sexta-feira, 8 de agosto de 2014

IBOPE – A maior revelação

Artigo de opinião

* Maurilio Ferreira Lima
Na pesquisa do Ibope, extraio uma revelação dos entrevistados. Não   adiantou a imprensa e adversários quererem massacrar Aécio Neves pela construção de um aeroporto na cidade mineira de Cláudio, em terreno de propriedade de um tio, devidamente desapropriado e deixar a chave do aeroporto com a família. Não caiu; subiu 1 %
A mesma coisa aconteceu com Dilma Rousseff. A revista Veja, puxou o coro de revelação do que seria um grande escândalo na CPI da Petrobrás no Senado. Foi transcrita uma gravação, na qual funcionário da Presidência e da Petrobrás teriam formulado as perguntas que seriam feitas aos depoentes e repassado antes da audiência aos depoentes,
O PSDB, o DEM e o PSB queriam cassar e prender Dilma, como responsável por um escândalo que nunca existiu, como ele contavam. Até o Renan Calheiros foi na onda e declarou fazer severa apuração. Dilma sequer foi chamuscada por esse fogo de monturo.
A   oposição não tendo do que se alegrar, mostra uma esperança na taxa de rejeição de Dilma que continuou no mesmo nível 36%.
A meu ver o grande efeito da pesquisa, foi na mídia e entre os cronistas políticos. Pela primeira vez por unanimidade reconheceram o que sempre foi o óbvio ululante. Nunca um segundo turno esteve certo e pode ocorrer Dilma ganhar no primeiro turno.
Pelo Ibope Dilma tem 38% e todos os candidatos também tem o mesmo   percentual. Pela margem de erro da pesquisa 2% para cima e para baixo, ambas as possibilidades podem igualmente ocorrer.
Continuo com o mesmo ponto de vista.com o guia eleitoral que tecnicamente   favorece   mais quem está no poder, Dilma vencerá no primeiro turno. Governo fará o guia mostrando o que fez de bom, enquanto a oposição meterá o pau. O aeroporto de Cláudio não atingiu Aécio e o fogo de monturo da CPI da Petrobrás mais decisão do TCU, contra Graça Foster só foi anunciada, mas dificilmente será aprovada pelo pleno. Não atingiram Dilma. Portanto só críticas não leva a nada.
Outro efeito positivo da pesquisa foi a desmoralização do mito que marina silva transferiria para Campos os 20% dos votos que teve circunstancialmente em uma eleição presidencial.
Os 8% que Eduardo Campos atingiu, ele teria sem a incomoda e cara companhia de Marina que é na realidade uma pesada mala sem alça.
* Ex-deputado federal

Nenhum comentário:

Postar um comentário