sábado, 21 de julho de 2012

MESMO NA PRESSA TENHA UMA ALIMENTAÇÃO SAUDÁVEL



Publicação: DP

Roseane monta seu prato
Roseane monta seu prato "sem critério". Já Bruno mudou de hábitos por recomendação médica. Foto: Lais Capistrano/Esp.DP/D.A Press

Em meio à rotina agitada, falta tempo para fazer refeições apropriadas em casa. Este é o motivo que leva muitas pessoas a se alimentarem fora do lar ou comerem “qualquer coisa” em suas residências. Nas lanchonetes e restaurantes, sobram opções suculentas de massas, carnes gordurosas e condimentos artificiais. O consumo desregrado de sódio, gorduras saturadas e açúcares pode resultar em problemas de saúde como obesidade, hipertensão, diabetes, doenças cardiovasculares e câncer. Mas comer de forma saudável é possível, mesmo para quem precisam se alimentar fora e para os apressados em geral (veja dicas abaixo).
De acordo com a última pesquisa da Vigilância de Fatores de Risco e Proteção para Doenças Crônicas por Inquérito Telefônico (Vigitel), quase 50% dos recifenses acima de 18 anos estão com sobrepeso e 20% estão obesos, num reflexo dos hábitos alimentares não recomendáveis. “Um exemplo: a pessoa que consome 2,5 mil calorias diárias, quando a necessidade é de duas mil, poderá ganhar 6 kg em um ano”, alerta a nutricionista Geise Belo. Mas como conciliar a correria do cotidiano com uma alimentação saudável? Os nutricionistas afirmam que isso é perfeitamente possível, desde haja mudança de hábitos.
A nutricionista Geise Belo recomenda pratos coloridos e variados. Foto: Lais Capistrano/Esp.DP/D.A Press
A nutricionista Geise Belo recomenda pratos coloridos e variados. Foto: Lais Capistrano/Esp.DP/D.A Press

A fotógrafa Roseane Barbosa admite que não se alimenta da maneira ideal. “Não tenho critérios para montar meu prato. Coloco tudo o que eu gosto”. Enquanto almoça massa, carne guisada, arroz, batatas fritas e folhas, ela explica sua rotina. “Saio de casa às 6h e só volto às 20h40. Durante esse tempo, tomo café na rua, almoço, lancho e às vezes até janto”. 
“Por questões de saúde, estou mudando minha alimentação. Hoje como mais verduras e carnes brancas e menos gorduras”, relata o administrador Bruno Outtes. Ele conta que, “por recomendação médica”, cortou os excessos e  intercalou as refeições com lanches leves. “Embora goste mesmo é de carne”, assume. Segundo o Conselho Regional de Nutrição, estima-se que aproximadamente 50% dos pernambucanos de 25 a 40 anos tenham uma alimentação desregrada. Os maiores vilões alimentares são consumidos diariamente nas refeições “apressadas”. 
Além de ressaltar a importância do consumo de carnes brancas, verduras, legumes e frutas, a nutricionista Ana Karina Souza sugere substituir molhos prontos por azeite extra-virgem e trocar o sal por limão, que tem vitamina C e facilita a digestão. Ela também recomenda fracionar as refeições, investindo em lanches leves, frutas e cereais.
Dieta saudável para apressados

 (Zuleika de Souza/CB/D.A Press)

Café da manhã
Optar por frutas, sanduíches naturais, iogurtes e sucos. Se há pressa para sair de casa, alguns alimentos como frutas e sanduíches de pão integral e queijos brancos podem ser consumidos no carro ou no ônibus, para poupar tempo

 (Rafael Ohana/CB/D.A Press)

Almoço
Montar o cardápio de acordo com as cores do alimento. Um prato com saladas coloridas, arroz integral, feijão verde e peixe ou frango contém grande parte dos nutrientes necessários ao corpo humano. Como tempero, é recomendável utilizar azeite extra-virgem, limão, vinagres balsâmicos, orégano e alecrim


 (Cadu Gomez/CB/D.A Press)
Jantar
À noite, a refeição deve ser leve e em porções reduzidas. Os nutricionaistas indicam o consumo de peixes grelhados temperados com especiarias naturais, como orégano e alecrim. Para acompanhar, coma arroz integral, salada e suco de frutas. Para quem prefere a culinária regional, alguns partos sugeridos são o inhame, o cuscuz, a macaxeira e o ovo cozido

 (Braitner Moreira/Esp. CB/D.A Press)
 
Entre as refeições
O ideal é que se façam lanches intercalados entre as três principais refeições do dia. Pela manhã ou à tarde, as frutas podem ser consumidas no ambiente de trabalho, desde que armazenadas devidamente. Outras opções de lanche são as barras de cereal, doces light e sanduíches integrais. Para quem gosta de sobremesas após o almoço, recomendam-se frutas e tortas leves.

 (Breno Fortes/CB/D.A Press)

No happy hour
O hábito de frequentar barzinhos e restaurantes após o trabalho é comum entre os recifenses. No entanto, alguns cuidados podem ser adotados para que o momento de descontração não prejudique a saúde. Um deles é evitar o consumo excessivo de bebidas alcóolicas fermentadas, como a cerveja, e de petiscos gordurosos. A sugestão é optar pelos vinhos, que contêm antioxidantes capazes de eliminar radicais livres, e comer peixes ou carnes grelhadas

 
Os vilões do prato

Sal
É absorvido no estômago e segue para a corrente sanguínea. Lá, retém água e aumenta a pressão arterial. Com isto, há sobrecarga nas funções renais e desenvolvimento da hipertensão, que pode levar ao infarto e ao acidente vascular cerebral

Açúcar
Assim como o sal, a glicose é absorvida no estômago e vai para a corrente sanguínea. Inserida nas células por um hormônio chamado insulina, se armazena no organismo em forma de gordura. Em excesso, o açúcar pode acarretar o diabetes

Colesterol
Ao longo dos anos, o acúmulo de colesterol nas paredes dos vasos sanguíneos causa aterosclerose, ou seja, o endurecimento da estrutura. Quando consumida em excesso, a substância pode estreitar os vasos e resultar em infartos e AVCs

AS MULHERES ESTÃO EM TODOS OS LUGARES


Mirtes Souza tem 25 anos. Antes de chegar à construção, foi recepcionista, atendente de padaria, auxiliar de salão de beleza e professora de informática (Helder Tavares/DP/D.A Press)
Mirtes Souza tem 25 anos. Antes de chegar à construção, foi recepcionista, atendente de padaria, auxiliar de salão de beleza e professora de informática
Acabou a reserva de mercado masculina. Agora os canteiros de obras da Região Metropolitana do Recife (RMR) têm o toque feminino. São serventes, carpinteiras, ajudantes de obras, pedreiras. Elas se misturam aos homens com naturalidade, e o melhor, em condições de igualdade de posição e salarial. As construtoras se renderam à falta de mão de obra qualificada fruto do boom na construção civil e passaram a contratar mulheres para as funções antes ocupadas só pelos homens.
Ainda é cedo para quantificar a presença das mulheres nos canteiros de obras, mas uma coisa é certa: aos pouquinhos elas estão invadindo a praia dos homens. Diretor de pesquisas socioeconômicas da Agência Condepe/Fidem, Rodolfo Guimarães diz que essa movimentação de mão de obra é natural em momentos de crescimento da atividade econômica. “Quando se esgota a força de trabalho masculina, a tendência é se incorporar as mulheres”, pontua.
Para enfrentar a dificuldade de recrutar trabalhadores para as obras em andamento, a construtora Conic decidiu investir na formação e qualificação das mulheres. “Desde o boom em Suape e a explosão da construção civil em Pernambuco, o nosso segmento vem encontrando dificuldade de quantidade e qualidade de mão de obra”, destaca Florence Olsen, gerente de recursos humanos da construtora. O tempo médio de preenchimento de uma vaga passou de uma semana para 15 dias em determinadas funções.
No início não havia muitas candidatas, mas a propaganda boca a boca espalhou a nova oportunidade profissional. Há 15 dias, um grupo de cinco mulheres - Josilene, Wilani, Mirtes, Márcia e Manuela - estreou no canteiro de obras do edifício Cais da Aurora, na rua de mesmo nome. Todas já passaram por outras ocupações, mas a oportunidade da carteira assinada, de ter um bom salário e o desafio de ocupar uma vaga na construção civil foram atrativos para essas pernambucanas.
Mirtes Renata Santana Souza tem 25 anos. Ela já foi recepcionista, atendente de padaria, auxiliar de salão de beleza, professora de informática. “Agora estou aqui na carpintaria. Trabalho desde os 18 anos, mas só na construção civil tive a oportunidade da carteira assinada. Fiz um curso de carpintaria e corri atrás da vaga.” Mirtes tem planos para o futuro: cursar engenharia civil e fazer carreira na construção civil.
Engenheiro civil responsável pela obra da Conic, Luiz Henrique Travassos da Silva, 27, aponta o diferencial da mão de obra feminina: “Elas agregam outras qualidades. São atenciosas, cuidadosas e detalhistas. Têm facilidade com a leitura dos projetos e são atentas à colocação dos equipamentos”. É, os homens que se cuidem. 
Fonte: DP

GOVERNADOR INAUGURA EXPRESSO CIDADÃO DE GARANHUS



 














O governador Eduardo Campos inaugurou hoje (20) o maior Expresso Cidadão do Estado na cidade de Garanhuns, no Agreste Meridional. A unidade é a primeira da cidade e tem capacidade de fazer cerca de 30 mil atendimentos por mês.
 Mais de R$ 3 milhões foram investidos na nova sede. “Esse equipamento serve para aproximar o Estado do cidadão, e é também o primeiro Expresso online do interior de Pernambuco. Aqui já tem 14 serviços funcionando e já emprega 126 pessoas. Vai servir para mudar a vida não só desse bairro, Aluísio Pinto, mas de toda a região”, disse Eduardo Campos.

 












A expectativa é que, no total, 130 pessoas sejam contratadas para trabalhar no espaço que possui uma área construída de mais de 1,5 mil m2. No Expresso Cidadão também será possível comprar medicamentos do Laboratório Farmacêutico do Estado de Pernambuco (Lafepe) e conferir as oportunidades de emprego na Agência do Trabalho.
 Além de Garanhuns, outras cidades da região também devem ser beneficiadas. “Mais de 20 municípios do entorno também vão usufruir dos serviços oferecidos aqui. No local, funcionava uma cadeia pública. Esse expresso vai mudar a cara do bairro”, destacou o secretário de Administração do Estado, Ricardo Dantas. Entre os principais atendimentos que o Expresso Cidadão de Garanhuns oferece estão, a Emissão de Carteira de Identidade; antecedentes criminais; emissão de contracheque; emissão de carteira de trabalho e seguro-desemprego.
Publicado por magno martins

PESQUISA DATAFOLHA TRAZ HUMBERTO NA FRENTE COM 35 %

Publicado no uol
A primeira pesquisa Datafolha sobre a eleição para prefeito de Recife (PE) mostra que uma polarização entre os candidatos do PT e do PSB ainda está distante.
Segundo o levantamento, o petista Humberto Costa lidera a corrida sucessória, com 35% das intenções de voto, enquanto o socialista Geraldo Júlio aparece na quarta colocação, com 7%.
Mendonça (DEM) ocupa o segundo lugar, com 22%, à frente de Daniel Coelho (PSDB), com 8%, em situação de empate técnico com Geraldo.
A pesquisa Datafolha (PE-49/2012) foi realizada em 19 e 20 de julho com 828 eleitores. A margem de erro é de três pontos percentuais para mais ou para menos.

Editoria de Arte/Folhapress

sexta-feira, 20 de julho de 2012

BC LANÇA NOVAS CÉDULAS DE R$ 10 E R$ 20


afb6db78acc2c312996a993ae8a6c3ab.jpg
Foto: divulgação


O Banco Central lança na próxima segunda-feira (23) as novas cédulas de R$ 10 e R$ 20, que fazem parte da segunda família do Real. A cerimônia de lançamento será realizada em Brasília, às 15h, com a presença do presidente do BC, Alexandre Tombini.

Já estão em circulação, desde dezembro de 2010, as cédulas de R$ 50 e R$ 100 desta nova família. Ainda não há previsão para lançamento das novas notas de R$ 2 e R$ 5.

As cédulas desta família contêm novos elementos de segurança e possuem tamanhos diferentes, para facilitar a identificação.
Fonte: Agência Estado

MORRE DIVA PACHECO !

 A atriz Diva Pacheco faleceu na manhã de hoje, vítima de câncer na tireoide. Diva estava internada na UTI do Unimed de Caruaru (Agreste Central, a 135 km do Recife). Seu corpo será velado hoje à tarde. O enterro acontece amanhã de manhã, no mesmo local do velório: Fazenda Nova, lugar que sedia o espetáculo da Paixão de Cristo, em que atriz teve papel marcante, interpretando Maria. Diva tinha 72 anos.

ACOMPANHE AQUÍ OS RECURSOS DO FUNDEB : ANGELIM JULHO 2012

Demonstrativo de Distribuição da Arrecadação  
  20/07/2012    SISBB - Sistema de Informações Banco do Brasil    13:18:14
ANGELIM - PE
 
FUNDEB - FNDO MANUT DES EDUC BASICA E VLRIZ PROF EDUC
DATA PARCELA VALOR DISTRIBUIDO
 
03.07.2012 ORIGEM IPVA 1.008,80 C
ORIGEM ICMS EST 23.898,91 C
TOTAL: 24.907,71 C
 
04.07.2012 COMPLEM. UNIAO 33.737,05 C
 
10.07.2012 ORIGEM ITR 14,44 C
ORIGEM IPVA 1.055,97 C
ORIGEM IPI-EXP 193,94 C
ORIGEM ICMS EST 34.689,98 C
ORIGEM FPE 26.557,26 C
ORIGEM FPM 20.201,21 C
TOTAL: 82.712,80 C
 
17.07.2012 ORIGEM IPVA 932,08 C
ORIGEM ICMS EST 37.788,38 C
TOTAL: 38.720,46 C
 
20.07.2012 ORIGEM ITR 1,88 C
ORIGEM IPI-EXP 73,00 C
ORIGEM FPE 7.243,33 C
ORIGEM FPM 5.509,76 C
TOTAL: 12.827,97 C
 
TOTAIS COMPLEM. UNIAO 33.737,05 C
ORIGEM ITR 16,32 C
ORIGEM IPVA 2.996,85 C
ORIGEM IPI-EXP 266,94 C
ORIGEM ICMS EST 96.377,27 C
ORIGEM FPE 33.800,59 C
ORIGEM FPM 25.710,97 C
 
DEBITO FUNDO 0,00 D
CREDITO FUNDO 192.905,99 C
 
TOTAL DOS REPASSES NO PERIODO
 
DEBITO BENEF. 0,00 D
CREDITO BENEF. 192.905,99 C


ARTIGO DE OPINIÃO : A IMPORTÂNCIA DO VEREADOR


A importância do vereador

É comum ouvirmos de muitos populares a pergunta “para que serve um vereador?”. Muitos acham que nem deveriam existir já que os mesmos não fazem nada e sempre votam pelos interesses do governante, que está no poder; já outros acham de fundamental importância a existência da figura do legislador. A figura do vereador surgiu em Portugal no século XV e a palavra vereador vem de verear, que por sua vez vem de vereda. E verear, significa cuidar das estradas, dos caminhos e, por extensão, das ruas e praças de uma cidade. O vereador é um representante daqueles que o elegeram, logo ele tem várias funções no município; todavia a mais importante é a de fiscalizar o poder executivo no cumprimento de seu mandato.
Caro leitor, você deve eleger um vereador que seja seu espelho, que pense como você, que tenha os mesmos ideais, que seja honesto, íntegro, leal, alguém que nos dê orgulho por ter votado nele. Se já possui mandato, devemos verificar o que ele já fez para o município. Quais foram seus projetos? Se sempre esteve do lado dos mais humildes e se não pesa sobre ele algum um tipo de denúncia grave. Devemos verificar também a que partido esse vereador pertence. Se o partido, no plano nacional, sempre apoia as políticas sociais que beneficiam a população mais pobre, se sempre esteve ao lado do povo no período da ditadura, no período das privatizações, que venderam o patrimônio do povo brasileiro ‘a preço de banana’.
E por falar em vender: não venda nem troque seu voto por nada. Ele é muito precioso! Se não o fosse, não haveria essa quantidade de gente na sua casa atrás dele. Seu voto decidirá o seu futuro e o futuro de sua cidade. Não pense que você perde o seu voto quando seu candidato não se elege. O voto perdido é aquele que votamos sem consciência, em troca de algum objeto que nos servirá só naquele momento, portanto pesquise sobre a vida de seu candidato e procure ter certeza de que ele merece seu voto.
Não vote em candidatos a vereador que promete construir praça, escola, esgoto, etc., pois isso não é função do vereador. O máximo que ele pode fazer é solicitar, por requerimento, a construção dessas benfeitorias, então não se iluda com esses tipos de promessas.
A democracia nos ensina muitas coisas, e uma delas, sem dúvida nenhuma, é de nunca darmos total poder a uma só pessoa. Nas grandes democracias, quando o povo elege o candidato de um determinado partido para o executivo, em contra partida, faz a maioria da câmara com o partido adversário, para que o executivo não tenha o poder supremo sobre o município e para que ele seja bem fiscalizado. Isso deveria ser sempre assim, pois ambos os poderes se fiscalizariam e impediriam o silêncio sobre os desmandos administrativos. Como disse o poeta e dramaturgo russo Yevgeny Yevtushenko, “Quando a verdade é substituída pelo silêncio, o silêncio é uma mentira”.
Texto escrito pelo colaborador do blog: Professor José Fernando da Silva, Graduado em História pela UPE: Garanhuns-PE. 


quinta-feira, 19 de julho de 2012

O BLOG ESTÁ COM UMA NOVA ENQUETE PARTICIPE!

O blog está com uma nova enquete, como agora os candidatos a Prefeito nas eleições em Angelim já estão definidos. E a pergunta é! Em quem você vota para Prefeito? e as alternativas são os nomes dos três postulantes e foram colocados em ordem numérica do partido do candidato. Conclamamos aos leitores que acessem e vote no seu candidato preferido.

ALUNOS DA REDE ESTADUAL COMEÇAM A RECEBER OS TABLETS



70103f2eb8403ec78d690f6c3ab2dd0c.jpg
A entrega foi feita pelo governador Eduardo Campos e pelo secretário de Educação, Anderson Gomes
Foto: Isabelle Figueirôa/NE10

Do NE10
Os alunos do novo Ginásio Pernambucano (GP), escola de referência no ensino médio do Estado, foram os primeiros alunos a receberem os tablets que levam a tecnologia às salas de aula da rede. A entrega foi feita pelo governador Eduardo Campos na manhã desta quinta-feira (19). Também participaram o secretário de Educação de Pernambuco, Anderson Gomes, e outras autoridades.
A entrega no GP foi feita ao som da banda marcial da escola, tocando o Hino de Pernambuco. Assista ao vídeo:
A primeira remessa tem 23 mil tablets, entregues às escolas localizadas em cidades pernambucanas que têm mais de 300 mil habitantes. Outras 23 que receberam nota 5 no Índice de Desenvolvimento da Educação de Pernambuco (Idepe).

As alunas do terceiro ano do GP Edla Pérola, Irlanive Mendonça e Aline Alcântara usam os novos tablets. "(O equipamento) é bom para a gente realizar mais pesquisas, porque nem sempre os computadores do colégio estão livres, além de podermos nos inscrever nos concursos", diz Aline

quarta-feira, 18 de julho de 2012

VOLKSVAGEM LANÇA GOL E VOYAGE REESTILIZADOS

Do UOL, em Florianópolis (SC)


  • Volkswagen Gol reestilizado: nova frente do líder de vendas puxou às de Fox, Jetta e Passat 
  •  Volkswagen Gol reestilizado: nova frente do líder de vendas puxou às de Fox, Jetta e Passat
A Volkswagen apresenta nesta terça-feira (17), em Florianópolis (SC), as reestilizações de Gol e Voyage, carros que já estavam no ano-modelo 2013. Tanto o hatch como o sedã tiveram sua dianteira alinhada com a gama mundial da fabricante alemã -- ou seja, ganharam grade e conjunto óptico retilíneos (como já tinham, no Brasil, Fox, Jetta e Passat).

A traseira dos modelos também teve alterações, com as lanternas do Gol parecendo menores que antes devido a um ressalto na quinta porta. A mudança é bem-vinda: o carro ficou parecido com o atual Polo europeu.

Já no Voyage as lanternas espicharam, passando a invadir o porta-malas, tendência mundial de design quando se trata de sedãs de maior porte (antes as lanternas limitavam-se aos paralamas).

Lançados em datas distintas em 2008 (primeiro o hatch), agora as trajetórias de Gol e Voyage ficam entrelaçadas mais fortemente. Falta ainda a Volks mexer na picape Saveiro.

Na apresentação estática dos carros a Volks preferiu não liberar os preços oficiais de Gol e Voyage, mas revistas especializadas (entre elas, a Car and Driver, parceira de UOL Carros) têm os valores desde evento anterior, específico para elas, e os colocaram no ar já nesta terça à noite. Esses preços estão reproduzidos abaixo:
GOL
1.0: R$ 27.990
1.6: R$ 31.890
1.6 I-Motion: R$ 34.490
1.6 Power: R$ 38.290
1.6 Power I-Motion: R$ 40.890
VOYAGE
1.0: R$ 29.990
1.6: R$ 34.590
1.6 I-Motion: R$ 37.190
1.6 Comfortline: R$ 40.890
1.6 Comfortline I-Motion: R$ 43.490
  • Divulgação Traseira do Gol (acima) recebeu volume na quinta porta, entre as lanternas, e ficou com jeito de Polo europeu; já o Voyage (abaixo) teve as lanternas espichadas para a tampa do porta-malas
  • Divulgação
A grande novidade técnica de Gol e Voyage é o pacote Bluemotion Technology, que, ao contrário do que acontece em modelos como Fox e Polo, não muda o desenho da grade frontal (e custa R$ 324). Ele inclui pneus de baixa resistência à rolagem, avisos eletrônicos para obter uma condução econômica (só com I-System, pago separadamente) e um certo motor 1.0 TEC, sigla de Tecnologia para Economia de Combustível. De acordo com a Volkswagen, mesmo sendo ainda um propulsor da família EA111, este é cerca de 4% mais econômico que o antecessor, o VHT de 1 litro -- que eventualmente apresentou falhas no funcionamento e obrigou a marca a convidar às oficinas cerca de 400 mil donos de Gol, Voyage e Fox. Veja os novos dados técnicos aqui (hatch) e aqui (sedã).

As versões mais caras de Gol e Voyage seguem usando o motor VHT de 1,6 litro, que pode vir conjugado à transmissão automatizada I-Motion.

Gol e Voyage em detalhes

Foto 2 de 17 - Voyage foi (re)lançado em setembro de 2008, alguns meses depois do novo Gol; agora, carros seguem juntos Divulgação
De olho em concorrentes ainda não lançados e, por ora, misteriosos (mas que se anunciam muito fortes), como o Hyundai HB (nome provisório) e Chevrolet Onix, a Volks decidiu rechear Gol e Voyage desde a versão mais básica. Como destaques entre os novos itens de série, a fabricante enumera faróis escurecidos (máscara negra), cinto de segurança traseiro retrátil, grade pintada de preto, conta-giros, saídas de ar com ajustes milimétricos, vidros dianteiros com acionamento elétrico, travamento central e abertura interna da tampa do porta-malas.

O Gol oferece ainda limpador, lavador e desembaçador do vidro traseiro com temporizador (itens não usados em sedãs). Além disso, há detalhes que nem aparecem na lista de equipamentos, mas que mostram o desejo de um upgrade na gama dos compactos: como no Polo, um leve toque na alavanca de seta a aciona por três vezes, para breve sinalização de direção, útil numa troca de faixa; e há alerta sonoro de faróis ligados.

Freios com ABS (antitravamento) e airbags frontais são de série apenas nas versões topo de gama Power (Gol) e Comfortline (Voyage), com motor 1.6 -- mas isso terá de mudar dentro de um ano e meio, quando serão obrigatórios em todos os carros fabricados no Brasil. Ar-condicionado e direção hidráulica também são exclusividades das variações mais caras de Gol e Voyage. Há uma grande lista de pacotes de opcionais, como é praxe no caso de Volks e Fiat. Leia com atenção aqui (Gol) e aqui (Voyage).

POLICIAL FEDERAL QUE PARTICIPOU DA INVESTIGAÇÃO CONTRA O ESQUEMA DE CACHOEIRA É MORTO




Policial federal que investigou esquema Cachoeira, participou da CPI da Pedofilia e combateu o tráfico é executado com dois tiros na cabeça quando visitava túmulo dos pais no Campo da Esperança.
“Eu quero meu marido!' Em estado de choque, diante do corpo, Marian desmaiou (E). Pai de sete filhos, sindicalista, aspirante a político, Wilton Tapajós Macedo, 54 anos, era um agente experiente e participou de investigações perigosas. Teve atuação destacada em uma de suas missões mais recentes, a Operação Monte Carlo, que levou à prisão o bicheiro Carlinhos Cachoeira, executivos e até colegas da própria PF. Sua carreira foi interrompida a tiros, no cemitério, a menos de 2km do Núcleo de Inteligência da Superintendência da Polícia Federal, onde trabalhava. Fontes ouvidas pelo Correio acreditam em execução — e não em assalto, já que não foram levadas nem a carteira nem a arma da vítima. Até a noite de ontem, a polícia não sabia se mais de uma pessoa havia participado do crime. (Do Correio Braziliense)

terça-feira, 17 de julho de 2012

BRASILEIRO PAGA TAXA DE JUROS ALTÍSSIMA NO FINCIAMENTO DE CARTÃO DE CREDITO

Da Agência Estado

A taxa de juros do financiamento por meio de cartão de crédito paga pelo brasileiro é disparada a mais alta na comparação com outros seis países da América Latina (Argentina, Chile, Colômbia Peru, Venezuela e México) analisados pela Associação Brasileira de Defesa do Consumidor (Proteste).
Enquanto no Brasil os juros chegam a 323,14% ao ano, no Peru, o segundo colocado entre as taxas mais altas, eles atingem 55% anuais. Os juros médios do cartão de crédito foram obtidos com base na cobrança de 13 bancos e financeiras presentes em território nacional no mês de junho.
De acordo com a Proteste, os juros cobrados no crédito rotativo são uma das causas do crescente endividamento dos brasileiros. A taxa média atual está em 12,77% ao mês, o que leva aos juros de 323,14% ao ano. No Chile, o terceiro país do grupo com maior taxa média, a cobrança chega a 54,24% ao ano. Na Argentina, a 50% anuais; no México, a 33,8%; na Venezuela, a 33%; e na Colômbia, a 29,23% ao ano.
De acordo com a entidade, a Venezuela, por exemplo, possui uma taxa básica de juros da economia em 15,65% ao ano e inflação de 21,3%. Mesmo assim a taxa média do cartão de crédito é bem inferior à do Brasil, que atualmente está com a Selic em 8% ao ano e inflação acumulada em 12 meses de 4,9%. "Isso só reforça o exagero das taxas de juros praticadas com cartões de crédito no Brasil", afirmou a Proteste, em nota.

VAMOS RIR UM POUCO : PIADA DE LOURAS

Duas loiras estão no estacionamento do shopping conversando animadamente. De repente uma olha para cima e vê um helicóptero parado no ar!! - Olha, um helicóptero parado no ar!!! E a outra: - Nossa!! Será que acabou a gasolina?? KKKKKKKKKKK

segunda-feira, 16 de julho de 2012

SUSPENSÃO DE CONCURSO DA PREFEITURA DE CARUARU PREJUDICOU MUITA GENTE !

A Prefeitura de Caruaru abriu concurso para varios n´veis de conhecimento e tinha data marcada para ontem dia 15 de julho, as provas seriam realizadas em Recife e Caruaru. 
O concurso  foi parcialmente suspenso. Por causa de problemas na organização, 3.500 candidatos não puderam fazer os testes, na manhã desse domingo (15), em prédios do Recife e da Capital do Forró. Os responsáveis pela seleção informaram que uma nova data será marcada
Os candidatos que se sentirem prejudicados pela suspensão das provas, segundo a organização, podem solicitar reembolso da taxa de inscrição. Quem quiser mais informações deve acessar o site www.ipad.com.br.
A Prefeitura de Caruaru oferece 802 vagas para os níveis técnico, fundamental e médio.

ESTÃO ABERTAS INSCRIÇÕES PARA O VESTIBULAR DA UPE 2013


Do NE10
As inscrições para o vestibular tradicional da Universidade de Pernambuco (UPE), para ingressar em 2013, começam nesta segunda-feira (16) de feriado no Recife. Os feras têm até o dia 16 de agosto. Basta acessar portal da instituição na internet.

A taxa de inscrição é de R$ 110, mas os alunos que não tiverem condições de pagar podem solicitar a isenção entre os dias 16 e 20 de julho. A lista com os nomes dos feras que não precisam realizar o pagamento deve ser divulgada no dia 30, também no portal.
LEIA MAIS
» Vestibular UPE 2013 tem novos cursos
» Provas do SSA 3 terão 4h30 de duração

São 2.776 vagas para o tradicional, das quais 556 são destinadas aos estudantes cotistas. No Sistema Seriado de Avaliação, o SSA, que está com inscrições abertas desde o dia 2 de julho, há 694 vagas, com 138 para os cotistas.

O Vestibular UPE deste ano conta com novas vagas em oito cursos, além das novidades, como o novo curso de direito. Confira as oportunidades abaixo (página 4):

PESQUISA DO IBOPE TRAZ HUMBERTO EM 1º LUGAR


DO PORTAL PE1
 O Ibope divulgou, nesta segunda-feira (16), sua primeira pesquisa de intenção de voto sobre a disputa pela Prefeitura do Recife, neste ano. A pesquisa foi encomendada pela TV Globo e pelo jornal Folha de Pernambuco.
Veja os números do Ibope para a pesquisa estimulada:
Humberto Costa (PT) - 40% das intenções de voto
Mendonça (DEM) - 20%
Daniel Coelho (PSDB) - 9%
Geraldo Júlio (PSB) - 5%
Esteves Jacinto (PRTB) - 2%
Edna Costa (PPL) - 1%
Jair Pedro (PSTU) - 1%
Roberto Numeriano (PCB) - Não pontuou
Branco/nulo - 14%
Não sabe/não respondeu - 7%

A pesquisa foi realizada entre os dias 12 e 14 de julho. Foram entrevistadas 805 pessoas na cidade do Recife. A margem de erro é de 3 pontos percentuais, para mais ou para menos.
A pesquisa está registrada no Tribunal Regional Eleitoral (TRE-PE), sob o número 00046/2012.
Pesquisa espontâneaO Ibope também perguntou em quem os entrevistados votariam para prefeito espontaneamente, ou seja, sem a apresentação dos nomes de candidatos. Nesta situação, cerca 57% declaram não saber em quem votariam ou não opinam sobre sua preferência e 17% declaram intenção de votar em branco ou nulo. Nessa medida espontânea, Humberto Costa tem 11%, Mendonça, 4% e os demais nomes citados espontaneamente não ultrapassam 2% cada um.
  Escrito por Magno Martins, às 05h54

domingo, 15 de julho de 2012

PROFESSOR DA UPE MORRE EM ACIDENTE AÉREO NA BAHIA



cbd6a851bc803de5ce0e1ff232793516.jpg
Queda da aeronave atraiu muitos curiosos ao local
Foto: Umbuzada.com

Do NE10

A queda de um avião de pequeno porte, na manhã deste sábado (14), no município de Uauá, região Norte da Bahia, matou o piloto e co-piloto da aeronave. De acordo com o site Umbuzada.com, o ultraleve era pilotado por Fernando Facchinneti, que viajaria ao lado do professor de inglês da Universidade de Pernambuco (UPE) Nelson Palitot. As duas vítimas teriam ficado presas entre as ferragens da aeronave, que se partiu ao meio no momento da queda.

O pequeno avião, de prefixo PU-JGA, caiu por volta das 11h40, em frente ao campo de aviação que fica na saída da cidade, pouco depois de tentar fazer uma manobra. O professor universitário teria saído de Petrolina (PE) na sexta-feira e retornaria para o município neste sábado. Nelson morava em Juazeiro, enquanto Fernando era natural do Rio de Janeiro.
De acordo com o perito do Instituto de Criminalística da Bahia Souzenir Silva, o avião caiu a cerca de 300 metros da pista de pouso. A aeronave ficou completamente destruída, mas não chegou a explodir. Os corpos das vítimas foram encaminhados ao Insituto de Medicina Legal (IML) do município de Juazeiro, também na Bahia, onde serão necropsiados.
Os motivos da queda da aeronave devem ser investigados pela Aeronáutica. Segundo o Centro de Comunicação do órgão, uma equipe vai sair do Recife neste sábado e iniciar os trabalhos preliminares no município de Uauá neste domingo. A função da Aeronáutica no caso é "investigar os fatores que possam ter contribuído com o acidente, com foco na prevenção, para que não voltem a acontecer."
A polícia baiana é a responsável pelos relatórios consequentes da apuração, através da 19ª Coordenadoria Regional de Polícia do Interior (Coorpin/Senhor do Bonfim).

IFPE GARANHUNS JÁ ESTÁ FUNCIONANDO EM SEU CAMPUS DEFINITIVO


Foram quinze dias de muito trabalho para mudança do mobiliário e equipamentos e quase dois anos de espera pelo fim das obras, mas agora o campus Garanhuns do Instituto Federal de Pernambuco (IFPE) já tem sua sede própria e está funcionando totalmente nela. São 9 salas de aula, 10 laboratórios para prática das atividades, 16 salas administrativas, além da biblioteca, distribuídos em seis blocos de prédio.
Desde a sua chegada à cidade, em 2010, o IFPE- Garanhuns enfrentou problemas devido à falência da primeira construtora contratada para execução das obras do prédio-sede. O primeiro endereço do campus na cidade, na verdade, foram dois: o antigo Fórum municipal, onde ficava a equipe administrativa, e a Escola de Referência, local onde aconteciam as aulas. A partir do início de 2011, as dependências do Colégio XV de Novembro passaram a receber as atividades administrativas e de ensino do campus.
Agora, a comunidade acadêmica contará com uma melhor e maior estrutura para desenvolver suas atividades e com o funcionamento em sua sede, o IFPE consolida sua posição de destaque no âmbito da educação de qualidade no agreste pernambucano.
Anote aí o novo endereço do IFPE em Garanhuns: Rua Padre Agobar Valença, no bairro de Severiano Moraes Filho.
Publicado por ronaldo cesar

OS NOVOS CARROS SAIRÃO DE FÁBRICA EM 2013 COM RASTREADOR INSTALADO




 AE – Após cinco anos de discussões, o Conselho Nacional de Trânsito (Contran) definiu as regras para tornar obrigatória a presença de kits antifurto nos veículos vendidos no País. A partir de janeiro, 20% de todos os automóveis e caminhões novos terão de ter instalados sistemas de bloqueio e rastreamento. Em agosto, serão 100% dos veículos novos. Para as motos, o prazo de adequação para o total da frota vence em janeiro de 2014.
Os sistemas deverão estar instalados nos carros. Mas será opção de cada proprietário decidir se vai ou não pagar para manter o serviço de rastreamento, que deverá ser contratado em uma empresa privada do ramo. Já o bloqueio deverá vir funcional, com a opção de ser acionado diretamente pelo proprietário. O projeto já havia sido adiado por cinco vezes. Entre os motivos estava a falta de definição da tecnologia usada para manter a comunicação entre o carro e a central de rastreamento. A Deliberação 128 do Contran, que determinou o novo cronograma, foi publicada há duas semanas.
Cada fabricante (ou importador) de veículo terá de homologar seu modelo no Departamento Nacional de Trânsito (Denatran). Uma busca feita no sistema do órgão mostra que cinco fabricantes já têm seus sistemas homologados. Mas ainda não há certeza quanto ao impacto que a medida trará ao preço dos carros. Atualmente, as empresas que oferecem esses kits os comercializam por preços que variam entre R$ 200 e R$ 500, mais cerca de R$ 50 mensais pela assinatura dos serviços de rastreamento. Uma das justificativas para a criação da medida é a possível diminuição do número de furtos de veículos e, consequentemente, do valor dos seguros.

GOVERNADOR ENTREGA A POPULAÇÃO DO AGRESTE NOVAS UNIDADES DE SAÚDE


Dois novos serviços de saúde para a população de Garanhuns e todos os 21 municípios que compõem o Agreste Meridional foram entregues pelo governador Eduardo Campos neste sábado (14/07). Foram inauguradas a UTI pública e a única Emergência Odontológica 24h da região, que passam a funcionar dentro Hospital Regional Dom Moura (HRDM), localizado no município de Garanhuns.

O HRDM ganhou 11 novos leitos de UTI Adulto, dando mais um passo para que a unidade possa se transformar em hospital-escola. Depois de percorrer as novas instalações, Eduardo destacou a importância da formação de recursos humanos para a excelência do sistema público de saúde. “O que queremos é atrelar essas novas universidades aos nossos hospitais”, disse, citando a chegada da UPE em Garanhuns, que pela primeira vez da sua história passou a oferecer, no ano passado, o curso de medicina fora da capital.

Para dotar as UTIs foram investidos cerca de R$ 3,5 milhões. Hoje, a rede estadual já soma 900 UTIs, um aumento de mais de 300% desde 2007, quando o estado possuía apenas 227 leitos. “Pernambuco é o primeiro estado do Brasil que tem o número de UTI que a OMS (Organização Mundial de Saúde) preconiza de acordo com os índices populacionais. Ou seja, temos menos de nove milhões de habitantes e 900 leitos de UTI”, revelou Eduardo, em entrevista à imprensa. Já a Emergência Odontológica tem capacidade para atender 1,5 mil pacientes por mês.
UPAE – Após as inaugurações, Eduardo fez questão de conferir in loco as obras de outro importante equipamento de saúde para a região: a Unidade de Pronto Atendimento Especialidades (UPAE). Localizada na BR 423, km 92, nº. 2.000, a unidade terá 3,8 mil m2 de área construída e prestará atendimento em mais de 20 especialidades, incluindo cardiologia, oftalmologia, neurologia, mastologia, nefrologia e gastroenterologia, entre outras, além de cirurgias ambulatoriais. O investimento previsto, somando obra e aquisição de equipamentos, é de mais de R$ 20 milhões.
Publicado por magno martins