quinta-feira, 7 de agosto de 2014

ANP: produção de petróleo avança e Petrobras cresce

Marco Damiani, 247 – Confirmando o momento positivo da administração da Petrobras, em tudo diferente do que esbraveja a grita desinformada, a Agência Nacional de Petróleo divulgou na manhã desta quinta-feira 7 relatório oficial sobre a produção de petróleo no País.
Objetivo, sem adjetivações e repleto de números, atesta o acerto de decisões estratégicas tomadas entre o governo da presidente Dilma Rousseff e a gestão da presidente Graça Foster na estatal. A maior delas, preservar o pré-sal sob domínio do País, promover o regime de compartilhamento de exploração e investir pesadamente em prospecção. Os resultados, como o petróleo que sai da terra nos filmes, não param de jorrar.
A Petrobras foi responsável, em junho, por mais de 90% da produção nacional que, por sua vez, cresceu 6,9% sobre o mês de maio. Apenas no pré-sal, o aumento na produção foi de 6,2%. No final de junho, Dilma e Graça comemoraram, em cerimônia na sede da companhia, no Rio de Janeiro, o recorde de extração de 500 mil barris de petróleo por dia no pré-sal. Agora, esse volume já é de 583,2 mil barris/dia. Ontem, 247 tratou esse assunto, ao noticiar que a estatal voltou a ocupar o lugar de maior empresa da América Latina, com um valor de mercado estimado em US$ 108,5 bilhões pela consutoria Economatica. 
O mercado de ações, que ontem premiou a Petrobras com uma alta de 3,6%, em razão, basicamente, de uma declaração do ministro da Fazenda, Guido Mantega, sobre a possibilidade de um reajuste nos combustíveis este ano, hoje segue de outra maneira. Os papéis começaram o dia em alta, mas perderam fôlego à espera do tal Ibope. Para os especuladores, é mais importante fazer as ações subirem ou descerem mediante vontade política, mas deve chegar o momento de o mercado reconhecer os resultados concretos da gestão atual. A Petrobras, afinal, é a única petrolífera do mundo que aumentou a sua produção nos últimos seis anos.

Nenhum comentário:

Postar um comentário