terça-feira, 10 de junho de 2014

Costa: "Não há organização criminosa na Petrobras"
























Estadão Conteúdo.


O ex-diretor da Área de Abastecimento da Petrobras, Paulo Roberto Costa, afirmou nesta terça-feira (10) que a estatal não é um "balcão de negócios". Em depoimento à CPI da Petrobras do Senado, ele rejeitou a acusação feita pela Polícia Federal de que uma "organização criminosa" tenha instalado na estatal.
"Muita coisa foi dita de forma antiética, sem provas, e quero colocar de forma que repudio muito veemente que a Petrobras seria uma organização criminosa", afirmou.
De acordo com o ex-diretor, a prisão de 59 dias, por envolvimento na operação Lava Jato, da Polícia Federal, colocou uma "pedra" na carreira que desenvolveu na estatal e frisou que chegou ao cargo de diretor após 27 anos na empresa.
"Não caí de paraquedas, fui diretor por competência técnica", afirmou, ao destacar que o episódio colocou sua família numa posição "delicada, sem fundamento" e que se sente "muito constrangido" por tudo o que ocorreu. "Realmente para mim foi muito ruim porque 35 anos de Petrobras não se jogam no lixo como jogaram", criticou.
Na sua apresentação inicial, o ex-diretor negou ter cometido irregularidades na sua passagem de oito anos no qual ocupou o cargo de diretor e, mesmo depois de se aposentar, em fevereiro de 2012, quando montou a consultoria Costa Global.
Ele disse que montou essa empresa, suspeita de envolvimento no esquema investigado pela PF, para se manter em atividade e lembrou que o salário, após a aposentadoria, é reduzido em média de 20%. "Eu acho que diretores e presidentes de Petrobras deveriam ter a tal da quarentena, quando você tem, você fica 6 meses, um ano [sem trabalhar recebendo]", afirmou.
"A Petrobras não tem [quarentena]. Eu tive começar uma atividade assim que saí, e comecei uma consultoria, que é uma área que eu conheço após 35 anos na companhia", completou.
O ex-diretor disse ainda que a Refinaria de Abreu e Lima foi iniciada 30 anos após a estatal não ter tido nenhum investimento em refinarias.

Nenhum comentário:

Postar um comentário