sexta-feira, 8 de agosto de 2014

O juiz da ‘esquerda caviar’ só podia mesmo absolver Gentilli


Ele
Se você é de esquerda, está frito caso seja julgado pelo juiz Marcelo Matias Pereira, da 10.a Vara Criminal de São Paulo.

Se você é de direita, está tudo dominado.

Alguém falou em justiça isenta?

Duas sentenças de Pereira mostram quanto a justiça, no Brasil, virou uma coisa de louco.

Na mais recente, ele usou a expressão “esquerda caviar” para negar um pedido de liberdade de dois manifestantes presos.

Com isso, Pereira traiu não apenas seu conservadorismo tonitruante. Traiu também que é leitor e discípulo do colunista Rodrigo Constantino, autor de um livro chamado exatamente Esquerda Caviar.

É como se Rodrigo Constantino julgasse os manifestantes presos. Pior ainda: é como se Olavo de Carvalho decidisse a sorte dos jovens presos.

Não faltou apenas isenção ao juiz. Faltou também pudor. Ele não se deu ao trabalho sequer de disfarçar as motivações ideológicas por trás de seu despacho.

A primeira sentença bizarra de Pereira veio a público poucos meses atrás.

Ele conseguiu inocentar Danilo Gentilli da acusação de racismo depois que este ofereceu bananas – repito: bananas – a um internauta negro com o qual se desentendera.

Naqueles dias, o mundo se indignara com o gesto de um torcedor espanhol que jogou uma banana na direção do brasileiro Daniel Alves.

Mas as bananas de Gentilli foram consideradas inofensivas pelo juiz.

A condescendência do magistrado estimulou admiradores de Gentilli a massacrar o internauta negro com insultos raciais tão logo a sentença se tornou conhecida.

Por mais que o palavrório de Pereira buscasse confusamente argumentos, o fato é que Gentilli foi absolvido porque é de direita.

Um irmão ideológico, portanto, do juiz.

Do jeito que as coisas andam, você não vai ser condenado ou inocentado pela justiça por causa de provas, evidências e coisas do gênero.

O que vai decidir sua sorte é a ideologia de quem vai julgar você.

Paulo Nogueira
No DCM

Nenhum comentário:

Postar um comentário