domingo, 9 de junho de 2013

PRESO NA ITÁLIA ISRAELENSE CONDENADO EM PERNAMBUCO POR TRÁFICO DE ORGÃOS



b0e161d07b249af369d02dfb332fe27b.jpg
O israelense foi preso pela polícia italiana em Roma. PF tenta trazê-lo ao Brasil
Foto: PF/Divulgação

Do NE10
Foragido desde 2009, o israelense Gedalia Tauber, 77 anos, foi preso no Aeroporto de Fiumicino, em Roma, na Itália, nessa quinta-feira (6). O ex-oficial do exército de Israel foi condenado a 11 anos e nove meses de reclusão, mas recebeu, em janeiro de 2009, um aval da Vara de Execuções Penais de Pernambuco para viajar e não retornou.

A quadrilha, segundo a Polícia Federal (PF), aliciava pernambucanos em situação financeira difícil e os levavam para realizar cirurgias na África do Sul. Lá, o grupo aplicava um golpe no sistema de saúde, que indenizava cada paciente de cirurgias em um valor de US$ 150 mil. No entanto, as pessoas que se submetiam aos transplantes precisavam assinar um termo para transferir a doação aos acusados. Com o valor indenizatório em mãos, eles entregavam uma parte pequena para o transplantado.

Gedalia Tauber foi apontado pelas investigações da Operação Bisturi, iniciada em março de 2003 para apurar a atuação do grupo, como o responsável por trazer o dinheiro para cooptar as pessoas para realização das cirurgias. No Recife, o esquema era comandado por Ivan Bonifácio e sua esposa Eldênia, presa em maio deste ano, em Boa Viagem, na Zona Sul do Recife.




O israelense foi preso essa semana na Itália quando policiais desconfiaram que o seu passaporte seria falso e, após fazer um interrogatório, fizeram uma pesquisa na base de dados da Interpol pelo seu nome. Em nota, a PF afirmou que "está envidando todos os esforços necessários no sentido de cooperar com juiz responsável pelo processo para a extradição do preso, da Itália para o Brasil, o mais rápido do possível, a fim de que ele possa cumprir sua pena em presídio pernambucano".

No total, foram presas e condenadas 12 pessoas no Brasil, duas em Israel e 20 na África do Sul. Ao menos 47 pessoas foram aliciadas. A Polícia Federal estima que, aproximadamente, $ 4 milhões de dólares foram desviados pela quadrilha nas intervenções cirúrgicas.

Nenhum comentário:

Postar um comentário