sábado, 25 de agosto de 2018

Em Floresta, Armando garante atenção para o Sertão

Armando Monteiro, candidato da coligação Pernambuco Vai Mudar, garante atenção para o Sertão, em encontro com lideranças em Floresta.
“Um olhar diferenciado para uma região que tem um enorme potencial para se desenvolver, mas que foi esquecida pelo governo do Estado nos últimos três anos e oito meses”. Esse foi o compromisso do candidato da coligação Pernambuco Vai Mudar, senador Armando Monteiro (PTB), assumido em encontro com lideranças de Floresta, no Sertão de Itaparica, na noite da sexta 24.

 Após passar o dia em atividades em Tacaratu, Petrolândia e Belém de São Francisco, Armando finalizou a agenda em encontro com Cacá Ferraz (PPS), candidato a prefeito nas últimas eleições.
 “Houve uma concentração de investimentos na área do Sertão do São Francisco e o nosso Sertão de Itaparica merece um olhar, com a melhora da malha viária, investimentos em infraestrutura hídrica e segurança", disse Armando.

Comício da Frente Popular ocupa Araripina

Mais de sete mil pessoas acompanharam, na sexta-feira (24), em Araripina, Sertão do Araripe, comício realizado pela coligação da Frente Popular, responsável pela candidatura à reeleição do governador Paulo Câmara. "Junto com Lula, Jarbas e Humberto, vamos fazer muito mais", declarou o govenador.
O clima de vitória da Frente Popular tomou conta do Sertão do Araripe, com manifestações entusiasmadas da população, que fez questão de mostrar que está fechada com Paulo Câmara (PSB). Encerrando o giro da Frente Popular na região nesta sexta-feira (24/08), o governador e candidato à reeleição comandou um comício para mais de sete mil pessoas neste município - ato que marcou o lançamento da campanha pela renovação do mandato da deputada estadual Roberta Arraes (PP).  

Os companheiros de chapa do socialista e postulantes ao Senado, Humberto Costa (PT) e Jarbas Vasconcelos (MDB), também  participaram da atividade."Araripina sempre me emociona. O carinho do seu povo me enche ainda mais de determinação para vencer as eleições e retribuir cada gesto recebido com muito trabalho. Seguiremos fazendo Pernambuco avançar. Junto com Lula, Jarbas e Humberto, vamos fazer muito mais pelo Sertão do Araripe e por todo o Estado. Esse é um compromisso nosso, que é reforçado pelo apoio de uma companheira guerreira, que é a nossa deputada estadual Roberta Arraes", afirmou Paulo Câmara.
Logo em sua chegada à Araripina, Paulo Câmara foi recepcionado com muito carinho por inúmeras pessoas que o acompanharam até o palco do comício. Durante o percurso, o socialista recebeu incontáveis "xêros", abraços e beijos. E o pedido "Paulo, vem tirar foto comigo" se repetiu a cada passo dado pelo governador ao longo do trajeto. Foram selfies com crianças, jovens, adultos e idosos, sempre ouvindo o recado: "você vai ganhar!"
"O povo já escolheu! Esses gestos de uma gente tão simples mostram que o nosso lado vai ganhar as eleições porque escuta a população e se supera todos os dias para vencer os desafios de governar um Estado como Pernambuco. Muito diferente daqueles que aliaram ao presidente Michel Temer e provocaram os aumentos dos preços do botijão de gás de cozinha, dos combustíveis, que querem vender o Rio São Francisco e a Chesf e que retiraram direitos dos trabalhadores", ressaltou o governador.
A deputada Roberta Arraes destacou que o clima que se espalhou por Araripina vai dominando todo o Estado. Também participaram do ato muitos prefeitos, ex-prefeitos, vereadores e representantes da sociedade civil da região, como o empresário Tião do Gesso.

O lulismo em movimento


Mesmo preso, Lula conseguiu manter o seu nome vivo na política
André  Singer – Folha de S.Paulo

Começo por um alerta usual, neste caso imprescindível: cada pesquisa de intenção de voto é apenas a fotografia do momento. Depois, tudo pode mudar. Mas o retrato tirado pelo Datafolha no começo desta semana (dias 20 e 21 de agosto) é de uma maré montante lulista. 
Após quatro meses preso, Luiz Inácio Lula da Silva (PT) cresceu de 30% em junho para 39% em agosto, estabelecendo 20 pontos percentuais de vantagem sobre Jair Bolsonaro (PSL) no segundo posto. 
Quando se observa o fenômeno por renda, percebe-se que é geral: Lula cresceu em todas as faixas econômicas. Mesmo entre os mais ricos houve um acréscimo na preferência pelo ex-presidente, que passou de 14% para 20%. 
É possível que, nesse público abastado, a opção se dê apesar do conhecimento de que a sua candidatura, quase com certeza, será impugnada na Justiça.
Haveria, então, um conteúdo mais profundo, talvez de reação ao bolsonarismo, que, aliás, estagnou no ambiente próspero. Em troca, o apreço pelo militar reformado subiu de 21% para 25% no grupo cujas famílias vivem com 2 a 5 salários mínimos mensais.
 Entre os mais pobres, porém, Bolsonaro despenca. Ali, Lula obtém 49% das preferências, contra 10% do deputado federal. Nessa camada, na qual estão os usuários do Bolsa Família, o petista aproxima-se da marca que alcançou, segundo o Ibope, em 2006, o ano do realinhamento: 55%.
Com perdão pela metáfora analógica, se o fotograma de agosto for transformado no filme de uma tendência, setembro poderá mostrar a plena recomposição da potência lulista.

No lugar de Lula, Haddad acompanha Dino no Maranhão

Ex-prefeito de São Paulo cumpre agenda eleitoral no Maranhão desde sexta (24). Ele defendeu neste sábado (25) reeleição do atual governador maranhense.

Fabiano Costa, G1, Brasília

O candidato a vice-presidente da República na chapa do PT, Fernando Haddad, participou na manhã deste sábado (25) de uma caminhada de campanha no município de Viana, no interior do Maranhão. Cercado de aliados políticos, o petista caminhou pelas ruas do centro da cidade localizada a 217 quilômetros de São Luís de braços dados com o governador maranhense, Flávio Dino (PCdoB), que disputa a reeleição.
Em meio à caminhada eleitoral em Viana, apoiadores da chapa petista gritavam "Haddad, guerreiro do povo brasileiro". O candidato a vice parou algumas vezes para cumprimentar e posar para fotos ao lado de eleitores.
Em uma das paradas, o petista deu declarações de apoio à tentativa de Flávio Dino ser reconduzido ao comando do governo maranhense por mais quatro anos.
"Estamos muito felizes de estar com você, Flávio. PC do B e PT juntos em defesa de um projeto que deu certo para o Maranhão", afirmou Haddad ao governador maranhense. "se Lula tiver na Presidência, vamos apoiar ainda mais o governador Flávio Dino", complementou.
Ex-prefeito de São Paulo, Haddad cumpre agenda eleitoral no Maranhão desde sexta-feira (24). No primeiro dia de campanha no estado, ele participou de comício em São Luís no qual estavam políticos aliados de PCdoB, PDT e PROS.
Com o ex-presidente da República detido na capital paranaense, Haddad é quem tem viajado pelo país para fazer campanha em nome de Lula. O candidato a vice priorizou nesta primeira semana de campanha estados da Região Nordeste, principal base eleitoral do ex-presidente. Além do Maranhão, Haddad cumpriu agenda na última semana na Paraíba e em Sergipe.

Guilherme Boulos processa Alexandre Frota

Foto: internet/Google/Brasil247
O Globo – Coluna de Lauro Jardim
Por Athos Moura

O candidato do PSOL à Presidência, Guilherme Boulos, entrou com uma ação na Justiça contra Alexandre Frota.
O ator, que é candidato a deputado federal em São Paulo pelo partido de Jair Bolsonaro, ameaçou Boulos em uma mensagem postada no seu Twitter. Depois, apagou a postagem e escreveu outra.
Frota disse que o líder o MTST está “cobrando” a cabeça de um youtuber na Justiça e que cobraria a de Boulos de outra maneira

sexta-feira, 24 de agosto de 2018

Ministério Público rejeita contestações e avaliza candidatura de Dilma


Dilma na sessão do Senado em que se defendeu no processo de impeachment, em 2016
ABr



O Ministério Público Eleitoral de Minas Gerais rejeitou os questionamentos contra a candidatura da ex-presidente Dilma Rousseff (PT) ao Senado. Em parecer, o procurador Angelo Giardini de Oliveira considerou que não há impedimento para a ex-presidente, destituída do cargo em processo de impeachment, concorrer nas eleições deste ano. Líder nas pesquisas de intenção de voto, Dilma é alvo de sete impugnações no TRE-MG. Um deles foi apresentado pela candidata a deputada federal Daniele Ditz Cunha (MDB-RJ), filha do ex-presidente da Câmara Eduardo Cunha (MDB-RJ), algoz de Dilma.

O argumento central das contestações é que, ao ser cassada, Dilma também deveria ter ficado inelegível por oito anos. Mas não foi esse o entendimento do Senado, ressaltou o procurador. Segundo ele, a decisão dos senadores, em julgamento comandado pelo presidente do Supremo Tribunal Federal (STF), na época Ricardo Lewandowski, não pode ser revista pela Justiça eleitoral.

“A nosso ver, a decisão do Senado Federal de realizar o ‘fatiamento’ do julgamento é insuscetível de revisão judicial por esse egrégio Tribunal Regional Eleitoral”, justificou Giardini. O procurador cita parecer do ex-procurador-geral da República Rodrigo Janot e decisão do ex-ministro Teori Zavascki no sentido de que a posição do Senado, nesse caso, não pode ser revista.

Agenda dos candidatos ao Governo de Pernambuco 2018


Agenda da candidata Simone Fontana (PSTU)

11h30 - Panfletagem nas mediações da Escola Henoc Coutinho, Brasília Teimosa.
Agenda do candidato Armando Monteiro Neto (PTB)

8h30 – Tacaratu - Visita à feira do Distrito de Caraibeiras em Tacaratu

10h – Petrolândia - Visita à feira de Petrolândia

16h30 – Belém do São Francisco - Lançamento da candidatura de Gustavo Caribé a Deputado Estadual

20h – Floresta - Visita à 28ª Exposição Regional de Caprinos e Ovinos de Floresta


Agenda do candidato Armando Monteiro Neto (PTB)

8h30 – Tacaratu - Visita à feira do Distrito de Caraibeiras em Tacaratu

10h – Petrolândia - Visita à feira de Petrolândia

16h30 – Belém do São Francisco - Lançamento da candidatura de Gustavo Caribé a 
Deputado Estadual

20h – Floresta - Visita à 28ª Exposição Regional de Caprinos e Ovinos de Floresta


Agenda Dani Portela (PSol)

11h - Entrevista Rádio Folha

12h - Panfletagem (Centro Universitário IBGM)

14h - 2º Ato Agosto das Juventudes (Praça do Derby)

19h - Panfletagem (Praça do Derby)

22h - Panfletagem (Festival de Inverno da Várzea)



Agenda Paulo Câmara (PSB)

10h – Caruaru - Entrevista para Rádio Cultura Caruaru

13h30 – Trindade – Prosa política com o prefeito Dr. Everton

16h – Oricuri – Entrevista para Rádio Grande Serra

17h – Oricuri – Prosa Política com candidato Dr. Anderson e prefeito Ricardo Ramos

18h – Oricuri – Prosa Política com candidato Antônio Fernando e Lideranças

20h – Araripina – Lançamento da candidatura de Roberta Arraes

Depois de Marina e Bolsonaro, Merval diz que pesquisa com Lula não vale

POR FERNANDO BRITO · no TIJOLAÇO



Ferre-se, digamos assim, o que o povo acha.

Importa o que o Moro acha, o que acham três desembargadores do TRF-4 e o que metade do STF ainda não achou, mas acha: Lula não pode ser candidato.

Portanto, como disseram Marina Silva e Jair Bolsonaro, anteontem, e ontem o jurista do Jardim Botânico, Merval Pereira, pesquisa onde Lula aparece “não vale”.

Lula cresce nas pesquisas, se fosse candidato provavelmente ganharia,mas ele é inelegível. O que vale é a pesquisa onde não aparece o nome dele e a análise a ser feita é sobre a quantidade de votos que ele pode transferir para Haddad.

Sabe aquela historinha da Constituição, de que “todo o poder emana do povo”?

Bobagem.

A pobreza do argumento é tanta que dizem que é o mesmo que ser inelegível por não ser brasileiro nato ou ter não ter 35 anos de idade.

Não é, evidente, por serem condições objetivas, não sujeitas a “opinião”.

E não é porque está escrito, literal e claramente na lei que invocam, a da Ficha Limpa, que havendo recurso plausível, qualquer um nas condições em que está Lula tem o direito de concorrer.

A “razão jurídica” é uma só: Lula ganha a eleição porque é a vontade do povo.

E não é a vontade de um povo desinformado das acusações que a ele são feitas: há anos a TV só fala nelas e cada menção a seu nome é seguida do infalível “está preso em Curitiba, condenado a 12 anos e um mês de prisão”.

Agora, as “estratégias de campanha” todas se apoiam em algo que, dito claramente, embrulha o estômago: o povão não entender que , impedido, Fernando Haddad será o candidato de Lula.

Não é dizer que vai fazer isso, nem não fazer aquilo: é apostar do poder da desinformação, na mordaça posta a Lula, na dificuldade do povão em ter acesso à informação verdadeira e decidir.

Em poucas palavras, apostam na ignorância, na ilusão, na mentira, na censura, na recusa ao direito dos brasileiros de saber quem é quem.

Lula “não pode”, dizem ao povão.

Nem na eleição e, por eles, nem nas pesquisas.

Esta é a disputa que se trava: entre a verdade e a conspiração do silêncio, na esperança de torcer e manipular a vontade da população.

Como senhores deste nosso “engenhão”, são daquele tempo em que se dizia que “criança e mulher não têm vontades”.

Povo, pelo visto, também não.

Prefeito de Garanhuns é quem deve ao Governo de Pernambuco

O prefeito de Garanhuns, Izaias Régis, faltou com a verdade quando informa que o Governo de Pernambuco tem um débito para com a Prefeitura de Garanhuns na área da Saúde. A realidade é o contrário: o prefeito é quem deve ao Estado. 

Vamos aos números:

- R$ 3,496 milhões (cofinanciamento e custeio para manutenção da UPAE)
- R$ 4,789 milhões (custeio das pensões dos servidores municipais)
- R$ 268,4 mil (ressarcimento de cessão de pessoal)

Total do débito do prefeito: R$ 8,553 milhões 

Como o Estado reconhece débito no valor de R$ 3,268 milhões (não os R$ 3,551 milhões informados pelo senhor Izaias Régis), o prefeito de Garanhuns ainda tem um débito com o Governo de Pernambuco no total de R$ 5,284 milhões.

Esses valores foram levantados após o Governo editar o Decreto Estadual nº 45.442, de 12 de dezembro de 2017, por meio do qual foi instituído um Grupo de Trabalho (GT) composto por sete secretários de Estado, sob a coordenação do Controlador-Geral, com a incumbência de promover o levantamento dos direitos e das obrigações do Estado de Pernambuco perante os entes municipais. O objetivo é atestar a liquidez e a exigibilidade dos créditos e débitos existentes, para viabilizar o encontro de contas entre os entes públicos envolvidos.

O Governo do Estado continua aberto ao diálogo. Em vez de criar factoides de claro objetivo eleitoreiro, o prefeito poderia abrir suas planilhas de custo e discutir a questão no âmbito do Grupo de Trabalho criado justamente com esse objetivo. Seria melhor para Pernambuco e para o povo de Garanhuns que espera mais do seu prefeito. 

A Saúde Pública é um assunto de alta seriedade e não pode e nem deve ser tratada com chacota ou factoides de cunho eleitoreiro.

Secretaria da Controladoria-Geral do Estado de Pernambuco

Em Jaboatão, Armando convoca militância a reforçar corrente da mudança

Jaboatão dos Guararapes assistiu, na noite desta quarta-feira 22, a uma demonstração de fé no futuro de Pernambuco. Milhares de pessoas renovaram sua esperança em dias melhores representados na figura do candidato a governado Armando (PTB), que, com um discurso cheio de vigor, conclamou os jaboatonenses a se engajar na corrente da mudança. “Nós não fugimos à luta e estamos de pé, com a força de cada um de vocês”, disse Armando.

O cabeça da chapa majoritária da coligação Pernambuco Vai Mudar compareceu à inauguração do comitê dos candidatos Manoel Ferreira e André Ferreira, à beira-mar de Piedade, ambos do PSC. O primeiro foi sete vezes deputado estadual e busca um novo mandato, enquanto que o segundo, seu filho, vai deixar a Assembleia Legislativa para tentar um assento na Câmara Federal

Paulo Câmara: “A candidatura de Lula é uma luta do povo brasileiro”

Candidato à reeleição pela Frente Popular de Pernambuco, o governador Paulo Câmara (PSB) defendeu, na noite desta quarta-feira (22), o compromisso com a unidade da esquerda em Pernambuco e no Brasil para o fim da crise política vivida nos últimos anos no País. Ao participar da inauguração de dois comitês – primeiro do candidato a deputado estadual João Suassuna (PSB) e em seguida do deputado federal Felipe Carreras (PSB) -, Paulo destacou a necessidade de garantir a candidatura e a vitória do presidente Lula para que o Brasil volte a se desenvolver.

Segundo Paulo Câmara, a postulação de Lula representa o anseio do povo brasileiro e pernambucano, que viu o Estado ser transformado com as parcerias realizadas entre os governos federal e estadual. “Essa luta pela candidatura de Lula não é política. É uma luta de ideais, é uma luta pelo povo brasileiro. O povo não merece passar o que está passando diante de tanta irresponsabilidade, de políticas nocivas, sem compromissos, que olha interesses que não são da população. Quem acompanha o que acontece no Brasil sabe a necessidade de tirar quem está lá e botar quem sempre ajudou o Nordeste, quem sempre ajudou o Brasil”, defendeu o governador o participar da primeira atividade.

O líder socialista, que foi responsável por construir uma das maiores frentes políticas para as eleições 2018 em todo o País, destacou que o compromisso com a candidatura de Lula tem o propósito maior de contribuir com o avanço do Brasil e de Pernambuco, que não pode voltar para trás, como ocorreu nacionalmente. O gestor frisou ainda que continuará trabalhando para manter Pernambuco de pé, com educação de qualidade, investimentos na saúde e segurança pública.

Presente nas atividades, o prefeito Geraldo Julio pontuou que já está muito claro para a população pernambucana que quem está ao lado povo é o time liderado pelo governador Paulo Câmara, destacando que foi o socialista o responsável, entre outras coisas, por ampliar programas sociais como o Chapéu de Palha, além de garantir a educação de Pernambuco em primeiro lugar, com ações como o Ganhe o Mundo, e iniciativas para a ampliação do sistema de abastecimento de água. “Paulo escolheu o compromisso social como marca do seu governo. Temer, junto com o seu palanque, é responsável pelo aumento do gás, a Reforma Trabalhista e a PEC do Teto para acabar com o dinheiro da saúde, educação e segurança”, lembrou. 

UNIDADE

Acompanhado da candidata a vice Luciana Santos (PCdoB) e do senador Humberto Costa (PT), Paulo participou ainda da inauguração do comitê do deputado federal Felipe Carreras. No local, a unidade da Frente Popular foi mais uma vez defendida pela chapa majoritária e pelo anfitrião do encontro. “Nosso ritmo é o da esperança, ritmo da união, das forças populares para Pernambuco continuar no rumo certo. Votem em Paulo governador, Humberto Costa senador e Jarbas Vasconcelos senador para Pernambuco continuar nesse ritmo”, cravou Felipe Carreras.

O senador Humberto Costa também destacou a necessidade de unir Pernambuco e o Brasil para seguir com o desenvolvimento para os que mais precisam. “É uma alegria estarmos todos juntos novamente para lutar por um Brasil melhor, para fazer Pernambuco avançar, para fazer a vida do povo melhorar. É por isso que, com apoio de Paulo, do PSB, e de tantas figuras importantes, estamos lutando para eleger Lula presidente do Brasil mais uma vez. É uma luta dura e difícil, mas a gente se convence que se eles não conseguirem impedir a candidatura, Lula se elegerá para fazer o Brasil crescer novamente”, pontuou.

Agenda de Armando Monteiro


Sexta-feira 24/08/2018


08h30 Visita à feira do Distrito de Caraibeiras em Tacaratu

11h30 Visita à feira de Petrolândia

16h30 Lançamento da candidatura de Gustavo Caribé a Deputado Estadual em Belém do São Francisco

20h00 Visita à 28ª Exposição Regional de Caprinos e Ovinos de Floresta

E não é que o PT pode crescer nos Estados?

BR18
O PT avisou que sua prioridade é “eleger Lula” (ou o “poste”) e abriu mão de alguns Estados para manter o PSB neutro na eleição nacional. E a decisão pode sair melhor do que a encomenda. Como mostram as pesquisas para as eleições estaduais, os petistas podem eleger mais governadores do que em 2014, quando conquistou cinco Estados.
Segundo os levantamentos, hoje o PT tem sete candidatos aos governos estaduais liderando ou disputando o primeiro lugar. Camilo Santana (Ceará), Wellington Dias (Piauí) e Rui Costa (Bahia) podem se reeleger no primeiro turno. O governador de Minas, Fernando Pimentel disputa uma vaga no segundo turno.
No Acre (onde o atual governador é o petista Tião Viana), Marcus Alexandre está empatado com Gladson Camelli (PP) na liderança da disputa (ambos com 37%). Décio Lima, em Santa Catarina, lidera numericamente (empatado tecnicamente com o emedebista Mauro Mariani). Fátima Bezerra está tranquila na ponta no Rio Grande do Norte.

Coordenador da Lava Jato em SP acusado de nepotismo

Ele diz que a denúncia é completamente vazia; assessoria do MPF diz que transferência da mulher foi ato de outro procurador

Mônica Bergamo – Folha de S.Paulo

O procurador-chefe do Ministério Público Federal (MPF) de São Paulo, Thiago Lacerda Nobre, foi denunciado à corregedoria do órgão pela prática de nepotismo.
Coordenador da Operação Lava Jato no estado, ele está sendo acusado pelo procurador Matheus Baraldi Magnani de facilitar a transferência de sua mulher, Bárbara Aparecida Ferreira, que trabalhava como técnica administrativa em Brasília, para São Paulo. Ela hoje ocupa um cargo comissionado em um gabinete da procuradoria em Osasco.
A representação de Magnani diz que o pedido de “lotação provisória” de Bárbara foi protocolado em 18 de abril de 2017. Assinado pelo procurador-chefe substituto da Procuradoria da República de SP, José Roberto Pimenta Oliveira, foi deferido pela secretaria-geral do MPF sete dias depois, em 25 de abril.
Ela ainda foi autorizada a receber uma ajuda de custo de R$ 12.386,66. Magnani pede à corregedoria que avalie se os fatos e documentos elencados “são compatíveis com as noções de probidade administrativa

Haddad: sem carta a brasileiros, mas conversa com PIB



Helena Chagas - do Blog Os Divergentes

Caiu a ficha do mercado e de setores ligados ao PIB de que Fernando Haddad poderá ser o próximo presidente do país. É claro que, até outubro, o establishment vai fazer de tudo para evitar isso, mas poderá acontecer, de acordo com sinais que recebe a cada dia. Além da última rodada de pesquisas apontando o fortalecimento de Lula – que ainda precisa transferir parte dos votos para seu substituto – o Datafolha mostra hoje o PT, satanizado nos últimos anos com a pecha da corrupção, como o partido preferido de 24% dos eleitores, seguido de longe, muito longe, pelo PSDB e o MDB, cada um com apenas 4%.

E tome o dólar a disparar, as bolsas a cair, as elites a fazer as malas para Portugal… A esta altura do campeonato, em 2002, o candidato Lula já tinha feito sua Carta aos Brasileiros acalmando os mercados, divulgada em junho daquele ano. Foi bem sucedido, mas tudo indica que, desta vez, o PT não seguirá a estratégia. São outros tempos, e desta vez o discurso petista é bem mais radical no plano da economia e das relações com o establishment econômico, financeiro e midiático.

O que não quer dizer que Haddad, de forma muito discreta e cautelosa, não esteja abrindo caminhos junto a esses setores. O ex-prefeito de SP, aliás, apontado como o mais tucano dos petistas – e justamente por isso alvo de desconfianças na tigrada do PT -, tem facilidade de diálogo e muito boa interlocução com as forças do mercado. Mesmo sem carta, tem mandado recados de que, se eleito, não vai ignorar a necessidade de ajuste fiscal e de certas reformas. Nessas conversas, Haddad tenta deixar claro que não vai tocar fogo no circo.

Alckmin espera virar o placar em12 dias



Aliados do candidato do PSDB à Presidência, Geraldo Alckmin (PSDB), dizem apostar em uma recuperação nas pesquisas em até 12 dias de propaganda na TV.

O horário eleitoral costuma ter mais audiência na reta final da disputa, o que pode dificultar o cumprimento da meta.

As principais armas da comunicação do tucano são as inserções.

Ele é dono de quase metade de toda a publicidade eleitoral. Terá 434 propagandas de 30 segundos. Todos os demais concorrentes, juntos, terão 537.(Painel - FSP)

quinta-feira, 23 de agosto de 2018

Nova pesquisa mostra crescimento de Dilma na disputa pelo senado

247 – A segunda pesquisa CNT/MDA mostra crescimento da ex-presidente Dilma. Na primeira ela aparecia com 21,5% das intenções de voto, nesta subiu para 23,2% das intenções de voto e o jornalista Carlos Viana (PHS), em segundo, tem 7,9%. É o que revela reportagem de Juliana Cipriani, no Estado de Minas.

Em seguida aparecem o professor Túlio Lopes (PCB), com 6,4%, e Dinis Pinheiro (Solidariedade), Rodrigo Pacheco (DEM) e Bispo Damasceno (PPL), com 5,4% cada um. Foram realizadas 2002 entrevistas.

Confira os percentuais:

Dilma Rousseff (PT)23,2
Jornalista Carlos Viana (PHS)7,9
Professor Túlio Lopes (PCB)6,4
Dinis Pinheiro (Solidariedade)5,4
Rodrigo Pacheco (DEM)5,4
Bispo Damasceno (PPL)5,4
Coronel Lacerda (PPL)5,0
Jorge Luna (PT)4,4
Vanessa Portugal Barbosa (PSTU)4,2
Rodrigo Paiva (Novo)4,1
Jaime Martins (PROS)2,5
Ana Alves (PCO)2,0
Duda Salabert (PSOL)1,6
Kaká Menezes (Rede)1,4
Edson André (Avante)0,6
Branco / Nulo -1a. Citação23,3
Branco / Nulo -2a. Citação25,8
Indeciso -1a. Citação26,5
Indeciso -2a. Citação44,5

O cinismo dos predadores do Brasil

POR  · do TIJOLAÇO


Muitos deve se recordar que no final de 2015, já em plena marcha da conspiração que levou ao impeachment, criticou-se aqui um editorial de O Globo que dizia que “o pré-sal pode ser um patrimônio inútil“, defendendo a sua entrega à exploração estrangeira:

(…) Alguns preços de referência de petróleo bateram US$ 37, acima do custo de produção no pré-sal, calculado em junho pela Petrobras entre US$ 40 e US$ 57. Confirma-se que foi erro crasso do lulopetismo, movido a ideologia, suspender por cinco anos os leilões, a fim de instituir o modelo de partilha no pré-sal, com alta intervenção do Estado. Assim , o Brasil perdeu importante janela para atrair bilhões de dólares.

Pois hoje, o Valor, que pertence ao mesmo grupo Globo, publica declarações do presidente da BP Energy do Brasil, Adriano Bastos, de que a exploração do pré-sal brasileiro se transformou em “low cost” (baixo custo) e “se tornou competitiva em função da redução dos custos e maior conhecimento da geologia”, inclusive comparado com o “shale oil” americano, produção de petróleo não convencional nos Estados Unidos.

O preço que garantiria rentabilidade ao petróleo do pré-sal, diz ele, fica entre U$ 30 e US$ 50. Como as empresas inflam seus custos e eles embutem sempre nestas valores as margens de lucro sonhada, o preço do petróleo do pré-sal deve andar na casa dos US$ 20, menos da metade deles em custos operacionais da produção propriamente dita e o restante de impostos, royalties, remuneração de investimentos, depreciação de ativos e tudo o mais que “penduram” nesta conta.

Como o preço do óleo está à beira dos US$ 70, dá para ver a lucratividade e, portanto, o quanto nos é retirado quando se multiplica a diferença pelos bilhões de barris que cada campo do pré-sal tem para ser extraído.

E é trágico que até um dirigente de multinacional reconheça que a rentabilidade é alta por conta do “maior conhecimento da geologia” que é outra forma de sacar dinheiro da Petrobras, que desenvolveu-a de forma própria e que a vê, agora, ser incorporada aos ganhos alheios.

Os vendilhões do Brasil, além de entregá-lo, cobram bem barato por nosso país.

Datafolha: PT tem 24% da preferência do eleitorado

Do G1
Uma pesquisa Datafolha divulgada hoje mostra que o PT tem 24% da preferência do eleitorado. Numericamente, esse é o maior índice desde maio de 2014, quando o partido registrou 23%.
A pesquisa mostra ainda PSDB e PMDB empatados com 4% da preferência do eleitorado. PSL, PDT, PSB e PSOL aparecem com 1% da preferência do eleitorado.
A margem de erro é de 2 pontos percentuais para mais ou para menos. O Datafolha ouviu 8.433 pessoas em 313 cidades brasileiras nos dias 20 e 21 de agosto. O índice de confiança é de 95%.
Veja a preferência por partido:
  • PT: 24%
  • PSDB: 4%
  • MDB: 4%
  • PSL: 1%
  • PDT: 1%
  • PSOL: 1%
  • PSB: 1%
  • PTB: 0%
  • DEM: 0%
  • PCdoB: 0%
  • PV: 0%
  • PRB: 0%
  • Podemos: 0%
  • PP/ Progressistas: 0%
  • PPS: 0%
  • PSD: 0%
  • Rede: 0%
  • PR: 0%
  • Patriota: 0%
  • Nenhum/ não tem: 52%
  • Nomes e referências: 6%
  • Outro partido: 4%
O PT registrou 34% da preferência do eleitorado na região Nordeste. No Norte, a preferência pelo partido foi de 32%. No Sul, 17%. No Sudeste, 20%. E no Centro-Oeste, 17%.
Já o PSDB teve maior preferência do eleitorado no Sudeste e no Centro-Oeste. Em ambas as regiões, a legenda teve 6%. No Norte, o PSDB ficou com 4%. No Sul, com 3%. No Nordeste, com 2%.
O MDB (antigo PMDB) alcançou 7% da preferência do eleitorado no Centro-Oeste e no Norte. No Sul e no Nordeste, o partido registrou 4%. No Sudeste, 3%.
O PSL registrou 3% da preferência do eleitorado no Centro-Oeste. Nas demais regiões, a sigla teve 1%. Já o PDT ficou com 2% no Sul; 1% no Sudeste, no Nordeste e no Norte; e 0% no Centro-Oeste.
O PSOL teve 1% em todas as regiões do Brasil – exceto no Centro-Oeste, onde registrou 0%. O PSB ficou com 1% nas regiões Nordeste, Centro-Oeste e Norte e registrou 0% no Sudeste e no Sul.

Desinformação e manipulação, a pedras no caminho de Lula/Haddad

POR FERNANDO BRITO · no TIJOLAÇO

Análise de dados de pesquisas há para todos os gostos e sempre é possível um recorte nos dados que “comprove” alguma teoria pré-estabelecida.

No caso de uma futura transferência de votos de Lula a Haddad, porém, seja qual for o quadro que se tome dos dados do Datafolha a resposta pula, evidente: a desinformação.

Haddad é um ilustre desconhecido fora de São Paulo, onde 83% dos entrevistados declaram conhece-lo em algum grau. Em Recife, apenas 43 conhecem ou ouviram falar.

Entre os que ganham mais de 10 salários mínimos a proporção se repete: 85% de conhecimento, enquanto que entre os de renda inferior a dois salários mínimo é de 48%.

Em ambos os casos, a relação entre o conhecimento de Fernando Haddad e a disposição em votar num candidato apoiado por Lula é exatamente ao inverso.

É o papel da televisão aberta, no horário gratuito, e das redes sociais compensar este desequilíbrio e não parece ser um grande obstáculo, dado o alcance que atingiram no Brasil.

A dificuldade maior é a linguagem e, neste aspecto, acho que foi bem usada a fala de Haddad no programa que vai abrir o horário eleitoral, que você pode assistir aqui.

Exemplo deste quadro é a matéria publicada pela Folha, com base nos dados da sua pesquisa, de que 40% dos eleitores de Marina e Ciro dizem que votariam em candidato de Lula e mais 20% “poderiam votar” em quem o ex-presidente indicasse.

O segundo ponto essencial é a “rejeição” a Lula conduzida, nos últimos anos, pela mais feroz campanha de mídia de este país já conheceu.

Ela vem se reduzindo de pesquisa a pesquisa e embora pareça uma obviedade, o melhor argumento contra ela é o grau de apoio que o ex-presidente obtem no povão, que vai comendo pelas beiradas o efeito da onda criada sobre a classe média. Que foi grande, porque na faixa entre e cinco salários mínimos, Jair Bolsonaro e seu discurso de ódio alcançaram inacreditáveis 32% de intenções de voto, sempre segundo o Datafolha de hoje.

Embora os dias sejam poucos, o caminho até as eleições é longo e cheio de riscos, na medida em que, hoje, não se pode duvidar das manobras mais sórdidas para manter a população desinformada ou para atirarem-lhe mentiras.