segunda-feira, 27 de janeiro de 2014

Vamos dar um fusca novo para o seu Itamar?

247 – O rastro de destruição deixado pelos atos de vandalismo disfarçados de protestos contra a Copa do Mundo na capital paulista deixou uma vítima que tem pouca ou nenhuma alternativa para recuperar o que perdeu. Trata-se do serralheiro Itamar Santos, que teve o seu carro (um Fusca) incendiado por baderneiros mascarados quando ele voltava da igreja na noite do sábado 25.
Cresce agora na internet o movimento #VaiTerFusca – uma forma de arrecadar recursos para comprar um novo carro para o seu Itamar. Um dos mentores da campanha, o blogueiro Eduardo Guimarães lembra, em sua página no Facebook, pela qual centenas de pessoas já confirmaram que querem dar sua contribuição: "Um fusca 1975 vale o que, uns 5 ou 7 mil? Arrecadamos isso em um dia, com boa divulgação".
"Cerca de 200 pessoas já se dispuseram - em meu mural - a doar para comprar outro fusca pro serralheiro que teve o seu incendiado pelos black blocs. Se cada uma dessas pessoas doar 30 reais está resolvido o problema", anuncia Guimarães, que rechaça com veemência a versão de que o culpado pelo incêndio foi o próprio dono do veículo, que teria avançado sobre uma barricada "por sua conta e risco".
A ideia agora, segundo o blogueiro, é divulgar o número da conta de Itamar Santos e depositar nela as contribuições ou ainda criar uma conta especificamente para isso e entregar a ele o dinheiro em mãos. A ideia ganhou adesão imediata. "Olha que legal. Vamos comprar um novo fusca para o sr. Itamar.. Pode contar comigo!", escreveu Cidálio Vieira Santos, no Facebook.
Pânico
Em entrevista ao jornal O Globo, Itamar Santos conta o que passou na noite do sábado, quando voltava da igreja e deu carona para um senhor e duas senhoras, seus amigos. No carro, havia ainda uma menina de 5 anos, que segundo ele, "ficou desesperada, chorou muito e ficou chocada", assim como sua mãe. "Eles não queriam nem saber quem estava dentro do carro", declarou.
Itamar relembra o que aconteceu no momento do incêndio: "à frente, eu vi pessoas com os rostos cobertos e vestidos de preto, colocando fogo em colchão. Os carros passaram pelo canto da pista. Quando foi a minha vez, não me deixaram passar. Eu não sei ao certo se jogaram o colchão no carro, com raiva, ou se o empurraram com o pé, mas ele foi parar na lateral do carro".
O dono do Fusca afirma ter ficado "com medo dos responsáveis pelo fogo partirem para cima do carro". "E acelerei", diz. O Fusca era o único carro de seu Itamar. "Ele servia para ir para a igreja, passear e carregar meu ferro velho", conta. Além de perder o automóvel, o serralheiro foi chamado para tirar o que havia sobrado do local, sob risco de ter de pagar multa. E para isso, ainda pagou um guincho.
A pergunta que não quer calar e que desmoraliza todo e qualquer "protesto" realizado contra a Copa que terminou em atos de vandalismo foi feita pelo próprio dono do carro queimado: "O que eu tenho a ver com a Copa do Mundo? Nem a estádio eu vou

Nenhum comentário:

Postar um comentário