sábado, 24 de maio de 2014

Câmara de Garanhuns entrega Títulos de Cidadãos e Medalhas de Mérito‏

A Câmara de Vereadores de Garanhuns viverá mais uma noite especial,
quando reconhece a importância e os serviços prestados a Garanhuns por
cidadãos e cidadãs, realizando um Sessão Solene para entrega de
medalhas e títulos de Cidadãos Honorários. A solenidade acontece no
próximo sábado, dia 24, às 19:30h, no Plenário Álvaro Brasileiro
Vilanova.
 
"É de fato um reconhecimento a quem colocou sua profissão, seus
conhecimentos e muitas vezes sua vida, dedicados a Garanhuns, ao nosso
desenvolvimento, demonstrando o amor e o respeito por esta terra que
tão bem acolhe." - registra o Presidente da Casa Legislativa, Vereador
Audálio Ramos Filho.
 
Recebem os Títulos de Cidadãos Honorários:
Dr. Nivaldo de Azevedo Costa
Dr. Marco Antônio de Oliveira Maciel
Sr. Marcéu Fernando Nogueira
Dr. José Carlos Vasconcelos Filho
Srª. Maria Edilene Vilaça Souza e Silva
 
Recebem as seguintes condecorações:
Medalha do Mérito Político: Dr. José Tinôco M. Albuquerque
Medalha Luís Souto Dourado: Sr. Severino José Alves Paes (Mano Imóveis)
Medalha Luís Souto Dourado: SESC Garanhuns

Tadeu Alencar tem agenda extensa no Sertão do Estado.



O ex-secretário da Casa Civil de Pernambuco, vice-presidente estadual do PSB e pré-candidato a deputado federal, Tadeu Alencar, cumpre agenda extensa neste final de semana nos sertões do Araripe, Pajeú e Moxotó. Um dos mais importantes auxiliares do ex-governador e presidenciável Eduardo Campos, Tadeu Alencar participará de reuniões em Serra Talhada, Ouricuri, Bodocó, Exu, Moreilândia e Santa Filomena.

A agenda de Tadeu Alencar começa hoje com almoço com o ex-prefeito de Ouricuri Francisco Ramos (Biu Ramos). Em Ouricuri, prestigia a grande vaquejada do município e se reúne com o ex-prefeito Ricardo Ramos e seu grupo político.

No sábado, em Bodocó, Tadeu Alencar tomará café da manhã com o prefeito Danilo Rodrigues e seu grupo político e participa de encontros com os ex-prefeitos João Angelim (Moreilândia) e Evaneide Melo (Santa Filomena). Ainda no sábado,  em Bodocó, Tadeu Alencar estará em Cacimba Nova, na festa de São José Operário, padroeiro da comunidade católica local.

 No domingo, o vice-presidente do PSB pernambucano se integra à Agenda 40 e ao lado de Paulo Câmara, Raul Henry e Fernando Bezerra Coelho, participará de todas as atividades da chapa majoritária do PSB nas cidades de Tabira, São José do Egito, Sertânia e Custódia.

Eduardo Campos e a sucessão estadual

Por Michel Zaidan Filho
Haverá, na próxima sucessão estadual, dois graduados cabos eleitorais em ação no nosso estado: o ex-presidente Lula e o ex-governador de Pernambuco. Qual terá mais sucesso na empreitada de transferir votos de seus eleitores a seus candidatos?
Quem anda pelo interior do estado constata que o prestígio do ex-presidente é enorme. O eleitor do Lula é o mesmo de Eduardo Campos. Deve haver, em algum momento, um conflito de lealdades entre a preferência de um ou outro. No momento, quem vem perdendo apoio é o ex-governador. O PC do B e o PDT já declararam apoio a Armando Monteiro e a Dilma Rousseff.
Os partidos evangélicos provavelmente marcharão com a presidenta. Curiosamente, foi o DEM que hipotecou o seu apoio a Eduardo Campos. Mas esse partido é residual e, por não apresentar nomes à candidatura majoritária, vai se acabando aos poucos na memória política do eleitor.
Já a situação do PSDB é incerta e duvidosa. Teria mais a ganhar se lançasse candidatura própria em PE, quem sabe a do deputado Daniel Coelho, que teve um bom desempenho eleitoral na eleição municipal. Mas esta decisão depende de uma sinalização nacional do partido tucano. E a disputa de hegemonia entre o PSB e o PSDB pode levar sim a candidaturas próprias nos estados.
Caso melhore o ambiente econômico do país e as costumeiras denúncias de corrupção ou má administração dos negócios públicos vá se apagando do lembrança do eleitor (se banalizando, na verdade), é possível que o desempenho da presidente melhore nas pesquisas, e com o início do horário gratuito e o corpo-a-corpo da campanha eleitoral, com a presença de Lula, as chances de uma vitória no primeiro turno podem aumentar para Dilma.
Chama a atenção a dificuldade que tem a candidatura do ex-governador de Pernambuco de nacionalizar seu nome, ao contrário de Aécio Neves. O ex-mandatário do estado ainda é muito identificado com o NE, e pior ainda: com as oligarquias políticas do NE. Daí não ter ainda ultrapassado os 11% das intenções de voto.
O risco – para ele – é o de uma polarização entre Aécio e Dilma. O que levaria sua candidatura para baixo e transferiria votos para um dos dois primeiros colocados. O fato que até agora – mesmo com o apoio de Marina Silva – esta candidatura não empolgou (ou convenceu) ninguém.
E quanto mais o discurso do candidato se aproxima de FHC e sua agenda gerencial, o medo dos fantasmas de passado aumenta.(postado originalmente no blog de jamildo)

Na TV: Dilma deve ter o triplo do tempo de Aécio

A presidente Dilma Rousseff.  neste ano, terá como propulsor uma propaganda no rádio e TV substancialmente maior que a de quatro anos atrás. Com a adesão anunciada do PTB, que apoiou os tucanos em 2010, o programa de Dilma Rousseff poderá ultrapassar 15 minutos e ocupar cerca de 60% dos 25 minutos de horário eleitoral.(Do Valor Econômico)

No ataque de Armando a Eduardo, ironiza Geraldo

No ataque de Armando a Eduardo sobrou até para Lula
Armando ironiza:
Armando ironiza: 'Geraldinho não tem treino ainda'

Do Diario de Pernambuco
“Nosso Geraldinho não tem treino ainda para o debate político''
O período de campanha nem chegou, mas a troca de farpas entre representantes das duas principais chapas que concorrerão ao governo do Estado já está a todo vapor. Ontem, durante entrevista a uma rádio local, o pré-candidato pelo PTB, o senador Armando Monteiro, rebateu críticas do prefeito do Recife Geraldo Julio à sua postulação e provocou o ex-governador Eduardo Campos que, segundo ele, estaria tentando desconstruir o governo Dilma.
As críticas ao prefeito vieram após Geraldo afirmar, durante uma visita à comunidade de Roda de Fogo, Zona Oeste, que Armando não possuía experiência administrativa, não apoiaria os trabalhadores e que ele se colocava como o candidato de Eduardo. A resposta veio em tom de ironia.
''NOSSO GERALDINHO''
“Nosso Geraldinho não tem treino ainda para o debate político. Eu também fui responsável por isso e quero fazer aqui uma espécie de mea-culpa, pois eu apoiei o nosso Geraldo. Mas ele não tem treino. Aí mandam ele cumprir um papel político. Ele aí vem pro debate e vem mal”.
Armando disse, ainda, que não se coloca como candidato de Eduardo, e que desaprova a maneira como o ex-governador tenta minar o governo da antiga aliada (Dilma). “Eu não desconstruo o governo Eduardo, pois fizemos parte dele. Eu não faço com Eduardo o que eles estão fazendo com Dilma. Uma posição extremamante oportunista de dizer ‘enquanto estive lá estava tudo bom, depois que eu saí ficou tudo ruim’”.

MP encaminha denúncia contra três acusados da morte de torcedor

Agência Brasil – O Ministério Público de Pernambuco (MPPE) encaminhou à Justiça, hoje (23), denúncia contra os três acusados da morte do torcedor Paulo Gomes da Silva, que foi atingido por um vaso sanitário arremessado de dentro do estádio Arruda, em Pernambuco, no dia 2 de maio.
Waldir Pessoa Firmino Júnior, 34, Luiz Cabral de Araújo Neto, 30, e Everton Felipe Santiago Santana, 23, foram acusados pelo homicídio e por três tentativas de homicídios, já que outras três pessoas ficaram feridas no episódio. O primeiro a ser detido foi Everton Santana. Na ocasião, ele revelou a participação dos outros dois suspeitos no crime.
O inquérito foi encaminhado para a 2ª Vara do Tribunal do Júri de Recife. Os três estão em prisão preventiva no Centro de Triagem, em Recife. Se contenados, poderão ser condenados a até 30 anos de reclusão.
Após o ocorrido, a Confederação Brasileira de futebol (CBF) interditou o estádio. O Santa Cruz, que comandava o jogo contra o Paraná, pela Série B do Brasileirão, foi multado em R$ 60 mil. Também perdeu cinco mandos de campo.

O salário mínimo no Brasil ao longo dos últimos governos

Justiça suspende processos de cassação de vereadores em Caruaru

Do Blog da Folha
O juiz da 1ª Vara da Fazenda Pública de Caruaru, José Fernando dos Santos, suspendeu nesta sexta-feira (23) seis processos de cassação contra vereadores do município, abertos pela Comissão de Ética da Câmara de Caruaru. Os vereadores foram acusados de corrupção passiva através da Operação Ponto Final, conduzida pela Polícia Civil de Pernambuco.
A decisão afasta momentaneamente a possibilidade de cassação dos vereadores Pastor Jadiel Nascimento (Pros), Louro do Juá (Solidariedade), Sivaldo Oliveira (PP), Cecílio Pedro (PTB), Val de Cachoeira Seca (DEM) e Neto (PMN). Na semana passada também foi suspenso o processo de cassação contra o vereador Jajá, sem partido.
Restam três processos abertos na Comissão contra Evandro Silva (PMDB), Val das Rendeiras (Pros) e Eduardo Cantarelli (SDD). Entretanto, os advogados informaram que darão entrada a um pedido de liminar para suspender os processos.
O presidente da Câmara de Caruaru, Leonardo Chaves (PSD), informou que não a Casa na vai recorrer das decisões. “Esse tem sido o nosso posicionamento desde o início dessa celeuma com a Operação Ponto Final e vamos manter a postura”, disse. Já os membros da Comissão de Ética evitaram se pronunciar sobre o assunto.

Professora é morta por ex-namorado em frente a alunos em Taubaté (SP)

Inconformado com o fim do relacionamento, o ex-namorado da professora Simone dos Santos, 28 anos, foi até a creche onde ela trabalhava em Taubaté, a 130 quilômetros de São Paulo. Simone recepcionava os alunos na porta da escola quando foi surpreendida pelo tiros disparados pelo ex. Ela não resistiu e morreu. O assassino tentou fugir, mas foi preso por policias militares dentro de um ônibus

Enem 2014 registra 9 milhões de inscritos; Dilma comemora no Twitter

Do UOL, em São Paulo
Enem (Exame Nacional do Ensino Médio) 2014 registrou 9 milhões de inscritos na noite desta sexta-feira (23), último dia de inscrições. A informação foi compartilhada pelo Twitter oficial do Inep (Instituto Nacional de Estudos e Pesquisas Educacionais Anísio Teixeira), autarquia do MEC (Ministério da Educação) responsável pelo exame.
A presidente Dilma Rousseff também usou o microblog para comemorar o número: "O #Enem alcançou 9 milhões de inscritos, um recorde!", postou o perfil da presidente. 
Na manhã desta sexta, o exame chegou a 7.885.852 inscrições e bateu o recorde do ano passado, quando 7.834.024 candidatos se inscreveram no sistema.

Governo Federal estuda mudanças na jornada de trabalho

Agência Brasil













.
O ministro da Secretaria-Geral da Presidência da República, Gilberto Carvalho, reconheceu hoje (23) que o Governo Federal estuda fazer mudanças nas regras trabalhistas que poderão permitir contratações com carga horária flexível, o chamado trabalho part-time.

Carvalho deixou claro, no entanto, que as regras não serão definidas “de cima para baixo” e o assunto ainda está em discussão no governo. “Não podemos fazer nenhuma lei nesse sentido sem criar um consenso fundamental porque se trata da mudança de uma legislação que já está muito estabelecida”, disse.

“Vamos coordenar junto com o Ministério do Trabalho um processo de discussão com o movimento sindical, com os setores patronais para ver a oportunidade de editarmos uma lei nesse sentido. Mas é preciso ainda passar pelo crivo tradicional nosso, que é o crivo da consulta”, acrescentou.

A regulamentação da contratação para o trabalho part-time é uma demanda principalmente do setor varejista, que espera reduzir custos com pagamento de horas extras e dar folgas garantidas em lei aos funcionários, reduzindo disputas judiciais.

Em relação ao setor da construção civil, Gilberto Carvalho disse que a discussão já está mais adiantada em torno da proposta de aumento de horas extras para trabalhadores que estão em canteiros de obras distantes de suas residências, que têm interesse em ampliar sua jornada de trabalho. “Isso também estamos discutindo e está muito maduro, mas também será feito com acordo”, ponderou.

Copa 2014: pedófilos não cruzam a fronteira do país



 O governo anunciou anteontem que não permitirá a entrada de estrangeiros condenados por pedofilia ou suspeitos de abusos contra menores a partir de junho, quando começa a Copa do Mundo. A nova determinação foi incluída no Estatuto do Estrangeiro, que regula a concessão de vistos e a entrada de cidadãos de outros países isentos dessa obrigação, será mantida mesmo após os jogos,
explicou o ministro da Justiça, José Eduardo Cardozo.
O ministro disse que o governo se apoiará nas listas elaboradas pela Interpol sobre casos de pedofilia, em dados da Polícia Federal (PF), e denúncias feitas ao Disque 100 da Secretaria de Direitos Humanos.(Do blog de magno martins)

sexta-feira, 23 de maio de 2014

No último dia de inscrições, Enem 2014 bate recorde do ano passado

Do UOL, em São Paulo
Enem (Exame Nacional do Ensino Médio) 2014 registrou 7.885.852 inscrições às 9h40 desta sexta-feira (23) e bateu o recorde do ano passado, quando 7.834.024 candidatos se inscreveram no sistema. Em 2013, após a confirmação do pagamento da taxa, o número de inscrições confirmadas caiu para 7.173.574
O balanço foi divulgado pelo Inep (Instituto Nacional de Estudos e Pesquisas Educacionais Anísio Teixeira), autarquia do MEC (Ministério da Educação) responsável pelo exame. 
As inscrições podem ser realizadas até as 23h59 desta sexta-feira (23). O cadastro é feito no site http://sistemasenem2.inep.gov.br/inscricaoEnemA taxa de inscrição é de R$ 35. O prazo final para o pagamento do boleto será no dia 28 de maio.
A recomendação do Inep é de que o participante faça a inscrição em horários com menor procura, como antes das 9h e entre 14h e 17h. Não é recomendado deixar para fazer a inscrição nas últimas horas do prazo final. 
O participante concluinte do ensino médio no ano de 2014, matriculado em qualquer modalidade de ensino em escola da rede pública, será automaticamente isento do pagamento da taxa. Também será possível solicitar isenção do pagamento mediante declaração de carência no momento da inscrição.
As inscrições para o Enem (Exame Nacional do Ensino Médio) 2014 começaram nesta segunda-feira (12). Para ajudar os candidatos, o MEC (Ministério da Educação) elaborou um passo a passo sobre como realizar o cadastro; confira nas próximas páginas Leia mais Reprodução/www.enem.inep.gov.br
As provas do Enem serão aplicadas nos dias 8 e 9 de novembro, após as eleições, conforme o UOL já havia adiantado. Neste ano, há previsão de uso de detectores de metais nos locais de prova. O Enem 2014 será aplicado em 1.699 municípios do país.
A previsão é que 8,2 milhões de pessoas se inscrevam, um crescimento de 13,8% em relação aos 7,2 milhões do ano passado. 
No dia 8 de novembro (sábado), serão aplicadas as provas de ciências humanas e ciências da natureza. No dia 9 (domingo), serão os exames de linguagens, códigos e suas tecnologias, matemática e redação. Nos dois dias, as provas começam às 13h (horário de Brasília), com abertura dos portões às 12h.

Sob tensão, Copa será a mais lucrativa da história

247 – A Copa do Mundo sediada no Brasil, que começa em três semanas, baterá diversos recordes na história do futebol, segundo números oficiais da Fifa. Será o Mundial mais lucrativo, o que recebeu mais pedidos de ingressos e o que será transmitido para o maior número de pessoas no mundo.
A competição entregará os maiores prêmios e terá em campo os craques mais caros de todos os tempos. Com 12 cidades-sede e necessidade de diversas obras de infraestrutura, a competição no País foi também a que teve uma preparação mais cara.
O lucro da Fifa será mais de US$ 800 milhões acima do que o do último evento, sediado na África do Sul. O retorno financeiro será de US$ 4 bilhões para a federação máxima do futebol. Por outro lado, a entidade diz ter investido ao todo perto de US$ 2 bilhões no Mundial do Brasil.
Até o credenciamento de jornalistas foi recorde desta vez: 14 mil profissionais trabalharão para transmitir o evento em veículos da imprensa no mundo todo. A expectativa é que o número de pessoas que assistirá à final bata o da Copa de 2010, quando 530 milhões viram a Espanha ser campeã.
Desta vez, o prêmio à seleção vencedora será de US$ 35 milhões, o maior já pago até hoje, de acordo com a Fifa. O número de pedidos de ingressos também foi inédito: mais de 11 milhões de torcedores pediram para comprar as três milhões de entradas disponíveis.
Sob tensão
A exatos 20 dias da primeira partida, que acontecerá em São Paulo, entre Brasil e Croácia, a população ainda sai às ruas para protestar contra o Mundial, embora nada comparado à movimentação de junho do ano passado. Recentemente, um movimento grevista de diversas categorias, como rodoviários e professores, também tem feito suas reivindicações.
A expectativa do governo é que o movimento diminua durante o Mundial. Em entrevistas recentes, o ministro do Esporte, Aldo Rebelo, tem dito que acredita que o clima da competição contagie os brasileiros e as manifestações sejam pacíficas. As forças de segurança mobilizadas para atuar na Copa também esperam em um clima mais ameno.

Morre a mãe do deputado federal Raul Henry

A mãe do deputado federal e pré-candidato a vice-governador Raul Henry (PMDB), Luzinete Azevedo Henry, faleceu na noite desta quinta-feira (22). O velório ocorreu na Casa Batista, em Santo Amaro. O enterro está agendado para às 11h, no Cemitério dos Ingleses, no mesmo bairro.
Antes de seguir para o Sertão, onde tem no roteiro passagem por 11 municípios, o pré-candidato ao Governo de Pernambuco pela Frente Popular, Paulo Câmara (PSB), passou no velório do peemedebista.

Dilma recupera votos entre os “formadores de opinião”

De acordo com a pesquisa do Ibope divulgada nesta quinta-feira (22/05), a presidente Dilma Rousseff (PT) voltou a ampliar seu raio de influência nos chamados “formadores de opinião”.
No segmento do eleitorado com renda superior a cinco salários mínimos, ela subiu de 26% para 38% o seu percentual de intenções de voto.
Já o senador Aécio Neves (PSDB) oscilou negativamente de 26% para 25%.
A presidente tem seu pior desempenho na faixa do eleitorado que quem ganha entre dois e cinco salários mínimos (classe média baixa). Apenas 35% desses eleitores pretendem votar na presidente.
Seu melhor desempenho, entretanto, é entre os eleitores de renda mais baixa. Nesse eleitorado, 56% dos entrevistados (que ganham até 1 salário mínimo por mês) manifestaram o desejo de reeleger a presidente.

Oposição propôs a CPI e depois correu

Coluna Fogo Cruzado – Folha de Pernambuco – 23 de maio
Apenas um senador do PSDB de Goiás concordou em fazer parte da CPI da Petrobras
Acontecem certas coisas no Congresso que às vezes não dá para entender. A mais esquisita, considerando-se apenas os últimos quinze dias, foi a instalação pelo Senado da CPI da Petrobras, com apenas um representante da Oposição. Ela poderia ter indicado três ou quatro membros, pelo critério do tamanho das bancadas, mas abriu mão desse direito, deixando os governistas reinarem sozinhos. A Oposição recolheu as assinaturas necessárias à instalação da CPI e devido às manobras perpetradas pelo presidente da Casa, Renan Calheiros, para retardar sua instalação, recorreu ao STF, que por sentença liminar da ministra Rosa Weber lhe deu ganho de causa. Estranhamente, após vencer a batalha na Suprema Corte, a Oposição abriu mão do direito de indicar os seus representantes e passou a chamá-la de “CPI chapa branca”. No entanto, se a CPI termina em nada, como tudo indica que terminará, a culpa será unicamente dela.

Juiz diz que PF apreendeu recibos em favor de Collor

Agência Brasil (Brasília) – O juiz Sergio Fernando Moro, da 13ª Vara Federal em Curitiba, informou nesta quinta-feira (22) ao ministro Teori Zavascki, do Supremo Tribunal Federal (STF), que a Polícia Federal (PF) encontrou comprovantes de depósitos bancários em espécie em favor do senador Fernando Collor (PTB-AL). Segundo o juiz, os comprovantes estavam no escritório do doleiro Alberto Youssef, durante o cumprimento dos pedidos de busca e apreensão da Operação Lava Jato.
De acordo com relatório enviado pela Polícia Federal ao juiz, ocorreram oito depósitos fracionados em espécie de R$ 1,5 mil; R$ 9 mil; R$ 1,5 mil; R$ 9 mil; R$ 8 mil; R$ 9 mil; R$ 8 mil e R$ 4 mil em favor do senador. Segundo a PF, os depósitos ocorreram em fevereiro, março e maio do ano passado. Apesar dos achados da polícia, Moro afirma que o senador não é investigado na operação.

CNBB bate em Barbosa: "insufla vingança"

Abaixo o texto da nota na íntegra:
Nota da Comissão Brasileira Justiça e Paz sobre a execução da Ação Penal 470
Misericórdia e fidelidade se encontram, justiça e paz se abraçam.( Sl 85,11)
As decisões proferidas pela Presidência do Supremo Tribunal Federal sobre a execução da Ação Penal 470 (mensalão) que têm suscitado críticas e preocupações na sociedade civil em geral e na comunidade jurídica em particular, exigem o inadiável debate a cerca das situações precárias, desumanas e profundamente injustas do sistema prisional brasileiro.
A Pastoral Carcerária, em recente nota, referiu-se à Justiça Criminal como um “moinho de gastar gente” por causa de decisões judiciais que levam a “condenações sem provas” e “negam a letra da lei” com “interpretações jurídicas absurdas”. Inseriu, neste contexto, a situação dos presos da Ação Penal 470 ao denunciar o conjunto do sistema penitenciário, violento e perverso, que priva os apenados “dos cuidados de saúde e de higiene mais básicos” e carece de políticas públicas para sua inserção no mercado de trabalho.
A Comissão Brasileira Justiça e Paz, organismo vinculado à CNBB, soma-se à Pastoral Carcerária e “repudia” o conteúdo destas decisões, bem como a política de encarceramento em massa, que penaliza especialmente negros e pobres, com inúmeras práticas cruéis, estendidas aos familiares e amigos dos presos, como a “revista vexatória”, atentado direto à dignidade humana.
A independência do Poder Judiciário somente realiza a necessária segurança jurídica em sua plenitude, quando viabiliza sem obstáculos o amplo direito de defesa e a completa isenção na análise objetiva das provas. Ela é imprescindível na relação do Judiciário com os meios de comunicação, não se podendo confundir transparência nos julgamentos com exposição e execração pública dos réus.
CBJP tem a firme convicção de que as instituições não podem ser dependentes de virtudes ou temperamentos individuais. Não é lícito que atos políticos, administrativos e jurídicos levem a insuflar na sociedade o espírito de vingança e de “justiçamento”. Os fatos aqui examinados revelam a urgência de um diálogo transparente sobre a necessária reforma do Judiciário e o saneamento de todo o sistema prisional brasileiro.
Brasília, 22 de maio de 2014
Pedro Gontijo
Secretário Executivo da Comissão Brasileira Justiça da CNBB

Barbosa que se cuide. Vem protesto por aí



 Na semana que vem, tem manifestação em Brasília. Nada a ver entretanto com Copa do Mundo ou algo parecido.
Quem pretende agitar a Praça dos Três Poderes é o líder do MST, João Pedro Stédile.
Ele pretende fazer uma caminhada até o Supremo Tribunal Federal (STF) para protestar contra a decisão do ministro Joaquim Barbosa de proibir o trabalho externo para o ex-ministro José Dirceu. (Denise Rothenburg)

quinta-feira, 22 de maio de 2014

Confirmado vasamento do Ibope: Dilma em 1º turno. Aécio e Campos crescem

:
A presidente Dilma Rousseff venceria a eleição em primeiro turno, de acordo com pesquisa Ibope divulgada nesta quinta-feira 22. Diferentemente das pesquisas Datafolha e Sensus, que apontaram segundo turno, o levantamento do instituto mostra a candidata do PT com 40% das intenções de voto, contra 20% do pré-candidato do PSDB, Aécio Neves, e 11% de Eduardo Campos, do PSB.O crescimento dos adversários foi significativo na pesquisa de maio, ante a última, divulgada em abril. O senador tucano Aécio Neves cresceu avançou de 14% para 20% e o ex-governador de Pernambuco Eduardo Campos, de 6% para 11%. A presidente Dilma cresceu três pontos percentuais, de 37% para 40%.A pesquisa apontou forte queda, de 37% para 24%, na parcela de votos brancos, nulos e indecisos, antes no patamar mais alto da história recente. A explicação é o período de inserções partidárias no rádio e na TV. O PT apresentou programa que fez referência aos "fantasmas do passado", e o PSDB também exibiu, no dia 17 de abril, um filme de dez minutos.Os números do Ibope, que seriam divulgados nesta noite, foram antecipados para o meio-dia, em decorrência do vazamento do resultado pela coluna Radar (leia aqui). Caso contrário, o instituto presidido por Carlos Augusto Montenegro daria margem à interpretação de que permitiu que a pesquisa fosse usada por especuladores.Após a divulgação da pesquisa, o Ibovespa, que havia aberto em alta nesta manhã, com números positivos da China, passou a cair. Em seguida, deu sinal de recuperação e firma forte alta à tarde. Às 14h59, o índice registrava alta de 0,64%, a 52.539 pontos. Abaixo, reportagem do portal Infomoney:

Artigo de opinião:O pior cego é aquele que não quer ver


Maurílio Ferreira Lima

O desengano da vista termina furando os olhos. Eduardo Campos declarou e deu   manchete nos jornais: “Nem Lula salva Dilma”.

Pesquisa do Ibope, ouvindo 2.002 eleitores em todas as regiões do Brasil, entre 15 e 19 de maio, deu o seguinte resultado:

Dilma – 40%
Aécio – 20%
Eduardo Campos – 11%
Outros – 5%
Brancos & Nulos – 14%
Não sabem ou não responderam – 10%
Quando totalizado o número de votos válidos, o cenário ficaria assim:
Dilma – 40%
Oposição – 36%

Ou seja, a diferença em prol da reeleição da petista seria de 4%. Diante do cenário exibido pela pesquisa, a presidente Dilma Rousseff ganha no primeiro turno com o dobro da margem de erro, que é de dois pontos percentuais, para mais ou para menos.

Na última pesquisa, esse contingente era de 37%. Ou seja, caiu 13%. Isso significa que a população começa se interessar pelas eleições.

Dilma cresceu de 37% para 40%, mas Aécio cresceu de 14% para 20%. Eduardo Campos de 8% para 11%.

Eduardo Campos declarou e deu manchete nos jornais: “Nem Lula salva Dilma”. Ibope, no entanto, mostra que Dilma reúne 40% da intenção do eleitorado, enquanto ele apenas 11%.

Numa simulação de segundo turno, o cenário seria assim:

Dilma - 43%
Aécio – 24%
Dilma – 42%
Eduardo - 22%

Havendo unanimidade contra a presidente Dilma Rousseff em toda imprensa e ela vivendo a pior fase de sua vida política, assim mesmo a petista confirma o resultado de mais de 20 pesquisas anteriores, mostrando vitória no primeiro turno.
Apesar de todas as evidências confirmadas nas pesquisas, alguns, não tendo coragem de agredir os fatos, continuam na doce ilusão que cresceram as tendências de um segundo turno.

O desengano da vista é furar os olhos.
Ex-deputado federal.(artigo publicado no blog de magno martins)

Morre aos 85 anos o pai do senador Humberto Costa



Agência Estado.
O empresário Manoel de Barros Lima, pai do senador Humberto Costa (PT), morreu na noite de ontem (21), vítima de um enfarto, aos 85 anos. Ele teve uma primeira parada cardíaca ainda em casa. Chegou a ser socorrido para um hospital, onde teve mais duas paradas e faleceu.

Líder do Partido dos Trabalhadores no Senado Federal, Humberto Costa estava em Brasília na hora do ocorrido, na Comissão de Constituição e Justiça (CCJ) da Casa Legislativa.
O velório foi realizado às 19h no Cemitério Morada da Paz, no município do Paulista, na Região Metropolitana do Recife. O corpo do empresário vai ser sepultado na tarde desta quinta-feira (22), no mesmo local.

Ibope vaza e dá vitória de Dilma em primeiro turno

247 - Os números da pesquisa Ibope, que será divulgada nesta noite, acabam de vazar. Os dados, extraoficiais, foram divulgados pela coluna Radar, e apontam vitória da presidente Dilma Rousseff em primeiro turno. Leia abaixo:
A pesquisa que o Ibope divulga hoje à noite dará alegria a todos os candidatos. Dilma Rousseff, Aécio Neves e  Eduardo Campos sobem em relação à última pesquisa Ibope, do dia 29 de abril.
Nela, Dilma aparecia com 37%, Aécio com 14% e Campos com 6%. Agora, Dilma surgirá na faixa dos 40%, Aécio no patamar de 20% e Eduardo Campos sobe aos dois dígitos, em torno dos 11%.
Em comparação com o Datafolha de duas semanas atrás, poucas mudanças. Aécio e Campos, quando se coteja as duas pesquisas, estão do mesmo tamanho. E Dilma teria crescido um pouco, fruto do momento em que as entrevistas foram feitas –  imediatamente após os programas de TV do PT e no auge da supreexposição de uma campanha publicitária em que o governo exibia suas obras.
De agora até o fim da Copa, é mais do que improvável que estes números mudem – exceto, claro, se acontecer algo muito significativo durante o evento. Ou seja, é com esses números que os três principais candidatos começarão a disputa em agosto, quando sobe a temperatura de campanha.
Com os números já tornados públicos, o dia será de intensa movimentação no mercado financeiro. Ao contrário do Sensus e do Datafolha, o Ibope não chancela a possibilidade de segundo turno.
A julgar pelas movimentações anteriores, que provocaram altas das ações quando a presidente caiu, a tendência, nesta quinta-feira, seria de baixa na BM&FBovespa.
Em nome da prudência, e do respeito aos investidores, o Ibope, de Carlos Augusto Montenegro, deveria confirmar – ou não – os resultados, antecipando a divulgação da pesquisa. Caso contrário, dará margem à interpretação de que permitiu que a pesquisa fosse usada por especuladores.

'Já experimentei maconha e ficou por aí', admite Aécio

  A declaração é de Aécio Neves, em entrevista ao Jornal Folha de S.Paulo desta segunda-feira. Ele admitiu que fumou a erva apenas durante a juventude". Já respondi isso mais de uma vez. Quando tinha 18 anos, experimentei maconha e ficou por aí. E não recomendo que ninguém faça", respondeu em entrevista à Folha e ao UOL.

A banalização do mal



 O excelente jornalista Paulo Renato Coelho Neto, da revista Top Vitrine, nos manda uma estarrecedora notícia de Campo Grande, Mato Grosso do Sul, colhida no jornal virtual www.campograndenews.com.br: um menino de cinco anos levou de presente à professora um pacotinho de maconha. O menino sabia que era maconha e que era ilegal, já que a Polícia sempre dava batidas em sua casa para apreendê-la; mas, segundo a Delegacia da Infância, para ele aquilo era bom, saudável, tanto que o fumavam em seu quarto e pediam a que ele o entregasse.
A mãe do menino cumpre pena por tráfico. Sua irmã mais velha, de 26 anos, é traficante e já cometeu um assassínio. Ele é criado por uma irmã de 16 anos, que tem um bebê. Todo estão agora sob tutela da Vara da Criança de Campo Grande.(Carlos Brickmann)

Barbosa defende aumento de 35% para magistrados

























O Estado de S. Paulo.

Um ministro do Supremo Tribunal Federal (STF) vai poder receber quase R$ 40 mil por mês, uma elevação de 35% sobre o salário atual, caso a Proposta de Emenda Constitucional (PEC) 63 seja aprovada no Congresso Nacional. O aumento, defendido publicamente pelo presidente do STF, Joaquim Barbosa, em nota técnica enviada aos senadores no último dia 22 de abril, é considerado explosivo pelo governo Dilma Rousseff (PT).
Tendo os parlamentares no meio do caminho, a questão virou uma espécie de guerra fria entre o Executivo e o Judiciário.

Prevista para ser votada amanhã na Comissão de Constituição e Justiça do Senado, a PEC 63 cria um adicional por tempo de serviço de 5%, aplicado a cada cinco anos, até o limite de 35%, para todos os magistrados brasileiros e também ao Ministério Público Federal e Estadual. Este universo, hoje, é de aproximadamente 30 mil servidores na ativa, mas a proposta vai além e prevê que o benefício que será somado ao salário valerá também para aposentados e pensionistas.

De acordo com cálculos obtidos pela reportagem, todas as categorias de juízes do país passarão a ganhar acima do teto constitucional, de R$ 29,4 mil mensais.
Os ministros do Supremo Tribunal Federal, por sua vez, vão ver seus salários, chamados de "subsídios" na nomenclatura orçamentária, extrapolar o teto já no primeiro quinquênio. Com o primeiro adicional de 5%, seus subsídios passarão a R$ 30,9 mil por mês. A cada cinco anos, o adicional de 5% será aplicado, e ao final de 35 anos, o salário total chegará a R$ 39.774,04 por mês, em valores atuais.

Um ministro do Superior Tribunal de Justiça (STJ) vai extrapolar o teto no segundo quinquênio e chegará ao final com salário de R$ 37,7 mil. Hoje, o teto salarial do STJ é de R$ 27,9 mil por mês.

Os juízes de tribunais estaduais sairão do atual patamar de R$ 26,5 mil para R$ 35,9 mil. Juízes federais, por sua vez, verão seus rendimentos pularem a R$ 34,1 mil por mês, e os juízes substitutos, que hoje estão na base da pirâmide, com salários de R$ 23,9 mil, passarão a R$ 32,4 mil, no máximo.

Em nota enviada ao Senado Federal, Joaquim Barbosa afirma ser "recomendável" a criação do adicional por tempo de serviço. Ele argumenta que a medida é uma forma de "garantir a permanência e estimular o crescimento profissional na carreira".

Além do efeito imediato sobre as contas públicas federais e estaduais, seja pelo gasto com os magistrados e integrantes do Ministério Público que estão na ativa, seja pelo gasto com aposentados e pensionistas, a proposta de emenda constitucional também é temida pelo governo por seu efeito indireto. A iniciativa pode se multiplicar para as outras carreiras que ganham subsídios, tais como - advogados públicos, defensores, delegados, auditores, diplomatas - tanto na esfera federal como na estadual.

quarta-feira, 21 de maio de 2014

Paulo Câmara percorre 11 municípios em maratona no fim de semana

Foto: Francisco Marques/reprodução do Facebook
Foto: Francisco Marques/reprodução do Facebook
O fim de semana do pré-candidato da Frente Popular ao governo do Estado, Paulo Câmara (PSB), será agitado. O socialista percorrerá 11 municípios e se reunirá com lideranças de 27 cidades. Nos atos, serão discutidas as propostas de cada localidade para a continuidade do desenvolvimento do Estado e apresentados os integrantes da chapa majoritária, que além do socialista tem Raul Henry (PMDB), na vice, e Fernando Bezerra Coelho (PSB), para o Senado.
A primeira Agenda 40 acontece no sábado (24), às 10h30, em Salgueiro, com a participação de lideranças do município e de São José do Belmonte, Parnamirim, Serrita, Mirandiba, Cedro, Terra Nova e Verdejante. O prefeito da cidade sertaneja, Marcones Libório de Sá (PSB), apoia a candidatura de Câmara.
No mesmo dia, às 17h, em Serra Talhada, também estarão representados Floresta, Itacuruba, Quixaba, Triunfo, Carnaubeira da Penha, Santa Cruz da Baixa Verde, Calumbi e Flores. No domingo (25), às 9h30, a Frente Popular se encontra com atores políticos de Itapetim, Afogados da Ingazeira, Carnaíba, Iguaraci, Ingazeira, Tabira, Tuparetama, Santa Terezinha e Brejinho.
Além da programação das Agendas 40, o pré-candidato Paulo Câmara e seus companheiros de chapa visitarão 11 municípios das duas regiões, conhecendo a realidade de cada um e apresentando suas ideias para o futuro do Estado. O giro começa na sexta-feira (23), em Parnamirim, às 8h, onde os integrantes da Frente encontram o prefeito Nininho (PSD) e aliados.
Logo depois, se reúnem com criadores de caprinos e ovinos e dão entrevista a uma rádio local. Nos últimos sete anos, a cidade foi contemplada com um ramal da Adutora do Oeste, a inclusão no programa de eletrificação rural e a recuperação da Barragem do Chapéu, entre outras ações do Governo Estadual.
Às 11h, Paulo Câmara e seus companheiros de chapa chegam a Terra Nova. O pré-candidato encontra com o prefeito Laerte Freire e o ex-prefeito Pedro Freire (ambos do PR), e, em seguida, com o socialista Dinha Mororó. Às 14h, o pré-candidato chega a Serrita, onde almoça com o prefeito Carlos Cecílio (PMDB) e conversa com o ex-vereador Rogério Canejo (PSB). Às 17h50, chega a Mirandiba, para uma reunião com o prefeito Bartolomeu Carvalho (PR) e, em seguida, com o ex-deputado estadual Nelson Pereira (PCdoB). Às 20h, vai a Verdejante, onde tem agenda com o ex-prefeito Haroldo Tavares (DEM) e, logo depois, janta com o prefeito Péricles Tavares (PMDB).
No sábado (24), Câmara estará em Sagueiro a partir das 8h, onde conversa com rádios locais e participa da Agenda 40, às 10h30. O município foi contemplado com diversas ações do Governo Estadual, nos últimos sete anos, como a ampliação do abastecimento de água e a desapropriação de terrenos para implantação de um Distrito Agroindustrial e de um campus da Universidade Federal de Pernambuco (UFPE). Às 13h30, chega a Serra Talhada, onde concede entrevista coletiva, almoça com lideranças políticas, vai a evento da CDL e da Fecomércio e comanda outra Agenda 40. Às 19h40, janta em São José do Belmonte com o prefeito Marcelo Pereira (PR).
São José do Egito é o primeiro destino do domingo (25), onde a Frente Popular promove outra reunião da Agenda 40, às 9h30. Às 13h, o pré-candidato almoça com o deputado estadual Ângelo Ferreira (PSB), em Sertânia, e dá entrevista a uma rádio local. O giro pelo Sertão termina em Custódia, onde Paulo Câmara encontra o vice-prefeito Manuca (PRP) e, em seguida, com o ex-prefeito Nemias Gonçalves (PSB).

Eduardo minimiza rompimento entre Cássio e Coutinho

Diario de Pernambuco.
O pré-candidato do PSB ao Palácio do Planalto, Eduardo Campos (PSB), minimizou, na manhã de hoje (21), o rompimento entre PSB e PSDB na Paraíba. Embora os socialistas afirmem, em reserva, que um dos motivos da quebra do acordo entre as duas legendas em Minas Gerais esteja relacionado ao afastamento do senador Cássio Cunha Lima (PSDB-PB) do governador Ricardo Coutinho (PSB), Eduardo não mencionou o assunto durante entrevista coletiva na cidade de Campina Grande.
"Agora é enfrentar a realidade. Fazer uma campanha com muita tranquilidade e respeito. Vamos fazer uma campanha bonita e vitoriosa", declarou o ex-governador, num dos principais redutos dos tucanos no país.

Eduardo disse que a posição do PSB em Minas Gerais vai ser definida no voto, durante a convenção partidária, uma vez que parte do partido defende a candidatura do deputado Júlio Delgado, outra quer montar um palanque para Apólo Heringer - nome ligado à ex-senadora Marina Silva (PSB) – e uma terceira parcela pretende se manter aliada ao PSDB e apoiar a campanha do ex-ministro Pimenta da Veiga.

Indagado ainda sobre que posição adotaria caso a presidente Dilma Rousseff (PT) e o senador Aécio Neves (PSDB) fossem para um eventual segundo turno nas eleições de outubro próximo, Eduardo respondeu: "Fiquem certos de que vou estar no segundo turno. Não tenho a menor dúvida disso".

Artigo de Opinião:Vai dar tudo certo


(Rica Perrone)
Caro amigo visitante, seja você do país que for, eu em nome de muitos – não de todos – quero te deixar mais calmo.
A mídia está passando com terrorismo a idéia de que o Brasil está em guerra contra a Copa. Não é verdade, é apenas uma matéria sensacionalista pra chamar sua atenção.
Você não está em risco, ninguém aqui te odeia por você vir nos visitar, ao contrário, recebemos como ninguém.
Pode chegar.
Tem uma dúzia de pessoas, como em todo lugar, que não sabe separar as coisas e que quer descontar em você, turista, o fato de não sabermos votar e de só nos darmos conta que vamos ter um filho no dia do parto, não no dia do sexo.
Não julgue o brasileiro por uma % insignificante e barulhenta. Nós estamos insatisfeitos com o governo, com nossos problemas há mais de 500 anos. Mas a Copa foi eleita a “vilã” das coisas e muito ignorante abraçou.
Saibam que investimos cerca de 25 bilhões na Copa, sendo 8 em estádios, uma boa parte disso como empréstimo e portanto será devolvido. O restante em coisas estruturais que, em tese, atingem a todos não apenas a quem vai jogar uma partida de futebol.
Pois bem, algumas pessoas gritam, pilhadas e desinformadas por terceiros de intenções duvidosas, que este gasto estaria prejudicando a condição social dos nossos brasileiros.
Tolos. Eles não procuraram pra saber que de 2010 pra cá, por exemplo, enquanto gastávamos 25 bilhões em Copa, gastamos 825 bilhões em saúde e educação.
Está ruim? É claro. Mas aqui ainda não notaram que o problema é o que fazem com os 825 e não a falta que vão fazer os 25 da Copa.
Eles acham que o problema é a falta de dinheiro, não a má utilização dele.
Compraram uma briga justa, pelo motivo errado, usando os meios mais absurdos. Perderam para eles mesmos quando tiveram a maioria ao seu lado, pois não conseguiram encontrar um pedido claro e um rumo.
As manifestações acabaram. Hoje tem uma turma de minoria violenta quebrando tudo pra chamar sua atenção e te causar medo. Tentando te dizer que sua Copa é culpada pelos problemas do país, isentando os nossos eleitores do que fazemos a cada 4 anos sem contestar o destino dos 825 bilhões, por exemplo.
Os 25 vão causar gritos de gol, e isso incomoda algumas pessoas que não suportam a idéia de se cobrar melhorias sendo feliz ao mesmo tempo.
Vem pra cá. Nós adoramos recebe-los e mostrar nosso futebol, nosso samba, nossas praias. Como vocês, como todos, mostramos o que temos de bom. Se você quiser saber o que tem de ruim, também temos, mas sabemos não ser culpa de vocês.
Temos problemas estruturais, mas se você não souber como resolver, pergunte. Em lugar nenhum do mundo você será tão bem tratado para encontrar uma resposta quanto aqui.
Nossa gente é complexada, cheia de defeitos, mas é uma gente muito boa. Não julgamos por raça, religião, nada disso. Tratamos todos iguais, com raras exceções que vocês também conhecem em seu país.
Idiotas tem em todo lugar. Não é uma exclusividade nossa. Aliás, pouca coisa que nos envergonhamos é exclusividade nossa. Mas para nós, parece ser.
Lamento muito pelos problemas que podemos ter ao recebe-los, mas tenho alguma convicção que vai dar tudo certo. Sempre deu.
Fazemos fora do prazo, mas fazemos. Aos trancos e barrancos, de forma pouco organizada, abrindo espaço para sermos roubados, mas no final, fazemos.
Venham tranquilos. O povo brasileiro não é contra a Copa, muito menos contra vocês. Uma minoria barulhenta que não sabe separar as coisas, sim. Mas estes, tenham certeza, serão sufocados pela gigantesca maioria que ou não concorda ou não acha justo prejudicar sua viagem por problemas nossos.
Mas por favor, caro turista. Não sinta pena de nós. Vivemos colhendo o que plantamos e não somos dignos de pena. Somos, talvez, dignos de uma perplexidade por não sermos a potência que deveríamos.
Mas pena, não. Jamais.
Sejam bem vindos. Nós adoramos futebol, receber amigos e sorrir pra eles. Não será diferente.
#VaiterCopa #umaGrandeCopa

O mito da mudança nas pesquisas eleitorais. Oposição tem só 25% do 'mudancismo'

por Helena Sthephanowitz Do blog da Helena
arquivo abr
voto
Nova pesquisa do Ibope sobre a corrida presidencial em campo deve ser publicada nos próximos dias
Os candidatos de oposição, em dificuldades para subir nas pesquisas de intenções de votos, buscam oxigênio no que chamam "sentimento de mudança". E institutos de pesquisas de opinião passaram a dirigir perguntas para dar subsídios a este argumento do interesse dos oposicionistas. Porém, as perguntas dirigidas mais fogem do que buscam identificar qual é o real sentimento de mudança.
Se for para levar a sério os números apurados na última pesquisa eleitoral do Ibope, o tamanho do sentimento de mudança em direção à oposição fica em apenas 25%.
O Ibope fez a seguinte combinação de perguntas:
Pergunta 15) Pensando no próximo presidente, o (a) sr (a) gostaria que ele:
  • .. Mudasse totalmente o governo do país (30%)
    .. Mantivesse só alguns programas, mas mudasse muita coisa (38%)
    .. Fizesse poucas mudanças e desse continuidade para muita coisa (20%)
    .. Desse total continuidade ao governo atual (8%)
    .. Não sabe/ Não respondeu (3%)

(Somente para quem deseja mudança na próxima eleição):
Pergunta 17) Ainda falando sobre mudanças no governo, o (a) sr (a) deseja mudanças no governo, mas com Dilma na presidência ou mudanças no governo com outro presidente no lugar de Dilma?
  • .. Mudanças no governo, mas com Dilma na Presidência (25%)
  • .. Mudanças no governo, com outro presidente no lugar de Dilma (64%)
    .. Não sabe/ Não respondeu (11%)

O número de 64% que "querem mudanças no governo, com outro presidente no lugar de Dilma", impressiona, e é usado por oposicionistas, sejam candidatos para produzir alento, sejam jornalistas para produzir manchetes, mas esconde um truque, porque não são 64% do total dos pesquisados (amostragem do total do eleitorado).
A pergunta 15 foi aplicada a todos os 2.002 pesquisados. A pergunta 17 foi aplicada somente aos 1.369 pesquisados que responderam as duas primeiras opções da 15. Logo, quem respondeu querer outro presidente no lugar de Dilma corresponde a 44% do eleitorado, praticamente o mesmo tanto de votos que o candidato José Serra (PSDB-SP) teve no segundo turno em 2010.
Desses 44% que dizem não querer Dilma, 19% não querem ninguém da oposição, pois declaram que irão votar em branco ou nulo. Então sobram apenas 25% do voto de mudança para a oposição. Significa que a oposição, por ora, encolheu em relação a 2010.
Por outro lado, somando-se os 25% dos 1.369 pesquisados que querem muita mudança e dizem querer a continuidade de Dilma, com os que querem "total continuidade ao governo atual" ou pequenas mudanças, chega-se a 44% do eleitorado.
A leitura dos números da pesquisa sem truques dá cerca de 44% pendendo para a continuidade do governo Dilma, mesmo querendo muita ou pouca mudança, contra 25% pendendo para a oposição. O resto, tirando os indecisos, é o eleitorado seduzido pelo sentimento anti-política inclinado a anular o voto.
Além disso, na mesma pesquisa Ibope de abril, a primeira pergunta foi:
1) Como o (a) sr (a) diria que se sente com relação à vida que vem levando hoje? O(A) sr (a) está:
  • .. Muito satisfeito (9%)
  • .. Satisfeito (70%)
  • .. Insatisfeito (19%)
  • .. Muito insatisfeito (2%)
  • .. Não sabe/ Não respondeu (1%)

Com 79% do eleitorado satisfeito ou muito satisfeito com a vida que vem levando, torna-se mais fácil para o governo do que para a oposição capturar os votos que ainda estão indecisos ou descontentes. O eleitor que vota pragmaticamente, com a mão no bolso, tende a votar pensando em preservar seu bem-estar.
Tudo isso desmistifica o suposto "sentimento de mudança" representar novos ventos para a oposição.
Se perguntar a qualquer mãe ou pai se quer mudança no desempenho de seu filho na escola, a menos que sejam pais dos primeiros alunos da classe, todos responderão sim. Mas nenhuma mãe ou pai quer mudar de filho.
Todo mundo quer mudança para reformar a casa, para trocar o aluguel pela moradia própria, para trocar um carro usado por um novo, para perder uns quilos a mais, para deixar o sedentarismo, para subir na carreira profissional, até para ganhar na Mega-Sena, mas poucos estão dispostos a decisões de mudanças radicais, como abandonar o emprego para aventurar-se em algo incerto, ou trocar o que conquistaram na vida para recomeçar tudo de novo.
Até nos casamentos, todo mundo quer alguma mudança para melhor, seja no relacionamento, seja na prosperidade familiar, mas a maioria não quer se separar, pelo menos nos casamentos harmônicos. Mas se uma pesquisa que garanta o anonimato, fizer pergunta gaiata perguntando hipoteticamente à mulher se trocaria o maridão por um galã da TV, muitas responderiam que sim, sem qualquer compromisso com a realidade e sem qualquer intenção real de separar-se. Daí seria absurdo tal pesquisa vir com a manchete: "Maioria de casais estáveis quer trocar de cônjuge".
O Ibope está com nova pesquisa sobre a corrida presidencial em campo, que deve ser publicada nos próximos dias. As mesmas perguntas foram feitas. Vamos ver quais serão as manchetes "mudancistas".

Governador João Lyra Neto recebe novo defensor público geral do Estado‏

O governador João Lyra Neto recebeu, na tarde desta terça-feira (20/05), o novo defensor público geral do Estado, Manoel Jerônimo de Melo Neto, que assumirá o comando da Defensoria Pública de Pernambuco para o biênio 2014/2016. Manoel Jerônimo foi nomeado pelo governador na segunda-feira (19), após figurar como o mais votado de lista tríplice, obtendo 140 votos de um total de 245 votantes, em eleição realizada no mesmo dia.

Na visita ao governador, Manoel Jerônimo esteve acompanhado de sua esposa, Ana Cecília Sampaio de Sá Melo, e da agora ex-defensora pública Marta Freire, que ocupou o cargo nos últimos quatro anos.

46º Jogos Escolares do Agreste Meridional terá abertura nesta quinta

O Agreste Meridional viverá a partir do dia 23 do corrente um grande evento esportivo de caráter estudantil. É que A GRE Agreste Meridional se prepara para a realização do maior evento esportivo escolar da região: os Jogos Escolares Regionais.  Em sua 46ª edição, a competição acontecerá entre os dias 23 de maio e 07 de junho em diversos polos no município de Garanhuns.
O evento terá a participação de varias escolas publicas das Redes Estadual e Municipais com a participação de atletas estudantes disputando em muitas categorias.

O grande enigma da greve da polícia

O grande enigma desta greve promovida pela PM e que o governador João Lyra Neto (foto) ainda não encontrou explicação para o fato, é que a cidade de  Abreu e Lima ter tido 92 lojas saqueadas durante a greve, como se sabe Abreu e Lima é uma cidade em que mais de 50% de sua população é constituída por evangélicos.

Senado aprova reserva de vagas para negros em concursos públicos

O Plenário do Senado aprovou, nesta terça-feira (20), em votação simbólica, a reserva de 20% das vagas de concursos públicos federais a candidatos negros e pardos (PLC 29/2014). A reserva, já aprovada pela Câmara, vai à sanção presidencial e valerá por dez anos.
A proposta, apresentada pelo Poder Executivo, aplica a reserva de vagas a órgãos da administração direta, autarquias e fundações federais, assim como empresas públicas e sociedades de economia mista controladas pela União.
Fonte: Agência Senado

Mês de abril registra acréscimo de 15,4 mil celulares

Agência Brasil – A Agência Nacional de Telecomunicações (Anatel) informou hoje (20) que no mês de abril foram habilitadas 15,49 mil linhas de celular e o país fechou o mês com 273,6 milhões de linhas ativas. O número de habilitações em abril é mais baixo do que o registrado em meses e anos anteriores.
Em fevereiro e março deste ano, foram habilitadas 370 mil e 860,2 mil linhas, respectivamente. Em abril do ano passado, quase 500 mil celulares foram habilitados e, em abril de 2012, foram 2,2 milhões de habilitações em um único mês. A Anatel não se pronunciou sobre o baixo número de ativações em abril.
Segundo a Anatel, operam no Brasil 135,21 celulares para cada grupo de 100 habitantes. A maior teledensidade está no Distrito Federal, com 217,97 celulares ativos para cada 100 habitantes.
Os acessos pré-pagos representam 77,35% do total de celulares do país e os pós-pagos são 22,65%. Em abril, a banda larga móvel chegou a 118,41 milhões de acessos, dos quais 2,49 milhões eram terminais 4G.
Em abril, a operadora Vivo liderava o mercado, com 28,71% de participação, seguida da TIM, com 27%; da Claro, com 25,03%; da Oi, com 18,52%; da CTBC, com 0,39%; da Nextel, com 0,29% e da Sercomtel, com 0,02%.

terça-feira, 20 de maio de 2014

A UPAE Garanhuns deu início às cirurgias do Mutirão de Oftalmologia e de Otorrinolaringologia

A UPAE Garanhuns deu início às cirurgias do Mutirão de Oftalmologia e
de Otorrinolaringologia, atendendo pacientes encaminhados pelas
Secretarias de Saúde dos 21 municípios da V Regional de Saúde. O
primeiro mutirão aconteceu nos meses de dezembro, janeiro e fevereiro,
e ofereceu cirurgias gerais, mais especificamente de hérnias. Desta
vez, estão agendadas mais de 800 cirurgias, até o final de junho.
 
Igor Alves Correia, de apenas 6 anos de idade, foi um dos primeiros
atendidos no mutirão. Sua mãe, Maria de Lourdes Alves, moradora do
Bairro do Indiano em Garanhuns, acompanhou todo o procedimento na
UPAE, que começaram com as consultas aos especialistas e os exames
necessários para a cirurgia, todos dentro da própria unidade.
 
"Tinha tentado em outros lugares e graças a Deus, agora ele vai fazer
a cirurgia" contou Maria de Lourdes, antes do procedimento cirúrgico,
e também sobre o problema de saúde de seu filho: "Qualquer coisa ele
inflama a garganta, tem febre e fica de cama". Igor Alves foi
acompanhado por um
otorrinolaringologista e fez uma adenoamigdalectomia com o Dr. Hélio
Creder, recebendo alta no mesmo dia. A técnica em enfermagem Janaína
Xavier fez os preparativos para a cirurgia, oferecendo os cuidados
necessários ao pequeno paciente e a tranquilidade à mãe da criança.