. É difícil, nesse contexto, ele se apresentar como porta voz do petismo. Talvez por isso a candidatura esteja a tantos meses colocada e empacada nas pesquisas”, disparou.(blog da folha)

A arte de tapar o sol com a peneira

Por Jamille Coelho
Da coluna Folha Econômica
Não bastasse a polêmica em torno da construção do Centro Integrado de Ressocialização (CIR) em Itaquitinga, – com investimento de R$ 350 milhões -, que teve início em 2009 e que desde 2012 está com as obras paradas e sem uma empresa contratada para erguê-lo, o Governo do Estado anunciou ontem, no Diário Oficial, que irá construir mais sete presídios em Araçoiaba. Com aporte de R$ 112 milhões, a ideia é transferir o excedente de detentos das unidades do Curado, do Cotel e do presídio de Igarassu. O que não adiantará muito, já que 853 presos continuarão sem acomodação adequada. Assim como Itaquitinga não dará conta dos prisioneiros de Itamaracá, pois 874 continuarão superlotando os presídios do Estado. Outra questão que merece reflexão é: por que a Mata Norte, em especial duas das cidades com maiores problemas de infraestrutura, foi a escolhida para acolher os fora da lei? Até onde se sabe, a população não foi ouvida para opinar sobre o que acha de sua cidade ser tomada por uma grande comunidade carcerária.

Dilma se reúne com Cardozo para discutir crise no Maranhão

Agência Brasil (Brasília) – A presidenta Dilma Rousseff se reúne nesta quinta-feira (16) com o ministro da Justiça, José Eduardo Cardozo. O encontro está marcado para as 11h, no Palácio do Planalto.
Eles devem avaliar os desdobramentos da crise no sistema penitenciário do Maranhão. Outro assunto que deve ser discutido é a entrada ilegal de novos haitianos no Acre, pela fronteira com o Peru.
Nessa quarta-feira (15), um mutirão judiciário começou um levantamento sobre a situação dos presos no Complexo Penitenciário de Pedrinhas. Cinco salas foram reservadas no Fórum de São Luís para os trabalhos, que reúnem 22 juízes, 28 promotores de Justiça e 21 defensores públicos do estado.
O objetivo é identificar presos temporários ou que já cumpriram suas penas e podem ser colocados em liberdade. O mutirão também pretende fazer um levantamento dos presos de menor periculosidade, que podem receber penas alternativas ou serem colocados em liberdade condicional com o uso de monitoramento eletrônico.

Anastasia vai coordenar programa de governo do PSDB


O Jornal da Record News iniciou, na tarde de ontem (15), com a presença do senador mineiro Aécio Neves (PSDB), uma série de entrevistas com pré-candidatos à Presidência da República. O tucano foi sabatinado pelo âncora do telejornal, Heródoto Barbeiro, e pelo comentarista Ricardo Kotscho. O encontro, exibido ao vivo pelo Portal R7, será reexibido na noite de hoje (16), no Jornal da Record News, a partir das 21h.

Na entrevista, Aécio Neves revelou o nome do coordenador da campanha presidencial do PSDB, uma incógnita até então. “Anuncio aqui que no final de março o governador [Antonio] Anastasia deve deixar o cargo de governador de Minas Gerais para se colocar como candidato ao Senado. E ele assume a coordenação do programa de governo”.
O senador destacou que a ideia é que o governador assuma o novo cargo em junho, após a homologação da candidatura.
Aécio comentou ainda temas como a desvalorização da Petrobras e o controle artificial da inflação. “A Petrobras virou instrumento de controle de política macroeconômica do governo, por incapacidade do próprio governo de controlar a inflação”, disse.

Apesar das críticas, o tucano reconheceu os avanços que o país viveu ao longo dos últimos anos.

Colunista da Folha de São Paulo diz que Eduardo Campos quer se viabilizar para 2018

Por Rogério Gentile, em coluna na Folha de São Paulo.
SÃO PAULO – Prestes a confirmar oficialmente sua candidatura a presidente, Eduardo Campos (PSB) está mais preocupado em tornar-se um rostinho conhecido para a eleição de 2018 do que em derrotar Dilma Rousseff agora. Se a prioridade fosse tirar o PT do Planalto neste ano, o governador pernambucano abriria mão da disputa em favor de Marina Silva, sua aliada, afinal.
Mulher, ambientalista, de origem humilde e evangélica, a ex-ministra do Meio Ambiente, por diversas razões, é muito mais competitiva do que Campos, ainda que Dilma seja a candidata mais forte em qualquer cenário e ainda que eleições não tenham a previsibilidade de uma operação matemática. Com o pernambucano na disputa, a presidente não é favorita, é favoritíssima.
O principal entrave para Campos é justamente o fato de que ele é um ilustre desconhecido para grande parte do eleitorado e de que precisaria dispor de muito tempo de exposição no horário eleitoral para tentar viabilizar-se numa corrida curta como a presidencial.
O presidenciável do PSB terá menos tempo na televisão do que Aécio Neves e muito menos do que Dilma. Marina também teria pouca visibilidade no horário eleitoral, mas, diferentemente do colega, se resolvesse hoje caminhar pela praça da Sé, não correria o mínimo risco de passar despercebida.
Além disso, as pesquisas mostram que Campos não herda a totalidade dos votos da ex-ministra, a despeito de todo o barulho causado pela aliança que firmaram em 5 de outubro. O Datafolha de dezembro mostrou que Dilma tem 42% das intenções de voto contra 26% de Marina e 15% de Aécio. Quando o candidato é Campos, o resultado é 47% para Dilma, 19% para Aécio e 11% para o pernambucano.
Tudo pode acontecer em política, é claro, e o ano é longo, mas Campos é hoje candidato muito mais a ser líder da oposição em 2015 do que a presidente da República.