sexta-feira, 20 de dezembro de 2019

Paraná Pesquisas: Manuela, do PCdoB, lidera em Porto Alegre



Do Blog do Esmael

A jornalista Manuela D’ávila (PCdoB), ex-candidata a vice na chapa de Fernando Haddad (PT), lidera a corrida pela Prefeitura de Porto Alegre em 2020.

Segundo levantamento divulgado pela Paraná Pesquisa, nesta sexta-feira (20), Manuela tem 18,3% das intenções de voto. Ela é seguida por Sebastião Melo (MDB), que tem 15,%.

O atual prefeito Nelson Marchezan Júnior (PSDB), em terceiro lugar, tem 11,2% das intenções de voto.

A Paraná Pesquisa entrevistou 804 eleitores porto-alegrenses entre os dias 16 e 19 de dezembro de 2019. A margem de erro é de 3,5% para mais ou para menos.

Cenário estimulado
Se as eleições para Prefeito(a) de Porto Alegre fossem hoje e os(as) candidatos(as) fossem esses(as), em quem o(a) Sr(a) votaria?

Confira o resultado:


Não sabe: 6,8%

Nenhum: 14,2%

Manuela D’Ávila: 18,3%

Sebastião Melo: 15,5%

Nelson Marchezan Júnior: 11,2%

Juliana Brizola: 6,6%

Maria do Rosário: 6,5%

Beto Albuquerque: 4,5%

Fernanda Melchionna: 4,1%

Gustavo Paim: 4,1%

Dr. Thiago: 3,0%

Ruy Irigaray: 1,9%

Valter Nagelstein: 1,9%

Rodrigo Luz: 0,9%

Rodrigo Maron: 0,6%

Clique aqui para ler a íntegra da pesquisa.

MPF denuncia presidente da OAB por chamar Moro de “chefe de quadrilha”



Do Blog de Esmael

O Ministério Público Federal (MPF) pediu o afastamento o presidente da OAB, Felipe Santa Cruz, que chamou em agosto o ministro Sérgio Moro de “chefe de quadrilha” numa entrevista para o jornal Folha de S. Paulo.

Na época, Santa Cruz disse que o ministro da Justiça ‘usa o cargo, aniquila a independência da Polícia Federal e ainda banca o chefe de quadrilha ao dizer que sabe das conversas de autoridades que não são investigadas’.

Para o MPF, que o titular a ação, porque Moro é agente público, o presidente da OAB cometeu calúnia ao acusar ministro da Justiça e Segurança Pública durante entrevista e por isso pede seu afastamento cautelar.

A declaração do presidente da Ordem dos Advogados do Brasil, na entrevista à Folha, se deu no contexto do inquérito da Operação Spoofing, que apura o ataque de hackers contra celulares de figuras públicas. Santa Cruz comentava o teor de mensagens divulgadas pelo site The Intercept Brasil, na série de reportagens Vaza Jato.

Nessa demanda, o presidente da OAB é defendido pelo criminalista Antônio Carlos de Almeida Castro, o Kakay, que vê na ação do MPF um atentado à liberdade de expressão e uma tentativa de intimidação da advocacia no Brasil.

Geddel Vieira Lima é transferido para Salvador

O ex-ministro Geddel Vieira Lima embarcou em um avião da Polícia Federal, na manhã de hoje, em Brasília, para ser transferido para Salvador, onde vai continuar a cumprir pena de prisão.

Geddel atuou como ministro nos governos dos ex-presidente Luiz Inácio Lula da Silva e Michel Temer. Ele foi preso em setembro 2017, depois e a polícia encontrar malas contendo R$ 51 milhões em um apartamento na capital baiana atribuído ao político.
Em outubro de 2019, Geddel foi condenado a 14 anos e 10 meses de cadeia pelos crimes de lavagem de dinheiro e associação criminosa.
De acordo com a pena imposta pelo Supremo, Geddel Vieira Lima teria direito à progressão de regime após 29 meses de prisão – daqui a cinco meses. Mas a progressão também leva em conta se ele teve bom comportamento – isso será avaliado pela Vara de Execuções Penais.
A defesa do ex-ministro havia pedido a transferência para Salvador alegando que a família dele mora na capital baiana

Masterboi vai gerar cerca de 800 empregos no Agreste


Durante reunião com o presidente da Masterboi, Nelson Bezerra, o governador Paulo Câmara anunciou a instalação de um frigorífico industrial em Canhotinho, no Agreste Meridional. A empresa utilizará uma área de 110 hectares, com investimento de R$ 112 milhões e a perspectiva de geração de cerca de 800 empregos diretos. As obras estão previstas para começar no primeiro semestre de 2020, e as atividades, em meados de 2022.

O secretário de Desenvolvimento Econômico, Bruno Schwambach, declara que o investimento é importante para a economia do Estado e para o desenvolvimento do Agreste Meridional. “É um frigorífico que vai desenvolver toda a questão da pecuária de corte. Uma indústria como essa vai estabelecer toda uma cadeia, ali no Agreste Meridional, atingindo também a Mata Sul”, explicou o secretário.
O conselheiro do Tribunal de Contas do Estado (TCE), Carlos Porto, elogiou a iniciativa. “É fundamental, e quero deixar registrado o empenho pessoal que teve o governador Paulo Câmara e sua equipe para que essa indústria fosse instalada no Agreste Meridional, que é uma região eminentemente dedicada à pecuária”, afirmou Carlos Porto.
O presidente da Masterboi, Nelson Bezerra, acredita que será mais um grande passo da empresa em Pernambuco. “Agradecemos bastante o apoio do governador Paulo Câmara e de todos que se empenharam para esse feito. Na instalação, teremos a capacidade de abater cerca de 500 cabeças de gado e também de caprinos por dia. Essa vai ser mais uma conquista para o grupo Masterboi, com a tendência de atender a todo o mercado do Norte e Nordeste e até a exportação”, comemorou.

quinta-feira, 19 de dezembro de 2019

Maia dispara contra Bolsonaro: “fica falando de AI-5, de queimada, aí o investidor não coloca dinheiro no Brasil”

Rodrigo Maia e Jair Bolsonaro (Foto: Marcos Corrêa/PR)


247 - O presidente da Câmara, Rodrigo Maia, afirmou a jornalistas em café da manhã nesta quinta-feira 19 que as declarações de Jair Bolsonaro atrapalham para atrair investidores estrangeiros.

“É ruim para o governo, né? Fica falando de AI-5, fica falando de queimada, aí o investidor não coloca dinheiro no Brasil. Aí a economia ia crescer 2,5% este ano e vai crescer 1%, para mim culpa dessas declarações”, disparou.

“E se continuar com essas declarações, ano que vem que pode crescer 2,5% e também vai crescer menos. É uma questão de bom senso”, completou ainda, de acordo com reportagem da Folha.

Morre artista plástico Francisco Brennand


Morreu, no final da manhã de hoje, aos 92 anos, o artista plástico Francisco Brennand. Ele estava internado no Hospital Português, há cinco dias, após ser diagnosticado com um quadro grave de pneumonia. Mais informações em instantes.

Carlos Bolsonaro ataca comunicação: “Bela porcaria”


O vereador Carlos Bolsonaro (PSC-RJ) voltou a atacar a equipe nomeada por seu pai, o presidente Jair Bolsonaro, e afirmou, hoje, que a comunicação do governo “sempre foi uma bela de uma porcaria”.

A comunicação do Palácio do Planalto é comandada pelo secretário Fabio Wajngarten. O ministro da Secretaria Geral do Governo, general Luiz Eduardo Ramos, é responsável pela secretaria. O Planalto disse que “não irá se manifestar” sobre as declarações de Carlos.
O “filho 02″ de Jair Bolsonaro” compartilhou no Twitter vídeo em que o presidente insinua relação do governador do Rio de Janeiro, Wilson Witzel (PSC-RJ), com ação do Ministério Público em endereços do senador Flávio Bolsonaro (Sem partido-RJ) e de seus assessores.
“Se eu fosse comunicação do governo, o que sempre foi uma bela de uma porcaria, só neste vídeo trabalharia umas 5 mensagens facilmente. Se não fosse o voluntarismo de quem quer o bem deste país não sei o que aconteceria. De resto, qualquer ilação é lixo”, escreveu Carlos.
O vídeo traz declarações de Bolsonaro a jornalistas feitas nesta quinta em frente ao Palácio da Alvorada.
Não é a primeira vez que Carlos escancara sua oposição a membros do governo Bolsonaro. A queda do ex-ministro general Alberto Santos Cruz, que coordenava a comunicação do Planalto, foi atribuída a pressões do vereador.
Carlos também fritou neste ano o ex-ministro Gustavo Bebianno, demitido em fevereiro. A lista de alvos no governo do “filho 02” ainda é composta pelo ministro do Gabinete de Segurança Institucional, general Augusto Heleno, e pelo vice-presidente Hamilton Mourão.
Em abril, Carlos fez uma ofensiva nas redes sociais com quase 20 publicações em menos de dois dias contra Mourão. Ele negava que estivesse apenas “reclamando do vice” no Twitter e dizia que não eram ataques: “são apenas fatos que já aconteceram e gostaria de continuar compartilhando”, escreveu.