sábado, 3 de setembro de 2016

Ganhe o Mundo Musical embarca estudantes para o Canadá

O governador Paulo Câmara acompanhou, na manhã deste sábado (03.09), mais um embarque da edição 2016 do Programa Ganhe o Mundo (PGM). Desta vez, 171 estudantes de diversos municípios de Pernambuco foram enviados ao Canadá, na América do Norte, para cursar um semestre letivo na modalidade High School. Do total de selecionados, dez vão estrear a 1ª edição do PGM Musical. Nesta modalidade, além das aulas normais, os alunos terão treinamento prático de instrumento e/ou canto, aperfeiçoando seus conhecimentos sobre o universo da música. Amigos e familiares dos jovens estiveram presentes, também, no Aeroporto Internacional Recife/Guararapes - Gilberto Freyre, para acompanhar o embarque.

“A gente fica sempre muito feliz a cada vez que embarcamos um grupo de jovens para estudar no exterior. Nós sabemos da importância dessa experiência na vida de todos eles, e, consequentemente, das suas famílias. A novidade do Ganhe o Mundo Musical veio para agregar. Ampliamos os horizontes e possibilitamos o aperfeiçoamento de outras áreas de atuação desses jovens no mercado de trabalho”, frisou o governador. Paulo Câmara afirmou, ainda, que “investimentos como esse é que fazem de Pernambuco ser um exemplo, quando se fala em educação, no País”.

Lucas Silva Oliveira, de 17 anos, um dos selecionados do PGM Musical, confessou seu orgulho em representar a Banda Marcial Rotary, do Alto do Pascoal, a qual integra, fora do Brasil. “Me sinto imensamente feliz em poder levar o nosso som, nosso trabalho, para o exterior. Vou me dedicar ao máximo, tanto no estudo da música quanto no inglês, para que eu possa somar bons aprendizados no meu currículo futuramente”, pontuou. Lucas cursa a 3ª série na Escola de Referência em Ensino Médio (EREM) Professor Mardônio de Andrade Lima Coelho, localizada na Bomba do Hemetério, Zona Norte do Recife.

O estudante revelou, também, sua paixão pelo trompete. “Passei por vários instrumentos quando entrei para a banda, mas minha paixão é o trompete. Me formei recentemente no curso de iniciação musical pelo Conservatório Pernambucano de Música, e pretendo, quando voltar, fazer uma faculdade na área, me especializar nesse instrumento e seguir carreira artística”, disse. Muito emocionada, sua mãe, a doméstica Mirian da Silva, era só orgulho. “Eu acompanhei de perto a dedicação dele, rezando para que ele fosse selecionado. O coração fica apertado com a saudade, mas é o futuro do meu filho que está em jogo, então, eu estou muito feliz e orgulhosa”, explicou. Junto com os outros nove selecionados da modalidade, Lucas vai estudar na Brandon University, localizada na província de Manitoba.

Para o secretário de Educação, Frederico Amâncio, o Governo de Pernambuco tem se mostrado cada vez mais firme nos compromissos com a educação. “O dia de hoje é especial porque faremos um total de quatro embarques, até o final do dia, somando mais de 170 alunos, que vão poder vivenciar uma experiência maravilhosa no Canadá. É ainda mais especial porque estamos lançando a primeira edição do Ganhe o Mundo Musical. Já contamos, também, com a modalidade Esportiva do Programa, e isso dialoga com os avanços que planejamos para a educação de Pernambuco. Agora, esperamos o retorno promissor desses jovens, que vão poder, com certeza, através do aprendizado adquirido, contribuir para o desenvolvimento do Estado”, destacou o secretário.

PGM - Criado em 2012, o Programa Ganhe o Mundo é uma oportunidade para os estudantes da rede pública estadual de educação fomentarem a aprendizagem em um segundo idioma, por meio da vivência prática em países de língua inglesa e espanhola. De 2012 a 2015, o PGM já embarcou cerca de cinco mil estudantes para países como Argentina, EUA, Espanha, Uruguai, Nova Zelândia, Chile, Canadá e Austrália.

PGM MUSICAL - O PGM Musical é fruto de uma parceria com o Conservatório Pernambucano de Música (CPM) e visa o desenvolvimento artístico dos estudantes. Os alunos desta modalidade são dos municípios de São José do Egito, Afogados, Ipubi, Taquaritinga do Norte, Paulista, Ipojuca, Palmares e Recife.

Governo do Estado antecipa o pagamento dos comissionados para o próximo dia 9


Milton Coelho - reprodução internet


O secretário estadual de Administração, Milton Coelho, informou nesta sexta-feira (2) que o pagamento dos ocupantes de cargos comissionados que estava marcado para o dia próximo 12 será antecipado para o dia 9.
Em relação aos outros servidores a tabela está mantida. Os aposentados e inativos receberão no próximo dia 6 e os ativos no próximo dia 8.
Desde o mês de julho, o pagamento dos comissionados ficou para depois do dia 10 do mês seguinte devido à queda da arrecadação. O governo precisou usar a quota do FPE (Fundo de Participação dos Estados) para fazer faca a essa despesa.
Como este mês antecipou o pagamento para o próximo dia 9, é sinal de que a arrecadação própria (ICMS) melhorou e não será mais necessário usar o dinheiro do FPE.

Juiz diz que bandidos soltos dão golpes na democracia



Do portal ConjurPor Marcelo Galli
Ao soltar três pessoas presas em flagrante acusadas de contrabando e descaminho, o juiz Carlos Alberto Simões de Tomaz, da 17ª Vara da Justiça Federal em Minas Gerais, entendeu que não havia justa causa para a manutenção das prisões, pois, “efetivamente, o custodiado está a ganhar seu pão, enquanto os bandidos deste país, que deveriam estar presos, estão soltos dando golpe na democracia”.
As três decisões foram tomadas durante o plantão judiciário de 27 de agosto, final de semana que antecedeu a votação no Senado do impeachmentda ex-presidente Dilma Rousseff. Em um dos casos, a polícia encontrou o acusado vendendo cigarros de origem estrangeira.
Clique aqui para ler a decisão.

Campeão da corrida dos vira-casaca do impeachment



Leandro Colon - Folha de S.Paulo
O senador Telmário Mota (PDT-RR) saiu correndo do plenário assim que apertou o botão a favor do impeachment de Dilma Rousseff na última quarta-feira (31).
Não à toa. No dia 27 de abril, pouco depois de 14h, Telmário fez um exaltado discurso na comissão criada no Senado para julgar previamente o afastamento. Era o segundo dia de trabalhos do colegiado.
"Ela não cometeu nenhum crime. Se querem tirar a presidente Dilma, vão tirar naturalmente por uma questão política. E dizer que hoje a crise brasileira é uma questão de seus atos é uma falácia, não se fundamenta na verdade", declarou o senador aos colegas.
"Hoje a presidente Dilma está sendo vítima de um impeachment, e ela não tem nada a ver, por exemplo, com a Operação Lava Jato", afirmou. Ele continuou: "Dilma não é acusada de roubar um único centavo".
O senador ainda disparou críticas à escolha de Antonio Anastasia (PSDB-MG) para a relatoria do processo. E fez uma previsão: "A história, com certeza, não vai nos perdoar. Ela vai mostrar que faltou, sem nenhuma dúvida, imparcialidade".
Telmário votou contra o afastamento temporário de Dilma em maio. Na madrugada do dia 10 de agosto, foi um dos 21 senadores que ficaram ao lado dela na chamada "pronúncia do réu", etapa que deu aval ao julgamento de quarta.
Entre aquela votação e a última, Dilma não conseguiu aumentar seu quadro de apoio e ainda perdeu um voto, o de Telmário. Segundo contou o Painel, a petista soltou um "filho da puta" após o resultado quando viu a mudança de lado dele.
O senador correu da sessão e deu uma justificativa por escrito. "Está na nota", disse. Ele descobriu que Dilma foi incapaz de "conquistar uma base de apoio congressual minimamente favorável ao seu governo".
Ao mesmo tempo, o plenário do Senado descobriu quem foi o campeão na corrida para ser o maior vira-casaca do processo de impeachment.

sexta-feira, 2 de setembro de 2016

NOTA DE FALECIMENTO - UPE perde diretor do Multicampi Garanhuns

O Magnífico Reitor da Universidade de Pernambuco, Pedro Henrique de Barros Falcão, vem a público informar, e lamentar, a morte prematura do professor Clóvis Gomes da Silva Júnior, diretor do Multicampi Garanhuns (Arcoverde, Salgueiro, Serra Talhada e Caruaru), ocorrido nesta quinta-feira (01), em Caruaru, onde residia, e acontecerão velório e funeral.

"A perda de professor Clóvis abre uma lacuna no Campi Garanhuns, pela dinâmica de sua gestão, mas principalmente por sua presença e a amizade, e tantas ideias e objetivos que estavam ainda em construção, e que serão motivo de muito orgulho dar continuidade com a nossa Comunidade Acadêmica. Perco mais que um colega, mais que um amigo, perco um irmão que a vida e a Universidade me deram. Meus sinceros sentimentos a Euélia e demais família enlutada" - Pedro Falcão.

Há cerca de um mês, Profº Clovis Gomes, recebeu a reitoria e o Governador Paulo Câmara, para a inauguração da Clínica de Psicologia da UPE Garanhuns, marcando mais uma importante ação, que deixa como marca de sua gestão, profícua e humana.

Governo fecha proposta da Previdência com idade mínima de 65 anos

O governo do presidente Michel Temer vai propor idade mínima de 65 anos para aposentadoria para homens e mulheres, nos serviços público e privado, afirmou nesta quinta-feira o ministro-chefe da Casa Civil, Eliseu Padilha, em entrevista ao Jornal Nacional, da TV Globo.
A proposta, segundo a reportagem, já está fechada e o governo está analisando apenas quando irá encaminhá-la ao Congresso Nacional.
"O primeiro sistema previdenciário, de 1934, do governo do presidente (Getúlio) Vargas, a idade mínima (de aposentadoria) era de 65 anos. Lá, a expectativa de vida era de 37 anos. Hoje, queremos idade mínima de 65 anos, com expectativa de vida de 78 anos", afirmou Padilha em entrevista à TV Globo.
A regra valerá para todas as pessoas com menos de 50 anos. Quem tem acima desta idade permanece na regra atual, mas teria que pagar um 'pedágio' proporcional ao período que falta para se aposentar, afirmou a reportagem.
Para mulheres e professores, a idade de transição seria a partir de 45 anos. O tempo de contribuição será computado apenas para definir o valor do benefício.

Joaquim Barbosa bate pesado em Michel Temer

Joaquim-Barbosa - Foto Agência Brasil
O ex-ministro do STF, Joaquim Barbosa,  usou sua conta no twitter duas vezes nesta quinta-feira (1º) para emitir opiniões sobre temas políticos.
Segundo ele, em decorrência do impeachment de Dilma Rousseff “a Presidência da República está nas mãos de um homem conservador, ultrapassado, desconectado do país,”.
“A todo momento”, acrescentou, “os políticos e os jornalistas diziam: o processo (do impeachment) está sendo monitorado, todo conduzido, vigiado pelo STF. Era como se estivessem ‘jogando toda a responsabilidade’ pelo impeachment nos ombros do Supremo. Ou seja: os políticos conspiram, fazem suas mutretas, praticam as suas traições habituais, manipulam escancaradamente. Mas a responsabilidade perante à nação é do STF, que ‘avalizou’, que ‘convalidou’ todo o processo! Tenha paciência! Assumam as respectivas responsabilidades pelo ato grave que praticaram!”.
Adiante, escreveu o seguinte: “Como eu disse, em matéria de impeachment o STF pode pouco. Por que? Porque assim quer a Constituição, que confiou ao Senado e não ao STF o processo e o julgamento do PR (presidente da República). Portanto, uma ‘conclusão’ e uma ‘previsão’ se impõem àqueles que analisam o quadro atual sem a paixão política infantil do momento”.
“A conclusão: o STF não tem’responsabilidade’ maior pelo afastamento de Dilma Roussef, como quiseram fazer crer os políticos e jornalistas. O presidente da Corte limita-se a presidir a sessão, a impor a observância dos ritos e dos direitos processuais do presidente acusado”.
“A previsão: Acho dificílimo o STF reverter a decisão do Senado de não declarar Dilma inabilitada para o exercício de funções públicas. O raciocínio é simples: se o próprio Senado, que a tirou brutalmente do cargo, num segundo momento tirou o pé do acelerador, irá o STF cassar-lhe um direito que os senadores entenderam por bem preservar? Claro que não. O STF não tem poder para isso. Se tivesse, teria também o poder de reverter a decisão de afastamento. E não tem”.
“Portanto, a histeria e a cacofonia da imprensa e de alguns políticos sobre o assunto não devem a levar a nada. O que acontece com o Brasil daqui para a frente, após o impeachment tabajara? Desaparecem algumas ‘instâncias de exercício’ da desconfiança: o país está agora sob o controle de um bloco hegemônico incontrastável”.
Joaquim Barbosa definiu como “patética” a entrevista dada por Michel Temer logo após a posse e disse que o novo presidente está enganado se pensa que terá o respeito e a estima da população brasileira.
“Eu não acompanhei nada desse patético espetáculo que foi o ‘impeachment tabajara’ de Dilma Rousseff. Não quis perder tempo. Mais patética ainda foi a primeira entrevista do novo presidente do Brasil, Michel Temer. Explico: o homem parece acreditar piamente que terá o respeito e a estima dos brasileiros pelo fato de agora ser presidente. Engana-se”.

A nova guerra de Temer

Bernardo Mello Franco - Folha de S.Paulo
Depois de vencer a batalha pelo poder, Michel Temer decidiu declarar guerra a uma palavra. No primeiro ato após a confirmação do impeachment, ele reuniu a tropa e determinou que os ministros reajam a cada vez que seu governo for chamado de "golpista".
"Agora nós não vamos levar ofensas para casa", anunciou, em discurso transmitido pela emissora oficial do Planalto. Ele disse que "as coisas se definiram" e que "é preciso muita firmeza" para defender a reputação do novo regime.
Com o cenho franzido, Temer descreveu uma situação com a qual a sua equipe passou a conviver. "De vez em quando você vai num lugar e [ouve]: 'Golpista!'. Golpista é você que está contra a Constituição, né?", perguntou, sem esperar resposta.
"Todos que estão aqui são elegantes. Mas é preciso firmeza, digo eu. E firmeza para quando disserem golpista", ordenou o presidente. "Nós precisamos responder. Agora, falou, nós respondemos. Não pode deixar uma palavra, porque senão eles tentarão desvalorizar", prosseguiu. Ele encerrou a preleção com um aviso: "Não pode tolerar essa espécie de afirmação. Quem tolerar, eu confesso que vou trocar uma ideia sobre isso".
Temer citou as expressões "golpe" e "golpista" oito vezes, embora tenha manifestado o desejo de retirá-las de circulação. No mesmo discurso, reclamou da imagem do novo governo no "plano internacional". "Tentaram muito e conseguiram, até com algum sucesso, dizer que aqui no Brasil houve um golpe", disse.
Apesar da queixa do presidente, parte da imprensa estrangeira continua a usar os termos que o incomodam. Nesta quinta (1º), o jornal espanhol "El País" descreveu a derrubada de Dilma Rousseff como um "golpe baixo" na democracia brasileira.
A guerra de Temer com as palavras pode ser mais longa que a disputa por votos no Congresso. A não ser, é claro, que ele aproveite a reunião do G20para importar métodos chineses de convencimento.

quinta-feira, 1 de setembro de 2016

Campanha politica em Angelim pega fogo II


Domingo próximo os 02 candidatos que disputam as eleições de olho no executivo municipal estarão realizando comícios de suas campanhas.
O candidato Douglas Duarte (PSB) e sua vice Rosa (PT) estarão na   rua do Matadouro numa concentração que segundo seus simpatizantes prometem dobrar o publico do grande comício realizado na rua Dr. José Mariano na Baixada.
O candidato que representa o novo desta campanha, promete junto com os seus candidatos a vereadores uma concentração popular onde preponderão suas  propostas de mudanças para a cidade.
À concentração que a campanha da chapa "Unidos Somos Mais Fortes" chama de maior comício da história de Angelim, terá inicio às 15:40.



Grito dos Excluídos vai às ruas contra Temer dia 7

Folha de S.Paulo
A 22ª marcha do Grito dos Excluídos, que é tradicionalmente realizada no dia 7 de setembro, dia da Independência do Brasil, terá uma posição contra o presidente Michel Temer.
"Esse Grito vem em um momento trágico da vida nacional porque, enquanto nós fazemos o nosso Grito, a parada do 7 de Setembro vai estar sendo presidida por um presidente sem nenhuma legitimidade, por um usurpador", disse o economista Plínio Soares de Arruda Sampaio Jr, que participou do encontro.
Apesar das críticas a Temer, Plínio também não defendeu a gestão da ex-presidente Dilma Rousseff, que foi removida do cargo através de um impeachment. "O Grito é muito maior que a disputa PT-PMDB, Dilma-Temer", afirmou. "A bandeira é da solução dos problemas estruturais do povo brasileiro. Se não, nós não ficaremos a altura dos gravíssimos problemas que estão postos e que não foram resolvidos pelo governo anterior ao Temer", concluiu.
A marcha irá ocorrer em 23 Estados e no Distrito Federal. A coordenação nacional informou que, por se tratarem de manifestações descentralizadas, ainda não se sabe o número de cidades que participarão.

Campanha politica em Angelim pega fogo

Domingo próximo os 02 candidatos que disputam as eleições de olho no executivo municipal estarão realizando comícios de suas campanhas.
O candidato da situação Josemir Miranda(PSD) e seu vice Geraldo Amorim(PMDB) fará seu ato político na zona rural, no sítio Cerquinha, os candidatos em seus discursos prometem continuação da administração atual.
Josemir Miranda que já foi prefeito da cidade e é o atual vice, seus candidatos a vereadores e  simpatizantes sairão da cidade após se concentrarem em frente sua residência e sairão em caravana a partir das 13:55 horas.

Paulo Câmara entrega gasoduto Caruaru-Belo Jardim

O Governo de Pernambuco reforçou, nesta quinta-feira (01.09), a sua política de interiorização do desenvolvimento, com a inauguração do gasoduto Caruaru-Belo Jardim. Comandada pelo governador Paulo Câmara, a cerimônia – realizada na cidade do Agreste Central - oficializou o novo trecho, que também contempla os municípios de São Caetano e Tacaimbó. A obra contou com um investimento de R$ 60 milhões, sendo R$ 50 milhões por meio da Companhia Pernambucana de Gás (Copergás) e R$ 10 milhões do Grupo Baterias Moura, maior consumidor de gás natural da região. O gasoduto tem 53 quilômetros em tubulação e capacidade de transportar até 500 mil metros cúbicos de gás por dia. O empreendimento se soma ao trecho Recife-Caruaru, entregue no Governo Eduardo Campos.

“A chegada do gasoduto até Belo Jardim representa um grande desenvolvimento e vai gerar mais emprego e renda para a região, pois possibilita a chegada de bons negócios. O gás natural é um grande atrativo para a instalação de novas indústrias porque diminui os custos”, destacou Paulo Câmara, ressaltando que o combustível, além de ser mais barato, é uma energia limpa. “Temos que pensar políticas mais sustentáveis, e o Governo de Pernambuco tem feito isso. Temos um exemplo com essa entrega”, pontuou. 

O governador frisou, ainda, a importância da descentralização dos investimentos  públicos no Estado. “Não adianta termos o desenvolvimento concentrado na Região Metropolitana do Recife (RMR). O Complexo Portuário de Suape é uma realidade, assim como todas as indústrias que estão instaladas no Estado. Mas Pernambuco só ficará mais forte quando o desenvolvimento chegar a todas as regiões”, cravou Paulo Câmara.

O secretário de Desenvolvimento Econômico, Thiago Norões, apontou que a entrega do novo trecho do gasoduto é uma das contribuições que o Governo de Pernambuco dá para a superação da crise nacional. “Em um momento tão delicado como esse que o País atravessa, do ponto de vista econômico, é muito bom ver o nosso Estado apontando para o futuro, mostrando que é possível investir em infraestrutura. Só assim vamos atravessar essa período de dificuldades. Essa é uma orientação do governador Paulo Câmara”, salientou.

Presidente da Copergás, Décio Padilha afirmou que o gás natural é um grande vetor que garante a melhoria ambiental da região, por ser uma energia limpa, e que ampliará as oportunidades na região.  “Essa obra vai trazer uma grande perspectiva para os quatro municípios do entorno. Pensamos em atender as empresas que buscam a Copergás, mas com o foco na promoção de um ambiente mais otimista e com mais possibilidades de geração de emprego e renda”, concluiu. 

Para o sócio da Baterias Moura, Sérgio Moura, a inauguração do gasoduto Caruaru-Belo Jardim é a realização de um sonho antigo. “Nós almejávamos essa intervenção, pois o gás natural é um elemento fundamental no nosso processo produtivo. E hoje é um dia marcante, porque adquirimos a confiabilidade do fornecimento desse combustível para toda a vida”, disse, acrescentando que a utilização do gás natural também vai ajudar a reduzir os custos de produção. O empresário também ressaltou a importância da parceria com o Governo do Estado. “Isso nos possibilitou uma infraestrutura maior, fator importante para a indústria”. Atualmente, a fábrica da Baterias Moura localizada em Belo Jardim consome, por mês, um milhão de metros cúbicos de gás natural. Além de atender o grupo, o novo gasoduto também ofertará o combustível para outras indústrias que já estão em fase avançada de negociação com a Copergás.

Audiência pública discutirá teto de gastos para educação

A Comissão Especial que analisa a Proposta de Emenda Constitucional (PEC) 241/2016, que pretende instituir um novo Regime Fiscal, aprovou requerimento do deputado federal Danilo Cabral (PSB-PE) para a realização de uma audiência pública que tratará sobre o teto dos gastos públicos para as áreas sociais. A reunião será realizada em conjunto com a Comissão de Educação e a data será agendada a partir de uma negociação entre o deputado pernambucano e o presidente da Comissão Especial, deputado Danilo Forte (PSB-CE).

Segundo Danilo Cabral, há necessidade de fazer um debate de como conciliar o ajuste fiscal e a preservação das conquistas sociais das últimas duas décadas. “Essa é uma equação que precisamos fechar, de como preservar as conquistas sociais e recompor a estabilidade fiscal do Brasil. Os avanços que tivemos nas áreas sociais, principalmente na educação e na saúde, inclusive com a vinculação das receitas, não podem retroceder”, afirma.

O parlamentar destaca que o Governo garante que não vai haver nenhum tipo de prejuízo, de redução de receitas para os setores da educação, da saúde e da assistência social. “Entretanto, há estudos, da própria consultoria legislativa da Câmara dos Deputados que demonstram a possibilidade de haver redução de receita da ordem de quase R$ 300 bilhões para essas áreas. Só na educação seria de R$ 50 bilhões”, acrescenta.

A proposta de Emenda Constitucional nº 241-A/2016, foi encaminhada à Câmara dos Deputados, no dia 15 de junho de 2016, pelo Governo Federal, tendo por objetivo "alterar o Ato das Disposições Constitucionais Transitórias, para instituir o Novo Regime Fiscal”. Tal dispositivo, se aprovado, proporciona diversas alterações nos artigos 102 e 104 da CF/88. Ela limita, por exemplo, o aumento dos gastos públicos à taxa de inflação do ano anterior por um prazo de 20 anos.

A Comissão Especial foi instalada em 11 de agosto e seus trabalhos devem ser concluídos até novembro. O relator da matéria é o deputado federal Darcísio Perondi (PMDB/RS). Em seguida, o texto será encaminhado para votação no Plenário da Câmara dos Deputados em dois turnos. Se aprovada, a PEC será analisada pelo Senado.

Danilo Cabral é membro das Comissões Educação e da Especial que discute a PEC 241. O requerimento para realização da audiência pública foi apresentado e aprovado na reunião ordinária do colegiado na última quarta-feira (31). Serão convidados representantes do Governo Federal, especialmente dos Ministérios do Planejamento e da Educação, e representantes da sociedade civil.

Lula denuncia ao mundo o golpe brasileiro

O Ex-presidente Lula em carta aos presidentes de países em que o Brasil mantém relações, onde afirma e denuncia o golpe para  retira-lo da vida pública brasileira "As forças conservadoras querem obter por meios escusos aquilo que não conseguiram democraticamente: impedir a continuidade e o avanço do projeto de desenvolvimento e inclusão social liderado pelo PT".


Leia abaixo a íntegra da carta:

                                                               São Paulo, 25 de agosto de  2016.

Caro Presidente,
Dirijo-me ao senhor para informá-lo da gravíssima situação política e institucional que vive o Brasil, país que tive a honra de presidir de 2003 a 2010.
Tomo a liberdade de escrever-lhe em nome do respeito e da amizade que existe entre nós, pelos quais sou muito grato.
Orgulho-me de ter conseguido, apesar da complexidade inerente às grandes democracias e dos problemas crônicos do Brasil, unir o meu país em torno de um projeto de desenvolvimento econômico com inclusão social, que nos fez dar um verdadeiro salto histórico em termos de crescimento produtivo, geração de empregos, distribuição de renda, combate à pobreza e ampliação das oportunidades educacionais.
Por meios pacíficos e democráticos, fomos capazes de tirar o Brasil do mapa da fome no mundo elaborado pela ONU, libertamos da miséria mais de 35 milhões de pessoas, que viviam em condições desumanas, e elevamos outras 40 milhões a patamares médios de renda e consumo, no maior processo de mobilidade social da nossa história.
Em 2010, como se sabe, fui sucedido pela Presidenta Dilma Rousseff, também do Partido dos Trabalhadores, que havia dedicado sua vida à luta contra a ditadura militar, pela democracia  e pelos direitos da população pobre do nosso país.
Mesmo enfrentando um cenário econômico internacional adverso, a Presidenta Dilma conseguiu manter o país no rumo do desenvolvimento e consolidar os programas sociais emancipadores, prosseguindo na redução das enormes desigualdades materiais e culturais ainda existentes na sociedade brasileira.
Em 2014, a Presidenta Dilma foi reeleita com 54 milhões de votos, derrotando uma poderosa coalizão de partidos, empresas e meios de comunicação que pregava o retrocesso histórico do país, com a redução de importantes programas de inclusão social, a supressão de direitos básicos das classes populares e a alienação do patrimônio público construído com o sacrifício de inúmeras gerações de brasileiros.
A coalizão adversária, vencida nas urnas em 2002, 2006, 2010 e 2014, não se conformou com a derrota e desde a proclamação do resultado procurou impugná-lo por todos os meios legais, sem alcançar nenhum êxito.
Esgotados os recursos legais, no entanto, em vez de acatar a decisão soberana do eleitorado, retomando o seu legítimo trabalho de oposição e preparando-se para disputar o próximo pleito presidencial – como o PT sempre fez nas eleições que perdeu –, os partidos derrotados e os grandes grupos de mídia insurgiram-se contra as próprias regras do regime democrático, passando a sabotar o governo e a conspirar para apossar-se do poder por meios ilegítimos.
Ao longo de todo o ano de 2015, torpedearam de modo sistemático os esforços do governo para redefinir a política econômica no sentido de resistir ao crescente impacto da crise internacional e recuperar o crescimento sustentável. Criaram um clima artificial de impasse político e institucional, com efeitos profundamente danosos sobre a vida do país, contaminando o ambiente de negócios, deixando inseguros produtores e consumidores, constrangendo as decisões de investimento. No afã de inviabilizar o governo, apostaram contra o país, chegando até mesmo a aprovar no parlamento um conjunto de medidas perdulárias e irresponsáveis destinadas a comprometer a estabilidade fiscal. 
E, finalmente, não hesitaram em deflagrar um processo de impeachment inconstitucional e completamente arbitrário contra a Presidenta da República.
Dilma Rousseff é uma mulher íntegra, cuja honestidade pessoal e pública é reconhecida até pelos seus adversários mais ferrenhos. Nunca foi nem está sendo acusada de nenhum ato de corrupção. Nada em sua ação governamental pode justificar, sequer remotamente, um processo de cassação do mandato que o povo brasileiro livremente lhe conferiu.
A Constituição brasileira é categórica a esse respeito: sem a existência de crime de responsabilidade, não pode haver impeachment. E não há nenhum – absolutamente nenhum – ato da Presidenta Dilma que possa ser caracterizado como crime de responsabilidade. Os procedimentos contábeis utilizados como pretexto para a destituição da Presidenta são idênticos aos adotados por todos os governos anteriores e pelo próprio vice-presidente Michel Temer nas ocasiões em que este substituiu a Presidenta por razão de viagem. E nunca foram motivo de punição aos governantes, muito menos justificativa para derrubá-los. Trata-se, portanto, de um processo estritamente político, o que fere frontalmente a Constituição e as regras do sistema presidencialista, no qual é o povo que escolhe diretamente o Chefe de Estado e de Governo a cada quatro anos.
As forças conservadoras querem obter por meios escusos aquilo que não conseguiram democraticamente: impedir a continuidade e o avanço do projeto de desenvolvimento e inclusão social liderado pelo PT, impondo ao país o programa político e econômico derrotado nas urnas. Querem a todo custo comandar o Estado para apossar-se do patrimônio nacional – como já começa a acontecer com as reservas petrolíferas em águas profundas –  e desmontar  a  rede de proteção aos trabalhadores e aos pobres que foi ampliada  e consolidada nos últimos treze anos.
As mesmas forças que tentam arbitrariamente derrubar a Presidenta Dilma, e implantar a sua agenda antipopular, querem também criminalizar os movimentos sociais e, sobretudo, um dos maiores partidos de esquerda democrática da América Latina, que é o PT. E não se trata de mera retórica autoritária: o PSDB, principal partido de oposição, já apresentou formalmente uma proposta de cancelamento do registro do PT, com vistas a proibi-lo de existir. Temem que, em 2018, em eleições livres, o povo brasileiro volte a me eleger Presidente da República, para resgatar o projeto democrático e popular.
A luta contra a corrupção, que é uma mazela secular do Brasil e de tantos outros países, e deve ser combatida de modo permanente por todos os governos, foi distorcida e transformada em uma implacável perseguição midiática e política ao PT.  Denuncias contra líderes de partidos conservadores são sistematicamente abafadas e arquivadas enquanto acusações semelhantes a qualquer personalidade do PT tornam-se de imediato, à revelia do devido processo legal, condenação irrevogável na maior parte dos meios de comunicação.
A verdade é que o combate à corrupção no Brasil passou a ser muito mais vigoroso e eficaz a partir dos governos do PT, com o respeito, que antes não existia, à plena autonomia do Ministério Público e da Polícia Federal no exercício de suas atribuições; a ampliação do orçamento, do quadro de funcionários e a modernização tecnológica dessas instituições e dos demais órgãos de controle; a nova lei de acesso à informação e a divulgação das contas públicas na internet; os acordos de cooperação internacional no enfrentamento da corrupção; e o estabelecimento de punições muito mais rigorosas para corruptos e membros de organizações criminosas.
Todos nós, democratas, interessados no aperfeiçoamento institucional do país, apoiamos o combate à corrupção. As pessoas que comprovadamente tiverem cometido crimes, devem pagar por eles, dentro da lei. Mas os juízes, promotores e policiais também estão obrigados a cumprir a lei e não podem abusar do seu poder contra os direitos dos cidadãos. As pessoas não podem ser publicamente condenadas (e terem a sua reputação destruída) antes da conclusão do devido processo legal, e menos ainda por meio do vazamento deliberado de informações praticado pelas próprias autoridades com fins políticos. Uma justiça discriminatória e partidarizada será fatalmente uma justiça injusta.
Eu, pessoalmente, não temo nenhuma investigação. Desde que iniciei a minha trajetória política e, particularmente nos últimos dois anos, tive toda a minha vida pública e familiar devassada – viagens, telefonemas, sigilo fiscal e bancário –, fui alvo de todo o tipo de insinuações, mentiras e ataques publicados como verdade absoluta pela grande mídia, sem que tenha sido encontrado qualquer desvio na minha conduta ou prova de envolvimento em qualquer ato irregular.  Se a justiça for imparcial, as acusações contra mim jamais prosperarão. O que não posso aceitar são os atos de flagrante ilegalidade e parcialidade praticados contra mim e meus familiares por autoridades policiais e judiciárias. É inadmissível a divulgação na tv de conversas  telefônicas sem nenhum conteúdo político, a coação de presos para fazerem denúncias mentirosas contra mim em troca da liberdade, ou a condução forçada, completamente ilegal, ocorrida em março último, para prestar depoimento do qual eu sequer tinha sido notificado.
Por isso, meus advogados entraram com uma representação no Comitê de Direitos Humanos das Nações Unidas, relatando os abusos cometidos por algumas autoridades judiciais que querem a todo custo me eliminar da vida política do país.
A minha trajetória de mais de 40 anos de militância democrática, que começou na resistência sindical durante os anos sombrios da ditadura, prosseguiu no esforço cotidiano de conscientizar  e organizar a sociedade brasileira pela base, até ser eleito como  o primeiro Presidente da República de origem operária, é o meu maior patrimônio e a ele ninguém me fará renunciar. Os vínculos de fraternidade que construí com os brasileiros e brasileiras na cidade e no campo, nas favelas e nas fábricas, nas igrejas, nas escolas e universidades, e que  levaram a maioria do nosso povo a apoiar o vitorioso projeto  de inclusão social e promoção da dignidade humana, não serão cancelados por nenhum tipo de arbitrariedade. Da mesma forma, nada me fará abrir mão, como sabem as lideranças de todo o mundo com as quais trabalhei em harmonia e estreita cooperação -- antes, durante e depois dos meus mandatos presidenciais – do compromisso de vida com a construção de um mundo sem guerras, sem fome, com mais prosperidade e justiça para todos.
Agradeço desde já a generosa atenção que o senhor dedicou a esta mensagem e coloco-me à disposição, como sempre estive, para qualquer esclarecimento ou reflexão de interesse comum.
Reiterando  o meu respeito e amizade, despeço-me fraternalmente.
Luiz Inácio Lula da Silva

Bancários decretam greve a partir de terça-feira

Do Portal FolhaPE
Bancários de Pernambuco decidiram, em assembleia realizada na noite desta quinta-feira (1º), decretar greve. A categoria, representada pelo Comando Nacional dos Bancários, não aceitou a proposta de reajuste salarial de 6,5% com um abono de R$ 3 mil apresentada pela Federação Nacional dos Bancos (Fenaban) na quarta rodada de negociação da campanha salarial 2016. Os funcionários cruzam os braços a partir da próxima terça-feira (6).
A categoria pede reajuste de 14,78%, o que representa a reposição da inflação mais ganho real de 5%. Já o índice proposto pela Fenaban não compensa a inflação deste ano. “Os banqueiros lucraram muito, mesmo na crise. Mas, agora, na hora de dividir os lucros com os trabalhadores, querem oferecer um reajuste menor que a inflação em três pontos percentuais. Não vamos aceitar, porque a inflação está alta e nosso salário, defasado”, afirmou a presidente do Sindicato dos Bancários de Pernambuco, Suzineide Rodrigues.
Contra argumentação
A Fenaban alegou, por sua vez, que “somados, o abono e o reajuste representarão ganho superior à inflação na remuneração do ano da grande maioria dos funcionários do sistema bancário”. Segundo os cálculos da federação, a proposta representa um aumento de 15% para os empregados com salário de R$ 2,7 mil. Já o sindicato lembra que o abono será pago uma única vez.
Os bancários reclamaram também que a federação que representa os bancos brasileiros não apresentou propostas de melhorias nas áreas de saúde e igualdade de oportunidades de emprego. A segurança, que tem preocupado os profissionais pernambucanos em vista da onda de investidas criminosas contra as agências do interior, também não foi discutida.
Segundo Suzineide, caso o reajuste de 6,5% se concretize, será a primeira vez em 13 anos que os bancários não receberão ganho real. No ano passado, a categoria já paralisou suas atividades por mais de 20 dias. O movimento incomodou muitos brasileiros, mas acabou com a conquista de um reajuste salarial de 10%.

Pernambuco recebe R$ 820 mi do Grupo Neoenergia

Pernambuco demonstra, mais uma vez, que vem reforçando sua política de atração de investimentos em contrapartida à crise econômica do País. A manhã de hoje foi marcada pelo anúncio do investimento de R$ 820 milhões do Grupo Neoenergia no Estado – o maior, em mais de 50 anos. Em uma reunião, realizada no Palácio do Campo das Princesas, representantes da Companhia Elétrica de Pernambuco (Celpe) apresentaram ao governador Paulo Câmara os detalhes logísticos da aplicação dos recursos. Ações de infraestrutura, como substituição e manutenção de redes, modernização, automação e ampliação do sistema elétrico, além de intervenções no combate ao furto de energia, serão atendidas pelo novo capital. Para o governador de Pernambuco, Paulo Câmara, a ação trata-se de “mais uma manifestação da confiança que as empresas, nacionais e estrangeiras, têm no Estado”.
“É muito importante, no momento de crise que o Brasil vive, com desemprego, inflação e recessão, a gente continuar trazendo investimentos como esse aqui para Pernambuco. O nosso Estado tem buscado crescer, cada vez mais, respeitando os compromissos firmados e gerando emprego e renda para a população. Isso tem chamado a atenção das empresas, nacionais e estrangeiras, que desejam investir aqui, porque sabem que vão ter sucesso e vão poder contar com uma infraestrutura adequada”, pontuou Paulo Câmara. O gestor lembrou, ainda, que o investimento assegura a manutenção de mais de 10,7 mil empregos diretos em todo o Estado, entre profissionais próprios e prestadores de serviço.
Ao todo, serão destinados R$ 322 milhões às obras de manutenção, aprimoramento e modernização do sistema elétrico. As medidas visam substituir 564 quilômetros de fiação convencional por rede protegida ou isolada, minimizando interrupções no fornecimento por contato da vegetação urbana; além de ampliar a automação da rede de distribuição por meio da instalação e ativação de 247 chaves automatizadas.
O secretário estadual de Desenvolvimento Econômico, Thiago Norões, destacou como fundamental o trabalho em conjunto que o Estado vem mantendo com a distribuidora para o reforço da parceria. “As equipes do Governo do Pernambuco trabalham de forma muito próxima às equipes técnicas da Celpe para que os investimentos aconteçam de forma coordenada”, explicou. Norões, ainda, afirmou que a Administração Pública continuará dando todas as condições para que a empresa amplie a atuação em Pernambuco. “A eletricidade é uma infraestrutura fundamental, não só para a qualidade de vida da população, mas para o desenvolvimento e a atração de novos investimentos. A gente entende isso, e vamos continuar dando todo o suporte necessário”.
As ações projetadas para este ano incluem, também, a ligação de aproximadamente 116 mil novos clientes à rede de distribuição da Celpe no perímetro urbano e na zona rural do Pernambuco. As novas ligações demandarão recursos na ordem de R$ 219 milhões. Serão empregados R$ 25,8 milhões no desenvolvimento e sistemas de informática, em sistemas de telecomunicações, aquisição de veículos e outras ações que dão suporte à distribuição de energia.
De acordo com o presidente da Celpe, Antonio Carlos Sanches, além de modernizar o setor, as novas ações vão preparar a empresa para a expansão da economia. “O momento econômico do Brasil é crítico, mas a rede elétrica tem que estar preparada para atender a demanda por energia e ser atrativa à novos empreendimentos”, sublinhou Sanches. Os recursos serão aplicados em toda a área de concessão da Celpe, que compreende os 184 municípios pernambucanos, a Ilha de Fernando de Noronha e a cidade paraibana de Pedra de Fogo. A maior parcela, cerca de R$ 341 milhões, será aplicada no Recife e Região Metropolitana. O restante será dividido entre as regiões da Zona da Mata (R$ 116 milhões), Agreste (R$ 194 milhões) e Sertão (R$ 166 milhões).
Na ocasião, estiveram presentes também o secretário da Casa Civil, Antonio Figueira; o chefe da Assessoria Especial, José Neto; o superintendente Comercial da Celpe, Hélio Rafael Filho; além de representantes da equipe técnica da Secretaria de Desenvolvimento de Pernambuco (Sdec).

Josemir Miranda realizou passeata ontem a noite

Foto do evento
O candidato Josemir Miranda (PSD) realizou uma passeata ontem a noite, saindo da rua do açude e percorrendo algumas ruas da cidade.
Josemir e seu candidato a vice Geraldo (PMDB) puxou a passeata ladeado pelos seus candidatos a vereadores e grande número de simpatizantes de sua candidatura.
As campanhas dos candidatos em Angelim seguem animadas e contam sempre com grandes números de simpatizantes em seus atos.
No próximo domingo o candidato da oposição Douglas Duarte(PSB) promete um grande comício na rua do Matadouro e seguido de arrastão pelas ruas da cidade.

Bestializados

Texto do Jornalista Roberto Almeida.

Tem um livro de História, intitulado “Os Bestializados”, de autoria de José Murilo de Carvalho, que ajuda a entender um pouco o Brasil.

O autor mostra como a população brasileira assistiu de forma passiva, “bestializada”, a proclamação da República.

Passados tantos anos desde 1889, algumas coisas permanecem do mesmo jeito.

É o caso dessa farsa do afastamento da presidenta Dilma Rousseff. Guerreira, corajosa, decente, preferiu entrar para a história olhando na cara os hipócritas, corruptos e canalhas (como classificou Roberto Requião) que infestam o Senado da República.

Gente que é só mau caráter mesmo e está lá, com um mandato dado pelo povo.

Um certo povo, bestializado, desinformado politicamente, que não lê livros, não tem argumentos para debater e se acha o tal porque diariamente vê algumas besteiras dos pequenos burgueses no Facebook.

Milhões de pessoas, das classes baixas, média e alta, sem a menor noção dos mecanismos da política, do valor da democracia, da brutalidade de uma ditadura, da importância de se governar para os mais pobres.

Satisfazer-se com Temer é como achar que a masturbação vale tanto quanto fazer amor com uma mulher.

Feliz a expressão do historiador: “Bestializados”.

Na declaração da independência!  Na proclamação da República! Na aceitação do golpe militar de 64 e do golpe parlamentar de 2016!

É do analfabetismo político citado pelo poeta e teatrólogo Bertolt Brecht e da passividade de um povo bestializado que vingam os Collor de Melo, os Celso Pitta, os Tiriricas e os Cristóvão Buarque da vida.

Felizmente que nem todos estão passivos, bestializados, alienados. Há gente consciente, apesar da Globo, da Veja, do Estadão, da direita torpe e do poder econômico.

Dilma ao resistir foi mais corajosa do que Getúlio, que se matou, do que Jânio e Collor, que renunciaram e de que o próprio Jango, que fugiu após o golpe que o apeou do poder.

Mulher valente. Que teria deixado o senado inteiro vermelho de vergonha, se aqueles senhores tivessem pelo menos um pingo de dignidade.

Dilma mais uma vez prestou serviço ao país, serviu à democracia, tirou a máscara dos falsos, destruiu o que restava de Aécio Neves e outros rebotalhos da política, animou os que sabem da necessidade de resistir. 

Hoje, amanhã, em 2018.

Os covardes, os oportunistas, os demagogos, os golpistas pagarão um preço caro pelo engodo a que estão submetendo o país, pelo crime cometido, por liquidar a esperança dos jovens, por querer tirar os direitos conquistados pelos trabalhadores.

Querem voltar à Casa Grande e Senzala? Aos tempos da escravidão? Censurar e reprimir novamente? Voltar 50 anos no tempo?

Em 2018 até os bestializados poderão acordar e na hora do voto vão dar o troco aos vendilhões do templo, aos que mais uma vez jogaram Jesus às feras e deixaram livre Barrabás.

Brasil, mostra tua cara.

Texto de Roberto Almeida.

Garanhuns recebe Caravana DETRAN nos Municípios

A partir desta terça-feira, 30, a cidade de Garanhuns, no Agreste do Estado, recebe a Caravana de Educação Detran nos Municípios. A ação é realizada pela Secretaria das Cidades – Secid, por meio do Departamento Estadual de Trânsito de Pernambuco – DETRAN-PE e supervisionada pela equipe da Coordenadoria de Educação de Trânsito, tendo o objetivo de ampliar a participação do órgão nas cidades do interior pernambucano.

Entre as atividades realizadas estarão capacitações para os Centros de Formação de Condutores, palestras educativas em escolas, formação de professores, Blitz educativa e DETRAN Móvel. Além disso, os motociclistas da região poderão participar do Curso de Pilotagem Defensiva, dividido entre aula teórica e prática. Para isso, basta acessar o site www.detran.pe.gov.br e fazer a inscrição.

Na atuação da blitz educativa estarão presentes os agentes da Operação Trânsito Seguro – OTS, artistas educadores da Turma do Fom-Fom, educadores do DETRAN-PE e Universidade de Pernambuco - UPE com alunos do Colégio Brasileiro de Cirurgia e Traumatologia Buco-Maxilo-Facial. Na ocasião serão apresentados os riscos de acidentes mais comuns e formas de prevenção por parte dos motoristas.

De acordo com o diretor presidente do DETRAN-PE, Charles Ribeiro, por determinação do Governador Paulo Câmara, o Órgão vem investindo na educação no trânsito. “Nosso foco é sempre na prevenção de acidentes, principalmente de motos, que só torna possível quando atrelado a fiscalização prévia, o que estimula a boa conduta do motorista no trânsito”, destaca.

Jorge Paulo Lemann conhece experiência bem sucedida de Pernambuco na área da Educação


O presidente do Conselho da Fundação Lemann, Jorge Paulo Lemann, pretende ampliar as parcerias que tem com o Governo de Pernambuco na área da Educação. Lemann – que atualmente é o principal empresário do Brasil – se reuniu nesta quarta-feira (31.08) com o governador Paulo Câmara para conhecer com mais profundidade as experiências bem sucedidas de Pernambuco na área educacional, especialmente no Ensino Médio em Tempo Integral.

Durante encontro no Palácio do Campo das Princesas, que contou com a presença do vice-governador Raul Henry, Jorge Paulo Lemann assistiu a uma apresentação feita pelo secretário estadual de Educação, Fred Amâncio. O empresário almoçou com o governador e, em seguida, conheceu a Escola Técnica Estadual (ETE) Cícero Dias, localizada em Boa Viagem, no Recife, que é focada no setor da tecnologia da informação.

“É muito gratificante para o Governo de Pernambuco receber um empresário como Lemann, que não se destaca apenas pelo sucesso das suas empresas, mas também por suas iniciativas inovadoras na área da Educação, que demonstram grande espírito público e profunda responsabilidade social”, argumentou o governador Paulo Câmara. O vice-governador Raul Henry afirmou que Jorge Paulo Lemann “é hoje o maior mecenas da Educação no Brasil”.

Entre as parcerias que o Governo de Pernambuco tem com a Fundação Lemann está o trabalho para a formação de gestores estaduais em Educação. Na conversa com o governador, Jorge Paulo Lemann afirmou que pretende ampliar também os investimentos na formação de quadros brasileiros para as empresas do grupo.

“Uma visita como a do presidente da Fundação Lemann é importante, pois reforça o trabalho que a gente vem desenvolvendo para melhorar a qualidade do ensino em Pernambuco. Isso nos estimula a continuar nesse trabalho, buscando sempre melhores resultados para nossos alunos”, destacou Fred Amâncio.

A gestora da ETE Cícero Dias, Aldineide de Queiroz, apresentou para o presidente da Fundação Lemann detalhes do projeto político-pedagógico da unidade e exibiu as animações premiadas “A aula” e “O cortiço” - feitas pelos alunos. Além disso, o empresário conheceu os laboratórios de Mídia, Ciência, Física, Química e de Informática.

Aluna da ETE Cícero Dias há três anos, Vitória Neves, de 17 anos, conta que se orgulha de fazer parte de uma escola que é referência no País e no mundo. “Desde que eu entrei aqui, a minha visão de mundo e de futuro mudou completamente e acho que é importante levar essa realidade para outros estudantes também. A Cícero Dias é uma escola do futuro”, afirmou a estudante, que, junto com outros dois alunos – Sâmara Beatriz, 17, e Pedro Gomes, 14 – realizaram a visita guiada pela escola com o presidente da Fundação Lemann. 

GRUPO – Jorge Paulo Lemann é um dos sócios da empresa 3G Capital, ao lado de Marcel Telles e Beto Sucupira, e também tem investimentos nos fundos Gera Venture Capital e Innova Capital. A Gera Venture é focada em Educação e originou à holding Eleva Educação, que pretende criar uma rede de escolas de alta qualidade acadêmica. Lemann, Telles e Sucupira figuram na lista de bilionários da revista “Forbes”.