sábado, 23 de novembro de 2013

Humor: Secadora em oferta: Miriam Leitão

Desemprego recua e acua os urubólogos

Altamiro Borges, Blog do Miro
“Há vários meses e quase diariamente, os urubólogos da mídia – como Miriam Leitão, Carlos Alberto Sardenberg e muitos outros porta-vozes dos banqueiros – garantem que a economia brasileira está à beira do colapso. Entre outras previsões apocalípticas, eles preveem o iminente retorno das demissões em massa. A realidade, porém, é cruel e insiste em desmoralizá-los. Nesta quinta-feira (21), o IBGE anunciou que o índice oficial de desemprego em outubro foi de 5,2%, inferior aos 5,4% de setembro e o menor desde o início de levantamento do instituto, em 2002.

Já o Cadastro Geral de Empregados e Desempregados (Caged), do Ministério do Trabalho, informa que o Brasil gerou 94,9 mil postos de trabalho formais em outubro, ante 67 mil um ano antes – um aumento de 42%. É o terceiro mês seguido de crescimento. No acumulado do ano, a geração de vagas com carteira assinada soma 1,464 milhão, alta de 18,3% sobre os primeiros dez meses do ano passado. Num mundo em profunda crise capitalista, com índices recordes de desemprego, os dados brasileiros são surpreendentes e deixam os urubólogos da mídia desnorteados.

Mesmo assim, os adoradores do “deus-mercado” e saudosos dos neoliberais tucanos não desistem. A Folha desta sexta-feira (22), por exemplo, apresenta uma notícia altamente positiva como negativa. Desnorteado, o jornal lamenta: “Os juros mais altos, a freada do consumo e a confiança reduzida de empresários não se traduziram ainda em demissões e a taxa de desemprego se manteve em outubro em nível historicamente baixo”. Ainda! Para a Folha, as demissões “ainda” vão explodir, ajudarão a reduzir a popularidade de Dilma e a levar os tucanos novamente ao poder.

A Folha rentista aposta, pela enésima vez, que “as expectativas apontam para uma deterioração do mercado de trabalho ao longo do próximo ano”. Como prova das suas previsões, ela cita relatório da consultoria Rosenberg & Associados, um biombo dos banqueiros, que afirma que "os custos muito elevados para demissão e o mercado de trabalho ainda relativamente aquecido, que levariam a dificuldades e maiores preços para contratação em caso de retomada econômica, têm conseguido evitar uma taxa de desemprego mais alta”. Haja cinismo!”

Lembo: "há base legal para impeachment de Barbosa"

247 - Depois que juristas mais identificados com a esquerda, como Dalmo Dallari e Celso Bandeira de Mello, assinaram um manifesto contra as arbitrariedades de Joaquim Barbosa (leia aqui), agora é a vez de outro jurista, do campo conservador, ir ainda mais longe. O ex-governador de São Paulo e professor do Mckenzie Claudio Lembo afirmou, em entrevista ao programa "É Notícia", da RedeTV!, que já há base legal para o impeachment de Joaquim Barbosa. Leia, abaixo, o material divulgado pela RedeTV sobre a entrevista que vai ao ar neste domingo:

Lembo diz que há bases legais para impeachment do presidente do STF

Ex-governador de SP é o entrevistado do 'É Notícia' deste domingo (24)  
 
No programa "É Notícia" deste domingo (24), o ex-governador de São Paulo Cláudio Lembo disse que a determinação do presidente do Supremo Tribunal Federal (STF), Joaquim Barbosa, de pedir a prisão imediata dos principais réus condenados no julgamento do mensalão, pode servir de base para um processo de impeachment.
 
Barbosa decidiu determinar as prisões sem levar ao plenário do STF sua decisão, como havia dito que faria ao encerrar a sessão de quarta-feira (13) do tribunal. "Nunca houve impeachment de um presidente do STF. Mas pode haver, está na Constituição. Bases legais, há. Foi constrangedor, um linchamento. O poder judiciário não pode ser instrumento de vendetta." 
 
Sobre a  prisão em regime fechado do deputado José Genoino, Lembo disse que "não pode haver esse tipo de descuido de uma autoridade superior da República."
 
Em entrevista a José Roberto de Toledo, o político de 79 anos disse que o melhor do julgamento do Mensalão foi a transparência com que o processo foi conduzido.  "A gente precisa descobrir o poder. A transmissão do julgamento foi boa para o povo descobrir essa aristocracia do poder."
 

Justiça do espetáculo


Folha de S. Paulo - André Singer

Numa atitude que vem se tornando recorrente, o presidente do STF, Joaquim Barbosa, mais uma vez usou as prerrogativas de que dispõe para conturbar o delicado ambiente que envolve a ação penal 470. A maneira pela qual decidiu o início da execução das sentenças parece obedecer mais a fins de publicidade do que a necessidades objetivas.
Não se questiona aqui que condenações transitadas em julgado fossem executadas, ainda que diversos aspectos do processo permaneçam duvidosos. Mas o 'modus faciendi' altera bastante o resultado final, dando conotação de parcialidade aos atos do ministro. Em lugar de amenizar os aspectos espetaculares das medidas, como seria de esperar caso houvesse preocupação profunda com o espírito da lei, ele os potencializou, em uma demonstração de que o janismo pode reaparecer onde menos se espera. Continue lendo aqui o artigo na íntegra.

PSB endurece estratégia contra Aécio



Semana após semana, o PSB do governador de Pernambuco, Eduardo Campos, deixa claro que as conversas sobre uma espécie de pacto de não-agressão ao senador e pré-candidato tucano ao Palácio do Planalto, Aécio Neves (PSDB-MG), são coisa do passado. Meses atrás, os dois sentavam-se com frequência para discutir a eleição presidencial, falavam na necessidade de caminharem juntos para forçar um segundo turno e faziam juras de apoio para uma eventual segunda etapa de votação.
Na medida em que as pesquisas apontam para uma recuperação da presidente Dilma Rousseff e, mais recentemente, para um avanço de Aécio, os socialistas endureceram o discurso e a estratégia. Nas conversas de bastidor, interlocutores de Campos agora se empenham em traçar diagnósticos de onde o PSDB vai bem e onde é possível dificultar a vida do senador mineiro.
Os socialistas se dizem confiantes na capacidade de Eduardo Campos se fortalecer no decorrer da campanha, apresentando-se como novidade e agregando parte do capital eleitoral da ex-senadora Marina Silva. Mas há também o entendimento de que, para que isso ocorra, a largada da corrida presidencial não pode se dar num cenário de polarização entre PT e PSDB.
Em suma, o PSB sabe que precisa de Aécio para viabilizar seu jogo eleitoral, mas não pode ter o tucano em situação favorável demais. Diante dessa equação, socialistas mencionam recorrentemente o nome do ex-governador José Serra. Torcem para que a ofensiva dele para se manter no páreo para 2014 enfraqueça Aécio de alguma forma. O PSB dá como certa a candidatura do mineiro, mas enxerga na ala serrista do PSDB disposição para atrapalhar a articulação da pré-campanha.
Para completar, há no PSB quem já tenha o discurso pronto para atacar o senador mineiro caso ele se fortaleça significativamente antes do início oficial da campanha. A ideia é pegar embalo nas prisões do mensalão e abrir o ano alimentando o debate sobre o mensalão mineiro e a possibilidade de o caso entrar na pauta do Supremo Tribunal Federal. (Porta IG – Poder Online Clarissa Oliveira)

STJ mantém ex-governadora tucana Yeda Crusius como ré

  O STJ rejeitou o último recurso da ex-governadora gaúcha Yeda Crusius (PSDB) em ação por improbidade administrativa aberta contra ela em 2009, no Rio Grande do Sul. Com isso, Yeda terá responder na primeira instância da Justiça Federal à acusação de desvio de verbas no Detran à época em que governou o Estado, entre 2007 e 2010.
A corrupção na política tem uma característica curiosa. O corrupto está sempre nos outros partidos. Em condições normais, as primeiras prisões do mensalão fariam do PT um alvo fácil para o PSDB. O tucanato, porém, administra com parcimônia o dedo indicador. Deve-se a falta de vigor ao acúmulo de perversões no ninho.
O PSDB assiste à entrada do mensalão tucano de Minas na fila de julgamentos do STF. Observa também o descarrilamento moral da legenda em São Paulo, às voltas com as perversões nos negócios de trens e metrô. Como se fosse pouco, o fantasma que assombra Yeda volta a sacudir o lençol.(Do blog de Josias de Souza)

Se arrependimento matasse



 Com as prisões de José Dirceu e José Genoino, o ex-presidente Lula não esconde mais sua irritação com o presidente do STF, Joaquim Barbosa. A amigos que estiveram com Lula nos últimos dias, as críticas deixaram de ser veladas e ele passou a ser categórico. Disse que o maior equívoco que cometeu na Presidência foi de indicar Barbosa para ministro do Supremo.

No Planalto, a avaliação é que não há hipótese do presidente do STF, Joaquim Barbosa, se filiar a algum partido para concorrer à Presidência ou algum cargo majoritário nas eleições do ano que vem. O núcleo político do governo acha que todos os bônus obtidos por Barbosa no Supremo cairão por terra.
“Ele terá que responder sobre todas as suas escolhas e por todos os erros e problemas enfrentados pelo partido que ele se filiar”, diz um interlocutor palaciano. Ministros do STF fazem a mesma aposta e ainda contam que ele deverá se aposentar tão logo deixe a presidência, em 2014, para evitar ser comandado por Ricardo Lewandowski, o próximo presidente do STF.  (Ilimar Franco - O Globo)

E quem tá preso é o Genoino...


51% do Aeroporto do Galeão foi leiloado por 19 bilhões. Se somado ao Aeroporto de Confins vai dar mais de três companhias Vale do Rio Doce, infinitamente mais rica. A Vale, patrimônio nacional, foi doada por Fernando Henrique Cardoso.


No SQN

Artigo de Opinião: Joaquim Barbosa e a face tenebrosa da maldade







Luis Nassif 


A disputa política permite toda sorte de retórica. Populistas, insensíveis, reacionários, porra-loucas, o vocabulário é abrangente, da linguagem culta à chula.
Em todos esses anos acompanhando e participando de polêmicas, jamais vi definição mais sintética e arrasadora do que a do jurista Celso Antônio Bandeira de Mello sobre Joaquim Barbosa: “É uma pessoa má”.
Não se trata se julgamento moral ou político. Tem a ver com distúrbios psicológicos que acometem algumas pessoas, matando qualquer sentimento de compaixão ou humanidade ou de identificação com o próximo. É o estado de espírito que mais aproxima o homem dos animais.
O julgamento da bondade ou maldade não se dá no campo ideológico. Celso Antônio Bandeira de Mello é uma pessoa generosa, assim como Cláudio Lembo, cada qual com sua linha de pensamento. Conheci radicais de lado a lado que, no plano pessoal, são pessoas extremamente doces. Roberto Campos era um doce de pessoa, assim como Celso Furtado.
A maldade também não é característica moral. O advogado Saulo Ramos, o homem que me processou enquanto Ministro de Sarney, que conseguiu meu pescoço na Folha em 1987, que participou das maiores estripulias que já testemunhei de um advogado, nos anos 70 bancou o financiamento habitacional de um juiz cassado pelos militares. E fez aprovar uma lei equiparando direitos de filhos adotados com biológicos, em homenagem ao seu filho.
A maldade é um aleijão tão virulento, que existe pudor em expô-la às claras. Muitas vezes pessoas são levadas a atos de maldade, mas tratam de esconde-los atrás de subterfúgios variados, com o mesmo pudor que acomete o pai de família que sai à caça depois do expediente; ou os que buscam prazeres proibidos.
Joaquim Barbosa é um caso de maldade explícita.  Longe de mim me aventurar a ensaios psicológicos sobre o que leva uma pessoa a esse estado de absoluta falta de compaixão. Mas a  natureza da sua maldade é a mesma do agente penitenciário que se compraz em torturar prisioneiros; ou dos militares que participavam de sessões de tortura -- para me limitar aos operadores do poder de Estado. Apenas as circunstâncias diferem.
A natureza o dotou de uma garra e inteligência privilegiadas. Por mérito próprio, teve acesso ao que de mais elevado o pensamento jurídico internacional produziu, a ciência das leis, da cidadania, da consagração dos direitos.
Nada foi capaz de civilizar a brutalidade abrigada em seu peito, o prazer sádico de infligir o dano a terceiros, o sadismo de deixar incompleta uma ordem de prisão para saborear as consequências dos seus erros sobre um prisioneiro correndo risco de morte.
Involuntariamente, Genoíno deu a derradeira contribuição aos hábitos políticos nacionais: revelou, em toda sua extensão, a face tenebrosa da maldade.
Espera-se que nenhum político seja louco a ponto de abrir espaço para este senhor.

Genoino: o "corrupto" que nunca lidou com dinheiro

247 - "Mesmo com o tratamento digno e sério dos funcionários do sistema prisional, a sensação de estar preso injustamente é a mesma. Reafirmo que a tranquilidade da consciência dos inocentes é a mesma. Não cometi nenhum crime. Estou preso porque era presidente do PT. Isso faz de mim um preso político". A declaração é do José Genoino, concedida com exclusividade à revista Época, edição que chega nesta sexta-feira (22) às bancas. A entrevista foi feita na quinta-feira (21) pela manhã.
Questionado sobre o que pensa do futuro e que expectativa tem sobre o pedido de aposentadoria feito à Câmara, Genoino afirma que jamais deixará a luta política. "Posso ter que mudar a forma, o local e o uniforme, mas o sentido da minha vida é lutar por sonhos e causas. Nunca lutei por questões pessoais. Não tenho patrimônio nem riqueza material. Quem quiser pode vascular meus dados bancários e fiscais. Até quando puder, lutarei pela minha inocência e por um Brasil justo, soberano e democrático. Cumpro as decisões da Justiça com indignação", afirmou.
Confira matéria, assinada pelo diretor da publicação, Paulo Moreira Leite, na íntegra:
"Jamais deixarei a luta política"
Em entrevista à ISTOÉ, José Genoino fala sobre os momentos na cadeia. Com problemas de saúde, o deputado deve cumprir o restante da sentença em casa
Levado às pressas para o Incor de Brasília, na tarde da quinta-feira 21, José Genoino recebeu duas notícias ao mesmo tempo. A primeira veio dos médicos. Ao contrário do que se temia no início, ele não havia sofrido um infarto do miocárdio. Enfrentava uma nova crise de pressão alta, igualmente preocupante, mas previsível num paciente em sua condição. A segunda novidade veio do Supremo Tribunal Federal. Como o próprio Genoino, seus advogados e a procuradora-geral da República em exercício, Ella Wiecko, solicitavam desde a segunda-feira 18, o ministro Joaquim Barbosa, presidente do STF, concordou com o pedido de mudar seu regime prisional.
Em vez de cumprir seis anos e sete meses de pena em regime semiaberto, como ficou definido no julgamento da Ação Penal 470, Genoino foi autorizado a mudar-se para o regime de prisão chamado “domiciliar ou hospitalar”, considerado compatível com um estado de saúde classificado como “grave” ou “ gravíssimo” por todos os médicos que o examinaram nos últimos dias. Com a mudança, deixará de ser obrigado a dormir todas as noites na cela de uma prisão, com direito a sair apenas para trabalhar durante o dia, passando a viver internado num hospital ou mesmo em casa. Joaquim Barbosa fez questão de ressalvar que sua decisão tem caráter “provisório”, esclarecendo que irá aguardar um novo laudo – o quarto em cinco dias – para anunciar uma resolução definitiva. Ao ser informado da mudança, Genoino reagiu em tom de alívio: “Então quer dizer que não vou voltar para a Papuda?”, perguntou à mulher, Rioko, referindo-se ao presídio de Brasília onde se encontrava internado desde o sábado 16. Horas antes de se dirigir ao Incor, ainda na Papuda, Genoino concedeu entrevista exclusiva à ISTOÉ, quando falou do drama de sua terceira prisão. “(Quando entrei na prisão) Vieram à minha cabeça imagens terríveis de quando fui preso durante a ditadura. Depois de uma viagem de um dia inteiro, totalmente desnecessária, ficamos quatro horas em um pátio porque não sabiam onde nos colocar. Se não sabiam onde nos colocar, por que nos fizeram viajar?”, questionou.
Num país que acompanhava com apreensão a evolução da saúde de Genoino desde a noite da sexta-feira 15, quando ele se apresentou de punho erguido à sede da Polícia Federal, em São Paulo, numa cena que marcou o início das prisões de uma primeira leva de 11 condenados na Ação Penal 470, a decisão de Barbosa teve caráter reconfortante. Não deve ser vista, porém, como sinal de que a condenação tenha sido amenizada. A pena continua igual. A menos que, como outros condenados, Genoino consiga livrar-se da condenação por “formação de quadrilha” no julgamento do STF sobre embargos infringentes, sua situação legal será a mesma de antes.
O novo regime de prisão é fruto da compreensão de que, diante de seu estado de saúde, as razões da medicina deveriam orientar a letra fria do Direito, pois uma vida humana estava em jogo. Fumante inveterado a ponto de consumir três maços de cigarro por dia até quatro meses atrás, hipertenso que há muitos anos toma medicamento para controlar o mal, Genoino em julho foi vítima de uma dissecção da aorta, patologia que costuma produzir hemorragias graves, infarto e acidente vascular cerebral. Depois de uma cirurgia de oito horas, saiu do Sírio Libanês com uma prótese de 15 cm no tórax para substituir uma parte da aorta. “Nesta situação, é  preciso que o paciente tenha sua pressão arterial mantida nos níveis adequados”, explica o cardiologista Ricardo Miguel, da Sociedade de Cardiologia do Rio de Janeiro. Lembrando que a rotina da prisão pode “desencadear picos de hipertensão, que podem produzir um novo rompimento da aorta”, Ricardo Miguel acredita que “a melhor coisa para um paciente como ele é ficar em casa.” Com pequenas variações, um diagnóstico semelhante foi firmado por Roberto Kalil e Fabio Jatene, dois dos maiores cardiologistas do país, que atenderam Genoino no Sírio, e por Fábio Daniel, que o examinou, a pedido na família, a uma da madrugada de sábado, em Brasília. Os laudos deixaram claro que o deputado era um prisioneiro de risco – e a ninguém interessava a ocorrência de uma tragédia de conseqüências políticas imprevisíveis.
Verdadeira exceção numa sociedade polarizada e dividida, onde grande parte da população tem ojeriza por políticos profissionais, Genoino é um parlamentar de sete mandatos que colecionou um número imenso de admiradores nas várias fatias do espectro político, sejam aliados, sejam inimigos. O deputado do PT foi condenado a 6 anos e 11 meses de prisão, em regime semiaberto, por corrupção ativa e formação de quadrilha. Durante o julgamento do mensalão, três ministros que votaram por sua condenação – por ter, como presidente do PT, avalizado os empréstimos fictícios dos bancos BMG e Rural ao PT e participado de reuniões com dirigentes de partidos aliados em que se tratou de apoio político ao governo Lula em troca de vantagens financeiras – não deixaram de ressalvar o caráter admirável de Genoino e sua biografia com tantas passagens exemplares. Assinado por unanimidades da literatura, como Antonio Candido, e da música, como Chico Buarque, circula pela internet, com apoio de 11 000 pessoas, um abaixo-assinado que diz que “José Genoino é um homem honesto, digno, no qual confiamos. José Genoino traduz a história de toda uma geração que ousa sonhar com liberdade, justiça e pão.”
Durante a semana, criticada pelos militantes do PT por manter um silêncio absoluto em relação ao destino dos condenados da Ação Penal 470, a presidenta Dilma Rousseff demonstrou preocupação com a saúde de Genoino por “razões humanitárias.” Na verdade, a presidenta tem uma afeição pessoal pelo deputado e por Rioko, guerrilheira do PC do B como o marido, quando as duas ficaram presas sob a ditadura militar. Quando, em função  da ação penal 470, Genoino deixou o posto de assessor especial no ministério da Defesa, Dilma fez questão de receber o casal num jantar, no Alvorada. “É claro que a presidente se importa com o destino e o estado de vários condenados” afirma um assessor do Planalto. “Mas ela tem uma ligação com Genoino”, reforçou.
A melhor explicação para uma admiração com origens tão diversas encontra-se, provavelmente, numa ladeira no bairro paulistano do Butantã, endereço do maior patrimônio material do deputado. É um sobrado germinado, em formato de salsicha, comprado há três décadas com financiamento-padrão da Caixa Econômica. Os móveis são simples, mas acolhedores e confortáveis. O índice de luxo é zero e foi ali que o dono da casa criou um filho, uma filha. Uma outra filha de Genoino, nascida de uma relação fora do casamento, sempre morou com a mãe, em Brasília. De correspondentes estrangeiros a prestadores de pequenos serviços, todos visitantes se surpreendem ao descobrir a identidade do dono da casa. “Pensei que deputado só morava em mansão,” admitiu um funcionário de uma empresa de TV a cabo que, em função de uma política permanente de contenção de todas despesas que podem ser eliminadas, fora chamado para desinstalar um ponto num quarto que a primogênita Miruna desocupou quando foi passar uma temporada na Espanha.
Normalmente, Genoino mostra-se constrangido quando o interlocutor ameaça fazer um elogio que no fundo é um diminutivo – falar bem de um sujeito pelo simples fato dele não ter-se tornado ladrão. Considera-se um lutador da política. “Jamais deixarei a luta política. Posso ter que mudar a forma, o local e o uniforme, mas o sentido da minha vida é lutar por sonhos e causas. Nunca lutei por questões pessoais”, disse à ISTOÉ. Sempre atuou à esquerda. Deixou a guerrilha do Araguaia fazendo a autocrítica da luta armada. Tornou-se um dos cérebros do Partido Revolucionário Comunista, uma organização efêmera, em sua existência, mas duradoura em militantes que fizeram boa história – como o governador do Rio Grande do Sul Tarso Genro e a ex-ministra e adversária Marina Silva, o mártir da ecologia Chico Mende
Incapaz de longas caminhadas, sem fôlego para a mesma oratória do passado, dias depois de deixar a mesa de cirurgia Genoino entrou com pedido de aposentadoria no Congresso, iniciativa que deu início a uma corrida contra o tempo nos bastidores de Brasília. Interessado em preservar seus direitos como parlamentar, Genoino quer aprovar a aposentadoria o quanto antes, encerrando a carreira no mesmo instante. Em busca de medidas que ajudam a agradar as ruas em ano pré-eleitoral, o presidente da Câmara, Henrique Eduardo Alves, quer votar a cassação dos parlamentares condenados pelo mensalão em prazo recorde. Se isso ocorrer, e Genoino for cassado, perderá o mandato e os direitos acumulados na carreira.  s. Mas na década de 1990 andava tão moderado entre os petistas que sentia-se mais à vontade para dialogar com estrelas do PSDB, inclusive o presidente Fernando Henrique Cardoso, e Luiz Eduardo Magalhães, nome em ascensão no PFL baiano até ser derrubado por um infarto fulminante

Lula: ''Não entendo quem não acredita no Brasil''



Edição/247 Fotos: Ricardo Stuckert/Instituto Lula | Folhapress:
O Ex-presidente bateu duro contra o " complexo de vira-latas" dos que "torcem contra o Brasil" e fulminou o tucano José Serra sobre as insinuações da oposição acerca de suas participações em eventos públicos desde que deixou o Planalto.
"Quando eu era presidente, incomodava muita gente porque ia em inauguração de tudo quanto é fabrica. O Serra falava assim: 'o Lula vai até em cerimônia de empréstimo do BNDES. Eu ia porque queria participar de coisas positivas".
 Lula participou da inauguração da fábrica da cerveja Itaipava em Alagoinhas, na Bahia. (Do portal BR247)

Interlocução de Pernambuco com o Planalto está sendo feita por Humberto Costa

Humberto_Costa - Foto Pedro França-Agência Senado
Pelo fato de o governador Eduardo Campos tem rompido com o governo federal, a interlocução de Pernambuco com o Palácio do Planalto passou a ser feita pelo senador Humberto Costa (PT).
Coube ao senador organizar um encontro de prefeitos pernambucanos no próximo dia 2, em Gravatá, com a presença de quatro ministros da presidente Dilma Rousseff.
Neste evento, segundo sua assessoria, “ministros e representantes de várias pastas irão prestar orientações sobre os programas e ações do governo federal, além de apresentar oportunidades de financiamento que estão disponíveis para os municípios”.
Virão a Pernambuco naquela data os ministros da Secretaria de Relações Institucionais, Ideli Salvatti; do Planejamento, Miriam Belchior, do Desenvolvimento Social, Tereza Campello; e do Desenvolvimento Agrário, Pepe Vargas.
Veja, abaixo, a programação do encontro:
9h- Assinaturas de convênios e entrega de caminhões-pipa para 25 municípios (lista em anexo) e de uma retroescavadeira para Fernando de Noronha.
10h – Início do atendimento individualizado a prefeitos e gestores.
14h – Palestras sobre Educação e Saúde(De Inaldo Sampaio)

Veja a lista dos municípios que serão contemplados com entrega de caminhões-pipa:

Afogados da Ingazeira
Afrânio
Arcoverde
Belém S. Francisco
Betânia
Cabrobo
Calumbi
Carnaiba
Carnaubeira da Penha
Ibimirim
Iguaraci
Inajá
Ipubi
Itapetim
Orocó
Parnamirim
Quixaba
Salgueiro
Santa Cruz da Baixa Verde
Santa Filomena
São José Do Belmonte
São José Do Egito
Tabira
Tacaratu
Verdejante

Ministério da Saúde libera R$ 3,5 milhões para o Hospital das Clínicas da UFPE

 
O Ministério da Saúde anunciou nesta sexta-feira (22) que vai investir R$ 82,4 milhões nos Hospitais Universitários do país por meio de um Programa de Reestruturação dessas unidades de ensino (Rehuf).
O repasse faz parte do total de R$ 560 milhões aprovado em 2013 para a reestruturação dessas unidades.
Ao todo, 29 Hospitais Universitários serão beneficiados com esses recursos, entre os quais o Hospital das Clínicas da UFPE, cujo estado de degradação dá pena.
Os Hospitais Universitários são vinculados às instituições de ensino superior do Ministério da Educação.
Mas o Ministério da Saúde repassa, além do financiamento do Rehuf, recursos para o custeio dos serviços prestados à população.(Por: Inaldo Sampaio)

Mídia internacional destaca êxito de leilões



:
A mídia internacional muda de aposta em relação ao Brasil, após sucesso das concessões dos aeroportos do Galeão e de Confins. Wall Street Journal, New York Times e agência Bloomberg destacam valor superior a R$ 20 bilhões arrecadado pelo governo.
'Representa uma alta para o governo Dilma Rousseff', reconheceu o WSJ. Já o NYT lembrou que os leilões da manhã desta sexta-feira 22 ultrapassaram soma arrecadada na batida do martelo pelo campo petrolífero de Libra, na região do pré-sal. Críticos da política econômica do País, o jornal britânico Financial Times registra resultado discretamente, enquanto a revista The Economist não abordou o fato durante a tarde. (Do portal BR247)

sexta-feira, 22 de novembro de 2013

UPE realizará seu vestibular, versão 2014

A Universidade de Pernambuco oferecerá, para o ano de 2014: 3.470 (três mil quatrocentas e setenta vagas) em 54 cursos de graduação, sendo: 2.080 (duas mil e oitenta) vagas no vestibular e 1.390 (mil trezentas e noventa) no Sistema de Avaliação- SSA.

Os cursos são distribuídos nas seguintes Regiões: Metropolitana do Recife, Mata Norte, Mata Sul, Agreste e Sertão. A presença da instituição Universidade nas diferentes regiões e cidades desempenha um papel crucial no desenvolvimento social e econômico em que se insere, gerando não só formação de profissionais, como também a construção de conhecimentos e difusão articulada nas comunidades através do ensino, pesquisa e extensão.

NÚMERO DE INSCRITOS: 41.062 (ano anterior – 41.551)
CURSOS: 54 cursos de graduação.
VAGAS: 2.080 (duas mil e oitenta) vagas nos cursos de graduação.

LOCAIS DE PROVA: 64 prédios, distribuídos no Recife, Olinda, Paulista, Jaboatão dos Guararapes, Nazaré da Mata, Caruaru, Garanhuns, Arcoverde, Salgueiro, Petrolina, Palmares e Serra Talhada.

DIAS DE PROVAS: domingo (24/11/13) e segunda-feira (25/11/13).
LISTÃO DOS CLASSIFICADOS: pode ser divulgado até o dia 31/01/2014.
LISTÃO DOS REMANEJÁVEIS E REPROVADOS: pode ser divulgado até o dia 04/02/2014.
DIVULGAÇÃO DO EDITAL DE MATRÍCULA: até o dia 20/01/2014.


Para saber mais, consulte o site da www.upe.br

Transposição: número de trabalhadores aumentou 90%

O Ministério da Integração Nacional divulgou que neste mês o número de trabalhadores na obra do Projeto de Integração do Rio São Francisco aumentou 94% quando comparado ao mesmo período de 2012. Atualmente, 7.439 trabalhadores estão contratados para atuarem no empreendimento. A expectativa é de gerar novos postos de trabalho nos próximos meses.
Com a conclusão das contratações remanescentes do Projeto de Integração do Rio São Francisco, o ministério tem reforçado o ritmo das obras. Somente em 2013, mais de 3.000 novas pessoas foram admitidas.
Ao todo, o Projeto São Francisco dispõe de 113 frentes de serviço em atividade, ao longo dos mais de 470 km de extensão dos Eixos Leste e Norte. Com mais de duas mil máquinas em funcionamento, o São Francisco possui ainda quatro trechos que operam 24 horas por dia, nos municípios de Salgueiro (PE), Cabrobó (PE), Jati (CE) e São José de Piranhas (PB).
MONITORAMENTO
O monitoramento do Projeto de Integração do Rio São Francisco está dividido em seis metas de execução (Metas 1N, 2N, 3N, 1L, 2L e 3L) e todas estão em atividade. As etapas são compostas pelos antigos 16 lotes de obras. Os dois canais de aproximação do Eixo Norte e Leste, executados pelo Exército Brasileiro, já estão concluídos.
O Projeto de Integração do Rio São Francisco é a mais importante iniciativa da Política Nacional de Recursos Hídricos e também a maior obra de oferta de água do país. O objetivo principal do São Francisco é garantir a segurança hídrica para mais de 390 municípios no Nordeste setentrional.

Dilma: PT herdou dívidas com o FMI do governo anterior

A presidente Dilma Rousseff (PT), sem citar diretamente o ex-presidente Fernando Henrique Cardoso, fez críticas ao governo do tucano ao lembrar que, quando o PT assumiu o comando do Brasil, em 2003, herdou dívidas para quitar com o Fundo Monetário Internacional (FMI). A petista afirmou, nesta sexta-feira (22), que o governo anterior ao do ex-presidente Luiz Inácio Lula da Silva (PT) deixou um acordo com o Fundo que limitava investimentos.
Segundo Dilma, depois de quitar a dívida com o FMI, o País conseguiu ter autonomia para fazer os investimentos. Ela declarou que somente em seu governo, já foram investidos R$ 93 bilhões.
A presidente afirmou ainda que a falta de autonomia e a baixa capacidade financeira do Brasil impedia aportes em saneamento básico. “Por isso, não tinha esgoto e abastecimento de água tratada”, disse.
Dilma participou de cerimônia de inauguração da Unidade de Pronto-Atendimento (UPA) 24 horas em Horizonte, no Ceará.(blog da folha)

Dilma tinha razão: BTG, que apostou contra, perdeu

247 - Na entrevista exclusiva concedida ao 247, a presidente Dilma Rousseff afirmou que "quem torce contra o Brasil perde" (leia aqui). A frase se encaixa perfeitamente ao banqueiro André Esteves, do BTG Pactual, que já frequentou os círculos do poder, mas, hoje, é motivo de chacota em Brasília. O motivo: em julho deste ano, numa entrevista concedida às páginas amarelas da revista Veja, ele afirmou que estava cada vez mais difícil "vender o Brasil". Esteves debochou do programa de concessões e até duvidou da capacidade de gestão do governo Dilma. "Em alguns segmentos do governo, falta capacidade de gestão e, em outros, os diagnósticos, estão errados. Tem gente que ainda acha que está abafando", disse ele.
Aquela entrevista foi mais uma etapa no processo de construção de um discurso que apontava certo distanciamento entre empresários e o Palácio do Planalto (leia mais aqui). Esteves, que no passado afirmou que o BTG era uma espécie de "BNDES privado", perdeu uma oportunidade e tanto de ficar calado. O sucesso do leilão de Confins e do Galeão repercutiu mundo afora e, segundo o Wall Street Journal, coloca a presidente Dilma "em alta". Pode até ser que o banqueiro consiga reconstruir suas pontes com os círculos do poder, que já frequentou. Mas, hoje, ele é quase persona non grata em Brasília.
Leia, abaixo, o que André Esteves disse às páginas amarelas de Veja sobre o programa de concessões. E tem gente que ainda acha que está abafando:
As concessões e a confiança no Brasil
Paira uma grande incerteza sobre o rumo que o país está tomando. Nos últimos tempos, o governo lançou pacotes para ferrovias, rodovias e aeroportos que até iam na direção certa, mas resolveu definir ele mesmo a taxa de retorno do investimento – o que, além de despropositado, é tarefa absolutamente inglória (...) Temos um cliente, um grande fundo de pensão canadense acostumado a aplicar bilhões aqui, que suspendeu temporariamente os investimentos em infraestrutura até ter mais clareza sobre o futuro. É esse o jogo – o das expectativas – que o governo está perdendo (...) O que me choca é que é tudo muito fácil de resolver.
Se é fácil, por que ninguém faz?
Em alguns segmentos do governo, falta capacidade de gestão e, em outros, os diagnósticos, estão errados. Tem gente que ainda acha que está abafando.

Ministra do TSE reconduz Julio Lossio à Prefeitura de Petrolina



















A ministra Laurita Vaz, do Tribunal Superior Eleitoral (TSE), acatou, há pouco, o agravo regimental impetrado pelo prefeito cassado de Petrolina, Julio Lossio (PMDB), e, com isso, assegura a recondução do peemedebista ao cargo até que o pleno da Suprema Corte Eleitoral do país julgue o processo de cassação de diploma movido pelo Partido Socialista Brasileiro (PSB).
Com a decisão desta sexta-feira (22), o segundo colocado na disputa pela Prefeitura de Petrolina na eleição do ano passado, o deputado federal Fernando Filho (PSB), fica impedido de ser empossado na próxima quarta-feira (27), como havia sido agendado previamente após a decisão monocrática da mesma ministra, divulgada na última quarta-feira (20).(blog do magno martins)

Artigo de opinião : Somos todos PT!

Ao cair da tarde de ontem, a indignação já não cabia mais no peito. Tornou-se difusa, errática, descontrolada e insensata, até. Voltou-se inclusive contra o alvo da injustiça, o próprio PT, por loucura que pareça eu ter agido assim. Afinal, a permanecer na retranca, o partido presta colaboracionismo às hordas selvagens que o fustigam.
Genoino finalmente enfartou. Era o que esperavam para enviá-lo ao hospital. Acudi-lo só quando chegou aos umbrais da morte lembra o que faziam os torturadores do regime militar quando as vítimas de suas sevícias chegavam ao limite da resistência humana e só então os algozes as cuidavam a fim de que pudessem suportar mais torturas.
Escrevo uma saraivada de impropérios nas redes sociais… Perdi o controle. A indignação pode ser uma droga, em certo grau.
Eis que o amigo bem-informado telefona e recomenda calma. Tranquiliza-te. Eles foram longe demais. A reação está começando. Movimentos sociais, centrais sindicais, políticos, militantes, blogueiros, tuiteiros, estudantes, jovens, idosos, homens e mulheres de todo o país estão se erguendo contra a injustiça. Logo mostrarão a força de nossa indignação.
Muitos jamais se filiaram nem virão a se filiar ao PT. Grande parte é crítica ao partido, em maior ou menor grau – e estou entre eles. Acusam-no de fazer concessões à direita, de incoerências. Enfim, acusam-no de tudo. Às vezes com razão… Mas a imagem daqueles três homens sendo enclausurados sem um julgamento justo, revolta ao impensável.
De repente, muitos enxergam que, neste país, cadeia é só para preto, pobre, prostituta e, agora, também para petista. O escândalo é com a oposição? Eles dão um jeito de meter o PT no meio. O Jornal Nacional conseguiu colocá-lo até no escândalo dos trens comprados pelo PSDB de SP.
Nunca ficou tão claro a tantos que alguns tentam destruir um partido político por todo e qualquer meio possível e imaginável. Mesmo os que resistem a esse partido se perguntam se podem compactuar com esse fascismo em estado puro, com essa “petefobia” delirante que se sustenta na mentira, na distorção, no acobertamento, na trapaça.
Muitos vão se surpreendendo ao descobrir que os “poderosos” que os jornais dizem que finalmente estão sendo punidos não passam de homens que estão longe de ter enriquecido na política e que um deles é praticamente um espartano, em termos de modo de vida.
Não importa o que você pensa do PT. Se não nutrir ódio pelo partido, mas meramente uma discordância legítima, não pode compactuar com o que estão fazendo. Você é capaz de se olhar no espelho e dizer que o PT é o único partido que merece ter membros presos?
Só um demente pode dizer justo que os únicos políticos presos sejam José Genoino, José Dirceu e Delúbio Soares. Só um hipócrita crônico pode aceitar isso enquanto tantos corruptos que enriqueceram até estourar estão vagando há décadas por aí sem jamais ter sido incomodados.
Não, você que é uma pessoa decente, que tem consciência, que não se entrega à perversão que tomou alguns setores de nossa sociedade sabe que sempre haverá tempo para combater o PT por esta ou por aquela razão, mas não é agora. Neste momento, barrar a tentativa de destruição de um partido político como o PT é uma causa da democracia.
E, se discorda, nem perca seu tempo dizendo que não o represento. Nem sonharia em falar por aqueles ou para aqueles que adotam a conduta que a charge que ilustra este post reproduz. Minha indignação não é seletiva. Falo para e pelas pessoas lúcidas, de caráter, com vergonha na cara, com um mínimo senso de justiça. E por mais e para mais ninguém.

Armando busca aproximação com Julio Lóssio


 
Foto: Alexandre Albuquerque/Divulgação
Em caravana neste fim de semana pelo Sertão de Pernambuco para reunião com lideranças, o senador Armando Monteiro Neto (PTB) dará uma parada estratégica em Petrolina, onde conversará com Julio Lossio (PSDB), que semana passada foi afastado da Prefeitura pelo Tribunal Regional Eleitoral (TRE-PE), após ter o mandato cassado.

O encontro pode ser visto como uma aproximação entre os políticos e sinaliza uma união de forças. Nas eleições municipais de 2012, a vitória de Lóssio, que conseguiu a reeleição, representou a maior derrota política de Eduardo Campos no Estado. Ainda que não tenha participado da campanha em Petrolina, o governador apoiou a candidatura do deputado federal Fernando Filho (PSB), que perdeu com mais de 18 mil votos de diferença.(blog da folha)

Dilma ganha mais uma: ágio de 293% no Galeão

Da Agência Brasil
Brasília – A presidenta Dilma Rousseff disse hoje (22) que o resultado do leilão dos aeroportos do Galeão e de Confins foi “muito além da expectativa”. Com o valor global do leilão, a arrecadação será de R$ 20,83 bilhões. Segundo cálculos do governo, no Galeão, o ágio foi mais de 293% do valor mínimo, que era de R$ 4,82 bilhões, enquanto que em Confins, o lucro sobre o lance mínimo - R$ 1,096 bilhão - foi 66,05%.
Dilma Rousseff ressaltou que o resultado do leilão mostrou “interesse imenso dos investidores no Brasil”. Ela acrescentou que o que é mais importante nesse processo é que ficou claro o interesse das empresas, “porque quem ganhou são grandes empresas de aeroportos”, disse antes de anunciar investimentos em mobilidade urbana, no Ceará.
O Consórcio Aeroportos do Futuro venceu o leilão pela concessão por 25 anos do Aeroporto Internacional Antônio Carlos Jobim/Galeão, no Rio de Janeiro, pelo valor de R$ 19,018 bilhões. Na mesma disputa, com a proposta de R$ 1,82 bilhão, o consórcio AeroBrasil conquistou a concessão, por 30 anos, no Aeroporto Internacional Tancredo Neves, em Confins, na região metropolitana de Belo Horizonte. O arremate foi feito na BMF&Bovespa, em São Paulo, num valor total de R$ 20.838.888.000.
De acordo com a Agência Nacional de Aviação Civil (Anac), no aeroporto do Galeão, fazem parte das melhorias obrigatórias a construção de 26 pontes de embarque até o dia 30 de abril de 2016; a construção de estacionamento com capacidade mínima para 1.850 veículos até o fim de 2015; a adequação das instalações para armazenamento de carga (para os jogos olímpicos de 2016); a ampliação do pátio de aeronaves até 30 de abril de 2016; e a construção de sistema de pistas independentes até atingir o gatilho de 262.900 movimentos ao ano.
Em Belo Horizonte, no aeroporto de Confins, as obras obrigatórias incluem a construção de novo terminal de passageiros com no mínimo 14 pontes de embarque até 30 de abril de 2016 e vias terrestres associadas, além da ampliação do pátio de aeronaves até 30 de abril de 2016 e da construção da segunda pista independente até 2020 ou gatilho de 198.000 movimentos ao ano.

INVESTIMENTOS
A Odebrecht e a Changi deverão investir 5,7 bilhões de reais no Galeão, segundo o edital da licitação. Já o consórcio da CCR deverá aportar 3,5 bilhões de reais no terminal mineiro.
O valor de outorga será pago em parcelas anuais ao longo do prazo de concessão, de 25 anos para Galeão e de 30 anos para Confins, começando a partir de 12 meses após a assinatura dos contratos.
A estatal Infraero, que será sócia minoritária dos dois consórcios, com participação de 49 por cento, esperava um ágio menor para o aeroporto do Galeão, disse o presidente da estatal, Gustavo do Vale, a jornalistas.
No mesmo modelo que inclui a Infraero, o governo transferiu o controle dos terminais de Guarulhos (SP), Viracopos (SP) e Brasília (DF) para a iniciativa privada em fevereiro de 2012, arrecadando 24,5 bilhões de reais.
O primeiro leilão de concessão de aeroportos, o de São Gonçalo do Amarante (RN), realizado em 2011, teve um modelo diferente, com uma concessão 100 por cento privada, ou seja, sem a participação da Infraero.

Médicos descartam enfarto do deputado José Genoino

Agência Brasil (Brasília) – Boletim médico divulgado pelo Instituto de Cardiologia do Distrito Federal (IC-DF), no início da tarde, desta sexta-feira (22) descartou um enfarto do miocárdio do deputado José Genoino (PT-SP). Ele deu entrada no instituto na tarde da última quinta-feira (21), quando foi submetido a uma série de exames. Segundo o boletim, foram diagnosticados “níveis pressóricos (pressão arterial)” no paciente que poderiam comprometer o resultado da cirurgia de correção e de dissecção da artéria aorta e “alteração de coagulação secundário ao uso de anticoagulante, o que aumenta o risco de sangramentos.
Segundo os médicos do IC-DF, Genoino tem um histórico clínico de hipertensão arterial sistêmica. Em julho deste ano ele foi operado para a dissecção da aorta e, em agosto, enfrentou outra cirurgia após um acidente vascular cerebral. “O paciente foi reavaliado pela manhã, encontra-se estável e deverá permanecer internado até o controle adequado da pressão arterial e dos parâmetros de coagulação”, informaram os médicos no boletim.

Presidente nacional do PT envia nota ao PT estadual

O Presidente reeleito do PT nacional, deputado Rui Falcão enviou nota de solidariedade aos petistas estaduais que conseguiram fechar um acordo que selou a paz entre os diversos grupos que disputavam a presidência estadual da legenda.A nota foi lida pelo atual presidente Pedro Eugênio na sede do partido.
Confira, abaixo, a nota na íntegra:
Companheiros (as)
Vocês fizeram um gesto de unidade que qualifica e engrandece o nosso partido. O desprendimento e a capacidade de doação de Bruno e Teresa superaram qualquer pleito individual, mesmo que legítimo.
Pedro Eugenio, sua gestão será sempre lembrada por esta habilidosa e paciente “costura”.
O PT de todo o País agradece sensibilizado.
Saudações petistas.
Rui Falcão
Presidente Nacional do PT.

Sucesso de leilões desafia PSB a criar novo discurso

Ágio de 293% no leilão do aeroporto do Galeão

Agência Brasil (São Paulo) – O consórcio Aeroportos do Futuro arrematou na manhã de hoje (22) a concessão do Aeroporto Internacional Antônio Carlos Jobim/Galeão, no Rio de Janeiro, com um lance de R$ 19 bilhões, com um ágio de 293%. Os direitos de ampliação, manutenção e exploração do Aeroporto Tancredo Neves, em Confins, na região metropolitana de Belo Horizonte foram arrematados pelo consórcio Aerobrasil por R$ 1,82 bilhão.
O Galeão recebeu cinco lances na primeira fase do leilão, sendo que a melhor proposta acabou mantida na etapa de lances a viva voz.
Confins recebeu três propostas na etapa de lances por escrito, a maior chegou a R$ 1,4 bilhão, feito pelo mesmo consórcio que acabou vencendo o leilão. As empresas do Aerobrasil tiveram, no entanto, que melhorar a proposta para conseguir arrematar o leilão na disputa em viva-voz.
O consórcio Aliança Atlântica, deu duas novas propostas durante a última fase do leilão, chegando a oferecer R$ 1,8 bilhão pelo aeroporto. O lance mínimo para o terminal mineiro era R$ 1,09 bilhão. Para o Galeão, o lance mínimo era R$ 4,82 bilhões.

PT divulga documento de acordo que evitou 2º turno do PED

Petistas apresentaram texto que garantiu acordo (Foto: Marcelo Montanini)
O PT de Pernambuco divulgou, há pouco, o texto que vai garantir o acordo entre as  diferentes correntes partidárias envolvidos na disputa do Processo de Eleição Direta (PED)  o que objetivou a não realização  de um segundo turno entre os candidatos Bruno Ribeiro e Teresa Leitão.
 Veja a íntegra do texto:
ACORDO POLÍTICO PARA AÇÃO CONJUNTA DO PT EM PERNAMBUCO
O Processo de Eleição Direta do Partido dos Trabalhadores em Pernambuco, por seu resultado, apontou para um equilíbrio de forças entre as principais que participaram do pleito, que permitiria ou a construção de um consistente e duradouro acordo para uma atuação política conjunta e articulada ou o agravamento das disputas que vêm ocorrendo no partido nos últimos anos.
Todas as forças políticas e os que assinam este documento optaram pelo caminho do fortalecimento e da autonomia do PT. O caminho de uma unidade programática maior, que não esconde as nossas diferenças, que irão sendo aplainadas ao longo do tempo à medida que sejamos capazes de fazer o debate interno de forma franca e madura e, principalmente, subordinando-o a objetivos maiores e mais relevantes. Este entendimento coloca o Partido como o grande vitorioso do PED.
Iremos buscar, em nossos erros e acertos, vitórias e derrotas, e principalmente nas extraordinárias conquistas sociais e econômicas para o povo a motivação, em construir no presente o futuro que queremos para nosso país e para Pernambuco.
O que nos move, pois, é o compromisso partidário que se referencia na defesa do legado do PT, na afirmação do nosso projeto de nação, no repúdio aos ataques feitos ao PT e às suas lideranças, em particular aos Termos da Ação Penal 470. Leia Mais

Artigo de opinião :Energia solar: sem incentivo não há esperança



Heitor Scalambrini Costa
Professor da Universidade Federal de Pernambuco

Segundo o Worldwatch Institute, a capacidade instalada da energia solar no mundo cresceu 41% em 2012, atingindo a marca de 100.000 MW instalados. Dados extra oficiais apontam que no final de 2013 poderá chegar próximo a 150.000 MW. Em 2007, eram menos de 10.000 MW.
A Europa é ainda a principal consumidora de energia solar, respondendo por 76% em 2012. O grande destaque é a Alemanha, que sozinha é responsável por 30% do uso mundial. Segundo o Solar Industry Association (BSW-Solar), cerca de 8,5 milhões de pessoas já estão usando a energia solar para gerar eletricidade ou calor; ou seja, de cada 10 alemães, um utiliza energia solar. A energia solar fotovoltaica já atende 5% da demanda de eletricidade naquele país. As indústrias do setor têm como meta aumentar esta oferta para 10% em 2020 e cerca de 20% até 2030, mesmo com as taxas adicionais pagas pelo consumidor para subsidiar as fontes energéticas renováveis.

Devido à atual situação econômica no continente europeu, o relatório da Worldwatch destaca que a posição européia com relação à produção elétrica solar está ameaçada, pois a Itália e a Espanha recentemente alteraram suas políticas de incentivo às fontes renováveis de energia, o que sem dúvida vai prejudicar a expansão do setor solar na região.

Os Estados Unidos e a China são os atuais mercados mais promissores à tecnologia fotovoltaica. A China divulgou recentemente a decisão do seu Conselho de Estado em aumentar em 10.000 MW a cada ano, chegando em 2015 com uma potência instalada de 35.000 MW. Apenas em 2012, foram instalados 8.000 MW. Já o EUA esperam até o final de 2013 suplantar a marca dos 13.000 MW instalados.

Enquanto isso no Brasil, pais que recebe os maiores índices de radiação solar do planeta, em particular sua região Nordeste, segundo o Ministério de Minas e Energia, em dezembro de 2012 a capacidade fotovoltaica instalada no país era de insignificantes 8 MW.

Uma das causas desta pífia utilização da fonte solar para produzir eletricidade é a completa falta de interesse dos formuladores e gestores da política energética brasileira. Esta afirmativa é corroborada nas políticas públicas planejadas para o país. Segundo a Empresa de Planejamento Energético (EPE), o Plano Decenal de Energia 2013-2022 prevê a geração de irrisórios 1.400 MW de geração distribuída via fonte solar em 2022.

O preço dessa energia é o maior empecilho apontado pelo MME para sua ampla difusão. Segundo estimativas do próprio MME, o custo da energia fotovoltaica estaria estimado em R$ 280,00 a R$ 300,00/MWh, e poderia cair para R$ 165,00/MWh dentro de cinco anos. O que é um disparate total sem lastro na realidade atual, que acaba inibindo sua utilização. Por outro lado, não existe uma política consistente de apoio e/ou incentivo dessa fonte energética. Existem remedos, com ações unicamente midiáticas.

Quem poderia melhor definir os preços de mercado seriam os leilões. Todavia, a EPE tem postergado e protelado tais leilões, que por sua vez já foram marcados e remarcados inúmeras vezes nos últimos anos. Finalmente, foi realizado em 18 de novembro passado o 17º Leilão de Energia Nova, incluindo pela primeira vez a energia solar fotovoltaica, além das ofertas energéticas, como as de Pequenas Centrais Hidrelétricas (PCHs), de usinas térmicas, de usinas a biomassa e de energia eólica. Apenas os projetos eólicos foram negociados.

A ducha de água fria, que invibializou investidores da energia de solar participarem do leilão, foi o formato do leilão, a decisão da EPE que estabeleceu um excessivamente baixo preço à energia negociada, além da falta dos incentivos e ações claras do governo na direção de impulsionar essa fonte energética.  Ficou estabelecido por essa empresa, que faz de tudo para que o solar não se desenvolva em nosso país, o preço-teto em R$ 126,00/MWh.

Esse valor foi o mesmo estabelecido para projetos de fontes eólicas, que, diga-se de passagem, é a segunda fonte elétrica mais barata atualmente, depois da energia hidroelétrica. Com um mercado em plena ascensão, a energia eólica foi a grande vencedora do leilão do dia 18 de novembro. Bem diferente do caso da energia solar, cujos projetos de geração foram ofertados pela primeira vez nessa modalidade de contratação.

Com o preço-teto anunciado, não poderia ter outra consequência senão o desinteresse total dos empreendedores. Apesar de ter 3.000 MW em projetos fotovoltaicos inscritos, nenhum deles foi arrematado.  Fica, assim, mais clara a sinalização da EPE, de que a atual administração da política energética brasileira não se interessa pela energia solar.
Até quando?