quarta-feira, 12 de março de 2014

Artigo de opinião: Carta aberta aos angelinenses


Nas três vezes em que fui prefeito de Angelim, contribuí com o crescimento do município. Através do trabalho em equipe, entre outras ações, asfaltamos a cidade, implantamos a telefonia DDD, DDI (discagem direta à distância e discagem direta internacional), e a telefonia móvel celular, construímos biblioteca, escolas, pontes, o prédio do Fórum, a Academia das cidades (95%), o campo de futebol (80%), quase 100 casas populares, construímos mais de 20 mil metros quadrados de calçamento, ampliamos o sistema de abastecimento d’água da cidade, colocamos água nos povoados de Quatro Bocas, São José e diversos locais na zona rural, calçamos estradas em vários sítios, distribuímos juntas de bois com arado e carro para os pequenos produtores rurais, financiamos projetos para agricultores e pecuaristas, construímos diversas barragens na zona rural, adquirimos a primeira frota de veículos da prefeitura, iniciamos o transporte de alunos e feirantes da zona rural para cidade, bem como o transporte de alunos para colégios e faculdade em Garanhuns, ampliamos o hospital e construímos postos de saúde. Adquirimos uma máquina patrol zero Km. Deixamos o projeto para chegar 11 ônibus escolares (já chegaram alguns). Hoje o município recebe mais FPM graças à minha última administração. Fizemos muito mais... No entanto, tudo isso é coisa do passado. Quero ser lembrado pelo que eu possa fazer por Angelim daqui por diante. Estou pronto pra isso. Os desafios ainda são muitos. Angelim precisa crescer mais. Não se pode perder tempo com picuinhas. A prática de atacar a administração anterior pertence ao passado e tá cansada, tá mofada... O povo avançou. Só não enxerga assim quem não quer ver. Acabou-se o tempo de ficar colocando a culpa um no outro. Este discurso é vazio. Discurso de quem não tem proposta. O povo não tolera mais. É coisa do atraso. Sei que sou um político amado por uns e odiado por outros. Não adianta tentar transformar mentira em verdade. Quando administrei teve acertos? Teve. Quando administrei teve erros? Teve. Ninguém questiona mais minhas administrações do que eu próprio. O povo sabe que a justiça de Angelim foi injusta com minha última administração. Nunca houve motivo em bloquear o dinheiro da prefeitura por várias vezes. Isto só atrapalhou, causando atrasos nos pagamentos e desorganizando a administração municipal. Quem sofreu Foi o povo. A atual administração vem cometendo os mesmos erros que eu cometi. Basta ver o relatório do Tribunal de Contas do Estado, relativo às contas da prefeitura do ano de 2010. Além disso, comenta-se na cidade que grande número de contratados da prefeitura assina que recebe o salário mínimo integral, quando na verdade só recebe a metade. Ou seja, a prefeitura faz de conta que paga e o contratado faz de conta que trabalha. Se for verdade, é muito fácil pagar em dia. Conversei sobre isso com o Promotor da cidade. É preciso investigar. Já estamos em 2014 e até hoje nada foi esclarecido.
Não sou de baixar o nível, também não sou de baixar a cabeça e me curvar.
Nasci no sítio Jenipapo em Angelim. Orgulho-me em dizer que sou o único ex-prefeito que nasceu na zona rural do município. Em 2008, quando saí da prefeitura, não fiquei parado no tempo. Concluí o mandato de prefeito e imediatamente procurei crescer na vida para melhor representar o município que me serviu de berço. Aos 61 anos participei de uma seleção com mais de 100 inscritos para 20 vagas no curso de doutorado da Universidade Federal Rural de Pernambuco. Fiquei em 4º lugar com a média 9,25 e o 1º colocado com 9,7. Por menos de meio ponto não fui o 1º colocado. Aos 65 anos, após 4 anos estudando e pesquisando, concluí o curso. Até hoje, apenas eu, Toinho Salgado, uma filha de João Costa, a quem peço desculpas por não lembrar o nome e Ana Mary, filha de Maria Pires, tivemos a emoção de honrar Angelim com os títulos de doutores. O município só tem a ganhar com isso. Que outros possam seguir nossos exemplos.
Mesmo assim, ainda tem gente que não quer enxergar e teima em fazer política pequena!
Precisamos avançar. Precisamos discutir com responsabilidade os problemas do povo de Angelim. Precisamos melhorar a educação, a saúde, o salário dos trabalhadores. Nosso município está crescendo menos que os municípios vizinhos. Não se pode esconder do povo os problemas de hoje para deixar que estourem mais tarde.
Minha proposta é a de construirmos juntos a Angelim diferente, onde o respeito e o diálogo sejam instrumentos para os avanços do povo. Faço política com leveza e alegria, afastando o peso do rancor e do conflito pessoal. Por isso, tenho muitas e boas amizades. Esta é a vantagem de não fazer política com o fígado, mas fazer a boa política, com o coração.

Atenciosamente,
Samuel Salgado.
Recife, março de 2014.

Nenhum comentário:

Postar um comentário