sábado, 4 de junho de 2016

Justiça mantém preso ex-presidente do PSDB em Minas

O ex-secretário de Minas Gerais, Narcio Rodrigues, e o empresário Hugo Murcho, presos na Operação Aequalis, em Belo Horizonte, por suspeita de desvio de verba (Foto: Reprodução/TV Globo)

Narcio Rodrigues é suspeito de envolvimento em desvio de verba pública.

Narcio Rodrigues foi presidente do PSDB em Minas
Do G1 MG, com informações do MGTV 2ª edição
O juiz Gustavo Moreira, da Vara Criminal de Frutal, no Triângulo Mineiro, prorrogou a prisão do ex-secretário de Estado de Ciência, Tecnologia e Ensino Superior de Minas Gerais durante o governo de Antonio Anastasia (PSDB), Narcio Rodrigues (PSDB), e de outras cinco pessoas. Eles foram presos durante a Operação Aequalis, na última segunda-feira (30), por suspeita de envolvimento em desvio de verba pública. A decisão atende ao pedido do Ministério Público de Minas Gerais. A prisão temporária é de mais cinco dias.
Entre os detidos estão Neif Chala, ex-servidor da Secretaria de Estado de Ciência, Tecnologia e Ensino Superior do Estado de Minas Gerais; Alexandre Pereira Horta, engenheiro do Departamento de Obras Públicas de Minas Gerais; Luciano Lourenço dos Reis, funcionário da CWP Engenharia Ltda.; e Maurílio Reis Bretas, sócio administrador da CWP Engenharia Ltda. O presidente da multinacional Yser, Bernardo Ernesto Simões Moniz da Maia, é considerado foragido. A defesa de Narcio Rodrigues não vai se manifestar sobre o assunto.
Eles cumprem prisão temporária de cinco dias, cujo prazo termina nesta sexta-feira, prorrogável por mais cinco, na Penitenciária Nelson Hungria, em Contagem, na Região Metropolitana de Belo Horizonte.
A operação investiga o desvio de verba pública que deveria ser destinada à Fundação Hidroex, vinculada à Secretaria de Estado de Ciência, Tecnologia e Ensino Superior de Minas Gerais, entre 2012 e 2014, pasta de Rodrigues comandou entre 2010 e 2014. A fundação desenvolvia, em Frutal, no Triângulo Mineiro, um centro de pesquisas de recursos hídricos. A estimativa é que tenham sido desviados R$ 14 milhões. Além de ex-secretário, Narcio Rodrigues também foi presidente do PSDB em Minas e deputado federal por cinco mandatos.

Dilma entra com ação contra O Globo e jornalista


A estreia de Merval Pereira no jornalista investigativo, denunciando que recursos desviados da refinaria de Pasadena, nos Estados Unidos, teriam pago o cabeleireiro da presidente Dilma Rousseff, Celso Kamura, irá render processos judiciais contra O Globo e o próprio colunista.
O motivo: os gastos de Dilma têm origem comprovada e a denúncia que foi manchete principal do Globo nesta sexta-feira surpreende pela ausência de qualquer conexão com a realidade. "Mais uma vez, há uma tentativa de atingir a honra da Presidenta com o objetivo de manipular a opinião pública para facilitar a tramitação do processo de impeachment. Diante da acusação de golpe recorrem às armas da mentira e da calúnia", diz nota divulgada pela assessoria de Dilma.
Leia, abaixo, a íntegra:
SOBRE A MANCHETE DE ‘O GLOBO’  
A respeito da manchete do jornal O Globo desta sexta-feira, 3 de junho – “Esquema da Petrobras pagou despesas pessoais de Dilma” – a Assessoria de Imprensa da Presidenta Dilma Rousseff esclarece:
São completamente descabidas e sem fundamento as informações divulgadas pelo jornalista Merval Pereira. Jamais, em tempo algum, qualquer despesa pessoal da Presidenta Dilma Rousseff foi paga por esquemas ilícitos ou provenientes de corrupção.
Mais uma vez, há uma tentativa de atingir a honra da Presidenta com o objetivo de manipular a opinião pública para facilitar a tramitação do processo de impeachment. Diante da acusação de golpe recorrem às armas da mentira e da calúnia.
Vamos aos fatos. 
A contratação do cabeleireiro Celso Kamura foi feita em 2010, quando o profissional passou a prestar serviços, mediante contrato com a produtora, para a campanha de eleição da Presidenta Dilma Rousseff. Isto ocorreu quatro anos após a operação de aquisição pela Petrobras de 50% das ações da Refinaria de Pasadena. 
Em 2014, Celso Kamura foi contratado novamente, e de forma oficial e registrada,  para a prestação dos mesmos serviços durante a campanha da reeleição.
Entre 2011 e 2015, por ocasião de pronunciamentos oficiais da Presidenta Dilma Rousseff, o profissional prestou os mesmos serviços, sendo pago pela produtora responsável. 
Nesse período, Celso Kamura foi contratado pela própria Presidenta para serviços particulares, sendo remunerado pessoalmente por ela. Estão em poder da Presidenta os comprovantes de pagamento devido aos deslocamentos (São Paulo ou Rio de Janeiro para Brasília) e aos serviços prestados por Celso Kamura.
TODAS AS DESPESAS PESSOAIS DA SENHORA PRESIDENTA DA REPÚBLICA TÊM ORIGEM COMPROVADA. 
Espanta que o jornal O Globo dê divulgação a informações duvidosas e mentirosas. A Assessoria de Imprensa da Presidenta sequer foi procurada. 
Para finalizar, a Presidenta Dilma Rousseff anuncia que tomará as providências devidas na Justiça para reparar todas as acusações difamatórias e caluniosas que foram contra ela proferidas.(DO BLOG DE MAGNO MARTINS)

Futuro de Aécio virou combinação de hipóteses

Blog de Josias de Souza
A inclusão de Aécio Neves no rol dos políticos investigados faz do seu futuro uma combinação de hipóteses —das mais amplas até as mais específicas. Na pior das hipóteses, a carreira de Aécio será eletrocutada numa linha de transmissão de Furna$. Na melhor das hipóteses, a investigação desligará o delator Delcídio Amaral da tomada.
No caso do que espera por Aécio num inquérito dessa natureza, a escolha de hipóteses é enorme. A melhor das hipóteses é que a auto-imagem do senador sobreviva fora do espelho e leve os investigadores a concluir a apuração com a rapidez de um raio. A pior das hipóteses é que Aécio seja compelido a ostentar obutton de investigado, denunciado ou réu para além de 2018.
Mesmo um desfecho benigno, que leve à decretação da inocência de Aécio, comporta a análise de alternativas. Na melhor das hipóteses, a Polícia Federal desmoralizará Delcídio, o procurador-geral Rodrigo Janot solicitará o arquivamento do caso e o STF brindará Aécio com um atestado de idoneidade.
Na pior as hipóteses, a PF terá dificuldades para escarafunchar fatos ocorridos há mais de uma década, Janot encaminhará ao Supremo pedidos de prorrogação do inquérito, os advogados de Aécio reclamarão da demora e o STF arquivará o processo por falta de provas, condenando Aécio a ouvir risinhos perpétuos toda vez que esbravejar contra a corrupção ou cobrar moralidade dos seus rivais.
Ao saber que o ministro Gilmar Mendes, do STF, determinara finalmente a abertura do inquérito solicitado pela Procuradoria, Aécio declarou: “…É claro que ninguém gosta de ser injustamente acusado, como é o caso, mas eu tenho serenidade para compreender que esse é o papel do Ministério Público, investigar as citações e acusações que ali chegam, e o da Justiça, de dar prosseguimento a essas investigações.''
Aécio vai mesmo precisar de muita serenidade. Terá de combinar o papel de investigado ao de principal vítima do processo de impeachment depois de Dilma e Lula. Além de assistir à ascensão de Michel Temer ao trono que ambicionava, o grão-tucano foi deposto da condição de líder da oposição. Seu partido agora é linha auxiliar do governo.
São mesmo implacáveis os desígnios da política. Em outubro de 2014, seria internado como louco alguém que se arriscasse a prever a hipótese de que, em menos de dois anos, aquele Aécio que roçou a cadeira de presidente da República viraria um suspeito de corrupção e apoiador de um governo chefiado por Michel Temer, cercado de Lava Jato por todos os lados.

Indeciso um em cada cinco que votou por impeachment

Estadão  conteúdo
Dos 55 senadores que votaram a favor da admissibilidade do processo de impeachment de Dilma Rousseff em maio, 12 parlamentares, pouco mais de um quinto deles, agora se declaram "indecisos" ou evitam tornar público seu posicionamento. No grupo indicado como "indeciso/não quis responder" estão, ao todo, 19 senadores.
O grupo será o fiel da balança na votação, que pode ocorrer em julho ou agosto – o cronograma do julgamento no Senado que vai decidir sobre a perda ou não do mandato da petista ainda está em discussão –, uma vez que 53 senadores já tornaram público seu posicionamento e disseram que pretendem mantê-lo.
Até esta sexta-feira (3), eram 35 votos declarados a favor do impedimento e 18 contrários. Nove parlamentares não foram localizados. Para o afastamento definitivo são necessários 54 votos favoráveis entre os 81 senadores. Dos 22 que votaram contra o impeachment, três, passaram para o grupo "indeciso/não quis responder".
"Ambiente"
Representantes do grupo que votou a favor do impeachment em maio e agora migraram para a opção "indeciso/não quis responder", os senadores Romário (PSB-RJ), Wellington Fagundes (PR-MT), Cristovam Buarque (PPS-DF) e Roberto Rocha (PSB-MA) afirmam que vão "aguardar os desdobramentos dos acontecimentos" antes de decidir sobre a questão. Romário (PSB-RJ) é outro indeciso; ex-jogador pediu para deixar a Comissão do Impeachment
A composição atual do Senado é diferente da que votou em maio, com volta de parlamentares e entrada de suplentes. Mas a possibilidade de alteração do placar é pequena. Substituto de Marcelo Crivella (PRB-RJ), que vai disputar a prefeitura do Rio e votou pelo afastamento em maio, Eduardo Lopes (PRB-RJ) não quis revelar seu voto, mas disse que "o parecer do partido aponta para ocorrência da pedalada".

terça-feira, 31 de maio de 2016

Ex-presidente do TCE, Romeu da Fonte morre no Recife


Do G1/PE
O ex-presidente do Tribunal de Contas do Estado de Pernambuco (TCE-PE), Romeu da Fonte, morreu aos 79 anos no Recife nesta terça-feira (31). O enterro será realizado às 10h da quarta-feira (1°) no Cemitério de Santo Amaro, na área central da capital pernambucana. [Veja vídeo acima]
Casado e pai de três filhos, Romeu da Fonte foi também deputado estadual pelo Partido Socialista Brasileiro (PSB) e secretário do Trabalho no segundo governo de Miguel Arraes. Durante mais de 20 anos, Romeu foi advogado da Federação dos Trabalhadores na Agricultura do Estado de Pernambuco (Fetape).
"Doutor Romeu era uma grande figura humana, com uma bela história em defesa dos trabalhadores, da democracia e da justiça. Um exemplo para todos nós, que estamos no serviço público. Tive a honra de conviver e trabalhar com doutor Romeu no Tribunal de Contas de Pernambuco, desfrutando de sua enorme sensibilidade social. Meus mais sinceros sentimentos aos seus familiares e amigos", declarou o governador de Pernambuco, Paulo Câmara, em nota de pesar.

PBS PE lamenta falecimento de ex-deputado Romeu da Fonte

NOTA DE PESAR
O PSB de Pernambuco lamenta profundamente o falecimento do ex-deputado e ex-conselheiro do Tribunal de Contas do Estado, Romeu da Fonte.
Dr. Romeu foi um dos mais importantes militantes do PSB estadual. Sua trajetória a serviço do trabalhador rural o aproximou de Dr. Arraes, onde juntos lutaram, durante muitos anos, pela dignidade do homem do campo em Pernambuco.
Em nome da Direção Estadual do PSB, ressalto o legado de seriedade, serenidade, lealdade e, sobretudo, compromisso com aqueles que mais precisam.
Dr. Romeu, sem dúvida, é um exemplo para as novas gerações do PSB. Que sua bela história possa confortar seus familiares e amigos.
Sileno Guedes
Presidente estadual do PSB

Emendas parlamentares de Armando Monteiro beneficiarão 121 obras em todo o Estado

A construção da CEAGA, a nova Central de Abastecimento de Garanhuns, em execução, como registra a foto acima, é uma das 121 obras em todo o estado de Pernambuco beneficiadas com dotações do Orçamento da União obtidas pelo senador Armando Monteiro (PTB-PE), no total de significativos  R$ 71 milhões.

A CEAGA facilitará e tornará mais confortáveis as compras da população do município, além de reduzir os custos das mercadorias, com preços finais mais acessíveis, e permitir aos pequenos produtores comercializar sua produção.

O senador Armando Monteiro conseguiu dotação de R$ 5 milhões para a Central de Abastecimento, já integralmente empenhados (disponíveis) na lei orçamentária. Das verbas empenhadas para a CEAGA, R$ 850 mil foram liberados, permitindo o início das obras.

Adilson Gomes é homenageado pelos 50 anos de atividades políticas

Militante histórico do PSB, o secretário-geral do partido, Adilson Gomes, será homenageado, nesta quarta-feira (1), às 12h, pelo Caxangá Ágape. O evento tem o objetivo de comemorar os 50 anos de atividade político-partidária de Adilson. O encontro vai reunir deputados, vereadores, prefeitos e as principais lideranças do PSB. O prefeito de Moreno, Dilsinho Gomes (PSB), que faz aniversário nesta terça-feira, também recebe homenagem junto ao pai.
Adilson Gomes iniciou a carreira em 1966, quando deu início à fundação do então Movimento Democrático Brasileiro (MDB). A partir daquele ano, Adilson participou da coordenação de várias campanhas importantes em Pernambuco. Em 1972, o militante foi eleito vereador do município de Moreno.  Em 1990, Adilson Gomes se filiou ao PSB juntamente com Miguel Arraes.
O socialista coordenou campanhas vitoriosas de Arraes (1986 e 1994), Eduardo Campos (2006 e 2010) e, mais recentemente, a campanha que elegeu o atual governador Paulo Câmara (2014). Nesta última, Adilson atuou como coordenador do Agreste. Atualmente, ele exerce a função de gerente de Articulação Política da Casa Civil. É membro da Executiva estadual do PSB, integra o Diretório Nacional do partido e é curador da Fundação João Mangabeira.

Hospital Regional Dom Moura realiza com sucesso mais uma edição da Jornada de Enfermagem‏‏‏

Aconteceu nesta segunda-feira (30/05), a IX Jornada de Enfermagem do Hospital Regional Dom Moura, em Garanhuns, Agreste do estado, que teve como tema "Segurança do Paciente no Processo do Cuidar". O evento superou a esfera técnica, pois propiciou também aos profissionais momentos de reflexão, interação e lazer através da arte. O diretor do HRDM, Luiz Melo, que presidiu a mesa de abertura, fez referências ao grupo de organização do evento, além de ressaltar o compromisso que os servidores têm demonstrado, mudando o conceito que as pessoas tinham da unidade de saúde, com muito trabalho e determinação da equipe, em todos os seus setores.

Dra. Catarina Tenório, gestora da V Regional de Saúde, participou da abertura da Jornada, formando a mesa com Coordenadoras do HRDM; Lara Vanessa (Enfermagem), Bruna Souza (Residência Multiprofissional), Antônia Santos (Comissão de Controle de Infecção Hospitalar) e Renata Nogueira (Núcleo de Epidemiologia), além do diretor do hospital.

O diretor do HRDM, Luiz Melo, que presidiu a mesa de abertura, fez referências ao grupo de organização do evento, além de ressaltar o compromisso que os servidores têm demonstrado nos últimos anos, mudando o conceito que as pessoas tinham da unidade de saúde, com muito trabalho e determinação da equipe, em todos os seus setores.

Em diversas palestras e debates, foram discutidos temas que favoreceram para melhoria da prática profissional de cada participante, com destaque à participação dos residentes, que iniciaram os trabalhos na apresentação da palestra: Segurança do Paciente: Aprendendo com os Erros, ministrada por Prissila Muniz (Nutricionista) e Jéssica Dionila (Enfermeira).

Kylma Fidelix, coordenadora do NUEPE (Núcleo de Educação Permanente) fez a apresentação da Comissão de Segurança do Paciente do HRDM. No período da tarde, a enfermeira Márcia Stela versou sobre "Úlcera por Pressão: Minimizando os Riscos. E na última palestra, as enfermeiras do Bloco Cirúrgico, Karla Janaína e Olívia Passos, apresentaram: "Cirurgia Segura Salva Vidas".

Devido às fortes chuvas na capital pernambucana, um momento de troca de experiências com profissionais do Hospital da Restauração, não pode acontecer. Irlhaine Andrade (Enfermeira Supervisora do Núcleo de Segurança do Paciente) e Cristiane Araújo (Gerente de Risco e Especialista em Segurança do Paciente) ficaram impossibilitadas de deixar o Recife para participar do evento em Garanhuns, ficando para ser reagendado.

Ao final, os participantes, estudantes de enfermagem, entre outras formações acadêmicas, e profissionais da saúde foram agraciados com a percussão do Projeto Batuque.

O gestor do Hospital Regional Dom Moura, Luiz Melo, registrou a todos que compareceram ao evento. "Agradeço aos patrocinadores, organizadores, palestrantes e todos aqueles que direta ou indiretamente contribuíram para realização desta jornada."

Prefeitura de Garanhuns acata reinvidicação do Sindicato e concede aumento a servidores

No dia 18 de janeiro de 2016, o Presidente do Sindicato dos Funcionários e Servidores Públicos Municipais de Garanhuns e Região - SINSEMUG/REGIONAL; Luciano Florêncio, entregou ao Prefeito do Município; Isaías Regis, à proposta de reajuste de 11,6% para os demais servidores do Município e  sugeriu que fosse concedido o mesmo reajuste a Guarda Municipal.
Sendo que no último dia 02 de maio de 2016, o Sindicato enviou Ofício sob nº 030/2016 cobrando resposta do governo municipal em relação ao reajuste dos Servidores Públicos Municipais no percentual de 11,6%, com o mesmo tratamento para a Guarda Municipal.
 A Prefeitura Municipal de Garanhuns, através da Secretaria de Administração envia ofício nº 1558/2016-SEAD/PMG, respondo ao sindicato que acatou a proposta feita pelo SINSEMUG.
Concedendo reajuste aos vencimentos dos Servidores Públicos Municipais no percentual de 11,67% com a diferença de um nível para o outro de 3% de acordo com a Lei 2642/93 PCC e dando o mesmo tratamento para a Guarda Municipal.
O projeto está sendo enviado para Câmara Municipal, para apreciação dos Vereadores e votação. 

Senadores já admitem rever voto pelo impeachment de Dilma


Romário
A mudança ocorreu depois dos novos acontecimentos políticos provocados pelos grampos do ex-presidente da Transpetro, Sérgio Machado

Diante da crise política que atinge o governo interino de Michel Temer, os senadores Romário (PSB-RJ) e Acir Gurgacz (PDT-RO), que votaram pela abertura do processo de impeachment da presidente Dilma Rousseff, admitem agora a possibilidade de rever seus votos no julgamento final, que deve ocorrer até setembro.
Segundo informações do Extra, o Senado abriu o processo de impeachment com o apoio de 55 senadores e, para confirmar essa decisão no julgamento de mérito, são necessários 54 votos. Portanto, caso os dois senadores mudem os votos, e os demais parlamentares mantiverem suas posições, a cassação definitiva de Dilma Rousseff poderá ser evitada.
De acordo com a publicação, a mudança ocorreu depois dos novos acontecimentos políticos provocados pelos grampos do ex-presidente da Transpetro, Sérgio Machado.

“Meu voto foi pela admissibilidade do impeachment, ou seja, pela continuidade da investigação para que pudéssemos saber se a presidente cometeu ou não crime de responsabilidade. Porém, assim como questões políticas influenciaram muitos votos na primeira votação, todos esses novos fatos políticos irão influenciar também. Meu voto final estará amparado em questões técnicas e no que for melhor para o país”, disse Romário ao GLOBO ontem.
O PT vai usar, na defesa de Dilma na comissão do impeachment, a conversa de Machado com o senador Romero Jucá (PMDB-RR), em que o então ministro do Planejamento diz que a aprovação do impeachment de Dilma poderia “estancar a sangria”. A interpretação é que o objetivo do impeachment era interromper as investigações da Lava-Jato, que atinge vários integrantes da cúpula do PMDB.(Do blog de jamildo)

Governo do Estado garante pagamento dos servidores para os próximos dias 7 e 8

Foto: Thiago Sampaio/Agência Alagoas
Foto: Thiago Sampaio/Agência Alagoas


Em meio à crise de arrecadação, o governo de Pernambuco, em 2016,  só divulgou o calendário de pagamento de salários do primeiro quadrimestre, isto é, até o mês maio, correspondendo aos dias trabalhados em abril. Mas em nota, a Secretaria de Administração de Pernambuco afirma que o pagamento referente ao mês de maio dos servidores do Estado será efetuado a partir da próxima terça-feira (7).
Tabela
Já em relação a tabela de pagamento, esta será divulgada mês a mês. O fato gera insegurança nos trabalhadores e faz lideranças sindicais cobrarem uma definição urgente da Secretaria Estadual de Administração. A rede estadual tem 200 mil servidores e uma folha que custa R$ 800 milhões mensais.
Confira a nota:
A Secretaria de Administração informa que o salário do mês de maio dos servidores do Estado será pago no próximo quinto dia útil do mês de junho, ou seja, o pagamento acontecerá no dia 07 de junho para todos os Ativos e Inativos e no dia 08 será para os comissionados.

Relator pede cassação de Cunha no Conselho de Ética

247, com Agência Câmara - O relator do processo no Conselho de Ética contra o deputado afastado Eduardo Cunha (PMDB-RJ), deputado Marcos Rogério (DEM-RO), entregou seu parecer nesta terça-feira 31 ao presidente do colegiado, deputado José Carlos Araújo (PR-BA), sugerindo a cassação do peemedebista.
Marcos Rogério assegurou que o documento reproduz o conjunto das provas que foram coletadas no curso da instrução. "Tanto as provas materiais, quanto as provas testemunhais. O nosso relatório leva em consideração o conjunto das provas, mas mesmo discordando da vice-presidência da Casa há respeito a elas", explicou.
Na última quarta-feira (25), o presidente em exercício da Câmara dos Deputados, Waldir Maranhão, reafirmou que a representação contra Cunha, deve se limitar à denúncia de que ele faltou com a verdade ao dizer que não tinha contas no exterior.
"Tanto o parecer do relator, como a defesa do representado devem limitar-se à única imputação considerada apta no parecer preliminar que admitiu o prosseguimento da representação, qual seja, a omissão intencional de informações relevantes ou prestação de informações falsas", disse Maranhão.

segunda-feira, 30 de maio de 2016

Governador aciona maior complexo eólico de Pernambuco


Em comemoração a I Semana de Energia de Pernambuco, após regulamentação da Lei, em 2015, e ao Dia Mundial da Energia (29), o governador Paulo Câmara acionou, remotamente, diretamente do Palácio do Campo das Princesas, em Recife, um dos 126 aerogeradores do complexo Ventos de São Clemente, localizado na região do Agreste pernambucano, nesta segunda-feira, dia 30 de maio. Com capacidade instalada de 216 MW, este é, atualmente, o maior complexo eólico em funcionamento no Estado.

“O parque dos Ventos de Santa Brígida, inaugurado ano passado, e o parque de São Clemente, que hoje inicia suas atividades, são responsáveis, juntos, por 15% da energia gerada em nosso Estado. São 550 mil família beneficiadas, número muito expressivo, que dialoga com o desenvolvimento que queremos para o estado de Pernambuco, o desenvolvimento sustentável, com uma energia limpa e, em sua totalidade, sendo produzida no Estado, no complexo industrial de Suape”, comemora o chefe do Executivo estadual, lembrando que estamos vivendo um ciclo que começou lá traz, quando as primeiras fábricas de energia eólica chegaram a Pernambuco, e hoje é possível ver a produção não apenas das torres, mas a geração de energia dentro do Estado.

Para o secretário de Desenvolvimento Econômico, Thiago Norões, o momento é propício para se abrir uma discussão em relação ao setor energético no Brasil. “Esperamos que o Governo Federal, que se inaugura agora, olhe para a questão da energia no Brasil sob um ponto de vista mais regionalizado. Espero que agora tenhamos leilões regionais que contemplem a oferta de energia para nossa região e que também tragam investimentos para o Nordeste. Leilões baseados em biomassa, por exemplo, temos uma região da Mata em Pernambuco, Alagoas e Paraíba, que propicia a cultura florestal e também os portos de Suape (PE) e Pecém (CE), que oferecem condições muito boas para importação de gás natural liquefeito”, atesta Norões.

A Casa dos Ventos, uma das pioneiras e maiores investidoras no desenvolvimento de projetos eólicos no Brasil, comemora a entrega antecipada em sete meses do complexo. Oficialmente, o parque São Clemente deveria entrar em operação somente em janeiro de 2017. O Diretor Executivo da empresa, Clécio Eloy, atribuiu o apoio estadual, desde a regularização fundiária das áreas envolvidas até a adesão da comunidade ao projeto e orientações dos órgãos relacionados ao meio ambiente a fazer o projeto com menor impacto possível, como fatores preponderantes para a antecipação das operações.

“Conseguimos, aqui em Pernambuco, as condições ideais para que fizéssemos nossos maiores investimentos. A Casa dos Ventos atua em todos os estados do Nordeste, mas temos aqui, nosso maior destino de investimentos”. O complexo entregue é formado por oito parques eólicos, distribuídos entre os municípios de Caetés, Venturosa, Pedra e Capoeiras, a cerca de 250 km de Recife. No total, há 126 aerogeradores instalados.

Ventos de São Clemente é o segundo complexo eólico inaugurado pela Casa dos Ventos em Pernambuco. O primeiro foi Ventos de Santa Brígida, localizado na região de Caetés, inaugurado no ano passado. Além deste, a companhia está investindo em outro complexo situado em terras pernambucanas, Ventos de Santo Estevão (142MW), localizado na Chapada do Araripe, que faz divisa com Piauí, e tem operação prevista para iniciar em maio de 2017.

Cerca de 100 famílias da região tornaram-se parceiras da companhia, pelo arrendamento de terrenos para a implantação do complexo. Esse modelo permite às famílias preservar a propriedade e o uso da terra para suas atividades agrícolas, além de receber mensalmente uma quantia calculada a partir da energia gerada. No caso de São Clemente, estima-se em R$ 2,5 milhões o total pago anualmente aos moradores, valor que deve estimular a economia local. 


MP aponta desvios de R$ 14 mi no governo Anastasia

247 - O Ministério Público de Minas Gerais investiga a suspeita de desvio de ao menos R$ 14 milhões dos cofres do Estado entre 2012 e 2014, durante a gestão Antonio Anastasia (PSDB), atualmente senador e relator do processo de impeachment de Dilma Rousseff no Senado.
A suspeita é de que o valor tenha sido desviados da construção e dos projetos da “Cidade das Águas”, desenvolvida no município de Frutal (MG) pela Fundação Hidroex, vinculada à Secretaria de Estado de Ciência, Tecnologia e Ensino Superior do Estado.
A investigação veio à tona com a deflagração da Operação Aequalis, que apura o envolvimento de agentes públicos ligados ao estado de Minas Gerais e empresários, brasileiros e portugueses, no esquema de desvio de recursos públicos. A operação levou à prisão temporária de seis pessoas, incluindo o ex-secretário de Ciência Tecnologia e Ensino Superior e também ex-presidente do PSDB em Minas, Nárcio Rodrigues.
A assessoria do senador disse que ele "não tem conhecimento dos fatos que levaram à operação do Ministério Público do Estado de Minas Gerais na manhã desta segunda-feira (30/05)". A nota diz que ele "defende que quaisquer denúncias devam ser rigorosamente apuradas pelos órgãos competentes e julgadas na forma da lei".

Cai Fabiano Silveira, a segunda baixa de Temer em 17 dias de governo


:

247-O ministro da Transparência, Fiscalização e Controle, Fabiano Silveira, entregou na noite desta segunda (30) a carta de demissão do cargo; a decisão do ministro foi tomada após a enorme repercussão negativa da divulgação de sua conversa com o presidente do Senado, Renan Calheiros (PMDB-AL), na qual ele criticou a condução da Operação Lava Jato pela Procuradoria Geral da República (PGR); "Jamais intercedi junto a órgãos públicos em favor de terceiros. Observo ser um despropósito sugerir que o Ministério Público possa sofrer algum tipo de influência externa, tantas foram as demonstrações de independência no cumprimento de seus deveres ao longo de todos esses anos", diz Fabiano na carta; inicialmente, Temer havia avaliado que o caso de Fabiano era “menos grave” que o do senador Romero Jucá (PMDB-RR), que foi o primeiro a deixar o governo, também por conta das gravações de Sérgio Machado; durante toda esta segunda, servidores do Ministério da Transparência protestaram contra a permanência de Fabiano Silveira; a Transparência Internacional, organização não-governamental de combate à corrupção em todo o mundo, divulgou nota pedindo a exoneração do ministro; a  Globo chegou a produzir um editorial pedindo a cabeça do agora ex-ministro

Pena mais branda para Cunha: Pagamento pelos serviços prestados?


Radar Online
O relator do processo contra Eduardo Cunha (PMDB-RJ) no Conselho de Ética, Marcos Rogério (PDT-RO), já admite uma punição mais branda para o peemedebista.
Ele tem recebido apelos de aliados de Cunha para uma solução na qual o atual presidente afastado perca seu cargo, mas não o mandato.
A esses emissários, Rogério tem dado sinais positivos.
Ele diz que, evitando a cassação e suspendendo o direito de Cunha exercer cargo na Mesa, será mais fácil aprovar seu relatório.

Delação de Machado implica Renan, Sarney, Jucá e Lobão

Blog do Camarotti
O conteúdo da delação premiada do ex-presidente da Transpetro Sérgio Machado é considerado mais explosivo do que as próprias gravações feitas por ele em conversas com o presidente do Senado, Renan Calheiros, o ex-presidente José Sarney e o senador Romero Jucá.
Na delação, Sérgio Machado faz revelações sobre todo o esquema que teria sido montado pelo PMDB do Senado em torno dele para conseguir recursos na estatal.
Machado afirma na delação que Renan, Sarney, Jucá e o senador e ex-ministro Edison Lobão eram beneficiários diretos do esquema – os políticos negam ter cometido irregularidades.
Quem já teve acesso ao conteúdo da delação anotou que Sérgio Machado acrescenta muitos detalhes do esquema do PMDB do Senado que não aparecem nas gravações das conversas.

Justiça manda tirar textos de blog com críticas à PF: É volta a censura?

Folha de S.Paulo – Juliana Coissi
O Juizado Especial Cível de Curitiba determinou que fossem retirados do ar textos publicados no blog do jornalista carioca Marcelo Auler, 60, com críticas a condutas da Polícia Federal na Operação Lava Jato, em Curitiba. A defesa do jornalista já recorreu da decisão.
Dez textos foram retirados do ar, dois deles em maio e o restante há uma semana. As sentenças do juiz Nei Roberto Guimarães, 8º Juizado, e da juíza Vanessa Bassini, do 12º Juizado, são do final de março e do início de maio, respectivamente.
As decisões atendem processo movido pelos delegados da Polícia Federal Erika Marena e Mauricio Moscardi Grillo, integrantes da força-tarefa da Lava Jato em Curitiba.
Os dois são citados nas reportagens do blog de Auler, criado há 11 meses, com textos principalmente sobre política. Com 42 anos de carreira, o jornalista tem passagens por alguns dos principais veículos de comunicação do país e foi ganhador de prêmios como o Esso de Jornalismo em 1993 por reportagem publicada na revista Veja.
Os textos removidos por ordem judicial fazem críticas à conduta da PF, por exemplo, no episódio de suposta escuta encontrada na cela de Alberto Youssef e quanto aos custos para a reforma de uma unidade da PF em Curitiba. Em outra reportagem, Auler afirma que a delegada Erika Marena fez vazamentos seletivos de delações premiadas da Lava Jato.
Segundo o advogado Rogério Bueno, que defende o jornalista, uma das sentenças determina que o blog não só retire do ar as reportagens listadas no processo como deve se abster de divulgar novas matérias, diz a sentença, "com conteúdo capaz de ser interpretado como ofensivo ao reclamante [delegado Grillo]".
Para o defensor, trata-se de "censura prévia". Ele impetrou um mandado de segurança na Turma Recursal dos Juizados Especiais na semana passada para que as reportagens voltem a ser publicadas no blog.
O jornalista disse defender o direito democrático de pessoas que se sentirem atingidas pela imprensa de recorrer à Justiça, mas fez críticas à decisão judicial.
"O absurdo é o juiz censurar, mais ainda sem pedir antes que se apresente provas. O absurdo é a censura, ela não pode existir", disse Auler. A reportagem tentou repercutir a crítica com os dois magistrados, mas não houve resposta da assessoria do Tribunal de Justiça do Paraná.
A reportagem procurou ainda os dois delegados por meio da assessoria de imprensa da PF do Paraná, mas não obteve resposta. A defesa dos dois também não foi localizada.

Eleição em São Paulo: nome de Serra tumultua

Carlos Brickmann
Em eleição vale tudo: em São Paulo, por exemplo, o ex-tucano Andrea Matarazzo sai pelo PSD, partido do ministro Gilberto Kassab. Ambos têm sentimentos intensos um pelo outro: adorariam ver o hoje aliado coberto de rodelas de limão e com a maçã na boca. Andrea era oposição a Dilma, em cujo Governo Kassab foi ministro. E há quem jure que José Serra, que se dá bem com os dois mas cujo partido tem candidato (o empresário João Dória Jr.) poderia fechar com eles, para derrotar o governador Alckmin, tucano como Serra mas seu rival para ser candidato à Presidência.

Foi!!! 

Serra é ministro de Temer e seu aliado firme. Mas o PMDB do presidente Temer tem candidato em São Paulo: a ex-petista Marta Suplicy. Entretanto, não se confunda: aqui não estamos falando de caos, o velho e permanente caos da política nacional. A palavra é outra: confusão.

Para Dilma, Eduardo Cunha manda e governo Temer terá que se ajoelhar


 16149225

Do blog de jamildo-Os garçons do Palácio da Alvorada ainda servem café quente para a presidente afastada Dilma Rousseff. Na quinta-feira passada (26), ela recebeu a Folha para uma entrevista e pediu que servissem também “alguma comidinha”. Foi prontamente atendida, mas reclamou: “Não tem pão de queijo?”.
Dilma, segundo assessores, segue mais Dilma do que nunca. Acorda cedo, despacha, dá bronca, exige pontualidade e se apega a detalhes.
Aparenta estar forte e até algo aliviada longe da rotina do Palácio do Planalto, de onde foi afastada depois que o Senado votou pela abertura do impeachment, há 18 dias.
Diz que não sente falta de nada. “Eu trabalho o mesmo tanto. Só que agora faço outras coisas”, afirma.
Recebe senadores, deputados, ex-ministros. Com eles, participa de discussões em redes sociais.
“Temos que defender o nosso legado. E com pouco recurso. Atualmente nós temos um blog. Ele nos consome”, afirma.
Na semana passada, acompanhou cada detalhe da divulgação, pela Folha, de gravações feitas pelo ex-presidente da Transpetro Sérgio Machado com os senadores Romero Jucá e Renan Calheiros e com José Sarney.
“As razões do impeachment estão ficando cada vez mais claras”, afirma, sorrindo.
As conversas revelam tentativas de interferir na Operação Lava Jato e a opinião de que, se Dilma saísse do governo, as investigações poderiam arrefecer.
Dilma não poupa críticas ao governo interino de Michel Temer e diz que ele terá que “se ajoelhar” para Eduardo Cunha, com quem “não há negociação possível”. Leia mais aqui

Com apenas 7 anos, filho de Temer já tem patrimônio de R$ 2 milhões em imóveis

247 – Com apenas 7 anos de idade, Michel Miguel Elias Temer Lulia Filho, conhecido como Michelzinho, já é um milionário.
Ele herdou do pai dois imóveis cujos valores somados superam R$ 2 milhões, segundo informa reportagem de José Roberto de Toledo e Daniel Bramatti. Segundo a assessoria de Temer, os imóveis foram doados como antecipação de herança.
"Localizados no Edifício Lugano, no Itaim-Bibi, zona sul da capital paulista, cada conjunto tem 196 m² e valor venal de R$ 1.024.802, segundo a Prefeitura de São Paulo – os dados são públicos e podem ser consultados na internet. O valor de mercado costuma ser de 20% a 40% mais alto do que o valor de referência usado pela Prefeitura para calcular o Imposto Predial e Territorial Urbano (IPTU)", diz o texto.
Os jornalistas, no entanto, apontam que os imóveis foram declarados abaixo do valor real. "Mesmo assim, na declaração de bens que Temer apresentou à Justiça Eleitoral em 2014, cada conjunto é avaliado em apenas R$ 190 mil. Isso é comum nas declarações de políticos, pois os imóveis costumam ser declarados pelo valor de quando foram comprados. A legislação não obriga a atualização do valor."
A reportagem também revela que o patrimônio declarado de Temer cresceu bem acima da inflação nos últimos anos. "O patrimônio do presidente interino cresceu rapidamente desde 2006. Naquele ano, Temer foi candidato a deputado federal e declarou bens no valor de R$ 2.293.645,53. Se corrigido pelo IGP-M da Fundação Getúlio Vargas, eles corresponderiam, em 2014, a R$ 3.678.526,22. Porém, seu patrimônio declarado à Justiça Eleitoral em 2014 já havia crescido para R$ 7.521.799,27. Ou seja, mais do que dobrou acima da inflação entre duas eleições – e isso sem levar em conta a valorização dos imóveis."