sábado, 30 de janeiro de 2016

Governo e PT já têm convicção de que Moro e auxiliares estão alinhados com oposição

Do Fato Online:
Ex-presidente Lula convenceu Dilma e até o ministro da Justiça de que os movimentos do chamado "Grupo do Paraná" de procuradores e delegados são estrategicamente alinhados com a oposição ao PT e ao governo.

Tales Faria

Já é convicção na cúpula do PT e no governo que procuradores no Paraná, delegados da Polícia Federal e até o juiz Sérgio Moro estão alinhados com os partidos de oposição, especialmente o PSDB.

Essa análise tornou-se consensual depois da Operação Triplo X, que tem como alvo o condomínio no Guarujá (SP), em que o ex-presidente Lula seria proprietário de um triplex. O nome da operação foi considerado por Lula uma verdadeira provocação.

Lula, como se sabe, argumentou em nota que nunca foi proprietário do triplex, mas de uma cota do condomínio que lhe permitiria exercer o direito de compra, o que não se efetivou.

Mas as suspeitas do ex-presidente são anteriores a essa operação.

O ex-presidente já havia dito à presidente Dilma Rousseff e ao ministro da Justiça, José Eduardo Cardozo, de suas suspeitas de que o "Grupo do Paraná" - que é como delegados e procuradores comandados pelo juiz Moro são chamados - havia passado a trabalhar com uma estratégia política nas suas investigações.

Em suas conversas com Dilma, Cardozo e outros interlocutores, Lula tem dito que o Grupo do Paraná tem claramente uma estratégia de vazamento de informações, associada a momentos políticos e uso da mídia como antecipação de operações.

A diferença agora é que sua opinião tornou-se consenso entre os petistas.

Até mesmo o ministro José Eduardo Cardozo, que internamente vinha se opondo às avaliações de que haveria um movimento programado do Grupo do Paraná, já deu o braço a torcer.

Cardozo ficou especialmente convencido na virada do ano, quando policiais federais divulgaram que os cortes de verbas na PF atingiriam a Operação Lava Jato e que teria havido até ajuda financeira da Justiça do Paraná à PF - leia-se Sérgio Moro - para pagar a conta de luz da Superintendência.

No Palácio do Planalto, a luz vermelha contra o Grupo do Paraná acendeu-se com o vazamento de citações contra o ministro-chefe da Casa Civil, Jaques Wagner, na Operação Lava-Jato.

O vazamento ocorreu exatamente no momento em que Wagner havia crescido como negociador do governo junto ao Congresso e ao empresariado, esfriando as articulações pró-impeachment. Desde então, ele viu-se obrigado a sair um pouco de cena.

Essa convicção da cúpula petista - incluindo o ex-presidente Lula - e da cúpula do governo, incluindo a presidente Dilma, tem boas chances de se transformar em alguma atitude contra o chamado Grupo do Paraná.

Mas não se sabe ainda o que fazer, na medida em que o juiz Sérgio Moro e seus auxiliares estão fortalecidos pela mídia e pela opinião pública.

O “iate” do Lula e o jornalismo “sem noção”

iate
Folha hoje se supera.
Apresenta como “prova” da ligação de Lula com o sítio que ele nunca negou frequentar, em Atibaia, um barco comprado por D. Mariza, sua mulher e mandado entregar lá.
A “embarcação”, como se vê no próprio jornal,  é um bote de lata comprado por R$ 4.100.
Presta para navegar num laguinho, com a mulher, dois amigos e o isopor, se ninguém fizer muita gracinha de se pigar em pé, fazendo graça.
É o “iate do Lula”, quase igual ao Lady Laura do Roberto Carlos e só um pouco mais modesto do que as dúzias de lanchas que você vê em qualquer destes iate clubes que existem em qualquer cidade praiana.
A pergunta, obvia, é: e daí que o Lula frequente o sítio? E daí que sua mulher tenha comprado um bote, sequer a motor, para pescar umas tilápias, agora que já não pedem, como nos velhos tempos, fazer isso na represa Billings?
Qual é a prova de que a reforma do sítio foi paga pela Odebrechet (segundo a Folha) ou pela OAS (segundo a Veja)?
E se o Lula frequentasse a mansão de um banqueiro? E se vivesse nos iates – os de verdade – da elite rica do país?
O que o barquinho mixuruca prova a não ser a absoluta modéstia do sujeito que, quatro anos atrás, escandalizava essa gente carregando um isopor para a praia?
Os jornais, a meganhagem e a turma do judiciário – que já não se separam nisso – estão dedicados a destruir o “perigo lulista”.
Esqueçam o barquinho: o que eles querem é ter de novo o leme do transatlântico.
Perderam até a noção do ridículo, convencidos de que já não há resistência a ele nas mentes lavadas do país.
E acabam revelando que, em suas mentes,  o grande pecado  de Lula, que ganha em  palestras pagas o suficiente para comprar uma “porquera” daquelas por minuto que passe falando, ou para alugar uma cobertura na Côte D’Azur do Guarujá  é continuar pensando como pobre:  querendo comprar apartamento em pombal e barquinho de lata para ficar de caniço, dando banho em minhoca.
É que ter nascido pobre é um crime que até se perdoa, imperdoável mesmo é continuar se identificando com eles.

E o 'transatlântico' de Lula é apenas uma canoa de lata

247 – A nova denúncia da Folha contra o ex-presidente Lula, a de que sua esposa Marisa Letícia comprou uma canoa de R$ 4,1 mil para o sítio visitado pela família (leia aqui), virou piada na internet – e despertou também uma onda de indignação.
Eis o que escreveu o escritor Luiz Fernando Emediato, dono da Geração Editorial:
DONA MARISA LULA E A CANOA DE LATA
Vamos lá: minha irmã tem uma casa na praia. Nunca tive vontade - nem dinheiro - para ter uma casa na praia. Vou lá de vez em quando. Um engenheiro e construtor amigo da família fez a administração da obra lá e não cobrou (é fato). O resto minha irmã pagou e declarou no IR. Como sempre. Se eu tivesse comprado uma canoa de lata (é este o "barco" de dona Marisa Lula da Silva) e mandado entregar lá, eu - que sou uma figura pública - poderia ser acusado de alguma coisa? Tenham dó! Arranjem para o Lula ou algum de seus filhos uma "maracutaia" que preste, algo grande, como aquilo que enriqueceu a filha de José Serra (nada contra ele, fique claro, nunca se provou nada contra Serra). Ao contrário do que alguns imaginam, não sou petista nem tenho intimidade com Lula. Mas acho um absurdo, querem matá-lo para não ser candidato em 2018.
Leia, ainda, o comentário de Marcelo Costa dos Santos:
Agora que a lagoa do sitio dos meus pais está cheia novamente (ficou vazia por culpa da Dilma, diga-se, que não fez chover lá no cerradinho), vou fazer uma triangulação financeira ilegal e louca com empreiteiras para comprar um transatlântico, igual esse aí do Lula. Só tenho medo da Folha de S.Paulo descobrir, o MPF do Paraná fazer uma denúncia e o Moro me prender. Afinal, comprar um barco de lata de 5 mil reais me torna um safado, bandido e sem vergonha. Como o sítio não é meu, isso vai provar minha ligação com o sítio dos meus pais e, provavelmente, eles também vão se complicar por isso. Ah, azar. Só os conheço há 40 anos. O Moro terá razão de desconfiar dessa minha relação com eles.

Governador recebe ativista vencedor do Nobel da Paz pela luta contra trabalho escravo e infantil‏

O governador Paulo Câmara recebeu, na manha desta sexta-feira (29.01), o indiano Kailash Satyarthi, premiado com o Nobel da Paz em 2014 em reconhecimento à sua luta contra o trabalho escravo e o trabalho infantil na Índia e em outros países. Ao lado do vice-governador Raul Henry,o chefe do Executivo estadual conversou com o ativista sobre as impressões dele a respeito do Brasil, os indicadores sociais da Índia e em países da América Latina e os desafios na luta pelos direitos humanos. 

"É uma honra receber um ativista premiado com o Prêmio Nobel, ainda mais quando se trata de uma premiação por uma luta tão fundamental como a que Kailash lidera. Ele demonstrou interesse por informações sobe os indicadores sociais do Brasil e também sobre algumas de nossas iniciativas exitosas, como a Escola em Tempo Integral", afirmou o governador. 

Acompanhado da esposa Sumedha Satyarthi, e do juiz Hugo Melo, do Tribunal Regional do Trabalho, Kailash afirmou que ouviu "muitos relatos positivos a respeito do desenvolvimento do Brasil". Paulo presenteou o indiano com uma recordação oficial do Governo de Pernambuco a autoridades, um catálogo série de gravuras de Pernambuco sobre o período de domínio holandês.  

Acompanharam o encontro o Chefe de Assessoria Especial do Governador, José Neto; o secretário de Saúde, Iran Costa; e a secretária executiva de Habitação, Sheila Pincovsky

Chuvas e ventos provocam transtornos

Nota da APAC:
As chuvas ocorridas na tarde desta sexta-feira (29/01/16) na Região Metropolitana do Recife (RMR), Zona da Mata e Agreste foram provocadas pela atuação de um Sistema Meteorológico denominado Vórtice Ciclônico de Altos Níveis (VCAN). 

Devido ao rápido deslocamento desse tipo de sistema - que pode ocorrer em aproximadamente uma hora -, não é possível prever esta situação rara com antecedência satisfatória e nem sua intensidade. No Recife, a velocidade de ventos observada chegou a 80km/h, com força suficiente para arrancar uma árvore pela raiz. 

Este sistema VCAN está associado a nuvens do tipo cumulusnimbus, de grande desenvolvimento vertical que podem atingir 12 km de altura, causando precipitações com intensidade moderada a forte, acompanhadas de trovoadas, descargas elétricas, rajadas de vento e, com menor frequência, a ocorrência de granizo, como ocorreu no Agreste Meridional.

Os volumes mais significativos de chuva ocorreram entre as 15h30 e 18h desta sexta-feira. Os municípios que apresentaram as maiores precipitações acumuladas foram: Olinda (62mm), Recife (52mm), Paulista (42mm) e Igarassu (38mm). 

A APAC opera a Sala de Situação, uma rede automática de observação de chuvas com 126 estações distribuídas em todo o Estado.  Esta sala opera em regime de plantão durante todo o ano, em estreita articulação com a Defesa Civil e emitirá novos avisos sempre que as condições atmosféricas indicarem a possibilidade de ocorrência de eventos extremos.

O Governo de Pernambuco está em alerta, trabalhando conjuntamente com o Poder Público Municipal, a Celpe e todos os órgãos envolvidos para minimizar os transtornos causados.
 
Fotos de ocorrencias ontem no Recife: fonte blog da folha

Exemplo a ser seguido:Pagamento do Piso Salarial dos Professores

Buenos Aires, pobre município da Mata Norte, governado pela 4ª vez por Gislan Alencar (PSDB), pagou o salário dos professores deste mês de janeiro pelo novo piso: R$ 2.135,64.

Barco de R$ 4 mil é o novo 'crime' de Lula e Marisa

247-Manchete da Folha grita que "Nota fiscal de barco reforça elo de Lula com sítio em SP"; quem vê a capa imagina um iate, mas a reportagem interna traz a imagem de uma pequena embarcação, quase uma canoa, usada pelo ex-presidente para pescar no lago da propriedade; o preço foi de R$ 4.126,00; em nota, o ex-presidente Lula afirmou que é de conhecimento público que frequenta o sítio em Atibaia (SP), registrado em nome de Jonas Suassuna, sócio de seu filho Fábio Luis Lula da Silva(leia aqui a reportagem).

FHC, JB, Dias, Aécio e questiona: por que só Lula é investigado?

247 - O filho mais velho do ex-presidente Lula, Fábio Luís Lula da Silva saiu em defesa do pai nas redes sociais. Nessa quinta-feira, 28, Lulinha adicionou um link em sua página no Facebook sobre o "mercado imobiliário suspeito brasileiro".
Ele cita seis casos de compras de imóveis supostamente suspeitas. Cita, pela ordem, com as respectivas compras, ou venda, a jornalista Patrícia Poeta, o senador Aécio Neves, presidente nacional do PSDB, o senador Álvaro Dias, o ex-ministro Joaquim Barbosa, do Supremo Tribunal Federal, o ex-presidente Fernando Henrique Cardoso. Por último, ele cita o ex-presidente Lula, "metalúrgico e ex-presidente - Desistiu de um apartamento no Guarujá avaliado em R$ 1,5 milhão". Segue, então, a pergunta: "Por que apenas Lula é alvo da imprensa e da Lava-Jato?", questiona.
O link foi postado, originalmente, no Facebook de Aninha Ornellas. Fábio Luis o compartilhou, junto com um comentário: "Gostaria de saber que metodologia a PF usa para fazer suas investigações de imóveis suspeitos". Patrícia Poeta encabeça a lista: "comprou apartamento na Vieira Souto, Rio, por R$ 23 milhões". Aécio Neves "tem Apt no Rio de Janeiro, de R$ 6,5 milhões, declarado com valor 60 vezes abaixo de seu preço de mercado". Álvaro Dias "vendeu 5 casas em Brasília por R$ 16 milhões". Joaquim Barbosa "comprou apartamento em Miami por U$ 1 milhão em nome de uma empresa de fachada". FHC "comprou de um trensaleiro de SP um apartamento em Paris avaliado em R$ 11 milhões".
Em outra portagem, Fábio Luis, e os irmãos Sandro Luis e Marcos Cláudio compartilharam um tweet do senador Roberto Requião (PMDB-PR). "A OAS teria assumido um edifício inteiro da Bancoop só para dar um apartamentinho de uma mil ha ao Lula? Ora, vão se lixar nas ostras!", escreveu o senador em seu estilo peculiar.

Ventos chegaram a 50 km por hora no Recife



   Do NE-10
As fortes chuvas e o vendaval de hoje no Recife são resultados de um sistema atmosférico chamado Vórtice Ciclônico de Altos Níveis (VCAN). De acordo com o doutor em meteorolgista Roberto Pereira, da Agência Pernambucana de Águas e Climas (Apac). Pernambuco está sob a influência desse sistema que causa trovoadas, chuvas fortes e rajadas de vento que podem passar dos 50 km/h, e até chuvas de granizo como foi registrado no Agreste pernambucano.
“O Estado está no que chamamos de borda do VCAN, o que significa que teremos chuvas até o domingo (31), porém a intensidade vai diminuindo. Os períodos da noite serão os mais chuvosos”, explicou o especialista que ainda afirmou: “A incidência dos raios acontece na formação desse sistema, mas se tornam mais raros durante seu desenrolar", disse Pereira. 
Em apenas três horas de chuva - a partir das 14h - a cidade de Olinda, na Região Metropolitana do Recife (RMR), foi a que registrou maior acúmulo de precipitação, com volume de 71mm. A capital pernambucana apresenta 51mm e em Paulista, também na RMR, o acúmulo chegou aos 41mm. Segundo a Apac, ao passar dos 40mm de chuva já é considerado estado de alerta.
 O meteorologista Roberto Pereira explicou ainda que o VCAN que deixou um rastro de destruição no Grande Recife é um fenômeno ligado, geralmente, ao início das chuvas no Sertão do Estado, mas que em anos em que o El Niño está mais intenso, os reflexos ficam mais fortes e comuns no mês de janeiro. "A última vez que tivemos um El Niño tão forte foi em 1998", relembrou. 
O sistema VCAN ainda gera uma nuvem que pode chegar aos 12 km de altura - mais alto do que o nível de tráfego dos aviões. O especialista alerta que esse tipo de nuvem é extremamente perigosa para as aeronaves. “Os aviões são equipados com instrumentos que detectam essas situações e os pilotos evitam passar perto delas por causa da turbulência que causa. Além disso, tentar atravessa uma nuvem dessas é suicídio”, ressaltou Roberto Pereira.

Neymar e o pai podem ser presos

Do GloboEsporte.com - Rio de Janeiro
Denúncia do Ministério Público Federal é publicada pela Veja; procurador diz que jogador e seu pai teriam criado empresas de fachada e adulterado documentos
A revista Veja divulga em sua edição deste sábado detalhes sobre a denuncia feita pelo Ministério Público Federal contra Neymar, do Barcelona, por sonegação de impostos, além de falsidade ideológica. Segundo a publicação, o jogador e seu pai estão envolvidos no processo, além do ex-presidente do Barcelona Sandro Rosell e o atual, Josep Maria Bartolomeu. A pena para esses dois crimes pode chegar a cinco anos de prisão.
A reportagem teve acesso à denúncia sigilosa feita pelo procurador Thiago Lacerda Nobre na última quarta-feira. Segundo a acusação, Neymar pai e Neymar filho criaram empresas de fachada e adulteraram documentos para pagar menos impostos. A ideia seria fugir dos altos impostos cobrados a pessoas físicas (27,5%) criando empresas de fachada para receber a maior parte dos salários pagos pelo Santos e dos contratos de publicidade. A manobra teria significado feito com que o jogador abatesse mais de 50% dos impostos a pagar.
Ao longo de seis anos, foram abertas três empresas por Neymar e seu pai: a Neymar Sport e Marketing, a N&N Consultoria Esportiva e a N&N Administração de Bens. Segundo a denúncia da Procuradoria, nenhuma delas teria capacidade econômico-financeira, gerencial ou operacional" para administrar a carreira de Neymar - os sócios eram o pai e a mãe de Neymar e havia apenas dois funcionários, que trabalhavam como seguranças. A acusação afirma também que de 2010 a 2013, Neymar recebeu 43,78 milhões de reais do Santos, mas só 8,1 milhões em forma de salário, como pessoa física. O restante foi por meio dos "contratos de imagem" firmados com suas empresas. Apenas em 2011, as companhias dos Neymar também selaram ao menos onze contratos com patrocinadores, que somaram quase 75 milhões de reais.

Odebrecht processa União: vazamentos na Lava-Jato

De O Globo - Renato Onofre
Empresário acusa o juiz Sérgio Moro e a Polícia Federal por divulgar informações
O empresário Marcelo Odebrecht, preso desde junho, processa a União sob a acusação de que a força-tarefa da Lava-Jato e o próprio juiz Sérgio Moro divulgaram indevidamente “informações de natureza íntima” sobre ele e seus familiares nas investigações.
O pedido da defesa de Odebrecht foi feito no final de novembro e aceito parcialmente pela juíza Tatiana Pattaro Pereira, 21ª Vara Cível de São Paulo, no final do ano passado. Além de indenização por danos morais, os advogados pediam ainda que as futuras fotos ou mensagens anexadas nas investigações fossem feitas por meio físico e não eletrônico, mas o pedido foi rejeitado pela juíza.
Para Marcelo Odebrecht e seus familiares, Moro, os servidores da Justiça Federal de Curitiba e a Polícia Federal agiram sem “prudência e cuidado” ao divulgar informações familiares. A juíza aceitou continuar com a ação por danos morais, mas rejeitou o pedido sobre o anexo dos documentos. De acordo com Tatiana, ela não tem competência para avaliar a questão.

sexta-feira, 29 de janeiro de 2016

Estado normatiza comercialização de veículos usados em Pernambuco


O governador Paulo Câmara assinou, nesta sexta-feira (29.01), o decreto 14.876/91 que regulamentou a comercialização de veículos usados no Estado, garantindo uma melhora no ambiente de negócios e mais segurança jurídica ao setor. Com a medida, o consumidor não inscrito no Cadastro de Contribuintes do Estado de Pernambuco (CACEPE) passou a ser beneficiado com a redução, já aplicada aos cadastrados, da alíquota do Imposto sobre Operações relativas à Circulação de Mercadorias e Serviços (ICMS) na venda de automóveis de 17% para 1%. 

A normatização do setor - que observa o limite de cinco veículos, por ano, em relação a cada comprador - não prevê um impacto imediato nas contas do Estado, mas fortalece e define os direitos e deveres dos contribuintes. "Nós queremos aperfeiçoar, cada vez mais, o ambiente de negócios no Estado. Isso tem que ser feito com diálogo e entendimento. Temos que sentar na mesa e propor condições de resolver as questões", afirmou o governador, grifando: "Espero, com esse decreto, estar melhorando as atuais condições de trabalho dos revendedores".

O secretário da Fazenda, Márcio Stefanni, ressaltou o alcance da medida em todo o Estado. "Hoje, nós temos cerca de 200 pontos de venda em Pernambuco. Essa é uma categoria que mantém muitos empregos e gera renda para Pernambuco", frisou Márcio. Considera-se usado, o veículo com mais de seis meses de uso ou mais de 10 mil quilômetros rodados.

Além de disciplinar o setor de venda de veículos usados, o governador destacou que a regulamentação das operações era um pleito antigo da categoria. "Tive a oportunidade, ainda como secretário da Fazenda, de proporcionar a isenção do ICMS para o setor. E agora a gente está regulamentando a amplitude dessa isenção, dentro das concessionárias. E tudo isso teve um desfecho, que eu entendo como adequado: as partes sentando à mesa e o Estado tendo o olhar para o emprego e a renda, além da clareza das regras", ressaltou o chefe do Executivo estadual.
Para o empreendedor Marcony Mendonça, a normatização veio em boa hora e vai assegurar um novo ânimo aos revendedores locais. "Nós estávamos sem saber quais eram as regras para o nosso setor. E esse decreto esclarece os detalhes. Nós vamos trabalhar sabendo quais são os impostos do setor", comemorou.
Também participaram da solenidade os empresários Pedro Schwambach, do Grupo Parvi; Eduardo Tude, da Meira Lins; Humberto Nunes Pereira, da Autonunes; Marcony Mendonça, da Italiana; Paulo Figueiredo, do Grupo Via Sul; José Henrique Figueiredo, da Pedragon; e Pedro Irineu, Elpídio e Eraldo Barbosa dos Santos.

PSDB nacional unido por apoio ao PSB no Recife

Radar Online
Adversários de uma disputa ainda velada pela candidatura presidencial do PSDB em 2018, Aécio Neves e Geraldo Alckmin têm um propósito em comum na eleição de 2016: assegurar o apoio do partido à reeleição do prefeito do Recife, Geraldo Julio, do PSB.
Tanto Aécio quanto Alckmin tentam atrair o PSB para seu projeto político. O mineiro é próximo da seção pernambucana da sigla desde que a viúva de Eduardo Campos, Renata, manifestou apoio a ele no segundo turno em 2014. Além disso, tem como aliado o prefeito de Belo Horizonte, Márcio Lacerda, que é do PSB.
Alckmin tem como vice um dos principais caciques do PSB, Márcio França. O partido é apontado como possível destino do governador paulista caso não consiga ser candidato ao Planalto pelo PSDB.
Recife é a principal capital a ser disputada pelo PSB em 2016. Para o partido sobreviver, é essencial manter o governo no Estado que foi sua “sede” desde Miguel Arraes e, depois, com Campos, seu neto.
Para isso, os tucanos querem impedir a candidatura a prefeito do deputado federal Daniel Coelho, estrela em ascensão no PSDB, mas que pode mudar de sigla caso tenha a postulação barrada.

Um país que protege Cunha e persegue Lula é um país doente.

bessinha psdb
Reprodução de  artigo de Paulo Nogueira,  do Diário do Centro do Mundo:
 
A Lava Jato perdeu o pudor.

O nome Triplo X, referência sibilina ao mítico ‘Triplex do Lula’ é um acinte. Está claro que se trata de erradicar não a corrupção – mas de caçar Lula.

Fosse outro o propósito você não teria um ataque tão sistemático a Lula enquanto um homem como Eduardo Cunha borboleteia, livre para armar as delinquências em que é mestre.

Era mais honesto batizar a operação como Caça Lula.

Os suíços entregaram de bandeja documentos que comprovam corrupção em níveis pavorosos de Cunha. Ele mentiu, sonegou, inventou desculpas aberradoras e usou até a palavra ‘usufrutuário’ para tentar encobrir sua condição de dono de milhões na Suíça.

Não foi apenas isso.

Depoimentos de fontes variadas coincidiram em relatar ameaças de paus mandados de Cunha contra pessoas que pudessem dizer coisas comprometedoras contra ele.

Vídeos mostraram expressões aterrorizadas de delatores ameaçados por homens de Cunha. Parecia coisa de Máfia. Falaram até na família. Em filhos. Disseram que tinham o endereço para a retaliação.

Não foi um depoimento nesse gênero. Foram pelo menos três, dois de delatores e um de um deputado que era um problema para Cunha na Comissão de Ética que o julga.

Que mais queriam? Que um cadáver amanhecesse boiando num rio?

E as trocas de emails com empresas beneficiárias de medidas provisórias?

Com esse conjunto avassalador de evidências, Eduardo Cunha aí está, na presidência da Câmara, ainda no comando de um processo viciadíssimo que pode cassar 54 milhões de votos.

Cadê a Polícia Federal? Cadê Moro? Cadê uma operação realmente para valer para investigar as delinquências conhecidíssimas de Cunha.

Nada. Nada. Nada.

É uma bofetada moral inominável nos brasileiros. É a completa desmoralização da política.

Enquanto a vida é mansa para Cunha, para Lula é uma sucessão infindável de agressões.

Virou piada que até ser amigo de Lula se caracterize como algo capaz de incriminá-lo. Mas coloquemos o adjetivo certo: é uma piada repulsiva.

Um apartamento banal numa praia banal – a cidade plebeia do Guarujá – adquire ares de uma propriedade suntuosa que Lula jamais poderia comprar. É um tríplex, uma palavra feita para impressionar e ludibriar a distinta audiência.

Não interessa se quatro ou cinco palestras de Lula seriam suficientes para comprar o apartamento. Não interessa se ele tem documentos que comprovam que ele não comprou, afinal, o imóvel.

O que importa é enodoar a imagem de Lula. Caracterizá-lo como um corrupto, um ladrão, um monstro de nove dedos. O maior vilão da história do Brasil.

Alguém – PF, Moro, imprensa – deu um passo para saber se a residência de Eduardo Cunha é compatível com seus rendimentos de deputado? Alguém apurou se ele tem condições de bancar uma vida de fausto para a mulher, à base joias e extravagâncias como aulas de tênis no exterior?

Ninguém.

É um país doente aquele que protege Eduardo Cunha e investe selvagemente contra um homem que cometeu o pecado de colocar os excluídos na agenda nacional como nenhum outro desde Getúlio Vargas.

Estamos enfermos – e Moro e sua Lava Jato são sintomas eloquentes dessa nossa deformação moral

EUA dizem que elevar comércio com Brasil é prioridade

Foto: Roberto Stuckert Filho/ABR
Foto: Roberto Stuckert Filho/ABR
Estadão Conteúdo – As exportações dos Estados Unidos para o Brasil poderiam aumentar em 78% até 2030 se os dois países tivessem um acordo de livre comércio, estimou estudo divulgado nesta quinta-feira, 28, pelo Brazil-US Business Council em evento realizado em Washington.
Número dois do Departamento de Comércio americano, Bruce Andrews disse que o Brasil é uma das prioridades do governo americano na área comercial.
“Os Estados Unidos acreditam firmemente que a parceria econômica entre os EUA e o Brasil é crucial para fortalecer a estabilidade e a segurança não apenas de nossos dois países, mas de toda a região”, disse.

Os efeitos danosos da Lava Jato

Texto de Ribamar Fonseca é Jornalista e escritor e publicado no portal 247

A Operação Lava-Jato, criada teoricamente para combater a corrupção, acabou extrapolando a sua finalidade e interferindo na vida da Nação, transformando-se na principal responsável pela grave crise de desemprego que assola o Brasil. Além de afetar diretamente a indústria da construção civil, uma das maiores empregadoras do país, praticamente desmontou a indústria naval, reativada durante o governo Lula, e colocou milhares de trabalhadores no olho da rua. Os reflexos de suas ações na economia são desastrosos, contribuindo decisivamente para a recessão em que o país se debate. Constata-se que na sua ânsia de mostrar serviço e ganhar notoriedade prendendo não apenas os corruptos, mas também os corruptores, donos das maiores empresas de construção do Brasil, os condutores da Lava-Jato não tiveram o mínimo de preocupação com os milhares de trabalhadores dessas empresas, que se tornaram as suas maiores vítimas.
Conforme levantamento do jornal "Valor Econômico", o fim de grandes obras no Rio de Janeiro, Pará, Bahia e Pernambuco provocou a demissão de milhares de trabalhadores em Itaboraí, Altamira, Maragogipe e Ipojuca, além de criar sérias dificuldades financeiras para as prefeituras desses municípios devido à queda na arrecadação do ISS (Imposto sobre Serviços), o que produziu um efeito cascata, já que obrigou a demissão também de servidores municipais. O jornal, a exemplo de todos os prejudicados, culpa a Lava-Jato por essa onda de desemprego. Os condutores da operação, no entanto, revelam-se indiferentes à situação desses milhares de trabalhadores que, para não morrer de fome, buscam alternativas de sobrevivência, como foi o caso do engenheiro Antonio Carlos Mitisuke Seirio, que se tornou motorista de táxi, conforme reportagem da "Folha".
Segundo o jornalão paulista, um estudo da Federação Nacional dos Engenheiros revela que em 2014 foram contratados cerca de 52 mil engenheiros e demitidos 55 mil e que, de acordo com dados do Ministério do Trabalho, apenas em 2015 a Construção Civil fechou 416,9 mil vagas. Como todas as empreiteiras nacionais foram atingidas pela Operação Lava-Jato, os setores de construção e petróleo enfrentam a maior crise da sua história.
O governo da presidenta Dilma Rousseff vem tentando amenizar o problema, mediante acordos de leniência, para preservar os empregos dos trabalhadores, mas membros do Ministério Público, como o procurador Carlos Fernandes dos Santos Lima, que atua na Lava-Jato, fazem severas críticas às ações do Planalto nesse sentido. Em recente entrevista ao jornal "O Globo", Lima criticou a Medida Provisória 703, que permite acordos de leniência entre a União e as empreiteiras, dizendo que ela cria um incentivo à corrupção. "Vale a pena ser corrupto no Brasil – ele disse – porque no final nossa Justiça é lenta, nossos processos são intermináveis e, além de tudo, se nada disso der certo, você vai no governo e resolve o problema com uma nova lei." Os acordos de leniência, no entanto, não afetam os processos contra os executivos envolvidos em corrupção. Percebe-se, portanto, que além do desrespeito aos superiores hierárquicos, o procurador revela total insensibilidade com a situação dos trabalhadores, como se dissesse: "Que se danem!"
Na verdade, não se pode usar o pretexto de combate à corrupção para satisfazer preferências políticas e perseguir a fama, atropelando direitos e em prejuízo de milhares de trabalhadores que não tem nada a ver com as ações ilegais dos seus patrões. Corruptos e corruptores são pessoas, não empresas. Portanto, que as pessoas sejam punidas, não as empresas, porque da sobrevivência destas depende a sobrevivência de milhares de famílias. Além disso, a operação não pode ser politizada, até porque todos – governo, oposição e o povo – e não apenas os integrantes da Lava-Jato, defendem o combate à corrupção. Na visão do procurador Carlos Fernandes, porém, a julgar por suas críticas às ações do governo para salvar o emprego dos trabalhadores das empreiteiras investigadas, somente ele e seus companheiros da força-tarefa são honestos e querem o fim da corrupção. Ele precisa se conscientizar de que todos os brasileiros também querem acabar com a corrupção, mas sem partidarismos e sem arbitrariedades.
Observa-se que muitos dos corruptos confessos, aqueles que receberam as propinas milionárias, estão em prisão domiciliar – praticamente em liberdade – enquanto alguns dos corruptores, aqueles que pagaram as propinas, estão presos, como é o caso dos executivos das grandes empreiteiras. Deduz-se, daí, que, provavelmente pelos critérios do pessoal da Lava-Jato, receber propina seria um crime menor do que pagar. Talvez por isso já se fala em cerca de 100 anos de prisão para Marcelo Odebrecht, presidente da empresa que tem o seu nome e que é visto como o troféu maior dos investigadores. É possível que com a prisão desse empresário, dono da maior empresa de construção do Brasil, os integrantes da força-tarefa passassem a se sentir como super-heróis, imagem que também pretenderiam passar à sociedade. E, aparentemente, acham que poderiam, por isso, sobrevoar tranquilamente acima de tudo e de todos.
Na realidade, o pessoal da Lava-Jato se sente tão poderoso, calçado pela mídia, que se julga até no direito de editar os depoimentos dos delatores, com graves prejuízos para os presos, conforme denúncias de seus advogados. E com base em suas interpretações, no que consideram importantes para incriminar os réus, solicitam as penas para mantê-los na cadeia. A denúncia mais recente é a do lobista Fernando Moura, que alega ter sido o seu novo depoimento alterado:"Depois que assinei [o termo do depoimento] que fui ver [o que estava escrito], diz que o Zé Dirceu me orientou a isso. Não foi esse o caso", disse. A julgar por tal declaração estaria havendo manipulação de depoimentos, o que tiraria todo o mérito do trabalho dos investigadores que, embora com as melhores das intenções, estariam adotando métodos condenáveis para atingir os objetivos higienizadores.
Dois fatores contribuem para essa situação: o apoio incondicional da mídia e a ausência de reação a tudo o que é considerado arbitrário e ilegal. Quem tem autoridade para fazê-lo simplesmente silencia, talvez temeroso da pressão da mídia, e quando surge uma atitude coletiva, como a carta-denúncia dos mais de 100 advogados e juristas, tenta-se desqualificar o documento, sob a alegação de que foi gestado dentro de uma das empresas investigadas, no caso, a Odebrecht. Ora, não importa onde o documento foi elaborado, se na Odebrecht, no Caribe ou na China, pois a partir do momento em que os advogados e juristas o assinaram eles assumiram o seu conteúdo e, portanto, a sua autoria. É o caso, por exemplo, dos discursos escritos por outras pessoas, pelos ghost-writers, que passam a ser de quem os pronuncia. Não importa quem e onde tenham sido elaborados. Portanto, o fato de ter sido gestado na Odebrecht, conforme noticiou a "Folha" em tom de denúncia, não o invalida. A discussão deve ser em torno do que está contido nele, ou seja, se é verdade ou mentira.
Diante disso, querer utilizar esse documento como agravante da situação do preso Marcelo Odebrecht é mero pretexto para justificar uma pena mais severa. E dar o tal recado à sociedade.

PT prepara ato para defender ex-presidente Lula


Foto: Ricardo Stuckert/ Instituto Lula
Foto: Ricardo Stuckert/ Instituto Lula
Estadão Conteúdo – O PT vai aproveitar as comemorações pelo aniversário do partido, marcadas para os dias 26 e 27 de fevereiro, no Rio de Janeiro, para fazer um ato em defesa do ex-presidente Luiz Inácio Lula da Silva. Movimentos sociais que compõem a Frente Brasil Popular também estudam incluir a defesa de Lula nas manifestações contra o impeachment da presidente Dilma Rousseff previstas para ocorrer na segunda quinzena de março.
O foco da mais recente fase da Operação Lava Jato – batizada de Triplo X – é o condomínio Solaris, no Guarujá, no litoral paulista, onde a mulher de Lula, Marisa Letícia, chegou a ter a opção de compra da unidade 164-A. Relatório divulgado anteontem incluiu um diagrama com imóveis sob investigação do condomínio, entre eles o imóvel ligado ao ex-presidente.
O documento indica que a OAS, empreiteira acusada de cartel no esquema de propinas e desvios de recursos na Petrobrás, aparece hoje como proprietária do apartamento, após Marisa ter desistido do negócio, segundo o Instituto Lula, presidido por Paulo Okamotto.
Para a Polícia Federal, todos os imóveis sob investigação possuem “alto grau de suspeita quanto à sua real titularidade”.
Em conversas reservadas, petistas e interlocutores de Lula sempre repetem que nenhum fato novo contra o ex-presidente surgiu nos últimos dias. Afirmam, também, que o noticiário negativo se deve às movimentações da Lava Jato, que anteontem deflagrou investigações sobre o prédio onde Lula teria um tríplex, no Guarujá (SP), e o Ministério Público Estadual de São Paulo, que ameaça apresentar denúncia contra Lula por ocultação de patrimônio no caso do apartamento.
Estratégia
Depois de divergências sobre a estratégia a ser adotada diante da nova ofensiva, o Instituto Lula decidiu partir para o contra-ataque e não deixar Lula “apanhar quieto”. Uma nota foi divulgada anteontem à noite e uma postagem foi feita ontem, em uma rede social, nas quais o ex-presidente refuta irregularidades no caso do apartamento. Medidas judiciais contra o promotor Cassio Conserino, que ameaça denunciar o ex-presidente, e outras pessoas estão sendo avaliadas pelos advogados do petista.
Em outra frente, o PT fará uma enfática defesa da imagem de Lula O palco para isso será o aniversário do partido. A comemoração, inicialmente, tinha o objetivo de ser a largada para as eleições municipais de outubro deste ano.

quinta-feira, 28 de janeiro de 2016

Chile vai indenizar vítimas da ditadura Pinochet

Do blog de Magno Martins-
A Corte Suprema do Chile condenou o Estado a indenizar as famílias de quatro desaparecidos durante a ditadura do general Augusto Pinochet (1973-1990). O total da indenização foi estipulado em 1 bilhão de pesos chilenos, equivalentes a 5,6 milhões de reais.
A sentença estabeleceu que o desaparecimento e a morte de quatro pessoas por agentes da ditadura entre 1973 e 1974 constituem "delitos criminais de lesa humanidade, sendo portanto imprescritíveis e não passíveis de anistia nos aspectos penal e civil".
Receberão a indenização as famílias de Luis Guajardo Zamorano, que desapareceu no dia 20 de julho de 1974 vítima da Operação Colombo, que assassinou 119 opositores de Pinochet; Miguel Rojas e Gilberto Rojas, pai e filho detidos por militares chilenos em 13 de outubro de 1973 e nunca mais vistos; e Juan de Dios Salinas Salinas, detido em 14 de setembro de 1974.
A Corte destaca que, "dado o contexto em que o ilícito foi verificado com a intervenção de agentes do Estado", o Estado chileno "não pode eludir sua responsabilidade legal de reparar tal dívida".
"Não cabe senão concluir que o dano moral causado pela conduta ilícita dos funcionários ou agentes do Estado, autores dos ilícitos de lesa humanidade em que se funda a presente ação, deve ser indenizado pelo Estado", conclui a declaração.
Segundo dados oficiais, a ditadura militar chilena deixou mais de 3.200 mortos e torturou cerca de 38 mil pessoas.

El Niño deve persistir, e Agreste e Sertão do Estado terão redução de 45% nas chuvas

Marcílio Albuquerque, da Folha de Pernambuco
O ano tem início com chuvas abaixo da média no Agreste e Sertão do Estado. A previsão desanimadora é feita por meteorologistas, que apontam uma redução de 45% nos índices pluviométricos, para o período de fevereiro a abril. A persistência da ação do fenômeno El Nino é o elemento principal identificado, decorrente do aquecimento da temperatura do oceano e o enfraquecimento dos ventos. Um fator que preocupa diz respeito ao abastecimento de água para essas regiões, já historicamente castigadas. De acordo com a Compesa, o baixo volume da barragem de Jucazinho já compromete 23 municípios, estando 15 deles em situação emergencial. Como se não bastasse, o aperto nas torneiras ainda exige mais atenção quanto à saúde. O mosquito Aedes aegypti segue como um grande vilão, se aproveitando de baldes e demais reservatórios para se reproduzir.
“Estamos vivendo uma situação deficitária que já assinala três anos. Todo o semiárido nordestino acaba na linha de frente dos ventos enfraquecidos, que no verão se movem em direção ao continente. Apesar das chuvas registradas desde a primeira quinzena de janeiro, os dados mostram baixa umidade para o período seguinte”, explicou o meteorologista Fabiano Prestrelo, da Agência Pernambucana de Águas e Clima (Apac). “A base é em torno de 800 milímetros de chuva no ano para o Sertão e trabalhamos com um estimativa de pelo menos a metade disso. A chuva dará sinal, mas de natureza escassa e irregular”, reforçou. Ao longo de 2015, a precipitação do Sertão foi de 307,5 milímetros, enquanto que a média é de 559 milímetros. Neste panorama, choveu 45% abaixo da média histórica.
Nesta semana, meteorologistas discutiram na sede do Conselho Nacional de Desenvolvimento Científico e Tecnológico (CNPq), em Brasília, o cenário climático para todo o País. Pernambuco aparece como quadro de alerta, sobretudo no comprometimento a agricultura. “Este é um ano de atuação do El Niño no Oceano Pacífico, o que torna o sistema Vórtice Ciclônico de Altos Níveis (Vcan) ainda mais forte. No ano passado, o Agreste assinalou apenas 33% da média histórica”, comentou o Wanderson Santos, do Laboratório de Meteorologia de Pernambuco (Lamep). O panorama mais favorável é previsto para a zona leste, compreendida pela Região Metropolitana e Zona da Mata. “O indicativo é de normalidade. Já registramos um aumento superior a 200% nas chuvas no Grande Recife”, acrescentou.
Na visão do presidente da Compesa, Roberto Tavares, a situação mais crítica é a do Agreste, já que o Sertão ainda conta com canais abastecidos pelas águas do rio São Francisco. A barragem de Jucazinho, localizada no município de Surubim, atingiu o menor nível de capacidade em mais de 15 anos, marcando pouco mais de 1,5% de sua totalidade. O volume morto já ultrapassou a marca de colapso. “As chuvas de verão são bem vindas, mas não são animadoras. Os alertas implicam em quadros de seca para os próximos meses. A nossa torcida é para que as previsões não se confirmem”, disse o gestor.
Segundo ele, uma reunião na próxima terça-feira, busca destravar os recursos para a construção da adutora do Agreste, avaliada, apenas na primeira etapa, em R$ 1,3 bilhão. A nova fase da Adutora do Sirigi, localizada na cidade de São Vicente Férrer, pretende ofertar 300 litros de água por segundo. O sistema também beneficia as cidades de Machados, Macaparana, Aliança, Condado, Itaquitinga, Buenos Aires e Vicência.

Lula repudia tentativa de envolvê-lo na Lava Jato

O Ex-presidente Lula rebateu em nota a tentativa de envolver seu nome na operação Lava Jato, leia a nota:



LULA REPUDIA TENTATIVA DE ENVOLVIMENTO NA LAVA JATO
O ex-presidente Lula não foi sequer citado na decisão do juiz Sérgio Moro e repudia qualquer tentativa de envolver seu nome em atos ilícitos investigados na chamada Operação Lava Jato.
Nos últimos 40 anos, nenhum líder brasileiro teve a vida particular e partidária tão vasculhada quanto Lula, e jamais encontraram acusação válida contra ele.
Lula foi preso, sim, mas pela ditadura, porque lutava pela democracia no Brasil e pelos direitos dos trabalhadores. Não será investigando um apartamento – que nem mesmo lhe pertence – que vão encontrar uma nódoa em sua vida.
Lula nunca escondeu que sua família comprou, a prestações, uma cota da Bancoop, para ter um apartamento onde hoje é o edifício Solaris. Isso foi declarado ao Fisco e é público desde 2006. Ou seja: pagou dinheiro, não recebeu dinheiro pelo imóvel.
Para ter o apartamento, de fato e de direito, seria necessário pagar a diferença entre o valor da cota e o valor do imóvel, com as modificações e acréscimos ao projeto original. A família do ex-presidente não exerceu esse direito.
Portanto, Lula não ocultou patrimônio, não recebeu favores, não fez nada ilegal. E continuará lutando em defesa do Brasil, do estado de direito e da Democracia.

'Governo Alckmin cancelou contrato por propina'

247 – O presidente da Coaf (Cooperativa Orgânica Agrícola Familiar), investigada em um esquema de fraude em merenda escolar em São Paulo, afirmou ao Ministério Público que a Secretaria da Educação do governo Geraldo Alckmin (PSDB) cancelou um contrato com a entidade para forçar o pagamento de propina.
Segundo Cássio Chebabi, em delação premiada, a entidade venceu em 2013 uma chamada pública para fornecer cerca de R$ 8 milhões em suco de laranja para merenda da rede estadual.
Com o contrato cancelado, um dos operadores do esquema, Marcel Ferreira Julio, ligado ao deputado Fernando Capez (PSDB), hoje presidente da Assembleia Legislativa, propôs um “acordo” para destravar o negócio sob pagamento de um percentual.
Apontado pela Operação Alba Branca como intermediário no repasse de propina para Capez, Jéter Rodrigues, ex-assessor do presidente da Alesp (Assembleia Legislativa de São Paulo), admitiu ter sido procurado pelo lobista para ‘renegociar’ o contrato.
Em nota, a Secretaria da Educação do Estado de São Paulo afirmou que a segunda chamada pública foi mais vantajosa que a primeira, mas não explicou o motivo técnico do cancelamento.
Leia aqui reportagem de Thais Arbex sobre o assunto.

quarta-feira, 27 de janeiro de 2016

O Ministério Público e as “cenas proibidas” da Operação Lava-Jato

Por: *Mauro Santayana
A defesa de Marcelo Odebrecht, detido no contexto da Operação Lava-Jato, pediu a reabertura do inquérito – que já entra na fase de julgamento – depois que descobriu que trecho do depoimento em vídeo feito pelo delator “premiado” Paulo Roberto Costa em que ele eximia Odebrecht de participação direta no esquema de propina foi omitido na transcrição feita pelo Ministério Público, e encaminhada ao Juiz Sérgio Moro, ainda antes da prisão do empresário.
 “Se a declaração completa estivesse nos autos, obviamente teria inibido o juiz a determinar a realização de buscas e apreensões e a prisão de uma pessoa que foi inocentada por aquele que é apontado como coordenador das condutas criminosas no âmbito da Petrobras”, declarou o advogado Nabor Bulhões, que solicitou acesso a todos os outros depoimentos em vídeo que citem seu cliente, para se assegurar que eles não foram alterados e correspondem às transcrições.
Em resposta à solicitação, o Juiz Sérgio Moro disse que “processo anda para frente” e deu a entender que não se pode voltar a etapas já encerradas para mudar essa questão. E o Ministério Público, por intermédio do Procurador Carlos Fernando dos Santos Lima, deu a entender que a transcrição não é literal devido ao termo de declarações ser “fidedigno” porque “sua função é resumir os principais pontos do que foi dito”.    
Ao agir como o fez, o MP promove censura subjetiva ao alterar o teor das declarações, quase como se cortasse cenas “proibidas” de um filme inadequado para certos tipos de público. Quem deverá julgar o que é importante ou não no depoimento dos delatores da Operação Lava-Jato é a sociedade brasileira, no final desse processo interminável que parece pretender se tornar um fator de intervenção permanente no processo político brasileiro.
Principalmente porque, como ocorreu no caso do “mensalão”, ele se sustenta, básica e exatamente, nisso: mais em delações “premiadas” e em distorcidas interpretações de teorias como a do Domínio do Fato, do que em provas concretas.   
Cada cidadão brasileiro deve ter o direito de ver, como um strip-tease perverso – e ter a possibilidade de interpretar do jeito que lhe apeteça – cada detalhe, cada palavra dita, cada suspiro entre frases, cada insinuação, cada sugestão, cada levantar de sobrancelha, de cada um dos presentes em cada audiência em que se procederam essas  “delações”. Subjetivamente, se for o caso. Emocionalmente. Do mesmo jeito que esses mesmos “depoimentos” – e provas discutíveis, cheias de “se”, de ilações e de condicionantes – têm sido produzidas, aceitas, interpretadas e julgadas pelos procuradores e o juiz da Operação Lava-Jato.
A esses senhores não lhes foi facultado o direito de cortar ou alterar um segundo, ou de decidir, de per si, o que é ou não relevante na fala de cada “delator”. Qualquer corte nesses depoimentos poderá ser interpretado como uma tentativa de manipulação e de grave alteração das provas que estão, ou deveriam estar – registradas, protegidas e incólumes – à disposição da justiça e da própria História.
Não é aceitável que, em uma operação como a Lava-Jato, que se sustenta quase que totalmente no disse me disse de bandidos, muitos dos quais já se encontram, na prática, em liberdade, ainda se alterem os depoimentos transcritos em desfavor de citados que podem estar sendo caluniados ou vir a ser condenados devido a essas mesmas delações. Nesse caso, cada palavra é preciosa, e pode ser fundamental para a defesa dos réus em instâncias superiores às quais eles têm o direito de recorrer, e certamente recorrerão, no futuro. Está muito equivocado o MP, quando pretende restringir o que deve ser ou não divulgado ao que “interessa” ou não “interessa” à investigação.
Há muito a Operação Lava-Jato deixou de ser um mero processo judicial. O que está em jogo, nesse esquema que se imiscuiu, ao ritmo dessas delações, como os antigos inquéritos stalinistas, por todo o país e os mais variados setores da sociedade e da economia brasileiras, é o futuro da Nação e da República. E mais grave ainda, a curtos e médios prazos, o destino direto e indireto de obras, projetos e programas estratégicos para o desenvolvimento nacional, nas áreas de energia, defesa e infra-estrutura, para não falar da sobrevivência da engenharia brasileira e de milhares de trabalhadores que estão perdendo postos de trabalho, porque se confunde o combate a uma ação de corrupção que envolveria teoricamente uma comissão de 3%, com a destruição e a inviabilização, paralisia e sucateamento dos outros 97% que foram efetivamente, inequivocamente, aplicados em equipamentos, obras, empregos, investimentos, com o precioso dinheiro do contribuinte.     
E que não se alegue sigilo de justiça. Porque além de “editar” o que se considera que deve ser omitido, permite-se, paradoxalmente, que se divulgue, seletivamente, por outro lado, o que alguns acham que deva ser levado aos olhos e ouvidos da população, em uma operação em que o Juiz defende publicamente o “uso” pelo judiciário da imprensa na conquista do apoio da opinião pública, e que desde o início deveria ter sido chamada de “Queijo Suíço”, para ressaltar o seu caráter de inquérito mais vazado da história do Brasil.
Finalmente, a pergunta que não quer calar é a seguinte: se Paulo Roberto Costa tivesse dito que Marcelo Odebrecht tratava diretamente com ele de propina, ou lhe entregava pessoalmente dinheiro, o trecho teria sido cortado da transcrição de seu depoimento?  Ou acabaria “vazando” e sendo amplamente divulgado pelos jornais, portais e revistas?
*Mauro Santayanna é jornalista e já atuou como “ghost-writter” de Tancredo Neves.

Escândalo: MPF não grava o que beneficia Dirceu!

Da página Petralha Zuero no Facebook

Da Folha de são paulo
MPF diz que não gravou depoimentos de delator sobre Dirceu

O Ministério Público Federal, afirmou na segunda (25), em audiência com o juiz Sergio Moro, que parte dos depoimentos prestados pelo lobista e delator Fernando Moura não foram gravados.

O pedido para ter acesso a áudios e vídeos referentes a seis termos de delação premiada com informações cedidas pelo lobista foi feito pela defesa do ex-ministro José Dirceu.

Após ouvir Moura dizer ao juiz Moro, na semana passada, que havia trechos nos termos de sua delação premiada que ele não falou no momento em que prestou o depoimento a Polícia Federal e a procuradores da Força Tarefa de Curitiba, o advogado Roberto Podval quis ter acesso ao material para "esclarecer o que foi dito".

O pedido, porém, não poderá ser atendido, segundo o despacho de Moro, já que o MPF (Ministério Público Federal) afirmou não ter gravado os depoimentos solicitados pela defesa de Dirceu. "Consultado, o MPF presente afirmou que, relativamente a esses depoimentos, não houve a gravação de áudio e vídeo. Em vista do informado, fica o pedido prejudicado", despachou Mouro.

À Folha, Podval afirmou que ainda não sabe qual medida tomará diante do fato de que os áudios não existem. Para os defensores, causou estranheza a ausência das gravações, já que o padrão da Lava Jato é gravar os depoimentos dos delatores durante o processo de colaboração premiada.

Moro usou Dirceu para fazer experimento

Texto de PHA e publicado no blog Conversa Afiada

Mal comparando, o Cel Ustra também fazia

O José Dirceu estava preso em Brasília.
Ah, mas era prisão domiciliar, dirá o amigo navegante.
Mas, como se sabe, prisão domiciliar é uma forma de prisão - é um castigo!
Pergunta ao FHC se não seria prisão domiciliar ele ser obrigado a ficar trancado no apartamento da Avenue Foch, sem poder ir à padaria, ao Fauchon...
Aí, o Dr Moro decidiu prender o preso Dirceu, com o argumento de que queria ouvi-lo, mas só em Curitiba.
Ou seja, o Dr Moro tem dinheiro para sustentar a PF do , mas não tem para comprar uma passagem, ida e volta, CTA-BSB-CTA!
Dirceu foi devidamente transportado para Curitiba!
Chegou num camburão blindado!
Sabe quando o Dr Moro vai interroga-lo, amigo navegante?
Sexta-feira, SEIS MESES depois!
Por que demorou tanto?
SEIS MESES no pau de arara (psicológico).
Há várias hipóteses para explicar o experimento científico do Dr Moro (não confundir com Dr Mengele).
O Cel Ustra, de saudosa memória, diria que se trata de uma forma de tortura (psicológica).
Abater a vítima moralmente, deixa-la em trapos, se arrastando pelo chão, para que confesse que mandou esquartejar Tiradentes, com dinheiro de propina!
Outra hipótese, seria forçar uma delação premiada, para o Dirceu incriminar o Lula!
Como se vê agora, com o bravo Procurador Santos Lima, novo herói da Casa Grande, a Lava Jato cumpre sua missão principal e original: prender o Lula!
O Dr Moro pode fazer isso, impunemente?
Isso e muito mais!
D Marisa vai ver já!


Paulo Henrique Amorim

Paulo autoriza a requalificação da PE- 430 e lança programas voltados para agricultura familiar

Em um ato em São José do Belmonte, no Sertão Central, o governador Paulo Câmara autoriza, nesta quinta-feira (28.01), a restauração da PE-430 e lança também a edição 2016 dos programas Terra Pronta e Distribuição de Sementes. Ações estratégicas nas áreas de infraestrutura e agricultura familiar, que, juntas, somam um aporte de R$ 11,9 milhões na região. A cerimônia acontece às 19h, no Pátio de Eventos, na presença de secretários, prefeitos e parlamentares.

 
A requalificação da rodovia exigiu do Governo do Estado um investimento de R$ 11,5 milhões. O reparo contempla um trecho de aproximadamente três quilômetros, ligando o município ao distrito de Bom Nome. O projeto, que vai beneficiar 33 mil pessoas, será entregue à população dentro de seis meses.

 
AGRICULTURA FAMILIAR - Após assinar a ordem de serviço para o início da obra na PE-430, o chefe do Executivo estadual entrega as primeiras sementes, de um total de 68 toneladas, disponibilizados pelo programa Distribuição de Sementes. Com a ação, 4,8 mil agricultores serão favorecidos nos municípios sertanejos de Cedro, Mirandiba, Parnamirim, Salgueiro, Serrita, Terra Nova,Verdejante e São José do Belmonte. 

 
Já o programa Terra Pronta, que também será lançado nesta quinta-feira, vai assegurar a preparação de 739 hectares de terra no Sertão Central. Desta forma, a gestão estadual proporciona novas oportunidades para os produtores rurais. O trabalho nas propriedades cadastradas acontece por meio de máquinas cedidas pela iniciativa pernambucana. As duas ações somam um investimento de R$ 400 mil na região.


Lucas Ramos consegue requalificação de rodovia para Betânia


A rodovia PE-340, que dá acesso ao município de Betânia (no Sertão do Moxotó), passará por obras de requalificação asfáltica. A realização do serviço foi confirmada pelo deputado estadual Lucas Ramos (PSB) ao lado da prefeita Eugênia Araújo (PR), após reunião nesta quarta-feira (27) com o secretário de Transportes de Pernambuco, Sebastião Oliveira.

“A estrada é de importância fundamental para a economia da região, pois é a principal rota entre Betânia e a BR-232”, argumenta Lucas Ramos. “O secretário nos deu a certeza de que o governador Paulo Câmara e o Estado tratam a infraestrutura rodoviária com seriedade e não vão medir esforços para a realização deste serviço”, afirma.

A abertura das propostas para execução da obra está prevista para o dia 28 de fevereiro e a expectativa é de que a ordem de serviço seja assinada no dia 19 de março, integrando os festejos de emancipação política do município. A primeira intervenção será realizada no trecho de 12 km entre a saída do centro urbano de Betânia e o distrito de São Caetano do Navio. “Iremos nos concentrar neste trecho, mas vamos levar a obra de recuperação asfáltica até o Sítio dos Nunes, nas margens da BR-232, recuperando no total 34 km da PE-340”, detalha o secretário Sebastião Oliveira.

“O empenho do deputado Lucas Ramos nesta obra demonstra o compromisso que ele tem com o povo de Betânia e com o desenvolvimento da região”, declara a prefeita Eugênia Araújo. Também participaram da reunião na Secretaria de Transportes o ex-prefeito Val Araújo e vereadores do município.

Paulo assina plano para acelerar Adutora do Agreste

O governador Paulo Câmara e o ministro da Integração Nacional, Gilberto Occhi, assinaram, hoje, em Brasília, o Plano de Trabalho da Adutora do Agreste. De acordo com o gestor pernambucano, a principal mudança provocada pelo instrumento será a consolidação de uma estratégia elaborada pela Compesa que vinha sendo discutida com os técnicos do Ministério para que a Adutora tenha funcionalidade antes da construção do Ramal do Agreste, obra federal que deverá ser executada até 2020.
“Esse acordo com o Governo Federal é fundamental para que a gente consiga realmente beneficiar Pernambuco a partir da Transposição das águas do Rio São Francisco. Precisamos, agora, é assegurar o fluxo de recursos para dar mais velocidade às obras”, comentou Paulo Câmara. O governador esteve na Integração Nacional acompanhado do Secretário de Desenvolvimento Econômico, Thiago Norões, do deputado federal Fernando Monteiro e do presidente da Compesa, Roberto Tavares.
No novo Plano de Trabalho, foi aprovada a construção da Adutora do Moxotó, que trará água da barragem de mesmo nome, no Eixo Leste da Transposição do São Francisco, para os municípios de Arcoverde e Pesqueira. A iniciativa poderá se estender para todo o eixo principal da Adutora do Agreste, passando por Sanharó, Belo Jardim, Tacaimbó e São Caetano. Essa obra está estimada em R$ 80 milhões e será colocada em licitação nos próximos dias.
Com relação ao fluxo financeiro que será disponibilizado pela Integração Nacional para este ano, o Governo de Pernambuco solicitou que sejam alocados R$ 420 milhões em 2016 e R$ 350 milhões para 2017, dos cerca de R$ 770 milhões que faltam ser repassados. Gilberto Occhi informou que não pode definir, neste momento, pois o decreto que distribui os tetos orçamentários do Governo Federal deverá ser publicado em fevereiro, quando haverá uma nova reunião no Ministério da Integração.
Paulo fez uma explanação do quadro da seca no Estado, apesar das chuvas de verão ocorridas neste mês. A zona rural apresentou melhoras na situação de pequenas barragens e algumas cidades estão voltando a ter o abastecimento pela rede de distribuição (Águas Belas, Caetés e Capoeiras, por exemplo). Mas Jucazinho, a principal barragem que atende a muitos municípios do Agreste, continua em situação crítica.
Na reunião com a presidente Dilma Rousseff, ocorrida no final de novembro de 2015, o governador Paulo Câmara apresentou um plano de trabalho com ações para enfrentamento da seca, com adutoras emergenciais, implantação de flutuantes nas captações do São Francisco e de estações compactas de tratamento.
Paulo Câmara cobrou do ministro a formalização desses investimentos, que dependem de decisão orçamentária. Occhi sinalizou que Pernambuco receberá cerca de R$ 33 milhões. Também ficou acertado que a Compesa irá refazer os planos de trabalho, priorizando as obras para que a assinatura desses convênios seja feita o quanto antes.
A principal obra desse programa é a interligação emergencial do Sistema Palmeirinha, em Bom Jardim, ao Sistema Jucazinho, entrando pela cidade de Surubim e atendendo os municípios do entorno: Salgadinho, Casinhas, Santa Maria do Cambucá, Vertentes, Vertente do Lério, Frei Miguelinho e Toritama.