sábado, 3 de maio de 2014

CAMINHOS DO CUIDADO: Visa melhorar atendimento ao usuário de drogas e seus familiares‏

A V GERES – Gerência Regional de Saúde está capacitando turmas de profissionais em vários municípios da região, no Projeto “Caminhos do Cuidado”, que se configura na formação de agentes comunitários de saúde, auxiliares e técnicos de enfermagem da saúde da família – saúde mental com ênfase em crack, álcool e outras drogas, visando melhorar a atenção ao usuário e seus familiares, através da Rede de Atenção Básica à Saúde.


Algumas cidades já foram contempladas, como Águas Belas; Garanhuns e Itaíba, aliás, foi formada uma turma no município de Itaíba com as tutoras Luselle Ferro e Janaína Ramos, onde os ACSs e ATENFs encerraram com apresentação teatral para os diversos secretários municipais e profissionais de saúde, relatando a importância de trabalhar o atendimento aos usuários de drogas, visando sempre a redução de danos.


O projeto Caminhos do Cuidado envolve  as instituições Fiocruz (RJ), através do Instituto de Comunicação e Informação Científica e Tecnológica (ICICT), o Grupo Hospitalar Conceição (RS) e a Rede de Escolas Técnicas do SUS. O Ministério da Saúde vai oferecer, em 2013 e 2014, cursos de formação para a totalidade dos agentes comunitários de saúde distribuídos por todos os estados e regiões do país.


Além desse público de agentes comunitários, o projeto vai abranger ainda um auxiliar ou técnico de enfermagem por cada equipe de saúde da família, perfazendo um total de 290.760 trabalhadores em saúde, que estarão recebendo informações sobre os melhores procedimentos e as práticas mais eficientes para o atendimento aos usuários de drogas, visando sempre a redução de danos.


Esta ação se insere no eixo do Cuidado do plano integrado de combate às drogas ‘Crack, é Possível Vencer’, sob responsabilidade do Ministério da Saúde e articulado pela Casa Civil.”

Governo do Estado regulamenta uso da internet em órgãos e entidades



O governador João Lyra Neto assinou o Decreto Nº 40.654/2014, que dispõe sobre o monitoramento e controle do uso da internet corporativa nos órgãos e entidades da Administração Direta e Indireta no âmbito do Executivo estadual. A legislação disciplina o acesso a internet para servidores, empregados, estagiários, prestadores de serviço e até visitantes, que somente poderão utilizar a rede para fins laborais.

O disciplinamento do uso da internet, que foi detalhado em 12 artigos, objetiva a racionalização da rede, uma vez que seu uso indevido pode, segundo o texto do decreto, "congestionar o tráfego de informações, causando perda de integridade ou a inserção de códigos eletrônicos nocivos à rede corporativa do Governo do Estado". Entre as proibições discriminadas no artigo 4º, estão: "acessar  portais ou páginas de conteúdos inapropriados que venha atentar com a integridade moral e bons costumes; utilizar a rede para fins comerciais visando obter lucros pessoais; além de fazer propagação em massa de mensagens de correios eletrônicos e/ou arquivos, salvo em casos de interesse da Administração".

A legislação também disciplina especificamente o uso da internet em unidades de atendimento ao público. Conforme detalhado no artigo 5º, fica proibido nessas unidades "acessar redes sociais, jogos online, serviços abertos de mensagens instantâneas,  fóruns não profissionais, gincanas e concursos online". A inobservância das proibições estabelecidas no decreto serão monitoras pela Agência Estadual de Tecnologia da Informação (ATI) que, além de desenvolver ações de monitoramento e controle; deverá apresentar relatórios sistemáticos referentes a utilização da internet corporativa à Secretaria de Administração do Estado.

Colunista do Estadão: pesquisa Sensus prejudica Dilma

 247-A pesquisa Sensus, que aponta segundo turno entre Dilma Rousseff e foi divulgada neste sábado, favorece o tucano. O motivo, segundo o jornalista José Roberto de Toledo, colunista político do Estado de S. Paulo, é a metodologia, que apresentou os candidatos em ordem alfabética – com Aécio Neves em primeiro lugar – e não em cartões circulares. Leia, abaixo, parte da análise postada em seu blog 
 ''A pesquisa Sensus divulgada neste sábado vai dar o que falar. Se não pelos seus números, ao menos pelos seus métodos. O instituto, que vinha trabalhando para o PSDB até pouco tempo atrás, foi criativo ao apresentar as perguntas aos eleitores.
Em vez de mostrar ao eleitor um cartão circular com os nomes dos candidatos – para não privilegiar nenhum deles -, o instituto mineiro apresentou uma lista em ordem alfabética. Desse modo, o nome de Aécio Neves (PSDB) aparece sempre em primeiro lugar.
Além de contrariar a prática do mercado (institutos como Ibope e Datafolha apresentam a cartela circular), o Sensus mudou sua própria maneira de fazer a pergunta de intenção de voto. Em eleições passadas, como em 2010, o instituto sempre usou a cartela circular, e não a lista em ordem alfabética.
Na pré-campanha, quando a maioria dos eleitores não tem o nome de um candidato na ponta da língua, qualquer tratamento diferenciado a um deles pode inflar sua intenção de voto. No começo de 2010, por exemplo, Sensus e Vox Populi colocavam o partido do candidato ao lado do seu nome, o que aumentava a intenção de voto da então desconhecida Dilma Rousseff, porque o eleitor descobria, pelas mãos do pesquisador, que ela era do PT.
Desta vez, a criatividade na maneira de apresentar as perguntas pelo Sensus deve atrapalhar e não ajudar a presidente. Além de colocar seu adversário Aécio em evidência na pesquisa de intenção de voto, o instituto incluiu uma pergunta sobre aumento do preços dos alimentos antes de pedir ao eleitor para avaliar o governo federal como ótimo, bom, regular, ruim ou péssimo.

Pesquisa Sensus : Dilma tem 35 % e Aécio 23,7 %

247 - A revista Istoé deste fim de semana traz a primeira pesquisa a apontar segundo turno nas eleições presidenciais de 2014. O levantamento é fruto de uma parceria com o instituto Sensus, que traz os seguintes números:
Dilma Rousseff (PT)           35,0%
Aécio Neves (PSDB)           23,7%
Eduardo Campos (PSB)     11,0%
Indecisos/brancos/nulos  30,4%
Ou seja: enquanto o governo teria 35%, a oposição conseguiria 34,7%, o que configuraria um empate técnico.
O instituto Sensus traçou um segundo cenário, incluindo os candidatos de partidos nanicos. Eis os números:
Dilma Rousseff (PT)            34,0%
Aécio Neves (PSDB)            19,9%
Eduardo Campos (PSB)        8,3%
Pastor Everaldo (PSC)          2,3%
Randolfe Rodrigues (Psol)  1,0%
Eymael (PDC)                        0,4%
Mauro Iasi (PCB)                  0,3%
Levy Fidelix (PRTB)              0,1%
Indecisos/brancos/nulos   33,9%
Ou seja: no cenário B, o governo teria 34%, contra 32,4% dos adversários, uma diferença de 1,6 ponto. Como a margem de erro é de 2,2 pontos, também estaria aberta a possibilidade de segundo turno.
Diante dos números, a reportagem de capa da revista ganhou o título "A caminho do segundo turno", indicando uma disputa polarizada, mais uma vez, entre PT e PSDB, como ocorreu nas últimas cinco eleições presidenciais.
Na simulação de segundo turno, Dilma teria 38,6%, contra 31,9% de Aécio. Foi também feita uma simulação com Eduardo Campos, que teria 24,8%, contra 39,1% de Dilma.
No entanto, um dado importante da pesquisa é que, em ambos os cenários, Campos aparece com menos da metade dos votos de Aécio, a despeito da aliança com Marina Silva. Isso significa que, para se viabilizar como alternativa de uma terceira via real, o ex-governador pernambucano terá que partir para o embate com os tucanos – e não a crítica apenas ao governo da presidente Dilma.
Responsável pela pesquisa, o cientista político Ricardo Guedes aponta um quadro delicado para Dilma e o PT. "Está difícil para a presidenta", diz ele. Uma das razões seria a queda da identificação entre os eleitores e o PT. Embora o partido ainda seja o preferido dos eleitores, a identificação caiu de 18% para cerca de 9%.

Mãe Dinah morre em São Paulo

247 - A vidente Benedicta Finazza, mais conhecida como Mãe Dinah, morreu nesta sexta-feira (2), em São Paulo, em virtude de uma infecção generalizada. Ela estava internada no Hospital da Luz, na Vila Mariana, desde a última quinta-feira (1), após sofrer uma queda em sua residência. O corpo de vidente será enterrado no Cemitério da Paz, Morumbi, na zona sul da capital paulista, às 15h deste sábado (3).
A vidente ficou famosa na década de 1990, quando teria previsto o acidente aéreo que vitimou o grupo Mamonas Assassinas, em 1996. A partir daí, ela ganhou espaço em diversos programas de televisão nos quais fazia suas previsões. Mãe Dinah também foi duramente criticada por ter previsto uma vitória do piloto de Fórmula 1 Ayrton Senna, em 1994, ano em que ele morreu.
Em sua defesa, Mãe Dinah alegava que tinha avisado pessoalmente ao piloto para que tomasse cuidado ao longo da corrida em que morreu, na Itália.

sexta-feira, 2 de maio de 2014

Falcão: "Barbosa é responsável pela vida de Genoíno"



























Estadão Conteúdo.
O presidente do Partido dos Trabalhadores, Rui Falcão, abriu o encontro nacional da legenda, nesta sexta-feira (2), com críticas ao ministro Joaquim Barbosa, presidente do Supremo Tribunal Federal (STF). Falcão disse que o partido vai responsabilizar o ministro publicamente por qualquer problema de saúde do ex-deputado federal José Genoino, condenado a quatro anos e oito meses de prisão, em regime semiaberto, por envolvimento no esquema do mensalão.

Genoino se apresentou ontem (1) à Penitenciária da Papuda, depois que o presidente do Supremo Tribunal Federal suspendeu sua prisão domiciliar. Uma junta médica da Universidade de Brasília (UnB) emitiu laudo afirmando não haver risco à saúde do petista caso ele cumpra a pena na prisão.
Preso em novembro do ano passado, José Genoino ficou menos de uma semana na Penitenciária da Papuda. Alegando problemas cardíacos, foi transferido para um hospital em Brasília e, depois, para prisão domiciliar.

Rui Falcão também disse que o direito do ex-ministro José Dirceu (PT) à progressão de pena está sendo desrespeitado por conta de uma decisão monocrática de Joaquim Barbosa, que teria suspendido a análise de pedido de Dirceu para trabalhar fora do Presídio da Papuda, devido a investigações sobre o uso de um celular pelo ex-ministro no começo do ano - há suspeitas de que ele teria falado com o secretário da Indústria, Comércio e Mineração do Governo da Bahia, James Correia, por celular de dentro da prisão.

Kotscho sobre eleições: "começou a baixaria"

247 - O feriadão de 1º de Maio deu o tom da campanha eleitoral: "começou a baixaria". A constatação é do jornalista Ricardo Kotscho, que em análise em seu blog no portal R7, criticou o discurso do deputado Paulinho ontem em evento da Força Sindical. "Ao lado de Aécio, Paulinho ofende Dilma" é o título de seu post. Sobre o pronunciamento, o colunista diz que "Dilma saiu da retranca e mandou um aviso claro: está disposta a brigar até o fim pelo segundo mandato". Leia abaixo:
Começou a baixaria: ao lado de Aécio, Paulinho ofende Dilma
O que já se podia imaginar aconteceu, na tarde desta quinta-feira, durante as comemorações de 1º de Maio promovidas pela Força Sindical, em São Paulo: ao lado do presidenciável tucano Aécio Neves, Paulo Pereira da Silva, deputado federal e presidente do partido SDD, mais conhecido por Paulinho da Força, mandou ver: "Temos uma corrupção desenfreada. O governo que deveria dar exemplo está atolado na corrupção. É o governo que, se investigar a fundo o caso da Petrobras, quem vai parar na Papuda é ela". Em seguida, pediu ao público que mandasse uma banana para a presidente.
Na véspera, em seu pronunciamento numa cadeia nacional de rádio e televisão, a presidente Dilma Rousseff havia anunciado três medidas para beneficiar os trabalhadores: aumento de 10% no Bolsa Família, correção de 4,5% na tabela de Imposto de Renda na Fonte e a manutenção da valorização real do salário mínimo.
Sem se referir à ofensa de Paulinho, Aécio criticou as medidas anunciadas pela presidente e o uso da rede de rádio e televisão "para fazer proselitismo político para atacar o adversário". Para o tucano, "a presidente da República agrediu o Estado de Direito. Dilma acha que a crise da Petrobras é culpa da oposição, mas é daqueles que fizeram dela balcão de empregos".
Bastante vaiado, o ministro Gilberto Carvalho, secretário-geral da Presidência, também presente no palanque, não quis comentar as declarações de Paulinho da Força: "Não temos medo de vaia. O trabalhador brasileiro sabe que os 12 anos do PT foram os melhores para os trabalhadores. Eu não vou comentar o Paulinho da Força. Eu prefiro me relacionar com os trabalhadores, prefiro me relacionar com eles.
Tanto o pronunciamento da presidente Dilma, que se dirigiu diretamente aos trabalhadores e atacou a turma do "quanto pior, melhor", como os ataques que sofreu hoje no palanque da oposição, em que também estava Eduardo Campos, presidenciável do PSB, mostram o clima em que a campanha eleitoral começou para valer no feriadão de 1º de Maio.
"O que nós vimos foi mais uma fala eleitoral do que fala de presidente da República. O fato da presidente anunciar o aumento do Bolsa Família é uma maneira de reparar as perdas da inflação que ela mesma deixou acelerar", disse Campos, que pediu para o debate "se dar no campo das ideias".
Dilma, por sua vez, sem citar nomes, rebateu as propostas feitas até aqui pelos dois candidatos de oposição. "Nosso governo nunca será o governo do arrocho salarial, nem o governo da mão dura contra o trabalhador. Para eles, a valorização do salário mínimo é um erro do governo e, por isso, defendem a adoção de medidas duras, sempre contra os trabalhadores".
Às vésperas da abertura do Encontro Nacional do PT, ao lado de Lula, nesta sexta-feira, em São Paulo, Dilma fez seu mais contundente discurso de caráter político desde a posse, mostrando sua estratégia daqui para a frente: a melhor defesa é o ataque. Ao dizer que sabe qual é o seu lado, ao final da fala a presidente afirmou que "quem está ao lado do povo pode até perder algumas batalhas, mas sabe que, no final, colherá a vitória".
Se vai dar certo ou não, eu não sei, mas Dilma saiu da retranca e mandou um aviso claro: está disposta a brigar até o fim pelo segundo mandato.

Chuvas aumentam nível das barragens na Região Metropolitana

Apac disse que reservatórios da região foram abastecidos, afastando risco de racionamento


Do JC Online

 / Foto: Guga Matos/JC Imagem

Foto: Guga Matos/JC Imagem

As chuvas que caíram este mês estão ajudando a elevar o nível das barragens que abastecem a Região Metropolitana do Recife (RMR) e a afastar o fantasma do racionamento. A Agência Pernambucana de Águas e Clima (Apac) informou que Pirapama, principal sistema da região, está com quase 90% de sua capacidade. A água que os reservatórios acumularam até agora é suficiente para garantir o abastecimento até o próximo verão e a tendência é melhorar, já que o período chuvoso está apenas começando. Em 48 horas (terça e quarta-feira) choveu 150 milímetros na RMR. Na Zona da Mata, onde ficam alguns reservatórios, foi registrada precipitação de 118mm em apenas quatro horas na terça-feira. Para esta sexta, a Apac prevê chuva de moderada a forte no Grande Recife, Agreste e Litoral do Estado.

Segundo a Apac, as barragens que mais acumularam água entre abril de 2013 e abril de 2014 foram Sicupema (aumento de 67,9%, atingindo 100% da capacidade), Duas Unas (62,65%) e Pirapama (59,56%). Nem todas têm função de abastecimento. Algumas foram construídas para contenção de cheias e não podem ficar com o nível muito elevado, caso da do Goitá.

Uma das barragens mais importantes do Grande Recife, que abastece Camaragibe, parte da capital e de Jaboatão, Tapacurá conseguiu subir de 48% para 63% da capacidade em um ano. Já Botafogo melhorou, mais ainda está com baixo volume de água: apenas de 27% da capacidade.

Através da assessoria de comunicação, a Compesa informou que o volume de água acumulado não vai mudar o calendário de racionamento nas áreas onde ele existe. O problema da companhia não é falta de água, mas de capacidade de tratamento e distribuição, o que só vai melhorar com a ampliação da rede, admite a assessoria. Já as áreas planas do Recife, que amargaram um racionamento inesperado em abril do ano passado por causa da queda no volume de água do Sistema Pirapama, podem ficar despreocupadas.

A previsão da Apac é que, este ano, o volume de chuva no seja igual ou superior à média histórica da Região Metropolitana do Recife. Se a expectativa se confirmar, o Estado pode chegar com folga ao inverno de 2015. As precipitações devem continuar até amanhã graças a um sistema atípico, denominado ventos de leste – ele traz a umidade do mar para o continente quente e abafado, fazendo as nuvens carregadas se transformarem em chuva.

Ex-deputado Pedro Corrêa começa a trabalhar em Garanhuns

Permissão para trabalho externo foi concedida pela Vara de Execuções Penais do Tribunal de Justiça de PE

Maurício Júnior, do Blog da Folha
O ex-deputado Pedro Correa, condenado no escândalo do Mensalão, a sete anos e dois meses de prisão em regime semiaberto por corrupção e lavagem de dinheiro, iniciou os trabalhos na Clínica de Saúde Educativa Preventiva de Garanhuns nesta sexta-feira (2). A permissão para trabalho externo foi concedida pela Vara de Execuções Penais do Tribunal de Justiça de Pernambuco.
De acordo com o prefeito da cidade, Izaías Régis (PTB), o ex-parlamentar em nenhum momento faltou ao trabalho, como divulgado pela Imprensa. "Não é que ele não tinha ido trabalhar como anunciado pela Imprensa na última terça-feira (29). Ele só poderia sair quando tivesse autorização da Justiça. O documento oficializando a permissão dele para trabalhar na clínica só chegou na Prefeitura de Garanhuns na quarta-feira (30). Como ontem foi feriado, hoje ele está iniciando os trabalhos", garantiu Régis.
A clínica popular é mantida pela Associação Comercial de Garanhuns, município a 36 quilômetros de Canhotinho, onde Corrêa cumpre pena desde o início do ano. No centro médico, Correa vai ocupar a vaga de radiologista e, segundo o prefeito, não terá contato com o público. "Ele vai apenas emitir os laudos dos raios X. O horário de expediente dele é das 8h às 17h e ele receberá três salários mínimos como remuneração mensal (R$ 2.172)", complementou. Após o trabalho, ele terá que dormir na penitenciária.

CUT: "Levaram o lobo para tomar conta do galinheiro"


 Para o presidente nacional da CUT, Vagner Freitas, a festa da Força Sindical “não foi uma manifestação de trabalhadores, mas um evento induzido para constranger a presidente Dilma e fazer palanque para candidatos da direita que estavam lá”.
“Muito me admira uma central sindical que defende os trabalhadores levar o lobo para tomar conta do galinheiro, fazendo referência a Aécio Neves como candidato dos trabalhadores”, criticou Freitas, que concluiu: “isso é vender os interesses dos trabalhadores. Mas o Paulinho está habituado a fazer isso, e ele faz sempre”, alfinetou.
Aliada da CUT na festa do 1º de maio, a Central dos Trabalhadores e Trabalhadoras do Brasil (CTB) também expressou apoio à presidente ao rechaçar a postura de Paulinho da Força. “Temos o direito de reivindicar, mas respeito é bom e todo mundo gosta. Lamentavelmente, ele se equivocou e perdeu uma oportunidade de ficar calado –compete agora lutar, em não fazer proselitismo político”, avaliou o presidente da CTB, Adílson Araújo. (Do Jornal do Brasil Online)

quinta-feira, 1 de maio de 2014

Vereador Sivaldo Albino quer Polo Gospel na Programação Oficial do FIG‏

O vereador Silvado Albino (PPS), apresentou requerimento, endereçado
ao Governo do Estado de Pernambuco, solicitando que por meio da
FUNDARPE, incluía o Polo Gospel na grade da programação oficial do 24º
e das próximas edições do Festival de Inverno de Garanhuns.
 
Durante o Festival de Inverno de Garanhuns, o Polo Gospel se
consolidou como um espaço de louvor e adoração, além de ser ponto de
encontro dos evangélicos de várias denominações e simpatizantes da
música gospel.
 
Na avaliação do vereador, o gospel vem a cada dia ganhando mais espaço
no mundo da música. Sivaldo acredita que através desse estilo
musical muitas pessoas se sentem tocadas e mais próximas de Deus.
“Hoje o Polo Gospel conta com apoio da Prefeitura de Garanhuns e de
comerciantes locais, necessitando de investimento por parte do Governo
do Estado, melhorando a estrutura do evento, valorizando ainda mais os
artistas locais e trazendo atrações de nível nacional”, finaliza o
parlamentar.

A nova Dilma que emerge do Primeiro de Maio


, GGN

"Em seu pronunciamento aos trabalhadores, pelo 1o de maio, a gerente Dilma Rousseff abriu espaço para a política Dilma, mostrando uma faceta até agora inédita: a de uma líder buscando a aproximação com os trabalhadores e movimentos sociais das quais se afastou depois de eleita.

É um discurso ao melhor modelo getulista, intercalado por vários “trabalhadoras e trabalhadores” e terminando com um apoteótico “temos o principal: coragem e vontade política. E temos um lado: o lado do povo. E quem está ao lado do povo, pode até perder algumas batalhas, mas sabe que no final colherá a vitória. Viva o primeiro de maio! Viva a trabalhadora e o trabalhador brasileiros! Viva o Brasil!”

***

Vai causar estranheza mas mostra, pela primeira vez, Dilma tentando vencer a marca da dubiedade política e do imobilismo, apontado por seus adversários políticos. “Mudar não é fácil, e um governo de mudança encontra todo tipo de adversários que querem manter seus privilégios e as injustiças do passado. Mas nós não nos intimidamos”.

***

O discurso tem três etapas.

Na primeira, a dos afagos. Anunciou a correção da tabela do Imposto de Renda na fonte, a atualização em 10% dos valores da Bolsa Família e a continuidade da política de valorização do salario mínimo.
No segundo, uma tentativa de reconciliação com sindicatos e movimentos sociais.

Para rebater as críticas contra a falta de diálogo diz que “nosso governo nunca será o governo do arrocho salarial, nem o governo da mão dura contra o trabalhador! Nosso governo será, sempre, (...) um governo que dialoga com os sindicatos e com os movimentos sociais e encontra caminhos para melhorar a vida dos que vivem do suor do seu trabalho”.
Menciona o episódio Petrobras, reitera o compromisso com o combate aos “malfeitos” mas critica a exploração política contra a Petrobras.
Reitera também o compromisso com o crescimento com estabilidade, o controle rigoroso da inflação e a administração correta das contas públicas.
E faz um balanço das medidas tomadas pós-manifestações de junho passado.
Segundo ela, as manifestações motivaram três pactos.

O pacto pela educação resultou na lei destinando parte relevante dos royalties do petróleo para a educação. O pacto pela saúde gerou o Mais Médicos, “e, em apenas seis meses, já colocamos mais de 14 mil médicos em 3.866 municípios. E o que é mais importante: estes números significam a cobertura de atenção médica para 49 milhões de brasileiros”.
O pacto pela mobilidade urbana, segundo Dilma, estaria levando a investimento de 143 bilhões de reais na implantação de metrôs, veículos leves sobre trilhos, monotrilhos, BRTs, corredores de ônibus e trens urbanos.

A terceira etapa é apontando o futuro.

Nela, limita-se a reiterar a necessidade de uma reforma política e a proposta de consulta popular encaminhada ao Congresso Nacional – e da qual não se ouviu mais falar depois que baixaram os ecos das manifestações.
Termina com uma conclamação: “Sempre estive convencida que sem a participação popular não teremos a reforma política que o Brasil exige. Por isso, além da ajuda do congresso e do judiciário, preciso do apoio de cada um de vocês, trabalhador e trabalhadora”
.

Leilão de energia supera expectativa do governo e reduz custos de distribuidoras


SÃO PAULO - O leilão de energia realizado nesta quarta-feira atendeu a cerca de 62% da necessidade de contratação de eletricidade das distribuidoras, movimentando R$ 27,28 bilhões em contratos fechados e superando as expectativas do governo.
As distribuidoras, que estavam descontratadas em mais de 3.300 megawatts médios de energia, compraram no certame 2.046 megawatts para entrega entre maio deste ano e o fim de dezembro de 2019, segundo dados da Câmara de Comercialização de Energia Elétrica (CCEE).
O resultado foi melhor que o esperado pelo governo. Na terça-feira, o secretário-executivo do Ministério de Minas e Energia, Márcio Zimmermann, disse que o leilão já seria um sucesso se atendesse a 50% da necessidade das distribuidoras de energia.
O leilão A-0 foi importante para reduzir o custo das distribuidoras com a compra de energia no curto prazo, que está com preços elevados diante do menor nível dos reservatórios das hidrelétricas em mais de uma década e pelo acionamento de térmicas, fonte mais cara de eletricidade.
Quanto maior a contratação no leilão, menor a necessidade de o governo encontrar formas de cobrir os gastos das distribuidoras com a aquisição de energia no curto prazo. Na última sexta-feira, a CCEE fechou um empréstimo de R$ 11,2 bilhões com bancos para ajudar as distribuidoras a arcar com o custo mais elevado da energia de curto prazo.
Não havia expectativa de que o leilão conseguisse atender toda a demanda das distribuidoras, justamente pela possibilidade de as geradoras lucrarem mais com a venda de energia mais cara no curto prazo. Mas algumas empresas elétricas optaram por assegurar um fluxo de caixa estável no longo prazo ao ofertar energia no certame.
Como esperado, Petrobrás e empresas do grupo Eletrobras apareceram entre as principais vendedoras de energia existente no leilão.
A Petrobrás vendeu 574 MW médios de suas térmicas, a R$ 262 por MWh. Furnas e Eletronorte, subsidiárias da Eletrobras, comercializaram um total de 811 MW médios. A Tractebel vendeu 150 MW médios da hidrelétrica Santo Santiago e a Energias do Brasil outros 5 MW médios da hidrelétrica Lajeado.

Fonte: Estadão

Assessor do PPS fez filme ilegal na cela de Dirceu

247 – Já se fala em um suspeito de ter filmado José Dirceu em sua cela, na penitenciária da Papuda, em Brasília, durante visita da comitiva formada por integrantes da Comissão de Direitos Humanos e Minorias da Câmara. Trata-se de William Pereira dos Passos, assistente técnico da liderança do PPS, que, como observa o deputado Nilmário Miranda (PT-MG), membro do grupo, é o único que não aparece no vídeo. "Todos os demais aparecem".
Conforme relato do deputado, como a Vara de Execuções Penais não permitiu que fossem feitos vídeos, "todos os assessores ficaram aguardando do lado de fora, não tiveram acesso à cela em que Dirceu estava. Exceto um, que não ficou e acompanhou". Trata-se de William. Além disso, seu nome, de acordo com Miranda, "não estava relacionado para fazer a visita". As declarações estão na reportagem do blogueiro Renato Rovai (leia abaixo).
A filmagem é um crime que fere a dignidade do preso, uma vez que ele tem direito à proteção de sua imagem. Por isso, os advogados de Dirceu processaram a Veja, que divulgou na capa uma foto de Dirceu dentro da Papuda, e processará o portal Uol e o jornal Folha de S. Paulo, que divulgaram o vídeo minutos depois do término da visita.
Assessor do PPS é suspeito de ter feito vídeo de Zé Dirceu na Papuda
Por Renato Rovai, do Blog do Rovai
Bastaram alguns minutos após o término da visita da comitiva formada por integrantes da Comissão de Direitos Humanos e Minorias (CDHM) ao presídio da Papuda para que a Folha de S. Paulo publicasse em seu site um vídeo com imagens de José Dirceu. O grupo não tinha, no entanto, a autorização judicial para fazer as imagens. Ou seja, a produção das imagens constitui-se um crime.
"A juíza da Vara de Execuções Penais, Débora Valle de Britto, não permitiu que fossem feitos vídeos. Por conta disso, todos os assessores ficaram aguardando do lado de fora, não tiveram acesso à cela em que Dirceu estava. Exceto um, que não ficou e acompanhou. É o mesmo que não estava relacionado para fazer a visita", relata o deputado Nilmário Miranda (PT-MG), membro da comitiva. Ele se refere a William Pereira Dos Passos, assistente técnico da liderança do PPS. "Era a única pessoa que estava lá – não deveria estar – e que não aparece no vídeo. Todos os demais aparecem", acrescenta Nilmário.
Questionado sobre o caso, William inicialmente limitou-se a dizer que não sabia do que se tratava. Em uma segunda ligação, confirmou que esteve na comitiva na companhia do deputado Arnaldo Jordy (PPS-PA), mas recusou-se a responder se esteve ou não dentro da cela onde Dirceu foi filmado. "Eu sou só o assessor, quem responde pela comitiva é o deputado", disse William, que negou ter feito o vídeo – "pergunte ao repórter da Folha".
"Nós repudiamos a gravação clandestina, a CDHM é uma instituição séria que não pode ser maculada por uma pessoa que se propõe a fazer isso", acrescenta Nilmário. Além dos deputados de PT e PPS, estiveram presentes na comitiva Luiza Erundina (PSB-SP), Jean Wyllys (PSol-RJ) e Mara Gabrilli (PSDB-SP) – esta última não é integrante da comissão, mas pediu para integrar a comitiva com o objetivo de verificar as condições de acessibilidade do presídio.
Na saída, contudo, Gabrilli deu entrevista aos meios de comunicação que esperavam na porta. "A cela dele é iluminada, ampla, o tipo de material do beliche é diferente, tem televisão, tem micro-ondas", relatou a deputada, sobre a cela de José Dirceu. A declaração causou estranheza a Jean Willis, que disse à blogueira Cynara Menezes, do Socialista Morena: "Na minha opinião, infelizmente a Mara e o Jordy resolveram partidarizar a questão. A Mara foi enfática ao dizer aos jornalistas que a cela de Dirceu é 'ampla e iluminada', sendo que nem pôde entrar no local, porque a cadeira de rodas não permitia a passagem". E ainda: "Respeito muito a Mara, mas ela não visitou a cela. Acho estranho afirmar categoricamente uma coisa sem ter entrado. Ficou na porta."
No final da tarde desta quarta-feira (30), a Comissão de Direitos Humanos e Minorias da Câmara oficiou a juíza Débora Valle de Brito. "Repudiamos a gravação clandestina, feita à revelia da orientação da CDHM, ardil que, além de violar a ordem dessa VEP [Vara de Execuções Penais], violou a intimidade do um preso", diz o documento.

"Rezem por essa pessoa que decide a desgraça alheia"

247 – A filha de José Genoino reagiu à decisão do presidente do Supremo Tribunal Federal, Joaquim Barbosa, em uma nota que lembra que seu pai passará seu aniversário, comemorado no dia 3 de maio, "graças a médicos muito bem escolhidos por sua ideologia, e a uma mídia que chega ao ponto de se regozijar com uma pessoa doente ter de ir a um presídio".
Miruna pede, no texto, para que rezem, não por seu pai, "porque ele está forte e sua luz é eterna, mas rezem por essa pessoa que decide a desgraça alheia". Ontem, Barbosa determinou que Genoino se apresente em 24 horas para voltar ao presídio da Papuda, mesmo sofrendo de uma doença cardíaca grave. "Rezem pela Globo. Rezem pela Folha. Rezem pela Veja", pede ainda a filha do ex-deputado.
A decisão do ministro do Supremo teve como base um novo laudo divulgado nessa semana pela junta médica do Hospital Universitário de Brasília (HUB). O documento atesta que o estado de saúde do ex-presidente do PT não é grave e que, por isso, não se justificaria manter o condenado na Ação Penal 470 em prisão domiciliar, que vinha sendo cumprida há três meses. Leia a íntegra da manifestação de Miruna:
Graças a médicos muito bem escolhidos por sua ideologia, e a uma mídia que chega ao ponto de se regozijar com uma pessoa doente ter de ir a um presídio, meu pai passará o seu aniversário na Papuda. Dia 3 de maio meu pai faz aniversário. Estará apenas do lado do seu companheiro José Dirceu. E estará com a vida em risco, graças à criminalização da política criada para calar aqueles que somente lutaram por projetos e ideias, nunca por dinheiro. Já não tenho coração. Já não tenho lágrimas. Já não tenho grito. Já não tenho alma. E aqui estou. Porque tenho dois filhos que são pequenos demais para viver na própria pele a injustiça da vida. Eu só posso pedir a vocês que rezem, acho que nem pelo meu pai não, porque ele está forte e sua luz é eterna, mas rezem por essa pessoa que decide a desgraça alheia. Rezem pela Globo. Rezem pela Folha. Rezem pela Veja. Eu tenho certeza de que eles todos precisam de orações para que um dia sejam capazes de ver o que estão fazendo com um ser humano e toda sua família. Que eu tenha forças para continuar respirando. Miruna Genoino

Lula culpa ''elites'' e imprensa por ataques ao governo




Lula discursa depois de receber homenagem em Santo André, no ABC Paulista.
Foto: Fernando Donasci / Agência O Globo 
Lula discursa depois de receber homenagem em Santo André, no ABC Paulista. Fernando Donasci / Agência O Globo
 
O ex-presidente Lula subiu o tom do discurso contra a imprensa, a “elite brasileira” e até mesmo os jovens à frente de manifestações contra a Copa do Mundo, na noite desta quarta-feira, durante cerimônia no Teatro Municipal de Santo André, no ABC Paulista.
Para Lula, a origem de críticas a ele e ao PT seria “o preconceito arraigado na mente de uma elite que não muda”, em vez de questionamentos relacionados a denúncias de corrupção ou questionamentos sobre a eficácia do governo.
- Eles que não gostam de nós, que têm preconceito contra o PT, que não gostam de mim, é por causa disso. Não é pelas coisas erradas que nós fazemos, é pelas coisas certas. Porque o Prouni e o Fies (programas de incentivo ao ensino superior) permitem que a filha da empregada doméstica possa ser médica, que o filho do pedreiro possa ser engenheiro, que o filho do jardineiro possa ser advogado - disse Lula, durante ato de recebimento do título de cidadão honorário de Santo André. (De O GLOBO - Thiago Herdy)

quarta-feira, 30 de abril de 2014

UPE divulga relação dos aprovados no Concurso Público da Câmara de Vereadores de Garanhuns

O IAUPE - Instituto de Apoio à Universidade de Pernambuco - publicou
em seu site oficial, a relação dos aprovados no Concurso Público da
Câmara de Vereadores de Garanhuns. Ao todo, 3.506 candidatos se
inscreveram para disputar as 28 vagas disponíveis, sendo seis
destinadas a candidatos com algum tipo de deficiência.
 
As provas do concurso foram aplicadas no dia 13 de abril, em total
situação de normalidade. Segundo o presidente do Poder Legislativo
Municipal, vereador Audálio Ramos Filho: "Todos os prazos foram
cumpridos, e ficamos felizes de realizarmos com total transparência
este que é o primeiro concurso da história da Câmara de Vereadores".
 
A lista dos aprovados está disponível no site da Universidade de
Pernambuco, específica para a área de concursos. Cliquem em Câmara
Municipal de Garanhuns.
http://www.upenet.com.br/
 

Armando receberá em Panelas no dia do trabalhador o apoio de líder do PSB


Armando Monteiro Neto - foto ana luiza souza - divulgação

O senador e pré-candidato ao Governo do Estado, Armando Monteiro Neto (PTB), visitará a cidade de Panelas nesta quinta-feira (1º de maio) para receber o apoio do grupo político do candidato derrotado à prefeitura, Lourival Lucena (PSB), conhecido na cidade como “Lourinho”.
Lourinho passou-se para o senador porque o atual prefeito do município, Sérgio Miranda (PTB), que é seu adversário, passou-se para Paulo Câmara (PSB).
Lourinho obteve nas últimas eleições 46,7% dos votos válidos, perdendo a disputa para o petebista por pouco mais de mil votos.
Antes, o senador marcará presença na Festa do Dia do Trabalhador que será promovida pelo Pólo Sindical do Agreste Setentrional, ligado à CUT e à Fetape.
O evento ocorrerá no Clube Colombo, de Limoeiro, onde o senador será recepcionado pelo ex-prefeito e pré-candidato a deputado federal Ricardo Teobaldo (PTB).
O Pólo Sindical do Agreste Setentrional é constituído por 16 sindicatos rurais da região.
Após passar em Panelas, o senador voltará para o Recife a fim de participar da Festa do Dia do Trabalhador promovida pela Força Sindical.
Ele chegará ao local do evento por volta das 16h em companhia do presidente da Força e pré-candidato à Câmara Federal, Aldo Amaral (PRB).(Do blog do inaldo sampaio)

Frente Popular cumprirá agenda na RM e no Interior no dia do trabalhador

O pré-candidato ao Governo do Estado pela Frente Popular de Pernambuco Paulo Câmara acompanhado dos outros companheiros de chapa o pré-candidato a vice, Raul Henry (PMDB) e do pré-candidato ao Senado, Fernando Bezerra Coelho (PSB), iniciarão suas atividades em Jaboatão às 8h30 em reunião com grupos evangélicos da Igreja Quadrangular. O encontro ocorrerá no Clube das Águias.
Os pré-candidatos da Frente Popular seguem para o Agreste do Estado por volta do meio dia. O primeiro município a ser visitado será Cupira, onde eles conversam com o prefeito Sandoval Lula (PMDB) e seu grupo político. Eles também concederão entrevista a uma rádio local.
De lá, os pré-candidatos seguem para o município de Panelas para encontro com o prefeito Sérgio Miranda (PTB), que deve anunciar apoio a eles. Juntos, Câmara, Henry e Bezerra Coelho e o prefeito participam da 41ª edição do Festival Nacional dos Jericos.
O último encontro do dia será em Jurema. Lá, os pré-candidatos conversam com os dois grupos políticos da cidade. A primeira reunião será com o prefeito Aguinaldo Inácio (PR) e a segunda com o grupo de Dr. Pedro (PSB). Câmara, Henry e Bezerra Coelho pernoitam em Garanhuns. Na sexta-feira (2) vão aos municípios de Tacaimbó, Sanharó e Pesqueira.

PPS e PSDB partidarizam visita à Papuda

Por Cynara Menezes, no blog Socialista Morena:


Os cinco deputados da Comissão de Direitos Humanos e Minorias que vistoriaram hoje as condições em que se encontra preso o ex-ministro da Casa Civil José Dirceu não encontraram nada que pudesse ser considerado regalia em relação aos outros detentos da Penitenciária da Papuda, em Brasília.

Dirceu está numa cela comum, possui inclusive menos objetos que outros presos –apenas uma televisão pequena e livros– e faz os mesmos trabalhos que os demais presos, como lavar o pátio do presídio. No entanto, na saída da penitenciária, diante das câmeras de TV, a deputada tucana Mara Gabrilli afirmou o contrário: que a cela de Dirceu é maior que as dos demais e que ele dispõe de várias regalias. O mesmo fez o deputado do PPS, Arnaldo Jordy. Os repórteres, à espera dos parlamentares na saída da Papuda, nem sequer deram a devida atenção aos demais deputados, Jean Wyllys (PSOL), Luiza Erundina (PSB) e Nilmário Miranda (PT), como se só quisessem ouvir o que lhes interessava ouvir.

“Na minha opinião, infelizmente a Mara e o Jordy resolveram partidarizar a questão. A Mara foi enfática ao dizer aos jornalistas que a cela de Dirceu é ‘ampla e iluminada’, sendo que nem pôde entrar no local, porque a cadeira de rodas não permitia a passagem”, disse Wyllys. “Respeito muito a Mara, mas ela não visitou a cela. Acho estranho afirmar categoricamente uma coisa sem ter entrado. Ficou na porta.”

Segundo Wyllys, a cela de Dirceu está cheia de infiltrações e é compartilhada com outros presos, que não estavam presentes porque, ao contrário dele, receberam o benefício de sair para trabalhar. “Não tem privilégio algum, aquilo lá é um horror. O próprio Ministério Público apontou isso, é um absurdo dizer o contrário. Eu não tenho relação alguma com Zé Dirceu, meu partido faz oposição ao PT e posso afirmar o que vi com meus próprios olhos: não existem regalias.”

Os deputados puderam checar a veracidade da história divulgada pela imprensa de que José Dirceu teria comido feijoada, o que seria uma “regalia”. Na verdade, Dirceu comprou uma lata de feijoada na cantina do presídio, o que é possível a qualquer detento. Durante as visitas, os presos podem receber dos familiares até 125 reais em dinheiro para gastar dentro da Papuda. Absolutamente todos podem fazer isso, de acordo com a direção da penitenciária, que também explicou aos deputados que as diferenças entre as celas são estabelecidas de acordo com a periculosidade do detento. Por exemplo: se a direção considerar que determinado preso pode queimar um colega, não recebe autorização para possuir um forno em sua cela. “É este o critério”, disse Wyllys. Dirceu está magro, porém com postura “digna”, nas palavras do parlamentar.

No último dia 14, o procurador-geral da República, Rodrigo Janot, deu parecer favorável a que Dirceu, preso desde novembro do ano passado, saia para trabalhar durante o dia –direito que possui qualquer condenado ao regime semiaberto, como ele, mas que lhe tem sido negado pelo presidente do STF (Supremo Tribunal Federal), Joaquim Barbosa, em razão das supostas “regalias” apontadas pela imprensa. O ex-ministro pediu para trabalhar como auxiliar em um escritório de advocacia em Brasília. Resta saber como ficará sua situação agora, com três deputados dizendo que o ex-ministro não possui regalias e dois outros, da oposição, dizendo que sim. Barbosa liberará Dirceu para trabalhar ou atenderá à mídia e à oposição e o manterá encarcerado, ao arrepio da lei?

Dirceu processa Veja na Justiça por danos morais



247Os advogados do ex-ministro José Dirceu acabam de dar entrada, nesta quarta-feira 30, no fórum João Mendes, em São Paulo, a um pedido ao Tribunal de Justiça de indenização por danos morais contra a revista Veja, publicação do Grupo Abril. Na semana de 19 de março, a revista dedicou o espaço da capa para uma foto 'roubada' de Dirceu dentro da cadeia (relembre aqui). “Mesmo um condenado à prisão perpétua tem direito ao respeito como homem”, alega a defesa do ex-deputado, na petição.
O ex-presidente do PT, condenado na AP 470, não autorizou ser fotografado e, antes disso, trata-se de prática ilegal divulgar imagens de presos sem permissão judicial. Na edição, reportagem com todas as fontes mantidas em sigilo insinuava que Dirceu desfrutava de regalias dentro do Complexo da Papuda, onde cumpre em regime fechado a decisão do STF que impôs a ele uma pena em regime semiaberto.
Dirceu quer o direito de responder no mesmo espaço da revista dedicado à matéria 'A vida na cadeia' e mais R$ 100 mil de indenização. A petição, datada do último dia 23 e assinada pelo advogado Fernando K. Lottenberg, aponta que a reportagem tem "intuito difamatório" e "uma série de inverdades com o nítido propósito de ridicularizar" Dirceu, "fazendo o leitor acreditar que, a despeito de estar encarcerado, gozaria de inúmeros privilégios". Texto atingiu a "imagem, honra e nome" do ex-deputado, diz ainda o documento.
Os advogados destacam a opinião de dois colunistas que, em artigos na imprensa, criticaram a qualidade da reportagem de Veja. "Jornalistas de expressão, como Alberto Dinas e Ricardo Melo, o primeiro no Observatório da Imprensa e o segundo na Folha de São Paulo chamaram a atenção dos leitores para a péssima qualidade do que foi publicado", aponta a defesa. A liberdade de imprensa não se trata de um direito "incondicionado, fora de qualquer regra", acrescentam os advogados.

FHC critica discurso de Campos de ser “o novo” na política



247 – O ex-presidente Fernando Henrique Cardoso criticou, em entrevista concedida ao SBT, o discurso do pré-candidato a presidente Eduardo Campos (PSB) de que é "o novo" na política. "Eu não acho simpática essa ideia de 'eu sou o novo'. A gente tem que ter boas ideias", opinou o tucano.
Questionado pelo jornalista Kennedy Alencar se Campos teria mais credenciais do que a presidente Dilma Rousseff ou do que o pré-candidato do PSDB, Aécio Neves, para fazer esse discurso, uma vez que tem a seu lado políticos conservadores, do antigo PFL, FHC respondeu:
"Novo é quem tem cabeça nova. Eu estou velho, tenho 82 anos, não posso só favorecer o jovem, tem que ter a cabeça nova. Eu não sei se a cabeça dele é mais jovem que a do Aécio. Mas eu não sou muito favorável ao novo em si. O que que é o novo? É para melhor?", questionou.

Cafezinho: 'as falsas regalias de Dirceu e a política da canalhice'

247 - O blogueiro Miguel do Rosário, do O Cafezinho, chama de "política da canalhice" a declaração de deputados da oposição de que o ex-ministro José Dirceu teria "regalias" na penitenciária da Papuda, onde está preso (leia mais aqui). "Ser um adversário político é uma coisa. Ir até a cela da pessoa e fazer questão de conferir se a situação de um ex-deputado federal é a pior possível me parece o cúmulo do mau caratismo", escreve ele, que critica ainda o "pacto" da Folha de S. Paulo com a atitude dos parlamentares. Leia abaixo:
As falsas regalias de Dirceu e a política da canalhice


A própria filha de José Dirceu, Joana Saragoça, pediu aos deputados que fossem à Papuda conferir se o pai tinha qualquer regalia na prisão. O deputado Nilmário Miranda então organizou uma expedição com vários parlamentares, incluindo da oposição.
A maioria dos deputados não viu qualquer regalia. A cela de Dirceu tem TV e microondas, mas outras celas tem até tvs de plasma, microondas e fogareiro. A prisão da Papuda é uma instalação relativamente moderna e, por incrível que pareça, há gente que se esforça para aprimorar o sistema penal brasileiro.
Entretanto, o que fizeram alguns deputados da oposição? Um deles conferiu se a cela de Dirceu é alguns centímetros maior que a de outros presos. Outro abriu o chuveiro e achou que a água era quente.

Foi o bastante para a Folha dar um título acusatório:

Vocês conseguem conceber uma canalhice maior? Ser um adversário político é uma coisa. Ir até a cela da pessoa e fazer questão de conferir se a situação de um ex-deputado federal é a pior possível me parece o cúmulo do mau caratismo. E um jornal pactuar com isso, dando destaque, no título, à uma denúncia notoriamente falsa, atesta a degradação irrevogável da nossa imprensa.
A Papuda não tem sistema de aquecimento de água. O deputado que fez uma "acusação" sobre a água quente se enganou. Mas valeu a manchete, associando Dirceu a "regalias".
A reportagem não menciona a informação mais importante. Dirceu está preso em regime fechado, quando deveria estar em semi-aberto. Outra semana vai terminar e Joaquim Barbosa o mantém preso ilegalmente.

A guerra da duplicação da BR 232

Candidato ao Governo de Pernambuco, o senador Armando Monteiro (PTB) usou sua página oficial no Facebook para prometer duplicar a BR-232 até o município de Salgueiro, no Sertão. O anúncio é uma resposta à promessa do também candidato Paulo Câmara (PSB) de levar a duplicação de São Caetano, no Agreste, até Arcoverde, já no Sertão.
“Nosso compromisso é ir além. Vamos discutir um projeto verdadeiramente ousado, que leve a duplicação até Salgueiro e não apenas até Arcoverde”, diz a postagem do petebista, que amplia a promessa em mais de 250 quilômetros
a resposta veio por conta da promessa do candidato da frente popular Paulo Câmara, que em reunião na cidade Arcoverde prometeu a sua nova aliada a prefeita Madalena Brito que iria duplicar a rodovia até essa cidade considerada a porta do sertão pernambucano..

V GERES mobiliza região para Campanha Nacional de Vacinação contra a gripe

Teve início no último dia 22, a 16ª Campanha Nacional de Vacinação contra a Influenza, que segue até 09 de maio. A Coordenação Regional do Programa Nacional de Imunizações da V GERES - Gerência Regional de Saúde, coordenado pela enfermeira Emília Santiago Silvério, esteve reunindo os profissionais da regional, em Reunião Preparatória, na AESGA, onde passou as informações sobre a campanha.

O objetivo da ação é reduzir a mortalidade, as complicações e as internações decorrentes das infecções pelo vírus da influenza, na população alvo. Este vírus pode causar uma infecção viral aguda que afeta o sistema respiratório e a transmissão ocorre por meio de secreções das vias respiratórias da pessoa contaminada ao falar, tossir, espirrar ou pelas mãos, que após contato com superfícies recém contaminadas por secreções respiratórias que podem levar o agente infeccioso direto a boca, aos olhos e ao nariz. Tem uma tendência a se disseminar facilmente em epidemias sazonais e por isso, são realizadas as campanhas anualmente.

Conforme o Ministério da Saúde a vacina está disponível nos postos de saúde para os seguintes grupos prioritários:

- indivíduos com 60 anos ou mais de idade
- os trabalhadores de saúde
- os povos indígenas
- as crianças na faixa etária de 6 meses a menores de 5 anos de idade (4 anos, 11 meses e 29 dias)
- as gestantes ( qualquer idade gestacional)
- as puérperas (até 45 dias após o parto)
- os grupos portadores de doenças crônicas ou outras condições clínicas especiais que são cadastrados e atendidas regularmente nas Unidades Básicas. Devem dispor de uma prescrição médica para garantir a vacinação.
- a população privada de liberdade e os funcionários do sistema prisional.

Essa vacina previne infecções pelo vírus e suas complicações, como internações e hospitalizações nesse grupo prioritário que é considerado mais vulnerável.

A gestora da V GERES, Dra. Ricarda Samara, pede o apoio da imprensa regional: "É importante que haja ampla e prévia divulgação em todos os meios de comunicação como jornais, rádios, televisão para informar e mobilizar a população sobre a vacina e aumentar a adesão".

Na reunião preparatória, foi apresentado o Informe Técnico sobre a Campanha de Vacinação contra Influenza, com a presença dos representantes dos 21 municípios como: Coordenador de PNI, Coordenador de Atenção Básica, Enfermeiros, Técnicos de Enfermagem das Unidades Básicas de Saúde e com a participação da Vigilância em Saúde da V GERES.

Arena Pernambuco apresenta espaços que vão além do futebol


Arena apresenta espaços multiusos. Foto: JC Imagem
Arena apresenta espaços multiusos. Foto: JC Imagem
Dentro e fora do campo, a Itaipava Arena Pernambuco, em São Lourenço da Mata, é considerada um espaço com potencial para receber eventos variados, desde shows, a encontros sociais, corporativos e esportes radicais. Nesta terça-feira (29), o lado multiuso do estádio foi apresentando a produtores culturais e musicais, agências promocionais e empresários.
A proposta é que após a Copa do Mundo, a arena receba grandes espetáculos abertos ao público, com capacidade entre 30 e 50 mil pessoas. Os espaços externos a capacidade pode chegar a 100 mil pessoas, possibilitando a realização de festivais e mega eventos.
As características da Arena estão disponíveis no Book de Evento do espaço, lançado nesta terça-feira. Ano passado, a arena recebeu o Maior Show do Mundo, que reuniu importantes artistas do cenário pop brasileiro. O evento recebeu cerca de 30 mil pessoas que ocuparam a área do gramado, onde o palco foi montado, além das cadeiras, lounges e camarotes (espaços Premium).
Na área esportiva, a Itaipava Arena Pernambuco já sediou a Corrida dos Juntos em seu entorno com o uso da estrutura interna para apoio.(Do blog de jamildo)

Chapa da Frente Popular visita a cidade de São Bento do Una


bruno araujo-foto-igo-estrela-obritonews

Os pré-candidatos da Frente Popular, Paulo Câmara (Governo) e Fernando Bezerra Coelho (Senado), visitam nesta terça-feira, à noite, a cidade de São Bento do Una, na região Agreste do Estado, que está completando 146 anos de emancipação política.
Eles serão recepcionados pela prefeita Débora Almeida (PSB), que está apoiando Bruno Araújo (PSDB) para a Câmara Federal e Raquel Lyra (PSB) para a Assembleia Legislativa.
Até o último mês de janeiro, havia a expectativa de que o candidato da prefeita à Assembleia Legislativa seria o deputado Aluísio Lessa (PSB), que marcou presença na Festa de Reis (5 de janeiro).
No entanto, ela fez opção pela deputada Raquel Lyra (PSB), que é de Caruaru e filha do governador João Lyra Neto (PSB).(do blog de jamildo)

terça-feira, 29 de abril de 2014

Como age a oposição: Torturam Dirceu "cela privilegiada"

Dos cinco deputados que fizeram a visita, apenas um é governista, o deputado Nilmário Miranda. Os outros quatro são de partidos de oposição. Desses, dois enxergaram regalias na cela onde Dirceu está preso. Os deputados Arnaldo Jordy (PPS-PA) e Mara Gabrilli (PSDB-SP) apontaram que a cela do ex-ministro é maior do que a dos demais detentos, tem chuveiro quente, microondas e televisão.
Segundo Jordy, a direção do Centro de Internamento e Reeducação afirmou que Dirceu e os demais condenados no mensalão (dos quais atualmente só resta o ex-ministro) foram alocadas em um local onde funcionava uma cantina, que foi desalojada para recebê-los, e em uma cela maior que a dos demais detentos: a de Dirceu tem 23 m², enquanto as outras possuem 15 m².
"Eu pedi a informação ao diretor. A cela do Dirceu tem 23 m², as outras celas têm em média 15 m². Ele está sozinho na dele", relatou Jordy. Ele afirma também que abriu o chuveiro da cela de Dirceu e constatou que havia água quente. "Existe sim um tratamento diferenciado", afirmou a deputada Mara Gabrilli (PSDB-SP).
Aos deputados, Dirceu falou sobre a rotina na Papuda, dedicada à leitura e a trabalho na biblioteca, e se queixou de não ter recebido autorização para trabalhar.
Também presentes à visita, os deputados Miranda, Jean Wyllys (PSOL-RJ) e Luiza Erundina (PSB-SP) afirmaram não considerar haver regalias e disseram que outras celas têm TV de plasma, microondas e fogareiro. "A cela dele tem até infiltrações", disse Erundina.
"Não há nada de diferente para ele na comida, nas visitas ou no uso do celular, que, nesse caso, é proibido", disse Nilmário Miranda. "Não há possibilidade de ele usar celular, já que ele conversa com advogados e visitantes no parlatório. Não tem contato físico", completou.
A Secretaria de Segurança do Distrito Federal negou, por meio da assessoria, as regalias. Segundo o governo, a cela de Dirceu é padrão, todo preso com bom comportamento tem direito a TV e não há sistema de aquecimento de água na Papuda.

FBC defende carreira federal para professores

















O pré-candidato da Frente Popular de Pernambuco ao Senado Federal, Fernando Bezerra Coelho (PSB), defendeu, nesta terça-feira (29), a adoção de uma carreira federal para professores. O ex-ministro alertou para o risco de um apagão de professores nos próximos anos, caso os jovens não sejam estimulados a seguir a carreira de licenciatura.

“Já temos, hoje, uma carência de 240 mil profissionais na área de exatas, que são disciplinas como matemática e física, por exemplo. Isto mostra que precisamos discutir a questão urgentemente. O Governo Federal deve arcar com parte dos salários dos professores, para que possamos pagar melhor, caso contrário não teremos solução”, disse Fernando.

Ele revelou que pretende convidar estudantes, educadores e pesquisadores sobre o tema para debater a educação. “Pessoas como o senador Cristóvam Buarque (PDT) e o deputado Raul Henry (PMDB), que têm uma trajetória ligada ao assunto, também serão chamadas para colaborar”, disse.(blog de magno martins)