sábado, 7 de fevereiro de 2015

Lula aos golpistas: vão prestar contas à história

247 - O ex-presidente Lula fez um discurso de injeção de ânimo na militância no encontro dos 35 anos do PT, em Minas Gerais. Ele criticou a mídia e saiu em defesa das medidas econômicas tomadas pela presidente Dilma Rousseff. Ao ser chamado para discursar, Lula foi ovacionado pela plateia. "Ontem fiquei indignado, mais do que em outros dias, mas tomei cuidado para não repassar aqui a indignação que fiquei ontem. Seria muito mais simples a PF ter convidado nosso tesoureiro para se apresentar do que ir buscar em casa, seria muito mais simples dizer o que eles estão repetindo o mesmo ritual desde 2005 quando começaram as denúncias que eles chamaram de mensalão. Toda quinta-feira sai boato, sexta sai denúncia nas revistas, sábado e domingo massacre na televisão, e na outra semana, começa tudo outra vez", afirmou logo no início do discurso. 
Lula afirmou que o critério da mídia é a criminalização do PT. "Eles trabalham com a convicção de que é preciso criminalizar o nosso partido. Não importa nem se é verdade", acusou. O ex-presidente Lula destacou trechos de um manifesto de fundação do PT, ressalvando que o PT "contribuiu para transformar este país". Em defesa do legado do PT, o petista afirmou que "nova política foi acabar com a fome neste país". Lula disse que "medidas amargas" foram necessárias nos 12 anos de governos petistas. 
O ex-presidente disse que o objetivo dos adversários é "querer que o povo nos esqueça". "Mas, ao invés disso, em outubro, o povo preferiu eleger a presidente Dilma", afirmou.
Lula saiu em defesa das medidas tomadas pela presidente Dilma Rousseff no campo econômico. "A companheira Dilma teve que tomar medidas necessárias, mas temos que pensar que de vez em quando temos que tomar fôlego. Mesmo reclamando nos corredores, Dilma, tenha a certeza de que nós sabemos que o que você vai fazer vai levar o país a um momento muito melhor. Faça o que tiver que fazer, porque por um erro desastroso nosso, quem vai sofrer é o povo mais humilde deste país", afirmou.
Ainda em discurso, o ex-presidente disse que "a quarta vitória eleitoral consecutiva do PT despertou os mais baixos instintos dos nossos adversários". "Vencemos, mas a luta está longe de acabar. Nossos adversários não podem dizer qual é o seu projeto, porque é antinacional. Só podem atacar o PT com a arma do ódio", afirmou.
Ao falar da operação Lava Jato, o ex-presidente afirmou que "é a repetição de um filme já conhecido". "Não há contraditório, não há direito de defesa. O julgamento é feito pela imprensa. Os condenados já estão escolhidos. Eles não estão preocupados com os enormes prejuízos à Petrobras e ao País. O que eles querem é criminalizar o PT e paralisar o País", afirmou.

Fiat contratou empresa para logística e distribuição dos veículos


557959_424748864276273_146850757_n

A SADA Transportes, empresa brasileira responsável pela logística da Fiat Chrysler Automobile, vai anunciar sua chegada em Pernambuco, com investimentos e contratações de profissionais, na próxima terça-feira, em Boa Viagem. Os pernambucanos vão saber a estratégia alternativa para o escoamento da produção, enquanto a via principal não sai.
A Sada recebeu terreno e benefícios fiscais da Prefeitura de Goiana, ainda na gestão do ex-prefeito Henrique Fenelon. A unidade ficará ao lado do complexo automotivo, instalado em Goiana, a cerca de 60 km do Recife e a 45 km de João Pessoa, na Paraíba.
A Sada foi o primeiro fornecedor da Fiat a ir para o Nordeste, decidindo o investimento ainda em 2011. A previsão inicial era que o grupo iria gerar cerca de mil empregos, em uma cidade que tem tem 75 mil habitantes.
A empresa Sada é responsável pelo transporte de 100% da frota da Fiat há 35 anos, desde que a montadora italiana veio para o Brasil. No caso, as carretas da Sada vão trazer os veículos para o Nordeste e voltarão carregadas com os carros de Pernambuco para o Centro Sul.
A expectativa era que pelo menos cem fornecedores se instalem na região. O complexo automotivo pode abrir 4.500 vagas diretas. A prefeitura estima que toda a cadeia vai gerar 50 mil empregos.(Do blog de jamildo)

Dallari faz picadinho do parecer de Gandra e FHC

247 - O jurista Dalmo Dallari, um dos mais respeitados do País, rebateu o parecer de Ives Gandra Martins, encomendado por um advogado ligado ao Instituto Fernando Henrique Cardoso, sobre o impeachment da presidente Dilma Rousseff. Dallari concedeu entrevista à assessoria do deputado Paulo Teixeira (PT-SP), que pode ser lida abaixo:
Em entrevista concedida de Paris, por telefone, à assessoria de comunicação do mandato do deputado federal Paulo Teixeira, realizada na tarde desta sexta-feira (6/2), o jurista Dalmo Dallari acusou o também jurista Ives Gandra de elaborar um parecer “absolutamente inconsistente” sugerindo a existência de elementos para a abertura de um processo de impeachment da presidenta Dilma. “Eu não vejo a mínima consistência nessa tentativa de criar uma base jurídica para o impeachment”, afirmou.
Professor emérito da Faculdade de Direito da USP e especialista em Direito do Estado, Dallari chamou de absurda a aplicação da doutrina do domínio do fato no caso Petrobras e lembrou que, se fossem seguir a lógica sugerida por Ives Gandra, o ex-presidente Fernando Henrique Cardoso deveria perder seus direitos políticos e todos os senadores do país poderiam ser igualmente cassados. “A Constituição, no artigo 52, dá como atribuição do Senado ‘processar e julgar o Presidente e o Vice-Presidente da República nos crimes de responsabilidade’”, disse. “Portanto, se ele considera que, mesmo sem comprovação de conhecimento direto, existe a obrigação de agir, então essa obrigação existe para os senadores também.”
Na hipótese de parlamentares de oposição levarem adiante um pedido de impeachment, Dallari sugere recorrer ao Supremo Tribunal Federal com um mandato de segurança. “Uma ação visando cassar direitos sem haver nenhuma fundamentação é claramente inconstitucional”, cravou.
O sr. tomou conhecimento do parecer divulgado pelo Dr. Ives Gandra Martins? Concorda que há base jurídica para pedir o impeachment de Dilma?
Esse parecer do Dr. Ives Gandra é absolutamente inconsistente. Ele cita uma porção de artigos e leis, mas não cita um único fato que demonstre a responsabilidade da presidente Dilma. O que ele está fazendo é uma aplicação da chamada doutrina do conhecimento do fato, ou domínio do fato, e que é absolutamente absurda, não é juridicamente aceitável. Ele de fato não fez a mínima demonstração, nem por via direta ou indireta, de que a presidente tivesse conhecimento do que ocorria de irregular dentro da Petrobras, de maneira que eu não vejo a mínima consistência nessa tentativa de criar uma base jurídica para o impeachment. Aliás, posso acrescentar um dado interessante. Se a base for simplesmente esta, se a obrigação de zelar pela probidade administrativa for suficiente para a cassação de um mandato, então deveriam, pela mesma lógica, ser cassados os mandatos de todos os senadores.
Por quê?
Porque a Constituição, no artigo 52, dá como atribuição do Senado “processar e julgar o Presidente e o Vice-Presidente da República nos crimes de responsabilidade”. Portanto, se ele considera que, mesmo sem comprovação de conhecimento direto, existe a obrigação de agir, então essa obrigação existe para os senadores também. Coerentemente, ele deveria propor a cassação do mandato de todos os senadores por crime de responsabilidade, o que é evidente absurdo. Há um jogo evidentemente político tentando criar uma aparente fundamentação jurídica que, de fato, não existe. É pura tentativa de criar uma aparência de legalidade quando o que existe é um objetivo político, nada mais.
Depoimentos recentes na delação premiada indicaram que os desvios datam de 1997 e teriam chegado ao auge em 2000. Se isso se comprovar, poderia resvalar de alguma forma no ex-presidente Fernando Henrique Cardoso.
É curioso que acaba de ser publicada no jornal francês Le Monde uma matéria a respeito da empresa francesa Alstom, que atua no metrô brasileiro, e que, segundo o jornal, já em 1998 praticava corrupção no Brasil. Em 1998, o presidente era o Fernando Henrique Cardoso. Então (pela mesma lógica) ele deveria perder os direitos políticos. Ele deve ser considerado conivente. Foi omisso, permitiu que uma empresa estrangeira praticasse corrupção no Brasil. Isso mostra, também, o absurdo dessa tentativa de criar uma imagem de responsabilidade jurídica quando não há de fato nenhum fundamento para essa responsabilização.
O sr. está acompanhando o processo da Petrobras de Paris? Que avaliação o sr. faz dos encaminhamentos recentes?
Estou acompanhando. Verifiquei um dado muito interessante, num artigo do Janio de Freitas, que vai frontalmente contra as afirmações do parecer do Ives Gandra, quando ele diz que a presidente destruiu a Petrobras. Uma compilação de dados de agora mostra que, em 2014, a Petrobras obteve proveitos excepcionais. Ela cresceu muito. Não houve essa destruição que é expressamente referida no parecer de Ives Gandra. É mais um elemento para demonstrar que essa argumentação é inconsistente. Isso apenas revela uma tentativa de políticos inconformados porque perderam a eleição e não conseguem retornar ao poder. No caso do Ives Gandra, ele pura e simplesmente recebeu para fazer um parecer dizendo isso. Toda a carreira dele é no sentido de uma posição de estrema direita, ultraconservadora, de maneira que tudo isso faz com que seu parecer não tenha nenhuma importância jurídica.
Numa especulação rasteira, se a oposição levar adiante qualquer tipo de proposta de impeachment, como o sr. acha que vai se dar o debate?
Acho que caberia um mandato de segurança, uma ação no Supremo Tribunal Federal bloqueando essa iniciativa por absoluta falta de fundamento jurídico. Aí, sim, o cabimento é tranqüilo, direto, indiscutível. Uma ação do Parlamento visando cassar direitos sem haver nenhuma fundamentação é claramente inconstitucional. Então caberia um mandato de segurança para a sustação de um projeto nesse sentido.

Bahia: ação da PM deixa 12 bandidos mortos

Polícia afirma que foi recebida a tiros por grupo que planejava arrombar banco; governador defendeu a operação
Da Folha de S.Paulo – João Pedro Pitombo
A uma semana do Carnaval, 12 pessoas foram mortas e 4 ficaram feridas numa ação policial num bairro de classe média baixa de Salvador, na madrugada desta sexta (6).
Segundo a Polícia Militar, elas eram suspeitas de planejar um assalto a uma agência bancária na região e receberam os policiais a tiros.
O tiroteio envolveu cerca de 30 suspeitos, disse polícia. Dos 15 baleados, nove tinham antecedentes criminais, como roubo e tráfico. Dois eram adolescentes --um deles morreu.
De acordo com a polícia, após o Serviço de Inteligência conseguir a informação de que o grupo planejava arrombar um banco, uma equipe foi enviada ao local, uma região de baixada com casas, nas proximidades de um matagal.
A Polícia Militar informou que foram apreendidos 15 revólveres, 13 explosivos em gel, dois coletes à prova de balas, munição e drogas como cocaína, maconha e crack.
Os três suspeitos feridos foram internados no Hospital Geral Roberto Santos. Dois deles estão em estado grave; o outro recebeu alta e foi preso.
Um policial foi atingido na cabeça por um tiro de raspão.
As mortes foram registradas como autos de resistência -- quando o suspeito é morto ao reagir à ação da polícia.

Armando defende mudança no Arco Metropolitano


O ministro do Desenvolvimento, Indústria e Comércio Exterior, Armando Monteiro Neto (PTB), reuniu-se ontem, na capital pernambucana, com cinco prefeitos de municípios localizados na área Norte da Região Metropolitana do Recife.
Eles querem mudar o traçado do Arco Metropolitano, via que pretende desafogar o trânsito da BR-101 e dar suporte ao escoamento da produção da fábrica da Jeep, do Grupo Fiat Crysler, em Goiana.
A obra está orçada em R$ 1 bilhão e aguarda liberação técnica em áreas de preservação ambiental para sair do papel e ser licitada.  (Do Diario de Pernambuco)

Chacina no município de Poção:Três conselheiros tutelares e uma idosa foram mortos


Quatro pessoas foram assassinadas a tiros na noite desta sexta-feira, 06 de fevereiro de 2015, no município de Poção, agreste de Pernambuco. Na chacina foram assassinados três conselheiros tutelares e mais uma senhora que também estava no veiculo Fiat pertencente ao Conselho Tutelar. O crime ocorreu no Sítio Cafundó, e uma criança que também estava no carro foi ferida de raspão. 

Na chacina foram assassinados os conselheiros tutelares: Lindenberg Vasconcelos, Carmem Lúcia e Daniel Farias, a quarta vitima fatal foi uma senhora de nome Ana Rita Venâncio, que seria avó da criança que foi atingida de raspão e não corre risco de morrer. 

Segundo as primeiras informações divulgadas pelo site do Jornal Diário de Pernambuco, no momento do crime os conselheiros voltavam da cidade Arcoverde com uma criança, cujo pai havia perdido a guarda dela por ordem judicial. O jornal informa ainda, que pelo menos quatro equipes da policia civil e sete viaturas da PM estão fazendo buscas no município de Poção. 

O governador de |Pernambuco, Paulo Câmara, determinou a criação de uma força-tarefa para investigar o caso. Quatro equipes, cada uma comandada por um delegado, estão investigando a chacina.

No município de Poção tinha cinco Conselheiros Tutelares. A população de Poção esta em estado de choque.

Fotos: Mural do Leno   Do blog Capoeiras
.
O Governo do Estado emitiu uma nota a população onde afirma que está tomando todas providencias para elucidação desta chacina veja nota abaixo:


NOTA DO GOVERNO DO ESTADO
 
O Governo de Pernambuco, através da Secretaria de Defesa Social, acionou quatro equipes da Polícia Civil para investigar o quádruplo homicídio ocorrido na noite desta sexta-feira (6), no Sítio Cafundó, município de Poção, no Agreste do estado. As equipes, com um delegado cada, são especializadas em investigação de homicídios, e foram acionadas de Caruaru e Belo Jardim para Poção, tão logo o fato chegou ao conhecimento da Polícia. A força-tarefa é coordenada pelo delegado Erick Lessa, Gestor de Controle Operacional do Interior 1, que engloba o Agreste e Zona da Mata. Mas ainda nesta noite, o diretor do Interior 1, delegado Darley, assumirá o comando da força-tarefa. O Instituto de Criminalística (IC) e o Instituto Médico Legal (IML) foram acionados. Todo o efetivo da Polícia Militar da região se encontra à disposição da Polícia Civil para eventuais diligências que contribuam para o esclarecimento do caso. A determinação expressa do governador Paulo Câmara é que o crime seja rapidamente elucidado e para isso recomendou todos os esforços do Estado.

sexta-feira, 6 de fevereiro de 2015

Lupi define hoje o comando do PDT em PE


O ex-ministro e presidente nacional do PDT, Carlos Lupi, está sendo esperado, na tarde desta sexta-feira, no Recife, para um encontro com o deputado federal Wolney Queiroz, para tratar da situação do partido no estado. Em Pernambuco, o PDT tem apenas uma executiva provisória. As informações são da coluna Diário Político, assinada por Marisa Gibson.

No Estado, o presidente da legenda deve tentar contemplar os “dois grupos” do partido. O que gravita na órbita do governador Paulo Câmara (PSB), representado pelo presidente da Assembleia Legislativa, Guilherme Uchoa, e pelo prefeito de Caruaru, José Queiroz. E o grupo aliado do ministro Armando Monteiro Neto (PTB), cuja presença tem o ex-deputado Paulo Rubem a vereadora do Recife Isabella de Roldão.

Nas eleições de 2014, Carlos Lupi teve que afastar José Queiroz da presidência do partido no estado e assumiu interinamente o comando do partido. A articulação foi para garantir o apoio do PDT à candidatura de Armando Monteiro Neto (PTB), que foi derrotado, ao governo de Pernambuco. Na ocasião, Paulo Rubem saiu como candidato a vice-governador.
(Do Diário de Pernambuco)

Petistas apoiam aproximação com PSB

Por Mariana Araújo, do Jornal do Commercio
Petistas viram como positiva a reaproximação do governador Paulo Câmara (PSB) com o ex-presidente Lula (PT). Para o senador Humberto Costa, líder da legenda no Senado, o processo é visto como algo “absolutamente natural”. “É uma coisa positiva líderes políticos poderem se relacionar. O governador é membro da Executiva nacional do PSB e sem dúvida é um dos nomes de maior influência que o partido tem e sem dúvida é uma coisa positiva que essa conversa traz”, avaliou.
Humberto lembrou, também, que as duas legendas caminharam no mesmo palanque até recentemente, antes do PSB lançar a candidatura de Eduardo Campos à presidência. “O governador já esteve em ministérios e creio que em breve estará com a presidente da República. Mas também eu identifico algo que é tanto do interesse do PT quanto me parece ser do interesse do PSB é ter canais de diálogos com os partidos”, declarou.
O ex-prefeito do Recife, João Paulo, que esteve com Lula na semana passada, também viu o encontro de Paulo Câmara com Lula como uma forma de reaproximação das legendas. “O tratamento do PSB à figura de Dilma durante a campanha foi bastante duro. Pernambuco está dependente de ações do governo federal. O bom relacionamento depende da condução política e os recursos que o governo estadual usará”, afirmou.
A presidente estadual do PT, Teresa Leitão, vice-líder da oposição na Assembleia Legislativa, pediu cautela na reaproximação das legendas. “Sabemos que Dilma precisa de apoio no Congresso, mas o PSB não tem unidade. Vemos pessoas que defendem o projeto do governo e outras que tratam da presidente com agressividade”, declarou.
Para a deputada, o governador Paulo Câmara precisa explicar os interesses políticos que estão por trás do encontro, extraoficialmente solicitados pelo gestor. “Se fosse para se manter na reserva, não teria divulgado foto”, acrescentou. Sobre a reaproximação com os socialistas, Teresa afirmou que não há pressa por parte do PT. “O governo de Pernambuco precisa do apoio do governo federal e temos repetido que não haverá retaliação”, disse.

Por que FHC não investigou a denúncia de Paulo Francis? :

.
:
247 – Há hoje uma "convicção generalizada" de que o jornalista Paulo Francis, que denunciou ações de corrupção dentro da Petrobras em 1996, estava certo. Quem lembra é o jornalista Paulo Moreira Leite, diretor do 247 em Brasília. Em novo artigo em seu blog, PML questiona por que o então presidente, Fernando Henrique Cardoso, "cruzou os braços" e não pediu investigação do caso que poderia envolver seu próprio governo? Leia um trecho:
Em 1996, o país tinha um presidente da República eleito, Fernando Henrique Cardoso, empossado dois anos no Planalto, com apoio da mais fina flor do baronato brasileiro — e até uma fatia potentados internacionais. Tinha um vice, Marco Maciel, que trazia o apoio do mundo conservador do PFL e dos herdeiros da ditadura. Também tinha um ministro das Minas e Energia, Raimundo Mendes de Brito, afilhado de Antônio Carlos Magalhães, vice-Rei da Bahia. Na Polícia Federal, encontrava-se Vicente Chelloti como diretor. O procurador geral da República era Geraldo Brindeiro, que logo faria fama como engavetador.
Nenhuma dessas autoridades veio a público para esclarecer as acusações, fosse para mostrar que Paulo Francis tinha razão, ou para dizer que estava errado. Ninguém correu riscos, não fez perguntas, nem trouxe respostas, nem confrontou Joel Rennó, o presidente da Petrobras que entrou com ação na Justiça contra o jornalista porque se considerou ofendido pelas acusações.
Clique aqui para ler a íntegra.

Lula defende Vaccari:

247 - O ex-presidente Luiz Inácio Lula da Silva defendeu o tesoureiro do PT, João Vaccari Neto, ao participar do congresso do PT, em Belo Horizonte, que também comemora os 35 anos do partido.
"Na dúvida, fique com o companheiro", disse Lula, que em várias ocasiões afirmou colocar a mão no fogo por Vaccari.
Ele também afirmou que não vai “admitir a criminalização das doações privadas ao partido”.  Disse ainda que, assim como na Ação Penal 470, o chamado "mensalão", o processo “é político, e não jurídico”.
Ontem, Vaccari teve que prestar depoimento no âmbito da Lava Jato e foi acusado por Pedro Barusco, ex-gerente da Petrobras, de receber propinas de US$ 200 milhões em nome do PT. Segundo Lula, as acusações de Barusco "não têm sustentação".

Moro editou um AI-5 ! O Brasil na mão de um Juiz !

Quem vai pôr o Moro no seu devido lugar ?
De Luiz Flavio D’Urso, advogado de Vaccari, conduzido debaixo de vara, sem mandado judicial para fazer um depoimento que teria feito, espontaneamente !


D’Urso fez uma ressalva sobre o fato de Vaccari ter sido conduzido coercitivamente à PF por ordem judicial. “Entendo desnecessário a condução coercitiva. Bastaria intimar o sr. Vaccari que ele compareceria e prestaria declarações, colaborando com a investigação, aliás, como sempre fez.”(Do blog conversa afiada)

Bendine é o substituto de Graça Foster

247 – O presidente do Banco do Brasil, Aldemir Bendine, será o novo presidente da Petrobras. Ele substituirá Graça Foster, que renunciou essa semana em meio à crise pela qual passa a empresa com as investigações da Operação Lava Jato, da Polícia Federal.
O nome de Bendine não vinha sendo especulado nos últimos dias, era uma espécie de 'nome secreto' da presidente. As apostas estavam em torno de Henrique Meirelles, ex-presidente do Banco Central, Luciano Coutinho, do BNDES, Murilo Ferreira, da Vale, e Paulo Leme, presidente da Goldman Sachs no Brasil.
Os rumores em torno do nome de Bendine haviam sido noticiados hoje pela manhã pela agência Reuters, que conversou com três fontes do governo, e pela jornalista Cristiana Lôbo, do portal G1 e da Globonews. A decisão ocorreu hoje durante reunião do Conselho de Administração da Petrobras.
Os papéis da petroleira despencam 7% com a notícia e afundam a Bovespa, que registrava perdas de 1,82% às 11h40, puxada pela estatal. 
No comando do BB desde 2009, Bendine terá autonomia para formar sua própria equipe. Segundo a Folha de S. Paulo, Ivan Monteiro, atual vice-presidente de Finanças do Banco do Brasil, será o novo diretor financeiro da Petrobras, cargo estratégico para enfrentar a crise financeira pela qual passa a companhia.

Vaccari e PT falam em 'articulação golpista'

Da Folha de S.Paulo – Bruno Goghossian
O tesoureiro do PT, João Vaccari Neto, disse a colegas de partido na noite desta quinta-feira (5) que respondeu a todas as perguntas feitas em seu depoimento à Polícia Federal e que não era necessário que os agentes fossem até sua casa para levá-lo até a sede da instituição, pois estava disposto a colaborar com as investigações se fosse convidado ou intimado.
Segundo dirigentes da sigla, Vaccari fez um “informe” sobre seu envolvimento na operação durante encontro da corrente petista Construindo um Novo Brasil, em Belo Horizonte. Ele afirmou que foi bem tratado pelos policiais e negou que eles tenham pulado o muro de sua casa em São Paulo. O tesoureiro disse que os agentes abriram o portão e que ele próprio abriu a porta para recebê-los.
Em seguida, o presidente nacional do PT, Rui Falcão, declarou haver uma “articulação golpista” contra o partido e o governo Dilma Rousseff. Denunciou a “coerção” de Vaccari às vésperas do aniversário de 35 anos da legenda e reclamou que o tesoureiro foi o único alvo desta fase da operação que teve o nome divulgado pela Polícia Federal nas primeiras horas da manhã.

Horário de verão pode demorar mais um mês

Do Portal G1
O governo estuda ampliar em um mês o horário de verão, que está em curso desde o dia 19 de outubro com previsão de término em 22 de fevereiro, para economizar energia. Segundo informações do Jornal Nacional, a possibilidade é analisada diante do cenário atual de crise do setor elétrico e com os índices de chuva abaixo do esperado nos últimos meses.
O horário de verão está em curso em onze estados das regiões Sul e Sudeste, mais o Distrito Federal. O governo espera reduzir em 4,5% o consumo de energia no horário de pico.
"Faremos uma avaliação no dia 12 de fevereiro para que nós possamos ter uma previsibilidade com relação ao ritmo hidrológico do final do mês de fevereiro e do começo do mês de março. E aí sim tomaremos uma decisão com relação ao horário de verão", disse o ministro Minas e Energia, Eduardo Braga.

Na entrevista ao Jornal Nacional, Braga também afirmou que, para enfrentar o problema da falta de chuvas, contará também com a energia gerada pela termelétrica de Uruguaiana, no Rio Grande do Sul, que tem potência instalada de 640 megawatts.

Em 2013, o governo afirmou que só recorreria à energia de Uruguaiana em caso de extrema necessidade. Para a termelétrica entrar em operação, a Argentina tem que autorizar a utilização de um gasoduto. A empresa responsável por Uruguaina afirmou que espera para este mês o fornecimento de gás para a usina voltar a funcionar.

quinta-feira, 5 de fevereiro de 2015

Ex-gerente recebia propina desde 1997 no governo de FHC (PSDB) e agora Aécio e Mendoncinha?

O ex-gerente Executivo de Engenharia da Petrobras, Pedro Barusco, afirmou em sua delação premiada que o esquema de propinas da estatal começou com o primeiro contrato de navio-plataforma com a holandesa SBM Offshore, em 1997, durante o governo Fernando Henrique Cardoso (PSDB). O delator admitiu que, naquela época, recebeu propinas mensalmente em valores que variavam entre US$ 25 mil e US$ 50 mil, e que teria recebido um total de US$ 22 milhões em propinas da empresa holandesa até 2010.
Entre 1995 e 2003, Barusco, que era funcionário de carreira da estatal, ocupou o cargo de gerente de Tecnologia de Instalações, no âmbito da diretoria de Exploração e Produção. Ele admitiu que começou a receber propina em “1997 ou 1998 por conta de dois contratos de FPSO (navios-plataforma) firmados mediante sua (de Barusco) participação técnica e ‘fundamental’, uma vez que era o coordenador da área técnica.”
O ex-gerente relata que foi o responsável pelo primeiro contrato do tipo na estatal, que foi “peça fundamental” dos contratos seguintes de navios-plataforma da Petrobras, pelos quais ele também admite ter recebido propina. “Por conta de relacionamento bastante próximo que o declarante (Barusco) desenvolveu com o representante da SBM, Julio Faerman, tanto o declarante solicitou quanto Julio ofertou o pagamento de propina, sendo uma iniciativa que surgiu de ambos os lados e se tornou sistemática a partir do segundo contrato de FPSO firmado entre a SBM e a Petrobrás”, relata a delação de Barusco.
Barusco explicou que os acordos eram de longa duração e que, por isso “o pagamento de propinas perdurou por longos anos” enquanto ele ocupou o cargo na Diretoria de Exploração e Produção. Além disso, ele também admitiu ter recebido propina “por ocasião de um outro contrato firmado entre a empresa Progress, representada por Julio Faerman e a Transpetro”, em “1997 ou 1998”.

O fim do Estado de Direito


Artigo do destemido Fernando Brito, em seu Tijolaço:
Sou de uma geração que cresceu tendo o Estado de Direito como um dos sinônimos de democracia.
O outro era o voto direto.
Custou-nos muito, nossa juventude, trazê-los de volta.
E, certamente por isso, é assustador ver que ele vai sendo, progressivamente, abolido em nosso país.
Com os arreganhos do Ministério Público, do Judiciário e sob os calorosos aplausos da imprensa.
A opinião pública, sobretudo a mais informada, patina à beira da histeria do “prende e arrebenta”, que julgávamos ido com Figueiredo.
Para alguns, porque para os que se dispõem atender às intenções dos “investigadores”, movidos por um cínico “arrependimento” que pode lhes deixar impunes, há quase que o carinho midiático.
A condução coercitiva do tesoureiro do PT à Polícia Federal, hoje, é mais um dos sinais de que voltamos ao arbítrio.
Nem as citações ao nome de João Vacari Neto são novas, nem ele se encontra desaparecido, nem mesmo foi intimado a depor e não compareceu.
Serviu, apenas, para simular uma “prisão”, causar um constrangimento, uma exposição que, afinal, só será merecida se houver provas.
Porque doações de empresas, especificamente de empreiteiras e, mais especificamente, de empreiteiras envolvidas na “Lava Jato” há para o PT, o PMDB, o PSDB e mais um monte de partidos.
Robson Marinho, conselheiro do Tribunal de Contas em São Paulo, com documentos da Justiça suíça comprovando o recebimento de dinheiro no exterior, não foi conduzido “sob vara”.
Roubam um processo de sonegação de um bilhão de reais da Globo e não convocam sequer um infeliz a depor.
É claro que, se há acusações, Vaccari deve ser intimado a depor. Ele não é diferente, melhor ou pior, que qualquer cidadão brasileiro, por ser dirigente do PT.
Mas não transformado em personagem de um processo midiático de “suposta prisão”.
A condução coercitiva a interrogatório já é, por si só, de duvidosa legalidade – porque o interrogatório é meio de defesa, não de acusação ou produção de prova, essencialmente.
Muito menos quando isso se faz sem que haja negativa de comparecer a esclarecimentos.
Tornaram-se repugnantes os métodos desta investigação, na prática conduzida – e só isso é um absurdo, Juiz conduzir investigação -,  pelo Dr. Sérgio Moro.
Os ladrões confessos pontificam, com uma quase “presunção da verdade” sobre tudo o que dizem, numa inversão de valores total.
Pessoas são metidas na cadeia e lá permanecem por meses , até que “resolvam”  acusar “agentes políticos”.
O juiz “exige”, para soltá-los, que se rompam todos os contratos de entes públicos com as empresas, haja ou não indícios de irregularidades neles.
Falta algo para que estejamos diante do arbítrio?
Ah, sim, a revogação daquela outra “coisinha” que tive, na juventude, como sinônimo de democracia.
O voto direto da população

Dilma recebe presidentes da Câmara e do Senado

Agência Brasil (Brasília) – Em encontro de pouco mais de uma hora na tarde desta quinta-feira (5), a presidente Dilma Rousseff recebeu os presidentes recém-eleitos da Câmara, Eduardo Cunha (PMDB-RJ), e do Senado, Renan Calheiros (PMDB-AL). A conversa teve a participação do vice-presidente da República, Michel Temer. Foi a primeira reunião de Eduardo Cunha com Dilma Rousseff após sua eleição para presidente da Câmara, no último domingo (1º). Nenhum deles, no entanto, conversou com a imprensa, antes ou depois da audiência.
Cunha, Calheiros e Temer chegaram ao Palácio do Planalto às 16h. Nenhum dos três conversou com os jornalistas na entrada. Apenas Temer se manifestou à chegada, dizendo que os presidentes poderiam falar depois. Essa possibilidade, no entanto, não se confirmou. Na agenda oficial de Dilma constava apenas uma reunião com Michel Temer. A presença dos presidentes do Congresso Nacional só foi confirmada pela assessoria do Planalto no início da tarde.
Na saída, por volta das 17h30, eles deixaram o local pela garagem, sem dar declarações. Havia a expectativa de que no Congresso eles pudessem falar sobre o encontro. Cunha, no entanto, seguiu direto para a Base Aérea de Brasília, de onde embarcou para o Rio do Janeiro. De acordo com a assessoria da presidenta Dilme, ela foi embora meia hora depois, em direção ao Palácio da Alvorada, residência oficial da chefe do Executivo.
Eduardo Cunha derrotou, em primeiro turno, o candidato do governo, Arlindo Chinaglia (PT-SP), no último domingo, na disputa pelo comando da Câmara. No dia seguinte, ele recebeu telefonema de Dilma, que o cumprimentou pela vitória. Segundo o deputado, a presidente foi “gentil” e demonstrou disponibilidade para conversar

Fernando comemorou encontro de Câmara e Lula

Distanciado do Governo estadual, o senador Fernando Bezerra Coelho (PSB) comemorou, há pouco, o encontro que selou a reaproximação política do governador Paulo Câmara com o ex-presidente Lula, hoje em São Paulo, conforme este blog antecipou com exclusividade.
O senador deu a entender que foi consultado pelo ex-presidente sobre a conversa. "Conversei com Lula, ontem, por telefone, reforçando a tese que venho defendendo de que o PSB tem que se reaproximar do PT em nível nacional. Isso não tem nada a ver com barganha por cargos, mas pelos interesses de Pernambuco e do País", disse.
Fernando  afirmou que Paulo Câmara está em sintonia com a população pernambucana ao procurar Lula.
"No primeiro turno da eleição presidencial, o eleitor no Estado fez uma grande homenagem ao eleger Paulo Câmara e dá 70% dos votos a Marina. No segundo, Dilma teve mais de 70% dos votos, num reconhecimento do povo ao trabalho de Lula e Dilma em favor do Estado", disse.

Vaccari: “respondi a tudo com transparência”

247 – O tesoureiro do PT, João Vaccari Neto, afirmou nesta quinta-feira 5, após ser levado à sede da Polícia Federal em São Paulo, que todos os questionamentos em relação às apurações da Operação Lava Jato, feitos pelo delegado Maurício Moscardi, foram prontamente respondidos, sem dificuldades.
"Todas as perguntas feitas pelo delegado foram esclarecidas. Respondi a tudo com transparência, lisura e total tranquilidade", enfatizou Vaccari. O tesoureiro do PT foi alvo hoje de mandados de condução coercitiva e de busca e apreensão na nova fase da Lava Jato, que apura irregularidades na diretoria de Serviços da Petrobras.
A PF acredita que 11 operadores teriam feito parte do esquema de corrupção nessa fase, entre eles Vaccari Neto. De acordo com o ex-gerente da Petrobras Pedro Barusco, o Partido dos Trabalhadores teria recebido entre US$ 150 e US$ 200 milhões em propinas por meio do tesoureiro. Ele próprio teria ficado com US$ 4,5 milhões.
Por meio de nota divulgada por seu advogado, Luiz Flávio Borges D'Urso, Vaccari reiterou que o PT não trabalha com caixa dois, não tem conta no exterior, não recebe doações em dinheiro e somente recebe contribuições legais ao partido. O tesoureiro afirmou que "há muito ansiava pela oportunidade de prestar os esclarecimentos que nesta data foram apresentados à Polícia Federal, para de forma cabal, demonstrar as inúmeras impropriedades publicadas pela imprensa nos últimos meses, envolvendo seu nome".
Mais cedo, o líder do PT na Câmara, deputado Sibá Machado (AC) lembrou que nada foi encontrado na quebra de sigilo contra o tesoureiro petista aprovada na CPI da Petrobras. "Não apareceu absolutamente nada, se a Justiça entende que tem que vasculhar ainda mais, vamos aguardar, para não ficar apenas em boatos", disse ele em entrevista (leia mais

PT condena acusações de delator


Em nota divulgada na tarde desta quinta-feira, a assessoria de imprensa do PT afirmou que o partido recebe apenas doações legais e que as declarações do ex-gerente da Petrobras Pedro Barusco "não apresentam provas ou sequer indícios de irregularidades e, portanto, não merecem crédito", assinala o texto.
Em sua delação premiada, o ex-gerente afirmou que a sigla recebeu cerca de US$ 200 milhões de propinas entre 2003 e 2013 do esquema de desvios que se instaurou na estatal petrolífera.
"A assessoria de imprensa do PT reitera que o partido recebe apenas doações legais e que são declaradas à Justiça Eleitoral. As novas declarações de um ex-gerente da Petrobras, divulgadas hoje, seguem a mesma linha de outras feitas em processos de 'delação premiada' e que têm como principal característica a tentativa de envolver o partido em acusações, mas não apresentam provas ou sequer indícios de irregularidades e, portanto, não merecem crédito. Os acusadores serão obrigados a responder na Justiça pelas mentiras proferidas contra o PT."

Janio de Freitas:Como estaria a Petrobras se não ouvesse a Lava Jato?

247 – Se ainda estivesse sendo controlada por gatunos, a Petrobras resultaria em um noticiário sobre alta das ações na Bolsa de Valores, crescimento da produção e bancos e corretoras festejando, diz Janio de Freitas, em artigo na Folha de S. Paulo.
"Ou seja, toda a desgraça lançada sobre a Petrobras decorre de que a gatunagem foi constatada, abriram-se inquéritos com numerosas prisões de corruptores e corrompidos", afirma o jornalista.
O jornalista menciona também o parecer do jurista Ives Gandra Martins, que justifica o impeachment da presidente Dilma Rousseff por ter mantido a diretoria que levou à "destruição" da Petrobras. E ironiza:
"Essa Petrobras 'levada à destruição' conseguiu em 2014, portanto quando os diretores a destruíam, o recorde da produção de derivados com 2,17 milhões de barris de petróleo por dia. O sexto recorde anual seguido, sendo este último, deduz-se, de produção fantasmagórica".
Janio ressalta ainda que o dito "maior acontecimento do governo Dilma", em referência ao termo usado por um dos cronistas do jornal, como ele mesmo diz, "deu-se no governo Lula". Leia aqui a íntegra do artigo.


Governador vai ao encontro de Lula


A agenda do governador Paulo Câmara (PSB) em São Paulo hoje liberada para a Imprensa é muito vaga. Informa apenas contato com empresários. Na verdade, a viagem à capital paulista tem um encontro até então secreto com o ex-presidente Lula.

O governador foi aconselhado a reconstruir a relação do PSB com Lula visando, também, quebrar o gelo com a presidente Dilma. Câmara tem tentado sem êxito uma audiência com a presidente para tratar de assuntos emergenciais do Estado. O encontro com Lula está agendado para o Instituto Lula, mas depois do vazamento desta notícia pode ser agendado para outro local. O blog levantou informações também de que o governador dirá a Lula que o PSB quer assumir, desde já, o compromisso de apoiar sua candidatura à Presidência da República em 2018.

Deixará claro que o problema do ex-governador Eduardo Campos, morto em acidente aéreo em agosto do ano passado, era com Dilma, razão do seu distanciamento e da sua postulação, que resultou no rompimento da aliança histórica do PT com o PSB.

OS MAL FEITOS TUCANOS

Desde que o PT chegou ao poder com Lula, em 2002, passou a ser satanizado por parte da mídia e responsabilizado por todos os males do país.

Entre os setores menos politizados e menos letrados, seja da classe alta, média ou baixa, o petismo é tido com sinônimo de roubalheira, incompetência, ineficiência e outros termos semelhantes.

Rival do PT e principal partido de oposição no Brasil, o PSDB tem sido blindado, ao longo dos últimos 10 anos, sem que seus desacertos e mal feitos mereçam de jornais, emissoras de TV e sites mais importantes, o devido destaque.

Poderia o jornalista, nesta crônica, escrever sobre as merdas dos petistas, desde que chegaram ao governo. Mas precisa? Para isso já tem a Veja, a IstoÉ, a Globo, a Folha de São Paulo, O Jornal do Commercio, o Diário de Pernambuco, o Portal Uol...

Então é preferível tomar um outro caminho, para fazer o contraponto.

Vejamos os malfeitos do PSDB de que se em notícia.

O esquema conhecido como mensalão, que levou algumas estrelas petistas para a cadeia, começou com os tucanos. Está envolvido até a medula o ex-governador de Minas Gerais, Eduardo Azeredo. Não se sabe por que o caso ainda não foi julgado, apesar de um super herói, o Batman, ter sido presidente do Supremo Tribunal Federal.

Um alto esquema de corrupção foi denunciado nos governos paulistas. O escândalo foi apelidado de “trensalão”, por estar relacionado com trens e metrôs de São Paulo e envolve muitos milhões ou bilhões de reais. Começou quando ainda era governador Mário Covas, que já morreu, e chegou até a gestão de Geraldo Alckmin, passando por José Serra e Cia.

Por falar em Serra, existe um livro, chamado “Privataria Tucana”, que envolve o senador e ex-governador, assim como sua filha Verônica em negócios pra lá de nebulosos.

No livro citado são denunciados os esquemas de desvio de dinheiro – de roubo mesmo – quando do processo de privatização feito no Governo Fernando Henrique Cardoso.

“Privataria Tucana” foi boicotado pela Grande Imprensa, apesar da documentação apresentada acompanhando as denúncias e das fortes evidências que os tucanos passaram o rodo no dinheiro público.

Em Minas Gerais, quando Aécio Neves foi governador, o Estado construiu um aeroporto no município de Cláudio, em terras de parentes do gestor. Um negócio altamente suspeito, que foi levantado na campanha eleitoral do ano passado e todo mundo já esqueceu.

Além de corruptos, tudo indica que os tucanos também são relapsos, para não escrever que são incompetentes. Governam São Paulo há 20 anos, governaram Minas 12 anos e descuidaram totalmente do sistema hídrico. Agora, dois dos Estados mais importantes do Brasil vão ter de adotar um duro sistema de racionamento d´água, penalizando metrópoles como São Paulo e Belo Horizonte.

Por que um tratamento tão diferente para os políticos do PT e PSDB? Por que o Partido dos Trabalhadores nasceu nas fábricas e suas principais lideranças foram forjados na luta? Por que os tucanos têm cursos em Harvard e são engravatados? Por que uns aparentam ser pobres e os outros ricos?

Nos levantamentos feitos no Brasil sobre corrupção, levando em conta também a chamada Lei da Ficha Suja, os políticos do PSDB  aparecem em primeiro lugar. Os petistas, apesar de todo alarde da Grande Imprensa, são até bem comportados, quando comparados a peemedebistas, tucanos e democratas (do DEM), embora alguma figuras dos partidos de oposição, como Álvaro Dias (PR), ACM Neto (BA), José Agripino (RN) e Mendonça Filho (PE) apareçam por aí como arautos da moralidade.

Muita hipocrisia, muita mentira e distorção. Tudo que acontece no país, na verdade, envolve um pesado jogo de interesses e não interessa as classes dominantes nem a Alta Imprensa (é existe isso: alta e baixa imprensa, tanto que nós pobres blogueiros sem amparo do governo somos chamados de sujos) uma discussão séria sobre política e os problemas do Brasil.

A gente vai levando, como na música de Chico Buarque. E na cabeça de muita gente boa – ou burra ou com interesses de classe – o PT é o próprio satã e o PSDB o retrato da idoneidade.

Por isso que tem gente que acha mais relevante um escorregão gramatical de Lula, do que Fernando Henrique ter chamado os aposentados de vagabundos e os nordestinos de atrasados.

Vai ver que a falta de água em São Paulo e Minas Gerais foi obra de petistas infiltrados nos governos tucanos.

Se você quer denunciar o PT, reclamar do Governo, faça. É um direito seu. Democracia é pra isso mesmo. Mas pelo amor de Deus tire a viseira dos olhos e não diga que de um lado só tem santos e do outro um monte de diabinhos.

Aliás, como ensinava Cristina Tavares, que faz falta na vida pública brasileira, nessa arena - a da política - não existe ninguém santo.
 
Texto do jornalista Roberto Almeida e publicado no seu blog

Novos tremores de terra são sentidos em Caruaru


Apesar do susto, o Corpo de Bombeiros e a Defesa Civil do município não receberam nenhum chamado que tivesse relação com os abalo

Do JC

Mapa de localização epicentral dos tremores ocorridos na última terça-feira (3). O epicentro dos eventos está representado pela estrela vermelha / Foto: Divulgação/LabSis/UFRN

Mapa de localização epicentral dos tremores ocorridos na última terça-feira (3). O epicentro dos eventos está representado pela estrela vermelha

Foto: Divulgação/LabSis/UFRN

A terra voltou a tremer em Caruaru, no Agreste, na noite desta quarta-feira (4). Moradores de bairros como Nova Caruaru, Indianópolis, Universitário e do Salgado, por exemplo, alegam ter sentido vários tremores nas localidades a partir das 21h53. Até as 23h20, horário de fechamento desta edição, continuamos recebendo relatos de tremores na cidade. Apesar do susto, o Corpo de Bombeiros e a Defesa Civil do município não receberam nenhum chamado que tivesse relação com os abalos.
Nas redes sociais, várias pessoas comentaram o fenômeno, que tem ocorrido com frequência no município. “Fujam para as colinas. Quatro tremores de terra em dois dias aqui em Caruaru”, comentou um morador no Twitter. No Facebook, outro internauta publicou uma foto da sua casa com uma grande rachadura, que ele diz ter aparecido após o tremor.
Na última terça-feira (3) alguns abalos sísmicos também foram registrados em Caruaru. De acordo com o Laboratório de Sismologia da Universidade Federal do Rio Grande do Norte (LabSis/UFRN), os tremores tiveram magnitude de 2.0 e 1.6. 
Ainda conforme o LabSis/UFRN, na sismologia do município episódios como estes são cíclicos. O laboratório afirma que é impossível prever quando os abalos acontecerão e até mesmo se eles voltarão a acontecer.
“Tanto é possível que após os eventos já ocorridos a atividade cesse, quanto pode ocorrer que a atividade cresça e novos eventos, inclusive de magnitude maior, possam vir a ser sentidos pela população”, afirma comunicado publicado no site do laboratório após os tremores de ontem.










Chuva forte atinge Agreste e Sertão de Pernambuco

Precipitação foi causada por um fenômeno denominado Vórtice Ciclônico de Altos Níveis (VCAN)

Do JC Online

Um fenômeno denominado Vórtice Ciclônico de Altos Níveis (VCAN) fez chover forte nesta quarta-feira (4) no Agreste pernambucano. Cidades como Sanharó, por exemplo, registraram 106 mm de chuva em apenas seis horas. Na terça-feira (3), também por conta do VCAN, choveu bastante no Sertão, nos municípios de Afrânio, Dormentes, Triunfo e Santa Filomena.
O VCAN é um sistema meteorológico caracterizado por centros de pressão relativamente baixa nos níveis mais altos da atmosfera, que giram em sentido horário, fazendo com que o ar seco desça para a superfície, gerando a formação de nuvens. 
Thiago do Vale, meteorologista da Agência Pernambucana de Águas e Clima (Apac), informa que não é incomum chover tanto assim no interior essa época do ano. “O VCAN não necessariamente ocorre nesse período, mas não é anormal que aconteça. Às vezes ele se dá na Paraíba, no Rio Grande do Norte ou no Ceará e nem chega a Pernambuco, é muito relativo”, disse.
A cidade onde mais choveu no Agreste do Estado foi Sanharó, com registro de volume de chuva de cerca de 106 mm, mas a precipitação elevada também atingiu Correntes (40 mm) e Poção (38 mm).
Ontem foi no Sertão que o calor deu uma trégua. Em Afrânio e Dormentes, ambos localizados no Sertão do São Francisco, choveu 57.2 e 55 mm, respectivamente. Em Triunfo, Sertão do Pajeú, o volume de chuva chegou a 54 mm e em Santa Filomena, na área central da região, a precipitação foi de 32 mm.
“Nossa expectativa é que, com a passagem do VCAN, as chuvas cessem no interior”, afirmou Vale.









Sport estreia com derrota na Copa do Nordeste

Rubro-negros acabaram perdendo de virada para o Sampaio Corrêa por 3x2


Do JC Online

 / Foto: Honório Moreira/Futura Press

Foto: Honório Moreira/Futura Press

O Sport iniciou com derrota sua caminhada em busca do quarto título da Copa do Nordeste. Os rubro-negros acabaram superados de virada pelo Sampaio Corrêa-MA, por 3x2, na noite desta quarta-feira (4), no Castelão, em São Luís, na rodada de abertura do Grupo B, que também teve o empate por 1x1 entre o anfitrião Coruripe-AL e o Socorrense-SE, no Gerson Amaral.
Assim, os leoninos ocupam a lanterna da chave, ainda sem pontos, enquanto os maranhenses lideram, com três. Alagoanos e sergipanos dividem a segunda posição, com um. A próxima rodada do Grupo B é na quarta-feira. O Sport recebe o Coruripe na Ilha, enquanto o Sampaio visita o Socorrense. Antes, no domingo, os rubro-negros encaram o Náutico pelo Estadual, na Arena Pernambuco.
O JOGO
A partida no Castelão iniciou com o Sport bastante à vontade, trocando passes em velocidade e marcando no campo adversário. Parecia que atuava em casa. Já o Sampaio estava acuado, mal conseguia passar do meio-campo. Assim, não demorou para os rubro-negros levarem perigo. Logo aos 4 minutos, Élber cruzou da direita, Diego Souza dominou, livrou-se da marcação e chutou colocado para boa defesa de Dida.
O Sport ditava o ritmo e, aos 14, abriu o placar. Depois de escanteio, o volante Rithely se aproveitou da indefinição do goleiro Dida e do lateral Daniel para subir entre os dois e cabecear para o fundo da rede: 1x0. Com o gol, os leoninos recuaram e passaram a errar muitos passes. Assim, só finalizaram mais duas vezes ao longo da primeira etapa, ambas com Joelinton.
Na primeira, aos 27, o prata da casa experimentou de fora da área, sem dificuldades para Dida. Na outra, aos 34, perdeu um gol feito, após uma bela jogada individual de Diego Souza. O camisa 87 se livrou da marcação de Mimica pela direita e cruzou para trás. Joelinton, de frente para a meta do Sampaio, mandou para fora.
No segundo tempo, o Sport continuou recuado, trocando passes sem interesse, como se quisesse matar o tempo. O problema é que a postura do Sampaio mudou. O time da casa adiantou sua marcação, acelerou no sistema ofensivo e precisou de apenas dois minutos para virar a partida. O primeiro gol foi chorado. Aos 13, após bate e rebate na área, o zagueiro Edvânio chutou. Rithely ainda tentou salvar, mas a bola havia entrado: 1x1.
O Sport ainda assimilava o empate quando sofreu a virada, aos 15. Válber ganhou na corrida do lateral-direito Alex Silva e escorou o cruzamento da direita para o fundo da rede, no contrapé de Magrão: 2x1. O tiro de misericórdia saiu aos 43, em um contra-ataque maranhense. Robert recebeu com liberdade na entrada da área e chutou no canto direito: 3x1. No último lance da partida, aos 50, Régis deixou dois marcadores e o goleiro Dida para trás e marcou um golaço: 3x2. Mas era tarde.

Governo e PMs próximos de um acordo para evitar greve durante Carnaval

Do blog de jamildo
PM e Governo perto de um acordo. Foto: Edmar Melo/JC Imagem.
PM e Governo perto de um acordo. Foto: Edmar Melo/JC Imagem.

A Polícia Militar e o Governo de Pernambuco parecem estar próximos de chegar a um acordo. Representantes da PM, do Corpo de Bombeiros e os secretários de Administração, Milton Coelho, e de Planejamento e Gestão, Danilo Cabral, se reuniram nesta quarta-feira (4) para que o executivo apresentasse a proposta à categoria. Ao todo são seis pontos de reivindicação. O principal e mais problemático é o pedido de promoção para cabos e soldados. Tanto governo quanto os servidores avaliaram positivamente o encontro, apesar de não terem chegado a uma definição. Nova proposta será apresentada no próximo dia 9, véspera da assembleia da categoria.
A celeuma se deve à falta de entendimento na equiparação das promoções. O governo ofereceu reajuste para 1.550 soldados (com mais de 10 anos de corporação) e 850 cabos (acima de 20 anos). No total, foram 3.794 promoções repartidas para todo o escalão. Segundo Milton Coelho, o governo garantiu o aumento no valor do vale alimentação e na gratificação para os motoristas – outros dois pedidos da categoria.
“O ambiente de negociação tem transcorrido num clima para buscar um entendimento, tanto da parte deles quanto do governo. Isso nos dá a impressão muito positiva de que vamos chegar ao dia 9, que é véspera da assembleia, com um entendimento”, afirmou o secretário de Administração. O impacto do reajuste nos cofres públicos será de R$ 50 milhões.
Do lado dos PMs e bombeiros, o deputado estadual Joel da Harpa (Pros) participou da reunião como interlocutor das categorias. Ele reiterou que a dificuldade para chegar a um consenso é justamente o equilíbrio entre as promoções.
“Eles ofereceram 3.794 promoções imediatas para cabos, soldado e oficiais, mas a gente entende que é preciso dar mais [promoções] para então partir para adequação do Plano de Cargos e Carreiras e Vencimentos (PCCV)”, explicou o parlamentar.
De acordo com Joel, o número tem que se aproximar das 5 mil promoções, principalmente de soldados para cabo. Atualmente, na Polícia Militar,  o efetivo de soldados acima de 10 anos é 2.190. Cabos são mais de 4 mil.
“A minha avaliação é que o governo tem negociado, existe um querer do governo de atender os anseios, no entanto, nesse primeiro momento, eu ainda acho que foi pouco e o governo precisa fazer uma oferta maior para a corporação”, explicou o deputado.