sábado, 31 de agosto de 2013

ABRIL ATACA PADILHA E AGRIDE CUBANOS COMO AGREDECIMENTO A ALCKMIM

247 - O rabo preso da revista Veja, da Editora Abril, com o governo de São Paulo, ficou evidente algumas semanas atrás, quando a publicação deu sua versão sobre o caso Siemens, como se o escândalo não tivesse qualquer relação com o PSDB paulista (para saber mais, leia "Tucaníssima, Veja rasga a fantasia no caso Siemens"). Mais do que uma ligação ideológica, ela é também financeira. Entra governo, sai governo, são renovadas, em condições especiais, assinaturas de revistas da Abril para professores e estudantes de escolas públicas paulistas. Além disso, o secretário de comunicação de São Paulo, o jornalista Marcio Aith, é ex-editor de Veja e pilota uma gigantesca máquina de publicidade, onde as revistas da Abril têm lugar especial.
Em 2012, com a derrota de José Serra para Fernando Haddad, a Abril perdeu um de seus pilares em São Paulo. Por isso, a hipótese de sofrer nova derrota em 2014, desta vez para Alexandre Padilha, contra Geraldo Alckmin, teria impacto devastador na editora dos Civita, na Marginal Pinheiros. Diante do risco, Veja deixa claro, nesta semana, que será o principal adversário de Padilha – talvez o maior – em sua luta para tentar se eleger governador de São Paulo, em 2014.
O arsenal deste fim de semana veio ancorado num tripé: editorial de Eurípedes Alcântara, uma vasta reportagem interna e uma chamada de capa. Nos três casos, são ofensas à inteligência do leitor, mas, na Abril, há a percepção de que esses ataques rasteiros funcionam – contra Haddad não deu certo e, em relação a Padilha, só o tempo dirá.
A chamada de capa é a seguinte: "Cubanização - Deixar os médicos sob a lei ditatorial de Havana é uma grave ameaça à soberania brasileira". O editorial de Eurípedes Alcântara, por sua vez, trata os médicos cubanos como servos. "Os petistas optaram por impor a eles a desonra de 'uma vez escravo, sempre escravo'", diz o texto do jornalista que comanda a publicação. Internamente, a reportagem assinada por Leonardo Coutinho e Duda Teixeira traz uma foto de Padilha e o título "O que ele admira é ditadura", afirmando ainda que o ministro da Saúde estaria a serviço de Havana.
Nem vale a pena perder tempo com os argumentos de Veja. Nem na Abril eles são levados a sério. Basta lembrar que, quando médicos cubanos foram trazidos no governo FHC, eles foram apontados como uma grande solução, quase um milagre (leia mais aqui).
O que a Abril não admite perder é seu assento especial no Palácio dos Bandeirantes.
Mas será que o leitor é incapaz de perceber a operação que está por trás disso?

OBAMA DECIDE ATACAR A SÍRIA

"(Foto: Spencer Platt/Getty Imagem/AFP)

Agência Brasil (Brasília) – Os Estados Unidos estão prontos para uma intervenção militar na Síria, declarou hoje (31) o presidente norte-americano Barack Obama, em pronunciamento na Casa Branca.
“Nossa capacidade de executar essa missão não é sensível ao tempo; será eficaz amanhã, na próxima semana ou daqui a um mês. E eu estou preparado para dar essa ordem.” Obama ressaltou, porém, que vai pedir o aval do Congresso americano, que está em recesso até 9 de setembro.
Segundo o presidente, escolhas difíceis fazem parte de suas atribuições. Ele aproveitou para ressaltar também a responsabilidade dos congressistas. “Todos sabemos que não existem opções fáceis. Mas eu não fui eleito para evitar decisões difíceis. E os membros da Casa Branca e do Senado, também não.”
Obama disse que não espera a concordância de todos os países com a ação militar na Síria, mas pediu que aqueles que estiverem de acordo declarem isso publicamente. Ele afirmou que tomará a decisão mesmo sem aprovação do Conselho de Segurança da Organização das Nações Unidas (ONU).
Segundo o chefe do governo americano, o governo sírio cometeu violência contra a dignidade humana e fere a segurança dos Estados Unidos, uma vez que pode estimular o uso de armas químicas e proliferação de grupos terroristas. Obama reforçou que considera o governo sírio responsável pelo ataque ao próprio povo. Ele destacou que os Estados Unidos têm de que agir diante desse ato na Síria, que, conforme relatos de serviços secretos americanos, provocou a morte de mais de mil pessoas, entre elas crianças.
A oposição e países ocidentais acusam o regime de Bashar Al Assad de ter usado gás tóxico no ataque do dia 21 deste mês, nos arredores de Damasco, capital síria. O governo sírio rejeita as acusações e atribui a responsabilidade pelo ataque aos rebeldes.
O conflito na Síria já fez, desde março de 2011, mais de 100 mil mortos e levou o país a ser suspenso dos trabalhos da Liga Árabe.

ENCONTRO PROVIDENCIAL



O médico Carlos Eduardo Souza desembarcou em São Paulo vindo de Brasília. No ônibus entre o avião e o terminal, reconheceu o ministro Alexandre Padilha (Saúde). Em voz alta, apresentou-se como médico. Padilha, que tem sofrido oposição de entidades da categoria, já achava que ia passar sufoco quando ele continuou:
--Ministro, sou brasileiro formado em Cuba e acabo de voltar de Brasília, onde fui fazer minha inscrição para o Mais Médicos. Vou para Roraima atender a população.
Um passageiro disse que Carlos Eduardo merecia uma salva de palmas, e todo mundo começou a aplaudir. (Folha de S.Paulo – Vera Magalhães)

HUMBERTO COSTA COBRA COERÊNCIA DO GOVERNADOR



Do Blog Farol de Notícias - Giovanni Sá
 A relação entre o PT e o PSB está cada vez mais delicada e por um fio. Em entrevista ao Farol de notícias, nesta sexta-feira (30)- o senador Humberto Costa (PT) enviou um recado direto ao governador de Pernambuco, Eduardo Campos (PSB) deixando claro que o PT não conta com o governador, em 2014, como candidato ao Palácio do Planalto.
“O povo de Pernambuco dificilmente entenderia o porquê do governador Eduardo Campos ficar contra o ex-presidente Lula e a presidente Dilma”, disse o senador petista, aproveitando para justificar sua tese: “Se ele (Eduardo), tivesse de fato um desejo de ser candidato ele já teria deixado o governo. Não seria uma atitude correta permanecer no governo tendo um projeto diferente da presidente Dilma”, cobrou Humberto Costa.
Costa fez questão de afirmar também que os avanços obtidos em Pernambuco são frutos da parceria com o Partido dos Trabalhadores. “Pernambuco dependeu fundamentalmente das parcerias que aconteceram entre os governos do ex-presidente Lula e da presidente Dilma. Por isso entendo que tudo deve caminhar para continuidade desta aliança”, finalizou. A postura de Humberto Costa acabou demarcando o papel do PT em Serra Talhada e a certeza que o prefeito Luciano Duque e o ex-prefeito Carlos Evandro estarão em palanques opostos em 2014.

NÁUTICO VOLTA A CAMPO HOJE CONTRA O ATLETICO PARANAENSE

DO NE 10

Morales (E) deve seguir no time. Foto: Guga Matos/ JC Imagem

O Náutico foi desclassificado da Copa Sul-Americana. Isso, meia semana depois de acontecido, todo mundo já sabe. O que nem todos entenderam é que, embora tenha sido eliminado, o Timbu saiu fortalecido do último jogo da competição. A vitória, e a boa atuação do time, sobre o Sport fizeram renascer a esperança da torcida alvirrubra numa arrancada na Série A. A partida das 18h30 deste sábado, na Arena Pernambuco, diante do Atlético-PR, responde à pergunta: O Alvirrubro vai conseguir manter o bom nível ou vai voltar a atuar mal?

Ficha do Jogo
Náutico: Berna (Gideão); Oziel (Dadá), João Filipe, Leandro Amaro e Bruno Collaço; Elicarlos, Martinez, Tiago Real e Diego Morales; Rogério e Olivera. Técnico: Jorginho
Atlético-PR: Wéverton; Léo, Draúsio (Cleberson), Luiz Alberto e Willian Rocha; Bruno Silva, João Paulo (Zezinho), Everton e Elias; Marcelo (Dellatorre) e Ederson. Técnico: Vágner Mancini
 
Local: Arena Pernambuco; Horário: 18h30; Árbitro: André Luiz de Freitas Castro (GO); Assistentes: Rodrigo F. Henrique Correa (RJ) e Carolina Romanholi Melo (CE)

CID GOMES REAGE A ENCONTRO ENTRE AÉCIO E EDUARDO

O governador do Ceará, Cid Gomes (PSB), afirmou se sentir “extremamente desconfortável” diante de eventual aliança entre seu partido e o PSDB, sinalizada pelo encontro da noite desta quinta-feira (29) entre Eduardo Campos (PSB) e Aécio Neves (PSDB), presidentes nacionais das siglas.
De acordo com a Folha de São Paulo deste sábado (31), Cid é, no PSB, o principal nome de oposição à candidatura de Campos à Presidência no próximo ano e defende que o partido apoie a reeleição da presidente Dilma Rousseff (PT).
Apesar de ter considerado “natural” o encontro entre homens públicos, Cid se disse preocupado com o simbolismo da reunião. “O PSDB é um partido de oposição a um governo de que nós fazemos parte. Confraternizar com isso é sinalizar que talvez se cogite essa possibilidade de o PSB ser linha auxiliar do PSDB [em 2014] e isso me preocupa. Eu sinceramente fico extremamente desconfortável com essa possibilidade”, disse.
O governador critica a possibilidade de os dois partidos dividirem palanque em 2014. “Duplo palanque é coisa de quem não tem posição. Quem tem duas posições, não tem nenhuma”, comentou. A insatisfação de Cid ficou evidente quando o governador cearense publicou uma mensagem no seu perfil do Tiwtter na última sexta: “Linha auxiliar do PSDB. Será esse o papel do PSB em 2014?”.
O governador cearense se mantém irredutível na posição contrária à candidatura própria e não dá sinais de que possa apoiar Campos.

DILMA DESTACARÁ MAIS MÉDICOS EM 7 DE SETEMBRO

O programa Mais Médico do Governo Federal será o principal destaque do pronunciamento que a presidente Dilma Rousseff (PT) fará na TV no Sete de Setembro. A petista também fará um balanço dos pactos propostos por ela como resposta às manifestações de junho.
De acordo com a coluna Painel, de Vera Magalhães, embora os primeiros profissionais ainda estejam fazendo cursos e haja controvérsia quanto à contratação de cubanos, pesquisas qualitativas que chegaram ao Planalto mostram aprovação crescente ao programa, visto pelos eleitores como uma das principais marcas do governo Dilma.

VAGNER CANHEDO, EX-DONO DA VASP É PRESO EM BRASÍLIA


O empresário Wagner Canhedo, que era dono da companhia área Vasp, foi preso no início da manhã deste sábado (31) em Brasília. De acordo com o Bom dia Brasil, o mandado de prisão foi expedido pela justiça de Santa Catarina, por sonegação de impostos.
Canhedo foi levado para a Delegacia de Capturas e Polícia Interestadual. O delegado responsável pela delegacia, Sérgio Henrique Moraes, disse que o empresário foi preso saindo de casa. Segundo Moraes, o mandado de prisão é de 4 anos e 5 meses. Leia mais aqui.(por Magno Martins)

PERNAMBUCO PERDE OUTRO GRANDE SANFONEIRO

Aos 64 anos, falece Duda da Passira

Sanfoneito pernambucano estava internado no HR há nove dias

FOLHAPE, com informações de assessoria
Sanfoneiro pernambucano Duda da Passira falece aos 64 anos
Morreu, aos 64 anos, o sanfoneiro pernambucano Duda da Passira. Há nove dias, o instrumentista havia dado entrada no Hospital da Restauração, no Derby, Recife , onde permaneceu internado por nove dias em estado grave. Na noite de quinta-feira (29), ele veio a falecer em decorrência de uma hemorragia digestiva.
O velório acontecerá na Câmara de Vereadores de Vitória de Santo Antão, na Mata Sul do Estado, onde ele residia. O enterro está previsto para o sábado (31), no cemitério de São Sebastião, também em Vitória.
Natural de Passira, no Agreste de Pernambuco, o músico começou a carreira tocando forró pé-de-serra, chegando inclusive a acompanhar Luiz Gonzaga na turnê Danado de Bom. Somou seis discos e mais de dez CDs gravados. Em 1991, foi indicado ao Grammy internacional na categoria música regional.
A última apresentação de Duda de Passira aconteceu em 17 de agosto, em homenagem ao mestre Dominguinhos.

MEDALHÕES DO QUANTO PIOR, MELHOR, PERDEM APOSTAS

247 – Diante do resultado da economia no segundo trimestre do ano, com crescimento de 1,5% no período e alta anualizada de 6% - percentuais apurados pelo IBGE e aceitos até pelos mais céticos -, considerar pessimistas os economistas, articulistas e agentes financeiros e políticos que vêm fazendo seguidas profecias de debacle passou a ser simplório. O que se quer, na verdade, neste campo em que se enxergam apenas sombras no ambiente econômico e projetam-se chuvas e trovoadas para cada alvorecer, é praticar o antigo jogo do quanto pior, melhor. Ganha nesta parada quem contribuir mais efetivamente para a não reeleição da presidente Dilma Rousseff em 2014.
Em outras palavras, as análises econômicas veiculadas nas mais variadas plataformas da mídia tradicional estão se revelando contaminadas pelo interesses político. Se fosse diferente, os números realizados pela economia brasileira coincidiriam com as sinistroses espalhadas diariamente em todos os jornais, revistas e tevês do País. No entanto, o que se vê é uma persistente resistência do Brasil real contra esse Brasil imaginado pelos arautos do caos.

Se não é assim, então vejamos:

1) No final do ano passado, em uma série de artigos na página mais nobre do jornal O Estado de S. Paulo, o economista-chefe do banco Itaú de Roberto Setúbal, llan Goldfajn, afirmou que não haveria outra saída para controlar a inflação que não fosse a provocação, pelo governo, de algum desemprego, como forma de conter a demanda. Por mais esdrúxula que posse parecer – e é --, a tese encontrou acolhida entre diferentes formadores de opinião. Não sensibilizou, no entanto, a área econômica do governo e a presidente Dilma, que insistiram na manutenção das macropolíticas de crescimento.
Dentro os dois polos, qual deles, mais de seis meses depois da lançamento, a sério, da proposta d Goldfjan, se mostrou acertado?
Dizem os números, sem qualquer maquiagem, que foi o governo que acertou em cheio. Após um pico sazonal, a chamada inflação do tomate, no início do ano, o índice de preços passou a declinar. Em junho foi de 0,26% e, no mês passado, de apenas 0,03%, a menor variação desde julho de 2010. No mesmo período, em 2012, a inflação ficara em 0,43%. De posse da variação real da inflação em 2013, que nos primeiros sete meses do ano acumulou uma alta de 3,18%, o IBGE prevê um índice anual de 6,27%, inteiramente dentro da meta de 6,5% estabelecida pelo Banco Central.
Para se chegar a esses resultados, não houve nenhum incentivo ao desemprego, apenas a calibragem na taxa básica de juros, agora em 9%, e a continuação das medidas prudenciais combinadas com as de estímulo.
Pode-se lamentar, mas o certo é o governo controlou a inflação e deixou seus críticos falando sozinhos;

2) O regime de pleno emprego, com índices de desemprego abaixo dos 6%, é outro cavalo de batalha dos que duvidam dos parâmetros pautados pela área econômica do governo. No entanto, o que se tem oficialmente, de janeiro de 2011, quando começou o governo Dilma Rousseff, até julho deste ano, segundo o Caged (Cadastro Geral de Empregados e Desempregados), é um saldo de nada menos que 4 milhões de empregos formais criados. Só para 2013, a projeção do Ministério do Trabalho é da criação de 1,4 milhão de novos empregos.
"É um resultado espetacular, considerada a conjuntura mundial, em que há desemprego em todos os países", assinalou o ministro Miguel Dias.
Com ele não concorda, como se sabe, economistas como Alexandre Schwartsman, que regularmente despeja artilharia pesada sobre o tema. Ele chegou a escrever no jornal Folha de S. Paulo que a crise externa não é um fator suficientemente forte para atrapalhar, como teme o governo, o crescimento da economia brasileira. O mal estaria, apenas e tão somente, na gestão.
Acredita-se que Schwartsman habite, apenas, o planeta Terra, mas nunca se sabe o que ele faz nas horas livres.
Afinal, que é capaz de minimizar a crise econômica mundial a ponto de dizer que mal tem influência no Brasil deve ser, como diz o best seller sobre relacionamentos, do planeta Marte.
O certo, outra vez, é que, mesmo reduzindo a 1,4 milhão o número de novos empregos em 2013 contra 1,7 mihão da projeção anterior, o governo se colocou, na prática, acima das críticas de oportunidade. O sonhado, pelos adversários, caos de desemprego, não se abateu sobre o País até aqui.

3) A partir dessas duas pilastras que, está-se vendo, demonstraram ter muito mais areia do que concreto, comentaristas que se incluem num arco de pensamento econômico que abriga, entre outros, o ex-ministro Maílson da Nóbrega e a jornalista Miriam Leitão, apostaram todas as fichas na derrocada do PIB. Não poderia, afinal, ser diferente. Com inflação alta e emprego em queda, a economia estaria afundando.
Veio a realidade, porém, outra vez, e frustrou as expectativas. O número oficial do IBGE para o crescimento no segundo trimestre e de 1,5%, acima dos que apostavam em, no máximo, 1,3%. Anualizado, esse índice aponta para um crescimento de 6%. É claro que, frente a essa projeção, a turma do 'não é nada disso' já anuncia que o que não caiu ate agora vai cair ali na frente. Objetivamente, porém, o que se tem é uma consistente curva de alta moderada, inferior, neste momento, apenas à elevação registrada pela economia da China. Repita-se: o Brasil só cresceu menos, nos últimos três meses, do que a China entre os emergentes. Pode-se dizer que isso é pouco – mas cair nessa ladainha já é outra conversa.
O ano de 2013 vai passando pelo bombardeiro dos comentaristas de economia que, uma a uma, vão errando todas as suas previsões. Vem sendo assim, de resto, desde a aposta no apagão energético, formulado no ano passado – e que, simplesmente, não aconteceu. Em algum momento, essa torcida poderá encontrar o que comemorar, dadas as condições extremamente delicadas da economia mundial. Mas quem está ganhando de goleada, até agora, é mesmo o governo. Contra as projeções de fim do mundo em instantes, o que os números e a economia real mostram é que o Brasil não apenas está resistindo, como avançando.

Abaixo, algumas profecias que não se realizaram:

Pró-desemprego, Schwartsman vê economia medíocre
Itaú lidera pessimismo e derruba PIB
Em que país vive Armínio Fraga?
Agora crítico econômico, Merval aponta "ano perdido" de Dilma
Segundo Maílson, herança bendita de FHC chegou ao fim
Miriam Leitão vê ano minguante na economia
Desconfiança x confiança: quem vence a guerra?

FOLHA DA PREFEITURA DE MACEIÓ TEM SERVIDOR COM 08 CARGOS


Da Redação do TNH1
Procurador Geral do Município disse que o problema já deve ter uma resposta na próxima semana (Crédito: TNH1)
Procurador Geral do Município  (Crédito: TNH1)

O relatório preliminar da análise da folha de pagamento da Prefeitura de Maceió, realizada pela Controladoria Geral da União (CGU) e solicitada pelo prefeito Rui Palmeira ainda no primeiro trimestre deste ano, apresenta uma série de irregularidades.
A informação é do procurador Geral do Município, Ricardo Wanderley, que recebeu o documento na última quarta-feira (28) e constatou a existência de absurdos como um servidor com oito cargos no Município, além de funcionários que também são beneficiários do Programa Bolsa Família - destinado a pessoas pobres ou em extrema pobreza.
“Certas questões realmente saltam aos olhos. Mas na próxima semana já devemos ter uma resposta sobre esse processo”, ressaltou o procurador. Ricardo Wanderley não citou nomes, mas disse que a análise foi iniciada ainda na quarta-feira, quando o documento foi recebido.
“Se a CGU, que é preparada, demandou esse tempo todo – cerca de cinco meses –, imagine nós”, ressaltou. Segundo Ricardo Wanderley, a análise realizada pela CGU é um procedimento natural de início de gestão, mas, diante das irregularidades encontradas, o prefeito já anunciou nesta sexta-feira (30) que a Fundação Getúlio Vargas (FGV) foi contratada para passar um “pente-fino” na folha de pagamento.
A auditoria a ser feita pela FGV, prevista para ser iniciada em setembro, vai analisar a movimentação de salários da prefeitura e também do Iprev (Instituto de Previdência dos Servidores). “Todas as suspeitas de irregularidades precisam ser resolvidas”, observou Rui.

ARMANDO DÁ A LARGADA PARA 2014 E DIZ QUE PTB NÃO ACEITA VETOS OU EXCLUSÕES

DO NE 10

 
Foto: José Alves/divulgação

O PTB não vai aceitar ficar de fora do processo político de 2014. Foi o que deixou claro o senador Armando Monteiro (PTB) no encontro regional do partido para vereadores que aconteceu nesta sexta-feira (30) em Caruaru, no Agreste. "O PTB não aceitará vetos ou exclusões", disse, alegando não ser justo que o partido sofra algum tipo de veto apenas para atender a continuidade de uma legenda no executivo estadual. Mais de 700 pessoas compareceram ao evento, incluindo prefeitos e deputados. Lá, ouviram do senador que “é natural” que seu nome seja posto nas discussões pela sucessão do governador Eduardo Campos (PSB). Houve quem circulasse no local com a frase “Com Armando e o PTB, Pernambuco segue em frente” estampada na camisa.
Além de dizer que o PTB não aceitaria ficar de fora do xadrez eleitoral de 2014, Armando mandou ainda outro recado ao PSB, prometendo que se estiver em outro palanque não vai aceitar assumir o ônus de ter rompido com a Frente Popular. “Não será nossa iniciativa de romper com esse projeto”, pontuou. Para o senador, que é também presidente da legenda no Estado, o PTB foi galgando espaços aos poucos até atingir o patamar atual, que o permite sonhar com o governo estadual. “Fomos pouco a pouco nos afirmando como uma força independente em Pernambuco”, afirmou.

Sem fazer rodeios para falar do tema eleições, o petebista disse em discurso que 2014 vai marcar um novo ciclo na discussão política em Pernambuco. O senador defendeu a ideia de que ainda há muito para ser feito no Estado. Apesar de afirmar não estar apresentando uma plataforma de governo, Armando disse ainda que o PTB tem uma proposta alicerçada numa visão de futuro. “A política é um exercício de esperança”, afirmou.

Cogitado nos bastidores para romper com o PSB e se aliar ao PT em 2014, o senador fez questão de destacar a importância do governo federal nos investimentos que, segundo ele, mudaram a visão que se tinha do Estado. “Em cada um dos grande projetos de PE tem um braço do governo federal”, disse, lembrando o papel do ex-presidente Lula (PT). O governador Eduardo Campos também foi lembrado, mas como alguém que “valorizou essa parceria” com Lula.
Suplente
Logo no início de sua fala, o senador Armando Monteiro ainda brincou com as declarações que tem ouvido de interlocutores afirmando que o empresário Douglas Cintra (PTB) devia se preparar para assumir uma vaga no Senado Federal. Caruaruense, Cintra é o primeiro suplente de Armando. “Eu tenho boa saúde. Ele vai ter que esperar ainda muito, porque se for pela saúde, ele não tem chance”, brincou. Ele também disse que cabe aos petebistas dizer se Cintra chegará ao Senado por algum outro motivo, numa alusão a eleição do próximo ano.

MAIS MÉDICOS PROÍBE PREFEITURAS DE DEMITIR MÉDICOS JÁ CONTRATADOS

Agência Brasil (Brasília) – Depois de denúncias de que prefeituras estariam demitindo médicos para receber profissionais do Mais Médicos, pagos pelo governo federal, o Ministério da Saúde esclareceu que o termo de adesão ao programa proíbe os municípios de demitir os profissionais contratados. “Os municípios que descumprirem essa regra serão excluídos do programa, com remanejamento dos médicos participantes para outras cidades”, declarou em nota a pasta.
De acordo com o Ministério da Saúde,  o controle está sendo feito pelo sistema do Cadastro Nacional dos Estabelecimentos de Saúde (Cnes), que impede que o médico participante do programa seja direcionado a postos que estavam ocupados antes da adesão do município. Os médicos já cadastrados na atenção básica foram impedidos de se inscrever no programa para atuar no município onde já trabalha, o que impede a migração de profissionais para a bolsa do Mais Médicos em uma mesma cidade.
As prefeituras inscritas são obrigadas a manter o número de médicos na atenção básica, sem ter os profissionais do Mais Médicos. A pasta explica que os médicos contratados pelo governo federal só poderão ser incluídos para expandir a capacidade de atendimento, formando novas equipes de atenção básica ou preenchendo vagas nas quais faltavam profissionais.
O ministério explica que, enquanto participarem do Mais Médicos, os municípios só poderão desligar médicos da atenção básica em situações excepcionais justificadas à coordenação nacional do Programa Mais Médicos, como, por exemplo, descumprimento comprovado de carga horária e/ou outra falha ética ou profissional do médico.

GLOBO TEM O QUE MERECE:ESTERCO




Cerca de  150 pessoas -- de acordo coma a PM -- protestam em frente à sede da Globo no bairro Brooklin, em São Paulo, em ato contra a emissora e pela 'democratização da mídia'. Manifestantes adeptos da tática de protesto 'black bloc' jogaram dois sacos de esterco na calçada em frente à portaria do prédio. Os participantes do ato também pegaram o esterco caído no chão e atiraram-no no logo da emissora. Eles ainda picharam a entrada e usaram varas para, através do portão, quebrar lâmpadas situadas no chão que iluminavam o jardim.
As duas pistas da marginal Pinheiros sentido Castello foram fechadas pelos manifestantes -- uma com um aparelho de televisão jogado no chão, a outra, com uma placa incendiada e cones de trânsito retirados da rua.  (Da Folha Online)

PSDB TENTA SEGURAR SERRA DE TODO CUSTO



Com José Serra decidido a se filiar ao PPS, como tem publicado a imprensa do sul, a tropa de choque de ‘aecistas’ lançaram ofensiva na tentativa de demovê-lo da ideia e neutralizá-lo, relata Julianna Granjeia, no blog Poder Online.
''General da tropa do presidenciável Aécio Neves (PSDB-MG) na bancada no Congresso, o senador Cássio Cunha Lima (PSDB-PB) telefonou ontem para o governador Geraldo Alckmin: ‘O que eu posso fazer para não deixar o Serra sair do partido’. Alckmin não prometeu nada. Mas a pressão no ninho começou.''

"QUEM NÃO FICA CONTENTE COM O CRESCIMENTO" AFIRMA DILMA



Dilma Rousseff após encontro trilateral com os presidentes do Paraguai, Horacio Cartes, e da Venezuela, Nicolás Maduro, em Paramaribo (Foto: Roberto Stuckert Filho/PR) 
Dilma após encontro trilateral com os presidentes do Paraguai, Horacio Cartes, e da Venezuela, Nicolás Maduro, em Paramaribo (Foto: Roberto Stuckert Filho/PR)

A presidente Dilma Rousseff comemorou nesta sexta-feira (30) o crescimento da economia registrado no segundo trimestre deste ano, divulgado mais cedo pelo Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE). O PIB subiu 1,5%, na comparação com os três meses anteriores, alta que ultrapassou as expectativas do mercado e do Banco Central. 'Quem não fica contente com o crescimento?!', comentou Dilma em resposta a jornalistas em Panamaribo, enquanto se dirigia para uma reunião bilateral com o presidente do Peru, Ollanta Humala.
No Suriname, Dilma participa de reunião de chefes de Estado da União de Nações Sul-Americanas (Unasul), que deve reintegrar o Paraguai ao órgão, que reúne 12 países da América do Sul.
O crescimento do PIB de abril a junho é o melhor resultado neste tipo de comparação desde primeiro trimestre de 2010, quando a alta foi 2%. Em valores correntes, a soma dos valores da produção alcançou R$ 1,2 trilhão no período. No primeiro trimestre de 2013, o crescimento foi de 0,6%. O destaque neste segundo trimestre foi para agropecuária, com crescimento de 3,9% ante o primeiro, seguida por indústria, com alta de 2%, e serviços, com alta 0,8%.(Do portal G1)

sexta-feira, 30 de agosto de 2013

ACUSADOS PELA MORTE DE MENINO BOLIVIANO SÃO ENCONTRADOS MORTOS NA PRISÃO


Paulo Ricardo Martins e Felipe dos Santos Lima foram detidos após denúncia pela morte do boliviano; caso foi registrado como 'morte suspeita'
Dois acusados pela morte do menino Brayan, o boliviano de 5 anos morto em assalto na zona leste de São Paulo, foram encontrados mortos às 14h30 desta sexta-feira, 30. Paulo Ricardo Martins, o Tripa, de 18 anos, e Felipe dos Santos Lima, o Paulinho, de 19 anos, cumpriam prisão preventiva no Centro de Detenção Provisória de Santo André, na Grande São Paulo. O caso foi registrado inicialmente como "morte suspeita".
Ambos foram denunciados pelo Ministério Público no dia 27, cerca de dois meses depois do assassinato do boliviano. Na ocasião, a Justiça decretou a sua prisão preventiva. Um terceiro envolvido, menor de idade, encontra-se apreendido na Fundação Casa.
Em nota, a Secretaria de Administração Penitenciária informou que o caso foi comunicado à Vara de Execução Criminal, à Polícia Civil e perícia técnica. Segundo o órgão, será instaurado procedimento apuratório preliminar, para apontar a causa da morte. Além disso, o caso também irá para a Corregedoria Administrativa do Sistema Penitenciário
Brayan foi morto em um assalto à casa em que morava com a família e outros bolivianos na região de São Mateus, na zona leste de São Paulo. A mãe dele, a costureira Veronica Capcha Mamani, de 24 anos, disse que o filho, chorando, pediu aos criminosos para "não morrer", mas levou um tiro na cabeça. A família estava havia seis meses no Brasil - o casal trabalhava em um ateliê de costura. Os pais de Brayan voltaram para à Bolívia depois do crime.
Segundo a polícia, Diego Rocha Freitas Campos, de 20 anos, é o suspeito de dar o tiro que matou o garoto boliviano. Ele e mais um colega, Wesley Pedroso, de 18 anos, que participou do assalto, encontram-se foragidos. Campos estava preso, mas fugiu em maio do Centro de Detenção Provisória (CDP) Franco da Rocha, onde cumpria pena por roubo. Ele saiu da prisão durante o indulto de Dia das Mães.(DO ESTADÃO)

GLOBO FOI PEDIR A LULA PARA VOLTAR !

Do blog Conversa Afiada




Segundo Paulo Henrique Amorim, um confidente (que o jornalista chama de passarinho) do Ex-presidente contou os detalhes daquele encontro em que um dos filhos do Roberto Marinho – eles não têm nome próprio – foi ao Presidente Lula pedir ajuda contra o Google.

O passarinho contou que o filho do Roberto Marinho reclamou muito da queda da publicidade governamental.


Reclamou porque, desde a gestão de Franklin Martins, a publicidade governamental na Globo caiu de 80% no Governo (sic) Fernando Henrique para 50%, no de Lula.

O filho do Roberto Marinho disse que a publicidade está numa situação tal que pode provocar uma crise em todo o PiG (*).

(O passarinho não revelou, mas, imagina-se que o Lula deva ter achado ótimo …)

É o Google, amigo navegante.

O Google vai googlar a Globo e ela não vai mais poder gastar US$ 280 mil por capítulo de novela…

Aí, o filho do Roberto Marinho – segundo esse passarinho inconfidente – passou a espinafrar a Dilma.

Que a Dilma isso, que a Dilma aquilo, e, além do mais, a Dilma não o recebe – não recebe o filho do Roberto Marinho.

Onde já se viu, não me receber um filho do Roberto Marinho !

Isso não acontece no Brasil desde Getúlio Vargas …

E, aí, amigo navegante, a bomba !

O filho do Roberto Marinho pediu ao Lula para voltar.

Volta, Lula, volta, pelo amor de Deus !

Mas, como ? indagou o Lula – segundo esse boquirroto desse passarinho.

Vocês me espinafraram todo dia e você vem aqui me pedir para voltar ?

Mas, você é diferente, Lula, respondeu o filho do Roberto Marinho.

Você é um estadista, disse o filho do Roberto Marinho.

Um estadista …

O filho do Roberto Marinho foi embora sem uma gota de esperança.

A, o Lula disse ao passarinho (que além da falar ouve muito bem):

- Esses caras me esculhambam o tempo todo e agora querem que eu volte. Ora, vai …

Pano rápido.


Paulo Henrique Amorim, que, como Manoel de Barros e São Francisco de Assis, conversa com passarinhos.


DENUNCIA CONTRA MAIS MÉDICOS TEM A MARCA TUCANA

247 – Uma denúncia contra o programa Mais Médicos, divulgada nesta sexta-feira pela Folha de S.Paulo, tem o carimbo do PSDB. O jornal informou ter identificado 11 cidades de quatro Estados que pretendem demitir médicos contratados pela Prefeitura a fim de substituí-los por profissionais do programa do governo federal, cujos salários serão totalmente bancados pela União. Desta forma, fariam economia nos cofres municipais, trocando o que seriam seus gastos por custos para o governo federal. O problema é que a principal fonte da reportagem é do ninho tucano.
"Eles só serão dispensados quando os novos se apresentarem, para poder fazer a permuta", disse à Folha a secretária-adjunta de Saúde do município de Barbalha, no Ceará, Desirée de Sá Barreto. Desirée, que também é presidente do Conselho Municipal de Saúde, é filiada ao PSDB, segundo o TRE-CE, que possui seus dados de quando foi eleita vereadora na cidade. Sua proposta é apoiada pelo secretário da Saúde de Barbalha, Caio Melo, que declarou: "Se fosse possível, botaríamos todos [pelo] Mais Médicos, porque não teríamos o custo do salário mensal dos profissionais".
A prática foi considerada inaceitável pelo Ministério da Saúde, que garantiu que a cidade que fizer esse tipo de troca de médicos será excluída do programa. "Os municípios que insistirem nessa questão [de substituição] nós vamos visitar e, se observada essa prática, os médicos serão remanejados e esses municípios serão excluídos do programa", disse hoje o secretário de Gestão do Trabalho e da Educação na Saúde do Ministério da Saúde, Mozart Sales, após a publicação da denúncia.
Como se vê, o PSDB não apenas é um forte crítico do programa lançado no início de julho pela presidente Dilma Rousseff, que visa levar médicos brasileiros e estrangeiros a regiões pobres do País, como aparentemente pretende sabotar a iniciativa, ajudando a alimentar a percepção de que médicos estrangeiros estarão tomando vagas de brasileiros.

TRE CASSA MANDATO DO PREFEITO DE AGRESTINA

O prefeito de Agrestina, Thiago Nunes (PDT), foi cassado hoje pelo TRE-PE (Tribunal Regional Eleitoral de Pernambuco) por abuso de poder econômico.
A decisão é passível de recurso e ele poderá permanecer no cargo até transitar em julgado.
Segundo o TRE, Thiago organizou no ano passado uma festa de aniversário em sua fazenda durante o período eleitoral. Na ocasião, o locutor teria saudado o então candidato como “futuro prefeito”.
Com informações do blog do Wagner Gil

E SE BARBOSA GANHASSE UM SALÁRIO MÍNIMO ?

247 - O presidente do STF, Joaquim Barbosa, enviou ontem um projeto para o Congresso pedindo aumento do salário dos ministros do STF, que ficaria em R$ 30.658,42. Como a corte suprema é o teto do funcionalismo público, o reajuste significa mexer também nos salários de todos os tribunais, além do TCU. Também nesta quinta-feira, o governo anunciou que o salário mínimo deverá ser R$ 722,90 em 2014. Diante da disparidade, o jornalista Leonardo Sakamoto coloca uma pergunta: e se Barbosa ganhasse apenas um salário mínimo? Leia abaixo seu artigo sobre o assunto, publico em seu blog no UOL.
E se Joaquim Barbosa ganhasse um salário mínimo?
Leonardo Sakamoto
A ministra do Planejamento Miriam Belchior divulgou, nesta quinta (29), que o salário mínimo de 2014 deve ser de R$ 722,90. Esse valor representa um aumento de 6,6% ou 44,9 mangos.
Enquanto isso, o salário mínimo mensal necessário para manter dois adultos e duas crianças deveria ser de R$ R$ 2.750,83 – em valores de julho deste ano. O cálculo é feito, mês a mês desde 1994, pelo Departamento Intesindical de Estatística e Estudos Econômicos (Dieese).
O Dieese considera o que prevê a Constituição, ou seja: "salário mínimo fixado em lei, nacionalmente unificado, capaz de atender às suas necessidades vitais básicas e às de sua família, como moradia, alimentação, educação, saúde, lazer, vestuário, higiene, transporte e previdência social, reajustado periodicamente, de modo a preservar o poder aquisitivo, vedada sua vinculação para qualquer fim".
Mas como todos sabemos, o artigo 7º, inciso IV, da Constituição Federativa do Brasil, que trata dessa questão, é uma das maiores anedotas que temos na República. Rá!
O governo federal atrelou o ritmo de crescimento do PIB ao do salário mínimo, na tentativa de resgatar seu poder de compra. O combinado prevê reajustes baseados na inflação do ano anterior e na variação do PIB dos dois anos anteriores. Por isso, esse número divulgado é uma estimativa, uma vez que precisamos dos dados consolidados de 2013. O fato é que, por mais que ocorra um crescimento no poder de compra, estamos longe de garantir dignidade. Nas grandes cidades, são poucos os que recebem apenas esse piso. Contudo, segue referência para milhões de famílias que têm aposentados como arrimos.
Ninguém está pregando aqui a irresponsabilidade fiscal geral e irrestrita, mas o aumento do salário mínimo é uma das ações mais importantes para melhorar a qualidade de vida do andar de baixo.
Afinal de contas, salário mínimo não é programa de distribuição de renda, é uma remuneração mínima – e insuficiente – por um trabalho. Não é caridade e sim uma garantia institucional de um mínimo de pudor por parte dos empregadores e do governo. Mas precisamos nos esforçar mais. Para aumentar a remuneração. Ou, pelo menos, para garantir serviços públicos de qualidade de uma forma em que a população não precise gastar do seu bolso para alcançar o que o Estado não fornece (educação, saúde, cultura, lazer, transporte...) Quem defende Estado mínimo e salário mínimo insuficiente é, no mínimo, muito sangue ruim.
Dito isso, o que deve passar pela cabeça de uma pessoa que mora no interior do país, recebe pouco mais de um mínimo e tem que depender de programas de distribuição de renda para comprar o frango do dia a dia, quando vê na sua TV velha a notícia de que o presidente do Supremo Tribunal Federal, Joaquim Barbosa, defendeu um aumento de 9,26% em seu próprio vencimento para 2014? Ou seja, de R$ 28.059,29 para R$ 30.658,42, o que representa 2599,13 mangos.
O Congresso Nacional já havia autorizado um reajuste de 15,8% em três anos. O aumento que cabia a 2014 era de 5,2%, mas Barbosa pediu 9,2, ou seja, mais 4%. Isso deve impactar a folha de pagamentos de membros dos Três Poderes, uma vez que o salário dos ministros do STF deveria ser o teto dos servidores públicos.
Compensar as perdas da inflação, justificou.
Ouvi de um funcionário de um tribunal superior que o mínimo já teve aumentos consideráveis e o salário dos ministros não. Bem, é claro que a pergunta no título deste post é retórica (se a educação fosse boa neste país, eu não precisaria explicar isso). Não estou defendendo o nivelamento por baixo. Mas em um país em que o salário mínimo é insuficiente para garantir dignidade, é questionável que um ministro da Suprema Corte, que – a meu ver – já ganha de forma razoável para a função, peça um aumento maior do que aquele que será concedido ao naco encardido da população. E arraste parte do funcionalismo com ele (ou seja empurrado pelo mesmo funcionalismo). Não é ilegal, mas meu radar de imoralidade apita feito louco.
Nesse momento, alguns desses que viram a notícia na TV velha engolem o choro da raiva ou da frustração e torcem para a novela começar rápido e poderem, enfim, esquecer o que acabaram de ver. Afinal de contas, pelo menos na ficção dos folhetins há a mão invisível do autor que garante, na maioria das vezes, a punição das injustiças.
Apesar de Junho, ainda não perceberam que, se quiserem, os que usam chinelo são mais fortes do que os que vestem terno e toga.

PIB DO BRASIL CRESCE MAIS QUE O DO EUA E COREIA DO SUL


A economia brasileira surpreendeu muitos analistas no segundo trimestre, colocando o país em uma posição melhor do que a verificada no início do ano, em comparação com outras nações.
O PIB (produto interno bruto) do Brasil avançou 1,5% em relação ao primeiro trimestre, superando não apenas o dos maiores países ricos, como os Estados Unidos e a Alemanha, mas também o de nações que vinham se expandindo bem, como o México e a Coreia do Sul.
No primeiro trimestre, o crescimento da economia do Brasil havia sido igual ao dos EUA e inferior ao da Coreia.


Variação em um ano
Olhando o segundo trimestre deste ano em comparação com o período equivalente de 2012, conseguimos uma noção um pouco mais ampla da situação global.
Não apenas porque assim enxergamos um período mais longo, mas também porque alguns países importante só divulgaram a variação do PIB em relação a um ano antes, como a Rússia, o Chile e o Peru.

Nesse tipo de comparação, o PIB do Brasil cresceu 3,3%, mantendo um resultado melhor que o dos países ricos e atrás da China e da Coreia.
Mas aqui conseguimos perceber que o Chile e o Peru também registraram taxas asiáticas de crescimento, superando o Brasil.
Em relação ao grupo de emergentes chamado Brics (Brasil, Rússia, Índia, China e África do Sul), o PIB brasileiro avançou mais que o da Rússia e o da África do Sul e menos que o da China. A Índia ainda não divulgou o dado.(fonte: UOL)

CAMPUS UPE GARANHUNS INICIA MESTRADO EM LETRAS

Exiba UPE.jpg na apresentação de slides

Teve início na UPE Campus Garanhuns, o Programa de Mestrado
Profissional em Letras (Profletras). Trata-se de um curso oferecido em
rede nacional, de pós-graduação stricto sensu, que conta com a
participação de instituições de ensino superior públicas no âmbito do
Sistema Universidade Aberta do Brasil (UAB) e coordenado pela
Universidade Federal do Rio Grande do Norte (UFRN). O programa tem
como objetivo, a médio prazo, a formação de professores do ensino
fundamental de língua portuguesa em todo o território nacional.
 
O público-alvo do Profletras é constituído por docentes de todas as
gerações, egressos de cursos de graduação em letras e que lecionam
língua portuguesa no ensino fundamental.
 
Segundo o diretor da UPE MultiCampi Garanhuns, prof. Clóvis Gomes Jr.,
o início do curso é mais uma conquista para o interior do estado.
“Trata-se de um curso de mestrado, muito procurado pelos profissionais
da área. A UPE cumpre então mais uma etapa de seu desenvolvimento na
educação de Pernambuco” – afirmou o gestor.
 
Para a unidade do PROFLETRAS na Universidade de Pernambuco (UPE),
Campus Garanhuns, foram oferecidas 20 vagas, ocupadas por alunos de
várias cidades do estado como Petrolina, Carpina, Altinho, Venturosa,
Palmares, Saloá, entre outras. As aulas do semestre 2013.2 tiveram
início em 19 de agosto, com aula inaugural em 21/08.
 
O ex-diretor da UPE Garanhuns e atual Pró-Reitor da Administração da
Universidade de Pernambuco, Prof. Pedro Henrique Falcão, afirma que o
curso de Stricto Senso fecha um ciclo na educação da Universidade.
“Era um projeto antigo podermos oferecer cursos Stricto Sensu. Temos
alunos que começaram na Escola de Aplicação, com os ensinos
fundamental e médio. Depois a graduação nos cursos oferecidos e ainda
a pós-graduação. Agora temos o Mestrado em Letras para os professores
da Rede Pública. É o ponto de partida para no futuro contarmos com
outros cursos abertos à Comunidade Acadêmica” – Afirmou Prof. Falcão,
sem esconder a alegria de ver o curso sendo realizado.
 
O PROFLETRAS/UPE tem como coordenador o Prof. Dr. Benedito Gomes
Bezerra e conta com uma equipe de professores composta por dez
doutores:
 
- Amara Cristina de Barros e Silva Botelho, Doutora em Literatura e
Cultura pela Universidade Federal da Paraíba (2006),
- Benedito Gomes Bezerra Doutor em Letras pela Universidade Federal de
Pernambuco (2006),
- Elcy Luiz da Cruz, Doutor em Teoria Literária pela UFPE -
Universidade Federal de Pernambuco (2003),
- Jaciara J. Gomes, Doutora em Letras/Linguística pela Universidade
Federal de Pernambuco (UFPE, 2013),
- Jairo Nogueira Luna, Doutor em Letras (Literatura Portuguesa) pela
Universidade de São Paulo (2002),
- Maria das Graças Ferreira Graúna, Doutora em Letras pela
Universidade Federal de Pernambuco (UFPE, 2003),
- Rossana Regina Guimarães Ramos Henz, Doutora em Língua Portuguesa pela
Pontifícia Universidade Católica de São Paulo (PUC/SP,2005),
- Silvania Núbia Chagas, Doutora em Letras (Est. Comp. de Liter. de
Língua Portuguesa) pela Universidade de São Paulo (2007), e
- Mário Medeiros da Silva, Doutor em Ciências da Educação pela
Universidade do Minho-UMINHO, Portugal (2003).
 
O curso terá duração de dois anos e haverá seleção anual para novas turmas.

ARTIGO DE OPINIÃO : TUDO POR DINHEIRO


Heitor Scalambrini Costa
Professor da Universidade Federal de Pernambuco

Em recente visita a microrregião de Itaparica, aos municípios de Floresta, Belém do São Francisco, Petrolândia e Itacuruba, pude constatar, a completa falta de informação das respectivas populações sobre a provável instalação de uma usina nuclear na região.
A visita, que contou com o apoio da Diocese de Floresta através do Movimento Cultura de Paz, teve o objetivo de levar informações sobre a energia nuclear, a radioatividade, os efeitos da radiação, o que é uma usina nuclear e como funciona, os riscos de acidentes e a situação desta fonte energética no mundo e no Brasil. Além de haver uma discussão sobre outras fontes de energia, em particular aquelas encontradas na natureza, que poderiam atender a demandas energética destas populações.
Foram realizadas Rodas de Dialogo nos quatro municípios com a presença de educadores, religiosos, políticos, representantes da sociedade civil organizada, movimentos de jovens, representantes de grupos quilombolas e indígenas. Amplo material de divulgação foi distribuído aos participantes, desde cartilha explicativa, cordéis, e-books com artigos sobre a questão nuclear e panfletos.
Como resultado das Rodas de Dialogo foram definidos em cada cidade, ações que serão desenvolvidas no intuito de mais e mais pessoas se incorporarem ao debate sobre a instalação da usina nuclear. Assunto de grande importância para o destino dos moradores das cidades e do campo daquele território.
O trabalho planejado durante estes reuniões se dará essencialmente na divulgação pelas redes sociais, em ações nas escolas estimuladas pelos educador@s, na distribuição de material informativo aos membros das associações de moradores, associações de pescadores, comerciantes, nas aldeias indígenas e nas comunidades quilombolas. O que se espera de toda esta movimentação é que as populações se envolvam neste debate, e como resultado, formem opinião sobre a decisão unilateral tomada de se instalar a usina nuclear. Espera-se que sejam ouvidos, e tomem em suas mãos a responsabilidade de aceitarem ou não esta instalação industrial para produzir energia elétrica. O que não se pode mais aceitar e nem admitir são que decisões sejam tomadas à revelia, sem a participação dos principais interessados.
Por outro lado nestas reuniões, o que era esperado aconteceu. Mesmo convidado à classe política não esteve presente, e quando alguns de seus membros compareceram, foi de maneira não participativa nos debates. O que se percebe nesta atitude é que fogem da discussão pública. Evitam se comprometerem, e nem emitem suas opiniões publicamente. Todavia, à surdina, conspiram para a vinda da usina nuclear para a região, apoiando interesses pessoais em detrimento do interesse público, da coletividade, das comunidades.
Também nesta viagem, tornou mais claro o interesse econômico envolvido com a construção da usina nuclear no município de Itacuruba. A área pré-selecionada a beira do rio São Francisco possui diversos proprietários em todo seu entorno. A maior propriedade em extensão pertence a parentes do ex-prefeito de Itacuruba,. Estivemos com um dos outros proprietários de terras na região (possui uma gleba de 130 ha), que nos informou já ter sido procurado pelo ex-prefeito interessado em comprar suas terras, como também de outros proprietários que teriam sido procurados para este fim.
Verifica-se nesta movimentação o interesse de tornar-se o único proprietário das terras, e  assim poderem ser negociadas, e muito bem indenizadas pelo governo federal, caso a usina nuclear seja implantada na região. Também para valorizá-las, o ex-prefeito na sua gestão, obteve recursos do Ministério da Integração Nacional/Codevasf para a implantação  e pavimentação de uma rodovia vicinal até estas terras, chegando bem próximo a fazenda Jatinã (local pré selecionado para a implantação da usina nuclear). Esta rodovia, um trecho da PE 422, atravessa terras da aldeia Pankará e comunidades quilombolas, Por exigência da comunidade indígena, licenças para esta rodovia nunca foram apresentadas, e as obras foram paradas. Os recursos públicos destinados para esta rodovia foram de R$ 13.488.205,55.
O discurso proferido por este político na defesa intransigente da usina nuclear, caminha no sentido que a usina trará impactos econômicos importantes para a região, e como consequencia, o desenvolvimento e o progresso tão almejado pelos habitantes. Este discurso, recorrente, já que utilizou os mesmos argumentos quando prometeu e não cumpriu o Observatório de Itacuruba (http://www.debatesculturais.com.br/observatorio-de-itacuruba-uma-obra-inacabada/), aponta na geração de emprego e renda para a população. Todavia, esconde de fato o mero interesse pessoal, em detrimento ao da coletividade, que sofrerá os impactos e o estigma que esta construção trará aos moradores do seu entorno.
Em verdade, o que tem movido a defesa desta obra na região, por alguns que exerce grande influencia junto às populações pelo fato ocuparem (ou já ocuparam) cargos públicos na política local, são os benefícios financeiros que receberão com a implantação desta obra.
Esta situação se verifica quando defensores do modelo predatório de desenvolvimento em curso no Estado, com obras como da instalação de uma indústria de petróleo e gás, termoelétricas a combustíveis fósseis, construção de estaleiros, de indústrias altamente poluentes no Complexo de Suape; locupletam-se financeiramente.  Afinal é tudo por dinheiro.