terça-feira, 13 de outubro de 2015

Durante Outubro Rosa, lembre a importância da prevenção do câncer de mama em animais



No mês da campanha do Outubro Rosa, o Conselho Regional de Medicina Veterinária de Pernambuco – CRMV-PE apoia o outubro pet rosa, pois muitos não sabem que a incidência da doença pode ser alta em cães e gatos, principalmente nas fêmeas. A prevenção da doença é fundamental, e deve ser feita por meio da castração precoce, além da observação constante de seu animal e consultas frequentes ao médico veterinário.

O lançamento do Outubro Pet Rosa ocorrerá no próximo dia 14 de outubro, a partir das 8h, no Campus Dois Irmãos da UFRPE, em frente ao Hospital Veterinário Escola, com instalação de posters e distribuição de panfletos e brindes. Na ocasião, os tutores de animais serão orientados a realizarem o exame de apalpação nas mamas e, caso tenham nódulos, as cadelas e gatas serão submetidas a exames de citologia imediatamente.

O câncer é uma doença que atinge, principalmente, animais de estimação e pode ser desenvolvida por alguns fatores, como a idade avançada, a exposição à poluição, entre outros. Normalmente, a doença atinge animais mais velhos e que não foram castrados ou que foram castrados após diversos cios. 

De acordo com a coordenadora do projeto, professora Márcia Pereira, os tumores mamários representam a neoplasia mais frequente em cães e a segunda em gatos. A professora afirma que diversos fatores de risco associados à ocorrência de tumores de mama são reconhecidos, incluindo idade, o uso de progestágenos, a pseudociese e a obesidade.

A castração precoce é a forma mais indicada de prevenir a proliferação de tumores mamários, e deve ser feita preferencialmente antes do primeiro cio das fêmeas. Deixar o animal cruzar ou ter uma ou mais gestações, ao contrário do que muitos pensam, não previne o câncer de mama. A importância dos exames também é fundamental. 

Atualmente já existem vários tipos de tratamento contra a doença. Caso o animal seja identificado com o câncer, o mais indicado é a cirurgia para extração dos tumores ou das mamas. Em casos mais extremos, além da cirurgia, pode ser feita a quimioterapia antineoplásica.


Nenhum comentário:

Postar um comentário