domingo, 19 de janeiro de 2014

PT em novo rumo: 'Estamos em outra'', diz Teresa Leitão


Do Diario de Pernambuco.com - Aline Moura
Entre os destaques da reunião deste sábado, a sigla decidiu que vai aceitar a proposta de ser líder ou vice-líder da oposição na Assembleia Legislativa, num acordo que será feito com o PTB. Foto: Edvaldo Rodrigues/DP/D.A Press
 A pauta e a reunião realizada neste sábado pelo PT estadual foram longas. No encontro que começou às 10h30 e terminou quase às 18h, com intervalo apenas para almoço, o partido decidiu pontos concretos sobre a postura que pretende adotar este ano, algo que considera prioritário para a reeleição da presidente Dilma.
Entre os destaques, a sigla decidiu que vai aceitar a proposta de ser líder ou vice-líder da oposição na Assembleia Legislativa, num acordo que será feito com o PTB, e cobrar dos diretórios municipais que ainda compõem as gestões do PSB, como o do Recife e do Paulista, que se reúnam e definam a entrega dos cargos. “Nós estamos em outra”, afirmou Teresa, também cobrando atenção do diretório nacional da legenda.
JOÃO PAULO, JOÃO DA COSTA E HUMBERTO

O encontro conduzido pela deputada estadual foi realizado num formato diferente este ano, depois de tantas crises internas. Tanto o senador Humberto Costa como o ex-prefeito João da Costa tiveram espaço, como palestrantes, para falar longamente sobre a conjuntura eleitoral. Os dois chegaram à reunião acompanhados de seus principais aliados e, depois de muito debate, indicaram integrantes da nova executiva estadual, que hoje tem as forças mais equilibradas entre os grupos.

O deputado federal João Paulo também esteve presente e defendeu a construção de um consenso para que o discurso de Pernambuco se afine ao do diretório nacional. Ele lembrou que, em 2012, os petistas do Estado ficaram isolados por conta da falta de sintonia. “A comunicação com a nacional tem que ser perfeita, como diz krishnamurti”, afirmou João Paulo, citando um filósofo e escritor indiano.
DE REPENTE UM CLIMA TENSO 

Apesar do bom-humor de João Paulo, o clima ficou tenso em alguns momentos. O presidente municipal do PT do Recife, Oscar Barreto, chegou a se retirar da reunião para conversar em particular com aliados, entre eles Gilson Guimarães, que também é do diretório nacional. Mas, ao final, tanto a sua tendência como a de João da Costa saíram com força na composição da nova executiva. João da Costa, por exemplo, é agora o novo secretário geral da sigla no Estado, um dos cargos mais importantes do partido.

Nenhum comentário:

Postar um comentário