sexta-feira, 2 de junho de 2017

Doria é criticado por seguidores por apoiar parada Gay

Folha de S. Paulo - Mõnica Bergamo


A bancada evangélica da Câmara dos Vereadores decidiu marcar uma reunião com o prefeito João Doria (PSDB) depois que ele publicou na segunda (29) um vídeo de apoio à Parada do Orgulho LGBT.
Na semana passada, o tucano já havia gravado um vídeo chamando o público para a Marcha para Jesus. 
O vídeo sobre a Parada também recebeu críticas de seguidores de Doria no Facebook. Quatro dos cinco comentários mais curtidos na publicação do prefeito na rede social questionavam a gravação.

Planalto acredita que Fachin vai mandar prender Loures

Temer diz não ter medo de delação
Folha de S. Paulo  -Por 
Painel


A semana que poderia terminar melhor do que começou para o presidente Michel Temer não terá um desfecho tranquilo. O Planalto acredita que o ministro Edson Fachin, relator da Lava Jato no Supremo, deve atender ao novo pedido de prisão do ex-assessor especial de Temer, Rodrigo Rocha Loures, flagrado com uma mala de dinheiro da JBS. A avaliação é feita com evidente irritação. O governo diz que Fachin tem sido “agressivo” e o acusa de “jogo casado” com a PGR.
Auxiliares do presidente tentam minimizar o potencial de estrago que uma possível decretação de prisão de Rocha Loures pode ter sobre a já conflagrada base no Congresso. Dizem que Janot e Fachin estão seguindo roteiro “já previsto”.
Por isso, Michel Temer passou os últimos dias afirmando a aliados que não tinha nenhum receio sobre uma possível delação de Rocha Loures. Disse que o ex-assessor, chamado por ele mesmo de homem de sua “estrita confiança”, não tem nada que possa comprometê-lo.
O Planalto sabe, porém, que uma eventual prisão de Rocha Loures poderá detonar debandada de parte da base aliada que vinha torcendo por um “fato novo” que justificasse o desembarque do governo.

Gabinete de crise da atenção a Saúde


Mais uma importante ação em assistência aos pernambucanos vítimas das fortes chuvas do último final de semana foi realizada ontem. O governo de Pernambuco e o Exército iniciaram a montagem do Hospital de Campanha, que começa a atender, já nesta sexta, a população de Rio Formoso e vizinhança. Hoje, também começaram a chegar aos municípios afetados os primeiros lotes dos 24 kits de medicamentos emergenciais enviados pelo Ministério da Saúde.

A unidade hospitalar das Forças Armadas em Rio Formoso funcionará 24 horas por dia e irá beneficiar também os municípios vizinhos que necessitarem de assistência, realizando cerca de 150 atendimentos e 70 procedimentos diários. O equipamento possui 900 m² e contempla dez barracas de 48 metros quadrados, sete leitos de observação e uma sala para urgência e emergência. Ao todo, 35 profissionais de saúde, um médico, um enfermeiro e quatro técnicos de enfermagem serão responsáveis pelos atendimentos na unidade.
Em relação aos medicamentos emergenciais enviados pelo Governo Federal, cada kit tem capacidade para atender 1,5 mil pessoas por um mês e contém 48 itens, sendo 30 medicamentos, tais como antibióticos, analgésicos, antitérmicos, anti-inflamatórios, corticoides, vermífugos, entre outros. Há, ainda, 18 insumos, como esparadrapos, seringas, luvas e hipoclorito de sódio. Os kits estão sendo distribuídos para os municípios de Água Preta, Amaraji, Barra de Guabiraba, Barreiros, Belém de Maria, Catende, Cortês, Jaqueira, Joaquim Nabuco, Maraial, Palmares, Primavera, Ribeirão, Rio Formoso, São Benedito do Sul, São José da Coroa Grande, Sirinhaém e Tamandaré.
Para a pronta assistência, foram arrecadados em doações e entregues, nesta quinta-feira, aos municípios em estado de Emergência, aproximadamente 35,5 toneladas de alimentos; 16,8 mil litros de água potável; 10,8 mil pães; 18,5 toneladas de roupas; 20.800 metros quadrados de lona; e 150 kits dormitório.
Ressocialização
Em meio a tanta devastação, uma ação chama atenção. A partir desta sexta-feira, 12 mil pães franceses serão produzidos por 35 reeducandos, que já trabalham nas cozinhas de seis unidades prisionais do Estado, para serem distribuídos entre desabrigados e desalojados. A ação é fruto de uma parceria da Secretaria de Justiça e Direitos Humanos (SJDH), a Codecipe e a Ceasa, e seguirá na produção dos alimentos até que a situação nos municípios se normalize.

quinta-feira, 1 de junho de 2017

PE recebe nota 10 na Escala Brasil Transparente

O Estado de Pernambuco é 1º lugar em transparência no Brasil, com nota 10. O ranking da Escala Brasil Transparente (EBT), que está em sua 3ª edição, é divulgado pelo Ministério da Transparência, Fiscalização e Controladoria-Geral da União, e avalia o cumprimento da Lei de Acesso à Informação (LAI) pelos estados e municípios. O resultado foi republicado ontem, no www.cgu.gov.br/assuntos/transparencia-publica/escala-brasil-transparente.
Pioneiro na aplicação da transparência, Pernambuco é referência no cenário nacional, se mantendo sempre em posição de destaque. O incremento da transparência e a manutenção das ferramentas de controle social são de competência da Secretaria da Controladoria-Geral do Estado (SCGE).
“O governo vem tratando com prioridade a questão da transparência, por trabalhar com o diálogo e compromisso social. Hoje, a aplicação da transparência é muito mais do que uma obrigação legal, é uma diretriz de governo. Uma gestão transparente é uma gestão fortalecida”, comemorou o Secretário da Controladoria-Geral do Estado e Ouvidor-Geral do estado, Ruy Bezerra.
Pernambuco atendeu a todos os critérios estabelecidos pela EBT, entre eles o prazo e a coerência da resposta para os pedidos de acesso à informação. A avaliação foi realizada entre junho e dezembro de 2016, com base no cumprimento da Lei de Acesso à informação (LAI). 

Temer edita MP que mantém foro privilegiado a Moreira


Folha de S. Paulo -Gustavo Uribe

Com o risco do ministroMoreira Franco ficar sem foro privilegiado, o presidente Michel Temer publicou nesta quarta-feira (31) medida provisória que organiza a estrutura básica da Esplanada dos Ministérios.
A medida publicada em edição extra do "Diário Oficial da União" revoga iniciativa anterior de fevereiro, que criou a Secretaria-Geral e que concedeu cargo de ministro ao peemedebista.
A anterior iria expirar na próxima sexta-feira (2) por não ter sido votada pelo Congresso Nacional.
A medida provisória é editada exclusivamente pelo presidente, tem força de lei e pode passar a valer na data de sua publicação. Ela precisa, no entanto, ser aprovada pelo Congresso Nacional em até 120 dias.
Aliado e conselheiro do presidente, Moreira foi citado 34 vezes na delação premiada de Cláudio Melo Filho, ex-vice-presidente de Relações Institucionais da Odebrecht, que o acusou de ter recebido dinheiro para defender os interesses da empreiteira.
O peemedebista, apelidado de "angorá" na delação premiada, nega irregularidades. Contra ele, também foi apresentado ao STF (Supremo Tribunal Federal) pedido de abertura de inquérito pela PGR (Procuradoria-Geral da União).
Além de garantir a manutenção do foto privilegiado ao ministro, a iniciativa coloca a secretaria nacional das mulheres sob o controle da Secretaria de Governo. Anteriormente, ela respondia ao Ministério da Justiça.
Ela mantém a existência do Ministério dos Direitos Humanos, que foi criado também por medida provisória e que seria extinto na sexta-feira (2).

Chuvas em Pernambuco

São Joaquim do Monte, Altinho, São José da Coroa Grande, Cupira, Escada, Bonito e Gravatá entraram na lista, divulgada nesta quarta (31).
Deslizamentos de terra em Ribeirão Foto: Alfeu Tavares/Folha de Pernambuco
Da Folha PE


No fim da noite desta quarta-feira (31), o Governo de Pernambuco informou que subiu para 31 os municípios atingidos pelas chuvas. Além dos 24, onde já foram decretados estado de emergência, foram incluídas as cidades de São Joaquim do Monte, Altinho, São José da Coroa Grande, Cupira, Escada, Bonito e Gravatá por conta das fortes chuvas registradas nesta manhã.

As outras cidades que estão na lista são Caruaru, Ipojuca, Joaquim Nabuco, Jurema, Lagoa dos Gatos, Primavera, Quipapá, Sirinhaém, Tamandaré, Xexéu, Belém de Maria, Gameleira, Palmares, Amaraji, Maraial, Ribeirão, Cortês, Barra de Guabiraba, São Benedito do Sul, Rio Formoso, Catende, Água Preta, Jaqueira e Barreiros. O número de desalojados, no total, chega a 39.725 e o de desabrigados é de 3.560.

Em nota enviada à imprensa, a gestão disse que deu continuidade à entrega de donativos nas cidades em que foram decretados estado de emergência. Ao todo, foram entregues, nesta quarta, 33 toneladas de alimentos, 11 mil litros de água, quatro toneladas de kits de higiene e limpeza, cinco toneladas de roupas e 1.030 kits dormitórios.

O governo também detalhou que uma nova fase de limpeza e desobstrução de estradas para acesso a distritos e escolas que estejam isolados teve início com a chegada de maquináriosO Hospital de Campanha começará a ser montado nesta quinta-feira (1º), em Rio Formoso, na Mata Sul.

A expectativa é de que, além de atender esse município, o equipamento dê assistência às cidades vizinhas. Ao todo, cerca de 250 atendimentos serão realizados por dia após a instalação da estrutura pelo Exército.

Nesta quarta, durante visita nesta quarta-feira (31) aos municípios de Catende e Ribeirão, ambos afetados pelas chuvas, o governador Paulo Câmara desmentiu boatos de que a abertura planejada das comportas da barragem Serro Azul, em Palmares, na mesma região, poderia provocar novas enchentes.

O Governo também detalhou os investimentos feitos nas barragens planejadas em 2010 para conter as cheias que não foram concluídas - apenas a de Serro Azul saiu do papel. O pronunciamento foi para rebater o Ministério da Integração, que afirmou que as estruturas não foram construídas por falhas nos projetos.

Violência cresce em cidades menores

Violência avança para o interior do país e cresce em cidades menores. Entenda o crescimento da violência, o perfil das vítimas e influência do tráfico de drogas.
Jornal da Globo - Cesar Meneses


uma cidadezinha no interior do Brasil? O senso comum diz que quanto menor o município, maior a sensação de segurança. Porém, a estatística mostra outra realidade.
No ano 2000, nas cidades maiores, de cada grupo de 100 mil habitantes, morreram 46 pessoas de forma violenta. Em 2015, esse número caiu para 36. No interior aconteceu o contrário. Subiu de 11 para 16 nas cidades pequenas. E de 16 para 27 nas médias.
Em 15 anos, o número de homicídios em Itabaiana praticamente triplicou. Foi de 29 para 83 por ano. A taxa de mortes violentas já é o triplo da média nacional. “Tem acontecido no Brasil todo. E também talvez acontece em relação a falta de aparato técnico policial para exercer o controle mais qualificado nesses municípios”, explica Antonio Gelson Nascimento, professor de mestrado em Segurança Pública da UEA.
A violência ultrapassou os limites das metrópoles. E já faz quase o mesmo número de vítimas nas cidades pequenas e nas grandes - mais de 20 mil. Quinze anos antes, a diferença entre grandes e pequenas era muito maior.
A professora do Renaesp em Ssergipe, Denise Leal Albano, diz que há cidades que sequer tem um delegado atuante, uma equipe de policiais civis. “Muitas vezes o delegado é um policial militar, que faz as vezes de delegado naquela cidade”, conta.

Câmara aprova legalização das vaquejadas

Câmara aprova legalização das vaquejadas; texto será promulgado
Folha de S. Paulo – Ranier Bragon


O plenário da Câmara dos Deputados aprovou nesta quarta-feira (31), em segundo turno, a proposta que legaliza a prática da vaquejada no país.
Por se tratar de emenda à Constituição, o texto será agora promulgado. Ou seja, entrará em vigor sem necessidade de sanção presidencial.
Foram 373 votos a favor e 50 contra nesta quarta, com 6 abstenções.
A proposta coloca na Constituição a definição de que "não se consideram cruéis as práticas desportivas que utilizem animais, desde que sejam manifestações culturais registradas como bem de natureza imaterial integrante do patrimônio cultural brasileiro".
A polêmica em torno das vaquejadas –em que vaqueiros montados em cavalos têm como objetivo derrubar o boi, puxando-o pelo rabo– ganhou maior destaque em outubro do ano passado, quando o STF (Supremo Tribunal Federal) proibiu por 6 votos a 5 a prática no Estado do Ceará, criando uma jurisprudência para a vedação em outros Estados.
Nascida no sertão nordestino, a vaquejada é frequentemente criticada por entidades defensoras dos animais e é fonte frequente de ações judiciais. A Constituição Federal proíbe que animais sejam submetidos à crueldade.
Sob o argumento de que a prática não é cruel com os animais e que representa umaimportante atividade econômica e cultural no Nordeste, ganhou força no Congresso um movimento para legalizar a prática. A primeira medida foi incluir na legislação que as vaquejadas e rodeios são manifestações integrantes dpatrimônio cultural brasileiroo que foi sancionado por Temer.
Em fevereiro, o Senado havia aprovado a proposta de legalização das vaquejadas.
Apesar da promulgação, o Congresso terá que aprovar uma lei específica com as regras detalhadas para as vaquejadas e rodeios. Deputados afinados com entidades de defesa dos animais afirmam ainda que houve um desrespeito à mais alta corte do país e que a PEC será objeto de ação para que o STF a considere inconstitucional.
"O Brasil está indo na contramão dos países evoluídos, a gente está legalizando um esporte medieval", disse Ricardo Izar Jr. (PP-SP). "

OS EQUIPAMENTOS

A CORRIDA
  • Antes da saída, vaqueiros cercam a porta de onde virá o boi, para restringir sua área de escape
  • Cada cavalo corre de um lado do boi, imprensando-o
  • O esteireiro pega o rabo do boi e o passa para o puxador
  • O puxador tem de derrubar o boi, pelo rabo, dentro da faixa demarcada
  • Cada dupla precisa derrubar 4 bois diferentes para ir para a final
  • Na final, com bois mais pesados (270 a 330 kg), o procedimento se repete 

quarta-feira, 31 de maio de 2017

Julgamento de Temer no TSE começa tumultuado


Folha de S. Paulo - Mônica Bergamo


julgamento da chapa de Dilma Rousseff e Michel Temer no TSE (Tribunal Superior Eleitoral), que começa na terça (6) e pode resultar na cassação do presidente, deve ter início tumultuado. A previsão é de advogados do caso e também de magistrados da corte.
O tumulto ocorreria pela disposição dos advogados de defender a tese de que a denúncia de que a campanha da dupla foi abastecida por propina, feita pela Odebrecht, não tem relação com a Petrobras. O dinheiro teria sido pago em troca de favorecimento no Refis, o programa de renegociação de débitos tributários. E não por benefícios na estatal.
Como o pedido de investigação versava sobre Petrobras, nada que extrapole essa denúncia poderia ser considerado no processo. A previsão é que essa preliminar gere debate entre os magistrados do TSE. Da discussão resultaria o já esperado pedido de vista de algum ministro

Temer ganha fôlego e divide PSDB e DEM


Temer ganha fôlego e divide PSDB e DEM; entusiastas de desembarque torcem por ‘fato novo’
Folha de S. Paulo - Por Painel


Na pinguela A situação de Michel Temer está longe de ser confortável, mas o presidente retomou algum fôlego e dividiu ainda mais os partidos que articulavam sua sucessão. Há um impasse no PSDB entre os deputados mais jovens, que pregam o desembarque do governo já no dia 6 de junho, e os dirigentes da sigla. No DEM, Rodrigo Maia (RJ), presidente da Câmara, desestimula gestos enfáticos. As duas legendas admitem que só um “fato novo” poderia colocar Temer em novo viés de baixa.
 Tempo ao tempo Aliados de Michel Temer acreditam que haverá, sim, pedido de vista do processo que vai julgar a cassação da chapa pela qual ele se elegeu. Dentro do TSE, a fala de Gilmar Mendes, presidente da corte, foi vista como um gesto para “aliviar a pressão política” sobre os ministros.
 Apelação A perspectiva de que o governo ganhe prazo para o desfecho da ação no TSE fez deputados do PSDB pressionarem a sigla a fechar posição já no dia 6, com base apenas no voto de Herman Benjamin, relator do caso. Ala do DEM também admite rever a aliança se “o parecer for muito duro”.
 Um grupo de deputados jovens do PSDB, integrantes da ala apelidada de “cabeças pretas”, ameaça deixar a sigla se não houver um rompimento com Temer. Eles dizem que a cúpula do tucanato “perdeu a conexão com a realidade”.
 Prepara Com a possibilidade de uma eleição indireta para substituir Michel Temer, cinco partidos estão formando um novo bloco parlamentar na Câmara: PC do B, Solidariedade, PSB, PDT e PTB. Querem chegar fortalecidos se houver mesmo disputa.

terça-feira, 30 de maio de 2017

Serraglio rejeita convite de Temer e volta para a Câmara


Do Blog do Camarotti

O agora ex-ministro da Justiça Osmar Serraglio (PMDB-PR) avisou na manhã desta terça-feira (30) a integrantes da bancada peemedebista da Câmara que não vai aceitar o convite do presidente Michel Temer para assumir o comando do Ministério da Transparência no lugar de Torquato Jardim. Serraglio optou por reassumir o mandato de deputado federal.

Grampo da PF mostra Aécio dando bronca em Perrella


Do Hoje Em Dia

Dois dias após a quebra do sigilo da delação da Odebrecht, em 13 de abril deste ano, a operação “Lava Jato” interceptou uma conversa telefônica entre o senador Aécio Neves, do PSDB, e o senador Zezé Perrella, do PMDB.

No diálogo, Aécio cobra fidelidade de Perrella e o critica duramente pelo fato de o aliado de longa data ter dado uma entrevista à rádio Itatiaia se gabando de não estar na lista de Janot e no “mar de lama” do Brasil.
Na conversa interceptada pela PF, que ocorreu bem antes da divulgação da delação da JBS, os senadores mineiros não falam de crimes. Mas Aécio evidencia seu aborrecimento com a declaração de Perrella à emissora, na qual ele se orgulha de estar fora da “Lava Jato”.
"Acho que não preciso provar o quanto sou seu amigo na vida, né cara. Então vou te falar como amigo, com a liberdade de amigo. Poucas vezes vi uma declaração tão escrota, Zezé, como essa que você deu na rádio Itatiaia", disse Aécio.
Nesse ponto da conversa, o tucano lembra como o ex-presidente do Cruzeiro chegou ao Senado. Primeiro suplente de Itamar Franco, Perrella conquistou a cadeira na Casa após a morte do ex-presidente, em 2011. A composição da chapa foi conduzida por Aécio.
“A pretexto de se defender, você jogou todo mundo na lama. A não ser, Zezé, que sua campanha foi financiada na lua, pela semente lá sua, pela quentinha do Alvimar. Nossa campanha foi a mesma Zezé", frisou o tucano.

“Numa hora dessa é hora de mostrar solidariedade, de separar o joio do trigo. Você nos igualou no campo do PT, dos picaretas todos”, continuou Aécio.
Perrella se mostra constrangido e cita o caso do helicóptero carregado de droga para justificar a entrevista à Itatiaia. Em 2013, a aeronave da família do senador foi flagrada com quase meia tonelada de pasta de cocaína. “Qual a maneira que eu encontrei de rebater… Essas coisas que eles falam de mim do helicóptero até hoje”, explicou Perrella.
Em um trecho mais adiante, Aécio diz a Perrella que ele também pode vir a ser citado no âmbito da operação da “Lava Jato”. "Olha onde você tá indo. Amanhã, Zezé, nada impede que alguém te cite por alguma razão, por sacanagem. E aí você virou bandido? Fiquei chateado como teu amigo meu irmão".
E volta a cobrar lealdade de Zezé. "Nós temos que enfrentar isso com firmeza. Se nós começarmos a separar, começar a achar que cada um que se safa sozinho, acabou meu amigo".
O grampo termina com a promessa de Perrella de conceder nova entrevista, dessa vez incluindo a defesa de Aécio. "Não fiz essa declaração na Itatiaia não, mas vou fazer… Não fica chateado não porque você sabe que te adoro", diz Perrella.
"Por isso que fiquei chateado porque te adoro também. Na hora que a gente tá levando porrada pra c.… se os amigos da gente", responde Aécio.
Perrella garante: "Olha, vou falar de você e Anastasia, que tenho certeza que vocês estão sendo injustiçados e tal. Pode ficar tranquilo faço isso no Senado e na própria Itatiaia", finalizou.
Histórico
No último dia 18, os senadores Aécio Neves e Zezé Perrella foram alvos da operação Patmos, desdobramento da “Lava Jato”. A empresa de Perrella, Tapera Participações e Empreendimentos Agropecuários, é suspeita de ser a destinatária de propina repassada a Aécio pelo delator Joesley Batista, dono da JBS.

Na época do diálogo entre os senadores mineiros, Aécio já era alvo de cinco inquéritos no STF, em decorrência das delações da Odebrecht.
Outro lado
Por meio da assessoria, Zezé Perrella disse que "a campanha mencionada em conversa com o senador Aécio era do senador Itamar Franco". "Eu era apenas suplente", afirmou.

A assessoria de Aécio Neves disse que tratam-se de conversas particulares, que não têm qualquer relação com o objeto da investigação. "Sendo de teor privado, não há o que comentar", disse.
A nota afirma ainda que "as campanhas do senador Aécio Neves, do senador Antonio Anastasia e do presidente Itamar Franco ao Senado, de quem o senador Zezé Perrella era suplente, foram feitas em absoluto respeito à legislação vigente".

Apac lança novo alerta para a RMR e Zona da Mata

Da TV Jornal

A Agência Pernambucana de Águas e Climas (Apac) emitiu um alerta afirmando que pode voltar a chover com intensidade moderado ou forte na Mata Sul, Mata Norte e Grande Recife. A previsão é que as precipitações comecem entre o final da tarde e o início da noite desta terça-feira (30), e continuem até a quarta-feira (31).

De acordo com a meteorologista Maria Aparecida Fernandes, a chuva está vindo do Litoral Norte do Brasil. "Os modelos meteorológicos estão mostrando que as chuvas que estavam ocorrendo na Paraíba e no Rio Grande do Norte poderiam se deslocar e atingir Pernambuco. Nós estamos monitorando", esclareceu. Um novo alerta será emitido no final da tarde de hoje.
Em caso de chuva forte, a Defesa Civil pede que a população procure o órgão, que está mantendo plantão 24h por dia. A orientação é que as famílias residentes em regiões de risco, como em áreas passíveis de desabamento, saiam de casa imediatamente e não retornem ao imóvel mesmo depois que a tempestade passar.
Os motoristas também devem estar atentos às vias com riscos de alagamento. O melhor é procurar um local mais alto, esperar que a água baixe e não tentar passar por ruas inundadas. Outro cuidado é nunca caminhar por locais alagados ou com enxurrada, evitando assim pisar em bueiros abertos ou buracos cobertos pela água.
Confira os telefones das defesas civis:
Barreiros: 3675.1156/ 98662­6217/98545­2887 /98716­5011
Rio Formoso: 97112­5597
Caruaru: 3723­2838 / 3701­1174/ 199
Água Preta: 3781­1925
Cortês: 98758­8668
Ribeirão: 98655­0919
Catende: 3673­1402
Olinda: 0800­281­2112
Cabo de Santo Agostinho: 0800­281­1531
Codecipe: 3181­2490
Recife: 0800­081­3400